Buscar

AOL 2 - Imagenologia

Prévia do material em texto

AOL 2 - Imaginologia
Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
0/0
As exposições à radiação vivenciadas em radiodiagnóstico são pequenas e de baixa transferência linear de energia (LET). Elas são crônicas por natureza porque ocorrem intermitentemente por períodos longos. Portanto, os efeitos tardios da radiação assumem importância particular.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre transferência linear de energia (LET), os exemplos de radiação ionizante que apresentam baixo LET são:
Ocultar opções de resposta 
1. 
raios gama e íons pesados.
2. 
nêutrons e infravermelho.
3. 
alfa e raios X.
4. 
luz ultravioleta e infravermelho.
5. 
raios gama e raios X.
Resposta correta
2. Pergunta 2
0/0
Os efeitos biológicos podem se apresentar em um intervalo de minutos até dezenas de anos, dependendo dos sintomas. As alterações químicas provocadas pela interação da radiação com as células podem afetá-las de várias maneiras, podendo resultar em morte prematura, impedimento da divisão celular ou sua modificação permanente.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os efeitos biológicos, pode-se afirmar que a reação provocada em um indivíduo ocupacionalmente exposto de radiação ionizante varia, porque:
Ocultar opções de resposta 
1. 
o aparecimento de um tumor cancerígeno radioinduzido é a etapa final do histórico de danos, reparos e propagação após o período de irradiação.
2. 
a reação do indivíduo à exposição de radiação está restrita a fatores contrários à textura orgânica individual.
3. 
a quantidade de radiação recebida pelo organismo sem recuperação e o intervalo de tempo durante o qual a radiação foi recebida influenciam na reação.
Resposta correta
4. 
a reação do indivíduo está desassociada da quantidade de radiação recebida ou do dano físico recebido com a dose de radiação.
5. 
o intervalo de tempo durante as exposições de radiação devem ser desconsideradas, uma vez que a reação do indivíduo está restrita à quantidade.
3. Pergunta 3
0/0
Leia o trecho a seguir:
“Infelizmente, a área mais fraca em termos de conhecimento em radiobiologia é a área de genética da radiação. Todos os dados que indicam que a radiação causa efeitos genéticos vêm, essencialmente, de experimentos de larga escala com moscas e camundongos. Não existe nenhum dado que sugira que os efeitos genéticos radioinduzidos ocorram em seres humanos. Os descendentes dos sobreviventes da bomba atômica se encontram atualmente na terceira geração e estudos até aqui realizados têm mostrado que não existem efeitos genéticos radioinduzidos”. 
Fonte: BUSHONG, S. C. Ciência Radiológica para Tecnólogos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os efeitos genéticos (hereditários), analise as afirmativas a seguir:
I. O efeito genético é sofrido pelo descendente do indivíduo irradiado, resultado da mutação de células especificas, como óvulos ou espermatozoides.
II. O efeito genético possui efeito cumulativo e independe da taxa de absorção da dose. 
III. Os danos surgem nas células do corpo e o efeito aparece na própria pessoa que foi exposta à radiação.
IV. Esse efeito depende diretamente da dose absorvida, da taxa de absorção da energia da radiação, da região e da área do corpo que foi irradiada.
V. Os efeitos genéticos são resultado do dano produzido pela interação da radiação com células dos órgãos reprodutores, as gônadas.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
III e IV.
2. 
I, II e V.
Resposta correta
3. 
I e II.
4. 
II e III.
5. 
IV e V.
4. Pergunta 4
0/0
Leia o trecho a seguir:
“A radioterapia é um tratamento indolor realizado através da aplicação de radiação ionizante em células malignas, danificando a estrutura do DNA celular e, consequentemente, interferindo no crescimento tumoral e metástase. Ao sofrer ação indireta ou direta a molécula de DNA sofre basicamente dois tipos de danos”.
Fonte: DE SOUSA, P. D., MONTEIRO, S. W., DEVÓLIO, L. M., MARINHO, A. V., MARSON, F. R. A importância da radioterapia no tratamento do câncer de mama. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research, [s. l.], v. 48, n. 2, p. 219-237, 2010. Disponível em: <https://www.mastereditora.com.br/periodico/20181204_202621.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os efeitos das radiações no DNA, analise as afirmativas a seguir.
I. A molécula de DNA sofre basicamente mutação genética ou quebra da molécula.
II. As mutações genéticas resultam na perda da integridade física do material genético (quebra da molécula).
III. A quebra das moléculas corresponde a alterações introduzidas na molécula de DNA, que resultam na perda ou na transformação de informações codificadas na forma de genes.  
