Buscar

Abrangência e níveis de aplicação da Psicologia da Saúde - fichamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Capítulo 2
Abrangência e níveis de aplicação da Psicologia da Saúde
	O texto esclarece a distinção em Promoção da Saúde X Prevenção da Saúde, o tema deste artigo é a importância da atuação do psicólogo ao nível da promoção da saúde e das intervenções que lhe são pertinentes no contexto da saúde pública coletiva. A ação de promoção e prevenção de doenças nada mais é do que um conjunto de ações destinadas a proteger e manter a saúde a fim de construir uma melhor qualidade de vida para as pessoas, além de apresentar a educação como principal estratégia para a busca de hábitos mais saudáveis.
 	A promoção da saúde refere-se às ações ocorridas anteriormente, a prevenção, por seu caráter educativo e social, buscando assistência profissional por meio das demandas detectadas, para que a população possa prevenir o início da doença. A prevenção em saúde ocorre quando já existe uma situação epidemiológica na área, com profissionais interessados ​​em reduzir a prevalência de casos e possível encaminhamento para atenção secundária.
	A prevenção primária e a intervenção ocorrem nos serviços que se enquadram nesse nível de atenção. Atua na atenção básica (forma equipes e atua em unidades básicas de saúde domiciliar e postos de saúde); cabe ao departamento mapear sua área, identificar questões epidemiológicas e assim desenvolver hábitos saudáveis, conscientizá-los e responsabilizá-los por sua saúde e desenvolver sua autonomia. Os principais tipos de intervenções são: atender os pacientes com aconselhamento inicial; exibir saúde geral; desenvolver e programar programas de promoção e educação em saúde; propor programas para humanizar a qualidade do atendimento; pesquisar perfis epidemiológicos; grupos; intervenções multidisciplinares; apoiar profissionais de escolas da comunidade; fazer encaminhamentos.
	Prevenção e intervenções secundárias: A assistência profissional é a intervenção primária. Atender usuários em outros níveis ajuda a fornecer a eles o tratamento mais direcionado. Os psicólogos se concentram em questões de saúde mental, como intervir quando apropriado. A intervenção secundária é o campo tradicional, mais conhecido e desenvolvido nos campos da psicologia e da medicina profissional, geral. Na psicologia, eles têm uma sólida base teórico/prática em psicologia clínica. Ou seja, os campos e técnicas utilizadas são mais tradicionalmente desenvolvidos, como a psicoterapia. Nesse sentido, o trabalho realizado é: prestar atendimento psicoterapêutico; realizar diagnóstico psicológico diferencial; elaborar pareceres psicológicos, realizar testes psicológicos; propor atividades de apoio social junto com a equipe multidisciplinar; trabalho multidisciplinar; encaminhamentos; elaboração de plano de saúde; Reunir e aplicar conhecimentos de neuropsicologia.
	A intervenção terciária dentro da psicologia da saúde tem a pesquisa como uma de suas atividades mais importantes. Os psicólogos da saúde investigam os fatores biopsicossociais que intervêm na etiologia dos problemas de saúde e analisam como os ambientes socioculturais afetam a saúde/doença/cuidado/vida/morte por meio do estilo de vida. A epidemiologia fornece dados sobre a prevalência e incidência de doenças. A prevalência refere-se ao número total de casos de uma determinada doença em uma determinada população em um determinado período de tempo. A taxa de incidência representa a frequência de novos casos em um determinado período de tempo. A prevalência e a incidência de doenças são processos definidos de forma muito restrita, e compreendê-los é fundamental para o estudo da psicologia da saúde.
	Uma das principais atividades da Intervenção Terciária em Psicologia da Saúde são a investigação e pesquisa. Os psicólogos da saúde estudam os fatores biopsicossociais que intervêm na etiologia dos problemas de saúde e analisam como o ambiente sociocultural afeta a saúde e doença, cuidado, vida e morte por meio do estilo de vida. A epidemiologia fornece dados sobre a prevalência e incidência de doenças. Prevalência é o número total de casos de uma determinada doença em uma determinada população durante um período de tempo. A taxa de incidência representa a frequência de novos casos durante um período de tempo. A prevalência e a incidência de doenças são processos definidos de forma muito restrita, e compreendê-los é fundamental para o estudo da psicologia da saúde.