Logo Passei Direto
Buscar

Prova Pref. São CarlosSP - VUNESP - 2011 - para Médico Psiquiatra.pdf

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

PolíticaS de Saúde
01. A consolidação do SUS
(A) é condição necessária e suficiente para a efetivação do direito da população à saúde.
(B) e o conjunto dos fatores de ordem econômico-social e cultural têm influência sobre as condições de saúde da população.
(C) depende do crescimento econômico do país, pois dessa forma terá seu financiamento assegurado.
(D) tem relação exclusivamente com o sistema de assistência à saúde da população.
(E) depende apenas da gestão ministerial, que define o aporte de recursos a serem repassados para as esferas estaduais e municipais de governo.

PolíticaS de Saúde
02. As conferências de saúde
(A) de um município podem ser convocadas pelo gestor estadual sempre que houver discordância na condução por parte da comissão organizadora.
(B) podem ser convocadas pelo poder legislativo sempre que houver omissão por parte dos gestores de saúde.
(C) devem, obrigatoriamente, ser coordenadas pelos gestores, e suas resoluções devem ser aprovadas pelo poder legislativo antes de serem executadas.
(D) devem propor todas as ações de saúde a serem desenvolvidas nos territórios de sua competência e definir os cronogramas para os quatro anos seguintes.
(E) devem ocorrer a cada quatro anos, com a representação dos vários segmentos sociais, a fim de propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes.

PolíticaS de Saúde
03. O Pacto pela Saúde foi firmado entre
(A) o Ministério da Saúde, a Câmara Federal, as assembleias legislativas de todos os estados e as câmaras de vereadores de todos os municípios e propõe formas de financiamento do SUS para garantir a integralidade da assistência à saúde da população.
(B) o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e propõe mudanças na gestão e no processo de pactuação que envolve os gestores e as instâncias de controle social do SUS.
(C) o Ministério da Saúde e os Conselhos de Saúde de todos os estados e municípios do país para garantir a universalidade da assistência à saúde da população.
(D) o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e propõe um grande acordo com o setor privado para que os planos de saúde sejam ampliados a categorias não beneficiadas atualmente.
(E) o Ministério da Saúde, a Câmara Federal, as assembleias legislativas de todos os estados e as câmaras de vereadores de todos os municípios para que haja um aumento de efetividade na assistência prestada pelo serviço de emergência em todo o território nacional.

PolíticaS de Saúde
04. Leia as afirmacoes a seguir.
I. A 8.ª Conferência Nacional de Saúde, ocorrida em 1986, um dos pontos altos da Reforma Sanitária no Brasil, teve como norte “saúde como direito de todos e dever do Estado”.
II. Até 1988, somente os trabalhadores com vínculo formal no mercado de trabalho tinham direito à assistência em saúde.
III. A Reforma Sanitária, cujas primeiras articulações datam da década de 1960, foi concluída na década de 1980, com a plena implementação dos princípios do SUS.
(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) I e III, apenas.
(E) I, II e III.

PolíticaS de Saúde
05. Os programas de saúde da família dos municípios de uma região do interior do Estado de São Paulo começam a detectar, em suas visitas domiciliares, um aumento do número de usuários de drogas, particularmente entre a população jovem, fato que influencia a dinâmica familiar e a saúde de parcela considerável da população.
(A) É urgente que os secretários de saúde comuniquem o fato às autoridades policiais, pois não se trata de um problema de saúde pública.
(B) É de fundamental importância que os secretários de saúde comecem a verificar formas de financiamento para a construção de unidades hospitalares de atenção psicossocial especializadas em dependência de drogas.
(C) A situação exige a união de esforços das autoridades, entidades civis e comunidades em torno de um plano regional de ações que envolvam diversos setores das administrações municipais, com participação do governo estadual.
(D) Deve-se iniciar imediatamente um projeto-piloto em um dos municípios escolhidos pelos gestores de saúde, para que os distúrbios psíquicos sejam abordados de forma adequada pelo gestor estadual do SUS.
(E) É preciso que haja um imediato aumento do número de centros de atenção psicossocial e concomitantemente uma ampliação da rede conveniada para que os pacientes não fiquem sem a assistência adequada.

06. Uma paciente de 28 anos de idade, moradora de um município de pequeno porte, apresenta tosse persistente e emagrecimento discreto. Diante desse quadro, assinale o procedimento correto.
(A) Ela deve ser imediatamente encaminhada para investigação de tuberculose em um centro especializado do SUS regional.
(B) Seu caso deve ser investigado por um ambulatório de especialidades do SUS, municipal ou regional, somente após teste terapêutico para tuberculose.
(C) Ela deve ser imediatamente encaminhada para um serviço de saúde de alta complexidade, preferencialmente um hospital universitário.
(D) A primeira providência a ser tomada é a realização de uma tomografia de tórax para que a possibilidade de neoplasia seja descartada.
(E) A investigação deve ser feita pelos serviços de saúde do município e, se necessário, o caso deve ser encaminhado a outro município, segundo a pactuação regional.

07. Leia as afirmações a seguir.
I. O Pacto pela Vida está assentado sobre o compromisso de enfrentar as situações persistentes que afetam as populações mais vulneráveis, definindo estratégias e metas sanitárias para melhorar a sua situação, com vistas à promoção da equidade em saúde.
II. O Pacto em Defesa do SUS estabelece compromissos políticos dos gestores da Saúde em consolidar e efetivar o processo da Reforma Sanitária no Brasil, independentemente da sociedade civil.
III. O Pacto de Gestão define as responsabilidades sanitárias de cada gestor municipal e estadual para a gestão do SUS, permitindo diminuir, aos poucos, o papel da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
(A) I.
(B) II.
(C) I e II.
(D) I e III.
(E) II e III.

08. Em relação à gestão do trabalho dos recursos humanos do SUS, é correto afirmar que
(A) todo município deve adotar vínculos de trabalho que garantam os direitos sociais e previdenciários dos trabalhadores da saúde na sua esfera de gestão e de serviços.
(B) os municípios devem adotar políticas de rodízio continuado dos trabalhadores da saúde pelos diversos serviços, para que todos possam ter experiências diversificadas, o que facilita o gerenciamento.
(C) é de responsabilidade dos estados que todos os municípios adotem vínculos empregatícios que garantam os direitos sociais e previdenciários dos trabalhadores da saúde de suas esferas de gestão.
(D) é dever dos estados promover e desenvolver políticas de gestão do trabalho, considerando os princípios da humanização, da participação e da democratização dos trabalhadores dos serviços de urgência, apenas.
(E) é dever da União estudar as necessidades de recursos humanos de cada município, adotando medidas de financiamento para viabilizar a contratação dos trabalhadores dos serviços de urgência.

09. Assinale a alternativa correta sobre os efeitos psiquiátricos associados com o uso de corticoides.
(A) O desenvolvimento de alterações do humor independe da dose utilizada de corticoide.
(B) Um antecedente de transtorno psiquiátrico contraindica o uso de corticoide.
(C) O uso de carbonato de lítio para o tratamento da mania induzida por corticoide é contraindicado, devido ao risco de intoxicação.
(D) O tratamento de primeira linha para a depressão induzida por corticoides é o uso de antidepressivos tricíclicos.
(E) Diante da persistência de alterações de humor após a redução ou descontinuação do corticoide, introduz-se o psicofármaco adequado para o quadro clínico.

10. Assinale a alternativa correta sobre os efeitos psiquiátricos associados com medicações prescritas para o tratamento de doenças gastrointestinais.
(A) A cimetidina exerce um efeito protetor contra a ocorrência de delirium em pacientes hospitalizados.
(B) O interferon reduz a atividade serotoninérgica e melhora os sintomas de depressão em pacientes com hepatite C.
(C) A metoclopramida é usada para tratar os eventos adversos relacionados com o bloqueio dopaminérgico secundário aos antipsicóticos.
(D) O metronidazol produz efeitos semelhantes ao dissulfiram após o consumo de álcool.
(E) O uso de interferon peguilado aumenta o risco de sintomas depressivos.

11. Segundo o Código de Ética Médica, o médico tem o direito de
(A) ser perito do próprio paciente.
(B) deixar de atestar óbito de paciente ao qual vinha prestando assistência quando houver indícios de morte violenta.
(C) atestar como forma de obter vantagens.
(D) deixar de fornecer laudo médico em caso de alta a pedido do paciente ou de representante legal.
(E) deixar de fornecer cópia de prontuário quando solicitado pelos Conselhos Regionais de Medicina.

12. Analise as seguintes afirmações a respeito da relação do médico com pacientes e familiares.
I. O médico pode opor-se à realização de junta médica ou segunda opinião solicitada pelo paciente ou por seu representante legal.
II. É vedado ao médico abreviar a vida do paciente, ainda que a pedido desse ou de seu representante legal.
III. É vedado ao médico renunciar ao atendimento diante da ocorrência de fatos que prejudiquem o bom relacionamento com o paciente ou o pleno desempenho profissional.
(A) II, apenas.
(B) I e II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.

13. Assinale a alternativa correta sobre o Miniexame do Estado Mental.
(A) A pontuação máxima é de 36 pontos.
(B) Trata-se de um instrumento de diagnóstico para os quadros de demência.
(C) O desempenho é influenciado pela escolaridade.
(D) O objetivo é distinguir delirium de demência.
(E) É específico para a avaliação da memória.

14. Psiquiatra recebe pedido de avaliação de paciente internado na Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital Geral devido a um traumatismo cranioencefálico após queda de moto há uma semana. O paciente apresenta-se choroso, irritado e não colabora com a equipe assistencial. Nega antecedente de tratamento psiquiátrico. Na solicitação de avaliação, consta a pontuação na escala de Glasgow de 13 (abertura ocular 4, melhor resposta verbal 4, melhor resposta motora 5). Considerando esse quadro, assinale a alternativa correta.
(A) Trata-se de um coma intermediário que impossibilita a avaliação psiquiátrica.
(B) A pontuação na escala permite definir a localização anatômica da lesão cerebral.
(C) Os olhos se abrem espontaneamente.
(D) O paciente emite palavras inapropriadas e apresenta fala aleatória.
(E) O paciente responde com reflexo de retirada a estímulos dolorosos.

Mulher de 28 anos relata cansaço, irritabilidade e dificuldade para se concentrar há 7 meses. Refere preocupações incessantes com seu trabalho de pós-graduação, cujo prazo para término é de mais 6 meses. Diz que se sente pressionada, refere dores no corpo, acorda com contraturas cervicais e maxilares. Queixa-se de insônia inicial e desconforto gástrico ao imaginar a apresentação de sua tese. Nega antecedente de outros transtornos psiquiátricos, nega outras doenças.
Assinale a alternativa que contém a conduta terapêutica correta para o caso descrito.
(A) Internação hospitalar e introdução de lorazepam 2 mg vo 2 vezes ao dia.
(B) Seguimento ambulatorial e introdução de clorpromazina 50 mg vo à noite.
(C) Encaminhamento a serviço de urgência e aplicação de haloperidol 5mg im e clonazepam 2 mg vo.
(D) Seguimento ambulatorial e introdução de paroxetina em dose inicial de 10 mg/dia.
(E) Seguimento ambulatorial e introdução de venlafaxina em dose inicial de 150 mg/dia.