IV. A mensagem codificada no DNA sofre alterações pela ação das radiações ionizantes.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e II..
2. 
I, II e III.
3. 
I e IV.
Resposta correta
4. 
III e IV.
5. 
II e III.
5. Pergunta 5
0/0
Leia o texto a seguir:
“Todos os efeitos tardios, incluindo a malignidade radioinduzida, têm sido observados em animais experimentais, permitindo-se a obtenção de relações dose-resposta, tomando-se por base tais experimentos. No nível humano, tais efeitos tardios têm sido observados, mas, frequentemente, os dados são insuficientes para a identificação precisa da relação dose-resposta. Portanto, algumas das conclusões que são tiradas considerando-se respostas dos seres humanos são baseadas, em parte, em dados de animais experimentais”.
Fonte: BUSHONG, S. C. Ciência Radiológica para Tecnólogos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. p. 1111.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre efeitos tardios, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Os principais efeitos tardios da radiação de dose baixa em longos períodos consistem na malignidade e em efeitos genéticos radioinduzidos.
II. ( ) Em alguns tipos de tecidos, ocorrem diferentes tipos de danos surgem com diferentes tempos de latência.
III. ( ) O efeito tardio em pacientes que sofreram acidentes nucleares são eritemas e úlceras na pele.
IV. ( ) Na radioterapia, o efeito tardio se manifesta pouco tempo depois da exposição realizada no tratamento, pois o limiar de dose é ultrapassado. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, V, V, F.
2. 
V, V, F, F.
Resposta correta
3. 
V, F, F, F.
4. 
V, F, V, V.
5. 
F, V, F, V.
6. Pergunta 6
0/0
Os efeitos biológicos causados pelas radiações ionizantes podem ser classificados em função da dose e forma de resposta, estocásticos e determinísticos, em tempo de manifestação, imediatos e tardios, e em função do nível do dano, somático e genéticos (hereditários). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o efeito estocástico, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) A probabilidade de ocorrência é proporcional à dose de radiação recebida. 
II. ( ) Sem a existência de limiar, qualquer exposição de um determinado tecido tem um risco carcinogênico, dependendo diretamente da radiossensibilidade.
III. ( ) Nesse efeito é causado um grau de morte celular não compensado pela reposição ou reparo.
IV. ( ) Os prejuízos causados nas células são detectáveis no funcionamento do tecido ou órgão. 
V. ( ) O efeito estocástico é produzido por doses elevadas, acima do limiar. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, F, V, F.
2. 
V, V, V, F, F.
3. 
V, F, V, V, V.
4. 
V, F, F, F, V.
5. 
V, V, F, F, F.
Resposta correta
7. Pergunta 7
0/0
Leia o excerto a seguir:
“Danos estruturais causados pela radiação em cromossomos individuais podem ser visualizados sem a construção de um cariótipo. Estes danos são conhecidos como aberrações cromossômicas do tipo colisão única e colisão dupla. Entretanto, o cariótipo é necessário para a detecção de translocações recíprocas. Alémdisso, as mutações genéticas pontuais não podem ser detectadas mesmo com a construção de um cariótipo.”
Fonte: BUSHONG, S. C. Ciência Radiológica para Tecnólogos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. p. 1092.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o efeito da radiação nos cromossomos, com relação aos danos causados pela radiação ao DNA é possível afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
a radiação ionizante provoca rupturas de cadeias polinucleotídicas e há a formação de ligações anormais, chamadas cross linking. 
Resposta correta
2. Incorreta:
a radiação ionizante promove a junção de pontes de hidrogênio situadas em duas moléculas diferentes ou em uma mesma molécula. 
3. 
o cross linking está limitado a efeitos biológicos, apesar de promover reações normais.
4. 
as reações cross linking promovem reações normais, que podem acontecer entre partes do RNA.
5. 
os nucleotídeos permanecem na mesma disposição, apesar da ruptura do DNA.
8. Pergunta 8
0/0
Leia o trecho a seguir:
“A molécula de DNA, portadora de informações genéticas, Segundo o modelo desenvolvido por Francis Harry Compton e James Dewey Waston, consta de duas hélices (fitas) antiparalelas, formadas por sequência de grupos de açúcar e fosfato. As duas hélices são interconectadas por pares de grupos de bases nitrogenadas (parecendo degraus de escada), que são ligadas por pontes de hidrogênio”.
