Buscar

Prova Online - ANATOMIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: ANATOMIA
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
O atlas é a primeira vértebra cervical, sendo responsável por formar a articulação com o crânio. Para realizar essa função, possui forma semelhante à de um anel, não possui corpo vertebral e, em vez disso, tem massas laterais capazes de suportar o peso do crânio. Essas características que tornam a vértebra diferenciada fazem com que o atlas seja classificado como:
d) uma vértebra atípica. 
QUESTÃO 2
Gustavo adora motocicletas, porém, embora saiba que não é certo, ele não gosta de utilizar capacete. Infelizmente, após uma chuva, sua moto derrapou e, por não se proteger adequadamente, Gustavo bateu a cabeça no asfalto e sofreu traumatismo craniano na região parietal. Graças à estrutura óssea diferenciada do crânio, Gustavo se recuperou muito bem desse trauma. 
Essa estrutura óssea mencionada apresenta duas lâminas de osso compacto entre uma camada de osso esponjoso, oferecendo maior proteção ao encéfalo. Que nomenclatura é conferida a esse tipo de estrutura óssea?
b) Díploe.
QUESTÃO 3
Os pulmões direito e esquerdo são os órgãos especializados da respiração. Para que realizem as funções de trocas gasosas, é necessário que cada pulmão seja ventilado, ou seja, receba ar proveniente da atmosfera. As zonas de condução são as responsáveis pelo trajeto desse ar até a zona respiratória propriamente dita. A traqueia marca o início da zona de condução nas vias aéreas inferiores e a partir dela temos, em sequência:
a) brônquios principais, brônquios lobares, brônquios segmentares e bronquíolos terminais. 
QUESTÃO 4
Os termos de relação e comparação descrevem a posição relativa entre estruturas anatômicas. De acordo com esses termos, como são classificados o dedo mínimo em relação ao polegar e os ossos em relação à pele, respectivamente? 
c) Medial e profundos. 
QUESTÃO 5
A estrutura interna do coração é extremamente especializada. Podemos observar as aberturas das veias e artérias que chegam ou saem do coração, as válvulas das valvas que impedem o refluxo sanguíneo, além de muitas outras estruturas responsáveis pelo bom funcionamento cardíaco. Observe a imagem a seguir e marque a alternativa que apresenta a nomenclatura das estruturas relacionadas ao fechamento das valvas atrioventriculares.
a) Músculos papilares e cordas tendíneas. 
QUESTÃO 6
Um dos efeitos colaterais do uso crônico de corticoides é a inibição da liberação do hormônio adrenocorticotrófico pela adeno-hipófise. Sem esse hormônio, o seu órgão-alvo acaba sofrendo atrofia e ficando com sua função prejudicada. Qual é o órgão-alvo da corticotrofina? 
e) Suprarrenal
QUESTÃO 7
Os músculos que realizam os movimentos dos membros superiores estão geralmente localizados nas regiões do próprio membro superior, ou seja, no ombro, no braço, no antebraço e na mão. Entretanto, existem importantes músculos na região torácica e dorsal que se inserem no membro superior, auxiliando a musculatura principal a realizar movimentos diversos. São os chamados músculos toracoapendiculares e alguns deles estão apresentados em uma das alternativas a seguir. Assinale-a.
a) M. latíssimo do dorso e m. peitoral maior. 
QUESTÃO 8
A bexiga urinária é um órgão predominantemente muscular capaz de se contrair para eliminar a urina e relaxar para permitir seu enchimento. Tanto nos homens quanto nas mulheres, o colo da bexiga urinária forma a abertura inicial da uretra, que é circundada por um espessamento do músculo liso da bexiga urinária. Involuntariamente, essa parte da musculatura é mantida contraída para permitir o enchimento do órgão. A abertura e a parte da musculatura a que nos referimos são:
d) óstio interno da uretra e músculo esfíncter interno da uretra.
Parte inferior do formulário

Continue navegando