Logo Passei Direto
Buscar

Prova Pref. VitóriaES - FUNCAB - 2011 - para Professor III - Geografia.pdf

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.
Que opção melhor indicaria por que, de acordo com o texto, Fernanda Pedrosa “... é uma professora de educação física pouco convencional.”?
A) Trabalha com portadores de deficiências e suas aulas são disputadas por esses alunos.
B) Decorou todos os malabarismos e acrobacias do Cirque Du Soleil.
C) Adaptou e acrescentou ao conteúdo de suas aulas atividades que motivam os alunos.
D) Suas aulas são as mais disputadas de uma escola na periferia de Belo Horizonte.
E) Conseguiu integrar alunos com diversas habilidades numa mesma atividade.

Em: “... mas ainda à frente de suas aulas (EMBORA, evidentemente, longe dos trapézios).”, a palavra destacada pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:
A) portanto
B) ainda que
C) contanto que
D) por conseguinte
E) desde que

Marque a frase que apresenta a mesma estrutura sintática da destacada em “Também SE RENOVOU o ânimo das crianças para com o colégio.”
A) PRECISA-SE de professores especializados.
B) DECLAROU-SE, nesse informativo, o número de alunos que passaram no concurso.
C) NECESSITA-SE de novos funcionários na cantina da escola.
D) TRATA-SE de uma nova pedagogia que revolucionará o ensino.
E) VIVE-SE bem nesta cidade.

Assinale a opção que completa, correta e respectivamente, as lacunas da frase abaixo. ____ muitos anos esperam-se ___ novas regras referentes ___ ortografia da língua portuguesa.
A) Há – às – a
B) À – as – à
C) À – às – a
D) A– às – à
E) Há – as – à

Assinale a opção em que o fragmento destacado do texto corresponde, correta e diretamente, à característica indicada entre parênteses.
A) “Ela não se paralisou diante das lacunas de infraestrutura.” (competência)
B) “Ao contrário, improvisou um circo com velhos tatames, cordas e bambolês.” (competitividade)
C) “E não de qualquer um. Fernanda tem como fonte de inspiração nada menos que o canadense Cirque Du Soleil.” (disciplina)
D) “Alguns de meus alunos já conseguem fazer números como os acrobatas do Cirque Du Soleil.” (profissionalismo)
E) “Com adaptações bem simples, como elevar a corda para que um estudante em cadeira de rodas possa passar ao outro lado e entrar na brincadeira...” (criatividade)

“Na semana passada, o trabalho lhe rendeu o Prêmio Educador Nota 10...” Indique a frase do texto em que, de acordo com a norma culta, também caberia substituir o termo destacado pelo pronome LHE.
A) “... ela ensina EXERCÍCIOS DE CIRCO...”
B) “Nunca assistiuAUM ESPETÁCULO de perto...”
C) “ J á d e c o r o u Q U A S E T O D O S O S MALABARISMOS EACROBACIAS...”
D) “Ensina os mais básicos A 130 ALUNOS DE 6A11ANOS.”
E) “... para atrair CRIANÇAS POBRES E DESPROVIDAS DE INCENTIVOS.”

Assinale a opção que atende à norma culta da língua no que diz respeito à regência verbal.
A) Lembro-me do dia em que você apareceu na escola pela primeira vez.
B) Prefiro continuar estudando do que procurar emprego agora.
C) Os professores chegavam na escola todos os dias, pontualmente, às 7horas.
D) Esquecia-me sempre o nome dos alunos desta turma.
E) Eles pagaram os funcionários e fecharam a firma, sem mais explicações.

Assinale a opção em que o trecho foge à norma culta da língua.
A) “Linguiça tinha trema e eu nunca usei!”
B) “... já fiz muita lista de churrasco nessa vida.”
C) “Sabe o que isso significa?”
D) “Já aplicava o novo acordo antes mesmo dele ser assinado.”
E) “Faço parte da classe dos gênios!”

Assinale a palavra que, de acordo com o novo acordo ortográfico, está correta quanto ao uso do hífen.
A) bem-vindo
B) extra-escolar
C) anti-religioso
D) co-obrigação
E) dia-a-dia

Assinale a palavra que, de acordo com o novo acordo ortográfico, perdeu o acento, exemplificando a regra da tirinha.
A) língua.
B) míope.
C) baiúca.
D) cafeína.
E) índio.

“A aprovação da Lei nº 9.795, de 27/04/1999, e do seu regulamento, o Decreto nº 4.281, de 25/06/2002, estabelecendo a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), trouxe grande esperança, especialmente para os educadores, ambientalistas e professores, pois há muito já se fazia educação ambiental, independente de haver ou não um marco legal.”
Dessa forma, a PNEA reforça e qualifica o direito de todos à educação ambiental, como:
A) um componente eventual e assistemático da educação estadual.
B) uma diretriz curricular e normativa da educação básica.
C) um componente essencial e permanente da educação nacional.
D) um objetivo a ser buscado pelos órgãos governamentais.
E) uma política reguladora e normativa para as escolas federais.

Vamos cuidar do Brasil A educação ambiental, como parte integrante da Educação, contribui para a formação humana. Sobre isso, declara-se:
Está(ão) correta(s):
I. A educação ambiental deve ser capaz de levar os alunos a refletirem sobre as questões do ambiente no sentido de que as relações do ser humano com a natureza e com as pessoas assegurem uma qualidade de vida no futuro.
II. Deve ser prioridade da Educação Ambiental educar crianças e jovens para se tornarem ativistas ecológicos, com o objetivo exclusivo de tomarem parte ativa em ONGS, associações e entidades não governamentais ambientalistas.
III. Na educação ambiental, deve ser introduzido o conceito de ética da valorização e do respeito à diversidade das culturas, às diferenças entre as pessoas, pois os seres humanos estão incluídos no conceito de natureza.
A) Apenas I e II.
B) Apenas II e III.
C) Apenas I e III.
D) Apenas II.
E) I, II e III.

No que se refere ao papel dos cursos de formação de professores e suas relações com a escola pública, analise as asserções a seguir, inspiradas no artigo “O currículo como política cultural e a formação docente”, de Antônio Flávio Moreira.
Asserção 1: Os atores dos cursos de formação de professores têm, dominantemente, utilizado a escola pública para observações, estágios e pesquisas, porém pouco tem sido devolvido à escola com base na análise dessas atividades.
Asserção 2: Não deve ser obrigação de qualquer curso que forma professores estabelecer com a escola um diálogo crítico, uma vez que a formação de professores e a escola se encontram em lados opostos e não têm esse poder de interação.
A) A primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.
B) A primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.
C) As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma conclusão correta da primeira.
D) As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma explicação correta da primeira.
E) Tanto a primeira como a segunda asserções são falsas.

Territórios contestados: A Resolução n° 4, de 2 de outubro de 2009, que institui as diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, tem em seu Art. 1º a menção ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), que tem como função:
A) complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que assegurem o desenvolvimento de sua aprendizagem e a sua plena participação na sociedade.
B) suprir uma necessidade incompatível com os recursos da escola pública, garantindo ajuda financeira e transporte gratuito para a pessoa com deficiência, a fim de assegurar o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente.
C) proporcionar atendimento médico, nas modalidades neurológicas e psiquiátricas, aos alunos e a seus familiares, com o objetivo de contribuir para a saúde mental da família e sua melhor inserção na sociedade produtiva.
D) realizar atendimento especializado à pessoa com deficiência ou altas habilidades/superdotação prioritariamente em instituições especializadas, conveniadas com a Secretaria de Educação ou órgão equivalente, fora da escola em que o aluno estiver matriculado.
E) atender pedagogicamente o aluno com deficiência, de forma concomitante ao ensino regular, auxiliando-o na sala de aula de modo que ele possa acompanhar cognitivamente a demanda da classe, sem comprometer o andamento do conteúdo ministrado.

Apresentam compromisso com um Projeto Político-Pedagógico de qualidade e estão de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, o(s) professor(es) de:
A) Português somente.
B) Geografia somente.
C) Matemática e Geografia.
D) Português e Matemática.
E) Geografia e Ciências.

A Resolução CNE/CEB nº 04/2010, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, ao apresentar Formas para a Organização Curricular, em seu Capítulo I, conceitua, nos parágrafos 5º, 6º e 7º do Art. 13, transversalidade e interdisciplinaridade. Sobre isso, afirma-se:
Está(ão) correta(s):
I. A transversalidade deve ser entendida como uma forma de organização do trabalho didático-pedagógico em que são integrados às disciplinas e às áreas ditas convencionais temas e eixos temáticos, de forma a perpassarem todas elas.
II. A transversalidade não difere da interdisciplinaridade, pois ambas se apoiam em uma concepção de conhecimento que toma a realidade como algo estável, pronto e acabado.
III. A transversalidade refere-se à dimensão didático-pedagógica, e a interdisciplinaridade, à abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento.
A) Apenas I e III.
B) Apenas II e III.
C) Apenas I e II.
D) Apenas I.
E) I, II e III.

Nessa perspectiva, a reprovação escolar é vista como:
A) um prejuízo ao ensino/aprendizado.
B) um problema a ser solucionado.
C) uma motivação ao estudo.
D) uma renúncia à educação.
E) motivo de exclusão social.

Pais ou responsáveis que se sentissem incomodados com a situação poderiam usar o seguinte argumento para rebater a afirmação da coordenadora:
A) Os professores conseguem identificar, logo nos primeiros meses do ano letivo, quem tem condições de passar de ano e quem não tem.
B) Os alunos desinteressados ou indisciplinados devem ser punidos com notas baixas, e os alunos estudiosos e interessados devem ser recompensados com notas altas, para que a escola possa ser considerada de qualidade.
C) Não é o professor quem reprova o aluno, mas ele mesmo o faz, quando não presta atenção às aulas e não consegue entender os conteúdos das disciplinas.
D) O objetivo do processo de ensino e de educação é que todas as crianças desenvolvam suas capacidades físicas e intelectuais, seu pensamento criativo e autônomo, razão por que a avaliação deve ajudar todas as crianças nesse processo.
E) Provas escritas são o único meio de obtenção de informação sobre o rendimento dos alunos, e escola, professores e pais necessitam apenas da comprovação quantitativa dos resultados para analisarem e avaliarem o conhecimento dos alunos.

Assinale a afirmação que caracteriza a fala da coordenadora na reunião, ao considerar a ideia de que o professor competente é aquele que:
A) considera apenas os aspectos qualitativos da avaliação, como forma de controle do aluno.
B) elabora bem as questões de provas, de acordo com os objetivos estabelecidos.
C) sabe que a prova é um momento privilegiado de estudo e não um acerto de contas.
D) cria um ambiente favorável ao controle das emoções no momento da avaliação.
E) entende a avaliação da aprendizagem como um ato acolhedor, integrativo, inclusivo.

