Buscar

Atividade de Pesquisa - 01 Fundamentos do Petroleo e Gas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundamentos de Petróleo
Aluno (a): Rafaeudis da Fonseca Silva
Data: 19/11/2022
Atividade de Pesquisa 01
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Atividade de pesquisa contém 14 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o seu nome (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema.
1 - Com o auxílio de seus colegas e de seu professor, faça uma lista de 10 itens contemplando produtos ao seu redor que derivem direta ou indiretamente do petróleo.
Tinta, energia elétrica, GLP, óleo lubrificante, borracha, graxa, gasolina, óleo diesel e vários produtos plásticos.
2 - Preencha a segunda coluna do quadro a seguir com o nome dado ao petróleo em cada estado físico em que ele se encontra. 
	Estado Físico
	Líquido, semissólido, sólido e gasoso
	Líquido (negro e pegajoso) 
	Óleo bruto
	Líquido (claro e volátil) 
	Condensado 
	Sólido 
	Asfalto
	Semissólido 
	Betume
	Gasoso
	Gás natural
3 - Dê exemplos de como cada tipo de impureza ocorre no petróleo. Faça um destaque sobre a(s) forma(s) mais importante(s), quando essa informação tiver sido dada no texto. 
Compostos sulfurados
Terceiro elemento mais abundante no petróleo cru. Ele ocorre na forma de sulfetos, polissulfetos, benzotiofenos, moléculas policíclicas com nitrogê nio e oxigênio, ácido sulfídrico, dissulfeto de c arbono, sulfeto de carbonila e enxofre elementar, (a forma mais rara). Tais com postos estão presentes em todos os tipos de óleos crus, tanto na forma orgânica e inorgânica.
 
