Logo Passei Direto
Buscar

AOL3 ANALISE SAUDE AMBIENTAL UNINASSAU

User badge image
Ana S

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “Nos séculos XVIII e XIX, as análises químicas eram realizadas quase exclusivamente por processos gravimétricos e volumétricos. Entretanto, a partir de 1920, a análise quantitativa foi se enriquecendo com a introdução de métodos baseados na medida de propriedades físicas (ópticas, elétricas, térmicas, entre outras) com o uso de instrumentos apropriados, mais complexos que os requeridos pela gravimetria e/ou volumetria.” Fonte: TERRA, J. Sobre o desenvolvimento da análise volumétrica e algumas aplicações atuais. Química Nova, Campinas, v. 28, n. 1, p. 167, 2005. Considerando essas informações e conteúdo estudado sobre análise ambiental, pode-se afirmar que tem relação com a equação fundamental da volumetria:
a equivalência entre o volume e a normalidade de duas soluções.
o equivalente-grama, que equivale à normalidade dividida pelo volume.
a relação matemática entre dois analitos.
a normalidade com um valor final de 3,1419.
a equivalência entre a área de base do balão e a normalidade das soluções.

Leia o trecho a seguir: “Os VOCs constituem uma ampla faixa de substâncias tóxicas, que incluem hidrocarbonetos, olefinas, aromáticos e moléculas contendo oxigênio, nitrogênio, enxofre e halogênio, e cuja pressão de vapor, na temperatura ambiente, é maior que 0,01 psia (0,0007 atm) e ponto de ebulição de até 260°C. A maior parte dos compostos orgânicos com menos de 12 átomos de carbono são considerados VOCs.” Fonte: BELEM, C. P. et al. Redução da emissão de VOCs durante carga e descarga de hidrocarbonetos líquidos em indústrias petroquímicas. Revista da Graduação, [s.l.], v. 1, n. 2, p. 2, 2008.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre compostos orgânicos voláteis e suas técnicas de controle de emissão, analise as afirmativas a seguir:
I. Os compostos orgânicos voláteis podem ser emitidos por fonte naturais e por fontes antropogênicas.
II. As emissões dos COVs são monitoradas e controladas após atingirem as camadas mais altas da atmosfera.
III. O carvão ativado é utilizado no controle das emissões de COVs, porque possui características físico-químicas que lhes confere alta adsorção.
IV. Nos adsorvedores de leito fixo de carvão ativado, a saída de gás limpo ocorre antes do filtro de particulados.
II e III.
I, II e IV.
I e III.
III e IV.
Incorreta: I e II.

Leia o trecho a seguir: “A Portaria nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre o padrão de potabilidade das águas, recomenda que o pH (potencial hidrogeniônico) da água própria para consumo seja mantido na faixa de 6,0 a 9,5. Nenhuma das marcas analisadas no Laboratório de Recursos Hídricos do Instituto de Geociências da UFPA está dentro deste padrão. Elas variam o pH entre 3 a 4,5, o que caracteriza águas ácidas, portanto, impróprias para consumo.” Fonte: PINTO, W. Acidez das águas minerais comprovadas. Jornal Beira do Rio, Belém, jan.-fev. 2013.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre volumetria, analise as afirmativas a seguir:
I. A quantidade de gás carbônico dissolvido e a oxidação de sulfetos estão entre os principais responsáveis pela neutralidade das águas.
II. A reação de titulação por volumetria de neutralização é o fundamento química que embasa a determinação da acidez da água.
III. O método que determina a acidez da água tem como titulante o hidróxido de sódio a 0,01 N.
IV. A acidez da água é um dos parâmetros utilizados na determinação da potabilidade para consumo humano.
II e IV.
I, III e IV.
I e II.
II e III.