Assinale a alternativa correta sobre o tratamento dos transtornos ansiosos na população idosa.
(A) Devido a particularidades farmacocinéticas, as doses de início de tratamento devem ser o dobro das habitualmente prescritas para adultos jovens.
(B) Os idosos toleram melhor a clomipramina em comparação com os antidepressivos inibidores seletivos da recaptação de serotonina.
(C) A venlafaxina é contraindicada entre os idosos devido ao risco de elevação da pressão arterial.
(D) Entre os benzodiazepínicos, preferem-se os de meia-vida longa para o manejo da ansiedade nos idosos.
(E) O uso de inibidores da monoaminoxidase deve ser cauteloso pelo risco alto de interações medicamentosas.

Mulher de 42 anos vem à consulta acompanhada por familiares devido à irritabilidade há 2 semanas. O marido notou que a esposa está impaciente e intolerante com situações de espera, por exemplo, fila de banco ou congestionamento no trânsito. Além disso, percebeu que, há 10 dias, a paciente acorda durante a madrugada, não consegue voltar a dormir e começa a fazer atividades domésticas. A paciente considera tais informações exageradas e diz que se sente bem. O marido acrescenta que as alterações de comportamento iniciaram há 1 ano. A paciente pediu demissão do banco em que trabalhava, pois se sentia insatisfeita, desmotivada e desanimada. Ficava deitada durante o dia e tinha insônia à noite. Apresentou ganho de peso importante no período.
A hipótese diagnóstica mais provável é:
(A) transtorno depressivo moderado.
(B) transtorno de ansiedade generalizada.
(C) transtorno afetivo bipolar.
(D) transtorno de personalidade borderline.
(E) distimia.

Assinale a alternativa correta sobre os efeitos colaterais causados pelos estabilizadores do humor e seu manejo.
(A) O carbonato de lítio associa-se com o desenvolvimento de hipertireoidismo.
(B) Propranolol é usado para tratar o tremor induzido por lítio.
(C) O uso de valproato exacerba a cefaleia.
(D) A carbamazepina provoca leucocitose.
(E) O carbonato de lítio provoca hepatite.

Assinale a alternativa correta sobre os eventos adversos relacionados com o uso de cannabis.
(A) O uso de cannabis provoca uma redução de 20 a 50% da frequência cardíaca.
(B) O uso crônico de cannabis aumenta o risco de câncer no sistema respiratório.
(C) Os canabinoides aumentaram a resistência a infecções em estudos com animais.
(D) O uso de cannabis durante a gravidez associa-se com o nascimento de recém-nascidos grandes para a idade gestacional.
(E) O uso crônico de cannabis melhora o desempenho cognitivo, principalmente em atividades que requerem a atenção sustentada.

Jovem de 19 anos sofreu acidente de carro há 1 hora. Pessoas presentes no local referiram que ele dirigia em alta velocidade e perdeu o controle do automóvel quando um cachorro atravessou a rua. Paciente foi levado ao pronto-socorro onde foram realizados alguns exames laboratoriais.
Assinale a alternativa correta sobre a detecção de canabinoides em avaliação laboratorial.
(A) Os canabinoides podem ser detectados na urina por até 11 semanas após o uso.
(B) Os níveis de canabinoides detectáveis no sangue independem da dose recebida.
(C) Concentrações séricas semelhantes do canabinoide e de seu metabólito indicam estado de abstinência.
(D) Os canabinoides são indetectáveis na saliva.
(E) A concentração de canabinoides no suor é maior do que na urina.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

PolíticaS de Saúde
01. A consolidação do SUS
(A) é condição necessária e suficiente para a efetivação do direito da população à saúde.
(B) e o conjunto dos fatores de ordem econômico-social e cultural têm influência sobre as condições de saúde da população.
(C) depende do crescimento econômico do país, pois dessa forma terá seu financiamento assegurado.
(D) tem relação exclusivamente com o sistema de assistência à saúde da população.
(E) depende apenas da gestão ministerial, que define o aporte de recursos a serem repassados para as esferas estaduais e municipais de governo.

PolíticaS de Saúde
02. As conferências de saúde
(A) de um município podem ser convocadas pelo gestor estadual sempre que houver discordância na condução por parte da comissão organizadora.
(B) podem ser convocadas pelo poder legislativo sempre que houver omissão por parte dos gestores de saúde.
(C) devem, obrigatoriamente, ser coordenadas pelos gestores, e suas resoluções devem ser aprovadas pelo poder legislativo antes de serem executadas.
(D) devem propor todas as ações de saúde a serem desenvolvidas nos territórios de sua competência e definir os cronogramas para os quatro anos seguintes.
(E) devem ocorrer a cada quatro anos, com a representação dos vários segmentos sociais, a fim de propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes.

PolíticaS de Saúde
03. O Pacto pela Saúde foi firmado entre
(A) o Ministério da Saúde, a Câmara Federal, as assembleias legislativas de todos os estados e as câmaras de vereadores de todos os municípios e propõe formas de financiamento do SUS para garantir a integralidade da assistência à saúde da população.
(B) o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e propõe mudanças na gestão e no processo de pactuação que envolve os gestores e as instâncias de controle social do SUS.
(C) o Ministério da Saúde e os Conselhos de Saúde de todos os estados e municípios do país para garantir a universalidade da assistência à saúde da população.
(D) o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e propõe um grande acordo com o setor privado para que os planos de saúde sejam ampliados a categorias não beneficiadas atualmente.
(E) o Ministério da Saúde, a Câmara Federal, as assembleias legislativas de todos os estados e as câmaras de vereadores de todos os municípios para que haja um aumento de efetividade na assistência prestada pelo serviço de emergência em todo o território nacional.

PolíticaS de Saúde
04. Leia as afirmacoes a seguir.
I. A 8.ª Conferência Nacional de Saúde, ocorrida em 1986, um dos pontos altos da Reforma Sanitária no Brasil, teve como norte “saúde como direito de todos e dever do Estado”.
II. Até 1988, somente os trabalhadores com vínculo formal no mercado de trabalho tinham direito à assistência em saúde.
III. A Reforma Sanitária, cujas primeiras articulações datam da década de 1960, foi concluída na década de 1980, com a plena implementação dos princípios do SUS.
(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) I e III, apenas.
(E) I, II e III.

PolíticaS de Saúde
05. Os programas de saúde da família dos municípios de uma região do interior do Estado de São Paulo começam a detectar, em suas visitas domiciliares, um aumento do número de usuários de drogas, particularmente entre a população jovem, fato que influencia a dinâmica familiar e a saúde de parcela considerável da população.
(A) É urgente que os secretários de saúde comuniquem o fato às autoridades policiais, pois não se trata de um problema de saúde pública.
(B) É de fundamental importância que os secretários de saúde comecem a verificar formas de financiamento para a construção de unidades hospitalares de atenção psicossocial especializadas em dependência de drogas.
(C) A situação exige a união de esforços das autoridades, entidades civis e comunidades em torno de um plano regional de ações que envolvam diversos setores das administrações municipais, com participação do governo estadual.
(D) Deve-se iniciar imediatamente um projeto-piloto em um dos municípios escolhidos pelos gestores de saúde, para que os distúrbios psíquicos sejam abordados de forma adequada pelo gestor estadual do SUS.
(E) É preciso que haja um imediato aumento do número de centros de atenção psicossocial e concomitantemente uma ampliação da rede conveniada para que os pacientes não fiquem sem a assistência adequada.

06. Uma paciente de 28 anos de idade, moradora de um município de pequeno porte, apresenta tosse persistente e emagrecimento discreto. Diante desse quadro, assinale o procedimento correto.
(A) Ela deve ser imediatamente encaminhada para investigação de tuberculose em um centro especializado do SUS regional.
(B) Seu caso deve ser investigado por um ambulatório de especialidades do SUS, municipal ou regional, somente após teste terapêutico para tuberculose.
(C) Ela deve ser imediatamente encaminhada para um serviço de saúde de alta complexidade, preferencialmente um hospital universitário.
(D) A primeira providência a ser tomada é a realização de uma tomografia de tórax para que a possibilidade de neoplasia seja descartada.
(E) A investigação deve ser feita pelos serviços de saúde do município e, se necessário, o caso deve ser encaminhado a outro município, segundo a pactuação regional.

07. Leia as afirmações a seguir.
I. O Pacto pela Vida está assentado sobre o compromisso de enfrentar as situações persistentes que afetam as populações mais vulneráveis, definindo estratégias e metas sanitárias para melhorar a sua situação, com vistas à promoção da equidade em saúde.
II. O Pacto em Defesa do SUS estabelece compromissos políticos dos gestores da Saúde em consolidar e efetivar o processo da Reforma Sanitária no Brasil, independentemente da sociedade civil.
III. O Pacto de Gestão define as responsabilidades sanitárias de cada gestor municipal e estadual para a gestão do SUS, permitindo diminuir, aos poucos, o papel da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
(A) I.
(B) II.
(C) I e II.
(D) I e III.
(E) II e III.

08. Em relação à gestão do trabalho dos recursos humanos do SUS, é correto afirmar que
(A) todo município deve adotar vínculos de trabalho que garantam os direitos sociais e previdenciários dos trabalhadores da saúde na sua esfera de gestão e de serviços.
(B) os municípios devem adotar políticas de rodízio continuado dos trabalhadores da saúde pelos diversos serviços, para que todos possam ter experiências diversificadas, o que facilita o gerenciamento.
(C) é de responsabilidade dos estados que todos os municípios adotem vínculos empregatícios que garantam os direitos sociais e previdenciários dos trabalhadores da saúde de suas esferas de gestão.
(D) é dever dos estados promover e desenvolver políticas de gestão do trabalho, considerando os princípios da humanização, da participação e da democratização dos trabalhadores dos serviços de urgência, apenas.
(E) é dever da União estudar as necessidades de recursos humanos de cada município, adotando medidas de financiamento para viabilizar a contratação dos trabalhadores dos serviços de urgência.

09. Assinale a alternativa correta sobre os efeitos psiquiátricos associados com o uso de corticoides.
(A) O desenvolvimento de alterações do humor independe da dose utilizada de corticoide.
(B) Um antecedente de transtorno psiquiátrico contraindica o uso de corticoide.
(C) O uso de carbonato de lítio para o tratamento da mania induzida por corticoide é contraindicado, devido ao risco de intoxicação.
(D) O tratamento de primeira linha para a depressão induzida por corticoides é o uso de antidepressivos tricíclicos.
(E) Diante da persistência de alterações de humor após a redução ou descontinuação do corticoide, introduz-se o psicofármaco adequado para o quadro clínico.

10. Assinale a alternativa correta sobre os efeitos psiquiátricos associados com medicações prescritas para o tratamento de doenças gastrointestinais.
(A) A cimetidina exerce um efeito protetor contra a ocorrência de delirium em pacientes hospitalizados.
(B) O interferon reduz a atividade serotoninérgica e melhora os sintomas de depressão em pacientes com hepatite C.
(C) A metoclopramida é usada para tratar os eventos adversos relacionados com o bloqueio dopaminérgico secundário aos antipsicóticos.
(D) O metronidazol produz efeitos semelhantes ao dissulfiram após o consumo de álcool.
(E) O uso de interferon peguilado aumenta o risco de sintomas depressivos.

11. Segundo o Código de Ética Médica, o médico tem o direito de
(A) ser perito do próprio paciente.
(B) deixar de atestar óbito de paciente ao qual vinha prestando assistência quando houver indícios de morte violenta.
(C) atestar como forma de obter vantagens.
(D) deixar de fornecer laudo médico em caso de alta a pedido do paciente ou de representante legal.
(E) deixar de fornecer cópia de prontuário quando solicitado pelos Conselhos Regionais de Medicina.