Esse projeto da escola em Salvador contempla o seguinte aspecto de um conjunto de medidas que ajudam a diminuir as faltas e a evasão de jovens e adultos:
A) Atendimento às famílias, com a criação de uma infraestrutura para receber os filhos dos alunos.
B) Reorganização do tempo, elaborando-se um cronograma de aulas ajustado à disponibilidade dos alunos.
C) Atendimento individualizado, por meio de um plano de estudos personalizado segundo as possibilidades de cada aluno.
D) Acolhimento e merenda, oferecendo refeição aos alunos e incentivando-os a estudar.
E) Uso de variadas linguagens que incorporam atividades relacionadas com a arte e com a cultura.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.
Que opção melhor indicaria por que, de acordo com o texto, Fernanda Pedrosa “... é uma professora de educação física pouco convencional.”?
A) Trabalha com portadores de deficiências e suas aulas são disputadas por esses alunos.
B) Decorou todos os malabarismos e acrobacias do Cirque Du Soleil.
C) Adaptou e acrescentou ao conteúdo de suas aulas atividades que motivam os alunos.
D) Suas aulas são as mais disputadas de uma escola na periferia de Belo Horizonte.
E) Conseguiu integrar alunos com diversas habilidades numa mesma atividade.

Em: “... mas ainda à frente de suas aulas (EMBORA, evidentemente, longe dos trapézios).”, a palavra destacada pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:
A) portanto
B) ainda que
C) contanto que
D) por conseguinte
E) desde que

Marque a frase que apresenta a mesma estrutura sintática da destacada em “Também SE RENOVOU o ânimo das crianças para com o colégio.”
A) PRECISA-SE de professores especializados.
B) DECLAROU-SE, nesse informativo, o número de alunos que passaram no concurso.
C) NECESSITA-SE de novos funcionários na cantina da escola.
D) TRATA-SE de uma nova pedagogia que revolucionará o ensino.
E) VIVE-SE bem nesta cidade.

Assinale a opção que completa, correta e respectivamente, as lacunas da frase abaixo. ____ muitos anos esperam-se ___ novas regras referentes ___ ortografia da língua portuguesa.
A) Há – às – a
B) À – as – à
C) À – às – a
D) A– às – à
E) Há – as – à

Assinale a opção em que o fragmento destacado do texto corresponde, correta e diretamente, à característica indicada entre parênteses.
A) “Ela não se paralisou diante das lacunas de infraestrutura.” (competência)
B) “Ao contrário, improvisou um circo com velhos tatames, cordas e bambolês.” (competitividade)
C) “E não de qualquer um. Fernanda tem como fonte de inspiração nada menos que o canadense Cirque Du Soleil.” (disciplina)
D) “Alguns de meus alunos já conseguem fazer números como os acrobatas do Cirque Du Soleil.” (profissionalismo)
E) “Com adaptações bem simples, como elevar a corda para que um estudante em cadeira de rodas possa passar ao outro lado e entrar na brincadeira...” (criatividade)

“Na semana passada, o trabalho lhe rendeu o Prêmio Educador Nota 10...” Indique a frase do texto em que, de acordo com a norma culta, também caberia substituir o termo destacado pelo pronome LHE.
A) “... ela ensina EXERCÍCIOS DE CIRCO...”
B) “Nunca assistiuAUM ESPETÁCULO de perto...”
C) “ J á d e c o r o u Q U A S E T O D O S O S MALABARISMOS EACROBACIAS...”
D) “Ensina os mais básicos A 130 ALUNOS DE 6A11ANOS.”
E) “... para atrair CRIANÇAS POBRES E DESPROVIDAS DE INCENTIVOS.”

Assinale a opção que atende à norma culta da língua no que diz respeito à regência verbal.
A) Lembro-me do dia em que você apareceu na escola pela primeira vez.
B) Prefiro continuar estudando do que procurar emprego agora.
C) Os professores chegavam na escola todos os dias, pontualmente, às 7horas.
D) Esquecia-me sempre o nome dos alunos desta turma.
E) Eles pagaram os funcionários e fecharam a firma, sem mais explicações.

Assinale a opção em que o trecho foge à norma culta da língua.
A) “Linguiça tinha trema e eu nunca usei!”
B) “... já fiz muita lista de churrasco nessa vida.”
C) “Sabe o que isso significa?”
D) “Já aplicava o novo acordo antes mesmo dele ser assinado.”
E) “Faço parte da classe dos gênios!”

Assinale a palavra que, de acordo com o novo acordo ortográfico, está correta quanto ao uso do hífen.
A) bem-vindo
B) extra-escolar
C) anti-religioso
D) co-obrigação
E) dia-a-dia

Assinale a palavra que, de acordo com o novo acordo ortográfico, perdeu o acento, exemplificando a regra da tirinha.
A) língua.
B) míope.
C) baiúca.
D) cafeína.
E) índio.

“A aprovação da Lei nº 9.795, de 27/04/1999, e do seu regulamento, o Decreto nº 4.281, de 25/06/2002, estabelecendo a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), trouxe grande esperança, especialmente para os educadores, ambientalistas e professores, pois há muito já se fazia educação ambiental, independente de haver ou não um marco legal.”
Dessa forma, a PNEA reforça e qualifica o direito de todos à educação ambiental, como:
A) um componente eventual e assistemático da educação estadual.
B) uma diretriz curricular e normativa da educação básica.
C) um componente essencial e permanente da educação nacional.
D) um objetivo a ser buscado pelos órgãos governamentais.
E) uma política reguladora e normativa para as escolas federais.

Vamos cuidar do Brasil A educação ambiental, como parte integrante da Educação, contribui para a formação humana. Sobre isso, declara-se:
Está(ão) correta(s):
I. A educação ambiental deve ser capaz de levar os alunos a refletirem sobre as questões do ambiente no sentido de que as relações do ser humano com a natureza e com as pessoas assegurem uma qualidade de vida no futuro.
II. Deve ser prioridade da Educação Ambiental educar crianças e jovens para se tornarem ativistas ecológicos, com o objetivo exclusivo de tomarem parte ativa em ONGS, associações e entidades não governamentais ambientalistas.
III. Na educação ambiental, deve ser introduzido o conceito de ética da valorização e do respeito à diversidade das culturas, às diferenças entre as pessoas, pois os seres humanos estão incluídos no conceito de natureza.
A) Apenas I e II.
B) Apenas II e III.
C) Apenas I e III.
D) Apenas II.
E) I, II e III.

No que se refere ao papel dos cursos de formação de professores e suas relações com a escola pública, analise as asserções a seguir, inspiradas no artigo “O currículo como política cultural e a formação docente”, de Antônio Flávio Moreira.
Asserção 1: Os atores dos cursos de formação de professores têm, dominantemente, utilizado a escola pública para observações, estágios e pesquisas, porém pouco tem sido devolvido à escola com base na análise dessas atividades.
Asserção 2: Não deve ser obrigação de qualquer curso que forma professores estabelecer com a escola um diálogo crítico, uma vez que a formação de professores e a escola se encontram em lados opostos e não têm esse poder de interação.
A) A primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.
B) A primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.
C) As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma conclusão correta da primeira.
D) As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma explicação correta da primeira.
E) Tanto a primeira como a segunda asserções são falsas.

Territórios contestados: A Resolução n° 4, de 2 de outubro de 2009, que institui as diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, tem em seu Art. 1º a menção ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), que tem como função:
A) complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que assegurem o desenvolvimento de sua aprendizagem e a sua plena participação na sociedade.
B) suprir uma necessidade incompatível com os recursos da escola pública, garantindo ajuda financeira e transporte gratuito para a pessoa com deficiência, a fim de assegurar o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente.
C) proporcionar atendimento médico, nas modalidades neurológicas e psiquiátricas, aos alunos e a seus familiares, com o objetivo de contribuir para a saúde mental da família e sua melhor inserção na sociedade produtiva.
D) realizar atendimento especializado à pessoa com deficiência ou altas habilidades/superdotação prioritariamente em instituições especializadas, conveniadas com a Secretaria de Educação ou órgão equivalente, fora da escola em que o aluno estiver matriculado.
E) atender pedagogicamente o aluno com deficiência, de forma concomitante ao ensino regular, auxiliando-o na sala de aula de modo que ele possa acompanhar cognitivamente a demanda da classe, sem comprometer o andamento do conteúdo ministrado.

Apresentam compromisso com um Projeto Político-Pedagógico de qualidade e estão de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, o(s) professor(es) de:
A) Português somente.
B) Geografia somente.
C) Matemática e Geografia.
D) Português e Matemática.
E) Geografia e Ciências.

A Resolução CNE/CEB nº 04/2010, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, ao apresentar Formas para a Organização Curricular, em seu Capítulo I, conceitua, nos parágrafos 5º, 6º e 7º do Art. 13, transversalidade e interdisciplinaridade. Sobre isso, afirma-se:
Está(ão) correta(s):
I. A transversalidade deve ser entendida como uma forma de organização do trabalho didático-pedagógico em que são integrados às disciplinas e às áreas ditas convencionais temas e eixos temáticos, de forma a perpassarem todas elas.
II. A transversalidade não difere da interdisciplinaridade, pois ambas se apoiam em uma concepção de conhecimento que toma a realidade como algo estável, pronto e acabado.
III. A transversalidade refere-se à dimensão didático-pedagógica, e a interdisciplinaridade, à abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento.
A) Apenas I e III.
B) Apenas II e III.
C) Apenas I e II.
D) Apenas I.
E) I, II e III.

Nessa perspectiva, a reprovação escolar é vista como:
A) um prejuízo ao ensino/aprendizado.
B) um problema a ser solucionado.
C) uma motivação ao estudo.
D) uma renúncia à educação.
E) motivo de exclusão social.

Pais ou responsáveis que se sentissem incomodados com a situação poderiam usar o seguinte argumento para rebater a afirmação da coordenadora:
A) Os professores conseguem identificar, logo nos primeiros meses do ano letivo, quem tem condições de passar de ano e quem não tem.
B) Os alunos desinteressados ou indisciplinados devem ser punidos com notas baixas, e os alunos estudiosos e interessados devem ser recompensados com notas altas, para que a escola possa ser considerada de qualidade.
C) Não é o professor quem reprova o aluno, mas ele mesmo o faz, quando não presta atenção às aulas e não consegue entender os conteúdos das disciplinas.
D) O objetivo do processo de ensino e de educação é que todas as crianças desenvolvam suas capacidades físicas e intelectuais, seu pensamento criativo e autônomo, razão por que a avaliação deve ajudar todas as crianças nesse processo.
E) Provas escritas são o único meio de obtenção de informação sobre o rendimento dos alunos, e escola, professores e pais necessitam apenas da comprovação quantitativa dos resultados para analisarem e avaliarem o conhecimento dos alunos.

