Logo Passei Direto
Buscar

Prova Pref. SerroMG - COTECUNIMONTES - 2016 - para Fisioterapeuta.pdf

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A inervação sensitiva do membro superior é delineada em dermátomos por níveis neurológicos. Assim, a sensibilidade da face medial do braço é suprida pela raiz nervosa de
A inervação sensitiva do membro superior é delineada em dermátomos por níveis neurológicos. Assim, a sensibilidade da face medial do braço é suprida pela raiz nervosa de
A) C5.
B) T1.
C) T4.
D) C4.

No exame físico da mão, devemos avaliar a fáscia palmar à procura de áreas espessadas e presença de pequenos nódulos, que, na maioria das vezes, encontram-se na face ulnar, próximo aos dedos anular e mínimo. Esses pequenos nódulos podem causar a deformidade dos dedos, chamada de
No exame físico da mão, devemos avaliar a fáscia palmar à procura de áreas espessadas e presença de pequenos nódulos, que, na maioria das vezes, encontram-se na face ulnar, próximo aos dedos anular e mínimo. Esses pequenos nódulos podem causar a deformidade dos dedos, chamada de
A) mão em garra.
B) dedo em gatilho.
C) contratura de Dupuytren.
D) deformidade em pescoço de Cisne.

Os movimentos realizados ao falar, mastigar, deglutir, bocejar e ressonar fazem da articulação temporomandibular a articulação mais utilizada do corpo humano. Ao examinarmos essa articulação, devemos testar a função de cada músculo relacionado aos movimentos de abertura e fechamento da boca, protusão e lateralização da mandíbula. Analise as alternativas abaixo e marque a que corresponde ao músculo motor primário da abertura da boca.
Analise as alternativas abaixo e marque a que corresponde ao músculo motor primário da abertura da boca.
A) Pterigóideo externo.
B) Masseter.
C) Pterigóideo interno.
D) Hióideos.

O conjunto de sinais e sintomas resultantes de uma lesão do motoneurônio inferior é percebido através dos seguintes achados neurológicos:
O conjunto de sinais e sintomas resultantes de uma lesão do motoneurônio inferior é percebido através dos seguintes achados neurológicos:
A) Hiperreflexia, hipertonia, paresia e sinal de Babinsk.
B) Hipotonia, sinal de Babinsk, flacidez e atrofia.
C) Hipertonia, hiperreflexia, atrofia e paralisia.
D) Paresia, hipotonia, hiporreflexia ou arreflexia e atrofia.

Sobre a abordagem e o manejo terapêutico de contraturas, podemos afirmar:
Sobre a abordagem e o manejo terapêutico de contraturas, podemos afirmar:
A) A mobilização passiva contínua está contraindicada em joelhos e quadris sinovectomizados e reparos ligamentares.
B) A mobilização passiva contínua, quando usada isoladamente, é eficaz no tratamento de contraturas fixadas.
C) A mobilização passiva contínua pode prover dor acentuada nos músculos ao redor da articulação mobilizada.
D) A mobilização passiva contínua é recomendada para a mobilização precoce de articulações infectadas.

As escaras ou úlceras por pressão aumentam a duração da estadia hospitalar do paciente e atrasam o retorno para casa e para o trabalho, aumentando o risco de complicações. Alguns recursos fisioterapêuticos podem ser utilizados no tratamento dessas úlceras ou escaras. Sobre esses recursos, podemos afirmar:
Sobre esses recursos, podemos afirmar:
A) O ultrassom de 1mHz é indicado para tratar feridas superficiais; o de 3 mHz, para feridas profundas.
B) A luz ultravioleta está contraindicada nas úlceras por pressão, porque acelera o processo inflamatório.
C) O turbilhão pode ser usado para limpeza de úlceras por pressão que contenham exsudato espesso, escamação ou tecido necrótico.
D) A estimulação elétrica pode ser utilizada nas úlceras por pressão nas modalidades de corrente contínua de baixa voltagem ou corrente pulsátil de baixa intensidade.

Os traumatismos raquimedulares (TRM) ocorrem principalmente em adultos jovens, com mais da metade dos casos ocorrendo em pessoas de 16 a 30 anos de idade. O sexo masculino é responsável por cerca de 80% destes. Sobre os traumatismos rarquimedulares e seu manejo, podemos afirmar:
Sobre os traumatismos rarquimedulares e seu manejo, podemos afirmar:
A) A estimulação elétrica pode ser utilizada em lesões do neurônio motor inferior, quando aplicada nos músculos próximos ao nível da lesão.
B) Na fase aguda, o principal objetivo do tratamento na lesão medular é prevenir ou minimizar qualquer déficit neurológico resultante.
C) A prescrição de uma cadeira de rodas é uma tarefa fácil, não requer orientação do fisioterapeuta, desde que observados o tamanho e o peso do indivíduo que irá utilizá-la.
D) Os exercícios de amplitude de movimento, nas duas primeiras semanas (fase aguda do traumatismo raquimedular), estão contraindicados em pacientes com dor no ombro.

Um exame físico para avaliar a dor, a fraqueza decorrente e sua distribuição, muitas vezes conduz o fisioterapeuta a localizar melhor os nervos envolvidos na queixa da dor do paciente. No músculo deltoide, o nervo periférico a ser avaliado é o
No músculo deltoide, o nervo periférico a ser avaliado é o
A) axilar.
B) braquial.
C) musculocutâneo.
D) mediano.

Podemos utilizar os seguintes manejos pós-operatórios da artroplastia do joelho, EXCETO
Podemos utilizar os seguintes manejos pós-operatórios da artroplastia do joelho, EXCETO
A) Fazer exercícios de amplitude de movimento ativo-assistido no joelho.
B) Recuperar a extensão completa para facilitar a máxima função do quadríceps, caso o joelho tenha sido imobilizado em flexão.
C) Encaminhar o paciente à reabilitação no terceiro a quinto dia pós-operatório.
D) Usar alongamento cuidadoso, de contração relaxamento, na terceira semana pós-operatória, caso seja necessário, para conseguir a extensão do joelho.

O paciente irá tipicamente se queixar de dor e edema na região do processo estiloide do rádio. A dor é precipitada pelo desvio ulnar passivo do punho. O teste de Finkelstein é uma manobra clínica útil para confirmar o diagnóstico. Analise as alternativas abaixo e marque a alternativa correspondente ao diagnóstico para o quadro clínico apresentado.
Analise as alternativas abaixo e marque a alternativa correspondente ao diagnóstico para o quadro clínico apresentado.
A) Fenômeno de Raynaud.
B) Tenossinovite de DeQuervain.
C) Síndrome do Túnel do Carpo.
D) Síndrome do Pronador.

Os músculos abaixo realizam o movimento de extensão do tronco, EXCETO
Os músculos abaixo realizam o movimento de extensão do tronco, EXCETO
A) Os músculos multifídeos.
B) O músculo quadrado lombar.
C) O músculo ileocostal.
D) O músculo transverso do abdômen.

Uma contração na qual o movimento é efetuado a uma velocidade angular constante, controlada e livre de resistência, é denominada
Uma contração na qual o movimento é efetuado a uma velocidade angular constante, controlada e livre de resistência, é denominada
A) isotônica.
B) isométrica.
C) isocinética.
D) concêntrica.

O padrão respiratório de um indivíduo é dado por observação da frequência, regularidade e localização da respiração, em repouso e em atividade. Sobre a fisiologia respiratória, marque a alternativa INCORRETA.
Sobre a fisiologia respiratória, marque a alternativa INCORRETA.
A) Na sequência normal da inspiração, o diafragma se contrai e desce, o abdômen sobe e as costelas se expandem lateralmente à medida que se movem para cima e para fora.
B) O padrão respiratório de Cheyne-Stokes é representado por ciclos de aumento gradual no volume corrente, seguidos por uma série de diminuições graduais no volume corrente, e depois por um período de apneia.
C) O som broncovesicular é macio, ouvido na inspiração em todo o tórax, com maior intensidade no 1º e 2º espaços intercostais e entre as escápulas, posteriormente.
D) O uso de um padrão respiratório com respiração através dos lábios franzidos indica a presença de doença pulmonar obstrutiva crônica e dificuldade com a expiração.