Compostos nitrogenados 
Quase sempre na forma orgânica, piridina, quinolinas, pirróis, compostos policíclicos com oxigênio, enxofre, metais, podendo se transformar por hidrocraqueamento, em amônia (NH3).
Compostos oxigenados 
Aparecem no petróleo na forma complexa como ácidos carboxílicos, ácidos naftênicos, fenóis, cresóis, ésteres, amidas, cetonas, benzofuranos.
Compostos organometálicos
Apresentam-se de duas formas: sais orgânicos desenvolvidos na água emulsionada com petróleo e compostos complexos orgânicos.
Impurezas oleofóbicas
Incluem águas, sais argilas, areias e sedimentos, ou seja, água de formação.
4 - Por que etano, pentanos e hexanos não são desejáveis no GLP?
Porque dificultam a vaporização do produto e a sua queima completa, podendo levar à ocorrência de fuligem. 
5 - Cite as diferenças de composição e de aplicação entre o propano comercial, o propano especial e o butano comercial.
Propano comercial: Corrente contendo predominantemente propano e propeno, a ser utilizada onde pressão de vapor e volatilidade altas são requisitos essenciais. Exemplo de uso: combustível para balão.
Propano especial: Corrente contendo no mínimo 90 % de propano, em volume, a ser utilizada onde a porcentagem de propenos (olefinas/insaturações) é limitada a no máximo 5 % em volume. Exemplo de uso: Reações químicas em que a instauração seja ponto reacional indesejável
Butano comercial: Corrente contendo predominantemente butanos e butenos, a ser utilizada em sistemas de combustão que necessariamente contenham vaporizadores, evitando a chegada da fase líquida até o bico de queima. Exemplo de uso: Queimas que necessitem condições estáveis por um longo período.
6 - Por que etanol é adicionado à gasolina brasileira? Quais são as porcentagens dessa mistura praticadas no período vigente?
No caso específico do Brasil, devido às características agrícolas do nosso país, com a disponibilidade de grandes áreas para a plantação de cana-de-açúcar, o governo brasileiro, desde a década de 1930, regulamenta, por lei federal, a adição de etanol derivado da cana à gasolina, em porcentagens que variaram muito ao longo dos anos. Em agosto de 2015, a legislação previa uma mistura mínima de 20 % e uma máxima de 27,5 % de etanol à gasolina, sendo praticado 27 % para as gasolinas comuns e aditivadas e 25 % para as gasolinas premium (BRASIL, 2015).
7 - Muito se fala dos malefícios do enxofre, porém, em seu estado elementar, ele possui algumas aplicações. Você sabe citar alguma delas?
O enxofre obtido no seu estado elementar tem 99,9% de pureza, é um sólido amarelo à temperatura ambiente e possui diversas aplicações na indústria química (fabricação de pólvora, fungicidas, vulcanização da borracha, produção de fármacos, etc), agregando valor à indústria do petróleo e reduzindo as emissões poluentes.
8 - Explique as diferenças existentes entre a produção de lubrificantes e a produção de parafinas na rota solvente.
Em uma generalização, pode-se afirmar que as parafinas são lubrificantes que se encontram no estado sólido à temperatura ambiente, enquanto os lubrificantes são parafinas que se encontram no estado líquido também à temperatura ambiente.
As parafinas são subprodutos da fabricação de óleos básicos lubrificantes. Na etapa da desparafinação, a parafina produzida ainda não atende às especificações para comercialização (dureza, teor de óleo e cor), sendo submetida a processos adicionais de desoleificação e HDT.
Na rota solvente para produção de lubrificantes, o resíduo da destilação atmosférica (RAT) é especialmente fracionado na torre de vácuo, produzindo gasóleos de vácuo. O RV passa pela unidade de desalfaltação a propano, onde ocorre a extração de frações lubrificantes ainda presentes no resíduo (óleo desasfaltado) e a geração de uma corrente de fundo de RASF.
9 - As bacias sedimentares brasileiras podem ser consideradas antigas ou recentes em relação ao tempo geológico?
As bacias sedimentares brasileiras variam quanto a seu contexto de formação e à idade geológica de seu preenchimento sedimentar, que vai desde o Protorozoico/Paleozoico (mais antigas), como as bacias do Parecis/Alto Xingu e Tapajós, até o Cenozoico (mais recente), como as bacias do Paraíba e do Pantanal.
10 - Escolha cinco bacias sedimentares brasileiras apresentadas na aula 03 e pesquise sobre o potencial petrolífero delas e descreva os resultados obtidos.
11 - O que é mais desejado em uma rocha: uma porosidade alta ou baixa? E quanto à permeabilidade?
É mais desejado uma rocha com alta porosidade. Em prospeção de águas subterrâneas ou de petróleo, o ideal será uma rocha que tenha grande permeabilidade, pois, assim, o líquido que a impregna pode chegar mais facilmente ao poço ou tubo de sondagem através dos quais se procura explorar.
12 - No que diz respeito às estruturas de produção de petróleo, em que aspectos se diferenciam a produção em terra e a produção no mar?
O conjunto de soluções adotadas para tornar a produção possível é bastante particular em cada caso, pois depende da composição dos fluidos presentes no reservatório, da taxa planejada de produção, do número de poços exigidos para uma produção otimizada da reserva, entre muitos outros fatores. A produção de petróleo em alto-mar, por exemplo, é muito mais difícil do que em um campo terrestre e exige maior tecnologia e esforço de capital financeiro para ser posta em prática.
13 - Em que circunstâncias os métodos de recuperação secundária especial devem ser priorizados em detrimento da recuperação convencional de petróleo dos reservatórios? Por quê?
Em algumas situações, como a presença de óleos de alta viscosidade, a recuperação convencional leva a uma baixa eficiência na recuperação do óleo. Diante disso, adotam-se os métodos de recuperação secundária especial, também conhecida como recuperação terciária.
Com os métodos aplicados na recuperação secundária especial vai se alcançar os seguintes objetivos: facilitar a fluidez do óleo até o poço de produção, reduzindo sua viscosidade, deslocar o óleo para fora da área que for contatada pelo fluido injetado e aumentar a recuperação de óleo do reservatório.
14 - Quais são os destinos do óleo, da água e do gás, após separados no processo de produção de petróleo?
Depois da etapa de separação, as fases óleo, gás e água seguem para o tratamento que é necessário para que tais produtos se enquadrem nos regulamentose nas especificações para consumo ou venda.
Atividade de Pesquisa 01: Fundamentos de Petróleo

Outros materiais