Buscar

Gabarito de Caso Concreto - Penal IV - 2013.1 - SEMANA 04

Prévia do material em texto

Gabarito de Caso Concreto – Penal IV – Prof. Leonardo Paradela – 2013.1 – SEMANA 04
Avaliação
A avaliação terá como premissa a resolução dos casos concretos constantes no plano de aula, ou seja, sua entrega tempestiva, participação no debate acerca do tema em sala de aula e, posterior aperfeiçoamento mediante a correção apresentada em sala pelo docente e, necessariamente, citações de doutrina e/ou jurisprudência pertinentes aos casos. 
   Seguem, abaixo, sugestões de temas/respostas a serem abordados pelo discente ao solucionar os casos concretos propostos.
 
Questão n.1
Sugestão de gabarito: As condutas de Walter Ivan e Roberto Jonas restarão tipificadas no art. 333, parágrafo único, na forma do art. 29, caput, ambos do Código Penal. Com relação à conduta de Antunes Júnior, será tipificada como incursa no art. 317, § 1°, do Código Penal.
     Ainda sobre tema, importante salientar que o delito de corrupção ativa consuma-se no momento em que o oferecimento ou promessa de vantagem chega a conhecimento do funcionário público sendo, desnecessário que ele o aceite ou receba. Em outras palavras significa dizer que os delitos de corrupção ativa e passiva nem sempre ocorrerão concomitantemente. Como bem assevera Fernando Capez a corrupção não é, necessariamente, crime bilateral de modo a ensejar três possíveis situações fáticas: corrupção ativa sem a passiva; corrupção passiva sem a ativa e corrupção ativa e passiva (op.cit. p. 579).
     Acerca do tema, cabe transcrever ementa de decisão proferida, em sede de Apelação Criminal, pela Quarta Câmara Criminal do Egrégio Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul in verbis:
 
EMENTA.APELAÇÃO-CRIME. CORRUPÇÃO ATIVA E PASSIVA. Policial civil que recebe vantagem indevida para omitir ato de ofício e fornecer informações privilegiadas para exploradores de atividades ilícitas relacionadas a jogos de azar. PERDA DA FUNÇÃO PÚBLICA. Efeito da condenação igual ou superior a um ano por crime cometido com violação de dever para com a Administração Pública. Condenação mantida. Pena alterada. Apelos parcialmente providos. Unânime. (Apelação Crime Nº 70028614121, Quarta Câmara Criminal, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Aristides Pedroso de Albuquerque Neto, Julgado em 13/08/2009)
 
Questão n.2
 
Sugestão de gabarito: Na questão em exame a conduta de Hélio Volmir restará tipificada como incursa nas sanções dos art. 334, § 1º, “d”, na forma do § 2º deste dispositivo, todos do Código Penal. 
 
Questão n.3
 
Letra correta: letra D .

Continue navegando