As articulações e os músculos do tornozelo e pé são projetados para dar estabilidade assim como mobilidade às estruturas do membro inferior. O pé precisa sustentar o peso corporal quando o indivíduo está em pé, com um mínimo gasto de energia muscular. Também precisa adaptar-se às superfícies irregulares e ainda ser capaz de tornar-se uma alavanca estrutural rígida para impulsionar o corpo para frente durante a marcha ou corrida. Sobre a anatomia, biomecânica e cinesiologia do tornozelo e pé, marque a alternativa INCORRETA.
Sobre a anatomia, biomecânica e cinesiologia do tornozelo e pé, marque a alternativa INCORRETA.
A) A supinação é a combinação da flexão plantar, inversão e adução. Já a pronação é a combinação da dorsoflexão, eversão e abdução.
B) A articulação talocrural é uma articulação sinovial em dobradiça, sustentada por um encaixe estruturalmente forte e ligamentos colaterais medial e lateral.
C) A articulação talofibular inferior é uma sindesmose com tecido fibroadiposo entre as duas superfícies ósseas, e é sustentada pelo ligamento interósseo tibiofibular crural e os ligamentos tibiofibulares anterior e posterior.
D) Os movimentos de dorsoflexão e flexão plantar ocorrem no plano de movimento transverso.

A mulher, na gravidez e no pós-parto, apresenta uma oportunidade singular para a fisioterapia. O fisioterapeuta avalia e acompanha as alterações físicas, com o foco na manutenção da saúde e não na correção das enfermidades e deformidades. Analise as alternativas abaixo sobre as patologias musculoesqueléticas induzidas pela gestação e marque a alternativa CORRETA.
Analise as alternativas abaixo sobre as patologias musculoesqueléticas induzidas pela gestação e marque a alternativa CORRETA.
A) As disfunções do assoalho pélvico incluem a frouxidão do músculo pubococcígeo e só pode ser tratada no período pós-parto, com exercícios. A eletroestimulação é contraindicada.
B) A diástase dos retos pode produzir queixas (por exemplo: dor lombar), possivelmente como resultado da diminuição na capacidade da musculatura abdominal de controlar a pelve e a coluna lombar.
C) Os sintomas da dor lombar são frequentes e devem ser tratados no pré-natal com recursos como a estimulação elétrica e calor profundo.
D) A frouxidão articular ocorre porque o suporte ligamentar fica diminuído devido à retenção hídrica e sinovite, podendo ser tratada no pré-natal com alongamentos e splints.

A autora afirma: “Deveriam todos ser impedidos.” (Linha 8). Entre “todos” aos quais a autora se refere, NÃO se insere(m):
A) Os senadores corruptos.
B) Os deputados corruptos.
C) O povo.
D) O governo.

A autora usa alguns termos relacionados à dengue para fazer referência depreciativa a Eduardo Cunha. Entre esses termos, NÃO se pode citar:
A) Mosquito.
B) Chikungunya.
C) Aedes aegypt.
D) C.

Assinale a alternativa em que a autora utiliza uma variante linguística regional para construir uma ironia.
A) “O senhor é moleque – gritou o deputado Wellington Roberto, do PR da Paraíba, aliado de Aedes Cunha.” (Linhas 30-31)
B) “Numa festa natalina de beija-mão a Temer, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, entrou para o bloco do sanatório geral ao jogar seu vinho branco em José Serra.” (Linhas 37-38)
C) “[...] quem seria o mestre-sala e a porta-estandarte do sanatório geral. Eles são um exemplo para a ala mirim maluquete, representada pela neta de Lula fazendo gestos obscenos em rede social.” (Linhas 49-50)
D) “Aparentemente, votamos em cabras-machos, que não levam desaforo para casa.” (Linha 26)

Assinale a alternativa em que a autora usa as aspas para marcar a ironia.
A) “‘querem transformar o PMDB em um motel, com essa alta rotatividade, de entrar num dia e sair num outro’”. (Linhas 24-25)
B) “A letra do antológico ‘Vai passar’, de Chico Buarque, foi composta ao fim de ‘uma página infeliz de nossa história’, a ditadura militar.” (Linhas 46-47)
C) “[...] aqueles que um dia chamamos de ‘representantes do povo’”. (Linha 15)
D) “Não é só ‘bagunceiro’ que virou ofensa a cabra-macho em Brasília. ‘Namoradeira’ virou ofensa visceral a cabra-fêmea.” (Linhas 36-37)

Com base nos argumentos da autora, NÃO faria parte do “bloco do sanatório geral”:
A) O eleitor brasileiro.
B) O presidente da Câmara dos Deputados.
C) Os parlamentares.
D) A ministra da Agricultura.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A inervação sensitiva do membro superior é delineada em dermátomos por níveis neurológicos. Assim, a sensibilidade da face medial do braço é suprida pela raiz nervosa de
A inervação sensitiva do membro superior é delineada em dermátomos por níveis neurológicos. Assim, a sensibilidade da face medial do braço é suprida pela raiz nervosa de
A) C5.
B) T1.
C) T4.
D) C4.

No exame físico da mão, devemos avaliar a fáscia palmar à procura de áreas espessadas e presença de pequenos nódulos, que, na maioria das vezes, encontram-se na face ulnar, próximo aos dedos anular e mínimo. Esses pequenos nódulos podem causar a deformidade dos dedos, chamada de
No exame físico da mão, devemos avaliar a fáscia palmar à procura de áreas espessadas e presença de pequenos nódulos, que, na maioria das vezes, encontram-se na face ulnar, próximo aos dedos anular e mínimo. Esses pequenos nódulos podem causar a deformidade dos dedos, chamada de
A) mão em garra.
B) dedo em gatilho.
C) contratura de Dupuytren.
D) deformidade em pescoço de Cisne.

Os movimentos realizados ao falar, mastigar, deglutir, bocejar e ressonar fazem da articulação temporomandibular a articulação mais utilizada do corpo humano. Ao examinarmos essa articulação, devemos testar a função de cada músculo relacionado aos movimentos de abertura e fechamento da boca, protusão e lateralização da mandíbula. Analise as alternativas abaixo e marque a que corresponde ao músculo motor primário da abertura da boca.
Analise as alternativas abaixo e marque a que corresponde ao músculo motor primário da abertura da boca.
A) Pterigóideo externo.
B) Masseter.
C) Pterigóideo interno.
D) Hióideos.

O conjunto de sinais e sintomas resultantes de uma lesão do motoneurônio inferior é percebido através dos seguintes achados neurológicos:
O conjunto de sinais e sintomas resultantes de uma lesão do motoneurônio inferior é percebido através dos seguintes achados neurológicos:
A) Hiperreflexia, hipertonia, paresia e sinal de Babinsk.
B) Hipotonia, sinal de Babinsk, flacidez e atrofia.
C) Hipertonia, hiperreflexia, atrofia e paralisia.
D) Paresia, hipotonia, hiporreflexia ou arreflexia e atrofia.

Sobre a abordagem e o manejo terapêutico de contraturas, podemos afirmar:
Sobre a abordagem e o manejo terapêutico de contraturas, podemos afirmar:
A) A mobilização passiva contínua está contraindicada em joelhos e quadris sinovectomizados e reparos ligamentares.
B) A mobilização passiva contínua, quando usada isoladamente, é eficaz no tratamento de contraturas fixadas.
C) A mobilização passiva contínua pode prover dor acentuada nos músculos ao redor da articulação mobilizada.
D) A mobilização passiva contínua é recomendada para a mobilização precoce de articulações infectadas.

As escaras ou úlceras por pressão aumentam a duração da estadia hospitalar do paciente e atrasam o retorno para casa e para o trabalho, aumentando o risco de complicações. Alguns recursos fisioterapêuticos podem ser utilizados no tratamento dessas úlceras ou escaras. Sobre esses recursos, podemos afirmar:
Sobre esses recursos, podemos afirmar:
A) O ultrassom de 1mHz é indicado para tratar feridas superficiais; o de 3 mHz, para feridas profundas.
B) A luz ultravioleta está contraindicada nas úlceras por pressão, porque acelera o processo inflamatório.
C) O turbilhão pode ser usado para limpeza de úlceras por pressão que contenham exsudato espesso, escamação ou tecido necrótico.
D) A estimulação elétrica pode ser utilizada nas úlceras por pressão nas modalidades de corrente contínua de baixa voltagem ou corrente pulsátil de baixa intensidade.