12. Analise as seguintes afirmações a respeito da relação do médico com pacientes e familiares.
I. O médico pode opor-se à realização de junta médica ou segunda opinião solicitada pelo paciente ou por seu representante legal.
II. É vedado ao médico abreviar a vida do paciente, ainda que a pedido desse ou de seu representante legal.
III. É vedado ao médico renunciar ao atendimento diante da ocorrência de fatos que prejudiquem o bom relacionamento com o paciente ou o pleno desempenho profissional.
(A) II, apenas.
(B) I e II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.

13. Assinale a alternativa correta sobre o Miniexame do Estado Mental.
(A) A pontuação máxima é de 36 pontos.
(B) Trata-se de um instrumento de diagnóstico para os quadros de demência.
(C) O desempenho é influenciado pela escolaridade.
(D) O objetivo é distinguir delirium de demência.
(E) É específico para a avaliação da memória.

14. Psiquiatra recebe pedido de avaliação de paciente internado na Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital Geral devido a um traumatismo cranioencefálico após queda de moto há uma semana. O paciente apresenta-se choroso, irritado e não colabora com a equipe assistencial. Nega antecedente de tratamento psiquiátrico. Na solicitação de avaliação, consta a pontuação na escala de Glasgow de 13 (abertura ocular 4, melhor resposta verbal 4, melhor resposta motora 5). Considerando esse quadro, assinale a alternativa correta.
(A) Trata-se de um coma intermediário que impossibilita a avaliação psiquiátrica.
(B) A pontuação na escala permite definir a localização anatômica da lesão cerebral.
(C) Os olhos se abrem espontaneamente.
(D) O paciente emite palavras inapropriadas e apresenta fala aleatória.
(E) O paciente responde com reflexo de retirada a estímulos dolorosos.

Mulher de 28 anos relata cansaço, irritabilidade e dificuldade para se concentrar há 7 meses. Refere preocupações incessantes com seu trabalho de pós-graduação, cujo prazo para término é de mais 6 meses. Diz que se sente pressionada, refere dores no corpo, acorda com contraturas cervicais e maxilares. Queixa-se de insônia inicial e desconforto gástrico ao imaginar a apresentação de sua tese. Nega antecedente de outros transtornos psiquiátricos, nega outras doenças.
Assinale a alternativa que contém a conduta terapêutica correta para o caso descrito.
(A) Internação hospitalar e introdução de lorazepam 2 mg vo 2 vezes ao dia.
(B) Seguimento ambulatorial e introdução de clorpromazina 50 mg vo à noite.
(C) Encaminhamento a serviço de urgência e aplicação de haloperidol 5mg im e clonazepam 2 mg vo.
(D) Seguimento ambulatorial e introdução de paroxetina em dose inicial de 10 mg/dia.
(E) Seguimento ambulatorial e introdução de venlafaxina em dose inicial de 150 mg/dia.

Assinale a alternativa correta sobre o tratamento dos transtornos ansiosos na população idosa.
(A) Devido a particularidades farmacocinéticas, as doses de início de tratamento devem ser o dobro das habitualmente prescritas para adultos jovens.
(B) Os idosos toleram melhor a clomipramina em comparação com os antidepressivos inibidores seletivos da recaptação de serotonina.
(C) A venlafaxina é contraindicada entre os idosos devido ao risco de elevação da pressão arterial.
(D) Entre os benzodiazepínicos, preferem-se os de meia-vida longa para o manejo da ansiedade nos idosos.
(E) O uso de inibidores da monoaminoxidase deve ser cauteloso pelo risco alto de interações medicamentosas.

Mulher de 42 anos vem à consulta acompanhada por familiares devido à irritabilidade há 2 semanas. O marido notou que a esposa está impaciente e intolerante com situações de espera, por exemplo, fila de banco ou congestionamento no trânsito. Além disso, percebeu que, há 10 dias, a paciente acorda durante a madrugada, não consegue voltar a dormir e começa a fazer atividades domésticas. A paciente considera tais informações exageradas e diz que se sente bem. O marido acrescenta que as alterações de comportamento iniciaram há 1 ano. A paciente pediu demissão do banco em que trabalhava, pois se sentia insatisfeita, desmotivada e desanimada. Ficava deitada durante o dia e tinha insônia à noite. Apresentou ganho de peso importante no período.
A hipótese diagnóstica mais provável é:
(A) transtorno depressivo moderado.
(B) transtorno de ansiedade generalizada.
(C) transtorno afetivo bipolar.
(D) transtorno de personalidade borderline.
(E) distimia.

Assinale a alternativa correta sobre os efeitos colaterais causados pelos estabilizadores do humor e seu manejo.
(A) O carbonato de lítio associa-se com o desenvolvimento de hipertireoidismo.
(B) Propranolol é usado para tratar o tremor induzido por lítio.
(C) O uso de valproato exacerba a cefaleia.
(D) A carbamazepina provoca leucocitose.
(E) O carbonato de lítio provoca hepatite.

Assinale a alternativa correta sobre os eventos adversos relacionados com o uso de cannabis.
(A) O uso de cannabis provoca uma redução de 20 a 50% da frequência cardíaca.
(B) O uso crônico de cannabis aumenta o risco de câncer no sistema respiratório.
(C) Os canabinoides aumentaram a resistência a infecções em estudos com animais.
(D) O uso de cannabis durante a gravidez associa-se com o nascimento de recém-nascidos grandes para a idade gestacional.
(E) O uso crônico de cannabis melhora o desempenho cognitivo, principalmente em atividades que requerem a atenção sustentada.

Jovem de 19 anos sofreu acidente de carro há 1 hora. Pessoas presentes no local referiram que ele dirigia em alta velocidade e perdeu o controle do automóvel quando um cachorro atravessou a rua. Paciente foi levado ao pronto-socorro onde foram realizados alguns exames laboratoriais.
Assinale a alternativa correta sobre a detecção de canabinoides em avaliação laboratorial.
(A) Os canabinoides podem ser detectados na urina por até 11 semanas após o uso.
(B) Os níveis de canabinoides detectáveis no sangue independem da dose recebida.
(C) Concentrações séricas semelhantes do canabinoide e de seu metabólito indicam estado de abstinência.
(D) Os canabinoides são indetectáveis na saliva.
(E) A concentração de canabinoides no suor é maior do que na urina.

