Logo Passei Direto
Buscar

Prova TRANSPETRO - CESGRANRIO - 2018 - para Enfermeiro do Trabalho Júnior.pdf

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

and to treat the result as a licence to reassert its influence in the region” (lines 17-20), given that can be replaced, without change in meaning, by
(A) even so
(B) even though
(C) despite the fact that
(D) because of the fact that
(E) taking into account that

The production of oil from shale rock in the US is mentioned in paragraph 4 (lines 21-29) because in 2018 it
(A) can rapidly achieve the record level of 6 million barrels a day.
(B) will certainly reach higher levels than those announced in 2017.
(C) will make output from America’s producing areas commercially viable in 2018.
(D) might compensate for present OPEC production cuts and cause a decrease in oil prices.
(E) is going to have devastating effects on the drilling activity in the country in the near future.

The phrase that shift (line 46) refers to the change in China from a
(A) heavy industry fuelled by coal to a service-based industry using a more varied mix.
(B) large consumption of the world’s fossil fuels to lower consumption levels.
(C) limited demand for oil, gas and coal to an increasing demand.
(D) low-fossil-fuel economy to a pollution-based economy.
(E) fast-growing economy to a receding one.

In the fragments “some recent data suggests that as economic growth has picked up” (lines 47-48) and “Beijing has high ambitions for a much cleaner energy economy, driven not least by the levels of air pollution in many of the major cities” (lines 49-51), picked up and driven by mean, respectively,
(A) declined – guided by
(B) increased – delayed by
(C) deteriorated – caused by
(D) improved – motivated by
(E) stabilized – hindered by

In terms of numerical reference, one concludes that
(A) “over 40 per cent” (lines 16-17) refers to the percentage of global oil produced by Iran and Saudi.
(B) “70 per cent” (line 62) refers to the percentage decrease in solar energy costs since 2010.
(C) “60 per cent” (line 64) refers to the total percentage of solar cells commercialized in China.
(D) “5 per cent” (line 68) refers to the percentage of global energy generated by hydroelectric plants.
(E) “50 per cent” (line 70) refers to the percentage decrease in solar photovoltaic capacity in 2016.

Based on the meanings of the words in the text, it can be said that
(A) “rife” (line 11) and scarce express similar ideas.
(B) “claimed” (line 34) can be replaced by hidden.
(C) “flat” (line 43) and high express similar ideas.
(D) “thriving” (line 61) and developing are synonyms.
(E) “surge” (line 87) and increase are antonyms.

Concerning the renewable energy industry, the author affirms that it
(A) has become highly competitive without subsidies or government support.
(B) has been growing dramatically because of the threat posed by climate change.
(C) needs to go through a profound change to become global and more competitive.
(D) will provide most of the global electric supply through solar, wind and hydropower.
(E) has been expanding faster than personal computing and mobile phones in the 1990s and 2000s.

O Programa de Qualidade de Vida e Promoção à Saúde foi implantado no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde em São Paulo (Nuesp), no ano de 2003, pelo Serviço de Pessoal Ativo (Sepat), visando a desenvolver ações para proporcionar aos funcionários uma melhoria da qualidade de vida em seu ambiente de trabalho.
É ação desse programa o grupo da(s)
(A) ergonomia do servidor
(B) fonoaudiologia do servidor
(C) violência no trabalho
(D) doenças ocupacionais
(E) terapias complementares

As normas para qualificação em nível médio de Enfermagem do Trabalho e outras providências constam na
(A) Lei do Exercício Profissional de Enfermagem no 7.498/1986
(B) Norma Regulamentadora no 4
(C) Portaria MTE 590/2014
(D) Resolução COFEN no 238/2000
(E) Resolução COFEN no 440/2013

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) se configura como uma metodologia para organizar e sistematizar o cuidado, com base no método científico. A criação da SAE ocorreu através da (o)
(A) Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem
(B) Portaria COFEN no 400/2009
(C) Portaria MTE no 3214/78
(D) Resolução COFEN no 119/1990
(E) Resolução COFEN no 358/2009

Em casos de acidente de trabalho, para fins da Previdência Social, o segurado tem direito a benefícios e serviços peculiares à modalidade do agravo à saúde. Tais benefícios incluem:
(A) concessão do auxílio-doença no valor de 80% do salário do benefício.
(B) estabilidade de 2 anos no emprego, adquirida pelos trabalhadores segurados após a cessação do auxílio-doença acidentário.
(C) auxílio-doença, auxílio-acidente e pensão por morte.
(D) auxílio-acidente, que é a renda mensal, enquanto persistir a incapacidade laborativa, avaliada pela perícia médica do INSS.
(E) serviço social e reabilitação profissional, mediante a comprovação do tempo de contribuição.

O atendimento às múltiplas vítimas é um desafio com o qual os serviços de atendimento pré-hospitalar se deparam, com um desequilíbrio entre os recursos disponíveis e as necessidades.
O atendimento a múltiplas vítimas é aquele que:
(A) classifica como prioridade de cor amarela as vítimas que apresentam alteração no enchimento capilar, quando o retorno da coloração do leito ungueal ou dos lábios ocorre em tempo maior que 2 segundos, após pressionar e soltar a área avaliada.
(B) classifica como prioridade de cor vermelha as vítimas que apresentam fraturas e ferimentos com sangramento que necessitem de suturas.
(C) é prestado aos eventos súbitos, com o envolvimento de mais de 6 vítimas.
(D) realiza a triagem gastando, no máximo, de 60 a 90 segundos por vítima.
(E) utiliza como protocolo de prioridade de atendimento o de Manchester.

Há uma doença aguda, produzida pelo contato com a neurotoxina de um bacilo encontrado em ampla distribuição geográfica sob a forma de esporos, que tem a capacidade de impedir a inibição do arco reflexo da medula espinhal, promovendo reflexos excitatórios tônicos em múltiplas regiões do organismo.
Tal doença, enquadrada no Grupo I da Classificação de Schilling, é a(o)
(A) Tétano
(B) Psitacose
(C) Brucelose
(D) Carbúnculo
(E) Blastomicose

A situação vacinal também é considerada no âmbito ocupacional. Segundo as Recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações 2017/2018, os profissionais que trabalham em regime de confinamento devem ter recebido as seguintes vacinas:
(A) Meningocócica B, Meningocócicas conjugadas, Febre tifoide e Poliomielite inativada
(B) Poliomielite inativada, Hepatite A, Tríplice viral, Varicela e Febre tifoide
(C) Poliomielite inativada, Meningocócica B e Meningocócicas conjugadas
(D) Tríplice viral, Hepatites A e B, Tríplice bacteriana, Varicela e Influenza
(E) Tríplice viral, Hepatites A e B, Varicela, Influenza e Meningocócicas conjugadas

A Ergonomia pode ser definida como o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários para a concepção de ferramentas, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficácia. São conhecidas duas tendências no trabalho da ergonomia: a Americana, mais antiga, e a Europeia, mais recente.
A tendência Europeia caracteriza-se pela(o)
(A) ênfase nas características do operador humano
(B) preocupação com os aspectos fisiológicos do trabalhador
(C) utilização da anatomia e da fisiologia na concepção de dispositivos adequados
(D) utilização das ciências para melhorar as condições de trabalho
(E) estudo específico do trabalho com a finalidade de melhorá-lo

As queimaduras são lesões decorrentes de agentes capazes de produzir calor excessivo que danifica os tecidos corporais e acarreta a morte celular.
No caso de uma queimadura química, o atendimento pré-hospitalar preconiza que
(A) a identificação do agente causador da queimadura determina o uso ou não da proteção universal.
(B) a substância deve ser diluída em água corrente por, no mínimo, 30 minutos.
(C) a área afetada, em casos de queimaduras oculares, não deve ser irrigada para não aumentar a lesão.
(D) as roupas da vítima em contato com a substância não sejam removidas, para não expor o corpo do indivíduo à temperatura do ambiente.
(E) o excesso da substância líquida seja removido com uma escova.

As condições de trabalho são imprescindíveis para a avaliação e a adaptação das características psicofisiológicas dos trabalhadores à natureza do trabalho a ser executado. Estão incluídas nas condições ambientais de trabalho da NR 17 a(o)
(A) iluminação suplementar com um limite aceitável de reflexos.
(B) medição dos níveis de iluminamento, realizada no campo de trabalho onde se realiza a tarefa visual, utilizando-se de luxímetro com fotocélula corrigida para a sensibilidade do olho humano e em função do ângulo de incidência.
(C) umidade relativa do ar não inferior a 20% para o conforto em atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes.
(D) índice de temperatura efetiva no ambiente entre 16°C e 20°C para o conforto em atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes.
(E) nível de ruído aceitável até 85 dB para efeito de conforto em atividades que não exijam solicitação intelectual e atenção constantes.

Na ocorrência de um acidente com um trabalhador que teve trauma direto da região craniofacial após cair de uma altura de 4 metros, a avaliação primária deve preconizar a
(A) aferição imediata dos sinais vitais da vítima.
(B) avaliação das pupilas da vítima.
(C) garantia da estabilização manual da coluna cervical e da permeabilidade da via aérea da vítima.
(D) oferta de oxigênio sob máscara não reinalante a 10 l/min se a saturação de oxigênio da vítima for menor que 90%.
(E) realização do exame da cabeça e da coluna vertebral da vítima.

A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é um documento da Previdência Social que tem duas partes a serem preenchidas. A primeira, pela empresa, e a segunda, onde consta o Laudo de Exame Médico, pelo médico que assistiu o trabalhador. A CAT
(A) é realizada apenas se uma doença ou um acidente grave acontecer.
(B) é realizada apenas se o trabalhador necessitar se afastar do trabalho por um período superior a quinze dias.
(C) é realizada imediatamente para todos os casos, sob pena de multa.
(D) é realizada pelo próprio acidentado, por seus dependentes, pela entidade sindical competente, pelo médico que o assistiu ou qualquer autoridade pública, caso a empresa se negue a emiti-la.
(E) garante a manutenção do contrato do trabalhador na empresa pelo período de 1 ano e meio em caso de acidente ou doença relacionada ao trabalho.

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) inclui, dentre outros procedimentos, a realização obrigatória de exames médicos. O exame médico periódico deve ter o seguinte intervalo:
(A) a cada 6 meses para os trabalhadores que não estão expostos aos riscos ou condições de agravamento de doença ocupacional, quando menores de 18 (dezoito) anos e maiores de 45 (quarenta e cinco) anos de idade.
(B) a cada 6 meses para os trabalhadores que não estão expostos aos riscos ou condições de agravamento de doença ocupacional e em idade entre 18 (dezoito) anos e 45 (quarenta e cinco) anos.
(C) a cada ano ou a intervalos menores, a critério médico, para trabalhadores expostos a riscos ou a situações de trabalho que impliquem o desencadeamento ou agravamento de doença ocupacional, ou, ainda, para aqueles que sejam portadores de doenças crônicas, ou ainda, quando é resultado de negociação coletiva de trabalho.
(D) a cada ano para os trabalhadores que não estão expostos aos riscos ou condições de agravamento de doença ocupacional e em idade entre 18 (dezoito) anos e 45 (quarenta e cinco) anos.
(E) a cada três meses para trabalhadores expostos a riscos ou a situações de trabalho que impliquem o desencadeamento ou agravamento de doença ocupacional, ou, ainda, para aqueles que sejam portadores de doenças crônicas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

and to treat the result as a licence to reassert its influence in the region” (lines 17-20), given that can be replaced, without change in meaning, by
(A) even so
(B) even though
(C) despite the fact that
(D) because of the fact that
(E) taking into account that

The production of oil from shale rock in the US is mentioned in paragraph 4 (lines 21-29) because in 2018 it
(A) can rapidly achieve the record level of 6 million barrels a day.
(B) will certainly reach higher levels than those announced in 2017.
(C) will make output from America’s producing areas commercially viable in 2018.
(D) might compensate for present OPEC production cuts and cause a decrease in oil prices.
(E) is going to have devastating effects on the drilling activity in the country in the near future.

The phrase that shift (line 46) refers to the change in China from a
(A) heavy industry fuelled by coal to a service-based industry using a more varied mix.
(B) large consumption of the world’s fossil fuels to lower consumption levels.
(C) limited demand for oil, gas and coal to an increasing demand.
(D) low-fossil-fuel economy to a pollution-based economy.
(E) fast-growing economy to a receding one.

In the fragments “some recent data suggests that as economic growth has picked up” (lines 47-48) and “Beijing has high ambitions for a much cleaner energy economy, driven not least by the levels of air pollution in many of the major cities” (lines 49-51), picked up and driven by mean, respectively,
(A) declined – guided by
(B) increased – delayed by
(C) deteriorated – caused by
(D) improved – motivated by
(E) stabilized – hindered by

In terms of numerical reference, one concludes that
(A) “over 40 per cent” (lines 16-17) refers to the percentage of global oil produced by Iran and Saudi.
(B) “70 per cent” (line 62) refers to the percentage decrease in solar energy costs since 2010.
(C) “60 per cent” (line 64) refers to the total percentage of solar cells commercialized in China.
(D) “5 per cent” (line 68) refers to the percentage of global energy generated by hydroelectric plants.
(E) “50 per cent” (line 70) refers to the percentage decrease in solar photovoltaic capacity in 2016.

Based on the meanings of the words in the text, it can be said that
(A) “rife” (line 11) and scarce express similar ideas.
(B) “claimed” (line 34) can be replaced by hidden.
(C) “flat” (line 43) and high express similar ideas.
(D) “thriving” (line 61) and developing are synonyms.
(E) “surge” (line 87) and increase are antonyms.