Os traumatismos raquimedulares (TRM) ocorrem principalmente em adultos jovens, com mais da metade dos casos ocorrendo em pessoas de 16 a 30 anos de idade. O sexo masculino é responsável por cerca de 80% destes. Sobre os traumatismos rarquimedulares e seu manejo, podemos afirmar:
Sobre os traumatismos rarquimedulares e seu manejo, podemos afirmar:
A) A estimulação elétrica pode ser utilizada em lesões do neurônio motor inferior, quando aplicada nos músculos próximos ao nível da lesão.
B) Na fase aguda, o principal objetivo do tratamento na lesão medular é prevenir ou minimizar qualquer déficit neurológico resultante.
C) A prescrição de uma cadeira de rodas é uma tarefa fácil, não requer orientação do fisioterapeuta, desde que observados o tamanho e o peso do indivíduo que irá utilizá-la.
D) Os exercícios de amplitude de movimento, nas duas primeiras semanas (fase aguda do traumatismo raquimedular), estão contraindicados em pacientes com dor no ombro.

Um exame físico para avaliar a dor, a fraqueza decorrente e sua distribuição, muitas vezes conduz o fisioterapeuta a localizar melhor os nervos envolvidos na queixa da dor do paciente. No músculo deltoide, o nervo periférico a ser avaliado é o
No músculo deltoide, o nervo periférico a ser avaliado é o
A) axilar.
B) braquial.
C) musculocutâneo.
D) mediano.

Podemos utilizar os seguintes manejos pós-operatórios da artroplastia do joelho, EXCETO
Podemos utilizar os seguintes manejos pós-operatórios da artroplastia do joelho, EXCETO
A) Fazer exercícios de amplitude de movimento ativo-assistido no joelho.
B) Recuperar a extensão completa para facilitar a máxima função do quadríceps, caso o joelho tenha sido imobilizado em flexão.
C) Encaminhar o paciente à reabilitação no terceiro a quinto dia pós-operatório.
D) Usar alongamento cuidadoso, de contração relaxamento, na terceira semana pós-operatória, caso seja necessário, para conseguir a extensão do joelho.

O paciente irá tipicamente se queixar de dor e edema na região do processo estiloide do rádio. A dor é precipitada pelo desvio ulnar passivo do punho. O teste de Finkelstein é uma manobra clínica útil para confirmar o diagnóstico. Analise as alternativas abaixo e marque a alternativa correspondente ao diagnóstico para o quadro clínico apresentado.
Analise as alternativas abaixo e marque a alternativa correspondente ao diagnóstico para o quadro clínico apresentado.
A) Fenômeno de Raynaud.
B) Tenossinovite de DeQuervain.
C) Síndrome do Túnel do Carpo.
D) Síndrome do Pronador.

Os músculos abaixo realizam o movimento de extensão do tronco, EXCETO
Os músculos abaixo realizam o movimento de extensão do tronco, EXCETO
A) Os músculos multifídeos.
B) O músculo quadrado lombar.
C) O músculo ileocostal.
D) O músculo transverso do abdômen.

Uma contração na qual o movimento é efetuado a uma velocidade angular constante, controlada e livre de resistência, é denominada
Uma contração na qual o movimento é efetuado a uma velocidade angular constante, controlada e livre de resistência, é denominada
A) isotônica.
B) isométrica.
C) isocinética.
D) concêntrica.

O padrão respiratório de um indivíduo é dado por observação da frequência, regularidade e localização da respiração, em repouso e em atividade. Sobre a fisiologia respiratória, marque a alternativa INCORRETA.
Sobre a fisiologia respiratória, marque a alternativa INCORRETA.
A) Na sequência normal da inspiração, o diafragma se contrai e desce, o abdômen sobe e as costelas se expandem lateralmente à medida que se movem para cima e para fora.
B) O padrão respiratório de Cheyne-Stokes é representado por ciclos de aumento gradual no volume corrente, seguidos por uma série de diminuições graduais no volume corrente, e depois por um período de apneia.
C) O som broncovesicular é macio, ouvido na inspiração em todo o tórax, com maior intensidade no 1º e 2º espaços intercostais e entre as escápulas, posteriormente.
D) O uso de um padrão respiratório com respiração através dos lábios franzidos indica a presença de doença pulmonar obstrutiva crônica e dificuldade com a expiração.

As articulações e os músculos do tornozelo e pé são projetados para dar estabilidade assim como mobilidade às estruturas do membro inferior. O pé precisa sustentar o peso corporal quando o indivíduo está em pé, com um mínimo gasto de energia muscular. Também precisa adaptar-se às superfícies irregulares e ainda ser capaz de tornar-se uma alavanca estrutural rígida para impulsionar o corpo para frente durante a marcha ou corrida. Sobre a anatomia, biomecânica e cinesiologia do tornozelo e pé, marque a alternativa INCORRETA.
Sobre a anatomia, biomecânica e cinesiologia do tornozelo e pé, marque a alternativa INCORRETA.
A) A supinação é a combinação da flexão plantar, inversão e adução. Já a pronação é a combinação da dorsoflexão, eversão e abdução.
B) A articulação talocrural é uma articulação sinovial em dobradiça, sustentada por um encaixe estruturalmente forte e ligamentos colaterais medial e lateral.
C) A articulação talofibular inferior é uma sindesmose com tecido fibroadiposo entre as duas superfícies ósseas, e é sustentada pelo ligamento interósseo tibiofibular crural e os ligamentos tibiofibulares anterior e posterior.
D) Os movimentos de dorsoflexão e flexão plantar ocorrem no plano de movimento transverso.

A mulher, na gravidez e no pós-parto, apresenta uma oportunidade singular para a fisioterapia. O fisioterapeuta avalia e acompanha as alterações físicas, com o foco na manutenção da saúde e não na correção das enfermidades e deformidades. Analise as alternativas abaixo sobre as patologias musculoesqueléticas induzidas pela gestação e marque a alternativa CORRETA.
Analise as alternativas abaixo sobre as patologias musculoesqueléticas induzidas pela gestação e marque a alternativa CORRETA.
A) As disfunções do assoalho pélvico incluem a frouxidão do músculo pubococcígeo e só pode ser tratada no período pós-parto, com exercícios. A eletroestimulação é contraindicada.
B) A diástase dos retos pode produzir queixas (por exemplo: dor lombar), possivelmente como resultado da diminuição na capacidade da musculatura abdominal de controlar a pelve e a coluna lombar.
C) Os sintomas da dor lombar são frequentes e devem ser tratados no pré-natal com recursos como a estimulação elétrica e calor profundo.
D) A frouxidão articular ocorre porque o suporte ligamentar fica diminuído devido à retenção hídrica e sinovite, podendo ser tratada no pré-natal com alongamentos e splints.

A autora afirma: “Deveriam todos ser impedidos.” (Linha 8). Entre “todos” aos quais a autora se refere, NÃO se insere(m):
A) Os senadores corruptos.
B) Os deputados corruptos.
C) O povo.
D) O governo.

A autora usa alguns termos relacionados à dengue para fazer referência depreciativa a Eduardo Cunha. Entre esses termos, NÃO se pode citar:
A) Mosquito.
B) Chikungunya.
C) Aedes aegypt.
D) C.

Assinale a alternativa em que a autora utiliza uma variante linguística regional para construir uma ironia.
A) “O senhor é moleque – gritou o deputado Wellington Roberto, do PR da Paraíba, aliado de Aedes Cunha.” (Linhas 30-31)
B) “Numa festa natalina de beija-mão a Temer, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, entrou para o bloco do sanatório geral ao jogar seu vinho branco em José Serra.” (Linhas 37-38)
C) “[...] quem seria o mestre-sala e a porta-estandarte do sanatório geral. Eles são um exemplo para a ala mirim maluquete, representada pela neta de Lula fazendo gestos obscenos em rede social.” (Linhas 49-50)
D) “Aparentemente, votamos em cabras-machos, que não levam desaforo para casa.” (Linha 26)

Assinale a alternativa em que a autora usa as aspas para marcar a ironia.
A) “‘querem transformar o PMDB em um motel, com essa alta rotatividade, de entrar num dia e sair num outro’”. (Linhas 24-25)
B) “A letra do antológico ‘Vai passar’, de Chico Buarque, foi composta ao fim de ‘uma página infeliz de nossa história’, a ditadura militar.” (Linhas 46-47)
C) “[...] aqueles que um dia chamamos de ‘representantes do povo’”. (Linha 15)
D) “Não é só ‘bagunceiro’ que virou ofensa a cabra-macho em Brasília. ‘Namoradeira’ virou ofensa visceral a cabra-fêmea.” (Linhas 36-37)

Com base nos argumentos da autora, NÃO faria parte do “bloco do sanatório geral”:
A) O eleitor brasileiro.
B) O presidente da Câmara dos Deputados.
C) Os parlamentares.
D) A ministra da Agricultura.