Leia o trecho a seguir: “Os métodos volumétricos são um grupo de procedimentos quantitativos baseados na determinação da concentração de um constituinte de uma amostra a partir de uma reação, em solução, deste com um reagente de concentração conhecida, acompanhada pela medida de quantidades discretas de solução adicionada.” Fonte: TERRA, J. Sobre o desenvolvimento da análise volumétrica e algumas aplicações atuais. Química Nova, Campinas, v. 28, n. 1, p. 166, 2005.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análise ambiental e volumetria, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) É chamado de analito o material ou a substância que se deseja quantificar na amostra.
II. ( ) É chamado de titulação o processo de adição de quantidades discretas de um dos reagentes.
III. ( ) É chamada de solução-padrão aquela que foi obtida a partir da extração da amostra.
IV. ( ) É chamado de titulante o analito, e de titulado o reagente usado na solução-padrão.
V. ( ) É chamado de indicador uma substância química que tornará visualizável o momento em que a titulação chega ao fim.
V, V, F, F, V.
F, F, F, V, V.
V, F, F, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, F.

Leia o trecho a seguir: “Os principais indicadores de acidez utilizados para recomendação de calagem no Brasil são: o pH em água, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina (RS/SC); a saturação por bases, em São Paulo e em alguns Estados vizinhos; o teor de alumínio (Al) trocável, nos Estados do Nordeste, Norte e parte do Centro-Oeste; e o teor de Al, cálcio (Ca) e magnésio (Mg) trocáveis, na região de Cerrado. Os métodos para determinação da quantidade de corretivo são, respectivamente, o índice SMP, a saturação por bases da CTC a pH 7,0, a neutralização do Al trocável e o teor de Ca e de Mg trocáveis do solo.” Fonte: NICOLODI, M. Indicadores da acidez do solo para recomendação de calagem no sistema plantio direto. Revista Brasileira de Ciências do Solo, [s.l.], v. 32, p. 238, 2008.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre volumetria, analise as afirmativas a seguir:
I. O intemperismo excessivo e o desmatamento são fatores que favorecem o aumento da acidez do solo.
II. O valor de pH representa a concentração de íons H+ na solução do solo, variando de 0 a 7.
III. Nas determinações de pH, serão medidos o potencial eletrônico, por meio de eletrodo combinado em condições sólido:sólido.
IV. As metodologias de análise do pH são determinações em água, cloreto de potássio, cloreto de cálcio e SMP.
I e II.
I e IV.
I, III e IV.
II e IV.

Leia o trecho a seguir: “A acidificação dos oceanos terá diferentes efeitos em diferentes plantas e animais marinhos. Muitas ervas marinhas e algas que dependem de CO2 para produzir energia podem se beneficiar do alto níveis de CO2 do oceano. No entanto, outros organismos marinhos terão mais dificuldade em sobreviver em um oceano mais ácido, particularmente aqueles com conchas e esqueletos delicados, que podem se dissolver mais facilmente quando a água do mar se torna mais corrosiva.”
Considerando as informações e conteúdo estudado sobre análise ambiental, pode-se afirmar que as análises das águas podem ser agrupadas em:
coliformes, bactérias heterotróficas, Escheriquia coli e físico-química.
titulometria, volumetria, gravimetria e combustão.
potenciometria, condutometria e eletroquímicas.
física, químicas, eletroquímicas, cromatográfica (gasosa e líquida).
condutividade elétrica, cromatografia e espectrofotometria ou combustão.

Leia o trecho a seguir: “Existem várias estratégias de controle de emissões de COVs. A mais desejável é melhorar o processo, de modo a minimizar a emissão, atuando na fonte. Essas técnicas são classificadas, basicamente, em dois diferentes grupos: o de controle na fonte e de tecnologia adicional de controle para regular a emissão.” Fonte: BELEM, C. P. et al. Redução da emissão de VOCs durante carga e descarga de hidrocarbonetos líquidos em indústrias petroquímicas. Revista da Graduação, [s.l.], v. 1, n. 2, p. 3, 2008.
Considerando a importância dos compostos orgânicos voláteis, analise as ferramentas a seguir e as associe a suas respectivas características:
1) Biofiltro.
2) Destruição.
3) Remoção.
4) Adsorção.
5) Absorção.
3, 2, 4, 1, 5.
3, 1, 5, 2, 4.
4, 5, 2, 1, 3.
2, 4, 3, 5, 4.
5, 3, 1, 4, 2.

