Buscar

Exercício sobre a Descolonização da África, Ásia e Questão Árabe-Israelente na Palestina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leia o trecho a seguir:
"Desmanchar o mundo colonial não significa que depois da abolição das fronteiras se vão abrir vias de passagem entre as duas zonas. Destruir o mundo colonial é, nem mais nem menos, abolir uma zona, enterrá-la profundamente no solo ou expulsá-la do território" (FANON, 1979).
Considerando os movimentos de descolonização, assinale a alternativa correta.
A. A destruição das estruturas sociais ou a submissão mais indireta, ao rejeitar a legitimidade cultural dos nativos, são exemplos de casos de violência praticados no processo de dominação colonial.
Leia o trecho a seguir:
"A minha alegação é que, sem examinar o orientalismo como um discurso, não se pode entender a disciplina enormemente sistemática por meio da qual a cultura europeia conseguiu administrar — e até produzir — o Oriente política, sociológica, ideológica, científica e imaginativamente durante o período pós-iluminismo" (SAID, 1996).
Segundo Said:
o orientalismo seria um conjunto de ideias e manifestações que se transformaram em um discurso oficial.
3. 
Analise o trecho a seguir:
"A existência de atritos internos entre os árabes é um argumento para que alguns autores afirmem ser política, e não religiosa, a causa dos choques no Oriente Médio. A tradição do Oriente é juntar todas as formas de ver o mundo, inclusive as políticas e religiosas. Certamente a religião sozinha não explica nada no Oriente Médio, bem como a política" (KARNAL, 1994).
De acordo com a descrição acima da natureza dos conflitos árabes e israelenses, assinale a alternativa correta. 
A. A Guerra Irã-Iraque teve forte base religiosa, com o embate entre sunitas e xiitas, que queriam o poder político e econômico. 
Leia atentamente o texto a seguir:
"À imagem do escrito pelo seu presidente e fundador, Robert Mangaliso Sobukwe, no The Africanist, o PAC considerava a África do Sul como um país africano e se fixava como objetivos colocar um ponto final à supremacia branca e fazer triunfar o pan-africanismo. Ele opunhase a uma política multirracial, dirigida pelos brancos, os quais, aos seus olhos, eram todos acionistas da Sociedade Anônima dos Opressores da África do Sul. Ao mesmo tempo, militantes decepcionados com o multirracial South African Congress of Trade Unions que apoiava o CNA, criaram uma federação sindical exclusivamente africana, a Federation of Free African Trade Unions of South Africa" (CHANAIWA, 2010).
Considerando seus conhecimentos sobre a luta contra o apartheid na África do Sul, assinale a alternativa correta.
C. A luta contra o apartheid também foi feita de forma violenta; havia dissidentes nos partidos e grupos negros que queriam atitudes mais severas.
Leia o texto a seguir:
"(...) é um conceito que inclui um elemento de elevação e refinamento, o reservatório do melhor de cada sociedade, no saber e no pensamento (...) Com o tempo, a cultura vem a ser associada, muitas vezes de forma agressiva, à nação ou ao Estado; isso ‘nos’ diferencia ‘deles’, quase sempre com algum grau de xenofobia. A cultura, neste sentido, é uma fonte de identidade, (...)" (SAID, 1995).
Said elabora o conceito de cultura a partir de duas vertentes. A partir dessa informação e da leitura do texto, analise a alternativa correta.
Said criou um modelo geral de cultura imperial, que seria aquela que obteria uma relação entre metrópole e colônia.

Continue navegando