Prévia do material em texto

www.pciconcursos.com.br
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS 
DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRO – MG EDITAL 1/2015 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
NOME: 
Nº DO PRÉDIO: SALA: 
 
 
ASSINATURA 
 
 
 
 
Fisioterapeuta 
PROVAS DE CONHEC. ESPECÍFICOS E LÍNGUA PORTUGUESA 
 
CADERNO 
117 
www.pciconcursos.com.br
 2
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES 
 
01 - Este caderno contém questões do tipo múltipla escolha. 
02 - Verifique se o caderno contém falhas: folhas em branco, má impressão, páginas trocadas, numeração 
errada, etc. Encontrando falhas, levante a mão. O Fiscal o atenderá e trocará o seu caderno. 
03 - Cada questão tem 4 (quatro) alternativas (A - B - C - D). Apenas 1 (uma) resposta é correta. Não marque 
mais de uma resposta para a mesma questão, nem deixe nenhuma delas sem resposta. Se isso 
acontecer, a questão será anulada. 
04 - Para marcar as respostas, use preferencialmente caneta esferográfica com tinta azul ou preta. NÃO 
utilize caneta com tinta vermelha. Assinale a resposta certa, preenchendo toda a área da bolinha . 
05 - Tenha cuidado na marcação da Folha de Respostas, pois ela não será substituída em hipótese alguma. 
06 - Confira e assine a Folha de Respostas, antes de entregá-la ao Fiscal. NA FALTA DA ASSINATURA, A 
SUA PROVA SERÁ ANULADA. 
07 - Não se esqueça de assinar a Lista de Presenças. 
08 Após UMA HORA, a partir do início das provas, você poderá retirar-se da sala, SEM levar este caderno. 
09 - Após DUAS HORAS, a partir do início das provas, você poderá retirar-se da sala, levando este caderno. 
 
 
DURAÇÃO DESTAS PROVAS: TRÊS HORAS 
 
OBS.: Candidatos com cabelos longos deverão deixar as orelhas totalmente descobertas durante a realização das 
provas. É proibido o uso de boné. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
 3
PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
Questões numeradas de 01 a 15 
 
QUESTÃO 01 
A inervação sensitiva do membro superior é delineada em dermátomos por níveis neurológicos. Assim, a 
sensibilidade da face medial do braço é suprida pela raiz nervosa de 
A) C5. 
B) T1. 
C) T4. 
D) C4. 
 
QUESTÃO 02 
No exame físico da mão, devemos avaliar a fáscia palmar à procura de áreas espessadas e presença de 
pequenos nódulos, que, na maioria das vezes, encontram-se na face ulnar, próximo aos dedos anular e 
mínimo. Esses pequenos nódulos podem causar a deformidade dos dedos, chamada de 
A) mão em garra. 
B) dedo em gatilho. 
C) contratura de Dupuytren. 
D) deformidade em pescoço de Cisne. 
 
QUESTÃO 03 
Os movimentos realizados ao falar, mastigar, deglutir, bocejar e ressonar fazem da articulação 
temporomandibular a articulação mais utilizada do corpo humano. Ao examinarmos essa articulação, 
devemos testar a função de cada músculo relacionado aos movimentos de abertura e fechamento da boca, 
protusão e lateralização da mandíbula. Analise as alternativas abaixo e marque a que corresponde ao 
músculo motor primário da abertura da boca. 
A) Pterigóideo externo. 
B) Masseter. 
C) Pterigóideo interno. 
D) Hióideos. 
 
QUESTÃO 04 
O conjunto de sinais e sintomas resultantes de uma lesão do motoneurônio inferior é percebido através dos 
seguintes achados neurológicos: 
A) Hiperreflexia, hipertonia, paresia e sinal de Babinsk. 
B) Hipotonia, sinal de Babinsk, flacidez e atrofia. 
C) Hipertonia, hiperreflexia, atrofia e paralisia. 
D) Paresia, hipotonia, hiporreflexia ou arreflexia e atrofia. 
 
QUESTÃO 05 
Sobre a abordagem e o manejo terapêutico de contraturas, podemos afirmar: 
A) A mobilização passiva contínua está contraindicada em joelhos e quadris sinovectomizados e reparos 
ligamentares. 
B) A mobilização passiva contínua, quando usada isoladamente, é eficaz no tratamento de contraturas 
fixadas. 
C) A mobilização passiva contínua pode prover dor acentuada nos músculos ao redor da articulação 
mobilizada. 
D) A mobilização passiva contínua é recomendada para a mobilização precoce de articulações infectadas. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
 4
QUESTÃO 06 
As escaras ou úlceras por pressão aumentam a duração da estadia hospitalar do paciente e atrasam o retorno 
para casa e para o trabalho, aumentando o risco de complicações. Alguns recursos fisioterapêuticos podem 
ser utilizados no tratamento dessas úlceras ou escaras. Sobre esses recursos, podemos afirmar: 
A) O ultrassom de 1mHz é indicado para tratar feridas superficiais; o de 3 mHz, para feridas profundas. 
B) A luz ultravioleta está contraindicada nas úlceras por pressão, porque acelera o processo inflamatório. 
C) O turbilhão pode ser usado para limpeza de úlceras por pressão que contenham exsudato espesso, 
escamação ou tecido necrótico. 
D) A estimulação elétrica pode ser utilizada nas úlceras por pressão nas modalidades de corrente contínua de 
baixa voltagem ou corrente pulsátil de baixa intensidade. 
 
QUESTÃO 07 
Os traumatismos raquimedulares (TRM) ocorrem principalmente em adultos jovens, com mais da metade 
dos casos ocorrendo em pessoas de 16 a 30 anos de idade. O sexo masculino é responsável por cerca de 
80% destes. Sobre os traumatismos rarquimedulares e seu manejo, podemos afirmar: 
A) A estimulação elétrica pode ser utilizada em lesões do neurônio motor inferior, quando aplicada nos 
músculos próximos ao nível da lesão. 
B) Na fase aguda, o principal objetivo do tratamento na lesão medular é prevenir ou minimizar qualquer 
déficit neurológico resultante. 
C) A prescrição de uma cadeira de rodas é uma tarefa fácil, não requer orientação do fisioterapeuta, desde 
que observados o tamanho e o peso do indivíduo que irá utilizá-la. 
D) Os exercícios de amplitude de movimento, nas duas primeiras semanas (fase aguda do traumatismo 
raquimedular), estão contraindicados em pacientes com dor no ombro. 
 
QUESTÃO 08 
Um exame físico para avaliar a dor, a fraqueza decorrente e sua distribuição, muitas vezes conduz o 
fisioterapeuta a localizar melhor os nervos envolvidos na queixa da dor do paciente. No músculo deltoide, o 
nervo periférico a ser avaliado é o 
A) axilar. 
B) braquial. 
C) musculocutâneo. 
D) mediano. 
 
QUESTÃO 09 
Podemos utilizar os seguintes manejos pós-operatórios da artroplastia do joelho, EXCETO 
A) Fazer exercícios de amplitude de movimento ativo-assistido no joelho. 
B) Recuperar a extensão completa para facilitar a máxima função do quadríceps, caso o joelho tenha sido 
imobilizado em flexão. 
C) Encaminhar o paciente à reabilitação no terceiro a quinto dia pós-operatório. 
D) Usar alongamento cuidadoso, de contração relaxamento, na terceira semana pós-operatória, caso seja 
necessário, para conseguir a extensão do joelho. 
 
QUESTÃO 10 
O paciente irá tipicamente se queixar de dor e edema na região do processo estiloide do rádio. A dor é 
precipitada pelo desvio ulnar passivo do punho. O teste de Finkelstein é uma manobra clínica útil para 
confirmar o diagnóstico. Analise as alternativas abaixo e marque a alternativa correspondente ao 
diagnóstico para o quadro clínico apresentado. 
A) Fenômeno de Raynaud. 
B) Tenossinovite de DeQuervain. 
C) Síndrome do Túnel do Carpo. 
D) Síndrome do Pronador. 
 
