Buscar

Exercício da História Contemporânea - Da Guerra Fria à desintegração da União Soviética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leia o trecho a seguir:
"De qualquer modo, tanto na Europa como na URSS, os comunistas, outrora sustentados pelas antigas convicções, eram agora uma geração do passado. Em 1989, pouco deles, com menos de sessenta anos, podiam ter partilhado da experiência que ligava comunismo e patriotismo em vários países, ou seja, à Segunda Guerra Mundial e à Resistência, e poucos abaixo dos cinquenta não podiam ter lembranças de primeira mão desta época. O princípio que legitimava Estados era, para a maioria das pessoas, a retórica oficial ou o anedotário dos velhos cidadãos" (HOBSBAWM, 2003).
Considerando seus conhecimentos sobre o processo de derrocada do regime soviético, assinale a alternativa correta.
B. Na década de 1980, o regime soviético estava desintegrando devido aos problemas econômicos e políticos que acumularam ao longo do tempo. 
Leia atentamente o texto a seguir:
"(...) o primeiro abolia o 'sistema agrário de exploração feudal e semifeudal' e instituía o sistema de 'terra para quem a trabalha'. Os segundo e terceiro aboliam os direitos de propriedade territorial dos latifundiários, santuários, templos, monastérios, escolas, instituições e organizações ancestrais, enquanto o quarto cancelava todos os débitos contraídos na zona rural antes da Reforma Agrária" (POMAR, 2004).
Assinale o movimento político que se relaciona a este trecho.
A. Revolução Chinesa de 1949.
Leia o texto a seguir:
"(...) venceu a guerra uma coalizão cujos membros mais importantes já estavam em guerra — ideológica e geopoliticamente, se não militarmente — entre si. Quaisquer que fossem os triunfos da Grande Aliança na primavera de 1945, seu êxito sempre dependera da busca de objetivos compatíveis por sistemas incompatíveis. A tragédia foi esta: aquela vitória exigiria que os vencedores deixassem de ser o que eram ou desistissem de muito do que esperavam atingir com aquela guerra"(GADDIS, 2005).
A Guerra Fria: 
C. começou antes do fim da Segunda Guerra, pois desde as conferências acerca dos tratados de paz e de terra as diferenças ideológicas se fizeram presentes.
Leia o trecho a seguir:
"No período em que Truman presidiu os Estados Unidos, tanto no plano interno, com a ascensão da política de 'caça às bruxas' personificada na figura do senador McCarthy, como na política externa, a luta contra o comunismo torna-se o argumento central para definir aliados ou adversários da segurança nacional, continental e internacional. Apesar do discurso que atribui à democracia um papel de relevo no progresso econômico e social da humanidade, na América Latina, reconhecidamente longe do fantasma do comunismo, o governo norte-americano apoia os golpes militares contra Rómulo Gallegos na Venezuela e Bustamante no Peru, em 1948, e o golpe de Fulgencio Batista em Cuba, em 1952" (AYERBE, 2002).
A caça aos comunistas atingiu a América Latina politicamente. Assinale a alternativa correta.
A. Um dos motivos para a deposição de João Goulart foi sua política externa de livre associação com outros países, inclusive comunistas.
Leia o trecho a seguir:
"Os movimentos sociais se desmobilizaram depois dos ganhos iniciais ou se enfraqueceram devido às divisões internas e da retomada da repressão por parte das autoridades. Mesmo depois do fracasso no Vietnã, os Estados Unidos mantiveram sua postura imperialista, intervindo em vários países para impedir ameaças à sua hegemonia político-econômica" (PURDY, 2010).
Assinale a alternativa que corresponde ao movimento desencadeado pela Guerra do Vietnã.
D. Contracultura.

Continue navegando