Concerning the renewable energy industry, the author affirms that it
(A) has become highly competitive without subsidies or government support.
(B) has been growing dramatically because of the threat posed by climate change.
(C) needs to go through a profound change to become global and more competitive.
(D) will provide most of the global electric supply through solar, wind and hydropower.
(E) has been expanding faster than personal computing and mobile phones in the 1990s and 2000s.

O Programa de Qualidade de Vida e Promoção à Saúde foi implantado no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde em São Paulo (Nuesp), no ano de 2003, pelo Serviço de Pessoal Ativo (Sepat), visando a desenvolver ações para proporcionar aos funcionários uma melhoria da qualidade de vida em seu ambiente de trabalho.
É ação desse programa o grupo da(s)
(A) ergonomia do servidor
(B) fonoaudiologia do servidor
(C) violência no trabalho
(D) doenças ocupacionais
(E) terapias complementares

As normas para qualificação em nível médio de Enfermagem do Trabalho e outras providências constam na
(A) Lei do Exercício Profissional de Enfermagem no 7.498/1986
(B) Norma Regulamentadora no 4
(C) Portaria MTE 590/2014
(D) Resolução COFEN no 238/2000
(E) Resolução COFEN no 440/2013

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) se configura como uma metodologia para organizar e sistematizar o cuidado, com base no método científico. A criação da SAE ocorreu através da (o)
(A) Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem
(B) Portaria COFEN no 400/2009
(C) Portaria MTE no 3214/78
(D) Resolução COFEN no 119/1990
(E) Resolução COFEN no 358/2009

Em casos de acidente de trabalho, para fins da Previdência Social, o segurado tem direito a benefícios e serviços peculiares à modalidade do agravo à saúde. Tais benefícios incluem:
(A) concessão do auxílio-doença no valor de 80% do salário do benefício.
(B) estabilidade de 2 anos no emprego, adquirida pelos trabalhadores segurados após a cessação do auxílio-doença acidentário.
(C) auxílio-doença, auxílio-acidente e pensão por morte.
(D) auxílio-acidente, que é a renda mensal, enquanto persistir a incapacidade laborativa, avaliada pela perícia médica do INSS.
(E) serviço social e reabilitação profissional, mediante a comprovação do tempo de contribuição.

O atendimento às múltiplas vítimas é um desafio com o qual os serviços de atendimento pré-hospitalar se deparam, com um desequilíbrio entre os recursos disponíveis e as necessidades.
O atendimento a múltiplas vítimas é aquele que:
(A) classifica como prioridade de cor amarela as vítimas que apresentam alteração no enchimento capilar, quando o retorno da coloração do leito ungueal ou dos lábios ocorre em tempo maior que 2 segundos, após pressionar e soltar a área avaliada.
(B) classifica como prioridade de cor vermelha as vítimas que apresentam fraturas e ferimentos com sangramento que necessitem de suturas.
(C) é prestado aos eventos súbitos, com o envolvimento de mais de 6 vítimas.
(D) realiza a triagem gastando, no máximo, de 60 a 90 segundos por vítima.
(E) utiliza como protocolo de prioridade de atendimento o de Manchester.

Há uma doença aguda, produzida pelo contato com a neurotoxina de um bacilo encontrado em ampla distribuição geográfica sob a forma de esporos, que tem a capacidade de impedir a inibição do arco reflexo da medula espinhal, promovendo reflexos excitatórios tônicos em múltiplas regiões do organismo.
Tal doença, enquadrada no Grupo I da Classificação de Schilling, é a(o)
(A) Tétano
(B) Psitacose
(C) Brucelose
(D) Carbúnculo
(E) Blastomicose

A situação vacinal também é considerada no âmbito ocupacional. Segundo as Recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações 2017/2018, os profissionais que trabalham em regime de confinamento devem ter recebido as seguintes vacinas:
(A) Meningocócica B, Meningocócicas conjugadas, Febre tifoide e Poliomielite inativada
(B) Poliomielite inativada, Hepatite A, Tríplice viral, Varicela e Febre tifoide
(C) Poliomielite inativada, Meningocócica B e Meningocócicas conjugadas
(D) Tríplice viral, Hepatites A e B, Tríplice bacteriana, Varicela e Influenza
(E) Tríplice viral, Hepatites A e B, Varicela, Influenza e Meningocócicas conjugadas

A Ergonomia pode ser definida como o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários para a concepção de ferramentas, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficácia. São conhecidas duas tendências no trabalho da ergonomia: a Americana, mais antiga, e a Europeia, mais recente.
A tendência Europeia caracteriza-se pela(o)
(A) ênfase nas características do operador humano
(B) preocupação com os aspectos fisiológicos do trabalhador
(C) utilização da anatomia e da fisiologia na concepção de dispositivos adequados
(D) utilização das ciências para melhorar as condições de trabalho
(E) estudo específico do trabalho com a finalidade de melhorá-lo

As queimaduras são lesões decorrentes de agentes capazes de produzir calor excessivo que danifica os tecidos corporais e acarreta a morte celular.
No caso de uma queimadura química, o atendimento pré-hospitalar preconiza que
(A) a identificação do agente causador da queimadura determina o uso ou não da proteção universal.
(B) a substância deve ser diluída em água corrente por, no mínimo, 30 minutos.
(C) a área afetada, em casos de queimaduras oculares, não deve ser irrigada para não aumentar a lesão.
(D) as roupas da vítima em contato com a substância não sejam removidas, para não expor o corpo do indivíduo à temperatura do ambiente.
(E) o excesso da substância líquida seja removido com uma escova.

As condições de trabalho são imprescindíveis para a avaliação e a adaptação das características psicofisiológicas dos trabalhadores à natureza do trabalho a ser executado. Estão incluídas nas condições ambientais de trabalho da NR 17 a(o)
(A) iluminação suplementar com um limite aceitável de reflexos.
(B) medição dos níveis de iluminamento, realizada no campo de trabalho onde se realiza a tarefa visual, utilizando-se de luxímetro com fotocélula corrigida para a sensibilidade do olho humano e em função do ângulo de incidência.
(C) umidade relativa do ar não inferior a 20% para o conforto em atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes.
(D) índice de temperatura efetiva no ambiente entre 16°C e 20°C para o conforto em atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes.
(E) nível de ruído aceitável até 85 dB para efeito de conforto em atividades que não exijam solicitação intelectual e atenção constantes.

Na ocorrência de um acidente com um trabalhador que teve trauma direto da região craniofacial após cair de uma altura de 4 metros, a avaliação primária deve preconizar a
(A) aferição imediata dos sinais vitais da vítima.
(B) avaliação das pupilas da vítima.
(C) garantia da estabilização manual da coluna cervical e da permeabilidade da via aérea da vítima.
(D) oferta de oxigênio sob máscara não reinalante a 10 l/min se a saturação de oxigênio da vítima for menor que 90%.
(E) realização do exame da cabeça e da coluna vertebral da vítima.

A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é um documento da Previdência Social que tem duas partes a serem preenchidas. A primeira, pela empresa, e a segunda, onde consta o Laudo de Exame Médico, pelo médico que assistiu o trabalhador. A CAT
(A) é realizada apenas se uma doença ou um acidente grave acontecer.
(B) é realizada apenas se o trabalhador necessitar se afastar do trabalho por um período superior a quinze dias.
(C) é realizada imediatamente para todos os casos, sob pena de multa.
(D) é realizada pelo próprio acidentado, por seus dependentes, pela entidade sindical competente, pelo médico que o assistiu ou qualquer autoridade pública, caso a empresa se negue a emiti-la.
(E) garante a manutenção do contrato do trabalhador na empresa pelo período de 1 ano e meio em caso de acidente ou doença relacionada ao trabalho.

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) inclui, dentre outros procedimentos, a realização obrigatória de exames médicos. O exame médico periódico deve ter o seguinte intervalo:
(A) a cada 6 meses para os trabalhadores que não estão expostos aos riscos ou condições de agravamento de doença ocupacional, quando menores de 18 (dezoito) anos e maiores de 45 (quarenta e cinco) anos de idade.
(B) a cada 6 meses para os trabalhadores que não estão expostos aos riscos ou condições de agravamento de doença ocupacional e em idade entre 18 (dezoito) anos e 45 (quarenta e cinco) anos.
(C) a cada ano ou a intervalos menores, a critério médico, para trabalhadores expostos a riscos ou a situações de trabalho que impliquem o desencadeamento ou agravamento de doença ocupacional, ou, ainda, para aqueles que sejam portadores de doenças crônicas, ou ainda, quando é resultado de negociação coletiva de trabalho.
(D) a cada ano para os trabalhadores que não estão expostos aos riscos ou condições de agravamento de doença ocupacional e em idade entre 18 (dezoito) anos e 45 (quarenta e cinco) anos.
(E) a cada três meses para trabalhadores expostos a riscos ou a situações de trabalho que impliquem o desencadeamento ou agravamento de doença ocupacional, ou, ainda, para aqueles que sejam portadores de doenças crônicas.