QUESTÃO 11 
Os músculos abaixo realizam o movimento de extensão do tronco, EXCETO 
A) Os músculos multifídeos. 
B) O músculo quadrado lombar. 
C) O músculo ileocostal. 
D) O músculo transverso do abdômen. 
www.pciconcursos.com.br
 5
QUESTÃO 12 
Uma contração na qual o movimento é efetuado a uma velocidade angular constante, controlada e livre de 
resistência, é denominada 
A) isotônica. 
B) isométrica. 
C) isocinética. 
D) concêntrica. 
 
QUESTÃO 13 
O padrão respiratório de um indivíduo é dado por observação da frequência, regularidade e localização da 
respiração, em repouso e em atividade. Sobre a fisiologia respiratória, marque a alternativa INCORRETA. 
A) Na sequência normal da inspiração, o diafragma se contrai e desce, o abdômen sobe e as costelas se 
expandemlateralmente à medida que se movem para cima e para fora. 
B) O padrão respiratório de Cheyne-Stokes é representado por ciclos de aumento gradual no volume 
corrente, seguidos por uma série de diminuições graduais no volume corrente, e depois por um período 
de apneia. 
C) O som broncovesicular é macio, ouvido na inspiração em todo o tórax, com maior intensidade no 1º e 2º 
espaços intercostais e entre as escápulas, posteriormente. 
D) O uso de um padrão respiratório com respiração através dos lábios franzidos indica a presença de doença 
pulmonar obstrutiva crônica e dificuldade com a expiração. 
 
QUESTÃO 14 
As articulações e os músculos do tornozelo e pé são projetados para dar estabilidade assim como mobilidade 
às estruturas do membro inferior. O pé precisa sustentar o peso corporal quando o indivíduo está em pé, 
com um mínimo gasto de energia muscular. Também precisa adaptar-se às superfícies irregulares e ainda 
ser capaz de tornar-se uma alavanca estrutural rígida para impulsionar o corpo para frente durante a marcha 
ou corrida. Sobre a anatomia, biomecânica e cinesiologia do tornozelo e pé, marque a alternativa 
INCORRETA. 
A) A supinação é a combinação da flexão plantar, inversão e adução. Já a pronação é a combinação da 
dorsoflexão, eversão e abdução. 
B) A articulação talocrural é uma articulação sinovial em dobradiça, sustentada por um encaixe 
estruturalmente forte e ligamentos colaterais medial e lateral. 
C) A articulação talofibular inferior é uma sindesmose com tecido fibroadiposo entre as duas superfícies 
ósseas, e é sustentada pelo ligamento interósseo tibiofibular crural e os ligamentos tibiofibulares anterior 
e posterior. 
D) Os movimentos de dorsoflexão e flexão plantar ocorrem no plano de movimento transverso. 
 
QUESTÃO 15 
A mulher, na gravidez e no pós-parto, apresenta uma oportunidade singular para a fisioterapia. O 
fisioterapeuta avalia e acompanha as alterações físicas, com o foco na manutenção da saúde e não na 
correção das enfermidades e deformidades. Analise as alternativas abaixo sobre as patologias 
musculoesqueléticas induzidas pela gestação e marque a alternativa CORRETA. 
A) As disfunções do assoalho pélvico incluem a frouxidão do músculo pubococcígeo e só pode ser tratada 
no período pós-parto, com exercícios. A eletroestimulação é contraindicada. 
B) A diástase dos retos pode produzir queixas (por exemplo: dor lombar), possivelmente como resultado da 
diminuição na capacidade da musculatura abdominal de controlar a pelve e a coluna lombar. 
C) Os sintomas da dor lombar são frequentes e devem ser tratados no pré-natal com recursos como a 
estimulação elétrica e calor profundo. 
D) A frouxidão articular ocorre porque o suporte ligamentar fica diminuído devido à retenção hídrica e 
sinovite, podendo ser tratada no pré-natal com alongamentos e splints. 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
 6
PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 
Questões numeradas de 16 a 25 
 
INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto a seguir para responder às questões propostas. 
 
 
O bloco do sanatório geral 
 
 Esta é uma carta pessoal. Não entendo como o desabafo veio parar aqui no site de ÉPOCA, na última 
página da revista e nas redes sociais. Tudo vaza, as barragens se rompem, os responsáveis não são punidos 
nem presos e nós ficamos ao desabrigo, sem dinheiro para entrar em recesso. Quem vazou? Dididilma quis 
ver a lama chegar ao mar antes do Réveillon? Mimimichel decidiu rasgar a fantasia antes do Carnaval? A 
nossa pátria mãe, subtraída em tenebrosas transações, viu passar, neste fim de ano de 2015, o bloco do 
sanatório geral. 
 Quem resolveu expor ao país a fratura de um governo desmoralizado num momento em que o Brasil 
é rebaixado em todos os sentidos? Deveriam todos ser impedidos. Impedidos de trabalhar só de terça a 
quinta no Congresso, impedidos de ganhar tantas mordomias, impedidos de roubar das estatais, dos 
hospitais, das escolas, das estradas, dos eleitores e dos contribuintes. Impedidos de tirar férias, impedidos de 
mentir deslavadamente, impedidos de ter direito a vale-apartamento, vale-combustível, vale-assessor, vale-
aposentadoria e vale-tudo. Quem não vale nada e não se importa com o Brasil, só com seu bolso e seu 
prestígio, deveria ser cassado. 
 O zika vírus acometeu os Poderes da República e acentuou os problemas neurológicos dos 
parlamentares, aqueles que um dia chamamos de “representantes do povo”. Descobriu-se a verdadeira 
identidade do mosquito Aedes aegypti, transmissor de várias doenças: ele se chama Eduardo Cunha. Está 
disfarçado de presidente da Câmara nas águas paradas do país. Ele é frio e inabalável em suas piruetas e 
seus delírios. As picadas do mosquito provocam, entre outros sintomas, náusea, fadiga e dores. Não há 
repelente capaz de combater o Aedes Cunha Chikungunya. 
 O Conselho de Ética está contaminado. A julgar pelas cabeçadas, ofensas, agressões e tapas entre 
marmanjos de gravata em sessões preliminares, destinadas apenas a decidir se prossegue ou não a análise da 
cassação de Cunha, o diagnóstico é claro. Enlouqueceram todos aqueles muito próximos do presidente da 
Câmara, que pertence a um novo partido, o PMDB do C. Esse partido briga com o PMDB do T e o PMDB 
da D. Como diz o deputado Lúcio Vieira Lima, do PMDB baiano, “querem transformar o PMDB em um 
motel, com essa alta rotatividade, de entrar num dia e sair num outro”. 
 Aparentemente, votamos em cabras-machos, que não levam desaforo para casa. Foi só um deputado 
do Conselho de Ética chamar o outro de bagunceiro que se instalou a briga física. 
 – Aceito tudo, mas me tocar, não – gritou o deputado Zé Geraldo, do PT da Bahia, que queria validar 
o processo contra o presidente da Câmara, já adiado por sete vezes. 
 – Macho nenhum vai tocar em mim, não. O senhor é moleque – gritou o deputado Wellington 
Roberto, do PR da Paraíba, aliado de Aedes Cunha. 
 Os machos não podem se tocar, só podem se agredir. Enquanto isso, Cunha dá entrevista sorrindo, 
parece se divertir. Seu colega Renan Calheiros, presidente do Senado, também envolvido em denúncias de 
corrupção, está impaciente e acha que Cunha poderá até ser preso ou afastado, para ser julgado. Renan 
lembra direitinho que renunciou para não ser cassado. 
 Não é só “bagunceiro” que virou ofensa a cabra-macho em Brasília. “Namoradeira” virou ofensa 
visceral a cabra-fêmea. Numa festa natalina de beija-mão a Temer, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, 
entrou para o bloco do sanatório geral ao jogar seu vinho branco em José Serra. Reagiu como barraqueira ao 
ser chamada de namoradeira pelo tucano mais desajeitado e bobo do tucanato. 
 Kátia podia ter se limitado a dizer sua verdade – que Serra tinha sido deselegante e que, por esse tipo 
de comportamento, jamais seria eleito presidente da República. Mas não. A porta-voz dos ruralistas e amiga 
de Dilma se transformou, com um tufão nos quadris. E continuou irada nas redes sociais, despejando 
adjetivos contra Serra, “desrespeitoso, arrogante e machista”. Dizer que Serra é machista é chover no 
inundado. 
 O vice-presidente é decorativo, a presidente sempre pareceu decorativa e o eleitor se sente decorativo, 
mero figurante nesse samba atravessado. A letra do antológico “Vai passar”, de Chico Buarque, foi 
composta ao fim de “uma página infeliz de nossa história”, a ditadura militar. Hoje, com o país afundando 
1 
 