Leia o trecho a seguir: “Além de reduzir a qualidade do sêmen, o metal, o calor e pH baixo afetam o desenvolvimento dos peixes bebês tanto no estágio embrionário (ainda dentro dos ovos) quanto no estágio larval (depois que os ovos eclodem). Os machos que vivem em águas com níveis anormais de alumínio têm dificuldades em fecundar os ovos. Quando a fertilização é bem-sucedida, o número de ovos que efetivamente eclode é menor, e o número de larvas com malformações aumenta.” Fonte: VAIANO, B. Alumínio na água afeta sêmen e causa malformações em embriões de peixe. Superinteressante, [s.l.], nov. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre volumetria, analise as afirmativas a seguir:
I. A Portaria nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011, e a Resolução do CONAMA n° 357 de 2005 auxiliam no controle da qualidade da água.
II. Coliformes totais e termotolerantes, contagem de bactérias heterotróficas e Escheriquia coli. são exemplos de análises microbiológicas.
III. Fatores como precisão, sensibilidade, repetibilidade, segurança e custo devem ser considerados na escolha do método de análise da água.
IV. Alcalinidade total, pH, cor, alumínio, turbidez, fluoretos e ensaio de coagulação são exemplos de análises feitas em água salgada.
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
II e IV.
I e II.

Leia o trecho a seguir: “Entre os ácidos orgânicos, o ácido benzoico é o mais importante ácido carboxílico aromático. Esse ácido foi obtido pela primeira vez no começo do Século XVII por Scheele, por meio da sublimação da goma de benzoína (Styrax benzoin).” Fonte: GHELER, T. E. Uso de ácido benzoico na dieta de leitões. Revista Brasileira de Zootecnia, [s.l.], v. 38, n. 11, p. 2163, 2009.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análise ambiental e a volumetria, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Um dos principais usos do ácido benzoico é como conservante de alimentos.
II. ( ) O ácido benzoico é produzido pela oxidação do amido na presença de metais como o cobalto e sais de manganês.
III. ( ) O fenol e o benzoato de sódio são produtos industriais do ácido benzoico.
IV. ( ) O ácido pirúvico, que é proveniente do ácido benzoico, é um bioindicador de contaminação por tolueno.
V. ( ) O efeito tóxico do ácido benzoico no ser humano está relacionado com a exposição a concentrações elevadas.
V, F, F, V, F.
V, F, V, V, V.
F, V, V, F, F.
F, V, F, V, V.
V, F, V, F, V.

Leia o trecho a seguir: "A mudança no sistema de cultivo do preparo convencional para o sistema de semeadura direta tem desencadeado uma série de mudanças nas propriedades químicas e físicas do solo, especialmente quanto à disponibilidade de nutrientes e estruturação para cultivo. A tendência observada atualmente é de acumulação de nutrientes, especialmente de Ca, Mg, K e P nas camadas superficiais do solo no sistema de semeadura direta." Fonte: PAVINATO, P. S. et al. Disponibilidade de nutrientes no solo - decomposição e liberação de compostos orgânicos de resíduos vegetais. Revista Brasileira de Ciências do Solo, [s.l.], v. 32, p. 912, 2008.
Considerando a notícia acima e o conteúdo estudado sobre análise ambiental, pode-se afirmar que disponibilidade de nutrientes na solução do solo:
1. é igual para todos os nutrientes do solo.
2. é influenciada pelo pH no caso dos macronutrientes do solo.
3. aumenta para Mo e Cl, quanto menor o pH.
4. varia com o aumento ou a diminuição dos valores de pH.
5. é ideal para macrofauna do solo na faixa de pH 3.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “Nos séculos XVIII e XIX, as análises químicas eram realizadas quase exclusivamente por processos gravimétricos e volumétricos. Entretanto, a partir de 1920, a análise quantitativa foi se enriquecendo com a introdução de métodos baseados na medida de propriedades físicas (ópticas, elétricas, térmicas, entre outras) com o uso de instrumentos apropriados, mais complexos que os requeridos pela gravimetria e/ou volumetria.” Fonte: TERRA, J. Sobre o desenvolvimento da análise volumétrica e algumas aplicações atuais. Química Nova, Campinas, v. 28, n. 1, p. 167, 2005. Considerando essas informações e conteúdo estudado sobre análise ambiental, pode-se afirmar que tem relação com a equação fundamental da volumetria:
a equivalência entre o volume e a normalidade de duas soluções.
o equivalente-grama, que equivale à normalidade dividida pelo volume.
a relação matemática entre dois analitos.
a normalidade com um valor final de 3,1419.
a equivalência entre a área de base do balão e a normalidade das soluções.