Prévia do material em texto

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO.
01 - O candidato recebeu do fiscal o seguinte material:
a) este CADERNO DE QUESTÕES, com o enunciado das 70 (setenta) questões objetivas, sem repetição ou falha, com a 
seguinte distribuição:
CONHECIMENTOS BÁSICOS
CONHECIMENTOS 
ESPECÍFICOSLÍNGUA PORTUGUESA LÍNGUA INGLESA
Questões Pontuação Questões Pontuação Questões Pontuação
1 a 10 1,0 cada 11 a 20 1,0 cada 21 a 70 1,0 cada
Total: 20,0 pontos Total: 50,0 pontos
Total: 70,0 pontos
b) CARTÃO-RESPOSTA destinado às respostas das questões objetivas formuladas nas provas. 
02 - O candidato deve verificar se este material está em ordem e se o seu nome e número de inscrição conferem com os que 
aparecem no CARTÃO-RESPOSTA. Caso não esteja nessas condições, o fato deve ser IMEDIATAMENTE notificado ao 
fiscal.
03 - Após a conferência, o candidato deverá assinar, no espaço próprio do CARTÃO-RESPOSTA, com caneta esferográfica de 
tinta preta, fabricada em material transparente.
04 - No CARTÃO-RESPOSTA, a marcação das letras correspondentes às respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e 
preenchendo todo o espaço compreendido pelos círculos, com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material 
transparente, de forma contínua e densa. A leitura ótica do CARTÃO-RESPOSTA é sensível a marcas escuras; portanto, 
os campos de marcação devem ser preenchidos completamente, sem deixar claros.
Exemplo: 
05 - O candidato deve ter muito cuidado com o CARTÃO-RESPOSTA, para não o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O 
CARTÃO-RESPOSTA SOMENTE poderá ser substituído se, no ato da entrega ao candidato, já estiver danificado.
06 - Imediatamente após a autorização para o início das provas, o candidato deve conferir se este CADERNO DE QUESTÕES está 
em ordem e com todas as páginas. Caso não esteja nessas condições, o fato deve ser IMEDIATAMENTE notificado ao fiscal.
07 - As questões objetivas são identificadas pelo número que se situa acima de seu enunciado. 
08 - Para cada uma das questões objetivas, são apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); só 
uma responde adequadamente ao quesito proposto. O candidato só deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcação em mais 
de uma alternativa anula a questão, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA.
09 - SERÁ ELIMINADO deste Processo Seletivo Público o candidato que:
a) for surpreendido, durante as provas, em qualquer tipo de comunicação com outro candidato;
b) portar ou usar, durante a realização das provas, aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, 
eletrônicos ou não, tais como agendas, relógios de qualquer natureza, notebook, transmissor de dados e mensagens, 
máquina fotográfica, telefones celulares, pagers, microcomputadores portáteis e/ou similares;
c) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o CADERNO DE QUESTÕES e/ou o CARTÃO-RESPOSTA;
d) se recusar a entregar o CADERNO DE QUESTÕES e/ou o CARTÃO-RESPOSTA, quando terminar o tempo estabelecido;
e) não assinar a LISTA DE PRESENÇA e/ou o CARTÃO-RESPOSTA.
Obs. O candidato só poderá ausentar-se do recinto das provas após 2 (duas) horas contadas a partir do efetivo início das 
mesmas. Por motivos de segurança, o candidato NÃO PODERÁ LEVAR O CADERNO DE QUESTÕES, a qualquer 
momento. 
10 - O candidato deve reservar os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTÃO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcações 
assinaladas no CADERNO DE QUESTÕES NÃO SERÃO LEVADOS EM CONTA.
11 - O candidato deve, ao terminar as provas, entregar ao fiscal o CADERNO DE QUESTÕES e o CARTÃO-RESPOSTA e 
ASSINAR A LISTA DE PRESENÇA.
12 - O TEMPO DISPONÍVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTÕES OBJETIVAS É DE 4 (QUATRO) HORAS E
30 (TRINTA) MINUTOS, já incluído o tempo para marcação do seu CARTÃO-RESPOSTA, findo o qual o candidato deverá, 
obrigatoriamente, entregar o CARTÃO-RESPOSTA e o CADERNO DE QUESTÕES. 
13 - As questões e os gabaritos das Provas Objetivas serão divulgados a partir do primeiro dia útil após sua realização, no 
endereço eletrônico da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br).
PR
OC
ES
SO
 S
EL
ET
IV
O
PÚ
BL
IC
O 
- E
DI
TA
L N
o 1
TR
AN
SP
ET
RO
/P
SP
RH
 20
18
.1 
DE
 08
/02
/20
18
ENFERMEIRO(A) DO TRABALHO JÚNIOR
20
www.pciconcursos.com.br
2
TRANSPETRO
ENFERMEIRO(A) DO TRABALHO JÚNIOR PROVA 20
CONHECIMENTOS BÁSICOS
LÍNGUA PORTUGUESA
Memórias Póstumas de Brás Cubas 
Lobo Neves, a princípio, metia-me grandes sus-
tos. Pura ilusão! Como adorasse a mulher, não se ve-
xava de mo dizer muitas vezes; achava que Virgília 
era a perfeição mesma, um conjunto de qualidades 
sólidas e finas, amorável, elegante, austera, um mo-
delo. E a confiança não parava aí. De fresta que era, 
chegou a porta escancarada. Um dia confessou-me 
que trazia uma triste carcoma na existência; faltava-
-lhe a glória pública. Animei-o; disse-lhe muitas coi-
sas bonitas, que ele ouviu com aquela unção religiosa 
de um desejo que não quer acabar de morrer; então 
compreendi que a ambição dele andava cansada de 
bater as asas, sem poder abrir o voo. Dias depois 
disse-me todos os seus tédios e desfalecimentos, as 
amarguras engolidas, as raivas sopitadas; contou-me 
que a vida política era um tecido de invejas, despei-
tos, intrigas, perfídias, interesses, vaidades. Eviden-
temente havia aí uma crise de melancolia; tratei de 
combatê-la.
— Sei o que lhe digo, replicou-me com tristeza. 
Não pode imaginar o que tenho passado. Entrei na 
política por gosto, por família, por ambição, e um pou-
co por vaidade. Já vê que reuni em mim só todos os 
motivos que levam o homem à vida pública; faltou-me 
só o interesse de outra natureza. Vira o teatro pelo 
lado da plateia; e, palavra, que era bonito! Soberbo 
cenário, vida, movimento e graça na representação. 
Escriturei-me; deram-me um papel que... Mas para 
que o estou a fatigar com isto? Deixe-me ficar com as 
minhas amofinações. Creia que tenho passado horas 
e dias... Não há constância de sentimentos, não há 
gratidão, não há nada... nada.... nada...
Calou-se, profundamente abatido, com os olhos 
no ar, parecendo não ouvir coisa nenhuma, a não ser 
o eco de seus próprios pensamentos. Após alguns 
instantes, ergueu-se e estendeu-me a mão: — O se-
nhor há de rir-se de mim, disse ele; mas desculpe 
aquele desabafo; tinha um negócio, que me mordia o 
espírito. E ria, de um jeito sombrio e triste; depois pe-
diu-me que não referisse a ninguém o que se passara 
entre nós; ponderei-lhe que a rigor não se passara 
nada. Entraram dois deputados e um chefe político 
da paróquia. Lobo Neves recebeu-os com alegria, a 
princípio um tanto postiça, mas logo depois natural. 
No fim de meia hora, ninguém diria que ele não era o 
mais afortunado dos homens; conversava, chasque-
ava, e ria, e riam todos.
ASSIS, M. de. Memórias Póstumas de Brás Cubas; IN: 
CHIARA, A. C. et alli (Orgs.). Machado de Assis para jo-
vens leitores. Rio de Janeiro: Eduerj, 2008. 
5
10
15
20
25
30
35
40
45
1
Com base na leitura do texto, entende-se que o desabafo 
de Lobo Neves ao longo do texto deve-se à sua insatisfa-
ção com a(o)
(A) vida pública
(B) sua família
(C) seu casamento
(D) teatro da época
(E) glamour da sociedade
2
Em “Como adorasse a mulher, não se vexava de mo dizer 
muitas vezes” (�. 2-3), o conector como estabelece, com 
a oração seguinte, uma relação semântica de 
(A) causa 
(B) condição 
(C) contraste 
(D) comparação 
(E) consequência 
3
A palavra carcoma foi empregada metaforicamente no 
trecho “Um dia confessou-me que trazia uma triste carco-
ma na existência” (�. 7-8). 
Um outro exemplo de metáfora empregada no texto é:
(A) “Lobo Neves, a princípio, metia-me grandes sustos” 
(�. 1-2)
(B) “De fresta que era, chegou a porta escancarada” (�. 6-7)
(C) “Evidentemente havia aí uma crise de melancolia; tra-
tei de combatê-la” (�. 17-18)
(D) “Entrei na política por gosto, por família, por ambição, 
e um pouco por vaidade” (�. 21-23)
(E) “Lobo Neves recebeu-os com alegria” (�. 43)
4
A partirda leitura do fragmento do texto: “que ele ouviu 
com aquela unção religiosa de um desejo que não quer 
acabar de morrer” (�. 10-11), infere-se que Lobo Neves 
(A) estava prestes a morrer.
(B) era extremamente religioso.
(C) tinha o desejo de ir para bem longe dali.
(D) esperava ainda ter uma atuação política satisfatória.
(E) estava sofrendo de uma gravíssima crise de depres-
são.
5
O trecho do texto “Vira o teatro pelo lado da plateia; e, 
palavra, que era bonito!” (�. 25-26) faz referência ao fato 
de Lobo Neves
(A) misturar política e lazer.
(B) ter uma vida social muito intensa.
(C) poder deslumbrar-se com o teatro.
(D) estar saudoso de sua vida como ator.
(E) ter ignorado as dificuldades da atividade política.
www.pciconcursos.com.br
3
TRANSPETRO
ENFERMEIRO(A) DO TRABALHO JÚNIORPROVA 20
6
Os sinais de pontuação contribuem para a construção dos 
sentidos dos textos.
No fragmento do texto “Escriturei-me; deram-me um 
papel que... mas para que o estou a fatigar com isso? 
Deixe-me ficar com as minhas amofinações” (�. 28-30), 
as reticências são usadas para demarcar a
(A) interrupção de uma ideia. 
(B) insinuação de uma ameaça.
(C) hesitação comum na oralidade.
(D) continuidade de uma ação ou fato. 
(E) omissão proposital de algo que se devia dizer.
7
O fragmento no qual a regência do verbo em destaque é 
a mesma do verbo referir no trecho “que não referisse a 
ninguém o que se passara entre nós” (�. 40-41) é
(A) “Como adorasse a mulher” (�. 2)
(B) “Virgília era a perfeição mesma” (�. 3-4)
(C) “Um dia confessou-me que trazia uma triste carcoma 
na existência” (�. 7-8) 
(D) “Mas para que o estou a fatigar com isto?” (�. 28-29)
(E) “Entraram dois deputados e um chefe político da pa-
róquia” (�. 42-43)
8
O pronome oblíquo átono está empregado de acordo com 
o que prevê a variedade formal da norma-padrão da lín-
gua em:
(A) Poucos dar-lhe-iam a atenção merecida.
(B) Lobo Neves nunca se afastara da vida pública.
(C) Diria-lhe para evitar a carreira política se perguntasse.
(D) Ele tinha um problema que mantinha-o preocupado 
todo o tempo.
(E) Se atormentou com aquela crise de melancolia que 
parecia não ter fim.
9
Em português, o acento grave indica a contração de dois 
“a” em um só, em um processo chamado crase, e está 
corretamente empregado em:
(A) Verei a política de outra forma à partir daquela conver-
sa.
(B) Daqui à duas horas Lobo Neves receberá os amigos 
com alegria.
(C) Assistimos à apresentações inflamadas de alguns de-
putados e senadores. 
(D) Em referência àqueles pensamentos, Lobo Neves 
calou-os rapidamente.
(E) A política, à qual não quero mais em minha vida, cau-
sou-me muitos problemas. 
10
O período que atende plenamente às exigências da con-
cordância verbal na norma-padrão da língua portuguesa é:
(A) Mais de um mandato foram exercidos por Lobo 
Neves.
(B) Fazem quinze anos que ele conseguiu entrar para a 
vida pública.
(C) Necessita-se de políticos mais compromissados com 
a população.
(D) Com certeza, haviam mais de trinta deputados no ple-
nário naquele dia.
(E) Reeleger-se-á, somente, os políticos com um histórico 
de trabalho honesto.
RA
SC
UN
HO
www.pciconcursos.com.br
4
TRANSPETRO
ENFERMEIRO(A) DO TRABALHO JÚNIOR PROVA 20
LÍNGUA INGLESA
The key energy questions for 2018
The renewables industry has had a great year.
How fast can it grow now?
What are the issues that will shape the global 
energy market in 2018? What will be the energy 
mix, trade patterns and price trends? Every country 
is different and local factors, including politics, are 
important. But at the global level there are four key 
questions, and each of which answers is highly 
uncertain. 
The first question is whether Saudi Arabia is 
stable. The kingdom’s oil exports now mostly go to 
Asia but the volumes involved mean that any volatility 
will destabilise a market where speculation is rife. 
The risk is that an open conflict, which Iran and 
Saudi have traditionally avoided despite all their 
differences, would spread and hit oil production and 
trade. It is worth remembering that the Gulf states 
account for a quarter of global production and over 
40 per cent of all the oil traded globally. The threat to 
stability is all the greater given that Iran is likely to win 
any such clash and to treat the result as a licence to 
reassert its influence in the region. 
The second question is how rapidly production 
of oil from shale rock will grow in the US — 2017 has 
seen an increase of 600,000 barrels a day to over 6m. 
The increase in global prices over the past six months 
has made output from almost all America’s producing 
areas commercially viable and drilling activity is rising. 
A comparable increase in 2018 would offset most of 
the current OPEC production cuts and either force 
another quota reduction or push prices down. 
The third question concerns China. For the 
last three years the country has managed to deliver 
economic growth with only minimal increases in 
energy consumption. Growth was probably lower than 
the claimed numbers — the Chinese do not like to 
admit that they, too, are subject to economic cycles 
and recessions — but even so the achievement 
is considerable. The question is whether the trend 
can be continued. If it can, the result will limit global 
demand growth for oil, gas and coal. 
China, which accounts for a quarter of the world’s 
daily energy use, is the swing consumer. If energy 
efficiency gains continue, CO2 emissions will remain 
flat or even fall. The country’s economy is changing 
and moving away from heavy industry fuelled largely 
by coal to a more service-based one, with a more 
varied fuel mix. But the pace of that shift is uncertain 
and some recent data suggests that as economic 
growth has picked up, so has consumption of oil and 
coal. Beijing has high ambitions for a much cleaner 
energy economy, driven not least by the levels of air 
pollution in many of the major cities; 2018 will show 
how much progress they are making. 
The fourth question is, if anything, the most 
important. How fast can renewables grow? The last 
few years have seen dramatic reductions in costs 
and strong increase in supply. The industry has had 
a great year, with bids from offshore wind for capacity 
auctions in the UK and elsewhere at record low levels. 
Wind is approaching grid parity — the moment 
when it can compete without subsidies. Solar is also 
thriving: according to the International Energy Agency, 
costs have fallen by 70 per cent since 2010 not least 
because of advances in China, which now accounts 
for 60 per cent of total solar cell manufacturing 
capacity. The question is how rapidly all those gains 
can be translated into electric supply. 
Renewables, including hydro, accounted for just 
5 per cent of global daily energy supply according 
to the IEA’s latest data. That is increasing — solar 
photovoltaic capacity grew by 50 per cent in 2016 
— but to make a real difference the industry needs 
a period of expansion comparable in scale to the 
growth of personal computing and mobile phones in 
the 1990s and 2000s. 
The problem is that the industry remains 
fragmented. Most renewable companies are small 
and local, and in many cases undercapitalised; some 
are built to collect subsidies. A radical change will be 
necessary to make the industry global and capable 
of competing on the scale necessary to displace 
coal and natural gas. The coming year will show us 
whether it is ready for that challenge. 
In many ways, the energy business is at a 
moment of change and transition. Every reader will 
have their own view on each of the four questions. To 
me, the prospect is of supply continuing to outpace 
demand. If that is right, the surge in oil prices over 
the past two months is a temporary and unsustainable 
phenomenon. It would take another Middle East war 
to change the equation. Unfortunately, that is all too 
possible.
Available at: <https://www.ft.com/content/c9bdc750-
ec85-11e7-8713-513b1d7ca85a>.Retrieved on: 
Feb 18, 2018. Adapted. 
5
10
15
20
25
30
35
40
45
50
55
60
65
70
75
80
85
90
RA
SC
UN
HO
www.pciconcursos.com.br
5
TRANSPETRO
ENFERMEIRO(A) DO TRABALHO JÚNIORPROVA 20
11
The main purpose of the text is to
(A) explain the reasons for the sudden increase in the 
price of oil in 2018. 
(B) speculate on matters that may affect the global energy 
market in 2018.
(C) provide precise answers to the most relevant 
questions on global energy.
(D) forecast changes in trade and energy production in 
Asia and the Middle East. 
(E) measure the devastating impact of renewable industry 
on coal and natural gas.
12
Saudi Arabia and Iran are mentioned in paragraphs 2 and 3 
(lines 8-20) because they
(A) are latent enemies about to engage in violent strife. 
(B) produce more than 40 per cent of the world’s crude oil. 
(C) should spread their influence over the other Gulf 
States. 
(D) can be considered the most stable countries in the 
Middle East. 
(E) might affect oil production and trade if they engage in 
an open conflict.
13
In the fragment “The threat to stability is all the greater 
given that Iran is likely to win any such clash and to 
treat the result as a licence to reassert its influence in the 
region” (lines 17-20), given that can be replaced, without 
change in meaning, by
(A) even so
(B) even though
(C) despite the fact that
(D) because of the fact that
(E) taking into account that 
14
The production of oil from shale rock in the US is 
mentioned in paragraph 4 (lines 21-29) because in 2018 it 
(A) can rapidly achieve the record level of 6 million barrels 
a day.
(B) will certainly reach higher levels than those announced 
in 2017.
(C) will make output from America’s producing areas 
commercially viable in 2018. 
(D) might compensate for present OPEC production cuts 
and cause a decrease in oil prices. 
(E) is going to have devastating effects on the drilling 
activity in the country in the near future.
15
The phrase that shift (line 46) refers to the change in 
China from a 
(A) heavy industry fuelled by coal to a service-based 
industry using a more varied mix. 
(B) large consumption of the world’s fossil fuels to lower 
consumption levels. 
(C) limited demand for oil, gas and coal to an increasing 
demand.
(D) low-fossil-fuel economy to a pollution-based economy.
(E) fast-growing economy to a receding one.
16
In the fragments “some recent data suggests that as 
economic growth has picked up” (lines 47-48) and 
“Beijing has high ambitions for a much cleaner energy 
economy, driven not least by the levels of air pollution in 
many of the major cities” (lines 49-51), picked up and 
driven by mean, respectively,
(A) declined – guided by 
(B) increased – delayed by 
(C) deteriorated – caused by 
(D) improved – motivated by 
(E) stabilized – hindered by
 