Prévia do material em texto

pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAxNzo1MToxNiAtMDMwMA==
ConCurso PúbliCo
019. Prova objetiva
MédiCo – Área Psiquiatria
	 VoCê reCebeu sua folha de resPostas e este Caderno Con-
tendo 50 questões objetiVas.
	 Confira seu noMe e núMero de insCrição iMPressos na CaPa 
deste Caderno.
	 leia CuidadosaMente as questões e esColha a resPosta que 
VoCê Considera Correta.
	 resPonda a todas as questões.
	 Marque, na folha interMediÁria de resPostas, loCalizada no 
Verso desta PÁgina, a letra CorresPondente à alternatiVa 
que VoCê esColheu.
	 transCreVa Para a folha de resPostas, CoM Caneta de 
tinta azul ou Preta, todas as resPostas anotadas na folha 
interMediÁria de resPostas.
	 a duração da ProVa é de 3 horas.
	 a saída do Candidato da sala serÁ PerMitida aPós trans-
Corrida 1 hora do iníCio da ProVa.
	 ao sair, VoCê entregarÁ ao fisCal a folha de resPostas 
e este Caderno, Podendo destaCar esta CaPa Para futura 
ConferênCia CoM o gabarito a ser diVulgado.
aguarde a ordeM do fisCal Para abrir este Caderno de questões.
19.06.2011
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAxNzo1MToxNiAtMDMwMA==
2PMSC1101/019-Méd-ÁrPsiquiatria
Folha intermediária de resPostas
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAxNzo1MToxNiAtMDMwMA==
3 PMSC1101/019-Mé-ÁrPsiquiatria
PolíticaS de Saúde
01.	A consolidação do SUS
(A) é condição necessária e suficiente para a efetivação do 
direito da população à saúde.
(B) e o conjunto dos fatores de ordem econômico-social e 
cultural têm influência sobre as condições de saúde da 
população.
(C) depende do crescimento econômico do país, pois dessa 
forma terá seu financiamento assegurado.
(D) tem relação exclusivamente com o sistema de assistência 
à saúde da população.
(E) depende apenas da gestão ministerial, que define o aporte 
de recursos a serem repassados para as esferas estaduais 
e municipais de governo.
02.	As conferências de saúde
(A) de um município podem ser convocadas pelo gestor 
estadual sempre que houver discordância na condução 
por parte da comissão organizadora.
(B) podem ser convocadas pelo poder legislativo sempre que 
houver omissão por parte dos gestores de saúde.
(C) devem, obrigatoriamente, ser coordenadas pelos gestores, 
e suas resoluções devem ser aprovadas pelo poder legis-
lativo antes de serem executadas.
(D) devem propor todas as ações de saúde a serem desen-
volvidas nos territórios de sua competência e definir os 
cronogramas para os quatro anos seguintes.
(E) devem ocorrer a cada quatro anos, com a representação 
dos vários segmentos sociais, a fim de propor as dire-
trizes para a formulação da política de saúde nos níveis 
correspondentes.
03.	O Pacto pela Saúde foi firmado entre
(A) o Ministério da Saúde, a Câmara Federal, as assem-
bleias legislativas de todos os estados e as câmaras de 
vereadores de todos os municípios e propõe formas de 
financiamento do SUS para garantir a integralidade da 
assistência à saúde da população.
(B) o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secre-
tários de Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias 
Municipais de Saúde e propõe mudanças na gestão e 
no processo de pactuação que envolve os gestores e as 
instâncias de controle social do SUS.
(C) o Ministério da Saúde e os Conselhos de Saúde de todos 
os estados e municípios do país para garantir a universa-
lidade da assistência à saúde da população.
(D) o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secre-
tários de Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias 
Municipais de Saúde e propõe um grande acordo com o 
setor privado para que os planos de saúde sejam amplia-
dos a categorias não beneficiadas atualmente.
(E) o Ministério da Saúde, a Câmara Federal, as assembleias 
legislativas de todos os estados e as câmaras de verea-
dores de todos os municípios para que haja um aumento 
de efetividade na assistência prestada pelo serviço de 
emergência em todo o território nacional.
04.	 Leia as afirmações a seguir.
 I. A 8.ª Conferência Nacional de Saúde, ocorrida em 1986, 
um dos pontos altos da Reforma Sanitária no Brasil, 
teve como norte “saúde como direito de todos e dever do 
Estado”.
 II. Até 1988, somente os trabalhadores com vínculo formal 
no mercado de trabalho tinham direito à assistência em 
saúde.
 III. A Reforma Sanitária, cujas primeiras articulações datam 
da década de 1960, foi concluída na década de 1980, com 
a plena implementação dos princípios do SUS.
Está correto o contido em
(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) I e III, apenas.
(E) I, II e III.
05.	Os programas de saúde da família dos municípios de uma 
região do interior do Estado de São Paulo começam a detec-
tar, em suas visitas domiciliares, um aumento do número de 
usuários de drogas, particularmente entre a população jovem, 
fato que influencia a dinâmica familiar e a saúde de parcela 
considerável da população.
Assinale a alternativa correta.
(A) É urgente que os secretários de saúde comuniquem o fato 
às autoridades policiais, pois não se trata de um problema 
de saúde pública.
(B) É de fundamental importância que os secretários de 
saúde comecem a verificar formas de financiamento 
para a construção de unidades hospitalares de atenção 
psicossocial especializadas em dependência de drogas.
(C) A situação exige a união de esforços das autoridades, 
entidades civis e comunidades em torno de um plano 
regional de ações que envolvam diversos setores das 
administrações municipais, com participação do governo 
estadual.
(D) Deve-se iniciar imediatamente um projeto-piloto em um 
dos municípios escolhidos pelos gestores de saúde, para 
que os distúrbios psíquicos sejam abordados de forma 
adequada pelo gestor estadual do SUS.
(E) É preciso que haja um imediato aumento do número de 
centros de atenção psicossocial e concomitantemente 
uma ampliação da rede conveniada para que os pacientes 
não fiquem sem a assistência adequada.
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAxNzo1MToxNiAtMDMwMA==
4PMSC1101/019-Méd-ÁrPsiquiatria
06.	 Uma paciente de 28 anos de idade, moradora de um município 
de pequeno porte, apresenta tosse persistente e emagrecimento 
discreto. Diante desse quadro, assinale o procedimento correto.
(A) Ela deve ser imediatamente encaminhada para investiga-
ção de tuberculose em um centro especializado do SUS 
regional.
(B) Seu caso deve ser investigado por um ambulatório de 
especialidades do SUS, municipal ou regional, somente 
após teste terapêutico para tuberculose.
(C) Ela deve ser imediatamente encaminhada para um serviço 
de saúde de alta complexidade, preferencialmente um 
hospital universitário.
(D) A primeira providência a ser tomada é a realização de 
uma tomografia de tórax para que a possibilidade de 
neoplasia seja descartada.
(E) A investigação deve ser feita pelos serviços de saúde do 
município e, se necessário, o caso deve ser encaminhado 
a outro município, segundo a pactuação regional. 
07.	 Leia as afirmações a seguir.
 I. O Pacto pela Vida está assentado sobre o compromisso 
de enfrentar as situações persistentes que afetam as 
populações mais vulneráveis, definindo estratégias e 
metas sanitárias para melhorar a sua situação, com vistas 
à promoção da equidade em saúde.
 II. O Pacto em Defesa do SUS estabelece compromissos 
políticos dos gestores da Saúde em consolidar e efetivar 
o processo da Reforma Sanitária no Brasil, independen-
temente da sociedade civil.
 III. O Pacto de Gestão define as responsabilidades sanitárias 
de cada gestor municipal e estadual para a gestão do SUS, 
permitindo diminuir, aos poucos, o papel da Comissão 
Intergestores Bipartite (CIB).
Está correto apenas o contido em
(A) I.
(B) II.
(C) I e II.
(D) I e III.
(E) II e III.
08.	 Em relação à gestão do trabalho dos recursos humanosdo SUS, 
é correto afirmar que
(A) todo município deve adotar vínculos de trabalho que 
garantam os direitos sociais e previdenciários dos traba-
lhadores da saúde na sua esfera de gestão e de serviços.
(B) os municípios devem adotar políticas de rodízio conti-
nuado dos trabalhadores da saúde pelos diversos serviços, 
para que todos possam ter experiências diversificadas, o 
que facilita o gerenciamento.
(C) é de responsabilidade dos estados que todos os muni-
cípios adotem vínculos empregatícios que garantam os 
direitos sociais e previdenciários dos trabalhadores da 
saúde de suas esferas de gestão.
(D) é dever dos estados promover e desenvolver políticas 
de gestão do trabalho, considerando os princípios da 
humanização, da participação e da democratização dos 
trabalhadores dos serviços de urgência, apenas.
(E) é dever da União estudar as necessidades de recursos 
humanos de cada município, adotando medidas de finan-
ciamento para viabilizar a contratação dos trabalhadores 
dos serviços de urgência.
coNHeciMeNtoS eSPecíFicoS
09.	Assinale a alternativa correta sobre os efeitos psiquiátricos 
associados com o uso de corticoides.
(A) O desenvolvimento de alterações do humor independe 
da dose utilizada de corticoide.
(B) Um antecedente de transtorno psiquiátrico contraindica 
o uso de corticoide.
(C) O uso de carbonato de lítio para o tratamento da mania 
induzida por corticoide é contraindicado, devido ao risco 
de intoxicação.
(D) O tratamento de primeira linha para a depressão induzida 
por corticoides é o uso de antidepressivos tricíclicos.
(E) Diante da persistência de alterações de humor após a 
redução ou descontinuação do corticoide, introduz-se o 
psicofármaco adequado para o quadro clínico.
10.	Assinale a alternativa correta sobre os efeitos psiquiátricos 
associados com medicações prescritas para o tratamento de 
doenças gastrointestinais.
(A) A cimetidina exerce um efeito protetor contra a ocorrên-
cia de delirium em pacientes hospitalizados.
(B) O interferon reduz a atividade serotoninérgica e melhora 
os sintomas de depressão em pacientes com hepatite C.
(C) A metoclopramida é usada para tratar os eventos adversos 
relacionados com o bloqueio dopaminérgico secundário 
aos antipsicóticos.
(D) O metronidazol produz efeitos semelhantes ao dissulfi-
ram após o consumo de álcool.
(E) O uso de interferon peguilado aumenta o risco de sinto-
mas depressivos.
11.	 Segundo o Código de Ética Médica, o médico tem o direi to de
(A) ser perito do próprio paciente.
(B) deixar de atestar óbito de paciente ao qual vinha prestando 
assistência quando houver indícios de morte violenta.
(C) atestar como forma de obter vantagens.
(D) deixar de fornecer laudo médico em caso de alta a pedido 
do paciente ou de representante legal.
(E) deixar de fornecer cópia de prontuário quando solicitado 
pelos Conselhos Regionais de Medicina.
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAxNzo1MToxNiAtMDMwMA==
5 PMSC1101/019-Mé-ÁrPsiquiatria
12.	Analise as seguintes afirmações a respeito da relação do 
médico com pacientes e familiares.
 I. O médico pode opor-se à realização de junta médica 
ou segunda opinião solicitada pelo paciente ou por seu 
representante legal.
 II. É vedado ao médico abreviar a vida do paciente, ainda 
que a pedido desse ou de seu representante legal.
 III. É vedado ao médico renunciar ao atendimento diante da 
ocorrência de fatos que prejudiquem o bom relacionamen-
to com o paciente ou o pleno desempenho profissional.
Está correto o contido em
(A) II, apenas.
(B) I e II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.
13.	Assinale a alternativa correta sobre o Miniexame do Estado 
Mental.
(A) A pontuação máxima é de 36 pontos.
(B) Trata-se de um instrumento de diagnóstico para os qua-
dros de demência.
(C) O desempenho é influenciado pela escolaridade.
(D) O objetivo é distinguir delirium de demência.
(E) É específico para a avaliação da memória.
14.	 Psiquiatra recebe pedido de avaliação de paciente internado 
na Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital Geral devido 
a um traumatismo cranioencefálico após queda de moto há 
uma semana. O paciente apresenta-se choroso, irritado e não 
colabora com a equipe assistencial. Nega antecedente de 
tratamento psiquiátrico. Na solicitação de avaliação, consta 
a pontuação na escala de Glasgow de 13 (abertura ocular 4, 
melhor resposta verbal 4, melhor resposta motora 5).
Considerando esse quadro, assinale a alternativa correta.
(A) Trata-se de um coma intermediário que impossibilita a 
avaliação psiquiátrica.
(B) A pontuação na escala permite definir a localização 
anatômica da lesão cerebral.
(C) Os olhos se abrem espontaneamente.
(D) O paciente emite palavras inapropriadas e apresenta fala 
aleatória.
(E) O paciente responde com reflexo de retirada a estímulos 
dolorosos.
Considere o quadro clínico a seguir e responda às questões de 
números 15 e 16.
Mulher de 28 anos relata cansaço, irritabilidade e dificuldade 
para se concentrar há 7 meses. Refere preocupações incessantes 
com seu trabalho de pós-graduação, cujo prazo para término é 
de mais 6 meses. Diz que se sente pressionada, refere dores no 
corpo, acorda com contraturas cervicais e maxilares. Queixa-se de 
insônia inicial e desconforto gástrico ao imaginar a apresentação 
de sua tese. Nega antecedente de outros transtornos psiquiátricos, 
nega outras doenças.
15.	A hipótese diagnóstica mais provável é
(A) transtorno do pânico.
(B) fobia específica.
(C) transtorno de ansiedade generalizada.
(D) transtorno depressivo-ansioso.
(E) transtorno do estresse pós-traumático.
16.	Assinale a alternativa que contém a conduta terapêutica corre-
ta para o caso descrito.
(A) Internação hospitalar e introdução de lorazepam 2 mg vo 
2 vezes ao dia.
(B) Seguimento ambulatorial e introdução de clorpromazina 
50 mg vo à noite.
(C) Encaminhamento a serviço de urgência e aplicação de 
haloperidol 5mg im e clonazepam 2 mg vo.
(D) Seguimento ambulatorial e introdução de paroxetina em 
dose inicial de 10 mg/dia.
(E) Seguimento ambulatorial e introdução de venlafaxina 
em dose inicial de 150 mg/dia.
17.	Assinale a alternativa correta sobre o tratamento dos trans-
tornos ansiosos na população idosa.
(A) Devido a particularidades farmacocinéticas, as doses de 
início de tratamento devem ser o dobro das habitualmente 
prescritas para adultos jovens.
(B) Os idosos toleram melhor a clomipramina em compa-
ração com os antidepressivos inibidores seletivos da 
recaptação de serotonina.
(C) A venlafaxina é contraindicada entre os idosos devido 
ao risco de elevação da pressão arterial.
(D) Entre os benzodiazepínicos, preferem-se os de meia-vida 
longa para o manejo da ansiedade nos idosos.
(E) O uso de inibidores da monoaminoxidase deve ser cau-
teloso pelo risco alto de interações medicamentosas.
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAxNzo1MToxNiAtMDMwMA==
6PMSC1101/019-Méd-ÁrPsiquiatria
18.	A terapia de exposição é um procedimento utilizado no tra-
tamento dos transtornos ansiosos e envolve o enfrentamento 
de situações ou objetos temidos. Assinale a alternativa correta 
sobre as técnicas empregadas.
(A) A prevenção de resposta caracteriza-se pela repetição 
de compulsões com o objetivo de reduzir o nível de 
ansiedade até a extinção de sintomas.
(B) A exposição in vivo envolve a participação de um acom-
panhante terapêutico para auxiliar o paciente a realizar a 
esquiva fóbica.
(C) O diagnóstico de transtorno do estresse pós-traumático 
é contraindicação à realização de exposição in vivo.
(D) A exposição interoceptiva induz sensações fisiológicas 
temidas sob circunstâncias controladas.
(E) A dessensibilização sistemática é efetiva quando se inicia 
com o enfrentamento da situação mais temida.
Considere o quadro clínico a seguir e responda às questões de 
números 19	e 20.
Mulher de42 anos vem à consulta acompanhada por fami-
liares devido à irritabilidade há 2 semanas. O marido notou que a 
esposa está impaciente e intolerante com situações de espera, por 
exemplo, fila de banco ou congestionamento no trânsito. Além 
disso, percebeu que, há 10 dias, a paciente acorda durante a ma-
drugada, não consegue voltar a dormir e começa a fazer atividades 
domésticas. A paciente considera tais informações exageradas e 
diz que se sente bem. O marido acrescenta que as alterações de 
comportamento iniciaram há 1 ano. A paciente pediu demissão do 
banco em que trabalhava, pois se sentia insatisfeita, desmotivada 
e desanimada. Ficava deitada durante o dia e tinha insônia à noite. 
Apresentou ganho de peso importante no período.
19.	A hipótese diagnóstica mais provável é:
(A) transtorno depressivo moderado.
(B) transtorno de ansiedade generalizada.
(C) transtorno afetivo bipolar.
(D) transtorno de personalidade borderline.
(E) distimia.
20.	A conduta terapêutica correta para o caso clínico descrito 
envolve a introdução de
(A) ácido valproico.
(B) olanzapina.
(C) decanoato de haloperidol.
(D) fluoxetina.
(E) clonazepam.
21.	Assinale a alternativa correta sobre os efeitos colaterais cau-
sados pelos estabilizadores do humor e seu manejo.
(A) O carbonato de lítio associa-se com o desenvolvimento 
de hipertireoidismo.
(B) Propranolol é usado para tratar o tremor induzido por 
lítio.
(C) O uso de valproato exacerba a cefaleia.
(D) A carbamazepina provoca leucocitose.
(E) O carbonato de lítio provoca hepatite.