Assinale a afirmação que caracteriza a fala da coordenadora na reunião, ao considerar a ideia de que o professor competente é aquele que:
A) considera apenas os aspectos qualitativos da avaliação, como forma de controle do aluno.
B) elabora bem as questões de provas, de acordo com os objetivos estabelecidos.
C) sabe que a prova é um momento privilegiado de estudo e não um acerto de contas.
D) cria um ambiente favorável ao controle das emoções no momento da avaliação.
E) entende a avaliação da aprendizagem como um ato acolhedor, integrativo, inclusivo.

Esse projeto da escola em Salvador contempla o seguinte aspecto de um conjunto de medidas que ajudam a diminuir as faltas e a evasão de jovens e adultos:
A) Atendimento às famílias, com a criação de uma infraestrutura para receber os filhos dos alunos.
B) Reorganização do tempo, elaborando-se um cronograma de aulas ajustado à disponibilidade dos alunos.
C) Atendimento individualizado, por meio de um plano de estudos personalizado segundo as possibilidades de cada aluno.
D) Acolhimento e merenda, oferecendo refeição aos alunos e incentivando-os a estudar.
E) Uso de variadas linguagens que incorporam atividades relacionadas com a arte e com a cultura.

Prévia do material em texto

pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwODoyOTo1OCAtMDMwMA==
CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA III PEB III– –
GEOGRAFIA
S06 V
ATENÇÃO: VERIFIQUE SE
CÓDIGO E PROVA DESTE
CADERNO DE QUESTÕES
CONFEREM COM O SEU
CARTÃO DE RESPOSTAS
PROVA
MANHÃ
FRASE PARA EXAME GRAFOTÉCNICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTÃO DE RESPOSTAS)
“Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo.”
1. Este contém questões de múltipla escolha, cada uma com 5 opçõesA, B, C, D e
E e 02 questões discursivas.
2. Ao receber o material, verifique no e nas
seu nome, número de inscrição, data de nascimento, cargo e prova. Qualquer
irregularidade comunique imediatamente ao fiscal de sala. Não serão aceitas reclamações
posteriores.
3. Leia atentamente cada questão e assinale no a opção que responde
corretamente a cada uma delas. O será o único documento válido para a
correção eletrônica. O preenchimento do e a respectiva assinatura
serão de inteira responsabilidade do candidato. Não haverá substituição do
e das , por erro do candidato.
4. Observe as seguintes recomendações relativas ao :
- A maneira correta de marcação das respostas é cobrir, fortemente, com esferográfica de
tinta azul ou preta, o espaço correspondente à letra a ser assinalada.
- Outras formas de marcação diferentes implicarão a rejeição do .
- Será atribuída nota zero às questões não assinaladas ou com falta de nitidez, ou com
marcação de mais de uma opção, e as emendadas ou rasuradas.
5. O fiscal de sala não está autorizado a alterar qualquer destas instruções. Em caso de dúvida,
solicite a presença do coordenador local.
6. Você só poderá retirar-se definitivamente do recinto de realização da prova após 1 hora
contada do seu efetivo início, .
7. Você só poderá levar este caso permaneça na sala até 1 hora
antes do término da prova.
8. Por motivo de segurança, só é permitido fazer anotação durante a prova no
, no e nas . Qualquer
outro tipo de anotação será motivo de eliminação automática do candidato.
9. Após identificado e instalado na sala, você não poderá consultar qualquer material, enquanto
aguarda o horário de início da prova.
10. Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala até que o último candidato entregue o
e as .
11. Ao terminar a prova, é de sua responsabilidade entregar ao fiscal o e as
. Não esqueça seus pertences.
12. O será disponibilizado no site www.funcab.org,
conforme estabelecido no Cronograma.
Caderno de Questões
Cartão de Respostas Folhas de Resposta das
Discursivas
Cartão de Respostas
Cartão de Respostas
Cartão de Respostas
Cartão de
Respostas Folhas de Resposta das Discursivas
Cartão de Respostas
Cartão de Respostas
sem levar o Caderno de Questões
Caderno de Questões
Caderno de
Questões Cartão de Respostas Folhas de Resposta das Discursivas
Cartão
de Respostas Folhas de Resposta das Discursivas
Cartão de Respostas
Folhas de Resposta das Discursivas
Gabarito Oficial da Prova Objetiva
LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES SEGUINTES:
BOA PROVA!
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwODoyOTo1OCAtMDMwMA==
02
Leia o texto abaixo e responda às questões
propostas.
A mineira Fernanda Pedrosa, de 30 anos, é
uma professora de educação física pouco
convencional. Em suas aulas, as mais disputadas no
colégio municipal José de Calasanz, na periferia de
Belo Horizonte, vê-se mais do que futebol ou vôlei: ali,
ela ensina exercícios de circo. E não de qualquer um.
Fernanda tem como fonte de inspiração nada menos
que o canadense Cirque Du Soleil. Nunca assistiu a
um espetáculo de perto, só em vídeos – mas de forma
exaustiva. Já decorou quase todos os malabarismos
e acrobacias. Ensina os mais básicos a 130 alunos de
6 a 11 anos. Onze deles são portadores de deficiência
física ou mental, situação com a qual Fernanda lida
de forma exemplar. Com adaptações bem simples,
como elevar a corda para que um estudante em
cadeira de rodas possa passar ao outro lado e entrar
na brincadeira, ela conseguiu integrar a todos. Foi se
quebrando aí, segundo relatos dos próprios alunos, o
preconceito. Também se renovou o ânimo das
crianças para com o colégio. A lição acabou
derivando para pesquisas sobre animais e arte
circense, fora do turno escolar. “Não esperava tanto
impacto”, diz Fernanda, grávida de sete meses, mas
ainda à frente de suas aulas (embora, evidentemente,
longe dos trapézios).
Na semana passada, o trabalho lhe rendeu o
Prêmio Educador Nota 10, concedido a dez
professores, além de um diretor, que se distinguiram
pela excelência no ensino básico. O prêmio, criado
em 1998, sempre dá destaque a um dos vitoriosos.
Foi o caso de Fernanda. O fato de ter sobressaído em
meio a 3 000 candidatos faz refletir sobre os
caminhos que encontrou para atrair crianças pobres e
desprovidas de incentivos. Ela não se paralisou
diante das lacunas de infraestrutura. Ao contrário,
improvisou um circo com velhos tatames, cordas e
bambolês. Debruçou-se sobre o projeto que sonhava
implantar na periferia de Belo Horizonte com a
obsessão de quem quer oferecer o melhor. Ela
festeja: “Alguns de meus alunos já conseguem fazer
números como os acrobatas do Cirque Du Soleil.”
Acrobacias para ensinar
(BETTI, Renata. , 26/10/2011)Revista Veja
.
LÍNGUA PORTUGUESA
FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt
Que opção melhor indicaria por que, de acordo com o
texto, Fernanda Pedrosa “... é uma professora de
educação física pouco convencional.”?
A) Trabalha com portadores de deficiências e suas
aulas são disputadas por esses alunos.
B) Decorou todos os malabarismos e acrobacias do
Cirque Du Soleil.
C) Adaptou e acrescentou ao conteúdo de suas
aulas atividades que motivam os alunos.
D) Suas aulas são as mais disputadas de uma escola
na periferia de Belo Horizonte.
E) Conseguiu integrar alunos com diversas
habilidades numa mesma atividade.
Questão 01
Em: “... mas ainda à frente de suas aulas (EMBORA,
evidentemente, longe dos trapézios).”, a palavra
destacada pode ser substituída, sem alteração de
sentido, por:
A) portanto
B) ainda que
C) contanto que
D) por conseguinte
E) desde que
Questão 02
Marque a frase que apresenta a mesma estrutura
sintática da destacada em “Também SE RENOVOU o
ânimo das crianças para com o colégio.”
A) PRECISA-SE de professores especializados.
B) DECLAROU-SE, nesse informativo, o número de
alunos que passaram no concurso.
C) NECESSITA-SE de novos funcionários na cantina
da escola.
D) TRATA-SE de uma nova pedagogia que
revolucionará o ensino.
E) VIVE-SE bem nesta cidade.
Questão 03
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwODoyOTo1OCAtMDMwMA==
03
FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt
Assinale a opção que completa, correta e
respectivamente, as lacunas da frase abaixo.
____ muitos anos esperam-se ___ novas regras
referentes ___ ortografia da língua portuguesa.
A) Há – às – a
B) À – as – à
C) À – às – a
D) A– às – à
E) Há – as – à
Questão 06
Assinale a opção em que o fragmento destacado do
texto corresponde, correta e diretamente, à
característica indicada entre parênteses.
A) “Ela não se paralisou diante das lacunas de
infraestrutura.” (competência)
B) “Ao contrário, improvisou um circo com velhos
tatames, cordas e bambolês.” (competitividade)
C) “E não de qualquer um. Fernanda tem como fonte
de inspiração nada menos que o canadense
Cirque Du Soleil.” (disciplina)
D) “Alguns de meus alunos já conseguem fazer
números como os acrobatas do Cirque Du Soleil.”
(profissionalismo)
E) “Com adaptações bem simples, como elevar a
corda para que um estudante em cadeira de rodas
possa passar ao outro lado e entrar na
brincadeira...” (criatividade)
Questão 04
“Na semana passada, o trabalho lhe rendeu o Prêmio
Educador Nota 10...” Indique a frase do texto em que,
de acordo com a norma culta, também caberia
substituir o termo destacado pelo pronome LHE.
A) “... ela ensina EXERCÍCIOS DE CIRCO...”
B) “NuncaassistiuAUM ESPETÁCULO de perto...”
C) “ J á d e c o r o u Q U A S E T O D O S O S
MALABARISMOS EACROBACIAS...”
D) “Ensina os mais básicos A 130 ALUNOS DE
6A11ANOS.”
E) “... para atrair CRIANÇAS POBRES E
DESPROVIDAS DE INCENTIVOS.”
Questão 05
Assinale a opção que atende à norma culta da língua
no que diz respeito à regência verbal.
A) Lembro-me do dia em que você apareceu na
escola pela primeira vez.
B) Prefiro continuar estudando do que procurar
emprego agora.
C) Os professores chegavam na escola todos os
dias, pontualmente, às 7horas.
D) Esquecia-me sempre o nome dos alunos desta
turma.
E) Eles pagaram os funcionários e fecharam a firma,
sem mais explicações.
Questão 07
Assinale a opção em que o trecho foge à norma culta
da língua.
A) “Linguiça tinha trema e eu nunca usei!”
B) “... já fiz muita lista de churrasco nessa vida.”
C) “Sabe o que isso significa?”
D) “Já aplicava o novo acordo antes mesmo dele ser
assinado.”
E) “Faço parte da classe dos gênios!”
Questão 08
Assinale a palavra que, de acordo com o novo acordo
ortográfico, está correta quanto ao uso do hífen.
A) bem-vindo
B) extra-escolar
C) anti-religioso
D) co-obrigação
E) dia-a-dia
Questão 09
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwODoyOTo1OCAtMDMwMA==
04
FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt
Assinale a palavra que, de acordo com o novo acordo