17
In terms of numerical reference, one concludes that
(A) “over 40 per cent” (lines 16-17) refers to the percentage 
of global oil produced by Iran and Saudi. 
(B) “70 per cent” (line 62) refers to the percentage 
decrease in solar energy costs since 2010. 
(C) “60 per cent” (line 64) refers to the total percentage of 
solar cells commercialized in China.
(D) “5 per cent” (line 68) refers to the percentage of global 
energy generated by hydroelectric plants. 
(E) “50 per cent” (line 70) refers to the percentage 
decrease in solar photovoltaic capacity in 2016. 
18
Based on the meanings of the words in the text, it can be 
said that
(A) “rife” (line 11) and scarce express similar ideas.
(B) “claimed” (line 34) can be replaced by hidden. 
(C) “flat” (line 43) and high express similar ideas.
(D) “thriving” (line 61) and developing are synonyms.
(E) “surge” (line 87) and increase are antonyms.
RA
SC
UN
HO
RA
SC
UN
HO
www.pciconcursos.com.br
6
TRANSPETRO
ENFERMEIRO(A) DO TRABALHO JÚNIOR PROVA 20
19
Concerning the renewable energy industry, the author 
affirms that it
(A) has become highly competitive without subsidies or 
government support.
(B) has been growing dramatically because of the threat 
posed by climate change.
(C) needs to go through a profound change to become 
global and more competitive. 
(D) will provide most of the global electric supply through 
solar, wind and hydropower.
(E) has been expanding faster than personal computing 
and mobile phones in the 1990s and 2000s.
20
According to the last paragraph, the author believes that the
(A) future of the energy business is uncertain and difficult 
to anticipate. 
(B) recent increase in oil prices is definitely a long-lasting 
phenomenon.
(C) four questions presented in the article will be answered 
sooner than we imagine. 
(D) energy business is definitely facing a moment of 
stability, growth and prosperity. 
(E) inevitable conflict in the Middle East will solve the 
imbalance between energy supply and demand. 
RA
SC
UN
HO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
21
O Programa de Qualidade de Vida e Promoção à Saúde 
foi implantado no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde 
em São Paulo (Nuesp), no ano de 2003, pelo Serviço de 
Pessoal Ativo (Sepat), visando a desenvolver ações para 
proporcionar aos funcionários uma melhoria da qualidade 
de vida em seu ambiente de trabalho. 
É ação desse programa o grupo da(s)
(A) ergonomia do servidor
(B) fonoaudiologia do servidor
(C) violência no trabalho
(D) doenças ocupacionais
(E) terapias complementares
22
As normas para qualificação em nível médio de Enferma-
gem do Trabalho e outras providências constam na
(A) Lei do Exercício Profissional de Enfermagem no 7.498/1986
(B) Norma Regulamentadora no 4
(C) Portaria MTE 590/2014
(D) Resolução COFEN no 238/2000
(E) Resolução COFEN no 440/2013
23
A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) 
se configura como uma metodologia para organizar e sis-
tematizar o cuidado, com base no método científico. 
A criação da SAE ocorreu através da (o)
(A) Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem
(B) Portaria COFEN no 400/2009
(C) Portaria MTE no 3214/78
(D) Resolução COFEN no 119/1990
(E) Resolução COFEN no 358/2009
24
Em casos de acidente de trabalho, para fins da Previdên-
cia Social, o segurado tem direito a benefícios e serviços 
peculiares à modalidade do agravo à saúde. 
Tais benefícios incluem:
(A) concessão do auxílio-doença no valor de 80% do sa-
lário do benefício.
(B) estabilidade de 2 anos no emprego, adquirida pelos 
trabalhadores segurados após a cessação do auxílio-
-doença acidentário.
(C) auxílio-doença, auxílio-acidente e pensão por morte.
(D) auxílio-acidente, que é a renda mensal, enquanto per-
sistir a incapacidade laborativa, avaliada pela perícia 
médica do INSS.
(E) serviço social e reabilitação profissional, mediante a 
comprovação do tempo de contribuição.
www.pciconcursos.com.br
7
TRANSPETRO
ENFERMEIRO(A) DO TRABALHO JÚNIORPROVA 20
25
O atendimento às múltiplas vítimas é um desafio com o 
qual os serviços de atendimento pré-hospitalar se depa-
ram, com um desequilíbrio entre os recursos disponíveis 
e as necessidades. Esses serviços de atendimento pré-
-hospitalar precisam, também, prestar o melhor atendi-
mento para o maior número de vítimas e no menor tempo 
possível. 
O atendimento a múltiplas vítimas é aquele que:
(A) classifica como prioridade de cor amarela as vítimas 
que apresentam alteração no enchimento capilar, 
quando o retorno da coloração do leito ungueal ou dos 
lábios ocorre em tempo maior que 2 segundos, após 
pressionar e soltar a área avaliada.
(B) classifica como prioridade de cor vermelha as vítimas 
que apresentam fraturas e ferimentos com sangra-
mento que necessitem de suturas.
(C) é prestado aos eventos súbitos, com o envolvimento 
de mais de 6 vítimas.
(D) realiza a triagem gastando, no máximo, de 60 a 90 
segundos por vítima.
(E) utiliza como protocolo de prioridade de atendimento o 
de Manchester.
26
Há uma doença aguda, produzida pelo contato com a neu-
rotoxina de um bacilo encontrado em ampla distribuição 
geográfica sob a formade esporos, que tem a capacidade 
de impedir a inibição do arco reflexo da medula espinhal, 
promovendo reflexos excitatórios tônicos em múltiplas re-
giões do organismo.
Tal doença, enquadrada no Grupo I da Classificação de 
Schilling, é a(o)
(A) Tétano
(B) Psitacose
(C) Brucelose
(D) Carbúnculo
(E) Blastomicose
27
A situação vacinal também é considerada no âmbito ocu-
pacional. 
Segundo as Recomendações da Sociedade Brasileira de 
Imunizações 2017/2018, os profissionais que trabalham 
em regime de confinamento devem ter recebido as se-
guintes vacinas:
(A) Meningocócica B, Meningocócicas conjugadas, Febre 
tifoide e Poliomielite inativada
(B) Poliomielite inativada, Hepatite A, Tríplice viral, Varice-
la e Febre tifoide
(C) Poliomielite inativada, Meningocócica B e Meningocó-
cicas conjugadas
(D) Tríplice viral, Hepatites A e B, Tríplice bacteriana, Vari-
cela e Influenza
(E) Tríplice viral, Hepatites A e B, Varicela, Influenza e Me-
ningocócicas conjugadas
28
A Ergonomia pode ser definida como o conjunto de co-
nhecimentos científicos relativos ao homem e necessários 
para a concepção de ferramentas, máquinas e dispositi-
vos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, 
segurança e eficácia. São conhecidas duas tendências no 
trabalho da ergonomia: a Americana, mais antiga, e a Eu-
ropeia, mais recente. 
A tendência Europeia caracteriza-se pela(o)
(A) ênfase nas características do operador humano 
(B) preocupação com os aspectos fisiológicos do traba-
lhador 
(C) utilização da anatomia e da fisiologia na concepção de 
dispositivos adequados 
(D) utilização das ciências para melhorar as condições de 
trabalho 
(E) estudo específico do trabalho com a finalidade de me-
lhorá-lo 
29
As queimaduras são lesões decorrentes de agentes ca-
pazes de produzir calor excessivo que danifica os tecidos 
corporais e acarreta a morte celular. 
No caso de uma queimadura química, o atendimento pré-
-hospitalar preconiza que
(A) a identificação do agente causador da queimadura de-
termina o uso ou não da proteção universal.
(B) a substância deve ser diluída em água corrente por, 
no mínimo, 30 minutos.
(C) a área afetada, em casos de queimaduras oculares, 
não deve ser irrigada para não aumentar a lesão.
(D) as roupas da vítima em contato com a substância não 
sejam removidas, para não expor o corpo do indivíduo 
à temperatura do ambiente.
(E) o excesso da substância líquida seja removido com 
uma escova.
RA
SC
UN
HO
www.pciconcursos.com.br
8
TRANSPETRO
ENFERMEIRO(A) DO TRABALHO JÚNIOR PROVA 20
30
As condições de trabalho são imprescindíveis para a ava-
liação e a adaptação das características psicofisiológicas 
dos trabalhadores à natureza do trabalho a ser executado. 
Estão incluídas nas condições ambientais de trabalho da 
NR 17 a(o)
(A) iluminação suplementar com um limite aceitável de re-
flexos.
(B) medição dos níveis de iluminamento, realizada no 
campo de trabalho onde se realiza a tarefa visual, utili-
zando-se de luxímetro com fotocélula corrigida para a 
sensibilidade do olho humano e em função do ângulo 
de incidência.
(C) umidade relativa do ar não inferior a 20% para o con-
forto em atividades que exijam solicitação intelectual 
e atenção constantes.
(D) índice de temperatura efetiva no ambiente entre 16°C 
e 20°C para o conforto em atividades que exijam soli-
citação intelectual e atenção constantes.
(E) nível de ruído aceitável até 85 dB para efeito de con-
forto em atividades que não exijam solicitação intelec-
tual e atenção constantes.
31
Na ocorrência de um acidente com um trabalhador que 
teve trauma direto da região craniofacial após cair de uma 
altura de 4 metros, a avaliação primária deve preconizar a
(A) aferição imediata dos sinais vitais da vítima.
(B) avaliação das pupilas da vítima.
(C) garantia da estabilização manual da coluna cervical e 
da permeabilidade da via aérea da vítima.
(D) oferta de oxigênio sob máscara não reinalante a 10 l/min 
se a saturação de oxigênio da vítima for menor que 
90%.
(E) realização do exame da cabeça e da coluna vertebral 
da vítima.
32
A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é um do-
cumento da Previdência Social que tem duas partes a se-
rem preenchidas. A primeira, pela empresa, e a segunda, 
onde consta o Laudo de Exame Médico, pelo médico que 
assistiu o trabalhador.
A CAT
(A) é realizada apenas se uma doença ou um acidente 
grave acontecer.
(B) é realizada apenas se o trabalhador necessitar se 
afastar do trabalho por um período superior a quinze 
dias.
(C) é realizada imediatamente para todos os casos, sob 
pena de multa.
(D) é realizada pelo próprio acidentado, por seus depen-
dentes, pela entidade sindical competente, pelo médi-
co que o assistiu ou qualquer autoridade pública, caso 
a empresa se negue a emiti-la.
(E) garante a manutenção do contrato do trabalhador na 
empresa pelo período de 1 ano e meio em caso de 
acidente ou doença relacionada ao trabalho.
33
O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional 
(PCMSO) inclui, dentre outros procedimentos, a realiza-
ção obrigatória de exames médicos.
O exame médico periódico deve ter o seguinte intervalo:
(A) a cada 6 meses para os trabalhadores que não estão 
expostos aos riscos ou condições de agravamento de 
doença ocupacional, quando menores de 18 (dezoito) 
anos e maiores de 45 (quarenta e cinco) anos de idade.
(B) a cada 6 meses para os trabalhadores que não estão 
expostos aos riscos ou condições de agravamento 
de doença ocupacional e em idade entre 18 (dezoito) 
anos e 45 (quarenta e cinco) anos.
(C) a cada ano ou a intervalos menores, a critério médico, 
para trabalhadores expostos a riscos ou a situações 
de trabalho que impliquem o desencadeamento ou 
agravamento de doença ocupacional, ou, ainda, para 
aqueles que sejam portadores de doenças crônicas, 
ou ainda, quando é resultado de negociação coletiva 
de trabalho.
(D) a cada ano para os trabalhadores que não estão ex-
postos aos riscos ou condições de agravamento de 
doença ocupacional e em idade entre 18 (dezoito) 
anos e 45 (quarenta e cinco) anos.
(E) a cada três meses para trabalhadores expostos a ris-
cos ou a situações de trabalho que impliquem o de-
sencadeamento ou agravamento de doença ocupa-
cional, ou, ainda, para aqueles que sejam portadores 
de doenças crônicas.
34
O Sistema Estadual de Urgência e Emergência deve ser 
implementado com o objetivo de prevenir os agravos e 
proteger a vida dos indivíduos numa visão integral da as-
sistência à saúde. 
Conforme o Capítulo II do Regulamento Técnico dos Sis-
temas Estaduais de Urgência e Emergência, anexo da 
Portaria GM/MS no 2.048, de 05/11/2002, configura-se 
como elemento ordenador e orientador dos Sistemas Es-
taduais de Urgência e Emergência a
(A) Regulação Médica das Urgências, baseada na im-
plantação de suas Centrais de Regulação.
(B) proteção da vida, a educação para a saúde, a prevenção 
de agravos e doenças e a assistência à reabilitação.
(C) adequação curricular nas instituições formadoras, de 
forma a atender às necessidades do SUS e da aten-
ção integral às urgências.
(D) implantação de Serviços de Atendimento Móvel de 
Urgência em municípios e regiões de todo o território 
brasileiro: (SAMU-192).
(E) realização da triagem de risco, sem determinar o aten-
dimento por ordem de chegada, avaliando previamen-
te o caso e evitando graves prejuízos aos pacientes.
www.pciconcursos.com.br
9
TRANSPETRO
ENFERMEIRO(A) DO TRABALHO JÚNIORPROVA 20
35
A tonometria é um dos exames utilizados na avaliação da 
saúde ocular do trabalhador.
Esse exame avalia a 
(A) acuidade visual
(B) pressão intraocular
(C) visão periférica
(D) visão cromática
(E) foria vertical
36
É necessário avaliar a exposição do trabalhador a vibra-
ções, para que se possa reduzir ou limitar a sua trans-
missão.
A esse respeito, os limites de tolerância para exposição às 
vibrações são estabelecidos na 
(A) NR 7
(B) NR 14
(C) NR 15
(D) NR 31
(E) NR 35
37
O trabalhador que deseja solicitar a aposentadoria espe-
cial deve requererao empregador, dentre outros, o se-
guinte documento:
(A) Comprovante de controle de risco ambiental
(B) Comprovante de licença incentivada por risco laboral
(C) Histórico de produtividade laboral 
(D) Perfil previdenciário de insalubridade
(E) Perfil profissiográfico previdenciário
38
Em toda abordagem de pacientes de trauma, a equipe 
deve relacionar o mecanismo do trauma à presença de 
lesões específicas. Isso permite ampliar a capacidade de 
suspeição para a presença de lesões e auxilia na tomada 
de decisão.
Esse procedimento denomina-se avaliação da
(A) cinemática do trauma
(B) cinestésica do trauma
(C) dinâmica do trauma
(D) extensão do trauma
(E) profundidade do trauma
39
A Síndrome do canal de Guyon é um tipo de Lesão de 
Esforço Repetitivo relacionada ao ato de 
(A) carimbar
(B) digitar
(C) empacotar
(D) pintar
(E) tricotar
40
Decorrentes do acúmulo de poeira nos pulmões, as pneu-
moconioses provocam reações teciduais colagênicas e 
não colagênicas.
São colagênicas as seguintes pneumoconioses:
(A) estanhose e aluminose
(B) estanhose e silicose
(C) siderose e estanhose
(D) siderose e silicose
(E) silicose e aluminose
41
As radiações do tipo ultravioleta, ao interagirem com a 
matéria biológica, provocam efeito
(A) fotoquímico e ionizante
(B) ionizante e radioativo
(C) térmico e ionizante
(D) térmico e fotoquímico
(E) radioativo e fotoquímico
42
O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profi-
laxia Pós-Exposição (PEP) de Risco à Infecção pelo HIV, 
IST e Hepatites Virais foi atualizado em 2017 e, dentre 
outras, traz a seguinte recomendação para a profilaxia do 
HIV, IST e Hepatites Virais:
(A) iniciar a investigação de sífilis pelo teste não treponê-
mico (teste rápido).
(B) avaliar toda pessoa com exposição de risco ao HIV 
para um eventual episódio de infecção aguda pelos 
vírus das hepatites A e B.
(C) orientar todas as pessoas potencialmente expostas 
ao HIV sobre a necessidade de repetir a testagem em 
45 dias após a exposição, mesmo depois de comple-
tada a profilaxia com ARV.
(D) dispensar a profilaxia ARV, nos casos em que o aten-
dimento ocorrer após 48 horas da exposição.
(E) utilizar o esquema antirretroviral TDF + 3TC + DTG 
apenas na impossibilidade do esquema TDF + 3TC + 
DRV/r
43
A Convenção no 182 da Organização Internacional do Tra-
balho (OIT), convocada em Genebra, em 1999, e ratifica-
da pelo Brasil em 2000, dispõe sobre
(A) Igualdade de oportunidades e de tratamento para tra-
balhadores e trabalhadoras com responsabilidades 
familiares 
(B) Indenização de trabalhadores por doenças ocupa-
cionais
(C) Piores formas de trabalho infantil e a ação imediata 
para sua eliminação
(D) Prevenção de acidentes industriais maiores
(E) Proteção à maternidade
www.pciconcursos.com.br
10
TRANSPETRO
ENFERMEIRO(A) DO TRABALHO JÚNIOR PROVA 20
44
Classificam-se como riscos ocupacionais biológicos:
(A) bacilos, parasitas e protozoários
(B) bactéria, animais peçonhentos e bacilos
(C) esforço físico, gases e parasitas
(D) névoas, fumos e fungos
(E) umidade, vírus e bactéria
45
O acidente de trabalho, segundo o art. 19 da Lei 
no 8.213/1991, “é o que ocorre pelo exercício do traba-
lho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho 
dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 dessa lei, 
provocando lesão corporal ou perturbação funcional que 
cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou 
temporária, da capacidade para o trabalho”. 
Nessa perspectiva, os tipos de acidentes de trabalho são 
classificados em:
(A) físico, químico e ergonômico
(B) ambiental, privado-restrito e privado-ampliado
(C) típico, de trajeto e atípico
(D) ampliado, controlado e reduzido
(E) fisiológico, ambiental e ambiental-fisiológico
46
O trabalho, dependendo das condições em que é desen-
volvido, pode ser responsável por adoecer, incapacitar e 
até matar o trabalhador. Nesse âmbito, cita-se a asbesto-
se, doença causada pela fibra do asbesto.
São sintomas de asbestose:
(A) anemia progressiva, leucopenia com neutropenia e 
diáteses hemorrágicas.
(B) cólicas abdominais, polinevrites, nefrite hipertensiva 
ou uremia e anemia normo ou hipercrômica.
(C) dispneia, intolerância aos esforços, tosse seca e dor 
torácica ao respirar.
(D) manifestações neurodigestivas e psíquicas, nevrite e 
polinevrite e nevrite óptica.
(E) ulcerações cutâneas, dermatites eczematiformes de 
contato ou traumáticas e hiperqueratose.
47
O trabalhador X, de 30 anos, está em processo de ad-
missão em uma instituição do setor de saúde, e as suas 
atividades laborais envolvem a manipulação de sangue e 
secreções. Na fase de realização dos exames admissio-
nais, esse trabalhador relatou não possuir os certificados 
de vacinas e nem lembrar quais as que lhes foram admi-
nistradas.
Nesse sentido, a enfermeira Y orientou que ele recebesse 
as seguintes vacinas:
(A) dupla adulto, tríplice viral e hepatites A e B
(B) febre tifoide, HPV e hepatites A e B
(C) pneumocócica, raiva e dupla adulto
(D) poliomielite, febre tifoide e raiva
(E) tríplice viral, poliomielite e BCG
48
Existe uma Norma Regulamentar (NR) que trata do Pro-