22.	Analise as seguintes afirmações sobre o manejo do transtorno 
bipolar refratário a tratamento.
 I. O uso da associação de dois estabilizadores de humor é 
contraindicado devido aos riscos de interação medica-
mentosa.
 II. A associação entre um estabilizador de humor e um 
antipsicótico atípico é uma prática frequente.
 III. A associação entre um estabilizador de humor e um ben-
zodiazepínico de alta potência é uma estratégia possível.
Está correto o contido em
(A) I, apenas.
(B) I e II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.
23.	Assinale a alternativa correta sobre os eventos adversos rela-
cionados com o uso de cannabis.
(A) O uso de cannabis provoca uma redução de 20 a 50% da 
frequência cardíaca.
(B) O uso crônico de cannabis aumenta o risco de câncer no 
sistema respiratório.
(C) Os canabinoides aumentaram a resistência a infecções 
em estudos com animais.
(D) O uso de cannabis durante a gravidez associa-se com 
o nascimento de recém-nascidos grandes para a idade 
gestacional.
(E) O uso crônico de cannabis melhora o desempenho 
cognitivo, principalmente em atividades que requerem 
a atenção sustentada.
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAxNzo1MToxNiAtMDMwMA==
7 PMSC1101/019-Mé-ÁrPsiquiatria
24.	 Jovem de 19 anos sofreu acidente de carro há 1 hora. Pessoas 
presentes no local referiram que ele dirigia em alta veloci-
dade e perdeu o controle do automóvel quando um cachorro 
atravessou a rua. Paciente foi levado ao pronto-socorro onde 
foram realizados alguns exames laboratoriais. Assinale a alter-
nativa correta sobre a detecção de canabinoides em avaliação 
laboratorial.
(A) Os canabinoides podem ser detectados na urina por até 
11 semanas após o uso.
(B) Os níveis de canabinoides detectáveis no sangue inde-
pendem da dose recebida.
(C) Concentrações séricas semelhantes do canabinoide e de 
seu metabólito indicam estado de abstinência.
(D) Os canabinoides são indetectáveis na saliva.
(E) A concentração de canabinoides no suor é maior do que 
na urina.
25.	Moça de 23 anos apresenta quadro de agitação psicomotora. 
Há 2 dias, a mãe notou que está mais comunicativa, inicia 
conversas com pessoas estranhas e não admite interrupções. 
Tem se alimentado pouco e dormido menos. Não tem ido à 
faculdade, pois não consegue ficar parada, nem se concentrar. 
Assinale a alternativa correta que contém os diagnósticos 
diferenciais para o caso clínico descrito.
(A) Transtorno de personalidade borderline e distimia.
(B) Transtorno mental induzido por anfetaminas e anorexia 
nervosa (tipo restritivo).
(C) Transtorno de personalidade borderline e delirium.
(D) Transtorno afetivo bipolar (episódio de mania) e trans-
torno mental induzido por anfetaminas.
(E) Transtorno afetivo bipolar (episódio misto) e transtorno 
de ansiedade generalizada.
26.	O manejo de contingências é uma abordagem comportamen-
tal que visa à redução ou total abstinência do uso de drogas. 
Quando se atingem esses objetivos, o paciente recebe dinhei-
ro ou créditos que podem ser trocados por mercadorias ou 
serviços. Assinale a alternativa correta que contém a técnica 
empregada.
(A) Reforço positivo.
(B) Punição.
(C) Treinamento em habilidades sociais.
(D) Prevenção de resposta.
(E) Exposição.
27.	 Pacientes com doença de Parkinson são mais predispostos à 
ocorrência de delirium. Assinale a alternativa que contém a 
conduta correta.
(A) A dose do agente antiparkinsoniano deve ser aumentada.
(B) Introduzir um inibidor da acetilcolinesterase.
(C) A clozapina é o antipsicótico atípico mais estudado para 
tratar o delirium na doença de Parkinson.
(D) Introduzir um antipsicótico de depósito.
(E) Associar um benzodiazepínico ao antiparkinsoniano para 
promover sedação.
28.	Homem de 80 anos queixa-se de dificuldade para reter infor-
mações novas. Há 6 meses, refere que frequentemente tem 
esquecido a porta destrancada e não se lembra onde guardou 
objetos pessoais. Tem dificuldade para organizar sua rotina, 
por isso tem tomado irregularmente medicações para o con-
trole de doenças clínicas. Realizou exame de ressonância 
magnética cerebral que mostrou múltiplas áreas de infarto 
cortical e lesões em substância branca.
A hipótese diagnóstica mais provável é demência
(A) vascular.
(B) na doença de Alzheimer.
(C) frontotemporal.
(D) com corpúsculos de Lewy.
(E) devido à hidrocefalia de pressão normal.
29.	Analise as seguintes afirmações sobre o diagnóstico diferen-
cial das demências.
 I. Pacientes com demência com corpúsculos de Lewy apre-
sentam comprometimento visuoespacial e psicomotor 
mais pronunciados em comparação aos portadores de 
doença de Alzheimer.
 II. Pacientes com doença de Alzheimer apresentam menos 
prejuízo da memória em comparação com os pacientes 
com demência com corpúsculos de Lewy.
 III. Exames de neuroimagem ainda não permitem distinguir 
entre demência com corpúsculos de Lewy, doença de 
Alzheimer e doença de Parkinson.
Está correto o contido em
(A) I, apenas. 
(B) I e II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAxNzo1MToxNiAtMDMwMA==
8PMSC1101/019-Méd-ÁrPsiquiatria
30.	Assinale a alternativa correta sobre a rivastigmina.
(A) A administração recomendada é em dose única diária.
(B) Promove a recuperação da memória ao funcionamento 
pré-mórbido.
(C) Leucopenia é o principal efeito colateral.
(D) Apresenta alta toxicidade hepática.
(E) Diante de superdosagem, deve-se considerar o uso de 
atropina.
31.	 Tremor, bradicinesia e rigidez são características fundamentais 
ao diagnóstico de
(A) doença de Huntington.
(B) doença de Parkinson.
(C) doença de Pick.
(D) epilepsia de lobo temporal.
(E) delirium.
32.	Homem de 33 anos refere que sempre foi tímido. Recorda-se 
que teve poucos amigos desde a infância até os dias de hoje, 
sentia falta de uma companhia para viajar, ir ao cinema ou 
jantar. Apresenta dificuldades para se relacionar com mu-
lheres, pois teme uma rejeição. Recusa convites para festas, 
pois se sente incomodado em se imaginar em uma situação 
de contato social mais intenso.
Assinale a alternativa correta sobre o diagnóstico para o caso 
descrito. Trata-se de transtorno de personalidade
(A) paranoide.
(B) dependente.
(C) esquiva.
(D) obsessiva.
(E) esquizoide.33.	Assinale a alternativa que contém a característica presente 
no transtorno obsessivo-compulsivo que permite estabelecer 
o diagnóstico diferencial com o transtorno de personalidade 
obsessiva.
(A) Preocupação com detalhes, regras e organização.
(B) Perfeccionismo.
(C) Indecisão.
(D) Obsessões e compulsões verdadeiras.
(E) Raiva e frustração ao perceber que há ausência de con-
trole em relacionamentos interpessoais.
34.	Assinale a alternativa correta sobre o tratamento da agressi-
vidade associada aos transtornos de personalidade.
(A) Os inibidores seletivos da recaptação de serotonina ofe-
recem benefícios no tratamento da impulsividade e da 
agressividade.
(B) O uso de carbonato de lítio piora a impulsividade.
(C) O valproato é restrito aos casos em que coexistem a 
agressividade e alterações eletroencefalográficas.
(D) A tranilcipromina é contraindicada nos transtornos de 
personalidade.
(E) Os benzodiazepínicos apresentam efeito inibitório sobre 
comportamentos violentos.
35.	Assinale a alternativa correta sobre as interações medicamen-
tosas.
(A) O etanol reduz a sedação provocada pelos benzodiaze-
pínicos.
(B) O flumazenil antagoniza a ação dos benzodiazepínicos.
(C) A fluoxetina reduz a concentração de risperidona.
(D) A carbamazepina aumenta a concentração de clozapina.
(E) A venlafaxina reduz a concentração do haloperidol.
36.	 Em relação ao termo catatimia, descrito por Bleuler, é correto 
afirmar que
(A) se trata da dificuldade de expressar sentimentos.
(B) acontece com frequência em pacientes com esquizofrenia 
e caracteriza seu quadro clínico.
(C) é a capacidade de o indivíduo transmitir ou contaminar 
os outros com seu estado afetivo momentâneo.
(D) se trata da importante influência que a vida afetiva, o 
estado de humor, as emoções e os sentimentos exercem 
sobre as demais funções psíquicas.
(E) é a reação incongruente a determinados conteúdos idea-
tivos, mostrando contradição entre a esfera ideativa e 
afetiva.
37.	 Se um paciente procura o psiquiatra dizendo acreditar que 
tem uma cobra na sua barriga e que sente inclusive quando 
ela se mexe, pode-se dizer que ele tem um delírio tipo:
(A) Hipocondríaco.
(B) Cenestopático.
(C) Fantástico.
(D) Cinestésico.
(E) Cottard.
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAxNzo1MToxNiAtMDMwMA==
9 PMSC1101/019-Mé-ÁrPsiquiatria
38.	O Teste de Ordenar Cartões de Wisconsin (Wisconsin Card 
Sorting Test) é constituído por pranchas de estímulo com 
diferentes formas, cores e números que, apresentadas ao pa-
ciente, devem ser divididas em grupos, segundo o princípio 
estabelecido pelo examinador, mas desconhecido pelo pacien-
te (por ex., classificar por cor, omitindo forma e número). O 
paciente é informando se está respondendo corretamente e, 
após completar dez acertos consecutivos, o examinador muda 
o princípio de classificação. O procedimento é repetido várias 
vezes. Esse teste é utilizado para avaliar
(A) déficits na capacidade visuoespacial.
(B) orientação e atenção.
(C) raciocínio abstrato e flexibilidade na resolução de pro-
blemas.
(D) habilidade social e raciocínio abstrato.
(E) a personalidade de forma objetiva.
Considere o quadro clínico a seguir para responder às questões 
de números 39 e 40.
Uma mulher de 35 anos foi encontrada vagando na rua sozi-
nha. Ela dizia que fugiu de casa pois sua família queria matá-la, 
estavam inclusive envenenando a sua comida. Ela está evitando 
comer e beber qualquer coisa, pois está muito desconfiada. 
 Escuta barulhos estranhos e vozes que alertam para o perigo que 
está correndo, e comentam suas atitudes. Relata também que a 
família instalou um chip na sua cabeça, o qual está controlando 
seus pensamentos. A família foi localizada e relatou que há um 
ano ela começou a se isolar, a dizer que a família queria lhe fazer 
mal. Ela tem um problema cardíaco desde criança, mas a família 
não soube precisar qual.
39.	A hipótese diagnóstica correta é
(A) esquizofrenia paranoide.
(B) transtorno esquizofreniforme.
(C) parafrenia.
(D) esquizofrenia simples.
(E) transtorno delirante persistente.
40.	A conduta correta é prescrever
(A) haloperidol decanoato.
(B) ziprasidona.
(C) clozapina.
(D) risperidona.
(E) ácido valproico.
Considere o quadro clínico a seguir para responder às questões 
de números 41 e 42.
Uma mulher de 40 anos chegou ao pronto-socorro e está se 
sentindo muito triste, desanimada, não sente prazer em mais nada, 
está sem fome e perdeu 5 kg no último mês. Também se sente sem 
energia, com insônia, e com muita dificuldade em se concentrar, 
acha que “emburreceu”. Relata que os sintomas apareceram há um 
ano, sem nunca ter sentido nada parecido antes. Fez tratamento 
e apresentou melhora total de todos os sintomas. Essa melhora 
durou vinte dias, mas logo os sintomas retornaram e voltaram a ser 
intensos. Há duas semanas, tem apresentado pensamentos de ruína 
e morte, com ideação e planejamento suicida, quase diariamente. 
Durante a entrevista, revelou que já comprou o veneno de rato. 
Tem história de duas tentativas de suicídio prévias no último ano.
41.	O diagnóstico para essa paciente, segundo DSM-IV, é:
(A) transtorno depressivo maior, recorrente.
(B) episódio depressivo e transtorno de déficit de atenção.
(C) transtorno depressivo maior e distimia.
(D) transtorno bipolar do humor.
(E) transtorno depressivo maior, episódio único.
42.	A conduta adequada, além de rever a medicação, é
(A) indicar psicoterapia duas vezes por semana.
(B) indicar internação psiquiátrica.
(C) solicitar que a consulta com o seu psiquiatra seja anteci-
pada.
(D) liberar a paciente para casa.
(E) indicar acompanhamento terapêutico três vezes por 
semana.
43.	Uma mulher de 50 anos previamente hígida está se queixando 
de não conseguir mais andar, sente que não tem forças nas 
pernas e está em cadeira de rodas há dois meses. Esse qua-
dro iniciou após o falecimento inesperado do seu marido. O 
clínico geral investigou possíveis causas para essa queixa e 
não conseguiu encontrar justificativa para o quadro. Ela foi 
encaminhada ao neurologista, que realizou exame neurológi-
co, solicitou vários exames inclusive ressonância de encéfalo 
e coluna, eletroneuromiografia, entre outros, e não encontrou 
quaisquer alterações. A hipótese diagnóstica é
(A) transtorno de somatização.
(B) transtorno conversivo.
(C) hipocondria.
(D) depressão com sintomas físicos.
(E) neurastenia.
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAxNzo1MToxNiAtMDMwMA==
10PMSC1101/019-Méd-ÁrPsiquiatria
44.	Dois pacientes com história de dependência ao álcool chega-
ram ao mesmo tempo ao pronto-socorro, casos A e B.
Paciente A: Homem de 40 anos chegou trazido pelos bombei-
ros. Estava vagando pelas ruas, confuso, com muitos tremores 
de extremidade, sudorese e parecia pegar objetos invisíveis 
no ar. No PS, apresentava-se consciente, desorientado,com 
redução importante do nível de atenção, discurso desorga-
nizado e incoerente, com quadro alucinatório, aumento de 
pressão arterial.
Paciente B: Homem de 50 anos, trazido pelos familiares, 
pois estava muito confuso e caindo muito em casa. No PS, 
estava consciente, desorientado, com equilíbrio prejudicado 
e apresentava nistagmo.
A conduta correta nos casos A e B, respectivamente, é:
(A) haloperidol intramuscular; diazepam via oral.
(B) tiamina via oral; haloperidol via oral.
(C) diazepam via oral; tiamina via intramuscular.
(D) haloperidol via oral; carbamazepina via oral.
(E) diazepam intramuscular; tiamina intramuscular.
45.	 Em relação à Eletroconvulsoterapia (ECT), analise as afir-
mativas a seguir.
 I. A ECT pode ser indicada para pacientes com depressão 
grave com sintomas psicóticos, pacientes com catatonia.
 II. A ECT pode ser indicada durante gestação.
 III. Infarto do miocárdio há 4 meses é contraindicação abso-
luta para ECT.
Está correto o contido em
(A) I, apenas.(B) I e II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.
46.	Um paciente que está em tratamento por uma depressão maior 
relata estar usando um antidepressivo há duas semanas, mas 
ainda não se sente totalmente bem. Nunca tinha feito outro 
tratamento. A conduta correta diante dessa queixa é
(A) continuar com a mesma medicação, pois deve-se aguar-
dar de 6 a 8 semanas para considerar se há ou não resposta 
ao antidepressivo.
(B) trocar a medicação, pois a resposta ocorre em no máximo 
duas semanas.
(C) manter a medicação, pois a resposta ao antidepressivo 
pode ocorrer em até 15 semanas.
(D) trocar a medicação, pois a resposta à medicação deve 
ocorrer em até 10 dias.
(E) suspender a medicação e indicar psicoterapia, pois se 
não respondeu a uma medicação, provavelmente não 
responderá a nenhuma outra.
47.	O mecanismo de ação da trazodona é:
(A) inibição da recaptura da noradrenalina.
(B) inibição da recaptura de serotonina e noradrenalina.
(C) inibição da receptação da noradrenalina e dopamina.
(D) antagonista dos autorreceptores alfa-2 adrenérgicos pré- 
-sinápticos.
(E) inibição da recaptura da serotonina e bloqueio de recep-
tores pós-sinápticos 5HT2.
48.	 São considerados fatores de risco para discinesia tardia indu-
zida por neurolépticos:
(A) ser jovem, sexo masculino, presença de transtornos afetivos.
(B) sexo masculino, presença de transtorno cognitivo, idade 
avançada.
(C) presença de um transtorno cognitivo, sexo masculino, 
idade avançada.
(D) idade avançada, presença de transtorno afetivo, sexo 
feminino.
(E) sexo feminino, ser jovem, presença de transtornos ansiosos.
49.	 Em relação ao uso de clozapina, assinale a alternativa correta.
(A) Nos primeiros três meses de tratamento, deve-se solicitar 
hemograma mensalmente.
(B) O ganho de peso em geral é pequeno e acontece raramente.
(C) Se o número de leucócitos for menor que 3 000 células/mm3, 
a medicação deve ser suspensa.
(D) Deve ser indicada para pacientes que não responderam 
a uma tentativa com um antipsicótico típico.
(E) A síndrome neuroléptica maligna é um efeito colateral 
comum da clozapina.
50.	 Leia as afirmativas em relação à regulamentação sobre o con-
trole das internações psiquiátricas involuntárias e voluntárias.
 I. A comunicação de internação psiquiátrica involuntária 
deverá ser feita , no prazo de 48 hs ao Ministério Público 
Estadual ou do Distrito Federal e Territórios onde o evento 
ocorrer.
 II. Para as internações voluntárias, deve ser solicitado ao 
paciente que firme o termo de consentimento Livre e 
Esclarecido, que ficará sob a guarda do estabelecimento.
 III. A comissão revisora efetuará, até o sétimo dia da interna-
ção, a revisão de cada internação psiquiátrica involuntária, 
emitindo laudo de confirmação ou suspensão do regime 
de tratamento adotado e remetendo sua cópia ao estabe-
lecimento de saúde responsável pela internação, no prazo 
de 24 horas.
Está correto o contido em
(A) I, apenas.
(B) I e II, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAxNzo1MToxNiAtMDMwMA==
11 PMSC1101/019-Mé-ÁrPsiquiatria
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAxNzo1MToxNiAtMDMwMA==
www.pciconcursos.com.br
 