Leia o trecho a seguir: “Os VOCs constituem uma ampla faixa de substâncias tóxicas, que incluem hidrocarbonetos, olefinas, aromáticos e moléculas contendo oxigênio, nitrogênio, enxofre e halogênio, e cuja pressão de vapor, na temperatura ambiente, é maior que 0,01 psia (0,0007 atm) e ponto de ebulição de até 260°C. A maior parte dos compostos orgânicos com menos de 12 átomos de carbono são considerados VOCs.” Fonte: BELEM, C. P. et al. Redução da emissão de VOCs durante carga e descarga de hidrocarbonetos líquidos em indústrias petroquímicas. Revista da Graduação, [s.l.], v. 1, n. 2, p. 2, 2008.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre compostos orgânicos voláteis e suas técnicas de controle de emissão, analise as afirmativas a seguir:
I. Os compostos orgânicos voláteis podem ser emitidos por fonte naturais e por fontes antropogênicas.
II. As emissões dos COVs são monitoradas e controladas após atingirem as camadas mais altas da atmosfera.
III. O carvão ativado é utilizado no controle das emissões de COVs, porque possui características físico-químicas que lhes confere alta adsorção.
IV. Nos adsorvedores de leito fixo de carvão ativado, a saída de gás limpo ocorre antes do filtro de particulados.
II e III.
I, II e IV.
I e III.
III e IV.
Incorreta: I e II.

Leia o trecho a seguir: “A Portaria nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre o padrão de potabilidade das águas, recomenda que o pH (potencial hidrogeniônico) da água própria para consumo seja mantido na faixa de 6,0 a 9,5. Nenhuma das marcas analisadas no Laboratório de Recursos Hídricos do Instituto de Geociências da UFPA está dentro deste padrão. Elas variam o pH entre 3 a 4,5, o que caracteriza águas ácidas, portanto, impróprias para consumo.” Fonte: PINTO, W. Acidez das águas minerais comprovadas. Jornal Beira do Rio, Belém, jan.-fev. 2013.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre volumetria, analise as afirmativas a seguir:
I. A quantidade de gás carbônico dissolvido e a oxidação de sulfetos estão entre os principais responsáveis pela neutralidade das águas.
II. A reação de titulação por volumetria de neutralização é o fundamento química que embasa a determinação da acidez da água.
III. O método que determina a acidez da água tem como titulante o hidróxido de sódio a 0,01 N.
IV. A acidez da água é um dos parâmetros utilizados na determinação da potabilidade para consumo humano.
II e IV.
I, III e IV.
I e II.
II e III.

Leia o trecho a seguir: “Os métodos volumétricos são um grupo de procedimentos quantitativos baseados na determinação da concentração de um constituinte de uma amostra a partir de uma reação, em solução, deste com um reagente de concentração conhecida, acompanhada pela medida de quantidades discretas de solução adicionada.” Fonte: TERRA, J. Sobre o desenvolvimento da análise volumétrica e algumas aplicações atuais. Química Nova, Campinas, v. 28, n. 1, p. 166, 2005.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análise ambiental e volumetria, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) É chamado de analito o material ou a substância que se deseja quantificar na amostra.
II. ( ) É chamado de titulação o processo de adição de quantidades discretas de um dos reagentes.
III. ( ) É chamada de solução-padrão aquela que foi obtida a partir da extração da amostra.
IV. ( ) É chamado de titulante o analito, e de titulado o reagente usado na solução-padrão.
V. ( ) É chamado de indicador uma substância química que tornará visualizável o momento em que a titulação chega ao fim.
V, V, F, F, V.
F, F, F, V, V.
V, F, F, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, F, F, F.

