Logo Passei Direto
Buscar

Prova Pref. Barra VelhaSC - CONSULPLAN - 2012 - para Professor de Português.pdf

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O principal propósito comunicativo do texto é
A) orientar como nós, membros da sociedade, devemos nos posicionar criticamente em relação aos crimes cometidos por jovens ricos e jovens pobres.
A) orientar como nós, membros da sociedade, devemos nos posicionar criticamente em relação aos crimes cometidos por jovens ricos e jovens pobres.
B) identificar e explicar um fenômeno social contemporâneo relativo à violência urbana no Brasil que tem se revelado presente também nas camadas sociais economicamente abastadas.
C) apresentar as principais características de uma sociedade e de uma justiça que se mostram excessivamente benevolentes com jovens ricos infratores e extremamente rígidas com os jovens pobres contraventores.
D) relatar episódios nacionalmente conhecidos de agressões cometidas por jovens da classe média alta brasileira, como por exemplo, o caso da doméstica que foi agredida por ter sido confundida com uma prostituta.
E) analisar criticamente o fenômeno da violência urbana em relação à parcialidade com que a sociedade e a justiça tratam o jovem infrator rico em detrimento do jovem infrator pobre.

Das passagens a seguir, qual delas apresenta o argumento mais contundente a favor da tese defendida pelo autor do texto?
A) “Os repetidos casos de violência gerados por jovens da classe média alta brasileira e a forma aviltante com a qual têm sido tratados adolescentes pobres no processo de ocupação policial de comunidades no Rio de Janeiro me deixam duplamente incomodado.” (1º§)
A) “Os repetidos casos de violência gerados por jovens da classe média alta brasileira e a forma aviltante com a qual têm sido tratados adolescentes pobres no processo de ocupação policial de comunidades no Rio de Janeiro me deixam duplamente incomodado.” (1º§)
B) “A empregada doméstica Sirley Dias de Carvalho Pinto, de 32 anos, teve a bolsa roubada e foi espancada por cinco jovens moradores de condomínios de classe média da Barra da Tijuca, na madrugada de sábado. Os golpes foram todos direcionados à sua cabeça.” (4º§)
C) “Lembro que o pai de um deles, num momento de desespero, justificou a atitude do filho como sendo perdoável. Da mesma forma, o pai de um dos jovens que agrediu homossexuais com lâmpadas fluorescentes na avenida Paulista, em São Paulo, pediu condescendência.” (6º§)
D) “Não que o princípio da insignificância (que pode ser aplicado quando o caso não representa riscos à sociedade e não tenha causado lesão ou ofensa grave) não seja conhecido pelo Judiciário. Insignificante mesmo é quem não tem um bom advogado, muito menos sangue azul ou imunidade política.” (3º§)
E) “Lembram-se do Galdino, que morreu queimado por jovens da classe média brasiliense enquanto dormia em um ponto de ônibus? (...) Até onde sabemos, apesar dos incendiários brasilienses terem sido presos, eles possuíam regalias, como sair da cadeia para passear. E na capital paulista, crimes contra população de rua tendem a ser punidos com a mesma celeridade que agressões contra indígenas no Mato Grosso do Sul.” (9º§)

Considere as seguintes afirmativas acerca do texto.
I. “Vira e mexe” (9º§) é uma expressão característica da linguagem coloquial e que, no texto, poderia ser substituída, sem comprometimento de sentido, por “frequentemente”. II. Segundo a opinião do autor e da sociedade em geral, “puta”, “bicha”, “índio” e “mendigo” são as principais vítimas dos jovens agressores ricos porque representam a “escória” da sociedade. III. Pode-se concluir que, no último parágrafo do texto, a violência cometida pelo jovem rico é socialmente tolerada, porém, as agressões cometidas pelos jovens pobres são socialmente condenadas. Tal ideia vai de encontro à tese defendida pelo autor e esta é retificada pelo título do texto. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
A) I, II
B) I
C) I, III
D) II
E) I, II, III

No trecho “Somos lenientes com os nossos semelhantes, com aqueles que poderiam ser nossos primos e irmãos, e duros com os outros.” (8º§), a palavra destacada exprime circunstância de
A) adição.
A) adição.
B) conclusão.
C) explicação.
D) adversidade.
E) alternância.

Percebe-se uma ironia por parte do autor do texto no trecho
A) “A justificativa dos espancadores também é bastante esclarecedora. Ou seja...” (9º§)
A) “A justificativa dos espancadores também é bastante esclarecedora. Ou seja...” (9º§)
B) “Presos por policiais da 16ª DP (Barra), três dos rapazes (…) confessaram o crime e serão levados para a Polinter.” (4º§)
C) “É triste verificar mais uma vez que o conceito de notícia depende de qual classe social pertencem os protagonistas.” (8º§)
D) “Amigos que trabalharam em uma rádio grande de São Paulo (...) já ouviram algo muito parecido, mas mais cruel…” (8º§)
E) “Lembram-se do Galdino, que morreu queimado por jovens da classe média brasiliense enquanto dormia em um ponto de ônibus?” (9º§)

Na passagem “... nos ameaçam com sua existência, que não se encaixam nos padrões estabelecidos.” (10º§), o referente do pronome sua é
A) índios.
A) índios.
B) mendigos.
C) sociedade.
D) cidadãos de bem.
E) seres descartáveis.

Assinale a alternativa em que a palavra destacada NÃO mantém o mesmo sentido no texto se substituída pela do parênteses.
A) “Os repetidos casos de violência gerados por jovens da classe média alta brasileira e a forma aviltante com a qual têm sido tratados...” (1º§) (desonrosa)
A) “Os repetidos casos de violência gerados por jovens da classe média alta brasileira e a forma aviltante com a qual têm sido tratados...” (1º§) (desonrosa)
B) Provavelmente, na hora em que o estagiário que faz a checagem das delegacias chegasse com a informação, ...” (7º§) (conferência)
C) “Da mesma forma, o pai de um dos jovens que agrediu homossexuais com lâmpadas fluorescentes na avenida Paulista, em São Paulo, pediu condescendência.” (6º§) (tolerância)
D) “Somos lenientes com os nossos semelhantes, com aqueles que poderiam ser nossos primos e irmãos, e duros com os outros.” (8º§) (complacentes)
E) “E na capital paulista, crimes contra população de rua tendem a ser punidos com a mesma celeridade que agressões contra indígenas no Mato Grosso do Sul.” (9º§) (lentidão)

Em “Como justificativa para o que fizeram, alegaram ter confundido a vítima com uma prostituta.”, a palavra destacada denota ideia de
A) confirmação.
A) confirmação.
B) explicação.
C) consequência.
D) tempo.
E) conformidade.

O número da Lei que dispõe sobre o ensino fundamental de 9 anos é
A) 9.394/96.
A) 9.394/96.
B) 10.639/03.
C) 11.274/06.
D) 11.525/07.
E) 5.692/71.

“Nicole, 18 anos, é portadora de necessidades especais com atraso cognitivo, motor e na linguagem oral.” Na realização das atividades de arte afirma-se que
A) as representações gráficas propostas pela professora, Nicole também poderá realizá-las.
A) as representações gráficas propostas pela professora, Nicole também poderá realizá-las.
B) Nicole deverá realizar outras tarefas paralelas às do grupo.
C) Nicole não tem noção de espaço, portanto deverá só observar e se enturmar com os outros alunos.
D) Nicole não poderá participar porque não é alfabetizada ainda.
E) Nicole poderá acompanhar, observando os alunos quando estes estão pintando, desenhando etc.

As pesquisas recentes de alguns educadores têm identificado que, na transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental, há um enfrentamento de determinadas dificuldades, pois, EXCETO:
A) As crianças apresentam estratégias de resistência ao processo de escolarização.

o conteúdo Arte é dividido em quatro linguagens que são, EXCETO:
A) Artes visuais.

Analise as afirmativas.
São FALSAS apenas as afirmativas
I. No processo de alfabetização, o ambiente escolar deve ser pensado para propiciar inúmeras interações com a língua escrita.
II. A leitura para a classe é uma das atividades consagradas para iniciar as crianças no universo da linguagem escrita.
III. Utilizar letras móveis, lápis, pincel, papel é também uma forma de incentivar a escrita.
IV. Na alfabetização, as crianças precisam compreender que nem tudo o que se fala pode ser escrito.
V. A conclusão da alfabetização nos dias atuais acontecerá após os dois primeiros anos de escolaridade.
A) III, IV
B) I, II
C) II, III
D) IV, V
E) II, V

Acompanhando os processos de mudança da avaliação, percebemos que há necessidade de serem realizadas alterações tanto na avaliação em si (finalidade, conteúdo, forma) quanto no campo onde ela se dá (vínculo pedagógico) e nas suas relações (com a instituição na qual está inserida e com o sistema educacional e social). Acerca das alterações que precisam ser realizadas na avaliação, relacione corretamente as colunas de acordo com a identificação de cada uma.
A sequência está correta em
1. Conteúdo da avaliação.
2. Forma da avaliação.
3. Intencionalidade da avaliação.
4. Vínculo pedagógico.
5. Suporte institucional.
A) 5, 3, 1, 2, 4
B) 4, 5, 1, 2, 3
C) 5, 3, 4, 1, 2
D) 5, 1, 4, 3, 2
E) 3, 1, 2, 4, 5

Após a leitura do texto, pode-se afirmar que o seu objetivo principal é
A) alavancar os negócios, vendas e lucros da empresa.

A ampliação do ensino fundamental para 9 anos obrigou famílias e escolas a matricularem as crianças de 6 anos no 1º ano do ensino fundamental. Porém, alguns fatores devem ser observados ao se desenvolver as atividades em sala de aula com essas crianças. Espera-se então que, EXCETO:
A) A interação aos pares deve ser reduzida, para que as crianças possam produzir seus conhecimentos individualmente.
B) As propostas pedagógicas para que as crianças valorizem o movimento.
C) As crianças de 6 anos sejam reconhecidas como atores sociais e participem das ações em condições de igualdade.
D) Tempo e espaço adequados devem ser garantidos para as crianças nos momentos de brincadeiras e interação.
E) Os saberes prévios dos pequenos e os contextos social e cultural onde estão inseridos sejam considerados.

As pesquisas recentes de alguns educadores têm identificado que, na transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental, há um enfrentamento de determinadas dificuldades, pois, EXCETO:
A) As crianças apresentam estratégias de resistência ao processo de escolarização.
B) As crianças continuam sendo tratadas como se estivessem na educação infantil brincando, correndo, conversando.
C) As crianças vão menos ao parquinho, brincando menos com os joguinhos de montar porque é hora de aprender.
D) As crianças continuam levantando dos seus lugares para fazer pontas nos lápis e conversar com os colegas.
E) No primeiro ano do ensino fundamental, exige-se muito mais silêncio e as crianças precisam ficar assentadas por mais tempo.

No texto, a expressão “Temos um apetite pelo crescimento” significa que
A) o crescimento da empresa é o único objetivo e deve ser alcançado a qualquer custo.

o conteúdo Arte é dividido em quatro linguagens que são, EXCETO:
A) Artes visuais.
B) Dança.
C) Música.
D) Ritmo.
E) Teatro.

“Durante a festa, estimulei a criatividade de meus alunos por entender que a juventude tem necessidade de diversão.” Analise o texto e indique a alternativa que identifica a sequência correta da classificação dos termos sublinhados.
A) adjunto adverbial / complemento nominal

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O principal propósito comunicativo do texto é
A) orientar como nós, membros da sociedade, devemos nos posicionar criticamente em relação aos crimes cometidos por jovens ricos e jovens pobres.
A) orientar como nós, membros da sociedade, devemos nos posicionar criticamente em relação aos crimes cometidos por jovens ricos e jovens pobres.
B) identificar e explicar um fenômeno social contemporâneo relativo à violência urbana no Brasil que tem se revelado presente também nas camadas sociais economicamente abastadas.
C) apresentar as principais características de uma sociedade e de uma justiça que se mostram excessivamente benevolentes com jovens ricos infratores e extremamente rígidas com os jovens pobres contraventores.
D) relatar episódios nacionalmente conhecidos de agressões cometidas por jovens da classe média alta brasileira, como por exemplo, o caso da doméstica que foi agredida por ter sido confundida com uma prostituta.
E) analisar criticamente o fenômeno da violência urbana em relação à parcialidade com que a sociedade e a justiça tratam o jovem infrator rico em detrimento do jovem infrator pobre.