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CARLOS 
Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoal 
Departamento de Gestão de Pessoas 
 
 
_________________________________________________________________________ 
Rua Episcopal – CEP: 13560-570 – São Carlos, SP 
Fone (16) 3362-1413/1428 
 COMUNICADO 
 
 
CONCURSOS PÚBLICOS Nºs 351 – AUXILIAR ADMINISTRATIVO, 352 – 
MOTORISTA, 353 – OPERADOR DE MÁQUINAS E 354 – TRATADOR DE 
ANIMAL. 
 
 
A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de 
Administração e Gestão de Pessoal, torna público aos candidatos inscritos nos 
Concursos Públicos nºs 351 ao 354, os gabaritos referentes às Provas Objetivas 
realizadas em 19/06/11. 
 
Ficam reservados os dias 22 e 27/06/2011 para eventual interposição de 
recursos, devendo o candidato utilizar o campo próprio para recursos no endereço 
www.vunesp.com.br, na página específica do Concurso Público, e seguir as 
instruções ali contidas. 
 
Não será aceito recurso interposto por meio de fax, e-mail ou por qualquer 
outro meio além do previsto no edital. 
 
AUXILIAR ADMINISTRATIVO 
1 - B 2 - E 3 - C 4 - A 5 - D 6 - E 7 - C 8 - B 9 - D 10 - A 
11 - B 12 - A 13 - C 14 - E 15 - B 16 - D 17 - E 18 - A 19 - D 20 - B 
21 - C 22 - D 23 - A 24 - E 25 - D 26 - A 27 - B 28 - C 29 - C 30 - E 
31 - B 32 - D 33 - C 34 - A 35 - B 36 - D 37 - E 38 - B 39 - A 40 - E 
 
 
MOTORISTA 
1 - B 2 - E 3 - C 4 - A 5 - D 6 - E 7 - C 8 - B 9 - D 10 - A 
11 - C 12 - E 13 - B 14 - D 15 - E 16 - A 17 - C 18 - D 19 - A 20 - E 
21 - D 22 - A 23 - E 24 - C 25 - C 26 - A 27 - D 28 - B 29 - E 30 - A 
31 - A 32 - C 33 - B 34 - D 35 - A 36 - D 37 - C 38 - B 39 - E 40 - E 
 
 
 
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CARLOS 
Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoal 
Departamento de Gestão de Pessoas 
 
 
_________________________________________________________________________ 
Rua Episcopal – CEP: 13560-570 – São Carlos, SP 
Fone (16) 3362-1413/1428 
OPERADOR DE MÁQUINAS 
1 - B 2 - E 3 - C 4 - A 5 - D 6 - E 7 - C 8 - B 9 - D 10 - A 
11 - C 12 - E 13 - B 14 - D 15 - E 16 - A 17 - C 18 - D 19 - A 20 - E 
21 - A 22 - C 23 - E 24 - B 25 - D 26 - A 27 - C 28 - E 29 - D 30 - B 
31 - C 32 - B 33 - D 34 - A 35 - E 36 - B 37 - C 38 - D 39 - A 40 - E 
 
 
TRATADOR DE ANIMAL 
1 - C 2 - C 3 - B 4 - C 5 - A 6 - D 7 - B 8 - C 9 - A 10 - D 
11 - C 12 - A 13 - D 14 - C 15 - D 16 - B 17 - D 18 - B 19 - C 20 - A 
21 - A 22 - D 23 - B 24 - C 25 - C 26 - A 27 - D 28 - A 29 - D 30 - B 
31 - C 32 - C 33 - D 34 - A 35 - B 36 - B 37 - A 38 - D 39 - C 40 - B 
 
 
São Carlos, 20 de junho de 2011. 
 