Leia o trecho a seguir: “Os principais indicadores de acidez utilizados para recomendação de calagem no Brasil são: o pH em água, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina (RS/SC); a saturação por bases, em São Paulo e em alguns Estados vizinhos; o teor de alumínio (Al) trocável, nos Estados do Nordeste, Norte e parte do Centro-Oeste; e o teor de Al, cálcio (Ca) e magnésio (Mg) trocáveis, na região de Cerrado. Os métodos para determinação da quantidade de corretivo são, respectivamente, o índice SMP, a saturação por bases da CTC a pH 7,0, a neutralização do Al trocável e o teor de Ca e de Mg trocáveis do solo.” Fonte: NICOLODI, M. Indicadores da acidez do solo para recomendação de calagem no sistema plantio direto. Revista Brasileira de Ciências do Solo, [s.l.], v. 32, p. 238, 2008.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre volumetria, analise as afirmativas a seguir:
I. O intemperismo excessivo e o desmatamento são fatores que favorecem o aumento da acidez do solo.
II. O valor de pH representa a concentração de íons H+ na solução do solo, variando de 0 a 7.
III. Nas determinações de pH, serão medidos o potencial eletrônico, por meio de eletrodo combinado em condições sólido:sólido.
IV. As metodologias de análise do pH são determinações em água, cloreto de potássio, cloreto de cálcio e SMP.
I e II.
I e IV.
I, III e IV.
II e IV.

Leia o trecho a seguir: “A acidificação dos oceanos terá diferentes efeitos em diferentes plantas e animais marinhos. Muitas ervas marinhas e algas que dependem de CO2 para produzir energia podem se beneficiar do alto níveis de CO2 do oceano. No entanto, outros organismos marinhos terão mais dificuldade em sobreviver em um oceano mais ácido, particularmente aqueles com conchas e esqueletos delicados, que podem se dissolver mais facilmente quando a água do mar se torna mais corrosiva.”
Considerando as informações e conteúdo estudado sobre análise ambiental, pode-se afirmar que as análises das águas podem ser agrupadas em:
coliformes, bactérias heterotróficas, Escheriquia coli e físico-química.
titulometria, volumetria, gravimetria e combustão.
potenciometria, condutometria e eletroquímicas.
física, químicas, eletroquímicas, cromatográfica (gasosa e líquida).
condutividade elétrica, cromatografia e espectrofotometria ou combustão.

Leia o trecho a seguir: “Existem várias estratégias de controle de emissões de COVs. A mais desejável é melhorar o processo, de modo a minimizar a emissão, atuando na fonte. Essas técnicas são classificadas, basicamente, em dois diferentes grupos: o de controle na fonte e de tecnologia adicional de controle para regular a emissão.” Fonte: BELEM, C. P. et al. Redução da emissão de VOCs durante carga e descarga de hidrocarbonetos líquidos em indústrias petroquímicas. Revista da Graduação, [s.l.], v. 1, n. 2, p. 3, 2008.
Considerando a importância dos compostos orgânicos voláteis, analise as ferramentas a seguir e as associe a suas respectivas características:
1) Biofiltro.
2) Destruição.
3) Remoção.
4) Adsorção.
5) Absorção.
3, 2, 4, 1, 5.
3, 1, 5, 2, 4.
4, 5, 2, 1, 3.
2, 4, 3, 5, 4.
5, 3, 1, 4, 2.