ortográfico, perdeu o acento, exemplificando a regra
da tirinha.
A) língua.
B) míope.
C) baiúca.
D) cafeína.
E) índio.
Questão 10
Questão 11
“Aaprovação da Lei nº 9.795, de 27/04/1999, e do seu
regulamento, o Decreto nº 4.281, de 25/06/2002,
estabelecendo a Política Nacional de Educação
Ambiental (PNEA), trouxe grande esperança,
especialmente para os educadores, ambientalistas e
professores, pois há muito já se fazia educação
ambiental, independente de haver ou não um marco
legal.”
Dessa forma, a PNEA reforça e qualifica o direito de
todos à educação ambiental, como:
A) um componente eventual e assistemático da
educação estadual.
B) uma diretriz curricular e normativa da educação
básica.
C) um componente essencial e permanente da
educação nacional.
D) um objetivo a ser buscado pelos órgãos
governamentais.
E) uma política reguladora e normativa para as
escolas federais.
(In: MELLO, S. S. de; TRAJBER, R. (coords.).
: conceitos e práticas em educação ambiental na
escola. Brasília: Ministério da Educação: UNESCO, 2007. p. 25)
Vamos
cuidar do Brasil
A educação ambiental, como parte integrante da
Educação, contribui para a formação humana. Sobre
isso, declara-se:
I. A educação ambiental deve ser capaz de levar os
alunos a refletirem sobre as questões do
ambiente no sentido de que as relações do ser
humano com a natureza e com as pessoas
assegurem uma qualidade de vida no futuro.
II. Deve ser prioridade da Educação Ambiental
educar crianças e jovens para se tornarem
ativistas ecológicos, com o objetivo exclusivo de
tomarem parte ativa em ONGS, associações e
entidades não governamentais ambientalistas.
III. Na educação ambiental, deve ser introduzido o
conceito de ética da valorização e do respeito à
diversidade das culturas, às diferenças entre as
pessoas, pois os seres humanos estão incluídos
no conceito de natureza.
Está(ão) correta(s):
A) Apenas I e II.
B) Apenas II e III.
C) Apenas I e III.
D) Apenas II.
E) I, II e III.
Questão 12
POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA /
LEGISLAÇÃO / DIDÁTICA E CURRÍCULO /
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwODoyOTo1OCAtMDMwMA==
05
FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt
Questão 13
No que se refere ao papel dos cursos de formação de
professores e suas relações com a escola pública,
analise as asserções a seguir, inspiradas no artigo “O
currículo como política cultural e a formação
docente”, de Antônio Flávio Moreira
.
Asserção 1:
Os atores dos cursos de formação de professores
têm, dominantemente, utilizado a escola pública para
observações, estágios e pesquisas, porém pouco
tem sido devolvido à escola com base na análise
dessas atividades.
Asserção 2:
Não deve ser obrigação de qualquer curso que forma
professores estabelecer com a escola um diálogo
crítico, uma vez que a formação de professores e a
escola se encontram em lados opostos e não têm
esse poder de interação.
Acerca dessas assertivas e de suas inter-relações,
assinale a opção correta.
A) A primeira asserção é verdadeira, e a segunda é
falsa.
B) A primeira asserção é falsa, e a segunda é
verdadeira.
C) As duas asserções são verdadeiras, mas a
segunda não é uma conclusão correta da
primeira.
D) As duas asserções são verdadeiras, e a segunda
é uma explicação correta da primeira.
E) Tanto a primeira como a segunda asserções são
falsas.
(In: SILVA, T.T.da;
MOREIRA, A.F. (orgs.). o currículo e os
novos mapas políticos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
p. 14)
Territórios contestados:
A Resolução n° 4, de 2 de outubro de 2009, que
institui as diretrizes operacionais para o atendimento
educacional especializado na Educação Básica,
modalidade Educação Especial, tem em seu Art. 1º a
menção ao Atendimento Educacional Especializado
(AEE), que tem como função:
A) complementar ou suplementar a formação do
aluno por meio da disponibilização de serviços,
recursos de acessibilidade e estratégias que
assegurem o desenvolvimento de sua
aprendizagem e a sua plena participação na
sociedade.
B) suprir uma necessidade incompatível com os
recursos da escola pública, garantindo ajuda
financeira e transporte gratuito para a pessoa com
deficiência, a fim de assegurar o cumprimento do
Estatuto da Criança e doAdolescente.
C) proporcionar atendimento médico, nas
modalidades neurológicas e psiquiátricas, aos
alunos e a seus familiares, com o objetivo de
contribuir para a saúde mental da família e sua
melhor inserção na sociedade produtiva.
D) realizar atendimento especializado à pessoa com
deficiência ou altas habilidades/superdotação
prioritariamente em instituições especializadas,
conveniadas com a Secretaria de Educação ou
órgão equivalente, fora da escola em que o aluno
estiver matriculado.
E) atender pedagogicamente o aluno com
deficiência, de forma concomitante ao ensino
regular, auxiliando-o na sala de aula de modo que
ele possa acompanhar cognitivamente a
demanda da classe, sem comprometer o
andamento do conteúdo ministrado.
Questão 14
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwODoyOTo1OCAtMDMwMA==
06
FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt
Em uma escola da rede pública de Ensino
Fundamental, a Direção organizou uma reunião para
a formulação de seu Projeto Político-Pedagógico.
Comparece ram à reun ião , p ro fesso res ,
coordenadores pedagógicos, orientadores
educacionais e pessoal administrativo. Na reunião,
muitos professores pediram a palavra e expuseram
sua opinião em relação à construção do PPP. Foram
elas:
I. O professor de Português lembrou a todos que o
projeto político-pedagógico da escola traduz a
proposta educativa construída pela comunidade
escolar no exercício de sua autonomia, com base
nas características dos alunos, nos profissionais e
recursos disponíveis, e que, portanto, deveriam
estar presentes também, na reunião, alunos, pais
ou responsáveis.
II. A professora de Matemática ratificou a ideia de
que a escola deve pensar em um projeto
político-pedagógico em que o aluno, centro do
planejamento curricular, deverá ser considerado
como sujeito que atribui sentidos à natureza e à
sociedade nas práticas sociais que vivencia.
III. A professora de Geografia afirmou que a
participação dos alunos é limitada a sugestões e
participações em eventos organizados pela
escola, uma vez que cabe somente aos gestores
assegurar o correto funcionamento dela.
IV. O professor de Ciências afirmou que pais e
r e s p o n s á v e i s p a r t i c i p a m d o p ro j e t o
político-pedagógico somente quando convocados
a votar nas eleições para diretor da escola ou a
fazer parte de mutirões determinados pela escola.
Apresentam compromisso com um Projeto
Político-Pedagógico de qualidade e estão de acordo
com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o
Ensino Fundamental, o(s) professor(es) de:
A) Português somente.
B) Geografia somente.
C) Matemática e Geografia.
D) Português e Matemática.
E) Geografia e Ciências.
A Resolução CNE/CEB nº 04/2010, que define as
Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a
Educação Básica, ao apresentar Formas para a
Organização Curricular, em seu Capítulo I, conceitua,
nos parágrafos 5º, 6º e 7º do Art. 13, transversalidade
e interdisciplinaridade. Sobre isso, afirma-se:
I. A transversalidade deve ser entendida como uma
f o r m a d e o r g a n i z a ç ã o d o t r a b a l h o
didático-pedagógico em que são integrados às
disciplinas e às áreas ditas convencionais temas
e eixos temáticos, de forma a perpassarem todas
elas.
II. A t r a n s v e r s a l i d a d e n ã o d i f e r e d a
interdisciplinaridade, pois ambas se apoiam em
uma concepção de conhecimento que toma a
realidade como algo estável, pronto e acabado.
III. A transversalidade refere-se à dimensão
didático-pedagógica, e a interdisciplinaridade, à
abordagem epistemológica dos objetos de
conhecimento.
Está(ão) correta(s):
A) Apenas I e III.
B) Apenas II e III.
C) Apenas I e II.
D) Apenas I.
E) I, II e III.
Questão 15 Questão 16
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwODoyOTo1OCAtMDMwMA==
07
FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt
Texto para as questões 17, 18 e 19:
Uma escola da rede pública promoveu uma
reunião de início de ano entre professores e pais ou
responsáveis. A coordenadora pedagógica iniciou a
reunião, com a seguinte frase: Gostaria de comunicar
aos pais e responsáveis que nossa escola tem fama
de exigente e forte, porque combinamos com os
professores “apertar” os alunos e somente deixar
passar de ano quem é excelente. Temos os melhores
professores que aplicam provas difíceis e, com eles,
só passa quem “sabe mesmo”.
Nessa perspectiva, a reprovação escolar é vista
como:
A) um prejuízo ao ensino/aprendizado.
B) um problema a ser solucionado.
C) uma motivação ao estudo.
D) uma renúncia à educação.
E) motivo de exclusão social.
Questão 17
Pais ou responsáveis que se sentissem incomodados
com a situação poderiam usar o seguinte argumento
para rebater a afirmação da coordenadora:
A) Os professores conseguem identificar, logo nos
primeiros meses do ano letivo, quem tem
condições de passar de ano e quem não tem.
B) Os alunos desinteressados ou indisciplinados
devem ser punidos com notas baixas, e os alunos
estudiosos e interessados devem ser
recompensados com notas altas, para que a
escola possa ser considerada de qualidade.
C) Não é o professor quem reprova o aluno, mas ele
mesmo o faz, quando não presta atenção às aulas
e não consegue entender os conteúdos das
disciplinas.
D) O objetivo do processo de ensino e de educação é
que todas as crianças desenvolvam suas
capacidades físicas e intelectuais, seu
pensamento criativo e autônomo, razão por que a
avaliação deve ajudar todas as crianças nesse
processo.
E) Provas escritas são o único meio de obtenção de
informação sobre o rendimento dos alunos, e
escola, professores e pais necessitam apenas da
comprovação quantitativa dos resultados para
analisarem e avaliarem o conhecimento dos
alunos.
Questão 18
Assinale a afirmação que caracteriza a fala da
coordenadora na reunião, ao considerar a ideia de
que o professor competente é aquele que:
A) considera apenas os aspectos qualitativos da
avaliação, como forma de controle do aluno.
B) elabora bem as questões de provas, de acordo
com os objetivos estabelecidos.
C) sabe que a prova é um momento privilegiado de
estudo e não um acerto de contas.
D) cria um ambiente favorável ao controle das
emoções no momento da avaliação.
E) entende a avaliação da aprendizagem como um
ato acolhedor, integrativo, inclusivo.
Questão 19
Observe a reportagem publicada na Revista Nova