 
 
 
ANA MARIA CARLOS PONCE 
Secretária Municipal de Administração e Gestão de Pessoal 
 
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CARLOS 
Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoal 
Departamento de Gestão de Pessoas 
 
 
 
_________________________________________________________________________ 
Rua Episcopal – CEP: 13560-570 – São Carlos, SP 
Fone (16) 3362-1413/1428 
 COMUNICADO 
 
 
CONCURSOS PÚBLICOS Nºs 340 – PROFESSOR III ÁREA ARTES, 341 – 
PROFESSOR III ÁREA CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS, 342 – 
PROFESSOR III ÁREA GEOGRAFIA, 343 – PROFESSOR III ÁREA INGLÊS, 
344 – PROFESSOR III ÁREA LIBRAS E 345 - PROFESSOR III ÁREA 
PORTUGUÊS 
 
 
A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de 
Administração e Gestão de Pessoal, torna público aos candidatos inscritos nos 
Concursos Públicos nºs 340 ao 345, os gabaritos referentes às Provas Objetivas 
realizadas em 19/06/11. 
Ficam reservados os dias 22 e 27/06/2011 para eventual interposição de 
recursos, devendo o candidato utilizar o campo próprio para recursos no endereço 
www.vunesp.com.br, na página específica do Concurso Público, e seguir as 
instruções ali contidas. 
Não será aceito recurso interposto por meio de fax, e-mail ou por qualquer 
outro meio além do previsto no edital. 
 
PROFESSOR III - ÁREA ARTES 
1 - B 2 - A 3 - C 4 - A 5 - E 6 - B 7 - D 8 - D 9 - C 10 - E 
11 - D 12 - C 13 - A 14 - B 15 - B 16 - E 17 - D 18 - C 19 - A 20 - E 
21 - E 22 - A 23 - B 24 - D 25 - C 26 - D 27 - B 28 - E 29 - E 30 - A 
31 - B 32 - C 33 - D 34 - A 35 - B 36 - C 37 - C 38 - C 39 - D 40 - A 
41 - B 42 - D 43 - E 44 - A 45 - D 46 - E 47 - E 48 - A 49 - E 50 - B 
 
PROFESSOR III - ÁREA CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS 
1 - B 2 - A 3 - C 4 - A 5 - E 6 - B 7 - D 8 - D 9 - C 10 - E 
11 - D 12 - C 13 - A 14 - B 15 - B 16 - E 17 - D 18 - C 19 - A 20 - E 
21 - E 22 - A 23 - B 24 - D 25 - C 26 - D 27 - B 28 - E 29 - E 30 - A 
31 - A 32 - B 33 - B 34 - B 35 - A 36 - C37 - C 38 - C 39 - E 40 - B 
41 - A 42 - D 43 - C 44 - C 45 - B 46 - D 47 - E 48 - B 49 - C 50 - D 
 
 
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CARLOS 
Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoal 
Departamento de Gestão de Pessoas 
 
 
 
_________________________________________________________________________ 
Rua Episcopal – CEP: 13560-570 – São Carlos, SP 
Fone (16) 3362-1413/1428 
PROFESSOR III - ÁREA GEOGRAFIA 
1 - B 2 - A 3 - C 4 - A 5 - E 6 - B 7 - D 8 - D 9 - C 10 - E 
11 - D 12 - C 13 - A 14 - B 15 - B 16 - E 17 - D 18 - C 19 - A 20 - E 
21 - E 22 - A 23 - B 24 - D 25 - C 26 - D 27 - B 28 - E 29 - E 30 - A 
31 - B 32 - E 33 - A 34 - E 35 - C 36 - A 37 - A 38 - C 39 - D 40 - B 
41 - B 42 - A 43 - C 44 - D 45 - C 46 - A 47 - A 48 - E 49 - B 50 - D 
 
PROFESSOR III - ÁREA INGLÊS 
1 - B 2 - A 3 - C 4 - A 5 - E 6 - B 7 - D 8 - D 9 - C 10 - E 
11 - D 12 - C 13 - A 14 - B 15 - B 16 - E 17 - D 18 - C 19 - A 20 - E 
21 - E 22 - A 23 - B 24 - D 25 - C 26 - D 27 - B 28 - E 29 - E 30 - A 
31 - C 32 - E 33 - D 34 - B 35 - B 36 - D 37 - E 38 - A 39 - C 40 - B 
41 - A 42 - D 43 - C 44 - E 45 - A 46 - C 47 - B 48 - D 49 - E 50 - A 
 
PROFESSOR III - ÁREA LIBRAS 
1 - B 2 - A 3 - C 4 - A 5 - E 6 - B 7 - D 8 - D 9 - C 10 - E 
11 - D 12 - C 13 - A 14 - B 15 - B 16 - E 17 - D 18 - C 19 - A 20 - E 
21 - E 22 - A 23 - B 24 - D 25 - C 26 - D 27 - B 28 - E 29 - E 30 - A 
31 - B 32 - A 33 - E 34 - C 35 - E 36 - D 37 - D 38 - C 39 - A 40 - B 
41 - D 42 - B 43 - A 44 - C 45 - E 46 - A 47 - C 48 - B 49 - E 50 - D 
 
PROFESSOR III - ÁREA PORTUGUÊS 
1 - B 2 - A 3 - C 4 - A 5 - E 6 - B 7 - D 8 - D 9 - C 10 - E 
11 - D 12 - C 13 - A 14 - B 15 - B 16 - E 17 - D 18 - C 19 - A 20 - E 
21 - E 22 - A 23 - B 24 - D 25 - C 26 - D 27 - B 28 - E 29 - E 30 - A 
31 - E 32 - B 33 - A 34 - C 35 - D 36 - B 37 - E 38 - D 39 - C 40 - A 
41 - C 42 - D 43 - B 44 - A 45 - C 46 - D 47 - E 48 - A 49 - B 50 - E 
 
 
São Carlos, 20 de junho de 2011. 
 
 
 
 
ANA MARIA CARLOS PONCE 
Secretária Municipal de Administração e Gestão de Pessoal 
 
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CARLOS 
Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoal 
Departamento de Gestão de Pessoas 
 
_________________________________________________________________________ 
Rua Episcopal – CEP: 13560-570 – São Carlos, SP 
Fone (16) 3362-1413/1428 
 COMUNICADO 
 
CONCURSOS PÚBLICOS Nºs 356 – CIRURGIÃO DENTISTA, 357 – 
ENFERMEIRO ÁREA SAÚDE DA FAMÍLIA, 358 – FARMACÊUTICO, 359 – 
TERAPEUTA OCUPACIONAL, 361 - MÉDICO – ÁREA CIRURGIA GERAL, 362 - 
MÉDICO - ÁREA CLÍNICA MÉDICA, 364 - MÉDICO - ÁREA GINECOLOGIA E 
OBSTETRÍCIA, 365 - MÉDICO - ÁREA MEDICINA DA FAMÍLIA E COMUNIDADE, 
366 - MÉDICO - ÁREA OFTALMOLOGIA, 367 - MÉDICO – ÁREA 
REUMATOLOGIA, 368 - MÉDICO - ÁREA PSIQUIATRIA, 369 - MÉDICO - ÁREA 
URGÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR FIXO E MÓVEL 
 
 
A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de 
Administração e Gestão de Pessoal, torna público aos candidatos inscritos nos 
Concursos Públicos nºs 356 ao 369, os gabaritos referentes às Provas Objetivas 
realizadas em 19/06/11. 
Ficam reservados os dias 22 e 27/06/2011 para eventual interposição de 
recursos, devendo o candidato utilizar o campo próprio para recursos no endereço 
www.vunesp.com.br, na página específica do Concurso Público, e seguir as 
instruções ali contidas. 
Não será aceito recurso interposto por meio de fax, e-mail ou por qualquer 
outro meio além do previsto no edital. 
 
CIRURGIÃO-DENTISTA 
1 - B 2 - E 3 - B 4 - C 5 - C 6 - E 7 - A 8 - A 9 - D 10 - A 
11 - E 12 - A 13 - C 14 - E 15 - B 16 - C 17 - E 18 - A 19 - B 20 - D 
21 - E 22 - D 23 - B 24 - E 25 - C 26 - A 27 - D 28 - B 29 - A 30 - C 
31 - E 32 - C 33 - B 34 - E 35 - D 36 - E 37 - A 38 - C 39 - D 40 - B 
41 - E 42 - A 43 - C 44 - A 45 - B 46 - C 47 - B 48 - D 49 - B 50 - D 
 
ENFERMEIRO - ÁREA SAÚDE DA FAMÍLIA 
1 - B 2 - E 3 - B 4 - C 5 - C 6 - E 7 - A 8 - A 9 - C 10 - D 
11 - D 12 - C 13 - A 14 - B 15 - A 16 - E 17 - C 18 - B 19 - E 20 - B 
21 - E 22 - A 23 - B 24 - D 25 - E 26 - C 27 - A 28 - D 29 - B 30 - A 
31 - C 32 - D 33 - E 34 - E 35 - C 36 - B 37 - D 38 - A 39 - A 40 - C 
41 - B 42 - B 43 - C 44 - D 45 - C 46 - D 47 - E 48 - A 49 - E 50 - D 
 
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CARLOS 
Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoal 
Departamento de Gestão de Pessoas 
 
_________________________________________________________________________ 
Rua Episcopal – CEP: 13560-570 – São Carlos, SP 
Fone (16) 3362-1413/1428 
 
FARMACÊUTICO 
1 - B 2 - E 3 - B 4 - C 5 - C 6 - E 7 - A 8 - A 9 - E 10 - C 
11 - B 12 - A 13 - D 14 - E 15 - C 16 - B 17 - A 18 - D 19 - E 20 - C 
21 - B 22 - A 23 - D 24 - E 25 - C 26 - B 27 - A 28 - D 29 - E 30 - C 
31 - B 32 - A 33 - D 34 - E 35 - C 36 - B 37 - A 38 - D 39 - E 40 - C 
41 - B 42 - A 43 - D 44 - E 45 - C 46 - B 47 - A 48 - D 49 - E 50 - C 
 
TERAPEUTA OCUPACIONAL 
1 - B 2 - E 3 - B 4 - C 5 - C 6 - E 7 - A 8 - A 9 - E 10 - E 
11 - B 12 - E 13 - C 14 - E 15 - E 16 - C 17 - D 18 - C 19 - C 20 - B 
21 - C 22 - D 23 - C 24 - D 25 - E 26 - B 27 - C 28 - B 29 - E 30 - A 
31 - A 32 - D 33 - D 34 - A 35 - C 36 - D 37 - A 38 - E 39 - B 40 - E 
41 - A 42 - B 43 - D 44 - C 45 - C 46 - A 47 - E 48 - D 49 - B 50 - A 
 
MÉDICO - ÁREA CIRURGIA GERAL 
1 - B 2 - E 3 - B 4 - C 5 - C 6 - E 7 - A 8 - A 9 - A 10 - C 
11 - B 12 - C 13 - D 14 - E 15 - B 16 - A 17 - D 18 - C 19 - E 20 - B 
21 - A 22 - E 23 - C 24 - D 25 - A 26 - E 27 - A 28 - D 29 - C 30 - A 
31 - C 32 - E 33 - D 34 - B 35 - C 36 - B 37 - E 38 - A 39 - D 40 - C 
41 - B 42 - D 43 - E 44 - C 45 - B 46 - C 47 - B 48 - E 49 - D 50 - B 
 