grama de Controle Médico de Saúde Ocupacional, nor-
matiza a obrigatoriedade de realização de exames médi-
cos, e, dentre eles, cita o exame denominado periódico.
O exame periódico deve ser realizado 
(A) no primeiro dia de volta ao trabalho de trabalhador au-
sente por período igual ou superior a 30 dias devido à 
doença, a acidente ou a parto.
(B) em trabalhador exposto a riscos que impliquem o de-
sencadeamento ou o agravamento de doença ocupa-
cional ou com doença crônica.
(C) antes que o trabalhador assuma suas atividades labo-
rais na empresa contratante.
(D) antes da data de mudança de função, de qualquer 
alteração de atividade laboral ou de modificação de 
posto de trabalho.
(E) antes do desligamento do trabalhador de suas ativida-
des laborais, tendo em vista documentarem as condi-
ções de saúde.
49
No Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, em 
seu artigo 118, que trata das penalidades a serem impos-
tas pelos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem, 
apresentam-se as formas de punições aos profissionais 
quando incorrem em atos e condutas erradas. 
Dentre elas, destaca-se a Censura que consiste no(na)
(A) pagamento de 01 a 10 vezes o valor da anuidade da 
categoria profissional à qual pertence o infrator, em 
vigor no ato do pagamento.
(B) admoestação ao infrator, de forma reservada, a qual 
será registrada no Prontuário do mesmo, na presença 
de duas testemunhas.
(C) proibição do exercício profissional por um período não 
superior a 29 dias, sendo divulgada nas publicações 
oficiais dos Conselhos, jornais de grande circulação e 
comunicada aos órgãos empregadores.
(D) repreensão que será divulgada nas publicações dos 
Conselhos Federal e Regional de Enfermagem e em 
jornais de grande circulação.
(E) perda do direito ao exercício de enfermagem, o que 
será divulgado nas publicações dos Conselhos Fede-
ral e Regional de Enfermagem e em jornais de grande 
circulação.
50
Em conformidade com o Decreto nº 7.602, de 07/11/ 2011, 
que dispõe sobre a Política Nacional de Segurança e Saú-
de no Trabalho, a gestão participativa da PNSST cabe à 
Comissão Tripartite de Saúde e Segurança no Trabalho 
(CTSST).
A referida Comissão é constituída paritariamente por re-
presentantes do
(A) Governo, dos trabalhadores e dos empregadores
(B) Ministério do Trabalho e Emprego, do Ministério da 
Saúde e da Previdência Social
(C) Ministério do Trabalho e Emprego, dos trabalhadores 
e dos empregadores
(D) Ministério da Saúde, dos trabalhadores e dos empre-
gadores
(E) Ministério da Previdência Social, dos trabalhadores e 
dos empregadores
www.pciconcursos.com.br
11
TRANSPETRO
ENFERMEIRO(A) DO TRABALHO JÚNIORPROVA 20
51
Segundo a ABNT NBR ISO 9001:2008, quando a Alta Direção comunica à organização a importância de atender aos re-
quisitos dos clientes, bem como aos requisitos estatutários e regulamentares, quando estabelece a política da qualidade, 
assegurandoque os objetivos da qualidade estão sendo estabelecidos, quando conduz as análises críticas pela direção, 
e quando assegura recursos disponíveis para promover o desenvolvimento do Sistema de Gestão da Qualidade, ela está 
fornecendo evidências com relação à(ao)
(A) promoção das diretrizes para a montagem do Manual da Qualidade
(B) garantia de que os objetivos da qualidade estão sendo estabelecidos, desenvolvidos e implementados
(C) implementação das regras para a criação dos registros documentais
(D) preparação dos auditores para desenvolver o Plano das Auditorias interna e externa
(E) comprometimento dela com o desenvolvimento e com a implementação do sistema de gestão da qualidade, e com a 
melhoria contínua de sua eficácia
52
De acordo com a ABNT NBR ISO 19011: 2012, o contato inicial com o auditado para a realização de uma auditoria pode 
ser formal ou informal, e tem como propósitos, entre outros: confirmar a autoridade que vai conduzir a auditoria, prover 
informações sobre os objetivos da auditoria, escopo, métodos e composição da equipe de auditoria, incluindo os especia-
listas, solicitar acesso a registros e documentos pertinentes para fins de planejamento, determinar os requisitos contratuais 
e legais aplicáveis e outros requisitos pertinentes às atividades e produtos do auditado, confirmar o acordo com o auditado 
quanto à abrangência da divulgação e tratamento das informações confidenciais, e fazer arranjos para a auditoria, incluin-
do a programação de datas.
A responsabilidade para promover esse contato inicial e conduzir a auditoria até que a mesma esteja concluída cabe
(A) à Alta Direção da organização certificadora
(B) ao auditor-líder da equipe designada para a realização da auditoria
(C) aos representantes legais do auditado
(D) aos responsáveis pelo SESMT e pela CIPA do auditado 
(E) aos técnicos de SMS designados pela empresa auditada
53
O Relatório Anual do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional evidenciou os exames complementares e seus 
respectivos resultados, como mostrado no quadro abaixo.
Setor Natureza do Exame N
o Anual de
Exames Realizados
No de Resultados
Anormais
No de Resultados
Anormais x 100
No Anual de Exames
Funilaria Audiometria 150 45 30%
Pintura a pistola Hemograma completo 85 20 23,52%
Solda Espirometria 145 35 24,13%
Abastecimento Dosagem ácido hipúrico 220 15 6,81%
Abastecimento Dosagem ácido metil hipúrico 220 18 8,18%
Abastecimento Dosagem de fenol 220 12 5,45%
Os resultados obtidos mostram que as anormalidades
(A) detectadas nas audiometrias carecem de ações corretivas
(B) detectadas nos hemogramas completos são insignificantes
(C) na dosagem de ácido metil-hipúrico são maiores que as de ácido hipúrico, podendo indicar necessidade de controlar 
emissões de xileno
(D) na dosagem de ácido metil-hipúrico são maiores que as de ácido hipúrico, podendo indicar necessidade de controlar 
emissões de tolueno
(E) na dosagem de fenol ultrapassam as de ácido hipúrico
www.pciconcursos.com.br
12
TRANSPETRO
ENFERMEIRO(A) DO TRABALHO JÚNIOR PROVA 20
54
Segundo orientação do Ministério da Saúde, nos casos 
de violência sexual, relação sexual desprotegida, sem o 
uso de camisinha ou por rompimento da mesma, além da 
possível ocorrência de acidente ocupacional com instru-
mentos perfurocortantes ou por contato direto com mate-
rial biológico contaminado, está indicada a Profilaxia Pós-
-Exposição ao HIV, mais conhecida pela sigla PEP.
Trata-se de uma medida de prevenção à infecção pelo 
HIV, que consiste no uso de medicação com antirretrovi-
rais em até
(A) 12 h
(B) 24 h
(C) 36 h
(D) 48 h
(E) 72 h
55
Conforme definido pela CLT, as empresas são obrigadas 
a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento 
de proteção individual adequado ao risco e em perfeito 
estado de conservação e funcionamento, sempre que as 
medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção 
contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos em-
pregados. Mas o equipamento de proteção só poderá ser 
posto à venda ou utilizado com a indicação impressa do 
Certificado de Aprovação (CA). 
A importância do CA se refere ao fato de que o
(A) número do CA consta na nota fiscal discriminativa 
(B) fabricante do EPI possui a certificação ISO
(C) fornecedor do EPI possui a certificação ISO 
(D) importador promoveu os testes de ensaio do EPI
(E) EPI foi aprovado em testes de ensaio e registrado no 
DNSST - MTE 
56
Uma empresa de tecnologia de ponta, cuja atividade-fim 
é direcionada para o ramo de mergulho em águas pro-
fundas, foi contratada pela Petrobras para prospecção de 
petróleo na bacia santista. A contratada mantém 20 (vin-
te) empregados em seu escritório terrestre, com CNAE 
de grau de risco 2 (dois) e outros 30 (trinta) diretamente 
envolvidos com as operações no mar, aí incluídos mergu-
lhadores profissionais, equipamentos, câmara hiperbárica 
e pessoal qualificado para o apoio aos mergulhos, e cujo 
CNAE se enquadra no grau de risco 4 (quatro). 
Considerando-se a situação apresentada e o disposto na 
NR 4, o SESMT dessa empresa deverá ser dimensionado 
em função do
(A) menor grau de risco
(B) maior grau de risco
(C) número de empregados do sexo masculino
(D) número de acidentes do trabalho no ano anterior
(E) número de doenças profissionais no ano anterior
57
Com relação aos Exames Médicos Ocupacionais, previs-
tos na NR 7 do MTE, que aprovou o Programa de Contro-
le Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), 
(A) o Exame de Mudança de Função pode ser realizado 
durante a 1a semana da mudança para o cargo que 
implique exposição a risco ocupacional diverso ao que 
havia antes da mudança.
(B) o Exame Médico Periódico dos trabalhadores situa-
dos na faixa etária entre 18 e 45 anos, não expostos 
a riscos ocupacionais e não portadores de doenças 
crônicas, deve ser de periodicidade anual.
(C) o Exame Médico Demissional pode ser realizado após 
o desligamento definitivo do trabalhador, desde que 
o mesmo apresente atestado médico que justifique a 
sua incapacidade de deambular.
(D) a monitorização da exposição ocupacional dos mer-
gulhadores profissionais é feita com radiografia das 
articulações escapuloumerais e coxofemurais no exa-
me admissional, por solicitação do mergulhador e so-
mente após qualquer acidente sofrido pelo mesmo.
(E) os empregados expostos aos vapores de xileno, tolue-
no e fenol devem realizar o controle biológico da expo-
sição ocupacional no exame admissional e durante a 
relação de emprego, com periodicidade semestral.
58
Em um estudo populacional em uma indústria de petró-
leo, buscou-se identificar o nível educacional dos traba-
lhadores. Durante a coleta de dados, esses trabalhadores 
foram separados em três grupos de acordo com seu grau 
de instrução: ensino médio completo, nível superior com-
pleto e pós-graduação.
Que tipo de dados foram utilizados nesse estudo?
(A) Qualitativos nominais
(B) Qualitativos ordinais
(C) Quantitativos contínuos
(D) Quantitativos discretos
(E) Quantitativos ordinais
59
Em uma indústria de refino de petróleo foi realizado um 
estudo em que foram analisados dois grupos de trabalha-
dores. O primeiro grupo trabalhava na área de produção, 
sem contato com vapores de óleos, e o segundo grupo 
tinha contato com tais vapores. Os trabalhadores dos dois 
grupos realizaram exames de sangue antes de serem ad-
mitidos para suas funções e fizeram exames periódicos 
anuais por dez anos. Ao final, foram pesquisados casos 
de anemia nos trabalhadores de cada grupo, e os dados 
encontrados foram analisados estatisticamente.
Esse tipo de estudo é chamado
(A) Ecológico
(B) Ensaio clínico
(C) Caso-controle
(D) Coorte prospectivo
(E) Transversal de prevalência
www.pciconcursos.com.br
13
TRANSPETRO
ENFERMEIRO(A) DO TRABALHO JÚNIORPROVA 20
60
O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – 
(PPRA) visa à preservação da saúde e da integridade dos 
trabalhadores através de antecipação, reconhecimento, 
avaliação e controle da ocorrência de riscos ambientais 
existentes ou que venham a existir no ambiente de traba-lho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente 
e dos recursos naturais.
Sobre o PPRA entende-se que:
(A) Os agentes físicos, químicos, ergonômicos e bioló-
gicos existentes nos ambientes de trabalho que, em 
função de sua natureza, concentração ou intensidade 
e tempo de exposição, são capazes de causar danos 
à saúde do trabalhador, são considerados riscos am-
bientais.
(B) Uma análise global do PPRA para avaliação do seu 
desenvolvimento e realização dos ajustes necessá-
rios e estabelecimento de novas metas e prioridades 
deve ser realizada a cada semestre.
(C) A elaboração, implementação, acompanhamento e 
avaliação do PPRA deverão ser feitos obrigatoria-
mente pelo Serviço Especializado em Engenharia de 
Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).
(D) A avaliação qualitativa deverá ser realizada sempre 
que necessária para comprovar o controle da exposi-
ção ou a inexistência de riscos identificados na etapa 
de reconhecimento, dimensionar a exposição e subsi-
diar o equacionamento das medidas de controle.
(E) A antecipação envolve a análise de projetos de novas 
instalações, métodos ou processos de trabalho, ou 
de modificação dos já existentes, visando a identificar 
os riscos potenciais e introduzir medidas de proteção 
para sua redução ou eliminação.
61
Um trabalhador exerce suas atividades em ambientes 
com barulho, e tem que se deslocar entre uma sala onde 
os níveis de ruído são menores e um ambiente fabril no 
qual há máquinas que alternam entre ligadas e desliga-
das. 
Considerando o disposto na NR 15, em seu Anexo 1, a 
avaliação quantitativa desse risco ambiental deve ser feita 
através de
(A) apenas uma medição pontual na fábrica com as má-
quinas ligadas, pois este seria o pior cenário.
(B) uma avaliação com audiodosímetro, considerando 
apenas o período de exposição na fábrica com as má-
quinas ligadas.
(C) duas medições pontuais do nível de pressão sonora, 
uma na sala protegida e outra na fábrica com as má-
quinas ligadas.
(D) diversas medições ao longo da jornada apenas no 
ambiente fabril, onde o risco é maior.
(E) diversas medições nos ambientes onde atua o traba-
lhador, para considerar os efeitos combinados dos ní-
veis de pressão sonora durante a jornada de trabalho.
62
Em processamentos de materiais hospitalares para de-
sinfecção e esterilização, podem ser utilizados diversos 
métodos, dentre eles, agentes químicos.
Que produto(s) age(m) por desnaturação de proteínas e 
alteração na permeabilidade da parede celular dos mi-
crorganismos, promovendo desinfecção de alto nível, 
com ação inclusive esporicida?
(A) Ácido peracético
(B) Álcool etílico a 70%
(C) Álcool Isopropílico
(D) Quaternário de Amônia
(E) Agentes fenólicos
63
Um trabalhador apresenta-se à consulta de enfermagem 
para exame periódico, e se observa que as orientações 
dadas a ele sobre a cessação do fumo não surtiram efeito. 
Ele permanece com o problema de enfermagem defini-
do como “capacidade prejudicada de modificar estilo de 
vida”. 
De acordo com NANDA (2015- 2017), o diagnóstico desse 
trabalhador é
(A) falta de adesão 
(B) proteção ineficaz
(C) controle ineficaz da saúde 
(D) manutenção ineficaz da saúde 
(E) comportamento propenso a risco
64
A enfermagem deve assegurar à pessoa, à família e à co-
letividade uma assistência livre de danos decorrentes de 
imperícia, imprudência e negligência. Partindo dessa pre-
missa, associe os termos abaixo às suas características.
I – Imperícia P – Ação com desleixo, descuido e 
menosprezo.
II – Imprudência Q – Falta de conhecimento ou de 
preparo técnico ou habilidade 
para executar determinada atri-
buição.
III – Negligência R – Ação precipitada e sem a devida 
precaução.
S – Falta de integridade, ação com 
perversidade e atrocidade. 
A associação correta é:
(A) I – P , II – S ,III – Q
(B) I – Q , II – R , III – P
(C) I – R , II – P , III – S
(D) I – R , II – Q , III – S
(E) I – S , II – P , III – Q
www.pciconcursos.com.br
14
TRANSPETRO
ENFERMEIRO(A) DO TRABALHO JÚNIOR PROVA 20
65
Diante de um cenário de trauma em que a decisão médica 
é a imobilização da vítima, alguns princípios devem ser 
seguidos, como o alinhamento da cabeça e do pescoço 
em posição neutra para que um transporte seguro ocorra. 
Um dos erros comuns na imobilização é a falta de acol-
choamento da cabeça na região
(A) anterior 
(B) frontal
(C) lateral
(D) posterior 
(E) temporal
66
A incorporação, a exclusão ou a alteração pelo SUS de 
novos medicamentos, produtos e procedimentos, bem 
como a constituição ou alteração de um protocolo clínico 
ou diretriz terapêutica, são atribuições
(A) do Ministério da Saúde 
(B) do Governo Federal
(C) das Autarquias 
(D) das Empresas Privadas
(E) dos municípios
67
O processo de construção de espaços saudáveis, 
acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, 
propiciem mudanças no processo de trabalho e 
considerem todas as dimensões humanas implicadas 
no processo de ocupação dos espaços, para que estes 
sejam de fato produtores de saúde caracteriza a seguinte 
diretriz do HumanizaSUS:
(A) acolhimento 
(B) ambiência
(C) clínica ampliada 
(D) defesa dos direitos
(E) valorização do trabalho 
68
Hospitais, ambulatórios, maternidades, casas de saúde e 
repouso, clínicas e estabelecimentos similares com mais 
de 500 (quinhentos) até 1000 (mil) empregados deverão 
contratar
(A) no mínimo, um Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, 
se for grau de risco 3, em período integral
(B) no mínimo, um Enfermeiro do Trabalho em tempo in-
tegral.
(C) no mínimo, três Médicos do Trabalho, sendo 1 em ho-
rário integral
(D) um Engenheiro de Segurança do Trabalho, se for grau 
de risco 2
(E) dois Técnicos de Segurança do Trabalho, se for grau 
de risco 3
69
Além do dever de manter entrosamento permanente com 
a CIPA, dela valendo-se como agente multiplicador, os 
SESMT deverão
(A) manter contato com os sindicatos dos trabalhadores, 
para obter a aprovação de suas decisões.
(B) estudar as observações e as solicitações da CIPA, 
propondo soluções corretivas e preventivas.
(C) manter contato com os sindicatos patronais para obter 
a aprovação de suas decisões.
(D) acatar integralmente todas as solicitações emanadas 
da CIPA propondo soluções corretivas e preventivas.
(E) reunir-se anualmente com o representante sindical na 
empresa para que este possa inspecionar o livro de 
Atas das Reuniões da CIPA.
70
O Serviço Médico de uma empresa foi intimado pela Jus-
tiça do Trabalho a apresentar o prontuário de um ex-em-
pregado, que alegou padecer de uma doença adquirida 
no trabalho, e buscava seus direitos, uma vez que esta-
va passando por dificuldades financeiras. Sua demissão 
se deu 22 anos antes da propositura da ação trabalhista 
do empregado contra a empresa, que não evidenciou, no 
prontuário do ex-empregado, qualquer possibilidade de a 
doença alegada ter sido em decorrência do trabalho para 
a empresa intimada. 
Por acaso, a empresa ainda mantinha o prontuário do 
referido empregado, mas, caso não o tivesse mais em 
arquivo, não seria penalizada, porque o tempo legal de 
guarda desse tipo de documentação se expirara, após a 
demissão, segundo a NR 7 do MTE, em
(A) 6 meses 
(B) 5 anos
(C) 10 anos
(D) 15 anos
(E) 20 anos
www.pciconcursos.com.br
RA
SC
UN
HO
www.pciconcursos.com.br
 