Das passagens a seguir, qual delas apresenta o argumento mais contundente a favor da tese defendida pelo autor do texto?
A) “Os repetidos casos de violência gerados por jovens da classe média alta brasileira e a forma aviltante com a qual têm sido tratados adolescentes pobres no processo de ocupação policial de comunidades no Rio de Janeiro me deixam duplamente incomodado.” (1º§)
A) “Os repetidos casos de violência gerados por jovens da classe média alta brasileira e a forma aviltante com a qual têm sido tratados adolescentes pobres no processo de ocupação policial de comunidades no Rio de Janeiro me deixam duplamente incomodado.” (1º§)
B) “A empregada doméstica Sirley Dias de Carvalho Pinto, de 32 anos, teve a bolsa roubada e foi espancada por cinco jovens moradores de condomínios de classe média da Barra da Tijuca, na madrugada de sábado. Os golpes foram todos direcionados à sua cabeça.” (4º§)
C) “Lembro que o pai de um deles, num momento de desespero, justificou a atitude do filho como sendo perdoável. Da mesma forma, o pai de um dos jovens que agrediu homossexuais com lâmpadas fluorescentes na avenida Paulista, em São Paulo, pediu condescendência.” (6º§)
D) “Não que o princípio da insignificância (que pode ser aplicado quando o caso não representa riscos à sociedade e não tenha causado lesão ou ofensa grave) não seja conhecido pelo Judiciário. Insignificante mesmo é quem não tem um bom advogado, muito menos sangue azul ou imunidade política.” (3º§)
E) “Lembram-se do Galdino, que morreu queimado por jovens da classe média brasiliense enquanto dormia em um ponto de ônibus? (...) Até onde sabemos, apesar dos incendiários brasilienses terem sido presos, eles possuíam regalias, como sair da cadeia para passear. E na capital paulista, crimes contra população de rua tendem a ser punidos com a mesma celeridade que agressões contra indígenas no Mato Grosso do Sul.” (9º§)

Considere as seguintes afirmativas acerca do texto.
I. “Vira e mexe” (9º§) é uma expressão característica da linguagem coloquial e que, no texto, poderia ser substituída, sem comprometimento de sentido, por “frequentemente”. II. Segundo a opinião do autor e da sociedade em geral, “puta”, “bicha”, “índio” e “mendigo” são as principais vítimas dos jovens agressores ricos porque representam a “escória” da sociedade. III. Pode-se concluir que, no último parágrafo do texto, a violência cometida pelo jovem rico é socialmente tolerada, porém, as agressões cometidas pelos jovens pobres são socialmente condenadas. Tal ideia vai de encontro à tese defendida pelo autor e esta é retificada pelo título do texto. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
A) I, II
B) I
C) I, III
D) II
E) I, II, III

No trecho “Somos lenientes com os nossos semelhantes, com aqueles que poderiam ser nossos primos e irmãos, e duros com os outros.” (8º§), a palavra destacada exprime circunstância de
A) adição.
A) adição.
B) conclusão.
C) explicação.
D) adversidade.
E) alternância.

Percebe-se uma ironia por parte do autor do texto no trecho
A) “A justificativa dos espancadores também é bastante esclarecedora. Ou seja...” (9º§)
A) “A justificativa dos espancadores também é bastante esclarecedora. Ou seja...” (9º§)
B) “Presos por policiais da 16ª DP (Barra), três dos rapazes (…) confessaram o crime e serão levados para a Polinter.” (4º§)
C) “É triste verificar mais uma vez que o conceito de notícia depende de qual classe social pertencem os protagonistas.” (8º§)
D) “Amigos que trabalharam em uma rádio grande de São Paulo (...) já ouviram algo muito parecido, mas mais cruel…” (8º§)
E) “Lembram-se do Galdino, que morreu queimado por jovens da classe média brasiliense enquanto dormia em um ponto de ônibus?” (9º§)

Na passagem “... nos ameaçam com sua existência, que não se encaixam nos padrões estabelecidos.” (10º§), o referente do pronome sua é
A) índios.
A) índios.
B) mendigos.
C) sociedade.
D) cidadãos de bem.
E) seres descartáveis.

Assinale a alternativa em que a palavra destacada NÃO mantém o mesmo sentido no texto se substituída pela do parênteses.
A) “Os repetidos casos de violência gerados por jovens da classe média alta brasileira e a forma aviltante com a qual têm sido tratados...” (1º§) (desonrosa)
A) “Os repetidos casos de violência gerados por jovens da classe média alta brasileira e a forma aviltante com a qual têm sido tratados...” (1º§) (desonrosa)
B) Provavelmente, na hora em que o estagiário que faz a checagem das delegacias chegasse com a informação, ...” (7º§) (conferência)
C) “Da mesma forma, o pai de um dos jovens que agrediu homossexuais com lâmpadas fluorescentes na avenida Paulista, em São Paulo, pediu condescendência.” (6º§) (tolerância)
D) “Somos lenientes com os nossos semelhantes, com aqueles que poderiam ser nossos primos e irmãos, e duros com os outros.” (8º§) (complacentes)
E) “E na capital paulista, crimes contra população de rua tendem a ser punidos com a mesma celeridade que agressões contra indígenas no Mato Grosso do Sul.” (9º§) (lentidão)

Em “Como justificativa para o que fizeram, alegaram ter confundido a vítima com uma prostituta.”, a palavra destacada denota ideia de
A) confirmação.
A) confirmação.
B) explicação.
C) consequência.
D) tempo.
E) conformidade.

O número da Lei que dispõe sobre o ensino fundamental de 9 anos é
A) 9.394/96.
A) 9.394/96.
B) 10.639/03.
C) 11.274/06.
D) 11.525/07.
E) 5.692/71.

“Nicole, 18 anos, é portadora de necessidades especais com atraso cognitivo, motor e na linguagem oral.” Na realização das atividades de arte afirma-se que
A) as representações gráficas propostas pela professora, Nicole também poderá realizá-las.
A) as representações gráficas propostas pela professora, Nicole também poderá realizá-las.
B) Nicole deverá realizar outras tarefas paralelas às do grupo.
C) Nicole não tem noção de espaço, portanto deverá só observar e se enturmar com os outros alunos.
D) Nicole não poderá participar porque não é alfabetizada ainda.
E) Nicole poderá acompanhar, observando os alunos quando estes estão pintando, desenhando etc.

As pesquisas recentes de alguns educadores têm identificado que, na transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental, há um enfrentamento de determinadas dificuldades, pois, EXCETO:
A) As crianças apresentam estratégias de resistência ao processo de escolarização.

o conteúdo Arte é dividido em quatro linguagens que são, EXCETO:
A) Artes visuais.

Analise as afirmativas.
São FALSAS apenas as afirmativas
I. No processo de alfabetização, o ambiente escolar deve ser pensado para propiciar inúmeras interações com a língua escrita.
II. A leitura para a classe é uma das atividades consagradas para iniciar as crianças no universo da linguagem escrita.
III. Utilizar letras móveis, lápis, pincel, papel é também uma forma de incentivar a escrita.
IV. Na alfabetização, as crianças precisam compreender que nem tudo o que se fala pode ser escrito.
V. A conclusão da alfabetização nos dias atuais acontecerá após os dois primeiros anos de escolaridade.
A) III, IV
B) I, II
C) II, III
D) IV, V
E) II, V

Acompanhando os processos de mudança da avaliação, percebemos que há necessidade de serem realizadas alterações tanto na avaliação em si (finalidade, conteúdo, forma) quanto no campo onde ela se dá (vínculo pedagógico) e nas suas relações (com a instituição na qual está inserida e com o sistema educacional e social). Acerca das alterações que precisam ser realizadas na avaliação, relacione corretamente as colunas de acordo com a identificação de cada uma.
A sequência está correta em
1. Conteúdo da avaliação.
2. Forma da avaliação.
3. Intencionalidade da avaliação.
4. Vínculo pedagógico.
5. Suporte institucional.
A) 5, 3, 1, 2, 4
B) 4, 5, 1, 2, 3
C) 5, 3, 4, 1, 2
D) 5, 1, 4, 3, 2
E) 3, 1, 2, 4, 5

Após a leitura do texto, pode-se afirmar que o seu objetivo principal é
A) alavancar os negócios, vendas e lucros da empresa.

A ampliação do ensino fundamental para 9 anos obrigou famílias e escolas a matricularem as crianças de 6 anos no 1º ano do ensino fundamental. Porém, alguns fatores devem ser observados ao se desenvolver as atividades em sala de aula com essas crianças. Espera-se então que, EXCETO:
A) A interação aos pares deve ser reduzida, para que as crianças possam produzir seus conhecimentos individualmente.
B) As propostas pedagógicas para que as crianças valorizem o movimento.
C) As crianças de 6 anos sejam reconhecidas como atores sociais e participem das ações em condições de igualdade.
D) Tempo e espaço adequados devem ser garantidos para as crianças nos momentos de brincadeiras e interação.
E) Os saberes prévios dos pequenos e os contextos social e cultural onde estão inseridos sejam considerados.

As pesquisas recentes de alguns educadores têm identificado que, na transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental, há um enfrentamento de determinadas dificuldades, pois, EXCETO:
A) As crianças apresentam estratégias de resistência ao processo de escolarização.
B) As crianças continuam sendo tratadas como se estivessem na educação infantil brincando, correndo, conversando.
C) As crianças vão menos ao parquinho, brincando menos com os joguinhos de montar porque é hora de aprender.
D) As crianças continuam levantando dos seus lugares para fazer pontas nos lápis e conversar com os colegas.
E) No primeiro ano do ensino fundamental, exige-se muito mais silêncio e as crianças precisam ficar assentadas por mais tempo.

No texto, a expressão “Temos um apetite pelo crescimento” significa que
A) o crescimento da empresa é o único objetivo e deve ser alcançado a qualquer custo.

o conteúdo Arte é dividido em quatro linguagens que são, EXCETO:
A) Artes visuais.
B) Dança.
C) Música.
D) Ritmo.
E) Teatro.

“Durante a festa, estimulei a criatividade de meus alunos por entender que a juventude tem necessidade de diversão.” Analise o texto e indique a alternativa que identifica a sequência correta da classificação dos termos sublinhados.
A) adjunto adverbial / complemento nominal

Prévia do material em texto

CONCURSO PÚBLICO
MUNICÍPIO DE BARRA VELHA
SANTA CATARINA
Professor de Português
Organizadora:
MANHÃ
CONCURSO PÚBLICO – MUNICÍPIO DE BARRA VELHA/SC 
PROFESSOR DE PORTUGUÊS (74-M) 
 - 2 - 
CCAARRGGOO:: PPRROOFFEESSSSOORR DDEE PPOORRTTUUGGUUÊÊSS 
 
Texto I 
Jovem rico erra. “Menor” pobre comete crime 
 
Por Leonardo Sakamoto, no Blog do Sakamoto. 
 