Leia o trecho a seguir: “Além de reduzir a qualidade do sêmen, o metal, o calor e pH baixo afetam o desenvolvimento dos peixes bebês tanto no estágio embrionário (ainda dentro dos ovos) quanto no estágio larval (depois que os ovos eclodem). Os machos que vivem em águas com níveis anormais de alumínio têm dificuldades em fecundar os ovos. Quando a fertilização é bem-sucedida, o número de ovos que efetivamente eclode é menor, e o número de larvas com malformações aumenta.” Fonte: VAIANO, B. Alumínio na água afeta sêmen e causa malformações em embriões de peixe. Superinteressante, [s.l.], nov. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre volumetria, analise as afirmativas a seguir:
I. A Portaria nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011, e a Resolução do CONAMA n° 357 de 2005 auxiliam no controle da qualidade da água.
II. Coliformes totais e termotolerantes, contagem de bactérias heterotróficas e Escheriquia coli. são exemplos de análises microbiológicas.
III. Fatores como precisão, sensibilidade, repetibilidade, segurança e custo devem ser considerados na escolha do método de análise da água.
IV. Alcalinidade total, pH, cor, alumínio, turbidez, fluoretos e ensaio de coagulação são exemplos de análises feitas em água salgada.
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
II e IV.
I e II.

Leia o trecho a seguir: “Entre os ácidos orgânicos, o ácido benzoico é o mais importante ácido carboxílico aromático. Esse ácido foi obtido pela primeira vez no começo do Século XVII por Scheele, por meio da sublimação da goma de benzoína (Styrax benzoin).” Fonte: GHELER, T. E. Uso de ácido benzoico na dieta de leitões. Revista Brasileira de Zootecnia, [s.l.], v. 38, n. 11, p. 2163, 2009.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análise ambiental e a volumetria, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Um dos principais usos do ácido benzoico é como conservante de alimentos.
II. ( ) O ácido benzoico é produzido pela oxidação do amido na presença de metais como o cobalto e sais de manganês.
III. ( ) O fenol e o benzoato de sódio são produtos industriais do ácido benzoico.
IV. ( ) O ácido pirúvico, que é proveniente do ácido benzoico, é um bioindicador de contaminação por tolueno.
V. ( ) O efeito tóxico do ácido benzoico no ser humano está relacionado com a exposição a concentrações elevadas.
V, F, F, V, F.
V, F, V, V, V.
F, V, V, F, F.
F, V, F, V, V.
V, F, V, F, V.

Leia o trecho a seguir: "A mudança no sistema de cultivo do preparo convencional para o sistema de semeadura direta tem desencadeado uma série de mudanças nas propriedades químicas e físicas do solo, especialmente quanto à disponibilidade de nutrientes e estruturação para cultivo. A tendência observada atualmente é de acumulação de nutrientes, especialmente de Ca, Mg, K e P nas camadas superficiais do solo no sistema de semeadura direta." Fonte: PAVINATO, P. S. et al. Disponibilidade de nutrientes no solo - decomposição e liberação de compostos orgânicos de resíduos vegetais. Revista Brasileira de Ciências do Solo, [s.l.], v. 32, p. 912, 2008.
Considerando a notícia acima e o conteúdo estudado sobre análise ambiental, pode-se afirmar que disponibilidade de nutrientes na solução do solo:
1. é igual para todos os nutrientes do solo.
2. é influenciada pelo pH no caso dos macronutrientes do solo.
3. aumenta para Mo e Cl, quanto menor o pH.
4. varia com o aumento ou a diminuição dos valores de pH.
5. é ideal para macrofauna do solo na faixa de pH 3.