 
 
5 
 
 
 
 
10 
 
 
 
 
15 
 
 
 
 
20 
 
 
 
 
25 
 
 
 
 
30 
 
 
 
 
35 
 
 
 
 
40 
 
 
 
 
45 
 
www.pciconcursos.com.br
 7
na depressão e o espetáculo constrangedor oferecido pelo Legislativo e pelo Executivo, eu me pergunto 
quem seria o mestre-sala e a porta-estandarte do sanatório geral. Eles são um exemplo para a ala mirim 
maluquete, representada pela neta de Lula fazendo gestos obscenos em rede social. Vai demorar para passar. 
O Carnaval será uma alegria fugaz. Confio nas novas gerações para reinventar a vida boa, ô lerê,ô lará. 
 
(AQUINO, Ruth. O bloco do sanatório geral. Revista Época, p. 106, 14 dez. 2015.) 
QUESTÃO 16 
A autora afirma: “Deveriam todos ser impedidos.” (Linha 8). Entre “todos” aos quais a autora se refere, 
NÃO se insere(m): 
A) Os senadores corruptos. 
B) Os deputados corruptos. 
C) O povo. 
D) O governo. 
 
QUESTÃO 17 
A autora usa alguns termos relacionados à dengue para fazer referência depreciativa a Eduardo Cunha. 
Entre esses termos, NÃO se pode citar: 
A) Mosquito. 
B) Chikungunya. 
C) Aedes aegypt. 
D) C. 
 
QUESTÃO 18 
Assinale a alternativa em que a autora utiliza uma variante linguística regional para construir uma ironia. 
A) “O senhor é moleque – gritou o deputado Wellington Roberto, do PR da Paraíba, aliado de Aedes 
Cunha.” (Linhas 30-31) 
B) “Numa festa natalina de beija-mão a Temer, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, entrou para o bloco 
do sanatório geral ao jogar seu vinho branco em José Serra.” (Linhas 37-38) 
C) “[...] quem seria o mestre-sala e a porta-estandarte do sanatório geral. Eles são um exemplo para a ala 
mirim maluquete, representada pela neta de Lula fazendo gestos obscenos em rede social.” 
(Linhas 49-50) 
D) “Aparentemente, votamos em cabras-machos, que não levam desaforo para casa.” (Linha 26) 
 
QUESTÃO 19 
Assinale a alternativa em que a autora usa as aspas para marcar a ironia. 
A) “‘querem transformar o PMDB em um motel, com essa alta rotatividade, de entrar num dia e sair num 
outro’”. (Linhas 24-25) 
B) “A letra do antológico ‘Vai passar’, de Chico Buarque, foi composta ao fim de ‘uma página infeliz de 
nossa história’, a ditadura militar.” (Linhas 46-47) 
C) “[...] aqueles que um dia chamamos de ‘representantes do povo’”. (Linha 15) 
D) “Não é só ‘bagunceiro’ que virou ofensa a cabra-macho em Brasília. ‘Namoradeira’ virou ofensa visceral 
a cabra-fêmea.” (Linhas 36-37) 
 
QUESTÃO 20 
Ao longo do texto, verifica-se o uso de tipos de intertextualidade como recursos de argumentação. Assinale 
o tipo em que NÃO se observa no texto. 
A) Citação direta. 
B) Epígrafe. 
C) Referência histórica. 
D) Citação indireta. 
 
QUESTÃO 21 
Com base nos argumentos da autora, NÃO faria parte do “bloco do sanatório geral”: 
A) O eleitor brasileiro. 
B) O presidente da Câmara dos Deputados. 
C) Os parlamentares. 
D) A ministra da Agricultura. 
50 
www.pciconcursos.com.br
 8
QUESTÃO 22 
Entre os aspectos comuns ao Presidente da Câmara e o transmissor da dengue, de acordo com a autora, 
estão, EXCETO 
A) A dificuldade de se combater. 
B) A capacidade de gerar consequências maléficas. 
C) O poder de contaminar as pessoas. 
D) A incapacidade de provocar danos maiores ao povo. 
 
QUESTÃO 23 
Assinale a alternativa em que se identifica o recurso de linguagem utilizado pela autora na construção do 
título do texto e que também é usado reiteradamente ao longo do texto. 
A) Metonímia. 
B) Metáfora. 
C) Hipérbole. 
D) Eufemismo. 
 
QUESTÃO 24 
Assinale a alternativa em que a autora, através de termos específicos, ratifica a sua ideia de 
“carnavalização” da política brasileira. 
A) “[...] eu me pergunto quem seria o mestre-sala e a porta-estandarte do sanatório geral.” (Linhas 48-49) 
B) “Kátia podia ter se limitado a dizer sua verdade – que Serra tinha sido deselegante e que, por esse tipo de 
comportamento, jamais seria eleito presidente da República.” (Linhas 40-41) 
C) “Reagiu como barraqueira ao ser chamada de namoradeira pelo tucano mais desajeitado e bobo do 
tucanato.” (Linhas 38-39) 
D) “Foi só um deputado do Conselho de Ética chamar o outro de bagunceiro que se instalou a briga física.” 
(Linhas 26-27) 
 
QUESTÃO 25 
Considere a organização morfossintática do trecho: “Os machos não podem se tocar, só podem se agredir. 
Enquanto isso, Cunha dá entrevista sorrindo, parece se divertir. Seu colega Renan Calheiros, presidente do 
Senado, também envolvido em denúncias de corrupção, está impaciente e acha que Cunha poderá até ser 
preso ou afastado, para ser julgado. Renan lembra direitinho que renunciou para não ser cassado.” (Linhas 
32-35) 
Sobre essa organização, NÃO se pode afirmar: 
A) O uso do pronome ‘se’, no primeiro período, incorpora aos verbos “tocar” e “agredir” a ideia de 
reciprocidade. 
B) O verbo “lembra” poderia, nesse trecho, ter sido usado como pronominal, ou seja, com o pronome “se” 
como parte integrante desse verbo e, nesse caso, o complemento verbal deveria vir regido pela 
preposição “de” (Renan se lembra direitinho de que renunciou ...) 
C) As vírgulas que intercalam o termo “presidente do Senado” são de uso facultativo, já que esse termo é 
um aposto explicativo. 
D) Há, no segundo período, o uso de uma expressão que introduz uma ideia de tempo. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
 9
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE 
SERRO – MG EDITAL 1/2015
14/02/2016
 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES 
COMISSÃO TÉCNICA DE CONCURSOS - COTEC 
 
CARGO(S)
CONTEÚDO:
PROVAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA - ALFABETIZADO
101
GABARITO OFICIAL
CADERNO:
01001 Ajudante de Serviços Gerais
01002 Auxiliar de Serviços Gerais
01003 Bloqueteiro/Calceteiro
01004 Bombeiro
01005 Carpinteiro
01006 Lanterneiro
01007 Mecânico
01008 Pedreiro
01009 Pintor
01010 Rondante
01011 Zelador Cemitério
D B C B A D A B B D C A C B B C D B A
D B C B A D A B B D C A C B B C D B A Questões
 Respostas A
A01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
B A D B
D B C B A D A B B Questões
 Respostas C
A21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
14 de fevereiro de 2016
Gabarito divulgado de acordo o Edital do Processo.NOTA:
www.pciconcursos.com.br
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE 
SERRO – MG EDITAL 1/2015
14/02/2016
 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES 
COMISSÃO TÉCNICA DE CONCURSOS - COTEC 
 