Os repetidos casos de violência gerados por jovens da classe média alta brasileira e a forma aviltante com a 
qual têm sido tratados adolescentes pobres no processo de ocupação policial de comunidades no Rio de Janeiro me 
deixam duplamente incomodado. Primeiro, é claro, pelo fato em si. Segundo, pela forma como a sociedade se 
comporta diante disso. 
Sabemos que é mais fácil uma pessoa que roubou um xampu, um litro de leite ou meia dúzia de coxinhas ir 
amargar uma temporada no xilindró – como mostram diversos casos que já trouxe aqui – do que um empresário 
que corrompeu ou um político que foi corrompido passar uma temporada fora de circulação. 
Não que o princípio da insignificância (que pode ser aplicado quando o caso não representa riscos à sociedade 
e não tenha causado lesão ou ofensa grave) não seja conhecido pelo Judiciário. Insignificante mesmo é quem não 
tem um bom advogado, muito menos sangue azul ou imunidade política. 
Tempos atrás, a seguinte notícia veio a público: “A empregada doméstica Sirley Dias de Carvalho Pinto, de 32 
anos, teve a bolsa roubada e foi espancada por cinco jovens moradores de condomínios de classe média da Barra da 
Tijuca, na madrugada de sábado. Os golpes foram todos direcionados à sua cabeça. Presos por policiais da 16ª DP 
(Barra), três dos rapazes (…) confessaram o crime e serão levados para a Polinter. Como justificativa para o que 
fizeram, alegaram ter confundido a vítima com uma prostituta.” 
Os rapazes não eram da ralé. Se fossem de classe social mais baixa, certamente o texto seria sutilmente 
diferente: “A empregada doméstica Sirley Dias de Carvalho Pinto, de 32 anos, teve a bolsa roubada e foi espancada 
por cinco moradores da favela da Rocinha, na madrugada de sábado. Os golpes foram todos direcionados à sua 
cabeça. Presos por policiais da 16ª DP (Barra), três dos bandidos (…) confessaram o crime e estão presos. Como 
justificativa para o que fizeram, alegaram ter confundido a vítima com uma prostituta.” 
Rico é jovem, pobre é bandido. Um é criança que fez coisa errada, o outro um monstro que deve ser 
encarcerado. Lembro que o pai de um deles, num momento de desespero, justificou a atitude do filho como sendo 
perdoável. Da mesma forma, o pai de um dos jovens que agrediu homossexuais com lâmpadas fluorescentes na 
avenida Paulista, em São Paulo, pediu condescendência. Afinal, isso não condiz com a criação que tiveram. Bem, são 
pais, é direito deles. O incrível é como a sociedade encara o tema, com uma diferenciação claramente causada pela 
origem social. 
Tenho minhas dúvidas se a notícia sairia se fosse o segundo caso. Provavelmente, na hora em que o estagiário 
que faz a checagem das delegacias chegasse com a informação, ouviria algo assim na redação: “Pobre batendo em 
pobre? Ah, acontece todo dia, não é notícia. Além disso, é coisa deles com eles. Então, deixem que resolvam”. 
Amigos que trabalharam em uma rádio grande de São Paulo, pertencente a um grupo de comunicação, já 
ouviram algo muito parecido, mas mais cruel… É triste verificar mais uma vez que o conceito de notícia depende de 
qual classe social pertencem os protagonistas. Somos lenientes com os nossos semelhantes, com aqueles que 
poderiam ser nossos primos e irmãos, e duros com os outros. 
A justificativa dos espancadores também é bastante esclarecedora. Ou seja, “puta” e “bicha” pode. Assim 
como “índio” e “mendigo”. Lembram-se do Galdino, que morreu queimado por jovens da classe média brasiliense 
enquanto dormia em um ponto de ônibus? Ou a população de rua do Centro de São Paulo, que vira e mexe, é morta 
a pauladas enquanto descansa? Até onde sabemos, apesar dos incendiários brasilienses terem sido presos, eles 
possuíam regalias, como sair da cadeia para passear. E na capital paulista, crimes contra população de rua tendem a 
ser punidos com a mesma celeridade que agressões contra indígenas no Mato Grosso do Sul. 
Na prática, as pessoas envolvidas nesses casos apenas colocaram em prática o que devem ter ouvido a vida 
inteira: putas, bichas, índios e mendigos são a corja da sociedade e agem para corromper os nossos valores morais e 
tornar a vida dos cidadãos de bem um inferno. Seres descartáveis, que vivem na penumbra e nos ameaçam com sua 
existência, que não se encaixam nos padrões estabelecidos. E por que não incluir nesse caldo as empregadas 
domésticas, que existem para servir? Se eles soubessem a profissão de Sirley, teria feito diferença? 
A sociedade tem uma parcela grande de culpa em atos como esse e os dos jovens que se tornam soldados do 
tráfico por falta de opções e na busca por dignidade, fugindo da violência do Estado e do nosso desprezo. A culpa 
não é só deles. 
A diferença é que, para os da classe média e alta, passamos a mão na cabeça. Afinal, são “jovens”. Para os 
pobres, os “menores”, passamos bala. 
(http://www.rodrigovianna.com.br/outras-palavras/jovem-rico-erra-%E2%80%9Cmenor%E2%80%9D-pobre-comete-crime.html – Adaptado) 
CONCURSO PÚBLICO – MUNICÍPIO DE BARRA VELHA/SC 
PROFESSOR DE PORTUGUÊS (74-M) 
 - 3 - 
01 
O principal propósito comunicativo do texto é 
A) orientar como nós, membros da sociedade, devemos nos posicionar criticamente em relação aos crimes 
cometidos por jovens ricos e jovens pobres. 
B) identificar e explicar um fenômeno social contemporâneo relativo à violência urbana no Brasil que tem se 
revelado presente também nas camadas sociais economicamente abastadas. 
C) apresentar as principais características de uma sociedade e de uma justiça que se mostram excessivamente 
benevolentes com jovens ricos infratores e extremamente rígidas com os jovens pobres contraventores. 
D) relatar episódios nacionalmente conhecidos de agressões cometidas por jovens da classe média alta brasileira, 
como por exemplo, o caso da doméstica que foi agredida por ter sido confundida com uma prostituta. 
E) analisar criticamente o fenômeno da violência urbana em relação à parcialidade com que a sociedade e a 
justiça tratam o jovem infrator rico em detrimento do jovem infrator pobre. 
 
02 
Das passagens a seguir, qual delas apresenta o argumento mais contundente a favor da tese defendida pelo 
autor do texto? 
A) “Os repetidos casos de violência gerados por jovens da classe média alta brasileira e a forma aviltante com a qual 
têm sido tratados adolescentes pobres no processo de ocupação policial de comunidades no Rio de Janeiro me 
deixam duplamente incomodado.” (1º§) 
B) “A empregada doméstica Sirley Dias de Carvalho Pinto, de 32 anos, teve a bolsa roubada e foi espancada por 
cinco jovens moradores de condomínios de classe média da Barra da Tijuca, na madrugada de sábado. Os golpes 
foram todos direcionados à sua cabeça.” (4º§) 
C) “Lembro que o pai de um deles, num momento de desespero, justificou a atitude do filho como sendo perdoável. 
Da mesma forma, o pai de um dos jovens que agrediu homossexuais com lâmpadas fluorescentes na avenida 
Paulista, em São Paulo, pediu condescendência.” (6º§) 
D) “Não que o princípio da insignificância (que pode ser aplicado quando o caso não representa riscos à sociedade e 
não tenha causado lesão ou ofensa grave) não seja conhecido pelo Judiciário. Insignificante mesmo é quem não 
tem um bom advogado, muito menos sangue azul ou imunidade política.” (3º§) 
E) “Lembram-se do Galdino, que morreu queimado por jovens da classe média brasiliense enquanto dormia em um 
ponto de ônibus? (...) Até onde sabemos apesar dos incendiários brasilienses terem sido presos, eles possuíam 
regalias, como sair da cadeia para passear. E na capital paulista, crimes contra população de rua tendem a ser 
punidos com a mesma celeridadeque agressões contra indígenas no Mato Grosso do Sul.” (9º§) 
 
03 
Considere as seguintes afirmativas acerca do texto. 
I. “Vira e mexe” (9º§) é uma expressão característica da linguagem coloquial e que, no texto, poderia ser 
substituída, sem comprometimento de sentido, por “frequentemente”. 
II. Segundo a opinião do autor e da sociedade em geral, “puta”, “bicha”, “índio” e “mendigo” são as principais 
vítimas dos jovens agressores ricos porque representam a “escória” da sociedade. 
III. Pode-se concluir que, no último parágrafo do texto, a violência cometida pelo jovem rico é socialmente 
tolerada, porém, as agressões cometidas pelos jovens pobres são socialmente condenadas. Tal ideia vai de 
encontro à tese defendida pelo autor e esta é retificada pelo título do texto. 
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s) 
A) I, II B) I C) I, III D) II E) I, II, III 
 
04 
No trecho “Somos lenientes com os nossos semelhantes, com aqueles que poderiam ser nossos primos e 
irmãos, e duros com os outros.” (8º§), a palavra destacada exprime circunstância de 
A) adição. D) adversidade. 
B) conclusão. E) alternância. 
C) explicação. 
 
CONCURSO PÚBLICO – MUNICÍPIO DE BARRA VELHA/SC 
PROFESSOR DE PORTUGUÊS (74-M) 
 - 4 - 
05 
Percebe-se uma ironia por parte do autor do texto no trecho 
A) “A justificativa dos espancadores também é bastante esclarecedora. Ou seja...” (9º§) 
B) “Presos por policiais da 16ª DP (Barra), três dos rapazes (…) confessaram o crime e serão levados para a 
Polinter.” (4º§) 
C) “É triste verificar mais uma vez que o conceito de notícia depende de qual classe social pertencem os 
protagonistas.” (8º§) 
D) “Amigos que trabalharam em uma rádio grande de São Paulo (...) já ouviram algo muito parecido, mas mais 
cruel…” (8º§) 
E) “Lembram-se do Galdino, que morreu queimado por jovens da classe média brasiliense enquanto dormia em 
um ponto de ônibus?” (9º§) 
 
06 
Na passagem “... nos ameaçam com sua existência, que não se encaixam nos padrões estabelecidos.” (10º§), o 
referente do pronome sua é 
A) índios. D) cidadãos de bem. 
B) mendigos. E) seres descartáveis. 
C) sociedade. 
 
07 
Assinale a alternativa em que a palavra destacada NÃO mantém o mesmo sentido no texto se substituída pela 
do parênteses. 
A) “Os repetidos casos de violência gerados por jovens da classe média alta brasileira e a forma aviltante com a qual 
têm sido tratados...” (1º§) (desonrosa) 
B) Provavelmente, na hora em que o estagiário que faz a checagem das delegacias chegasse com a informação, ...” 
(7º§) (conferência) 
C) “Da mesma forma, o pai de um dos jovens que agrediu homossexuais com lâmpadas fluorescentes na avenida 
Paulista, em São Paulo, pediu condescendência.” (6º§) (tolerância) 
D) “Somos lenientes com os nossos semelhantes, com aqueles que poderiam ser nossos primos e irmãos, e duros 
com os outros.” (8º§) (complacentes) 
E) “E na capital paulista, crimes contra população de rua tendem a ser punidos com a mesma celeridade que 
agressões contra indígenas no Mato Grosso do Sul.” (9º§) (lentidão) 
 
08 
Observe a imagem apresentada. 
Pode-se afirmar que a imagem em relação ao texto 
A) revela estrutura textual semelhante. 
B) expõe pontos de vista divergentes. 
C) utiliza o mesmo tipo de linguagem. 
D) apresenta argumentos contraditórios. 
E) ilustra aspectos da temática abordada. 
 
(http://claudiomar-charges.blogspot.com/2011/01/selecao-charges-justica-brasileira.html) 
 
09 
A expressão “corja”, apresentada no 10º§ do texto, significa 
A) indivíduos que têm costumes idênticos. 
B) pessoas de um partido ou facção. 
C) bando de ladrões. 
D) pessoas que levam vida errante. 
E) multidão de pessoas desprezíveis, ou de malfeitores. 
 
CONCURSO PÚBLICO – MUNICÍPIO DE BARRA VELHA/SC 
PROFESSOR DE PORTUGUÊS (74-M) 
 - 5 - 
10 
Em “Como justificativa para o que fizeram, alegaram ter confundido a vítima com uma prostituta.”, a palavra 
destacada denota ideia de 
A) confirmação. D) tempo. 
B) explicação. E) conformidade. 
C) consequência. 
 
CCOONNHHEECCIIMMEENNTTOOSS DDIIDDÁÁTTIICCOO--PPEEDDAAGGÓÓGGIICCOOSS 
 
11 
O número da Lei que dispõe sobre o ensino fundamental de 9 anos é 
A) 9.394/96. D) 11.525/07. 
B) 10.639/03. E) 5.692/71. 
C) 11.274/06. 
 
12 
Para que os alunos possam aprender bem, o tempo didático deverá ser bem planejado. Assim, vários itens 
devem ser observados como, EXCETO: 
A) A distribuição equilibrada dos temas, articulando-os em um campo de conhecimento. 
B) A preparação de uma agenda semanal baseada na carga horária das disciplinas previstas. 
C) A busca de uma integração entre as disciplinas, observando as suas especificidades. 
D) O planejamento de aulas de modo a não desperdiçar o tempo com atividades não previstas. 
E) O uso de diferentes modalidades organizativas como projetos, atividades permanentes etc. 
 
13 
“Nicole, 18 anos, é portadora de necessidades especais com atraso cognitivo, motor e na linguagem oral.” Na 
realização das atividades de arte afirma-se que 
A) as representações gráficas propostas pela professora, Nicole também poderá realizá-las. 
B) Nicole deverá realizar outras tarefas paralelas às do grupo. 
C) Nicole não tem noção de espaço, portanto deverá só observar e se enturmar com os outros alunos. 
D) Nicole não poderá participar porque não é alfabetizada ainda. 
E) Nicole poderá acompanhar, observando os alunos quando estes estão pintando, desenhando etc. 
 
