Buscar

Introdução à Fisiologia

Prévia do material em texto

CBF ACADEMY
	
LICENÇA B - RECIFE
ALUNO: RODRIGO FONSECA REIS
Introdução à Fisiologia e Ao Treinamento Esportivo
1 - Caracterize o Futebol em termos de demandas energéticas de um jogo convencional, independente da posição (desconsiderando o goleiro).
R: O sistema aeróbio é preponderante dentro do futebol, entretanto há também outros sistemas que fazem parte dentro de um jogo. O jogador percorre dentro de um jogo cerca de 10 a 12 km. Sendo o futebol o esporte que mais apresenta variações motoras de alta demanda de ATP, porém o sistema anaeróbio entra em ação em curtos espaços, cito como exemplo quando o jogador vai de encontro na bola aérea. Gasto energético durante um jogo é entorno de 4,8 calorias por minuto .
2 -Como podemos conduzir uma resposta, de forma bem prática, a um preparador físico ou atleta que fala o seguinte questionamento:
- Podemos fazer um treino regenerativo para remover o Lactato?
R: A dor muscular tardia não tem nada a ver com o acumulo e remoção do lactato, a produção de lactato tem relação com a intensidade do exercício no momento de sua execução, sendo que seu aumento também está associado ao aumento nas concentrações de íons H+ na musculatura. Esses íons reduzem o PH local e ativam alguns neurônios sensórios que estimulam a sensação de dor (queimação).
3 - Quais os principais fatores devem ser levados em consideração quando utilizamos a FC como variável para avaliação e monitoramento da carga de treinamento?
R: Medida da frequência cardíaca máxima, Temperatura e ambiente, Aspectos Psicológicos e Velocidade de resposta.
4 - O que parece que a mídia apresenta quando realiza uma reportagem como essa? O conteúdo abordado está correto?
R: A TV aborda somente que o CK afirma se jogador encontra-se cansado ou não, entretanto diz que esta acertado ou não de haver lesão muscular. É uma ferramenta de suma importância, porém existe diversas formas e métodos para analisar como escalas, fotos e termografia
5 - Descreva como em um treino de futebol a interdependência volume intensidade pode se manifestar.
R: Está diretamente ligado ao Princípio da Sobrecarga, pois o aumento limitado das cargas de trabalho é um fator que melhora a performance desportiva do atleta. Esse aumento de cargas de trabalho é feito por conta do volume e devido a intensidade do exercício. Os atletas de grande rendimento estão referenciados a uma grande intensidade e volume durante o treino, ou seja, estão sujeitos a uma carga de trabalho elevada, mas sempre adequada a fase de treino. Existe uma relação entre o volume e intensidade de treino; as duas variáveis estão ligadas entre si, mas o aumento dos estímulos de uma dessas variáveis, pode causar a diminuição de estímulos da outra variável.

Continue navegando

Outros materiais