Buscar

Atividade 3 - Materiais Para Engenharia Mecanica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caro(a) estudante,
No decorrer desta unidade, vimos a importância do entendimento do comportamento dos aços para, então, conseguirmos diferenciar os aços carbono. Vimos que os aços carbonos são classificados em aços de baixo teor de carbono, aço de médio teor de carbono e aço de alto teor de carbono. Foi visto como a estrutura cristalina, defeitos, microestrutura, composição, dentre outros aspectos irão influenciar nas propriedades e, consequentemente, nas aplicações desses materiais. Vimos também que os ferros fundidos podem ser classificados em ferros fundidos branco, ferro fundido cinzento, ferro fundido maleável, ferro fundido nodular e ferro fundido vermicular. Além disso, vimos as principais diferenças entre os ferros fundidos, destacando suas principais propriedades e aplicações.
Proposta
 A diferença entre os aços carbono;
Aço carbono é uma liga metálica amplamente utilizada na área de engenharia,construção civil e indústria automobilística por exemplo.Chamada de aço carbono por ter em sua composição elementos como o ferro e o carbono entre outros,que de acordo com suas proporções geram as especificações e aplicações para cada liga metálica.A principal diferença está na quantidade de carbono aplicada em cada liga que confere a este metal suas características que variam de dureza,ductibilidade,maleabilidade,resistência a temperaturas,tração,entre outras de acordo com sua necessidade de aplicação.Podem ser subdivididios em Baixo Teor de Carbono,Médio e Alto Teor de Carbono,cada um de acordo com suas especificações e aplicações.
 A diferença entre os tipos de ferros fundidos;
A diferença entre o aço e o ferro fundido é o teor do carbono que acaba proporcionando diferentes características e usos para aquele material. O aço possui em sua composição uma variação no carbono que varia de 0,008% a 2,11%. Já o ferro fundido, o teor do carbono está entre 2,11% e 6,67%.
Os FoFos(Ferros Fundidos)são dividos de acordo com a microestruturas da grafita utilizada em sua matriz,e que são visíveis na superfícies quando há a fratura. 
Ferro Fundido Branco-Quando fraturado apresenta cor esbranquiçada,por ser um material maleável é bastante utilizado em peças submetidas e compressão e atrito,porém é praticamente impossível o trabalho de soldagem.
Ferro Fundido Cinzento-Quando fraturado apresenta formato de lamelas, tem sua microestrutura com matriz perlítica contendo uma pequena porção de ferrita e destaca-se que o carbono, durante o seu processo de fabricação, solidifica-se no formato de grafita.Tem grande resistência ao desgaste, e pelo formato das lamelas da grafita que funcionam como concentradores de tensões tem como principais aplicações: discos de freios, engrenagens de grandes dimensões, blocos de motores.
Ferro Fundido Nodular-Possuem esse nome devido a sua grafita apresentar formato esferoidal,apresenta maior resistência mecânica e maior facilidade de soldagem,suas características se aproximam do aço carbono por conta da sua maleabilidade ampliando sua utilização mecânica.
Ferro Fundido Maleável-Esse tipo de liga é produzido através de fundidos brancos, nos quais os FoFos brancos são submetidos a um tratamento térmico de maleabilização, apresentam boa usinabilidade e ductilidade, além de apresentarem alta tenacidade,fazendo com que suas principais aplicações sejam: peças sujeitas a alta temperatura, juntas, conexões e pequenas ferramentas.
Ferro Fundido Vermicular- Obtidos através da adição de titânio na composição do ferro fundido nodular,conferindo a este metal as propriedades de alta tenacidade, ductilidade, resistência e maior resistência à fadiga, quando comparados aos ferros fundidos cinzentos. Suas principais aplicações são: blocos de motores, discos de trens para alta velocidade, dentre outros.
Por fim, correlacione a quantidade de carbono dos aços carbono com a quantidade de carbono dos ferros fundidos, mostrando a principal diferença entre eles e o disso impacto nas propriedades mecânicas;
A principal diferença entre o aço e o ferro fundido é o teor do carbono que acaba proporcionando diferentes características e usos para aquele material. Os aços podem passar por processos de endurecimento,revenimento,e processos de têmpera para alterar suas capacidades e entre os ferros fundidos somente o branco consegue ter algum tratamento desse tipo para torna lo maleável.O aço possui em sua composição uma variação no carbono que varia de 0,008% a 2,11%. Já o ferro fundido, o teor do carbono está entre 2,11% e 6,67%,o que inviabiliza alguns processos como soldas ou qualque tratamento de têmpera para alterear suas qualidades ou funcionalidades.O aço justamente por possuir menor teor de carbono é um material mais dúctil (flexível) e permite a sua modelagem através de processos como forjamento, laminação e extrusão, além de fundição, ainda possui a capacidade de deformação visível antes de fraturar. Já o ferro fundido devido a sua alta concentração de carbono, precisam ser fabricados em processos de fundição e usinagem que tem os materiais adicionados em um forno de fusão e elevados a temperaturas superiores a 1.200 °C.O fato é que todos tem aplicabilidade,basta verificar qual a melhor forma de utilizar essas aplicações no intuito de melhorar a qualidade,durabilidade,desgaste e segurança nos projetos.

Continue navegando