14 
A ampliação do ensino fundamental para 9 anos obrigou famílias e escolas a matricularem as crianças de 6 anos 
no 1º ano do ensino fundamental. Porém, alguns fatores devem ser observados ao se desenvolver as atividades 
em sala de aula com essas crianças. Espera-se então que, EXCETO: 
A) A interação aos pares deve ser reduzida, para que as crianças possam produzir seus conhecimentos 
individualmente. 
B) As propostas pedagógicas para que as crianças valorizem o movimento. 
C) As crianças de 6 anos sejam reconhecidas como atores sociais e participem das ações em condições de igualdade. 
D) Tempo e espaço adequados devem ser garantidos para as crianças nos momentos de brincadeiras e interação. 
E) Os saberes prévios dos pequenos e os contextos social e cultural onde estão inseridos sejam considerados. 
 
15 
As pesquisas recentes de alguns educadores têm identificado que, na transição das crianças da educação 
infantil para o ensino fundamental, há um enfrentamento de determinadas dificuldades, pois, EXCETO: 
A) As crianças apresentam estratégias de resistência ao processo de escolarização. 
B) As crianças continuam sendo tratadas como se estivessem na educação infantil brincando, correndo, 
conversando. 
C) As crianças vão menos ao parquinho, brincando menos com os joguinhos de montar porque é hora de aprender. 
D) As crianças continuam levantando dos seus lugares para fazer pontas nos lápis e conversar com os colegas. 
E) No primeiro ano do ensino fundamental, exige-se muito mais silêncio e as crianças precisam ficar assentadas por 
mais tempo. 
CONCURSO PÚBLICO – MUNICÍPIO DE BARRA VELHA/SC 
PROFESSOR DE PORTUGUÊS (74-M) 
 - 6 - 
16 
“Ler a paisagem é descobri-la. É identificar sistemas naturais e culturais de modo a entender as relações entre 
eles e se sentir parte desses processos.” (Solange Lima Guimarães) 
Desta forma, nas aulas de geografia, o professor deverá, EXCETO: 
A) Fazer com que os alunos compreendam que a paisagem é um dos conceitos estruturais da geografia. 
B) Fazer com que os alunos leiam e entendam a paisagem que está no entorno de suas vivências. 
C) Levar os alunos a perceber, observar e descrever a paisagem, interpretando seus significados. 
D) Levar os alunos a desconstruir objetivos e significados da paisagem observada. 
E) Possibilitar aos alunos a compreensão de que a paisagem revela uma dinâmica que combina tempo e múltiplas 
ações. 
 
17 
De acordo com os PCN’s, o conteúdo Arte é dividido em quatrolinguagens que são, EXCETO: 
A) Artes visuais. D) Ritmo. 
B) Dança. E) Teatro. 
C) Música. 
 
18 
Analise as afirmativas. 
I. No processo de alfabetização, o ambiente escolar deve ser pensado para propiciar inúmeras interações com a 
língua escrita. 
II. A leitura para a classe é uma das atividades consagradas para iniciar as crianças no universo da linguagem 
escrita. 
III. Utilizar letras móveis, lápis, pincel, papel é também uma forma de incentivar a escrita. 
IV. Na alfabetização, as crianças precisam compreender que nem tudo o que se fala pode ser escrito. 
V. A conclusão da alfabetização nos dias atuais acontecerá após os dois primeiros anos de escolaridade. 
São FALSAS apenas as afirmativas 
A) III, IV B) I, II C) II, III D) IV, V E) II, V 
 
19 
Acompanhando os processos de mudança da avaliação, percebemos que há necessidade de serem realizadas 
alterações tanto na avaliação em si (finalidade, conteúdo, forma) quanto no campo onde ela se dá (vínculo 
pedagógico) e nas suas relações (com a instituição na qual está inserida e com o sistema educacional e social). 
Acerca das alterações que precisam ser realizadas na avaliação, relacione corretamente as colunas de acordo 
com a identificação de cada uma. 
1. Conteúdo da avaliação. 
2. Forma da avaliação. 
3. Intencionalidade da avaliação. 
4. Vínculo pedagógico. 
5. Suporte institucional. 
( ) Trabalho coletivo constante. 
( ) Premiar, punir versus garantir a aprendizagem. 
( ) Avaliar não só o aluno; ênfase no que é essencial. 
( ) Desprezar resultados superados. 
( ) Propiciar metodologia participativa em sala de aula. 
A sequência está correta em 
A) 5, 3, 1, 2, 4 B) 4, 5, 1, 2, 3 C) 5, 3, 4, 1, 2 D) 5, 1, 4, 3, 2 E) 3, 1, 2, 4, 5 
 
20 
Segundo os PCN’s, no trabalho didático com filmes que abordam temas históricos, o educador, EXCETO: 
A) Deverá mostrar aos alunos que à maneira do conhecimento histórico, o filme também é feito irradiando 
sentidos e verdades plurais. 
B) Precisa escolher dois ou três filmes que retratem o mesmo período histórico e estabeleçam relações com os 
alunos. 
C) Por meio de sua didática, saiba abster-se da bagagem do aluno para propor questionamentos sobre o filme em 
questão. 
D) Precisa ter consciência de que eles estão impregnados de valores, visões de mundo, tentativas de explicação, 
constituição e recriação. 
E) Por meio de sua didática, estabelecer um confronto de informações de fontes variadas para um debate rico 
com os alunos. 
CONCURSO PÚBLICO – MUNICÍPIO DE BARRA VELHA/SC 
PROFESSOR DE PORTUGUÊS (74-M) 
 - 7 - 
CCOONNHHEECCIIMMEENNTTOOSS EESSPPEECCÍÍFFIICCOOSS 
Texto II 
O caso Natura 
 
A Natura, uma das maiores empresas nacionais do setor de cosméticos, apresentou, em dezembro de 2011, 
um novo modelo de produção e logística. A reformulação tem como principal finalidade a redução do impacto 
ambiental, além de dar suporte ao seu crescimento a nível nacional e dar início a uma nova fase de 
internacionalização. 
“Temos um apetite pelo crescimento. Estamos em um momento muito importante, orgulhosos do nosso 
avanço nos últimos três anos, sedimentamos a evolução que fizemos no nosso modelo de gestão”, afirma o vice-
presidente de operações e logística da Natura. É um desafio triplo, porque queremos crescer e ao mesmo tempo 
reduzir nosso impacto ambiental e fazer isso em conjunto com nossos fornecedores, numa escala sem 
precedentes. Com essa nova rede estruturada, conseguiremos diminuir a emissão relativa de CO2 em 25% em 
nossa cadeia de fornecimento e, ao mesmo tempo, elevaremos a qualidade de nossas entregas, ressalta. 
A Natura vem selecionando fornecedores nacionais e internacionais para dar suporte à movimentação de 
suas cargas. Essa iniciativa facilitará a integração com os fornecedores, além da criação de uma rede de serviços 
que diminua a emissão de gases de efeito estufa e possa incrementar os impactos sociais positivos. 
Em 2010, a Natura duplicou a capacidade de seu Centro de Distribuição de Canoas (RS), inaugurou um em 
Uberlândia (MG), um em Castanhal (PA) e deve inaugurar um em Curitiba (PR) e um em São Paulo, podendo 
aumentar em mais de 30%, sua equipe de funcionários. 
“É uma iniciativa sustentável do ponto de vista ambiental e o mais importante é que tudo está sendo criado 
com fornecedores para chegarmos às mais modernas tecnologias de separação, armazenagem e transporte”, 
ressalta o vice-presidente. (Fragmento do texto de Víctor José – Portal Transporta Brasil, extraído em 20/04/2012) 
 
21 
Após a leitura do texto, pode-se afirmar que o seu objetivo principal é 
A) alavancar os negócios, vendas e lucros da empresa. 
B) orientar o acionista da empresa quanto os resultados financeiros da empresa. 
C) conseguir melhores descontos, sensibilizando aos fornecedores de sua responsabilidade ambiental. 
D) preparar o mercado para o lançamento de uma nova linha de produtos. 
E) propor ao mercado um novo conceito de gestão empresarial que associa crescimento com responsabilidade 
ambiental, envolvendo a empresa, fornecedores e clientes. 
 
22 
Assinale a alternativa que constitui uma inferência INCORRETA do texto. 
A) A iniciativa da Natura integrou fornecedores e criou uma nova rede de serviços. 
B) A Natura utiliza uma agressiva campanha de marketing para se projetar no mercado internacional. 
C) Iniciativa sustentável, a nível ambiental, é aquela capaz de obter crescimento e minimizar impactos. 
D) A Natura conseguiu reduzir a emissão de CO2 e aumentar a qualidade de suas entregas. 
E) A Natura utilizou modernas tecnologias de separação, armazenagem em transporte. 
 
23 
No texto, a expressão “Temos um apetite pelo crescimento” significa que 
A) o crescimento da empresa é o único objetivo e deve ser alcançado a qualquer custo. 
B) o vice-presidente utiliza um vocabulário popular para sensibilizar os consumidores das classes D e E. 
C) o crescimento da empresa pode orientar sua participação em programas do governo de combate a fome. 
D) a empresa deseja o crescimento em um contexto de planejamento associado à responsabilidade ambiental. 
E) a fome no Brasil também é uma preocupação da empresa. 
 
24 
“Durante a festa, estimulei a criatividade de meus alunos por entender que a juventude tem necessidade de 
diversão.” Analise o texto e indique a alternativa que identifica a sequência correta da classificação dos termos 
sublinhados. 
A) adjunto adverbial / complemento nominal D) adjunto adnominal / adjunto adverbial 
B) complemento nominal / adjunto adnominal E) adjunto adnominal / adjunto adnominal 
C) adjunto adnominal / complemento nominal 
CONCURSO PÚBLICO – MUNICÍPIO DE BARRA VELHA/SC 
PROFESSOR DE PORTUGUÊS (74-M) 
 - 8 - 
25 
“As vantagens foram _______________ para me convencer a encomendar os exemplares ____________________ 
Cecília e Drummond. Após a compra, fui informado pela livraria que a mercadoria e a nota fiscal seguirão 
_______________ pelo correio.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa 
anterior. 
A) bastantes /da extraordinária / juntos D) bastantes / dos extraordinários / juntas 
B) bastante / dos extraordinários / juntas E) bastante / da extraordinária / juntas 
C) bastantes / dos extraordinários / juntos 
 
26 
Identifique os casos de concordância verbal e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 
( ) Vende-se carros. 
( ) Precisa-se de secretárias. 
( ) Faziam quinze anos que ele havia parado de estudar. 
( ) Havia sérios problemas na cidade. 
A sequência está correta em 
A) F, V, F, V B) F, F, V, V C) V, V, F, F D) F, V, V, V E) F, V, F, F 
 
27 
Em relação aos conceitos de período, oração e seus termos essenciais, marque V para as afirmativas verdadeiras e 
F para as falsas. 
( ) O período é a frase organizada em orações e pode ser simples ou composto. 
( ) O sujeito é um termo essencial da oração e pode ser simples ou composto. 
( ) O predicado é umtermo essencial da oração e pode ser nominal, verbal ou verbo-nominal. 
( ) Na oração sem sujeito o mesmo existe, mas não se pode identificar. 
A sequência está correta em 
A) V, V, F, F B) F, V, F, V C) V, F, F, V D) V, F, V, F E) F, F, V, F 
 
28 
Analise a função dos termos sublinhados e relacione corretamente as colunas a seguir. 
1. Objeto direto. 
2. Agente da passiva. 
3. Objeto indireto. 
4. Adjunto adverbial. 
( ) A oração foi por mim proferida em São Paulo. 
( ) No mês passado estive alguns dias em Belo Horizonte. 
( ) Não quero que fiques triste. 
( ) A campanha visa doar agasalhos aos pobres. 
A sequência está correta em 
A) 4, 2, 3, 1 B) 2, 4, 3, 1 C) 2, 4, 1, 3 D) 4, 3, 2, 1 E) 4, 3, 1, 2 
 
29 
Em relação a ocorrência ou não da crase, indique a alternativa descrita de forma INCORRETA. 
A) A cheia do rio, às vezes, provoca inundação em nossa cidade. 
B) Cheguei à Bahia na sexta-feira, após uma viagem de duas horas. 
C) A sentença foi dada à ré, após dois dias de julgamento. 
D) Não seremos obrigados a ficar cara à cara durante o evento. 
E) Teus cabelos loiros e cacheados cheiram à rosa. 
 