Fonte: OKUNO, E.; YOSHIMURA, E. M. Física das Radiações. São Paulo: Oficina de Textos, 2010.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os efeitos das radiações no DNA, analise as afirmativas a seguir:
I. Caso uma das fitas de cada molécula de DNA se rompa, é capaz que ocorra a formação de uma ligação cruzada devido a locais reativos.
II. São necessários cerca de 50 eV para romper uma fita de DNA.
III. Acredita-se que a principal causa de morte das células seja em consequência da quebra de duas fitas da molécula de DNA.  IV. Os danos irreversíveis surgem sempre quando um número muito pequeno de danos ocorrer de maneira simultânea.
V. Acredita-se que o erro no reparo da quebra das duas fitas das moléculas de DNA cause a morte celular sem provocar alterações genéticas 
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I, II e III.
Resposta correta
2. 
II e III.
3. 
I e V.
4. 
III e IV.
5. 
IV e V.
9. Pergunta 9
0/0
Leia o trecho a seguir:
“A exposição de corpo inteiro, parcial ou colimada à radiação, pode ter resultados bastante diferenciados, se ela ocorreu de uma única vez, de maneira fracionada ou se periodicamente. As exposições únicas podem ocorrer em exames radiológicos, como por exemplo, uma tomografia; de maneira fracionada, como no tratamento radioterápico; ou periodicamente, como em certas rotinas de trabalho com material radioativo em instalações nucleares.”
Fonte: TAUHATA, L.; SALATI, I.P.D.; DI PRINZIO, A.; DI PRINZIO, R. Radioproteção e Dosimetria. Fundamentos. Rio de Janeiro: IRD-CNEN, 2003. p. 112.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a exposição de corpo inteiro, parcial ou colimada, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Um individuo ocupacionalmente exposto que utiliza um gerador de radiação ionizante pode expor o corpo todo ou parte dele durante sua rotina de trabalho.
II. ( ) Um profissional que trabalha com gamagrafia sofre irradiação de corpo inteiro em sua rotina de trabalho durante a irradiação de uma peça ou no momento de recolher e transportar a fonte.
III. ( ) Em alguns acidentes, tais como a perda e o posterior resgate da fonte de irradiação, pode ocorrer a exposição mais efetiva das extremidades que outras partes do corpo.
IV. ( ) Um trabalhador que manipula radionuclídeos utilizados na medicina nuclear se expõe a baixíssimas doses durante a aplicação do radiofármaco no paciente, portanto, tem risco zero de danos. 
V. ( ) No exame de tomografia computadorizada, a exposição do tumor a feixes colimados de radiação deve ser feito com precisão e exatidão.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, V, V, F, F.
Resposta correta
2. 
V, V, F, F, F.
3. 
V, F, V, V, V.
4. 
F, V, F, V, F.
5. Incorreta:
V, F, F, F, V.
10. Pergunta 10
0/0
Leia o trecho e observe a imagem a seguir:
“Muitos acidentes radiológicos e nucleares estão descritos na literatura desde a descoberta dos raios X por Röntgen, em 1895, e da radioatividade por Becquerel, em 1896. Dessa forma, Pierre concluiu que as lesões com escamações observadas nas mãos e nos antebraços de Marie deveriam ser causadas por contato com material radioativo. A causa mortis de Marie Curie é dada como leucemia. As radiações ionizantes são capazes de induzir alterações na molécula de DNA, que está localizada no núcleo das células, cuja função é transmitir as carateristicas hereditárias de todos os seres vivos”.
Fonte: BUSHONG, S. C. Ciência Radiológica para Tecnólogos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. p. 1093.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os efeitos da radiação no DNA, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Os efeitos da radiações sobre a molécula de DNA podem ser classificados de acordo com o tipo de interação e os danos provocados.
II. ( ) No efeito direto, ocorre a interação da radiação com DNA, que resultará na modificação dessa molécula.
III. ( ) No efeito indireto, a radiação interage primeiramente com a molécula de água, que produzirá produtos tóxicos que danificam a molécula de DNA.
IV. ( ) A radiação, ao interagir de forma direta com a molécula de DNA, irá promover alterações por meio de efeitos químicos tais como radiólise da água que se encontra na célula.
V. ( ) No efeito direto, a radiação interage primeiramente com a molécula de água, que produzirá produtos tóxicos que danificam a molécula de DNA.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e IV.
2. 
III e IV.
3. 
II e IV.
4. 
I, II e III.
Resposta correta
5. 
I e II.

Continue navegando