CARGO(S)
CONTEÚDO:
PROVAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA - FUNDAMENTAL COMPLETO
102
GABARITO OFICIAL
CADERNO:
01012 Motorista
01013 Operador de Máquinas
C D A B A D C C D B A C A B D D A C A
C D A B A D C C D B A C A B D D A C A Questões
 Respostas B
B01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
B D A C
C D A B A D C C D Questões
 Respostas C
B21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
14 de fevereiro de 2016
Gabarito divulgado de acordo o Edital do Processo.NOTA:
www.pciconcursos.com.br
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE 
SERRO – MG EDITAL 1/2015
14/02/2016
 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES 
COMISSÃO TÉCNICA DE CONCURSOS - COTEC 
 
CARGO(S)
CONTEÚDO:
PROVAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO
103
GABARITO OFICIAL
CADERNO:
01014 Agente de Trânsito
01015 Almoxarife
01016 Auxiliar Administrativo
01017 Fiscal
01018 Fiscal Sanitário
C B B A C C B B D B A C D C A D A C B
C B B A C C B B D B A C D C A D A C B Questões
 Respostas D
D01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
A A D B
C B B A C C B B D Questões
 Respostas B
D21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
14 de fevereiro de 2016
Gabarito divulgado de acordo o Edital do Processo.NOTA:
www.pciconcursos.com.br
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE 
SERRO – MG EDITAL 1/2015
14/02/2016
 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES 
COMISSÃO TÉCNICA DE CONCURSOS - COTEC 
 
CARGO(S)
CONTEÚDO:
PROVAS DE CONHEC. ESPECÍFICOS E LÍNGUA PORTUGUESA
104
GABARITO OFICIAL
CADERNO:
01019 Fiscal em Meio Ambiente
D B C C A D C B A B D A B B C D D C B
D B C C A D C B A B D A B B C D D C B Questões
 Respostas B
B01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
D B A C
D B C C A D C B A Questões
 Respostas A
B21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
14 de fevereiro de 2016
Gabarito divulgado de acordo o Edital do Processo.NOTA:
www.pciconcursos.com.br
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA PREFEITURA MUNICIPALDE 
SERRO – MG EDITAL 1/2015
14/02/2016
 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES 
COMISSÃO TÉCNICA DE CONCURSOS - COTEC 
 
CARGO(S)
CONTEÚDO:
PROVAS DE CONHEC. ESPECÍFICOS E LÍNGUA PORTUGUESA
105
GABARITO OFICIAL
CADERNO:
01020 Técnico em Contabilidade
C C A D A B D C A D D C B D C D D C B
C C A D A B D C A D D C B D C D D C B Questões
 Respostas B
B01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
D B A C
C C A D A B D C A Questões
 Respostas A
B21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
14 de fevereiro de 2016
Gabarito divulgado de acordo o Edital do Processo.NOTA:
www.pciconcursos.com.br
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE 
SERRO – MG EDITAL 1/2015
14/02/2016
 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES 
COMISSÃO TÉCNICA DE CONCURSOS - COTEC 
 
CARGO(S)
CONTEÚDO:
PROVAS DE CONHEC. ESPECÍFICOS E LÍNGUA PORTUGUESA
106
GABARITO OFICIAL
CADERNO:
01021 Técnico Civil
C B A D B B C C A B C D B D C D D C B
C B A D B B C C A B C D B D C D D C B Questões
 Respostas A
A01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
D B A C
C B A D B B C C A Questões
 Respostas A
A21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
14 de fevereiro de 2016
Gabarito divulgado de acordo o Edital do Processo.NOTA:
www.pciconcursos.com.br
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE 
SERRO – MG EDITAL 1/2015
14/02/2016
 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES 
COMISSÃO TÉCNICA DE CONCURSOS - COTEC 
 
CARGO(S)
CONTEÚDO:
PROVAS DE CONHEC. ESPECÍFICOS E LÍNGUA PORTUGUESA
107
GABARITO OFICIAL
CADERNO:
01022 Técnico Enfermagem
D B C C A D C B A A C D C B C D D C B
D B C C A D C B A A C D C B C D D C B Questões
 Respostas D
D01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
D B A C
D B C C A D C B A Questões
 Respostas A
D21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
14 de fevereiro de 2016
Gabarito divulgado de acordo o Edital do Processo.NOTA:
www.pciconcursos.com.br
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE 
SERRO – MG EDITAL 1/2015
14/02/2016
 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES 
COMISSÃO TÉCNICA DE CONCURSOS - COTEC 
 
CARGO(S)
CONTEÚDO:
PROVAS DE CONHEC. ESPECÍFICOS E LÍNGUA PORTUGUESA
109
GABARITO OFICIAL
CADERNO:
01024 Técnico em Patologia Clínica
D A C C A B A D D C B A C B C D D C B
D A C C A B A D D C B A C B C D D C B Questões
 Respostas B
B01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
D B A C
D A C C A B A D D Questões
 Respostas A
B21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
14 de fevereiro de 2016
Gabarito divulgado de acordo o Edital do Processo.NOTA:
www.pciconcursos.com.br
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE 
SERRO – MG EDITAL 1/2015
14/02/2016
 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES 
COMISSÃO TÉCNICA DE CONCURSOS - COTEC 
 
CARGO(S)
CONTEÚDO:
PROVAS DE CONHEC. ESPECÍFICOS E LÍNGUA PORTUGUESA
110
GABARITO OFICIAL
CADERNO:
01025 Técnico em Segurança do Trabalho
B A A C B B D A B D C B A C C D D C B
B A A C B B D A B D C B A C C D D C B Questões
 Respostas D
D01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
D B A C
B A A C B B D A B Questões
 Respostas A
D21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
14 de fevereiro de 2016
Gabarito divulgado de acordo o Edital do Processo.NOTA:
www.pciconcursos.com.br
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE 
SERRO – MG EDITAL 1/2015
14/02/2016
 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES 
COMISSÃO TÉCNICA DE CONCURSOS - COTEC 
 
CARGO(S)
CONTEÚDO:
PROVAS DE CONHEC. ESPECÍFICOS E LÍNGUA PORTUGUESA
111
GABARITO OFICIAL
CADERNO:
01026 Arquiteto Urbanista
A D C B C D C C B A D B D A C D D C B
A D C B C D C C B A D B D A C D D C B Questões
 Respostas A
A01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
D B A C
A D C B C D C C B Questões
 Respostas A
A21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
14 de fevereiro de 2016
Gabarito divulgado de acordo o Edital do Processo.NOTA:
www.pciconcursos.com.br
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE 
SERRO – MG EDITAL 1/2015
14/02/2016
 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES 
COMISSÃO TÉCNICA DE CONCURSOS - COTEC 
 
CARGO(S)
CONTEÚDO:
PROVAS DE CONHEC. ESPECÍFICOS E LÍNGUA PORTUGUESA
112
GABARITO OFICIAL
CADERNO:
01027 Assistente Social
D D A C B A D C C D B C D B C D D C B
D D A C B A D C C D B C D B C D D C B Questões
 Respostas B
B01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
D B A C
D D A C B A D C C Questões
 Respostas A
B21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
14 de fevereiro de 2016
Gabarito divulgado de acordo o Edital do Processo.NOTA:
www.pciconcursos.com.br
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE 
SERRO – MG EDITAL 1/2015
14/02/2016
 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES 
COMISSÃO TÉCNICA DE CONCURSOS - COTEC 
 
CARGO(S)
CONTEÚDO:
PROVAS DE CONHEC. ESPECÍFICOS E LÍNGUA PORTUGUESA
113
GABARITO OFICIAL
CADERNO:
01028 Contador
B C D D A D B A C B D A D B C D D C B
B C D D A D B A C B D A D B C D D C B Questões
 Respostas C
C01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
D B A C
B C D D A D B A C Questões
 Respostas A
C21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
14 de fevereiro de 2016
Gabarito divulgado de acordo o Edital do Processo.NOTA:
www.pciconcursos.com.br
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE 
SERRO – MG EDITAL 1/2015
14/02/2016
 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES 
COMISSÃO TÉCNICA DE CONCURSOS - COTEC 
 