30 
Assinale a alternativa em que o texto está sinalizado com a pontuação de forma INCORRETA. 
A) A companhia ampliou a linha aérea Brasil – Estados Unidos. 
B) A correspondência foi entregue na Avenida Paraná, 75. 
C) Paulo repetia as palavras do pai: o mundo, sem drogas, é bem melhor. 
D) “Você é daqui mesmo?” “Sou, sim senhor.” 
E) O Cristianismo (escreveu Chateaubriand) inventou o órgão e fez suspirar o bronze. 
 
CONCURSO PÚBLICO – MUNICÍPIO DE BARRA VELHA/SC 
PROFESSOR DE PORTUGUÊS (74-M) 
 - 9 - 
CCOONNHHEECCIIMMEENNTTOOSS GGEERRAAIISS 
 
Leia o texto e responda as questões de 31 a 33. 
 
Operários da Usina de Belo Monte, em Altamira (PA), iniciaram nesta segunda-feira (23) uma paralisação por 
melhores condições de trabalho. O ato é pacífico. A categoria fechou o principal acesso aos cinco canteiros de 
obras da usina, no km 27 da Rodovia Transamazônica. O estado de greve dos trabalhadores começou na última 
quinta-feira. Eles querem aumento do valor da cesta básica, que hoje é de R$ 95, e a diminuição do intervalo 
entre os períodos de folga. Hoje, os trabalhadores têm direito a sair para ver a família de seis em seis meses. 
(http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2012/04/trabalhadores-param-atividades-nos-canteiros-de-belo-monte.html) 
 
31 
Em que importante via fluvial está sendo construída a Usina de Belo Monte? 
A) Amazonas. D) Solimões. 
B) Araguaia. E) Xingu. 
C) Negro. 
 
32 
Após sua conclusão e ativação, a Usina de Belo Monte será a terceira maior do mundo e segunda maior da 
América, ficando no continente atrás apenas da usina hidroelétrica de 
A) Churchill Falls (Canadá). D) Itaipu (Brasil e Paraguai). 
B) Grand Coulee (EUA). E) La Grande 2 (Canadá). 
C) Guri (Venezuela). 
 
33 
Dois grandes nomes do cinema internacional, diretor e atriz hollywoodianos, estiveram no Brasil, para se 
manifestarem contra a construção desta usina. São eles 
A) Christopher Nolan e Cameron Dias. D) Steven Spielberg e Maryl Streep. 
B) James Cameron e Sigourney Weaver. E) Woody Allen e Diane Keaton. 
C) Martin Scorsese e Reese Witherspoon. 
 
34 
Atualmente suspensos, dois projetos de lei norte-americanos popularmente conhecidos como “Sopa” e “Pipa” 
(abreviação de seus nomes) causaram polêmica e repercussão internacional, provocando protestos de ativistas 
e contra-ataque de corporações gigantes, como Google e Wikipedia. É correto afirmar que as propostas 
A) ampliam os instrumentos e ações legais, para que os detentores de direitos autorais e intelectuais possam 
combater o tráfico de propriedade protegida e artigos falsificados na Internet. 
B) criminalizam o aborto em todos os casos de forma a impedir inclusive que mulheres vítimas de estupro possam 
fazer uso desta prática, abrindo exceção apenas nos casos de fetos anencefálicos. 
C) descriminalizam o uso da maconha, que passa a ser utilizada principalmente como medicamento no 
tratamento contra o câncer, podendo ser comercializada em farmácias norte-americanas. 
D) fortalecem a proteção do mercado interno norte-americano, criando novos subsídios aos produtos ou serviços 
locais, contrariando os tratados e regulamentações da Organização Mundial do Comércio. 
E) proíbem o uso da Internet em locais públicos e/ou coletivos, restringindo seu acesso a estabelecimentos 
privativos que possuem mecanismos de controle adequados ou de forma particular e residencial. 
 
35 
O final do século XX foi marcado por mudanças significativas na geopolítica mundial, a saber 
A) crescimento acelerado da China, tornando-se a segunda mais rica nação do planeta. 
B) transformação da Comunidade Econômica Europeia em União Europeia. 
C) fim da Guerra Fria com a extinção da União Soviética – URSS. 
D) predomínio do capitalismo com a supremacia de uma única superpotência: EUA. 
E) unificação da Alemanha, com extermínio do regime comunista na região oriental. 
 
CONCURSO PÚBLICO – MUNICÍPIO DE BARRA VELHA/SC 
PROFESSOR DE PORTUGUÊS (74-M) 
 - 10 - 
36 
O Supremo Tribunal Federal se manifestou nos últimos anos sobre diversos assuntos controversos, realizando 
julgamentos que se tornaram históricos por tratarem de temas que, geralmente envolvem toda a sociedade. 
Sobre o STF é correto afirmar que 
I. abriu ação contra 40 suspeitos em envolvimento num esquema de corrupção que ficou conhecido como 
mensalão, julgando culpados grandes caciques do PT, como José Dirceu e José Genuíno. 
II. liberou a utilização de células-tronco embrionárias “inviáveis ou congelados há mais de três anos” em 
pesquisas no Brasil. 
III. classificou a Marcha da Maconha como uma manifestação legal e garantida pelo direito de livre expressão do 
pensamento. 
IV. decidiu pela extradição do ex-ativista de esquerda Cesare Battisti para a Itália, contrariando a decisão do 
presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 
Estão corretas apenas as afirmativas 
A) I, II B) III, IV C) II, III D) I, II, IV E) II, III, IV 
 
37 
Sobre as resoluções do Supremo Tribunal Federal, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 
Foram decisões do STF que despertaram polêmica e chamaram a atenção da opinião pública 
( ) decidiu que não é mais crime o aborto de fetos anencéfalos no Brasil. 
( ) determinou o julgamento de agentes do Estado acusados de tortura no período militar. 
( ) reconheceu a ilegalidade da reserva Raposa Serra do Sol, garantindo-a aos fazendeiros. 
( ) suspendeu a Lei de Imprensa e a exigência de diploma para o exercício do jornalismo. 
A sequência está correta em 
A) F, F, V, V B) F, V, V, F C) V, F, V, F D) V, V, F, F E) V, F, F, V 
 
38 
O oceano que ocupa maior área em quilômetros quadrados no planeta é 
A) Antártico. B) Ártico. C) Atlântico. D) Índico. E) Pacífico. 
 
39 
Sobre os principais candidatos à presidência da França para as eleições de 2012, é correto afirmar que 
 
 
(http://oglobo.globo.com/infograficos/eleicaofranca/) 
 
I. Marine Le Pen teve votação surpreendente no primeiro turno, ficando em terceiro lugar com um forte 
discurso de combate à imigração ilegal. 
II. François Holland, líder no primeiro turno de votação, comprometeu-se em retirar as tropas francesas do 
Afeganistão ainda este ano, se eleito. 
III. atual presidente da França, Nicolas Sarkozy, foi vencedor nos dois turnos com a defesa da regulamentação da 
imigração na França. 
IV. Jean-Luc Mélenchon, candidato apoiado pelo ex-diretor do FMI Dominique Strauss-Kahn, era favorito e foi 
prejudicado pelo escândalo envolvendo seu principal apoiador. 
Estão corretas apenas as afirmativas 
A) I, II B) III, IV C) II, III D) I, II, IV E) II, III, IV 
 
40 
Com cerca de dez anos de existência, a moeda Euro ainda não foi adotada por todos os países membros da 
União Europeia, entre eles 
A) Alemanha e Espanha. D) Itália e Grécia.B) Bélgica e França. E) Reino Unido e Dinamarca. 
C) Holanda e Portugal. 
INSTRUÇÕES
RESULTADOS E RECURSOS
1. Material a ser utilizado: caneta esferográfica azul ou preta. Os objetos restantes devem ser colocados em local 
indicado pelo fiscal da sala, inclusive aparelho celular desligado e devidamente identificado com etiqueta.
2. Não é permitido consulta, utilização de livros, códigos, dicionários, apontamentos, apostilas, calculadoras e etc. Não é 
permitido ao candidato ingressar na sala de provas sem a respectiva identificação e o devido recolhimento de telefone 
celular, bip e outros aparelhos eletrônicos. 
3. Durante a prova, o candidato não deve levantar-se, comunicar-se com outros candidatos e nem fumar.
4. A duração da prova é de 03 (três) horas, já incluindo o tempo destinado à entrega do Caderno de Provas e à 
identificação – que será feita no decorrer da prova – e ao preenchimento do Cartão de Respostas (Gabarito).
5. Somente em caso de urgência pedir ao fiscal para ir ao sanitário, devendo no percurso permanecer absolutamente 
calado, podendo antes e depois da entrada sofrer revista através de detector de metais. Ao sair da sala no término da 
prova, o candidato não poderá utilizar o sanitário. Caso ocorra uma emergência, o fiscal deverá ser comunicado.
6. O Caderno de Provas consta de 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, exceto para os cargos de nível 
fundamental completo e incompleto em que os Cadernos de Provas constam de 30 (trinta) questões. Leia-o 
atentamente.
7. As questões das provas objetivas são do tipo múltipla escolha, com 05 (cinco) opções (A a E) e uma única resposta 
correta. 
8. Ao receber o material de realização das provas, o candidato deverá conferir atentamente se o Caderno de Provas 
corresponde ao cargo a que está concorrendo, bem como se os dados constantes no Cartão de Respostas (Gabarito) que 
lhe foi fornecido, estão corretos. Caso os dados estejam incorretos, ou o material esteja incompleto ou tenha qualquer 
imperfeição, o candidato deverá informar tal ocorrência ao fiscal. 
9. Os fiscais não estão autorizados a emitir opinião e prestar esclarecimentos sobre o conteúdo das provas. Cabe única e 
exclusivamente ao candidato interpretar e decidir.
10. O candidato poderá retirar-se do local de provas somente a partir dos 90 (noventa) minutos após o início de sua 
realização, contudo não poderá levar consigo o Caderno de Provas, somente sendo permitida essa conduta apenas no 
decurso dos últimos 30 (trinta) minutos anteriores ao horário previsto para o seu término.
- Os gabaritos oficiais preliminares das provas escritas objetivas de múltipla escolha serão divulgados na Internet, no site 
www.consulplan.net, a partir da 00h00min do dia subsequente ao da realização da provas.
 - Os recursos deverão ser apresentados, conforme determinado no item 8 do Edital de Concurso Público nº. 001/2012, 
sendo observados os seguintes aspectos:
a) O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas disporá de 
02 (dois) dias úteis, a partir do dia subsequente ao da divulgação, em requerimento próprio disponibilizado no link 
correlato ao Concurso Público no site www.consulplan.net.
b) A interposição de recursos poderá ser feita somente via Internet, através do Sistema Eletrônico de Interposição de 
Recursos, com acesso pelo candidato com o fornecimento de dados referentes à sua inscrição, apenas no prazo 
recursal, à CONSULPLAN, conforme disposições contidas no site www.consulplan.net, no link correspondente ao 
Concurso Público.
11. Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala somente poderão sair juntos. Caso o candidato insista em sair do 
local de aplicação da prova, deverá assinar um termo desistindo do Concurso Público e, caso se negue, deverá ser 
lavrado o Termo de Ocorrência, testemunhado pelos 2 (dois) outros candidatos, pelo fiscal da sala e pelo 
coordenador da unidade.
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
GABARITO PRELIMINAR – CONCURSO PÚBLICO 
 
MUNICÍPIO DE BARRA VELHA 
ESTADO DE SANTA CATARINA 
 
 
CARGO: ASSISTENTE SOCIAL 
 
01- B 11- C 21- D 31- E 
02- D 12- A 22- E 32- D 
03- B 13- A 23- A 33- B 
04- D 14- B 24- E 34- A 
05- B 15- C 25- A 35- A 
06- C 16- A 26- C 36- C 
07- B 17- D 27- B 37- E 
08- E 18- D 28- B 38- E 
09- A 19- C 29- C 39- A 
10- B 20- B 30- C 40- E 
 
 
 
CARGO: ENFERMEIRO 
 
01- B 11- C 21- E 31- E 
02- D 12- A 22- C 32- D 
03- B 13- A 23- D 33- B 
04- D 14- B 24- A 34- A 
05- B 15- C 25- E 35- A 
06- C 16- A 26- C 36- C 
07- B 17- D 27- A 37- E 
08- E 18- D 28- E 38- E 
09- A 19- C 29- B 39- A 
10- B 20- B 30- C 40- E 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
 
CARGO: 
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR – ASSISTENTE SOCIAL 
 