Gabarito – Provas de Nível Médio – 1 a 9 – Alterado em 09/05/2018 
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO – EDITAL No 1 – TRANSPETRO /PSP – RH 2018.1 DE 08/02/2018 
 
CONHECIMENTOS BÁSICOS 
Língua Portuguesa 
1 - B 2 - D 3 - B 4 - C 5 - E 
6 - D 7 - C 8 - D 9 - A 10 - A 
Matemática 
11 - D 12 - A 13 - C 14 - A 15 - C 
16 - B 17 - E 18 - E 19 - D 20 - C 
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
PROVA 1 – TÉCNICO(A) AMBIENTAL JÚNIOR 
21 - D 29 - A 37 - C 45 - A 53 - B 
22 - D 30 - E 38 - A 46 - A 54 - C 
23 - C 31 - B 39 - A 47 - A 55 - B 
24 - D 32 - C 40 - A 48 - E 56 - A 
25 - E 33 - D 41 - E 49 - B 57 - C 
26 - D 34 - C 42 - B 50 - D 58 - D 
27 - B 35 - E 43 - C 51 - E 59 - A 
28 - B 36 - A 44 - A 52 - B 60 - B 
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOSPROVA 2 – TÉCNICO(A) DE ADMINISTRAÇÃO E CONTROLE JÚNIOR 
21 - A 29 - A 37 - E 45 - C 53 - E 
22 - C 30 - A 38 - C 46 - A 54 - B 
23 - E 31 - C 39 - A 47 - D 55 - C 
24 - B 32 - B 40 - E 48 - D 56 - D 
25 - C 33 - C 41 - C 49 - B 57 - B 
26 - D 34 - B 42 - C 50 - C 58 - E 
27 - D 35 - E 43 - C 51 - C 59 - C 
28 - E 36 - D 44 - D 52 - A 60 - D 
 