CARGO(S)
CONTEÚDO:
PROVAS DE CONHEC. ESPECÍFICOS E LÍNGUA PORTUGUESA
114
GABARITO OFICIAL
CADERNO:
01029 Educador Físico
B D A D B B C A D B C D D A C D D C B
B D A D B B C A D B C D D A C D D C B Questões
 Respostas C
C01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
D B A C
B D A D B B C A D Questões
 Respostas A
C21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
14 de fevereiro de 2016
Gabarito divulgado de acordo o Edital do Processo.NOTA:
www.pciconcursos.com.br
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE 
SERRO – MG EDITAL 1/2015
14/02/2016
 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES 
COMISSÃO TÉCNICA DE CONCURSOS - COTEC 
 
CARGO(S)
CONTEÚDO:
PROVAS DE CONHEC. ESPECÍFICOS E LÍNGUA PORTUGUESA
115
GABARITO OFICIAL
CADERNO:
01030 Enfermeiro
C D D C A D B A A C D B B D C D D C B
C D D C A D B A A C D B B D C D D C B Questões
 Respostas B
B01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
D B A C
C D D C A D B A A Questões
 Respostas A
B21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
14 de fevereiro de 2016
Gabarito divulgado de acordo o Edital do Processo.NOTA:
www.pciconcursos.com.br
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE 
SERRO – MG EDITAL 1/2015
14/02/2016
 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES 
COMISSÃO TÉCNICA DE CONCURSOS - COTEC 
 
CARGO(S)
CONTEÚDO:
PROVAS DE CONHEC. ESPECÍFICOS E LÍNGUA PORTUGUESA
116
GABARITO OFICIAL
CADERNO:
01031 Engenheiro Civil
C A B D D B A D C B D A A B C D D C B
C A B D D B A D C B D A A B C D D C B Questões
 Respostas D
D01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
D B A C
C A B D D B A D C Questões
 Respostas A
D21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
14 de fevereiro de 2016
Gabarito divulgado de acordo o Edital do Processo.NOTA:
www.pciconcursos.com.br
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE 
SERRO – MG EDITAL 1/2015
14/02/2016
 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES 
COMISSÃO TÉCNICA DE CONCURSOS - COTEC 
 
CARGO(S)
CONTEÚDO:
PROVAS DE CONHEC. ESPECÍFICOS E LÍNGUA PORTUGUESA
117
GABARITO OFICIAL
CADERNO:
01032 Fisioterapeuta
C A D D C B A D B D C C D B C D D C B
C A D D C B A D B D C C D B C D D C B Questões
 RespostasB
B01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
D B A C
C A D D C B A D B Questões
 Respostas A
B21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
14 de fevereiro de 2016
Gabarito divulgado de acordo o Edital do Processo.NOTA:
www.pciconcursos.com.br
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE 
SERRO – MG EDITAL 1/2015
14/02/2016
 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES 
COMISSÃO TÉCNICA DE CONCURSOS - COTEC 
 
CARGO(S)
CONTEÚDO:
PROVAS DE CONHEC. ESPECÍFICOS E LÍNGUA PORTUGUESA
118
GABARITO OFICIAL
CADERNO:
01033 Médico Clínico Geral
C C A B D C C B D C A A B D C D D C B
C C A B D C C B D C A A B D C D D C B Questões
 Respostas B
B01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
D B A C
C C A B D C C B D Questões
 Respostas A
B21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
14 de fevereiro de 2016
Gabarito divulgado de acordo o Edital do Processo.NOTA:
www.pciconcursos.com.br
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE 
SERRO – MG EDITAL 1/2015
14/02/2016
 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES 
COMISSÃO TÉCNICA DE CONCURSOS - COTEC 
 
CARGO(S)
CONTEÚDO:
PROVAS DE CONHEC. ESPECÍFICOS E LÍNGUA PORTUGUESA
119
GABARITO OFICIAL
CADERNO:
01034 Médico Ginecologista e Obstetra
C B A D C B D D A C C B D A C D D C B
C B A D C B D D A C C B D A C D D C B Questões
 Respostas C
C01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
D B A C
C B A D C B D D A Questões
 Respostas A
C21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
14 de fevereiro de 2016
Gabarito divulgado de acordo o Edital do Processo.NOTA:
www.pciconcursos.com.br
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE 
SERRO – MG EDITAL 1/2015
14/02/2016
 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES 
COMISSÃO TÉCNICA DE CONCURSOS - COTEC 
 
CARGO(S)
CONTEÚDO:
PROVAS DE CONHEC. ESPECÍFICOS E LÍNGUA PORTUGUESA
120
GABARITO OFICIAL
CADERNO:
01035 Médico Pediatra
A B D C B B C A D C A B D C C D D C B
A B D C B B C A D C A B D C C D D C B Questões
 Respostas D
D01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
D B A C
A B D C B B C A D Questões
 Respostas A
D21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
14 de fevereiro de 2016
Gabarito divulgado de acordo o Edital do Processo.NOTA:
www.pciconcursos.com.br
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE 
SERRO – MG EDITAL 1/2015
14/02/2016
 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES 
COMISSÃO TÉCNICA DE CONCURSOS - COTEC 
 
CARGO(S)
CONTEÚDO:
PROVAS DE CONHEC. ESPECÍFICOS E LÍNGUA PORTUGUESA
121
GABARITO OFICIAL
CADERNO:
01036 Nutricionista
A B D C D A C B C B D A A C C D D C B
A B D C D A C B C B D A A C C D D C B Questões
 Respostas A
A01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
D B A C
A B D C D A C B C Questões
 Respostas A
A21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
14 de fevereiro de 2016
Gabarito divulgado de acordo o Edital do Processo.NOTA:
www.pciconcursos.com.br
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE 
SERRO – MG EDITAL 1/2015
14/02/2016
 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES 
COMISSÃO TÉCNICA DE CONCURSOS - COTEC 
 
CARGO(S)
CONTEÚDO:
PROVAS DE CONHEC. ESPECÍFICOS E LÍNGUA PORTUGUESA
122
GABARITO OFICIAL
CADERNO:
01037 Psicólogo
B A C D B B A B A D C C B B C D D C B
B A C D B B A B A D C C B B C D D C B Questões
 Respostas D
D01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
D B A C
B A C D B B A B A Questões
 Respostas A
D21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
14 de fevereiro de 2016
Gabarito divulgado de acordo o Edital do Processo.NOTA:
www.pciconcursos.com.br
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE 
SERRO – MG EDITAL 1/2015
14/02/2016
 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES 
COMISSÃO TÉCNICA DE CONCURSOS - COTEC 
 
CARGO(S)
CONTEÚDO:
PROVAS DE CONHEC. ESPECÍFICOS E LÍNGUA PORTUGUESA
123
GABARITO OFICIAL
CADERNO:
01038 Professor de Educação Física
A A B C B C A D D C B A B D C D D C B
A A B C B C A D D C B A B D C D D C B Questões
 Respostas C
C01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
D B A C
A A B C B C A D D Questões
 Respostas A
C21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
14 de fevereiro de 2016
Gabarito divulgado de acordo o Edital do Processo.NOTA:
www.pciconcursos.com.br
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE 
SERRO – MG EDITAL 1/2015
14/02/2016
 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES 
COMISSÃO TÉCNICA DE CONCURSOS - COTEC 
 
CARGO(S)
CONTEÚDO:
PROVAS DE CONHEC. ESPECÍFICOS E LÍNGUA PORTUGUESA
124
GABARITO OFICIAL
CADERNO:
01039 Professor de Educação Básica
B A D D C C B A B D B C B C C D D C B
B A D D C C B A B D B C B C C D D C B Questões
 Respostas C
C01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
D B A C
B A D D C C B A B Questões
 Respostas A
C21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
14 de fevereiro de 2016
Gabarito divulgado de acordo o Edital do Processo.NOTA:
www.pciconcursos.com.br
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE 
SERRO – MG EDITAL 1/2015
14/02/2016
 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES 
COMISSÃO TÉCNICA DE CONCURSOS - COTEC 
 
CARGO(S)
CONTEÚDO:
PROVAS DE CONHEC. ESPECÍFICOS E LÍNGUA PORTUGUESA
125
GABARITO OFICIAL
CADERNO:
01040 Orientador Pedagógico
01041 Supervisor Pedagógico
B B A D C A C D C D B B A A C D D C B
B B A D C A C D C D B B A A C D D C B Questões
 Respostas D
D01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
D B A C
B B A D C A C D C Questões
 Respostas A
D21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
14 de fevereiro de 2016
Gabarito divulgado de acordo o Edital do Processo.NOTA:

Mais conteúdos dessa disciplina