01- B 11- C 21- D 31- E 
02- D 12- A 22- E 32- D 
03- B 13- A 23- A 33- B 
04- D 14- B 24- E 34- A 
05- B 15- C 25- A 35- A 
06- C 16- A 26- C 36- C 
07- B 17- D 27- B 37- E 
08- E 18- D 28- B 38- E 
09- A 19- C 29- C 39- A 
10- B 20- B 30- C 40- E 
 
 
CARGO: 
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR - FISIOTERAPEUTA 
 
01- B 11- C 21- D 31- E 
02- D 12- A 22- B 32- D 
03- B 13- A 23- D 33- B 
04- D 14- B 24- A 34- A 
05- B 15- C 25- C 35- A 
06- C 16- A 26- D 36- C 
07- B 17- D 27- E 37- E 
08- E 18- D 28- D 38- E 
09- A 19- C 29- A 39- A 
10- B 20- B 30- B 40- E 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
CARGO: 
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR – FONOAUDIÓLOGO 
 
01- B 11- C 21- E 31- E 
02- D 12- A 22- B 32- D 
03- B 13- A 23- C 33- B 
04- D 14- B 24- E 34- A 
05- B 15- C 25- A 35- A 
06- C 16- A 26- E 36- C 
07- B 17- D 27- C 37- E 
08- E 18- D 28- A 38- E 
09- A 19- C 29- B 39- A 
10- B 20- B 30- C 40- E 
 
 
CARGO: 
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR – NUTRICIONISTA 
 
01- B 11- C 21- E 31- E 
02- D 12- A 22- B 32- D 
03- B 13- A 23- A 33- B 
04- D 14- B 24- C 34- A 
05- B 15- C 25- D 35- A 
06- C 16- A 26- C 36- C 
07- B 17- D 27- A 37- E 
08- E 18- D 28- B 38- E 
09- A 19- C 29- C 39- A 
10- B 20- B 30- D 40- E 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
CARGO: 
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR – PSICÓLOGO 
 
01- B 11- C 21- A 31- E 
02- D 12- A 22- C 32- D 
03- B 13- A 23- D 33- B 
04- D 14- B 24- B 34- A 
05- B 15- C 25- D 35- A 
06- C 16- A 26- A 36- C 
07- B 17- D 27- E 37- E 
08- E 18- D 28- C 38- E 
09- A 19- C 29- B 39- A 
10- B 20- B 30- C 40- E 
 
 
CARGO: 
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR – TERAPEUTA OCUPACIONAL 
 
01- B 11- C 21- E 31- E 
02- D 12- A 22- B 32- D 
03- B 13- A 23- B 33- B 
04- D 14- B 24- C 34- A 
05- B 15- C 25- D 35- A 
06- C 16- A 26- C 36- C 
07- B 17- D 27- E 37- E 
08- E 18- D 28- A 38- E 
09- A 19- C 29- B 39- A 
10- B 20- B 30- D 40- E 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
CARGO: FARMACÊUTICO 
 
01- B 11- C 21- A 31- E 
02- D 12- A 22- B 32- D 
03- B 13- A 23- A 33- B 
04- D 14- B 24- A 34- A 
05- B 15- C 25- D 35- A 
06- C 16- A 26- A 36- C 
07- B 17- D 27- E 37- E 
08- E 18- D 28- B 38- E 
09- A 19- C 29- C 39- A 
10- B 20- B 30- E 40- E 
 
 
CARGO: FONOAUDIÓLOGO 
 
01- B 11- C 21- E 31- E 
02- D 12- A 22- B 32- D 
03- B 13- A 23- C 33- B 
04- D 14- B 24- E 34- A 
05- B 15- C 25- A 35- A 
06- C 16- A 26- E 36- C 
07- B 17- D 27- C 37- E 
08- E 18- D 28- A 38- E 
09- A 19- C 29- B 39- A 
10- B 20- B 30- C 40- E 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==CARGO: MÉDICO 
 
01- B 11- C 21- E 31- E 
02- D 12- A 22- A 32- D 
03- B 13- A 23- A 33- B 
04- D 14- B 24- E 34- A 
05- B 15- C 25- C 35- A 
06- C 16- A 26- C 36- C 
07- B 17- D 27- A 37- E 
08- E 18- D 28- B 38- E 
09- A 19- C 29- C 39- A 
10- B 20- B 30- D 40- E 
 
 
CARGO: ODONTÓLOGO 
 
01- B 11- C 21- E 31- E 
02- D 12- A 22- E 32- D 
03- B 13- A 23- C 33- B 
04- D 14- B 24- A 34- A 
05- B 15- C 25- C 35- A 
06- C 16- A 26- E 36- C 
07- B 17- D 27- E 37- E 
08- E 18- D 28- C 38- E 
09- A 19- C 29- A 39- A 
10- B 20- B 30- D 40- E 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
CARGO: PSICÓLOGO 
 
01- B 11- C 21- A 31- E 
02- D 12- A 22- C 32- D 
03- B 13- A 23- D 33- B 
04- D 14- B 24- B 34- A 
05- B 15- C 25- D 35- A 
06- C 16- A 26- A 36- C 
07- B 17- D 27- E 37- E 
08- E 18- D 28- C 38- E 
09- A 19- C 29- B 39- A 
10- B 20- B 30- C 40- E 
 
 
CARGO: TERAPEUTA OCUPACIONAL 
 
01- B 11- C 21- E 31- E 
02- D 12- A 22- B 32- D 
03- B 13- A 23- B 33- B 
04- D 14- B 24- C 34- A 
05- B 15- C 25- D 35- A 
06- C 16- A 26- C 36- C 
07- B 17- D 27- E 37- E 
08- E 18- D 28- A 38- E 
09- A 19- C 29- B 39- A 
10- B 20- B 30- D 40- E 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
 
CARGO: 
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR – PSICOPEDAGOGO 
 
01- B 11- C 21- D 31- E 
02- D 12- A 22- A 32- D 
03- B 13- A 23- B 33- B 
04- D 14- E 24- C 34- A 
05- B 15- B 25- E 35- A 
06- C 16- D 26- C 36- C 
07- B 17- D 27- E 37- E 
08- E 18- D 28- A 38- E 
09- A 19- A 29- D 39- A 
10- B 20- C 30- E 40- E 
 
 
CARGO: 
ESPECIALISTA EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS – 
ORIENTADOR ESCOLAR 
 
01- B 11- C 21- B 31- E 
02- D 12- A 22- C 32- D 
03- B 13- A 23- E 33- B 
04- D 14- E 24- A 34- A 
05- B 15- B 25- E 35- A 
06- C 16- D 26- C 36- C 
07- B 17- D 27- B 37- E 
08- E 18- D 28- D 38- E 
09- A 19- A 29- E 39- A 
10- B 20- C 30- A 40- E 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
CARGO: 
ESPECIALISTA EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS – 
SUPERVISOR ESCOLAR 
 
01- B 11- C 21- D 31- E 
02- D 12- A 22- D 32- D 
03- B 13- A 23- C 33- B 
04- D 14- E 24- E 34- A 
05- B 15- B 25- B 35- A 
06- C 16- D 26- A 36- C 
07- B 17- D 27- C 37- E 
08- E 18- D 28- D 38- E 
09- A 19- A 29- A 39- A 
10- B 20- C 30- A 40- E 
 
 
CARGO: PROFESSOR DE ARTES 
 
01- B 11- C 21- D 31- E 
02- D 12- A 22- E 32- D 
03- B 13- A 23- C 33- B 
04- D 14- E 24- E 34- A 
05- B 15- B 25- B 35- A 
06- C 16- D 26- A 36- C 
07- B 17- D 27- D 37- E 
08- E 18- D 28- C 38- E 
09- A 19- A 29- D 39- A 
10- B 20- C 30- C 40- E 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
CARGO: PROFESSOR DE CIÊNCIAS 
 
01- B 11- C 21- D 31- E 
02- D 12- A 22- A 32- D 
03- B 13- A 23- D 33- B 
04- D 14- E 24- C 34- A 
05- B 15- B 25- E 35- A 
06- C 16- D 26- C 36- C 
07- B 17- D 27- D 37- E 
08- E 18- D 28- B 38- E 
09- A 19- A 29- D 39- A 
10- B 20- C 30- D 40- E 
 
 
CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 
 
01- B 11- C 21- B 31- E 
02- D 12- A 22- B 32- D 
03- B 13- A 23- B 33- B 
04- D 14- E 24- D 34- A 
05- B 15- B 25- A 35- A 
06- C 16- D 26- C 36- C 
07- B 17- D 27- E 37- E 
08- E 18- D 28- B 38- E 
09- A 19- A 29- B 39- A 
10- B 20- C 30- E 40- E 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
CARGO: PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO 
 
01- B 11- C 21- D 31- E 
02- D 12- A 22- B 32- D 
03- B 13- A 23- E 33- B 
04- D 14- E 24- C 34- A 
05- B 15- B 25- A 35- A 
06- C 16- D 26- D 36- C 
07- B 17- D 27- D 37- E 
08- E 18- D 28- C 38- E 
09- A 19- A 29- D 39- A 
10- B 20- C 30- E 40- E 
 
 
CARGO: PROFESSOR DE ESPANHOL 
 
01- B 11- C 21- D 31- E 
02- D 12- A 22- D 32- D 
03- B 13- A 23- B 33- B 
04- D 14- E 24- A 34- A 
05- B 15- B 25- D 35- A 
06- C 16- D 26- E 36- C 
07- B 17- D 27- C 37- E 
08- E 18- D 28- C 38- E 
09- A 19- A 29- B 39- A 
10- B 20- C 30- B 40- E 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
CARGO: PROFESSOR DE GEOGRAFIA 
 
01- B 11- C 21- D 31- E 
02- D 12- A 22- D 32- D 
03- B 13- A 23- A 33- B 
04- D 14- E 24- C 34- A 
05- B 15- B 25- A 35- A 
06- C 16- D 26- B 36- C 
07- B 17- D 27- E 37- E 
08- E 18- D 28- A 38- E 
09- A 19- A 29- B 39- A 
10- B 20- C 30- C 40- E 
 
 
CARGO: PROFESSOR DE HISTÓRIA 
 
01- B 11- C 21- D 31- E 
02- D 12- A 22- B 32- D 
03- B 13- A 23- C 33- B 
04- D 14- E 24- B 34- A 
05- B 15- B 25- B 35- A 
06- C 16- D 26- C 36- C 
07- B 17- D 27- E 37- E 
08- E 18- D 28- E 38- E 
09- A 19- A 29- E 39- A 
10- B 20- C 30- A 40- E 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
CARGO: PROFESSOR DE INGLÊS 
 
01- B 11- C 21- D 31- E 
02- D 12- A 22- C 32- D 
03- B 13- A 23- E 33- B 
04- D 14- E 24- A 34- A 
05- B 15- B 25- D 35- A 
06- C 16- D 26- C 36- C 
07- B 17- D 27- A 37- E 
08- E 18- D 28- A 38- E 
09- A 19- A 29- B 39- A 
10- B 20- C 30- B 40- E 
 
 
CARGO: PROFESSOR DE MATEMÁTICA 
 
01- B 11- C 21- D 31- E 
02- D 12- A 22- E 32- D 
03- B 13- A 23- B 33- B 
04- D 14- E 24- B 34- A 
05- B 15- B 25- C 35- A 
06- C 16- D 26- A 36- C 
07- B 17- D 27- E 37- E 
08- E 18- D 28- E 38- E 
09- A 19- A 29- C 39- A 
10- B 20- C 30- C 40- E 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
CARGO: PROFESSOR DE PORTUGUÊS 
 
01- E 11- C 21- E 31- E 
02- E 12- A 22- B 32- D 
03- B 13- A 23- D 33- B 
04- D 14- E 24- C 34- A 
05- A 15- B 25- D 35- A 
06- E 16- D 26- A 36- C 
07- E 17- D 27- D 37- E 
08- E 18- D 28- D 38- E 
09- E 19- A 29- E 39- A 
10- E 20- C 30- D 40- E 
 
 
CARGO: BIÓLOGO 
 
01- B 11- B 21- D 31- E 
02- D 12- A 22- B 32- D 
03- B 13- E 23- C 33- B 
04- D 14- C 24- B 34- A 
05- B 15- A 25- D 35- A 
06- C 16- D 26- E 36- C 
07- B 17- D 27- C 37- E 
08- E 18- C 28- C 38- E 
09- A 19- A 29- C 39- A 
10- B 20- E 30- B 40- E 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
 