Escola, nº 12 de fev/março 2001, com o título “Para
acabar com o abandono na EJA”:
“Em Salvador, no bairro Pariri, um subúrbio
ferroviário, a direção do CE Sete de Setembro
chamou a atenção dos alunos de EJAcom projetos de
música, cultura e literatura. Um deles é o Tempo de
Artes Literárias, que promove uma competição
saudável na escola ao estimular a produção de textos
(prosa e poesia) por meio de rodas e saraus literários.
Em 2009, o vencedor saiu de uma das turmas de EJA.
Também foram realizados festivais para incentivar a
produção musical e trabalhos de temática
afro-brasileira e indígena. “A culinária desses povos,
por exemplo, pode ser explorada nas aulas de
Matemática, ao falar das quantidades de ingredientes
utilizados em cada prato”, explica Diógenes Ribeiro,
diretor da escola. Ele credita o sucesso dessas ações
ao uso da linguagem oral – em que muitos adultos
têm desenvoltura – juntamente com a escrita.”
Esse projeto da escola em Salvador contempla o
seguinte aspecto de um conjunto de medidas que
ajudam a diminuir as faltas e a evasão de jovens e
adultos:
A) Atendimento às famílias, com a criação de uma
infraestrutura para receber os filhos dos alunos.
B) Reorganização do tempo, elaborando-se um
cronograma de aulas ajustado à disponibilidade
dos alunos.
C) Atendimento individualizado, por meio de um
plano de estudos personalizado segundo as
possibilidades de cada aluno.
D) Acolhimento e merenda, oferecendo refeição aos
alunos e incentivando-os a estudar.
E) Uso de variadas linguagens que incorporam
atividades relacionadas com a arte e com a
cultura.
Questão 20
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwODoyOTo1OCAtMDMwMA==
08
FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt
“Não há docência, sem discência”
, porque:
A) o docente é o sujeito da aprendizagem e o
discente seu objeto.
B) quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende
ensina ao aprender.
C) do ponto de vista da aprendizagem, ensinar é
transmitir conteúdo a alguém.
D) o professor forma e o aluno, formado por ele,
estará apto a formar outros alunos.
E) o sujeito da produção do saber é o professor e o
aluno é o receptor desse saber.
(FREIRE, P.
: saberes necessários à prática educativa. São
Paulo: Paz e Terra, 2004. p. 23.)
Pedagogia
da Autonomia
Questão 21
As tendências filosóficas de interpretação da
educação redundam em formas de agir,
politicamente, no contexto da prática pedagógica.
Dessa forma, a tendência filosófica que tem por
perspectiva compreender a educação como
mediação de um projeto social, que serve de meio, ao
lado de outros meios, para realizar um projeto de
sociedade é chamada de tendência:
A) redentora.
B) reprodutivista.
C) transformadora.
D) utilitária.
E) revolucionária.
Aponte a alternativa correta no que se refere ao papel
da escola e a corrente pedagógica correspondente.
A) Na pedagogia liberal tecnicista, a finalidade da
escola é adequar as necessidades individuais ao
meio social e, para isso, ela deve se organizar de
forma a retratar, o quanto possível, a vida.
B) A pedagogia progressista libertadora espera que
a escola exerça uma transformação na
personalidade dos alunos num sentido libertário e
autogestionário.
C) Para a pedagogia liberal tradicional, a atuação da
escola consiste em ser modeladora do
comportamento humano, por meio de técnicas
específicas, que permitam a aquisição de
habilidades e conhecimentos específicos.
D) Na pedagogia progressista crítico-social dos
conteúdos, a difusão de conteúdos vivos e
concretos, indissociáveis das realidades sociais,
é tarefa primordial da escola.
E) A pedagogia progressista libertária tem como sua
marca a atuação não formal, por isso, não é
próprio de sua proposta discutir o ensino escolar.
Os sujeitos da práxis pedagógica, educador e
educando, nãoestão dados definitivamente, mas sim
devem ser repensados recompreendidos, caso se
queira produzir uma ação docente/discente de forma:
A) solidária.
B) redentora.
C) social.
D) crítica.
E) permanente.
Questão 22
Questão 24
Questão 23
“O currículo é, em outras palavras, o coração da
escola, o espaço central em que todos atuamos, o
que nos torna, nos diferentes níveis do processo
educacional, responsáveis por sua elaboração.”
Por isso,
A) profissionais da educação têm obrigação de
participar crítica e criativamente na elaboração de
currículos mais atraentes, mais democráticos,
mais fecundos.
B) os professores devem cumprir rigorosamente as
orientações e diretrizes curriculares determinadas
pelos órgãos competentes.
C) cabe à escola a elaboração, a organização e o
consequente controle de um currículo
homogêneo e igual para todos.
D) é papel dos professores organizar um currículo
único, igual, tendo como parâmetros os alunos
tidos como mais capazes.
E) é função da escola coibir qualquer tentativa de se
repensar os currículos superando desigualdades,
pois esse procedimento irá rebaixar a qualidade
da docência e da escola.
(MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. Currículo, conhecimento e
cultura. In: . Ministério da Educação. Brasília, 2088.
p. 19).
BRASIL
Questão 25
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwODoyOTo1OCAtMDMwMA==
09
FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt
Com novembro se aproximando, uma escola pública
de ensino básico resolveu reunir professores e
alunos, solicitando sugestões de atividades e
eventos, a fim de sistematizar e socializar as
comemorações do Dia Nacional da Consciência
Negra. As sugestões selecionadas foram as
seguintes:
I. A produção de uma pequena peça sobre Zumbi e
o Quilombo dos Palmares com a participação de
professores, alunos e pais ou responsáveis.
II. Elaborar um relatório de atividades, contendo as
pesquisas feitas pelos professores, para ser
enviado a outras escolas da região, a fim de
uniformizar as atividades.
III. Promover um período de culminância das
atividades, com a apresentação da peça teatral,
exposição dos trabalhos, montagem de barracas
de comidas afro-brasileiras e africanas, entre
outras coisas, para toda a comunidade escolar.
Das atividades propostas, está(ão) coerente(s) com
uma escola produtora de conhecimento e de
vivências democráticas:
A) Apenas I.
B) Apenas I e II.
C) Apenas I e III.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.
Questão 26
Deve ser um dos objetivos para que a escola exerça
seu papel na construção da democracia social e
política:
A) Limitar seu trabalho à transmissão de
informações sobre as matérias e transmitir
conhecimento do livro didático.
B) Apresentar conteúdos técnicos, a fim de treinar a
população de baixa renda para que se torne mão
de obra técnica para a sociedade, sem prejuízo da
transformação social.
C) Reconhecer-se como única impulsionadora das
transformações sociais, cuja tarefa principal é
formar politicamente os alunos, para que eles
possam tornar-se políticos competentes.
D) Destacar-se como fonte de saber inquestionável,
que detém o poder do conhecimento e que deve
transmiti-lo àqueles que podem alcançá-lo, de
forma a manter seu na sociedade.
E) Promover as condições para o fortalecimento da
subjetividade e da identidade cultural dos alunos,
incluindo o desenvolvimento da criatividade, da
sensibilidade e da imaginação.
status quo
Questão 27
“Em síntese, desenvolver competências profissionais
de professor significa ir além dos estreitos limites da
definição de professor como profissional preparado
para ensinar.”
Em relação às competências profissionais exigidas
hoje na formação profissional de professores,
aponta-se, como uma delas, que o professor deve:
A) ser especialista no conteúdo que ensina e nos
processos investigativos da matéria, sem que seja
necessário ter cultura geral.
B) saber lidar com as tecnologias de informação e
comunicação, tanto no que se refere aos
conteúdos quanto ao seu manejo.
C) dominar minimamente métodos e procedimentos
de ensino, com vistas unicamente a
procedimentos de pesquisa.
D) saber associar a aquisição de conceitos
científicos ao desenvolvimento dos processos de
pensamento, de forma a se tornar instrumento de
competição entre os colegas.
E) compreender-se como guia dos alunos, e,
portanto, precisa distanciar-se de suas
realidades, mantendo-se objetivo e focado no
conhecimento.
(LIBÂNEO, J. C.
teoria e prática. 5ª ed. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.
p. 86-87).
Organização e Gestão da
escola:
Um professor que estimula a pergunta e a reflexão
crítica sobre a própria pergunta está estimulando a
curiosidade do aluno e a sua própria. Nesse sentido,
o bom professor é o que consegue fazer da sua aula
um espaço de:
A) diálogo e desafio.
B) memorização e passividade.
C) organização e transmissão do conhecimento.
D) objetividade e padronização.
E) reprodução e conhecimento.
Questão 28
Questão 29
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwODoyOTo1OCAtMDMwMA==
10
FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt
Questão 30
Uma pro fessora , que cos tuma plane ja r
detalhadamente suas aulas, expôs aos colegas, em
reunião, a importância do planejamento escolar em
um contexto educacional que vise à formação para a
cidadania e para a democracia. Nesse sentido, o
planejamento escolar deve ser feito para:
A) obedecer às exigências de programas oficiais,
facilitando o controle e a avaliação das tarefas
executadas ao longo do ano letivo.
B) prever objetivos, conteúdos e métodos
considerando as exigências postas pela realidade
social, articulando as tarefas da escola com o
contexto social.
C) reduzir o trabalho do professor que pode preparar
suas aulas no início do ano letivo, permitindo que
ele se dedique a outras tarefas mais importantes
na escola.
D) oferecer uma matriz de referência que permita
tornar únicos, lineares e uniformes os processos e
métodos de ensino, além do modelo de avaliação
escolhida.
E) garantir o preenchimento sistemático de
formulários, no início do ano letivo, para cumprir
uma formalidade prevista por lei.
Assinale a alternativa cujo programa é um navegador
livre da WEB.
A) OpenOffice.
B) Internet Explorer.
C) Mozilla.
D) Microsoft Publisher.
E) Nero.
Questão 34
Silveira afirma que “o movimento do software livre é
um movimento pelo comparti lhamento do
conhecimento tecnológico. Começou nos anos 1980
e se espalhou pelo planeta levado pelas teias da rede
mundial de computadores”. Coerente com este
movimento, assinale abaixo o único software livre.
A) Excel.
B) Vix Linux.
C) Microsoft Word.
D) Power Point.
E) Corel Draw.
Questão 31
A adoção do software livre como paradigma do
