Buscar

Ad2 de protostomados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ad2 de protostomados.
Questão 1 
a) O exoesqueleto é uma estrutura secretada pela epiderme que cobre o corpo de muitos animais e protistas. É composto por proteínas, lipídeos, carbonato de cálcio. Sua função é proteger de forma eficiente o corpo sem sacrificar a mobilidade e agilidade do animal. 
b) Muda é um processo no qual o citoesqueleto solta-se periodicamente, isso permite que o animal cresça em um novo citoesqueleto.
 Questão 2
São características: celoma reduzido, hemocele e sistema circulatório aberto, apêndices ventrolaterais, perda dos cílios ectodérmicos.
Questão 3
A) Túbulos de Malpighi- os elementos que vão ser excretados passam do sangue para os túbulos, dos túbulos para o tubo digestivo e então vão ser eliminados junto com as fezes. Glândulas coxiais– os elementos que serão excretados passam do sangue para as projeções saculiformes e vão ser eliminados pelos poros. Glândulas antenais – liberam resíduos na base das antenas
B) Insetos, aracnídeos, crustáceos, quilópodes, diplópodes. 
Questão 4
Ametabolia: ocorre quando não há nenhuma mudança na forma, quando o inseto se liberta do ovo, fica semelhante na sua forma adulta, mesmo que seus órgãos sexuais não estejam desenvolvidos.
Hemimetabolia: metamorfose incompleta. Apresenta fases jovens que são chamadas de ninfas. Nessas fases apresentam formas menores e diferentes da sua fase adulta com asas e sistema reprodutor não desenvolvido.
Holometabolia: metamorfose completa, apresentando formas imaturas diferentes das adultas. Como por exemplo hábito alimentar. Quando o inseto se liberta do ovo, as larvas ou lagartas vão se alimentando para crescerem até chegar fase pupa, para depois se transformarem em adultos.
Questão 5
Diplopoda + Pauropoda: presença de gnatoquilário, tendência a diplossegmentos, perda da 2ª maxila e primeiro segmento do tronco formando um colo. 
Chilopoda + Symphyla: presença de garra de veneno e Fusão mediana da maxila. 
Questão 6
A reprodução pode acontecer de forma internamente ou quando a fêmea libera ovos. O desenvolvimento é de forma direta, sem presença de larva ou metamorfose. Os aracnídeos ao nascerem são pequenos e o exoesqueleto não é firme. Esses animais passam por diversas mudanças até crescerem, tendo um diformismo sexual, então podem apresentar na forma de ovíparos ou vivíparos. Em certas espécies de aranhas, os machos fazem a corte para a fêmea e permanecem ao seu lado, onde transfere espermatóforo, as fêmeas então o recolhe e levam até seu gonóporo. Quando já fertilizados os ovos eles eclodem e as fêmeas liberam filhotes imaturos. Em escorpiões a fêmea é vivípara, ou seja, carrega os ovos fertilizados dentro do corpo, quando nascem, em certos casos os filhotes de escorpiões são carregados nas costas da mãe até passarem pela 1ª muda.
Referencias
Ventura, Carlos Renato Rezende Diversidade biológica dos Protostomados. v.2. / Carlos Renato Rezende Ventura – 2.ed. – Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010. 239p.; 19 x 26,5 cm. ISBN: 85-7648-002-6 1. Protostomados. 2. Filo arthropoda. I. Mello-Patiu, Cátia A.. II. Mejdalani, Gabriel. III. Título.

Continue navegando