MÉDICO - ÁREA CLÍNICA MÉDICA 
1 - B 2 - E 3 - B 4 - C 5 - C 6 - E 7 - A 8 - A 9 - E 10 - A 
11 - B 12 - A 13 - E 14 - A 15 - B 16 - C 17 - D 18 - B 19 - D 20 - B 
21 - C 22 - D 23 - D 24 - D 25 - C 26 - C 27 - E 28 - B 29 - C 30 - E 
31 - D 32 - C 33 - E 34 - A 35 - B 36 - C 37 - E 38 - D 39 - A 40 - E 
41 - B 42 - C 43 - D 44 - D 45 - A 46 - E 47 - A 48 - B 49 - A 50 - C 
 
MÉDICO - ÁREA GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA 
1 - B 2 - E 3 - B 4 - C 5 - C 6 - E 7 - A 8 - A 9 - A 10 - D 
11 - B 12 - C 13 - E 14 - A 15 - C 16 - D 17 - E 18 - E 19 - C 20 - C 
21 - E 22 - A 23 - B 24 - D 25 - A 26 - A 27 - B 28 - D 29 - C 30 - A 
31 - D 32 - E 33 - D 34 - C 35 - B 36 - C 37 - C 38 - B 39 - C 40 - D 
41 - C 42 - D 43 - D 44 - E 45 - A 46 - E 47 - B 48 - B 49 - D 50 - B 
 
MÉDICO - ÁREA MEDICINA DA FAMÍLIA E COMUNIDADE 
1 - B 2 - E 3 - B 4 - C 5 - C 6 - E 7 - A 8 - A 9 - A 10 - B 
11 - E 12 - D 13 - C 14 - A 15 - B 16 - C 17 - D 18 - E 19 - E 20 - B 
 
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CARLOS 
Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoal 
Departamento de Gestão de Pessoas 
 
_________________________________________________________________________ 
Rua Episcopal – CEP: 13560-570 – São Carlos, SP 
Fone (16) 3362-1413/1428 
21 - C 22 - D 23 - A 24 - D 25 - E 26 - C 27 - B 28 - A 29 - B 30 - E 
31 - C 32 - D 33 - A 34 - B 35 - B 36 - A 37 - D 38 - D 39 - C 40 - C 
41 - E 42 - A 43 - E 44 - D 45 - C 46 - B 47 - E 48 - A 49 - D 50 - A 
 
MÉDICO - ÁREA OFTALMOLOGIA 
1 - B 2 - E 3 - B 4 - C 5 - C 6 - E 7 - A 8 - A 9 - A 10 - D 
11 - E 12 - D 13 - D 14 - C 15 - B 16 - B 17 - D 18 - E 19 - A 20 - C 
21 - D 22 - D 23 - D 24 - B 25 - A 26 - C 27 - A 28 - C 29 - E 30 - A 
31 - B 32 - B 33 - C 34 - A 35 - E 36 - B 37 - E 38 - C 39 - C 40 - D 
41 - E 42 - B 43 - E 44 - B 45 - E 46 - C 47 - A 48 - D 49 - A 50 - C 
 
MÉDICO - ÁREA REUMATOLOGIA 
1 - B 2 - E 3 - B 4 - C 5 - C 6 - E 7 - A 8 - A 9 - D 10 - E 
11 - B 12 - C 13 - D 14 - A 15 - C 16 - B 17 - A 18 - B 19 - B 20 - C 
21 - E 22 - D 23 - C 24 - A 25 - B 26 - E 27 - B 28 - E 29 - E 30 - A 
31 - A 32 - C 33 - B 34 - E 35 - C 36 - D 37 - C 38 - E 39 - A 40 - D 
41 - D 42 - A 43 - C 44 - A 45 - C 46 - B 47 - C 48 - B 49 - C 50 - D 
 
MÉDICO - ÁREA PSIQUIATRIA 
1 - B 2 - E 3 - B 4 - C 5 - C 6 - E 7 - A 8 - A 9 - E 10 - D 
11 - B 12 - A 13 - C 14 - C15 - C 16 - D 17 - E 18 - D 19 - C 20 - A 
21 - B 22 - D 23 - B 24 - A 25 - D 26 - A 27 - C 28 - A 29 - C 30 - E 
31 - B 32 - C 33 - D 34 - A 35 - B 36 - D 37 - B 38 - C 39 - A 40 - D 
41 - E 42 - B 43 - B 44 - C 45 - B 46 - A 47 - E 48 - D 49 - C 50 - D 
 
MÉDICO - ÁREA URGÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR FIXO E MÓVEL 
1 - B 2 - E 3 - B 4 - C 5 - C 6 - E 7 - A 8 - A 9 - A 10 - A 
11 - B 12 - B 13 - C 14 - C 15 - D 16 - E 17 - E 18 - D 19 - E 20 - A 
21 - D 22 - B 23 - C 24 - A 25 - B 26 - C 27 - E 28 - D 29 - C 30 - B 
31 - D 32 - C 33 - D 34 - E 35 - E 36 - C 37 - B 38 - A 39 - E 40 - A 
41 - B 42 - E 43 - B 44 - E 45 - C 46 - D 47 - C 48 - D 49 - A 50 - E 
 
 
São Carlos, 20 de junho de 2011. 
 
 
 
ANA MARIA CARLOS PONCE 
Secretária Municipal de Administração e Gestão de Pessoal 
 
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CARLOS 
Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoal 
Departamento de Gestão de Pessoas 
 
 
 
_________________________________________________________________________ 
Rua Episcopal – CEP: 13560-570 – São Carlos, SP 
Fone (16) 3362-1413/1428 
 COMUNICADO 
 
 
CONCURSOS PÚBLICOS Nºs 346 – CONTADOR, 347 – ENGENHEIRO ÁREA 
CIVIL , 348 – FISCAL DE TRIBUTOS E 349 – MONITOR ÁREA DANÇA 
 
 
A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de 
Administração e Gestão de Pessoal, torna público aos candidatos inscritos nos 
Concursos Públicos nºs 346 ao 349, os gabaritos referentes às Provas Objetivas 
realizadas em 19/06/11. 
Ficam reservados os dias 22 e 27/06/2011 para eventual interposição de 
recursos, devendo o candidato utilizar o campo próprio para recursos no endereço 
www.vunesp.com.br, na página específica do Concurso Público, e seguir as 
instruções ali contidas. 
Não será aceito recurso interposto por meio de fax, e-mail ou por qualquer 
outro meio além do previsto no edital. 
 
CONTADOR 
1 - B 2 - A 3 - C 4 - E 5 - A 6 - D 7 - B 8 - D 9 - E 10 - C 
11 - E 12 - C 13 - D 14 - C 15 - A 16 - E 17 - D 18 - A 19 - E 20 - B 
21 - C 22 - B 23 - C 24 - B 25 - E 26 - D 27 - C 28 - A 29 - D 30 - E 
31 - A 32 - D 33 - B 34 - C 35 - B 36 - E 37 - D 38 - A 39 - E 40 - E 
41 - C 42 - C 43 - D 44 - A 45 - A 46 - B 47 - A 48 - D 49 - E 50 - D 
 
ENGENHEIRO - ÁREA CIVIL 
1 - B 2 - A 3 - C 4 - E 5 - A 6 - D 7 - B 8 - D 9 - E 10 - C 
11 - E 12 - C 13 - D 14 - C 15 - A 16 - E 17 - D 18 - A 19 - E 20 - B 
21 - A 22 - B 23 - C 24 - D 25 - E 26 - A 27 - C 28 - B 29 - D 30 - E 
31 - A 32 - B 33 - C 34 - D 35 - E 36 - B 37 - B 38 - C 39 - D 40 - E 
41 - A 42 - D 43 - E 44 - E 45 - A 46 - A 47 - B 48 - A 49 - C 50 - D 
 
FISCAL DE TRIBUTOS 
1 - B 2 - A 3 - C 4 - E 5 - A 6 - D 7 - B 8 - D 9 - E 10 - C 
11 - E 12 - C 13 - D 14 - C 15 - A 16 - E 17 - D 18 - A 19 - E 20 - B 
 
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CARLOS 
Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoal 
Departamento de Gestão de Pessoas 
 
 
 
_________________________________________________________________________ 
Rua Episcopal – CEP: 13560-570 – São Carlos, SP 
Fone (16) 3362-1413/1428 
21 - D 22 - D 23 - E 24 - C 25 - A 26 - A 27 - D 28 - C 29 - D 30 - C 
31 - B 32 - E 33 - C 34 - C 35 - B 36 - C 37 - E 38 - B 39 - D 40 - A 
41 - B 42 - C 43 - E 44 - D 45 - B 46 - D 47 - A 48 - B 49 - E 50 - C 
 
MONITOR - ÁREA DANÇA 
1 - B 2 - A 3 - C 4 - E 5 - A 6 - D 7 - B 8 - D 9 - E 10 - C 
11 - E 12 - C 13 - D 14 - C 15 - A 16 - E 17 - D 18 - A 19 - E 20 - B 
21 - C 22 - E 23 - D 24 - A 25 - E 26 - B 27 - C 28 - B 29 - E 30 - A 
31 - D 32 - B 33 - C 34 - A 35 - A 36 - C 37 - D 38 - A 39 - C 40 - C 
41 - E 42 - D 43 - B 44 - C 45 - A 46 - E 47 - D 48 - B 49 - B 50 - D 
 
 
São Carlos, 20 de junho de 2011. 
 
 
 
 
ANA MARIA CARLOS PONCE 
Secretária Municipal de Administração e Gestão de Pessoal 
 
 
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CARLOS 
Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoal 
Departamento de Gestão de Pessoas 
 
 
_________________________________________________________________________ 
Rua Episcopal – CEP: 13560-570 – São Carlos, SP 
Fone (16) 3362-1413/1428 
 COMUNICADO 
 
 
CONCURSO PÚBLICO Nº 355 – TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO 
 
 
A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de 
Administração e Gestão de Pessoal, torna público aos candidatos inscritos no 
Concurso Público nº 355, o gabarito referente à Prova Objetiva realizada em 
19/06/11. 
Ficam reservados os dias 22 e 27/06/2011 para eventual interposição de 
recursos, devendo o candidato utilizar o campo próprio para recursos no endereço 
www.vunesp.com.br, na página específica do Concurso Público, e seguir as 
instruções ali contidas. 
Não será aceito recurso interposto por meio de fax, e-mail ou por qualquer 
outro meio além do previsto no edital. 
 
1 - B 2 - D 3 - C 4 - E 5 - A 6 - B 7 - E 8 - C 9 - D 10 - A 
11 - D 12 - B 13 - C 14 - A 15 - E 16 - C 17 - B 18 - E 19 - D 20 - A 
21 - C 22 - E 23 - A 24 - B 25 - D 26 - A 27 - E 28 - B 29 - D 30 - C 
31 - B 32 - A 33 - C 34 - E 35 - D 36 - E 37 - C 38 - B 39 - D 40 - A 
41 - D 42 - B 43 - A 44 - E 45 - E 46 - C 47 - E 48 - A 49 - B 50 - D 
 
 
 
São Carlos, 20 de junho de 2011. 
 
 
 
 
ANA MARIA CARLOS PONCE 
Secretária Municipal de Administração e Gestão de Pessoal

Mais conteúdos dessa disciplina