 
www.pciconcursos.com.br
 
Gabarito – Provas de Nível Médio – 1 a 9 – Alterado em 09/05/2018 
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO – EDITAL No 1 – TRANSPETRO /PSP – RH 2018.1 DE 08/02/2018 
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
PROVA 3 – TÉCNICO(A) DE FAIXA DE DUTOS JÚNIOR 
21 - D 29 - B 37 - D 45 - C 53 - D 
22 - B 30 - B 38 - B 46 - D 54 - A 
23 - Anulada 31 - A 39 - C 47 - D 55 - A 
24 - E 32 - E 40 - E 48 - C 56 - E 
25 - E 33 - A 41 - A 49 - C 57 - B 
26 - B 34 - E 42 - D 50 - D 58 - C 
27 - D 35 - D 43 - E 51 - A 59 - A 
28 - C 36 - B 44 - B 52 - A 60 - C 
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
PROVA 4 – TÉCNICO(A) DE INSPEÇÃO DE EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES JÚNIOR 
21 - E 29 - C 37 - C 45 - B 53 - A 
22 - D 30 - B 38 - E 46 - B 54 - D 
23 - C 31 - Anulada 39 - B 47 - D 55 - A 
24 - B 32 - D 40 - C 48 - A 56 - D 
25 - A 33 - B 41 - D 49 - C 57 - E 
26 - D 34 - A 42 - D 50 - C 58 - E 
27 - A 35 - C 43 - E 51 - D 59 - B 
28 - E 36 - D 44 - C 52 - E 60 - B 
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
PROVA 5 – TÉCNICO(A) DE MANUTENÇÃO JÚNIOR - AUTOMAÇÃO 
21 - B 29 - E 37 - D 45 - D 53 - Anulada
22 - C 30 - E 38 - A 46 - A 54 - C 
23 - C 31 - C 39 - E 47 - C 55 - B 
24 - E 32 - C 40 - B 48 - D 56 - D 
25 - D 33 - B 41 - B 49 - C 57 - B 
26 - B 34 - D 42 - D 50 - E 58 - C 
27 - A 35 - E 43 - B 51 - D 59 - C 
28 - B 36 - C 44 - B 52 - C 60 - B 
www.pciconcursos.com.br
 
Gabarito – Provas de Nível Médio – 1 a 9 – Alterado em 09/05/2018 
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO – EDITAL No 1 – TRANSPETRO /PSP – RH 2018.1 DE 08/02/2018 
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
PROVA 6 – TÉCNICO(A) DE MANUTENÇÃO JÚNIOR - ELÉTRICA 
21 - B 29 - A 37 - B 45 - D 53 - E 
22 - B 30 - B 38 - E 46 - D 54 - E 
23 - E 31 - B 39 - D 47 - Anulada 55 - E 
24 - C 32 - C 40 - C 48 - B 56 - E 
25 - D 33 - E 41 - A 49 - E 57 - B 
26 - E 34 - D 42 - D 50 - C 58 - A 
27 - B 35 - B 43 - A 51 - B 59 - B 
28 - D 36 - B 44 - C 52 - A 60 - D 
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
PROVA 7 – TÉCNICO(A) DE MANUTENÇÃO JÚNIOR - MECÂNICA 
21 - A 29 - E 37 - D 45 - E 53 - B 
22 - A 30 - E 38 - A 46 - C 54 - D 
23 - D 31 - C 39 - E 47 - C 55 - D 
24 - D 32 - C 40 - A 48 - D 56 - A 
25 - E 33 - B 41 - D 49 - B 57 - E 
26 - E 34 - B 42 - B 50 - E 58 - B 
27 - A 35 - A 43 - C 51 - D 59 - B 
28 - D 36 - C 44 - B 52 - C 60 - A 
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
PROVA 8 – TÉCNICO(A) DE OPERAÇÃO JÚNIOR 
21 - C 29 - C 37 - B 45 - A 53 - D 
22 - D 30 - D 38 - A 46 - D 54 - C 
23 - B 31 - E 39 - E 47 - Anulada 55 - B 
24 - D 32 - E 40 - E 48 - A 56 - E 
25 - B 33 - C 41 - B 49 - D 57 - A 
26 - C 34 - B 42 - B 50 - A 58 - C 
27 - D 35 - E 43 - C 51 - B 59 - E 
28 - A 36 - D 44 - A 52 - B 60 - B 
www.pciconcursos.com.br
 
Gabarito – Provas de Nível Médio – 1 a 9 – Alterado em 09/05/2018 
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO – EDITAL No 1 – TRANSPETRO /PSP – RH 2018.1 DE 08/02/2018 
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
PROVA 9 – TÉCNICO(A) DE SUPRIMENTO DE BENS E SERVIÇOS JÚNIOR 
21 - C 29 - B 37 - E 45 - D 53 - E 
22 - B 30 - A 38 - E 46 - C 54 - C 
23 - B 31 - B 39 - B 47 - B 55 - E 
24 - A 32 - A 40 - D 48 - E 56 - E 
25 - E 33 - C 41 - C 49 - C 57 - B 
26 - B 34 - D 42 - A 50 - B 58 - C 
27 - E 35 - D 43 - E 51 - C 59 - E 
28 - C 36 - D 44 - A 52 - D 60 - A 
 
 
www.pciconcursos.com.br
 
Gabarito – Provas de Nível Superior – 10 a 32 – Alterado em 09/05/2018 
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO – EDITAL No 1 – TRANSPETRO /PSP – RH 2018.1 DE 08/02/2018 
 
CONHECIMENTOS BÁSICOS 
Língua Portuguesa 
1 - A 2 - A 3 - B 4 - D 5 - E 
6 - A 7 - C 8 - B 9 - D 10 - C 
Língua Inglesa 
11 - B 12 - E 13 - E 14 - D 15 - A 
16 - D 17 - B 18 - D 19 - C 20 - A 
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
PROVA 10 - ADMINISTRADOR(A) JÚNIOR 
21 - E 31 - A 41 - B 51 - D 61 - C 
22 - B 32 - C 42 - C 52 - C 62 - D 
23 - A 33 - D 43 - D 53 - E 63 - C 
24 - D 34 - E 44 - E 54 - D 64 - B 
25 - C 35 - A 45 - A 55 - A 65 - B 
26 - B 36 - B 46 - B 56 - D 66 - D 
27 - D 37 - C 47 - A 57 - D 67 - B 
28 - A 38 - D 48 - E 58 - C 68 - A 
29 - D 39 - E 49 - A 59 - D 69 - E 
30 - B 40 - A 50 - D 60 - A 70 - A 
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
PROVA 11 - ADVOGADO(A) JÚNIOR 
21 - A 31 - A 41 - C 51 - B 61 - C 
22 - E 32 - E 42 - C 52 - A 62 - D 
23 - E 33 - D 43 - D 53 - C 63 - E 
24 - B 34 - C 44 - B 54 - C 64 - B 
25 - E 35 - E 45 - A 55 - A 65 - E 
26 - D 36 - D 46 - A 56 - D 66 - B 
27 - C 37 - E 47 - B 57 - C 67 - C 
28 - D 38 - B 48 - B 58 - C 68 - E 
29 - A 39 - A 49 - C 59 - A 69 - B 
30 - B 40 - B 50 - E 60 - E 70 - D 
 
www.pciconcursos.com.br
 
Gabarito – Provas de Nível Superior – 10 a 32 – Alterado em 09/05/2018 
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO – EDITAL No 1 – TRANSPETRO /PSP – RH 2018.1 DE 08/02/2018 
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
PROVA 12 – ANALISTA DE COMERCIALIZAÇÃO E LOGÍSTICA JÚNIOR 
COMÉRCIO E SUPRIMENTO 
21 - A 31 - B 41 - E 51 - B 61 - D 
22 - C 32 - C 42 - A 52 - D 62 - B 
23 - D 33 - D 43 - D 53 - E 63 - C 
24 - C 34 - D 44 - D 54 - A 64 - E 
25 - D 35 - B 45 - B 55 - B 65 - D 
26 - A 36 - B 46 - B 56 - A 66 - A 
27 - A 37 - D 47 - C 57 - C 67 - A 
28 - E 38 - A 48 - B 58 - C 68 - B 
29 - A 39 - E 49 - D 59 - B 69 - A 
30 - C 40 - B 50 - A 60 - D 70 - A 
 
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
PROVA 13 – ANALISTA DE COMERCIALIZAÇÃO E LOGÍSTICA JÚNIOR 
TRANSPORTE MARÍTIMO 
21 - D 31 - B 41 - A 51 - E 61 - D 
22 - Anulada 32 - C 42 - E 52 - A 62 - D 
23 - D 33 - C 43 - E 53 - E 63 - C 
24 - D 34 - C 44 - A 54 - B 64 - B 
25 - E 35 - B 45 - C 55 - C 65 - E 
26 - D 36 - C 46 - Anulada 56 - C 66 - A 
27 - E 37 - D 47 - D 57 - C 67 - C 
28 - A 38 - E 48 - D 58 - D 68 - D 
29 - C 39 - A 49 - C 59 - D 69 - B 
30 - E 40 - D 50 - B 60 - B 70 - A 
 
 
www.pciconcursos.com.br
 
Gabarito – Provas de Nível Superior – 10 a 32 – Alterado em 09/05/2018 
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO – EDITAL No 1 – TRANSPETRO /PSP – RH 2018.1 DE 08/02/2018 
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
PROVA 14 – ANALISTA DE SISTEMAS JÚNIOR - INFRAESTRUTURA 
21 - D 31 - C 41 - A 51 - B 61 - D 
22 - B 32 - E 42 - B 52 - A 62 - E 
23 - E 33 - A 43 - E 53 - D 63 - D 
24 - B 34 - E 44 - A 54 - C 64 - D 
25 - C 35 - B 45 - C 55 - E 65 - A 
26 - E 36 - B 46 - D 56 - E 66 - B 
27 - A 37 - D 47 - A 57 - E 67 - C 
28 - A 38 - E 48 - E 58 - D 68 - C 
29 - C 39 - C 49 - C 59 - C 69 - A 
30 - B 40 - C 50 - D 60 - D 70 - B 
 
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
PROVA 15 – ANALISTA DE SISTEMAS JÚNIOR – PROCESSOS DE NEGÓCIO 
21 - B 31 - B 41 - D 51 - C 61 - A 
22 - B 32 - D 42 - E 52 - A 62 - A 
23 - A 33 - A 43 - A 53 - C 63 - B 
24 - C 34 - C 44 - C 54 - D 64 - D 
25 - A 35 - E 45 - E 55 - D 65 - D 
26 - E 36 - D 46 - D 56 - B 66 - E 
27 - A 37 - E 47 - A 57 - B 67 - E 
28 - B 38 - B 48 - C 58 - E 68 - C 
29 - E 39 - C 49 - A 59 - C 69 - A 
30 - D 40 - A 50 - E 60 - B 70 - C 
 
 
www.pciconcursos.com.br
 
Gabarito – Provas de Nível Superior – 10 a 32 – Alterado em 09/05/2018 
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO – EDITAL No 1 – TRANSPETRO /PSP – RH 2018.1 DE 08/02/2018 
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
PROVA 16 – ANALISTA DE SISTEMAS JÚNIOR - SAP 
21 - A 31 - B 41 - D 51 - E 61 - E 
22 - C 32 - A 42 - B 52 - D 62 - E 
23 - E 33 - C 43 - A 53 - C 63 - C 
24 - B 34 - D 44 - A 54 - E 64 - B 
25 - D 35 - C 45 - B 55 - B 65 - D 
26 - D 36 - A 46 - E 56 - E 66 - A 
27 - B 37 - C 47 - A 57 - C 67 - B 
28 - B 38 - C 48 - C 58 - C 68 - D 
29 - C 39 - C 49 - C 59 - A 69 - D 
30 - A 40 - E 50 - C 60 - B 70 - B 
 