CARGO: ENGENHEIRO AMBIENTAL 
 
01- B 11- B 21- E 31- E 
02- D 12- A 22- A 32- D 
03- B 13- E 23- E 33- B 
04- D 14- C 24- B 34- A 
05- B 15- A 25- D 35- A 
06- C 16- D 26- C 36- C 
07- B 17- D 27- C 37- E 
08- E 18- C 28- A 38- E 
09- A 19- A 29- D 39- A 
10- B 20- E 30- B 40- E 
 
 
CARGO: ADVOGADO 
 
01- A 11- A 21- D 31- A 
02- A 12- A 22- E 32- C 
03- C 13- D 23- B 33- C 
04- C 14- C 24- A 34- B 
05- A 15- A 25- B 35- B 
06- A 16- E 26- C 36- B 
07- D 17- B 27- D 37- D 
08- A 18- D 28- D 38- C 
09- C 19- E 29- B 39- C 
10- B 20- C 30- E 40- A 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
 
CARGO: AGENTE DE CONTROLE INTERNO 
 
01- A 11- A 21- D 31- A 
02- A 12- A 22- D 32- C 
03- C 13- D 23- A 33- C 
04- C 14- C 24- C 34- B 
05- A 15- A 25- A 35- B 
06- A 16- E 26- B 36- B 
07- D 17- B 27- D 37- D 
08- A 18- D 28- A 38- C 
09- C 19- E 29- B 39- C 
10- B 20- C 30- E 40- A 
 
 
CARGO: ARQUITETO URBANISTA 
 
01- A 11- A 21- C 31- A02- A 12- A 22- C 32- C 
03- C 13- D 23- D 33- C 
04- C 14- C 24- E 34- B 
05- A 15- A 25- B 35- B 
06- A 16- E 26- B 36- B 
07- D 17- B 27- A 37- D 
08- A 18- D 28- E 38- C 
09- C 19- E 29- A 39- C 
10- B 20- C 30- D 40- A 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
CARGO: CONTADOR 
 
01- A 11- A 21- E 31- A 
02- A 12- A 22- B 32- C 
03- C 13- D 23- A 33- C 
04- C 14- C 24- A 34- B 
05- A 15- A 25- C 35- B 
06- A 16- E 26- D 36- B 
07- D 17- B 27- E 37- D 
08- A 18- D 28- A 38- C 
09- C 19- E 29- E 39- C 
10- B 20- C 30- A 40- A 
 
 
CARGO: ENGENHEIRO AGRÔNOMO 
 
01- A 11- A 21- E 31- A 
02- A 12- A 22- B 32- C 
03- C 13- D 23- B 33- C 
04- C 14- C 24- D 34- B 
05- A 15- A 25- A 35- B 
06- A 16- E 26- E 36- B 
07- D 17- B 27- A 37- D 
08- A 18- D 28- D 38- C 
09- C 19- E 29- C 39- C 
10- B 20- C 30- C 40- A 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
CARGO: ENGENHEIRO CIVIL 
 
01- A 11- A 21- B 31- A 
02- A 12- A 22- D 32- C 
03- C 13- D 23- C 33- C 
04- C 14- C 24- E 34- B 
05- A 15- A 25- A 35- B 
06- A 16- E 26- C 36- B 
07- D 17- B 27- A 37- D 
08- A 18- D 28- B 38- C 
09- C 19- E 29- A 39- C 
10- B 20- C 30- D 40- A 
 
 
CARGO: 
EQUIPE SETORIAL TÉCNICA ADMINISTRATIVA – 
BIBLIOTECÁRIO 
 
01- A 11- A 21- A 31- A 
02- A 12- A 22- B 32- C 
03- C 13- D 23- C 33- C 
04- C 14- C 24- C 34- B 
05- A 15- A 25- B 35- B 
06- A 16- E 26- C 36- B 
07- D 17- B 27- E 37- D 
08- A 18- D 28- E 38- C 
09- C 19- E 29- D 39- C 
10- B 20- C 30- C 40- A 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
CARGO: 
EQUIPE SETORIAL TÉCNICA ADMINISTRATIVA – 
TÉCNICO ESPAÇO MULTIUSO 
 
01- A 11- A 21- A 31- A 
02- A 12- A 22- B 32- C 
03- C 13- D 23- C 33- C 
04- C 14- C 24- D 34- B 
05- A 15- A 25- D 35- B 
06- A 16- E 26- D 36- B 
07- D 17- B 27- D 37- D 
08- A 18- D 28- D 38- C 
09- C 19- E 29- D 39- C 
10- B 20- C 30- E 40- A 
 
 
CARGO: 
ESPECIALISTA EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS – 
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 
 
01- A 11- A 21- C 31- A 
02- A 12- A 22- B 32- C 
03- C 13- D 23- D 33- C 
04- C 14- C 24- D 34- B 
05- A 15- A 25- A 35- B 
06- A 16- E 26- D 36- B 
07- D 17- B 27- E 37- D 
08- A 18- D 28- C 38- C 
09- C 19- E 29- B 39- C 
10- B 20- C 30- B 40- A 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
 
CARGO: JORNALISTA 
 
01- A 11- A 21- E 31- A 
02- A 12- A 22- D 32- C 
03- C 13- D 23- C 33- C 
04- C 14- C 24- D 34- B 
05- A 15- A 25- E 35- B 
06- A 16- E 26- A 36- B 
07- D 17- B 27- B 37- D 
08- A 18- D 28- A 38- C 
09- C 19- E 29- D 39- C 
10- B 20- C 30- B 40- A 
 
 
CARGO: TESOUREIRO 
 
01- A 11- A 21- D 31- A 
02- A 12- A 22- E 32- C 
03- C 13- D 23- A 33- C 
04- C 14- C 24- A 34- B 
05- A 15- A 25- A 35- B 
06- A 16- E 26- B 36- B 
07- D 17- B 27- C 37- D 
08- A 18- D 28- E 38- C 
09- C 19- E 29- A 39- C 
10- B 20- C 30- C 40- A 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
CARGO: TURISMÓLOGO 
 
01- A 11- A 21- E 31- A 
02- A 12- A 22- C 32- C 
03- C 13- D 23- A 33- C 
04- C 14- C 24- C 34- B 
05- A 15- A 25- E 35- B 
06- A 16- E 26- A 36- B 
07- D 17- B 27- B 37- D 
08- A 18- D 28- D 38- C 
09- C 19- E 29- D 39- C 
10- B 20- C 30- E 40- A 
 
 
CARGO: VETERINÁRIO 
 
01- A 11- A 21- A 31- A 
02- A 12- A 22- B 32- C 
03- C 13- D 23- E 33- C 
04- C 14- C 24- E 34- B 
05- A 15- A 25- A 35- B 
06- A 16- E 26- B 36- B 
07- D 17- B 27- D 37- D 
08- A 18- D 28- A 38- C 
09- C 19- E 29- B 39- C 
10- B 20- C 30- A 40- A 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
 
CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL 
 
01- A 11- D 21- C 31- A 
02- A 12- A 22- D 32- C 
03- C 13- B 23- E 33- C 
04- C 14- A 24- B 34- B 
05- A 15- A 25- E 35- B 
06- A 16- A 26- D 36- B 
07- D 17- A 27- A 37- D 
08- B 18- E 28- B 38- C 
09- A 19- B 29- E 39- C 
10- C 20- E 30- D 40- A 
 
 
CARGO: AGENTE ADMINISTRATIVO 
 
01- C 11- B 21- A 31- E 
02- B 12- A 22- B 32- D 
03- B 13- E 23- D 33- B 
04- B 14- C 24- C 34- A 
05- A 15- A 25- D 35- A 
06- D 16- D 26- E 36- C 
07- D 17- D 27- A 37- E 
08- E 18- C 28- A 38- E 
09- B 19- A 29- E 39- A 
10- E 20- E 30- C 40- E 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
 
CARGO: FISCAL AMBIENTAL 
 
01- C 11- B 21- E 31- E 
02- B 12- A 22- A 32- D 
03- B 13- E 23- D 33- B 
04- B 14- C 24- C 34- A 
05- A 15- A 25- B 35- A 
06- D 16- D 26- B 36- C 
07- D 17- D 27- C 37- E 
08- E 18- C 28- C 38- E 
09- B 19- A 29- A 39- A 
10- E 20- E 30- E 40- E 
 
 
CARGO: FISCAL DE OBRAS 
 
01- C 11- B 21- C 31- E 
02- B 12- A 22- D 32- D 
03- B 13- E 23- C 33- B 
04- B 14- C 24- E 34- A 
05- A 15- A 25- E 35- A 
06- D 16- D 26- E 36- C 
07- D 17- D 27- E 37- E 
08- E 18- C 28- B 38- E 
09- B 19- A 29- A 39- A 
10- E 20- E 30- B 40- E 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
CARGO: FISCAL DE POSTURA 
 
01- C 11- B 21- E 31- E 
02- B 12- A 22- D 32- D 
03- B 13- E 23- B 33- B 
04- B 14- C 24- A 34- A 
05- A 15- A 25- D 35- A 
06- D 16- D 26- C 36- C 
07- D 17- D 27- E 37- E 
08- E 18- C 28- D 38- E 
09- B 19- A 29- B 39- A 
10- E 20- E 30- E 40- E 
 
 
CARGO: FISCAL DE TRIBUTOS 
 
01- C 11- B 21- C 31- E 
02- B 12- A 22- D 32- D 
03- B 13- E 23- B 33- B 
04- B 14- C 24- A 34- A 
05- A 15- A 25- C 35- A 
06- D 16- D 26- B 36- C 
07- D 17- D 27- E 37- E 
08- E 18- C 28- D 38- E 
09- B 19- A 29- A 39- A 
10- E 20- E 30- E 40- E 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
CARGO: FISCAL SANITARISTA 
 
01- C 11- B 21- E 31- E 
02- B 12- A 22- B 32- D 
03- B 13- E 23- A 33- B 
04- B 14- C 24- A 34- A 
05- A 15- A 25- C 35- A 
06- D 16- D 26- D 36- C 
07- D 17- D 27- B 37- E 
08- E 18- C 28- E 38- E 
09- B 19- A 29- C 39- A 
10- E 20- E 30- A 40- E 
 
 
CARGO: INSTRUTOR DE ARTES 
 
01- C 11- B 21- D 31- E 
02- B 12- A 22- A 32- D 
03- B 13- E 23- E 33- B 
04- B 14- C 24- E 34- A 
05- A 15- A 25- E 35- A 
06- D 16- D 26- D 36- C 
07- D 17- D 27- A 37- E 
08- E 18- C 28- D 38- E 
09- B 19- A 29- D 39- A 
10- E 20- E 30- A 40- E 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
CARGO: INSTRUTOR DE INFORMÁTICA 
 
01- C 11- B 21- C 31- E 
02- B 12- A 22- E 32- D 
03- B 13- E 23- C 33- B 
04- B 14- C 24- D 34- A 
05- A 15- A 25- A 35- A 
06- D 16- D 26- B 36- C 
07- D 17- D 27- A 37- E 
08- E 18- C 28- B 38- E 
09- B 19- A 29- D 39- A 
10- E 20- E 30- C 40- E 
 
 
CARGO: INSTRUTOR DE MÚSICA 
 
01- C 11- B 21- E 31- E 
02- B 12- A 22- C 32- D 
03- B 13- E 23- B 33- B 
04- B 14- C 24- D 34- A 
05- A 15- A 25- A 35- A 
06- D 16- D 26- B 36- C 
07- D 17- D 27- E 37- E 
08- E 18- C 28- D 38- E 
09- B 19- A 29- A 39- A 
10- E 20- E 30- B 40- E 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==CARGO: TELEFONISTA 
 
01- C 11- B 21- D 31- E 
02- B 12- A 22- D 32- D 
03- B 13- E 23- E 33- B 
04- B 14- C 24- E 34- A 
05- A 15- A 25- D 35- A 
06- D 16- D 26- D 36- C 
07- D 17- D 27- C 37- E 
08- E 18- C 28- A 38- E 
09- B 19- A 29- D 39- A 
10- E 20- E 30- C 40- E 
 
 
CARGO: 
EQUIPE SETORIAL TÉCNICA ADMINISTRATIVA – 
AGENTE ADMINISTRATIVO 
 
01- C 11- A 21- D 31- A 
02- B 12- A 22- C 32- C 
03- D 13- D 23- E 33- C 
04- B 14- C 24- A 34- B 
05- C 15- A 25- A 35- B 
06- A 16- E 26- B 36- B 
07- A 17- B 27- D 37- D 
08- A 18- D 28- E 38- C 
09- E 19- E 29- E 39- C 
10- D 20- C 30- A 40- A 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
CARGO: TÉCNICO EM ENFERMAGEM 
 
