Buscar

LITERATURA20INFANTIL-1

Prévia do material em texto

O PAPEL DA FAMÍLIA, DA ESCOLA E DA SOCIEDADE NA PROMOÇÃO DA LEITURA INCLUINDO: LEITURA E FORMAÇÃO
Aline Andrade Santos de Souza
	Matrícula:01493607
	Pedagogia
O ato da leitura é processo complexo é tanto uma atividade cognitiva, quanto uma atividade social. Ao observarmos as inúmeras revoluções tecnológicas, impedir o desinteresse pelos livros tornou-se missão de todos: a família, da escola e da sociedade.
Cabe a família o importante papel de promover os primeiros contatos das crianças com os livros, contribuindo com o desenvolvimento no processo de aprendizagem, ampliando os horizontes na obtenção de conhecimento. Ao ler o indivíduo executa suas funções mentais, passa a perceber o mundo, a levantar hipóteses, localizar informações.
Nunca é demais lembrar que a prática da leitura é princípio de cidadania, ou seja, leitor cidadão pelas diferentes práticas de leitura, pode ficar sabendo quais são suas obrigações e também pode defender os seus direitos, além de ficar aberto as conquistas de outros direitos necessários para uma sociedade justa democrática feliz ( Silva 2003, p24)
A leitura promove a interação do indivíduo com a sociedade incluindo e sendo promotora de novas ideias, no ambiente escolar os profissionais da educação tem como missão, além de fornecer a execução do currículo, nutrir nos educando o interesse pela leitura, formando assim leitores competentes com uma visão globalizada e crítica sobre a sociedade que estão inseridos.
Orlandi 1995, a leitura em seu objeto, o texto fonte de sapiência da realidade, além de conectar sala de aula e sociedade, é revelação ideológica reificando o ambiente escolar caminho condutor para inovação das linguagens.
São vastos os estímulos e motivação que o hábito da leitura fornece ao indivíduo formando seu potencial cultural, gerando evolução na sua percepção do mundo.
Referências
AGUIAR, Vanda T. O leitor competente à luz da teoria da literatura. Revista Tempo 
Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 124, v. 5/6, p.23-34, jan./mar. 1996.
LAJOLO, Marisa. A formação do leitor no Brasil. São Paulo: Ática, 1996.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 29. Ed. São 
Paulo: Cortez, 1994.

Continue navegando