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
PROVA 17 – ANALISTA FINANCEIRO JÚNIOR 
21 - D 31 - D 41 - A 51 - E 61 - B 
22 - B 32 - D 42 - D 52 - D 62 - E 
23 - C 33 - E 43 - D 53 - D 63 - C 
24 - C 34 - B 44 - C 54 - B 64 - C 
25 - A 35 - B 45 - E 55 - B 65 - A 
26 - B 36 - A 46 - C 56 - B 66 - C 
27 - E 37 - D 47 - A 57 - D 67 - B 
28 - A 38 - E 48 - E 58 - A 68 - B 
29- D 39 - C 49 - C 59 - D 69 - D 
30 - A 40 - D 50 - E 60 - E 70 - A 
 
 
www.pciconcursos.com.br
 
Gabarito – Provas de Nível Superior – 10 a 32 – Alterado em 09/05/2018 
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO – EDITAL No 1 – TRANSPETRO /PSP – RH 2018.1 DE 08/02/2018 
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
PROVA 18 – CONTADOR(A) JÚNIOR 
21 - C 31 - D 41 - A 51 - E 61 - D 
22 - E 32 - E 42 - E 52 - E 62 - D 
23 - D 33 - C 43 - E 53 - B 63 - C 
24 - C 34 - A 44 - E 54 - A 64 - E 
25 - A 35 - E 45 - A 55 - A 65 - C 
26 - D 36 - D 46 - D 56 - D 66 - B 
27 - C 37 - A 47 - C 57 - A 67 - D 
28 - D 38 - B 48 - C 58 - C 68 - B 
29 - C 39 - A 49 - C 59 - D 69 - A 
30 - A 40 - D 50 - B 60 - B 70 - C 
 
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
PROVA 19 – ECONOMISTA JÚNIOR 
21 - A 31 - D 41 - B 51 - B 61 - E 
22 - A 32 - A 42 - E 52 - B 62 - C 
23 - C 33 - A 43 - A 53 - E 63 - D 
24 - E 34 - E 44 - A 54 - C 64 - C 
25 - D 35 - D 45 - D 55 - D 65 - C 
26 - E 36 - B 46 - D 56 - A 66 - C 
27 - A 37 - E 47 - E 57 - A 67 - B 
28 - C 38 - D 48 - D 58 - D 68 - D 
29 - D 39 - A 49 - C 59 - C 69 - B 
30 - E 40 - B 50 - B 60 - C 70 - A 
 
 
www.pciconcursos.com.br
 
Gabarito – Provas de Nível Superior – 10 a 32 – Alterado em 09/05/2018 
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO – EDITAL No 1 – TRANSPETRO /PSP – RH 2018.1 DE 08/02/2018 
 
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
PROVA 20 – ENFERMEIRO(A) DO TRABALHO JÚNIOR 
21 - E 31 - C 41 - D 51 - E 61 - E 
22 - D 32 - D 42 - Anulada 52 - B 62 - A 
23 - E 33 - C 43 - C 53 - C 63 - E 
24 - C 34 - A 44 - A 54 - E 64 - B 
25 - D 35 - B 45 - C 55 - E 65 - D 
26 - A 36 - C 46 - C 56 - B 66 - A 
27 - D 37 - E 47 - A 57 - E 67 - B 
28 - E 38 - A 48 - B 58 - B 68 - B 
29 - B 39 - A 49 - D 59 - D 69 - B 
30 - B 40 - E 50 - A 60 - E 70 - E 
 
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
PROVA 21 – ENGENHEIRO(A) JÚNIOR - AUTOMAÇÃO 
21 - E 31 - B 41 - D 51 - A 61 - B 
22 - E 32 - C 42 - A 52 - D 62 - C 
23 - B 33 - D 43 - A 53 - D 63 - A 
24 - C 34 - Anulada 44 - D 54 - B 64 - A 
25 - E 35 - D 45 - B 55 - D 65 - C 
26 - D 36 - D 46 - E 56 - B 66 - D 
27 - B 37 - A 47 - A 57 - C 67 - E 
28 - Anulada 38 - C 48 - E 58 - E 68 - B 
29 - C 39 - E 49 - C 59 - C 69 - C 
30 - C 40 - B 50 - B 60 - A 70 - B 
 
 
www.pciconcursos.com.br
 
Gabarito – Provas de Nível Superior – 10 a 32 – Alterado em 09/05/2018 
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO – EDITAL No 1 – TRANSPETRO /PSP – RH 2018.1 DE 08/02/2018 
 
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
PROVA 22 – ENGENHEIRO(A) JÚNIOR - CIVIL 
21 - D 31 - D 41 - E 51 - D 61 - D 
22 - C 32 - A 42 - B 52 - C 62 - B 
23 - E 33 - B 43 - C 53 - E 63 - B 
24 - D 34 - E 44 - D 54 - B 64 - E 
25 - C 35 - B 45 - B 55 - E 65 - B 
26 - B 36 - B 46 - A 56 - D 66 - C 
27 - D 37 - E 47 - C 57 - C 67 - C 
28 - C 38 - A 48 - C 58 - C 68 - C 
29 - A 39 - C 49 - B 59 - A 69 - A 
30 - D 40 - B 50 - A 60 - D 70 - E 
 
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
PROVA 23 – ENGENHEIRO(A) JÚNIOR - ELÉTRICA 
21 - D 31 - B 41 - D 51 - E 61 - B 
22 - C 32 - E 42 - E 52 - B 62 - A 
23 - A 33 - A 43 - B 53 - C 63 - E 
24 - E 34 - B 44 - A 54 - E 64 - C 
25 - A 35 - B 45 - B 55 - C 65 - D 
26 - B 36 - Anulada 46 - E 56 - D 66 - B 
27 - D 37 - C 47 - E 57 - Anulada 67 - C 
28 - E 38 - C 48 - D 58 - A 68 - C 
29 - C 39 - C 49 - C 59 - E 69 - A 
30 - C 40 - D 50 - C 60 - E 70 - C 
 
 
www.pciconcursos.com.br
 
Gabarito – Provas de Nível Superior – 10 a 32 – Alterado em 09/05/2018 
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO – EDITAL No 1 – TRANSPETRO /PSP – RH 2018.1 DE 08/02/2018 
 
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
PROVA 24 – ENGENHEIRO(A) JÚNIOR - GEOTÉCNICA 
21 - E 31 - A 41 - D 51 - A 61 - B 
22 - C 32 - B 42 - B 52 - D 62 - E 
23 - C 33 - Anulada 43 - A 53 - B 63 - A 
24 - A 34 - C 44 - A 54 - D 64 - D 
25 - B 35 - B 45 - D 55 - D 65 - C 
26 - B 36 - E 46 - A 56 - D 66 - E 
27 - D 37 - B 47 - E 57 - A 67 - A 
28 - B 38 - E 48 - B 58 - A 68 - C 
29 - C 39 - C 49 - B 59 - C 69 - D 
30 - A 40 - C 50 - B 60 - A 70 - B 
 
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
PROVA 25 – ENGENHEIRO(A) JÚNIOR - MECÂNICA 
21 - E 31 - A 41 - B 51 - D 61 - A 
22 - E 32 - A 42 - A 52 - C 62 - B 
23 - D 33 - D 43 - B 53 - A 63 - B 
24 - A 34 - E 44 - B 54 - E 64 - C 
25 - C 35 - B 45 - A 55 - E 65 - D 
26 - B 36 - A 46 - C 56 - C 66 - A 
27 - C 37 - C 47 - D 57 - C 67 - E 
28 - B 38 - D 48 - A 58 - E 68 - E 
29 - D 39 - B 49 - E 59 - C 69 - C 
30 - C 40 - D 50 - B 60 - Anulada 70 - C 
 
 
www.pciconcursos.com.br
 
Gabarito – Provas de Nível Superior – 10 a 32 – Alterado em 09/05/2018 
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO – EDITAL No 1 – TRANSPETRO /PSP – RH 2018.1 DE 08/02/2018 
 
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
PROVA 26 – ENGENHEIRO(A) JÚNIOR - NAVAL 
21 - B 31 - C 41 - E 51 - D 61 - A 
22 - A 32 - B 42 - D 52 - E 62 - D 
23 - C 33 - A 43 - D 53 - B 63 - C 
24 - A 34 - B 44 - C 54 - D 64 - E 
25 - D 35 - C 45 - D 55 - D 65 - B 
26 - A 36 - B 46 - B 56 - E 66 - B 
27 - C 37 - A 47 - A 57 - D 67 - C 
28 - D 38 - B 48 - B 58 - E 68 - A 
29 - E 39 - E 49 - C 59 - E 69 - C 
30 - C 40 - C 50 - E 60 - A 70 - C 
 
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
PROVA 27 – ENGENHEIRO(A) JÚNIOR – PROCESSAMENTO (QUÍMICO) 
21 - B 31 - C 41 - D 51 - B 61 - E 
22 - E 32 - B 42 - B 52 - A 62 - Anulada
23 - E 33 - A 43 - E 53 - D 63 - E 
24 - C 34 - E 44 - A 54 - B 64 - A 
25 - D 35 - B 45 - Anulada 55 - C 65 - D 
26 - D 36 - E 46 - C 56 - C 66 - A 
27 - D 37 - C 47 - A 57 - B 67 - A 
28 - E 38 - A 48 - D 58 - E 68 - C 
29 - B 39 - B 49 - A 59 - B 69 - A 
30 - C 40 - Anulada 50 - E 60 - C 70 - E 
 
 
www.pciconcursos.com.br
 
Gabarito – Provas de Nível Superior – 10 a 32 – Alterado em 09/05/2018 
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO – EDITAL No 1 – TRANSPETRO /PSP – RH 2018.1 DE 08/02/2018 
 
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
PROVA 28 – ENGENHEIRO(A) JÚNIOR - PRODUÇÃO 
21 - C 31 - A 41 - D 51 - C 61 - E 
22 - C 32 - B 42 - C 52 - B 62 - D 
23 - A 33 - D 43 - B 53 - B 63 - A 
24 - E 34 - A 44 - D 54 - E 64 - D 
25 - A 35 - C 45 - A 55 - E 65 - C 
26 - B 36 - C 46 - E 56 - D 66 - C 
27 - C 37 - E 47 - B 57 - C 67 - E 
28 - C 38 - D 48 - C 58 - A 68 - B 
29 - D 39 - D 49 - Anulada 59 - A 69 - C 
30 - B 40 - A 50 - B 60 - B 70 - D 
 
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
PROVA 29 – ENGENHEIRO(A) JÚNIOR - TELECOMUNICAÇÕES 
21 - A 31 - C 41 - C 51 - A 61 - A 
22 - B 32 - C 42 - D 52 - B 62 - A 
23 - E 33 - E 43 - E 53 - C 63 - D 
24 - A 34 - A 44 - C 54 - A 64 - B 
25 - E 35 - D 45 - D 55 - D 65 - E 
26 - D 36 - E 46 - C 56 - E 66 - C 
27 - E 37 - B 47 - B 57 - E 67 - D 
28 - A 38 - E 48 - A 58 - B 68 - B 
29 - D 39 - C 49 - E 59 - D 69 - E 
30 - C 40 - A 50 - B 60 - B 70 - A 
 
 
www.pciconcursos.com.br
 
Gabarito – Provas de Nível Superior – 10 a 32 – Alterado em 09/05/2018 
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO – EDITAL No 1 – TRANSPETRO /PSP – RH 2018.1 DE 08/02/2018 
 
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
PROVA 30 – MÉDICO(A) DO TRABALHO JÚNIOR 
21 - D 31 - D 41 - E 51 - D 61 - D 
22 - B 32 - C 42 - B 52 - A 62 - A 
23 - C 33 - B 43 - B 53 - E 63 - E 
24 - E 34 - C 44 - A 54 - B 64 - C 
25 - A 35 - B 45 - E 55 - D 65 - C 
26 - D 36 - E 46 - A 56 - C 66 - E 
27 - C 37 - D 47 - D 57 - D 67 - D 
28 - A 38 - D 48 - E 58 - B 68 - E 
29 - A 39 - D 49 - C 59 - C 69 - B 
30 - E 40 - B 50 - C 60 - E 70 - A 
 
 
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
PROVA 31 – PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO JÚNIOR - JORNALISMO 
21 - B 31 - A 41 - C 51 - B 61 - E 
22 - E 32 - D 42 - A 52 - E 62 - B 
23 - E 33 - C 43 - D 53 - C 63 - B 
24 - C 34 - C 44 - E 54 - E 64 - A 
25 - D 35 - A 45 - A 55 - E 65 - D 
26 - A 36 - B 46 - A 56 - B 66 - C 
27 - A 37 - B 47 - B 57 - D 67 - B 
28 - E 38 - C 48 - D 58 - C 68 - A 
29 - E 39 - E 49 - B 59 - A 69 - B 
30 - C 40 - B 50 - D 60 - A 70 - A 
 
 
www.pciconcursos.com.br
 
Gabarito – Provas de Nível Superior – 10 a 32 – Alterado em 09/05/2018 
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO – EDITAL No 1 – TRANSPETRO /PSP – RH 2018.1 DE 08/02/2018 
 
 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
PROVA 32 – PROFISSIONAL DE MEIO AMBIENTE JÚNIOR 
21 - C 31 - C 41 - A 51 - D 61 - C 
22 - B 32 - A 42 - C 52 - D 62 - E 
23 - C 33 - D 43 - B 53 - D 63 - D 
24 - E 34 -D 44 - B 54 - D 64 - A 
25 - D 35 - B 45 - E 55 - E 65 - C 
26 - A 36 - A 46 - A 56 - C 66 - C 
27 - C 37 - A 47 - E 57 - B 67 - D 
28 - B 38 - E 48 - C 58 - A 68 - B 
29 - E 39 - E 49 - C 59 - A 69 - A 
30 - D 40 - A 50 - B 60 - D 70 - B 
 
 
www.pciconcursos.com.br

Mais conteúdos dessa disciplina