Buscar

LEIS DO GOVERNO DE GEISEL

Prévia do material em texto

LEIS DO GOVERNO DE GEISEL
Lei Falcão
Determinava que os candidatos poderiam divulgar apenas seu nome, sua fotografia e sua chapa na campanha eleitoral da TV. Ou seja, os candidatos não tinham oportunidade de expressar suas ideias nem de fazer críticas aos graves problemas sociais que existiam no Brasil.
Pacote De Abril
Um conjunto de medidas autoritárias com o objetivo de garantir o controle do Poder Legislativo pela ditadura. A mais significativa delas instituiu que um terço do Senado deveria ser escolhido por eleições indiretas, dando origem à denominação senadores “biônicos”.
De modo geral, os objetivos do Pacote de Abril eram: garantir que a maioria do Senado fosse composta de representantes do governo, e não do MDB; promover eleições indiretas para governador; ampliar os cargos de deputados e senadores para os estados em que a Arena tinha maior influência política; e estender o mandato presidencial para seis anos.
A partir de 1974, houve um crescimento da oposição à ditadura. As denúncias das violações aos direitos humanos começaram a aparecer, e entidades que apoiaram o golpe de 1964 passaram a defender a redemocratização brasileira.
Nesse contexto, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e as universidades tiveram um importante papel na mobilização política pelo fim da ditadura.
Tanto a Lei Falcão quanto o Pacote de Abril podem ser considerados medidas que representaram um retrocesso político, pois pretenderam inibir a liberdade de expressão e manter o controle do governo sobre o Poder Legislativo.
Diversos grupos sociais se organizaram na campanha pela anistia aos presos e aos exilados políticos, formando comitês pelo Brasil e realizando manifestações a favor da criação da lei. O objetivo era que todos os prisioneiros políticos fossem libertados e que os exilados, aqueles que foram expulsos do Brasil, pudessem retornar.
Fim Do AI-5
O governo Geisel, com o objetivo de garantir que o seu projeto de abertura política fosse colocado em prática, de forma “lenta, gradual e segura”, determinou o fim do AI-5 em 13 de outubro de 1978. Contudo, a revogação só começou a valer a partir de 1o de janeiro de 1979.
Novo Sindicalismo
Movimento que impulsionou os trabalhadores a buscar maior participação política por meio das greves e da formação de organizações, como o Partido dos Trabalhadores (PT) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Essa foi um importante conquista dos movimentos sociais e políticos para o início da abertura do regime militar. A partir de 1979, o presidente deixou de ter o direito de fechar o Congresso. Isso significava a diminuição da interferência militar no Poder Legislativo. Além disso, o fim da censura e o restabelecimento do habeas corpus para crimes políticos foram importantes medidas que garantiram a liberdade de expressão. Assim, a revogação do AI-5 pode ser considerada o primeiro passo para o processo de redemocratização do Brasil.

Continue navegando