Buscar

Um estudo realizado pelo IBPT mostra que os brasileiros precisam trabalhar quase metade de um ano apenas para pagar impostos

Prévia do material em texto

Um estudo realizado pelo IBPT mostra que brasileiros precisam trabalhar quase metade de um ano apenas para pagar impostos. Considerando a renda média do brasileiro em 2021 (R$2.789,00), esse ano serão necessários 149 dias de trabalho para cobrir os impostos.
Este número vem crescendo desde 1988, quando eram "apenas" 73 dias trabalhados. Isso reflete o tamanho do Estado brasileiro e como ele penaliza os mais pobres para sustentar uma máquina política abusiva.
Os impostos elevados são prejudiciais para as pessoas mais pobres, pois eles tendem a ter menos recursos disponíveis para arcar com os custos adicionais. Isso pode levar a uma maior dificuldade para pagar as contas, comprar alimentos e outros bens essenciais. Além disso, podem encarecer os produtos e serviços que as pessoas dependem, aumentando ainda mais a sua carga tributária.
Por fim, a alta dos impostos pode desincentivar o trabalho e a produção, afetando negativamente a renda e diminuindo capacidade de consumo. 
Curiosamente, 2016 foi o ano em que se registrou o maior número de dias trabalhados (153) necessários para pagar impostos, sendo que desde então esse número caiu lentamente (149 dias atualmente).

Continue navegando