01- C 11- A 21- B 31- A 
02- B 12- A 22- D 32- C 
03- D 13- D 23- C 33- C 
04- B 14- C 24- D 34- B 
05- C 15- A 25- C 35- B 
06- A 16- E 26- E 36- B 
07- A 17- B 27- E 37- D 
08- A 18- D 28- A 38- C 
09- E 19- E 29- B 39- C 
10- D 20- C 30- A 40- A 
 
 
CARGO: TÉCNICO EM RADIOLOGIA 
 
01- C 11- A 21- E 31- A 
02- B 12- A 22- B 32- C 
03- D 13- D 23- D 33- C 
04- B 14- C 24- A 34- B 
05- C 15- A 25- C 35- B 
06- A 16- E 26- C 36- B 
07- A 17- B 27- B 37- D 
08- A 18- D 28- E 38- C 
09- E 19- E 29- A 39- C 
10- D 20- C 30- D 40- A 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
CARGO: TOPÓGRAFO 
 
01- C 11- A 21- C 31- A 
02- B 12- A 22- D 32- C 
03- D 13- D 23- A 33- C 
04- B 14- C 24- E 34- B 
05- C 15- A 25- C 35- B 
06- A 16- E 26- D 36- B 
07- A 17- B 27- D 37- D 
08- A 18- D 28- A 38- C 
09- E 19- E 29- A 39- C 
10- D 20- C 30- A 40- A 
 
 
CARGO: AUXILIAR ADMINISTRATIVO 
 
01- A 11- C 21- A 
02- B 12- E 22- C 
03- C 13- C 23- B 
04- D 14- A 24- D 
05- B 15- D 25- C 
06- C 16- B 26- E 
07- B 17- E 27- C 
08- E 18- D 28- A 
09- D 19- A 29- E 
10- D 20- C 30- B 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
 
CARGO: BORRACHEIRO 
 
01- C 11- B 21- B 
02- B 12- B 22- D 
03- E 13- D 23- A 
04- E 14- D 24- E 
05- A 15- B 25- B 
06- E 16- D 26- D 
07- B 17- A 27- D 
08- D 18- A 28- D 
09- D 19- D 29- E 
10- D 20- C 30- C 
 
 
CARGO: ELETRICISTA 
 
01- C 11- B 21- B 
02- B 12- B 22- D 
03- E 13- D 23- A 
04- E 14- D 24- E 
05- A 15- B 25- B 
06- E 16- D 26- D 
07- B 17- A 27- D 
08- D 18- A 28- D 
09- D 19- D 29- E 
10- D 20- C 30- C 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
CARGO: 
EQUIPE SETORIAL TÉCNICA – MOTORISTA DE ÔNIBUS 
 
01- C 11- B 21- B 
02- B 12- B 22- D 
03- E 13- D 23- A 
04- E 14- D 24- E 
05- A 15- B 25- B 
06- E 16- D 26- D 
07- B 17- A 27- D 
08- D 18- A 28- D 
09- D 19- D 29- E 
10- D 20- C 30- C 
 
 
CARGO: 
EQUIPE SETORIAL TÉCNICA ADMINISTRATIVA – 
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS 
 
01- C 11- B 21- B 
02- B 12- B 22- D 
03- E 13- D 23- A 
04- E 14- D 24- E 
05- A 15- B 25- B 
06- E 16- D 26- D 
07- B 17- A 27- D 
08- D 18- A 28- D 
09- D 19- D 29- E 
10- D 20- C 30- C 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
CARGO: 
EQUIPE SETORIAL TÉCNICA ADMINISTRATIVA – 
COZINHEIRA 
 
01- C 11- B 21- B 
02- B 12- B 22- D 
03- E 13- D 23- A 
04- E 14- D 24- E 
05- A 15- B 25- B 
06- E 16- D 26- D 
07- B 17- A 27- D 
08- D 18- A 28- D 
09- D 19- D 29- E 
10- D 20- C 30- C 
 
 
CARGO: 
EQUIPE SETORIAL TÉCNICA ADMINISTRATIVA – 
ELETRICISTA 
 
01- C 11- B 21- B 
02- B 12- B 22- D 
03- E 13- D 23- A 
04- E 14- D 24- E 
05- A 15- B 25- B 
06- E 16- D 26- D 
07- B 17- A 27- D 
08- D 18- A 28- D 
09- D 19- D 29- E 
10- D 20- C 30- C 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
 
CARGO: 
EQUIPE SETORIAL TÉCNICA ADMINISTRATIVA – 
SEGURANÇA ESCOLAR 
 
01- C 11- B 21- B 
02- B 12- B 22- D 
03- E 13- D 23- A 
04- E 14- D 24- E 
05- A 15- B 25- B 
06- E 16- D 26- D 
07- B 17- A 27- D 
08- D 18- A 28- D 
09- D 19- D 29- E 
10- D 20- C 30- C 
 
 
CARGO: 
EQUIPE SETORIAL TÉCNICA ADMINISTRATIVA – 
VIGIA 
 
01- C 11- B 21- B 
02- B 12- B 22- D 
03- E 13- D 23- A 
04- E 14- D 24- E 
05- A 15- B 25- B 
06- E 16- D 26- D 
07- B 17- A 27- D 
08- D 18- A 28- D 
09- D 19- D 29- E 
10- D 20- C 30- C 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
CARGO: 
EQUIPE SETORIAL TÉCNICA ADMINISTRATIVA – 
ZELADOR 
 
01- C 11- B 21- B 
02- B 12- B 22- D 
03- E 13- D 23- A 
04- E 14- D 24- E 
05- A 15- B 25- B 
06- E 16- D 26- D 
07- B 17- A 27- D 
08- D 18- A 28- D 
09- D 19- D 29- E 
10- D 20- C 30- C 
 
 
CARGO: MOTORISTA DE AMBULÂNCIA 
 
01- C 11- B 21- B 
02- B 12- B 22- D 
03- E 13- D 23- A 
04- E 14- D 24- E 
05- A 15- B 25- B 
06- E 16- D 26- D 
07- B 17- A 27- D 
08- D 18- A 28- D 
09- D 19- D 29- E 
10- D 20- C 30- C 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
 
CARGO: MOTORISTA I – AUTOMÓVEL 
 
01- C 11- B 21- B 
02- B 12- B 22- D 
03- E 13- D 23- A 
04- E 14- D 24- E 
05- A 15- B 25- B 
06- E 16- D 26- D 
07- B 17- A 27- D 
08- D 18- A 28- D 
09- D 19- D 29- E 
10- D 20- C 30- C 
 
 
CARGO: MOTORISTA II – CAMINHÃO 
 
01- C 11- B 21- B 
02- B 12- B 22- D 
03- E 13- D 23- A 
04- E 14- D 24- E 
05- A 15- B 25- B 
06- E 16- D 26- D 
07- B 17- A 27- D 
08- D 18- A 28- D 
09- D 19- D 29- E 
10- D 20- C 30- C 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
CARGO: 
OPERADOR DE MÁQUINA I – TRATOR DE PNEU 
 
01- C 11- B 21- B 
02- B 12- B 22- D 
03- E 13- D 23- A 
04- E 14- D 24- E 
05- A 15- B 25- B 
06- E 16- D 26- D 
07- B 17- A 27- D 
08- D 18- A 28- D 
09- D 19- D 29- E 
10- D 20- C 30- C 
 
 
CARGO: 
OPERADOR DE MÁQUINA II – PESADAS 
 
01- C 11- B 21- B 
02- B 12- B 22- D 
03- E 13- D 23- A 
04- E 14- D 24- E 
05- A 15- B 25- B 
06- E 16- D 26- D 
07- B 17- A 27- D 
08- D 18- A 28- D 
09- D 19- D 29- E 
10- D 20- C 30- C 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
CARGO: PADEIRO – CONFEITEIRO 
 
01- C 11- B 21- B 
02- B 12- B 22- D 
03- E 13- D 23- A 
04- E 14- D 24- E 
05- A 15- B 25- B 
06- E 16- D 26- D 
07- B 17- A 27- D 
08- D 18- A 28- D 
09- D 19- D 29- E 
10- D 20- C 30- C 
 
 
CARGO: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS 
 
01- D 11- D 21- B 
02- B 12- B 22- E 
03- C 13- A 23- A 
04- B 14- B 24- D 
05- C 15- D 25- A 
06- B 16- C 26- D 
07- B 17- C 27- B 
08- C 18- D 28- B 
09- C 19- E 29- A 
10- A 20- D 30- C 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
CARGO: CALCETEIRO 
 
01- D 11- D 21- B 
02- B 12- B 22- E 
03- C 13- A 23- A 
04- B 14- B 24- D 
05- C 15- D 25- A 
06- B 16- C 26- D 
07- B 17- C 27- B 
08- C 18- D 28- B 
09- C 19- E 29- A 
10- A 20- D 30- C 
 
 
CARGO: CARPINTEIRO 
 
01- D 11- D 21- B 
02- B 12- B 22- E 
03- C 13- A 23- A 
04- B 14- B 24- D 
05- C 15- D 25- A 
06- B 16- C 26- D 
07- B 17- C 27- B 
08- C 18- D 28- B09- C 19- E 29- A 
10- A 20- D 30- C 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
CARGO: COVEIRO 
 
01- D 11- D 21- B 
02- B 12- B 22- E 
03- C 13- A 23- A 
04- B 14- B 24- D 
05- C 15- D 25- A 
06- B 16- C 26- D 
07- B 17- C 27- B 
08- C 18- D 28- B 
09- C 19- E 29- A 
10- A 20- D 30- C 
 
 
CARGO: JARDINEIRO 
 
01- D 11- D 21- B 
02- B 12- B 22- E 
03- C 13- A 23- A 
04- B 14- B 24- D 
05- C 15- D 25- A 
06- B 16- C 26- D 
07- B 17- C 27- B 
08- C 18- D 28- B 
09- C 19- E 29- A 
10- A 20- D 30- C 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
CARGO: MECÂNICO DE AUTOMÓVEL 
 
01- D 11- D 21- B 
02- B 12- B 22- E 
03- C 13- A 23- A 
04- B 14- B 24- D 
05- C 15- D 25- A 
06- B 16- C 26- D 
07- B 17- C 27- B 
08- C 18- D 28- B 
09- C 19- E 29- A 
10- A 20- D 30- C 
 
 
CARGO: MECÂNICO DE MÁQUINA PESADA 
 
01- D 11- D 21- B 
02- B 12- B 22- E 
03- C 13- A 23- A 
04- B 14- B 24- D 
05- C 15- D 25- A 
06- B 16- C 26- D 
07- B 17- C 27- B 
08- C 18- D 28- B 
09- C 19- E 29- A 
10- A 20- D 30- C 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
CARGO: PEDREIRO 
 
01- D 11- D 21- B 
02- B 12- B 22- E 
03- C 13- A 23- A 
04- B 14- B 24- D 
05- C 15- D 25- A 
06- B 16- C 26- D 
07- B 17- C 27- B 
08- C 18- D 28- B 
09- C 19- E 29- A 
10- A 20- D 30- C 
 
 
CARGO: ROÇADOR 
 
01- D 11- D 21- B 
02- B 12- B 22- E 
03- C 13- A 23- A 
04- B 14- B 24- D 
05- C 15- D 25- A 
06- B 16- C 26- D 
07- B 17- C 27- B 
08- C 18- D 28- B 
09- C 19- E 29- A 
10- A 20- D 30- C 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxMDo1NCAtMDMwMA==
 
 
 
CARGO: SOLDADOR 
 
01- D 11- D 21- B 
02- B 12- B 22- E 
03- C 13- A 23- A 
04- B 14- B 24- D 
05- C 15- D 25- A 
06- B 16- C 26- D 
07- B 17- C 27- B 
08- C 18- D 28- B 
09- C 19- E 29- A 
10- A 20- D 30- C 
 
 
CARGO: VIGIA 
 
01- D 11- D 21- B 
02- B 12- B 22- E 
03- C 13- A 23- A 
04- B 14- B 24- D 
05- C 15- D 25- A 
06- B 16- C 26- D 
07- B 17- C 27- B 
08- C 18- D 28- B 
09- C 19- E 29- A 
10- A 20- D 30- C 
 
www.pciconcursos.com.br

Mais conteúdos dessa disciplina