desenvolvimento e o uso das tecnologias da
informação no governo possui como forte argumento
em seu favor:
A) permitir a independência de seu fornecedor,
podendo acrescentar funcionalidades no
software.
B) obrigar o envio de pelo pagamento de
licenças de software para seus proprietários no
exterior.
C) fortalecer e manter uma dependência tecnológica,
dificultando a geração de tecnologias nacionais.
D) impossibilitar a segurança lógica devido aos
impedimentos da análise do código que se
adquire.
E) permitir que linguagens da comunicação
computacional sejam propriedade privada de
grupos econômicos.
royalties
Questão 33
A utilização das Tecnologias Educacionais como
recurso pedagógico no cotidiano das escolas
justifica-se pelo fato de que elas:
A) substituem todos os outros recursos didáticos
disponíveis nas escolas.
B) oferecem aos alunos as melhores fontes para a
resolução de exercícios.
C) asseguram a modernidade da escola perante pais
e comunidade.
D) criam novas possibilidades de ensino e
aprendizagem e de fixação de conceitos.
E) garantem plenamente a qualidade do trabalho
pedagógico e da aprendizagem.
Questão 32
A maioria das Escolas Municipais de Ensino
Fundamental e dos CentrosMunicipais de Educação
Infantil de Vitória possui laboratórios de informática.
Essas escolas têm acesso à Internet em alta
velocidade. Aplicada no campo educacional, a
Internet:
A) é fonte de informações e contatos com pessoas,
possibilitando aprendizagens significativas.
B) democratiza o espaço escolar pela garantia da
semelhança da rede de escolas públicas com a
rede privada.
C) substitui, com vantagens, as informações obtidas
na sala de aula e nas bibliotecas e nos livros
didáticos.
D) disponibiliza contatos com pessoas e redes
sociais, ampliando as formas de lazer dos nossos
jovens.
E) é extremamente prejudicial ao trabalho escolar,
pela dificuldade de controle dos sites visitados
pelos alunos.
Questão 35
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwODoyOTo1OCAtMDMwMA==
11
FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
“O conhecimento a ser alcançado no ensino, na
perspectiva de uma geografia crítica, não se localiza
no professor ou na ciência a ser ‘ensinada’ ou
vulgarizada, e sim no real, no meio onde aluno e
professor estão situados e é fruto da práxis coletiva
dos grupos sociais. Integrar o educando no meio
significa deixá-lo descobrir que pode tornar-se sujeito
na história.”
A corrente do pensamento geográfico apresentada
n o t e x t o i m p l i c a u m p r o c e s s o d e
ensino-aprendizagem que enfatize:
A) a implementação do neopositivismo lógico.
B) o método de contemplação das paisagens.
C) a perspectiva de transformação da realidade.
D) o inventário descritivo de lugares geográficos.
E) o emprego de teorias econômicas neoclássicas.
(VESENTINI, W. Geografia crítica e ensino. In:
Oliveira, A. (org.) São
Paulo: Contexto, 2005. p.37.)
Para onde vai o ensino da geografia?
“As reformulações da ciência geográfica levaram a
alterações significativas no campo do ensino da
Geografia, mesmo porque alguns dos pesquisadores
mais expressivos circularam nas duas áreas de
investigação. Atestam isso os inúmeros trabalhos
produzidos, nas últimas décadas, que denunciaram
as fragilidades de um ensino com base na Geografia
Tradicional e que propuseram o ensino de uma
Geografia Nova.”
Aproposta de ensino com base numa Geografia Nova
implica a implantação na escola de uma geografia:
A) crítica.
B) analítica.
C) teorética.
D) positivista.
E) lablacheana.
(CAVALCANTI, L.
. Campinas: Papirus, 1996. p. 18.
Adaptado)
Geografia, escola e
construção de conhecimentos
“Ao praticar a geografia escolar no ensino
fundamental, o professor deve rever e produzir um
outro saber que considere a essência do pensamento
geográfico e estudá-lo em sua essência com o
público específico de alunos, considerando as faixas
etárias e as classes sociais a que os alunos
pertencem, além das condições culturais e
econômicas.”
De acordo com a argumentação apresentada sobre o
ensino escolar da Geografia, é indispensável que o
professor leve em consideração o:
A) espaço físico da escola.
B) espaço vivido dos alunos.
C) contexto geopolítico mundial.
D) contexto ecológico internacional.
E) papel ideológico da grande mídia.
(PONTUSCHKA, N. A geografia: pesquisa e
ensino. In: Carlos, A. (org.) , São
Paulo: Contexto, 1999. p. 132.Adaptado)
Novos caminhos da geografia
“A noção de cidadania envolve o sentido que se tem
do lugar e do espaço, já que se trata da
materialização da relação de todas as ordens,
próximas e distantes. Assim, é considerado
infracidadão aquele que não se reconhece em sua
obra e vivencia, sem empregar sua consciência
espacial, suas relações humanas, sendo seu espaço
vivido reduzido ao espaço geométrico. Prevalecem
os espaços redutores, que já não são espaços de
vida, mas espaços ressecados.”
Com base no argumento do texto, define-se
infracidadão como o indivíduo cujo espaço de
vivência é caracterizado especificamente pelo
seguinte comportamento:
A) contestação.
B) resignação.
C) alienação.
D) participação.
E) satisfação.
(DAMIANI, A. A geografia e a construção da cidadania. In. Carlos,
A. (org.) . São Paulo: Contexto, 1999,
p. 51-52.Adaptado.)
A geografia na sala de aula
Questão 38
Questão 39
Questão 37
Questão 36
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwODoyOTo1OCAtMDMwMA==
12
FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt
“Na abordagem geográfica do espaço, deve-se evitar
o ‘equívoco’ de qualquer intenção xenófoba, isto é, de
traçar uma oposição radical entre as ‘influências
externas’ da cultura – as portadoras de sua
universalidade – e as ‘raízes locais’, genuínas. O que
se deve buscar são as articulações, a amalgamação
dos diferentes condicionantes.”
De acordo com o texto, o professor de Geografia deve
abordar a relação entre espaço e cultura segundo
uma perspectiva:
A) historicista.
B) regionalista.
C) nacionalista.
D) sistêmica.
E) etnocêntrica.
(MORAES, A.
Historicidade, consciência e construção do espaço: notas para
um debate. In: Santos, M. e Souza, M. (orgs.)
São Paulo: Nobel, 1996. p. 47.Adaptado)
A construção do
espaço.
Questão 43
Para promover a interdisciplinaridade da Geografia
com a Literatura, o professor decide abordar a
geografia regional do Brasil, por meio do tema das
mudanças sociais e espaciais, provenientes da
intensificação das relações de produção capitalistas,
na Zona da Mata nordestina.
Nesse sentido, o texto literário mais adequado a essa
aula de Geografia é o romance:
A) Leite derramado, de Chico Buarque.
B) Grande sertão veredas, de Guimarães Rosa.
C) Usina, de José Lins do Rego.
D) Capitães deAreia, de JorgeAmado.
E) O tempo e o vento, de Érico Veríssimo.
Questão 40
“Trata-se de uma área cortada pelas novas estradas
oficialmente previstas e pelas ‘espontâneas’,
estendendo-se do centro do Pará e extremo norte do
Mato Grosso à estrada Porto Velho – Manaus e à
hidrovia do Madeira. É uma extensa região passível
de expansão de atividades valorizadas e de
expansão de novas fronteiras agropecuárias. É o
caso da soja que já transita no rio Madeira.”
A porção sub-regional descrita no texto é
denominada:
A) Meio-Norte.
B) Amazônia Oriental.
C) Amazônia Ocidental.
D) Amazônia Central.
E) Norte amazônico.
(BECKER, B. . Rio
de Janeiro: Garamond, 2009. p. 151.Adaptado)
Amazônia: geopolítica na virada do III milênio
Analise comparativamente os textos abaixo.
Texto 1:
“Nada melhor que a paisagem para aplicar uma
ontologia do visível, porque a paisagem é, a um só
tempo, uma realidade física e a representação que
culturalmente fazemos dela. Ela é, simultaneamente,
o significado e o significante.”
Texto 2:
“Para que exista paisagem é necessário que exista
um observador, e o observador projeta a si mesmo
sobre a paisagem, mas, por sua vez, as paisagens
contêm, em graus variáveis, elementos humanos.”
Aanálise dos textos I e II conduz à conclusão de que:
A) o texto I nega o texto II.
B) o texto I contradiz o texto II.
C) o texto II reforça o texto I.
D) o texto II retifica o texto I.
E) os textos I e II não dialogam entre si.
NOGUÉ, J. Introducción. In:
Nogué, J.(ed.) Madri:
Biblioteca Nova, 2007. p. 19).
(DURÁN, M. paisajes del cuerpo. In: Nogué, J. (ed.)
Madri: Biblioteca Nova, 2007, p.
32.)
La construcción social del paisaje.
La
construcción social del paisaje.
Questão 41
Questão 42
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwODoyOTo1OCAtMDMwMA==
13
FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt
O economista Samir Amin considera que a atual
ordem mundial pode evoluir para a afirmação de
certas hegemonias, como a estadunidense,
configurando uma “regionalização neoimperialista”
do mundo.
Nas Américas, essa regionalização neoimperialista
seria decorrência do seguinte processo:
A) afirmação de Estados plurinacionais, como o
Equador.
B) reforço da subordinação da América Latina aos
E.U.A.
C) consolidação de governos esquerdistas, como o
da Venezuela.
D) aprofundamento das aliançasinternacionais,
como a IBAS.
E) recrudescimento de crises estruturais na América
Andina.
Questão 44
“A globalização envolve a reconstrução e de certo
modo a produção do ‘lar’, da ‘comunidade’ e da
‘localidade’. Nesse sentido, o local não é visto, pelo
menos como ponto analítico e ponto de partida
interpretativo, como contraposto ao global. Na
verdade, ele pode ser entendido, embora sujeito a
restrições, como um aspecto da globalização.”
No texto, é descrito um processo específico
denominado:
A) globalidade.
B) globalização.
C) globalismo.
D) globalitarismo.
E) desglobalização.
(ROBERTSON, R. . Petrópolis: Vozes, 2000, p. 255.
Adaptado)
Globalização
BRASIL: VARIAÇÃO ABSOLUTA DA POPULAÇÃO
RESIDENTE RURAL1990-91
Com base nos dados do mapa, conclui-se que no
estado do Espírito Santo, no período, ocorreu:
A) perda de população rural.
B) aumento da população rural.
C) estabilização da população rural.
D) estabilização da população urbana.
E) decréscimo da população urbana.
Questão 45
Questão 46
O professor de Geografia planeja, como tarefa para
uma turma do 6º ano, a realização de um trabalho de
campo, para fazer o levantamento e o
reconhecimento detalhado do bairro onde se situa a
escola.
Para essa tarefa, entre as escalas abaixo, a mais
adequada ao material de apoio cartográfico usado
pelos alunos é:
A) 1: 5.000
B) 1: 100.000
C) 1: 500.000
D) 1: 1.000.000
E) 1: 5.000.000
Questão 47
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwODoyOTo1OCAtMDMwMA==
14
FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt
O professor de Geografia deve esclarecer aos alunos
que toda projeção cartográfica tem suas vantagens e
desvantagens. A projeção cilíndrica de Mercator, por
exemplo, deforma as dimensões das áreas
representadas.
Na projeção mencionada, a porção da superfície
terrestre representada com a menor distorção
corresponde à zona:
A) polar norte.
B) polar sul.
C) intertropical.
D) temperada norte.
E) temperada sul.
Questão 48
“Na cidade de Vitória, a verticalização no litoral
apresenta-se de forma destacada nos bairros: Praia
do Canto, Jardim da Penha, Mata da Praia e Jardim
Camburi. A Praia do Canto, localizada a leste do
Centro, foi o primeiro bairro a apresentar uma
representativa verticalização, a partir da década de
1970.”
O processo de verticalização de Praia do Canto se
desencadeou por se tratar de um bairro localizado na
parte:
A) insular, com grandes residências e ruas bastante
arborizadas.
B) continental, com terras devolutas e casario de
pequeno porte.
C) insular, com plantas industriais e população de
baixa renda.
D) continental, com várias vilas operárias e
população migrante.
E) insular, com alta densidade demográfica e
chácaras urbanas.
(GOMES, E.
: o bairro Praia do Canto. Vitória: GSA/PMV, 2009. p. 62.
Adaptado)
A geografia da verticalização litorânea em
Vitória
“Serra (ES), o município mais industrializado do
Espírito Santo, tem o segundo maior PIB do estado.
Em 2008, a cidade já concentrava 21% dos empregos
formais da região metropolitana de Vitória.”
O município de Serra apresenta como fatores
indispensáveis à atração de investimentos produtivos
para si:
A) extensão territorial e baixo índice de homicídios.
B) tradições folclóricas e fraca organização sindical.
C) clima ameno e terminais ferroviários modernos.
D) localização estratégica e logística satisfatória.
E) relevo acidentado e elevada densidade
demográfica
(Fonte: BRENHA, H. ; YAMAOKA, M. A economia que pulsa no
interior do país. , ed. 2241, ano 44, n. 44, 02 nov.
2011. p.181.)
Revista Veja
Questão 49
Questão 50
Questão 51
“Transições demográficas em diferentes países do
Sul, ‘inverno demográfico’ em certos países do Norte,
envelhecimento da população, urbanização sem
precedentes: eis o que desenha uma paisagem
demográfica inédita.”
Vinculada à última fase de uma transição
demográfica, a noção de “inverno demográfico”
corresponde à situação de um país cuja taxa de:
A) natalidade se mantém estabilizada.
B) natalidade decresce continuamente.
C) fecundidade cresce expressivamente.
D) mortalidade juvenil se torna crescente.
E) mortalidade infantil cai repentinamente.
(DUMONT,G-F. Mitos da população
mundial. In: , ano 4, n. 48, jul. 2011.
p. 11.)
Le Monde Diplomatique Brasil
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwODoyOTo1OCAtMDMwMA==
15
FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt
Numa aula sobre o processo de urbanização
brasileira e a hierarquia de cidades daí resultante, o
professor deve atualizar os estudantes sobre a
mudança, segundo o IBGE, da classificação das
cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.
De acordo com a atual classificação do IBGE, em seu
Atlas Geográfico Escolar, as duas cidades passam de
metrópoles nacionais para a categoria de:
A) megacidade.
B) megalópole.
C) cidade-região.
D) cidade mundial.
E) metrópole global.
Questão 52 Questão 55
Questão 56
“A evidência empírica nos permite falar, no Brasil, de
‘involução metropolitana’ devida, em boa parte, à
capacidade de atração dos pobres pela metrópole,
onde vem engrossar uma demanda de empregos
formais e de serviços urbanos que a cidade do capital
monopolista não atende.”
Para explicar o conceito de involução metropolitana,
o professor deve considerar o indicador:
A) A expansão das metrópoles se restringe às
capitais estaduais.
B) As metrópoles apresentam um crescimento
econômico negativo.
C) O PIB cresce menos nas metrópoles que no país
como um todo.
D) As metrópoles do Sudeste crescem menos que as
do Nordeste.
E) As decisões políticas nacionais são tomadas em
cidades médias.
(SANTOS, M.
. São Paulo: Hucitec, 1994. p.75).
Por uma economia
política da cidade
“O número de indivíduos que abandonaram seu local
de residência para sobreviver não cessa de crescer.
Nas últimas dez décadas, entre 15 e 25 milhões de
pessoas sofreram algum tipo de violência que as
levaram a partir, na maioria das vezes, para um
destino além das fronteiras de seu próprio país.”
Numa aula sobre população, abordando os
deslocamentos internacionais, os alunos devem
identificar os indivíduos descritos no texto na
categoria de:
A) adidos militares.
B) asilados políticos.
C) deslocados internos.
D) migrantes de retorno.
E) refugiados forçados.
(DURAND, M-F. . São Paulo: Saraiva,
2009. p.30.Adaptado)
Atlas da mundialização
O professor que pretende explicar a relação entre o
tipo de clima e o tipo de solo pode recorrer ao exemplo
dos solos da região amazônica, os quais se
encontram no domínio morfoclimático equatorial,
com clima super úmido e úmido e sob densa
vegetação. Esses solos podem sofrer o processo de
lixiviação, como consequência direta da ação das
chuvas, perdendo importantes nutrientes dos seus
horizontes superficiais.
O processo ambiental descrito é condicionado pela
seguinte ação antrópica:
A) represamento de rios.
B) derrubada da floresta.
C) garimpagem de aluvião.
D) construção de hidrovias.
E) caça e pesca predatórias.
Questão 54
Questão 53
Para analisar a relação sociedade/natureza,
focalizando uma das dimensões da noção de
desenvolvimento sustentável, o professor utiliza,
como recurso, o texto:
“Uma das dimensões do desenvolvimento
sustentável se refere à base física do processo de
crescimento e objetiva a conservação e o uso racional
do estoque de recursos naturais incorporados às
atividades produtivas.”
Com base nesse texto, o professor objetiva explicitar,
especificamente, a seguinte dimensão do
desenvolvimento sustentável:
A) social.
B) política.
C) ecológica.
D) econômica.
E) institucional.
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwODoyOTo1OCAtMDMwMA==
16
FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt
De acordo com as diretrizes curriculares da
Secretaria Municipal de Educação de Vitória, na
prática pedagógica do professor de Geografia:
“A relação íntima entre as imagens eas paisagens
geográficas, com sua complexidade de fenômenos e
processos, deve estimular o exercício constante de
diversificação do uso dos recursos didáticos
disponíveis na escola, além de provocar a
criatividade na exploração de possibilidades
presentes no cotidiano do aluno, tais como as
propagandas, a literatura ou as obras de arte.”
Neste sentido, numa aula sobre a paisagem
brasileira, com ênfase no cotidiano urbano do
século XIX, devem-se interpretar as criações
artísticas de:
A) Jean Debret.
B) Di Cavalcanti.
C) Salvador Dalí.
D) Pablo Picasso.
E) Tarsila doAmaral.
Questão 57
Questão 58
“Qualquer um que converse com chineses comuns
sobre como eles se sentem com relação ao
autoritarismo e à repressão do governo da China,
invariavelmente ouve que o padrão de vida da
população chinesa, hoje, é muito melhor do que antes
das reformas econômicas iniciadas pelo líder
Deng Xiaoping, em fins da década de 70.”
Tendo em vista a peculiar situação geoeconômica e
geopolítica da China, o texto é adequado para que o
professor explicite em sala de aula o significado da
expressão:
A) socialismo utópico.
B) socialismo científico.
C) socialismo de mercado.
D) capitalismo monopolista.
E) capitalismo concorrencial.
(SCOFIELD
Jr, G. Na China, prosperidade suaviza mão forte do Estado.
, 10 abr. 2011, Economia, p.31.)O Globo
Questão 59
“O negócio é comprar e vender: títulos e divisas
contra divisas e títulos. Os fluxos, alimentados pela
busca especulativa de alguns décimos de pontos de
variação, deslocam-se, giram em torno de si mesmos
e se inflam desproporcionalmente. Um gigantesco
jogo internacional, funcionando com signos e
abstrações, compõe e recompõe incessantemente
os patrimônios e os poderes. ‘Sociedade de cassino’,
na qual as trocas de abstrações alimentam trocas de
abstrações.”
Em sala de aula, num debate sobre a geografia do
mundo contemporâneo, o texto acima deve ser usado
pelo professor para explicitar a seguinte dimensão da
globalização:
A) criminal-policial.
B) técnico-científica.
C) político-ideológica.
D) sociodemográfica.
E) econômico-financeira.
(PASSET, R. . Rio de
Janeiro: Record, 2003, p. 64.Adaptado)
Elogio da globalização
Questão 60
“Esse mundo globalizado, visto como fábula, erige
como verdade um certo número de fantasias, cuja
repetição, entretanto, acaba por se tornar a base
aparentemente sólida de sua interpretação (...).”
No texto, assinala-se criticamente um dos aspectos
mais nítidos da globalização atual, o qual se refere à:
A) construção de um aparato de guerra.
B) afirmação de um discurso ideológico.
C) monopolização dos meios produtivos.
D) reorganização das bases trabalhistas.
E) privatização dos meios de comunicação.
(SANTOS, M. . Rio de Janeiro:
Record, 2000. p. 18).
Por uma outra globalização
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwODoyOTo1OCAtMDMwMA==
17
FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt
Responda às questões abaixo, elaborando um texto
de 15 a 20 linhas.
Questão 01
PROVA DISCURSIVA
Numa aula sobre a organização regional do espaço
brasileiro, o professor utiliza como suporte o texto:
“O Nordeste pode ser definido como a região das
perdas. Das perdas econômica e demográfica
sobretudo, mas também, ainda que em menor escala,
do poder político.”
No desenvolvimento dessa aula, devem ser
apresentados e discutidos aspectos que explicitem
as considerações do texto.
Nesse sentido, apresente justificativas para a
referência ao Nordeste como a “região das perdas”.
(CORRÊA, R. . Rio
de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. p. 205).
Trajetórias geográficas
Questão 02
Os impactos ambientais provocados pelas chuvas
ácidas ocorrem em diferentes partes do mundo,
especialmente nos países mais industrializados do
hemisfério norte. Acerca do fenômeno das chuvas
ácidas, concebidas como problema ambiental:
a. apresente uma definição do fenômeno,
apontando os elementos e os fatores implicados
na sua formação.
b. mencione os impactos dessas chuvas nas
escalas local e regional.
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwODoyOTo1OCAtMDMwMA==
R
A
S
C
U
N
H
O
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwODoyOTo1OCAtMDMwMA==
R
A
S
C
U
N
H
O
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwODoyOTo1NSAtMDMwMA==
[Tela 300 v1.0.0]
 
