Buscar

Fundamentos da Economia AT1

Prévia do material em texto

Fonte:VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. 4º ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 10
Dessa forma, considerando a sua análise sobre a forma como famílias e empresas interagem, pede-se que seja desenvolvido um texto explicando essa interação, descrevendo, dessa maneira, o funcionamento dos fluxos real e monetário da economia.
Nos dias de hoje temos 2 agentes econômicos responsáveis por tomar de decisões no sistema econômico Família e Empresas, podemos observar que a interação dos agentes econômicos se em dois tipos de mercados: Os fatores de Produção e Bens e serviços e efetiva dois fluxos real e monetário. 
O Fluxo real representa o processo de satisfação das necessidades, que seria a produção e a distribuição de Bens e serviços, ao observamos o fluxo real ele assume um papel duplo: As Famílias demandam bens e serviços e também ofertam fatores de produção, já as empresas demandam esses fatores de produção para o ofertar Bens e serviços. 
Nesse sentindo podemos descrever o fluxo real da seguinte forma: 
As Empresas alocam os fatores de produção ofertados pelas famílias em processos produtivos, nos quais o resultado será a produção de bens e serviços. 
Para que o fluxo real venha suprir as necessidades humanas em um sistema econômico a necessidade do estabelecimento do fluxo monetário: ninguém “trabalha” de graça, assim como nenhum produto é gratuito. 
Então significa que, quando as famílias ofertam os fatores de produção as empresas elas cobram a contrapartida quer seria a remuneração, sendo assim trabalhadores ganham salários, arrendatários aluguel, capitalistas juros ou lucro, essa renda que é recebida acaba sendo usada para Bens e serviços. Logo, o que as famílias gastam acabam se tornando receita para as empresas, que é chamada economia de fluxo de mercado .

Continue navegando