GABARITO DA PROVA OBJETIVA- PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA - EDUCAÇÃO
 
Cargo: 
 
Tipo de Prova 
 
PROVA V LÍNGUAPORTUGUESA POL/ORG EB/LEG/DID/CURR/TEC EDU CONHEC. ESPECÍFICOS
S01 - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO
BÁSICA I - PEB I
01 0203 040506 0708 0910
C B B E D E A D A C
11121314151617181920212223242526272829303132333435
C C A A A D C D A E B C D D A C E A B B B D A C A
36373839404142434445464748495051525354555657585960
C A B D C D E B E C D B C B A D A B E C D D A B D
 
GABARITO DA PROVA OBJETIVA- http://ww5.funcab.org/cargo_gabarito.asp?id=153&titulo=GABARIT...
1 de 1 19/12/2011 13:24
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwODoyOTo1NSAtMDMwMA==
[Tela 300 v1.0.0]
 
GABARITO DA PROVA OBJETIVA- PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA - EDUCAÇÃO
 
Cargo: 
 
Tipo de Prova 
 
PROVA V LÍNGUAPORTUGUESA POL/ORG EB/LEG/DID/CURR/TEC EDU CONHEC. ESPECÍFICOS
S02 - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO
BÁSICA II - PEB II
01 0203 040506 0708 0910
D B E C B C E A D A
11121314151617181920212223242526272829303132333435
B B D D C D D D C B C C B E D A D B C C C E A B D
36373839404142434445464748495051525354555657585960
C B D A E D E C B A E A B D C B A C E D C B A E A
 
GABARITO DA PROVA OBJETIVA- http://ww5.funcab.org/cargo_gabarito.asp?id=153&titulo=GABARIT...
1 de 1 19/12/2011 13:25
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwODoyOTo1NSAtMDMwMA==
[Tela 300 v1.0.0]
 
GABARITO DA PROVA OBJETIVA- PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA - EDUCAÇÃO
 
Cargo: 
 
Tipo de Prova 
 
PROVA V LÍNGUAPORTUGUESA POL/ORG EB/LEG/DID/CURR/TEC EDU CONHEC. ESPECÍFICOS
S03 - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO
BÁSICA III - PEB III - CIÊNCIAS
BIOLÓGICAS
01 0203 040506 0708 0910
C B B E D E A D A C
11121314151617181920212223242526272829303132333435
C C A A A D C D A E B C D D A C E A B B B D A C A
36373839404142434445464748495051525354555657585960
C D B E D A D E C A D A B C D C E E C E A B E D E
 
GABARITO DA PROVA OBJETIVA- http://ww5.funcab.org/cargo_gabarito.asp?id=153&titulo=GABARIT...
1 de 1 19/12/2011 13:25
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwODoyOTo1NSAtMDMwMA==
[Tela 300 v1.0.0]
 
GABARITO DA PROVA OBJETIVA- PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA - EDUCAÇÃO
 
Cargo: 
 
Tipo de Prova 
 
PROVA V LÍNGUAPORTUGUESA POL/ORG EB/LEG/DID/CURR/TEC EDU CONHEC. ESPECÍFICOS
S04 - PROF DE EDUC BÁSICA III -
PEB III - DINAMIZADOR DE ARTES
NA EDUC. INFANTIL
01 0203 040506 0708 0910
D B E C B C E A D A
11121314151617181920212223242526272829303132333435
B B D D C D D D C B C C B E D A D B C C C E A B D
36373839404142434445464748495051525354555657585960
B C E A C C D C D E A B C E D D C E A B E C C C B
 
GABARITO DA PROVA OBJETIVA- http://ww5.funcab.org/cargo_gabarito.asp?id=153&titulo=GABARIT...
1 de 1 19/12/2011 13:25
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwODoyOTo1NSAtMDMwMA==
[Tela 300 v1.0.0]
 
GABARITO DA PROVA OBJETIVA- PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA - EDUCAÇÃO
 
Cargo: 
 
Tipo de Prova 
 
PROVA V LÍNGUAPORTUGUESA POL/ORG EB/LEG/DID/CURR/TEC EDU CONHEC. ESPECÍFICOS
S05 - PROF DE EDUC BÁSICA III -
PEB III - EDUC ARTÍSTICA NO
ENSINO FUNDAMENTAL
01 0203 040506 0708 0910
C B B E D E A D A C
11121314151617181920212223242526272829303132333435
C C A A A D C D A E B C D DA C E A B B B D A C A
36373839404142434445464748495051525354555657585960
B D E A C C B E E A B C E D B A D C E B C C B E C
 
GABARITO DA PROVA OBJETIVA- http://ww5.funcab.org/cargo_gabarito.asp?id=153&titulo=GABARIT...
1 de 1 19/12/2011 13:25
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwODoyOTo1NSAtMDMwMA==
[Tela 300 v1.0.0]
 
GABARITO DA PROVA OBJETIVA- PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA - EDUCAÇÃO
 
Cargo: 
 
Tipo de Prova 
 
PROVA V LÍNGUAPORTUGUESA POL/ORG EB/LEG/DID/CURR/TEC EDU CONHEC. ESPECÍFICOS
S06 - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO
BÁSICA III - PEB III - GEOGRAFIA
01 0203 040506 0708 0910
C B B E D E A D A C
11121314151617181920212223242526272829303132333435
C C A A A D C D A E B C D D A C E A B B B D A C A
36373839404142434445464748495051525354555657585960
C A C B C D C D B B A A C D A B E C B C E A C E B
 
GABARITO DA PROVA OBJETIVA- http://ww5.funcab.org/cargo_gabarito.asp?id=153&titulo=GABARIT...
1 de 1 19/12/2011 13:25
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwODoyOTo1NSAtMDMwMA==
[Tela 300 v1.0.0]
 
GABARITO DA PROVA OBJETIVA- PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA - EDUCAÇÃO
 
Cargo: 
 
Tipo de Prova 
 
PROVA V LÍNGUAPORTUGUESA POL/ORG EB/LEG/DID/CURR/TEC EDU CONHEC. ESPECÍFICOS
S07 - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO
BÁSICA III - PEB III - LÍNGUA
ESTRANGEIRA - INGLÊS
01 0203 040506 0708 0910
D B E C B C E A D A
11121314151617181920212223242526272829303132333435
B B D D C D D D C B C C B E D A D B C C C E A B D
36373839404142434445464748495051525354555657585960
B B D C B C E A A E A D B B E C D D A E D C A C E
 
GABARITO DA PROVA OBJETIVA- http://ww5.funcab.org/cargo_gabarito.asp?id=153&titulo=GABARIT...
1 de 1 19/12/2011 13:25
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwODoyOTo1NSAtMDMwMA==
[Tela 300 v1.0.0]
 
GABARITO DA PROVA OBJETIVA- PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA - EDUCAÇÃO
 
Cargo: 
 
Tipo de Prova 
 
PROVA V LÍNGUAPORTUGUESA POL/ORG EB/LEG/DID/CURR/TEC EDU CONHEC. ESPECÍFICOS
S08 - PROF. DE EDUCAÇÃO
BÁSICA III - PEB III - LÍNGUA
ESTRANGEIRA - ESPANHOL
01 0203 040506 0708 0910
D B E C B C E A D A
11121314151617181920212223242526272829303132333435
B B D D C D D D C B C C B E D A D B C C C E A B D
36373839404142434445464748495051525354555657585960
B E C E B D A E C A A E C D C E A E B E B B D E C
 
GABARITO DA PROVA OBJETIVA- http://ww5.funcab.org/cargo_gabarito.asp?id=153&titulo=GABARIT...
1 de 1 19/12/2011 13:26
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwODoyOTo1NSAtMDMwMA==
[Tela 300 v1.0.0]
 
GABARITO DA PROVA OBJETIVA- PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA - EDUCAÇÃO
 
Cargo: 
 
Tipo de Prova 
 
PROVA V LÍNGUAPORTUGUESA POL/ORG EB/LEG/DID/CURR/TEC EDU CONHEC. ESPECÍFICOS
S09 - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO
BÁSICA III - PEB III - MATEMÁTICA
01 0203 040506 0708 0910
C B B E D E A D A C
11121314151617181920212223242526272829303132333435
C C A A A D C D A E B C D D A C E A B B B D A C A
36373839404142434445464748495051525354555657585960
B D D E C C D A D A C D D A E D B A B C A E C C D
 
GABARITO DA PROVA OBJETIVA- http://ww5.funcab.org/cargo_gabarito.asp?id=153&titulo=GABARIT...
1 de 1 19/12/2011 13:26
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwODoyOTo1NSAtMDMwMA==
[Tela 300 v1.0.0]
 
GABARITO DA PROVA OBJETIVA- PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA - EDUCAÇÃO
 
Cargo: 
 
Tipo de Prova 
 
PROVA V LÍNGUAPORTUGUESA POL/ORG EB/LEG/DID/CURR/TEC EDU CONHEC. ESPECÍFICOS
S10 - PROFESSOR DE EDUCAÇÃO
BÁSICA III - PEB III MÚSICA
01 0203 040506 0708 0910
C B B E D E A D A C
11121314151617181920212223242526272829303132333435
C C A A A D C D A E B C D D A C E A B B B D A C A
36373839404142434445464748495051525354555657585960
B D B E A B E B A A A A A D C C A D A B A C C C B
 
GABARITO DA PROVA OBJETIVA- http://ww5.funcab.org/cargo_gabarito.asp?id=153&titulo=GABARIT...
1 de 1 19/12/2011 13:26
www.pciconcursos.com.br

Mais conteúdos dessa disciplina