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1
1/1
Leia o trecho a seguir:
“Nos séculos XVIII e XIX, as análises químicas eram realizadas quase exclusivamente por processos gravimétricos e volumétricos. Entretanto, a partir de 1920, a análise quantitativa foi se enriquecendo com a introdução de métodos baseados na medida de propriedades físicas (ópticas, elétricas, térmicas, entre outras) com o uso de instrumentos apropriados, mais complexos que os requeridos pela gravimetria e/ou volumetria.”
Fonte: TERRA, J. Sobre o desenvolvimento da análise volumétrica e algumas aplicações atuais. Química Nova, Campinas, v. 28, n. 1, p. 167, 2005.
Considerando essas informações e conteúdo estudado sobre análise ambiental, pode-se afirmar que tem relação com a equação fundamental da volumetria:
Ocultar opções de resposta 
1. 
a equivalência entre a área de base do balão e a normalidade das soluções.
2. 
a relação matemática entre dois analitos.
3. 
o equivalente-grama, que equivale à normalidade dividida pelo volume.
4. 
a normalidade com um valor final de 3,1419.
5. 
a equivalência entre o volume e a normalidade de duas soluções. 
Resposta correta
2. Pergunta 2
0/1
Leia o trecho a seguir:
“Os VOCs constituem uma ampla faixa de substâncias tóxicas, que incluem hidrocarbonetos, olefinas, aromáticos e moléculas contendo oxigênio, nitrogênio, enxofre e halogênio, e cuja pressão de vapor, na temperatura ambiente, é maior que 0,01 psia (0,0007 atm) e ponto de ebulição de até 260°C. A maior parte dos compostos orgânicos com menos de 12 átomos de carbono são considerados VOCs.”
Fonte: BELEM, C. P. et al. Redução da emissão de VOCs durante carga e descarga de hidrocarbonetos líquidos em indústrias petroquímicas. Revista da Graduação, [s.l.], v. 1, n. 2, p. 2, 2008.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre compostos orgânicos voláteis e suas técnicas de controle de emissão, analise as afirmativas a seguir:
I. Os compostos orgânicos voláteis podem ser emitidos por fonte naturais e por fontes antropogênicas.
II. As emissões dos COVs são monitoradas e controladas após atingirem as camadas mais altas da atmosfera.
III. O carvão ativado é utilizado no controle das emissões de COVs, porque possui características físico-químicas que lhes confere alta adsorção.
IV. Nos adsorvedores de leito fixo de carvão ativado, a saída de gás limpo ocorre antes do filtro de particulados.
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e III.
2. 
I, II e IV.
3. 
I e III.
Resposta correta
4. 
III e IV.
5. Incorreta:
I e II.
3. Pergunta 3
1/1
Leia o trecho a seguir:
“A Portaria nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre o padrão de potabilidade das águas, recomenda que o pH (potencial hidrogeniônico) da água própria para consumo seja mantido na faixa de 6,0 a 9,5. Nenhuma das marcas analisadas no Laboratório de Recursos Hídricos do Instituto de Geociências da UFPA está dentro deste padrão. Elas variam o pH entre 3 a 4,5, o que caracteriza águas ácidas, portanto, impróprias para consumo.”
Fonte: PINTO, W. Acidez das águas minerais comprovadas. Jornal Beira do Rio, Belém, jan.-fev. 2013. Disponível em: <http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2013/142-edicao-110/1419-acidez-das-aguas-minerais-comprovada>. Acesso em: 14 mar. 2021.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre volumetria, analise as afirmativas a seguir:
I. A quantidade de gás carbônico dissolvido e a oxidação de sulfetos estão entre os principais responsáveis pela neutralidade das águas. 
II. A reação de titulação por volumetria de neutralização é o fundamento química que embasa a determinação da acidez da água. 
.
III. O método que determina a acidez da água tem como titulante o hidróxido de sódio a 0,01 N.
IV. A acidez da água é um dos parâmetros utilizados na determinação da potabilidade para consumo humano. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e IV.
2. 
I, III e IV.
3. 
I e II.
4. 
II e III.
Resposta correta
5. 
III e IV.
4. Pergunta 4
1/1
Leia o trecho a seguir:
“Os métodos volumétricos são um grupo de procedimentos quantitativos baseados na determinação da concentração de um constituinte de uma amostra a partir de uma reação, em solução, deste com um reagente de concentração conhecida, acompanhada pela medida de quantidades discretas de solução adicionada.”
Fonte: TERRA, J. Sobre o desenvolvimento da análise volumétrica e algumas aplicações atuais. Química Nova, Campinas, v. 28, n. 1, p. 166, 2005.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análise ambiental e volumetria, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) É chamado de analito o material ou a substância que se deseja quantificar na amostra.
II. ( ) É chamado de titulação o processo de adição de quantidades discretas de um dos reagentes.
III. ( ) É chamada de solução-padrão aquela que foi obtida a partir da extração da amostra.
IV. ( ) É chamado de titulante o analito, e de titulado o reagente usado na solução-padrão. 
V. ( ) É chamado de indicador uma substância química que tornará visualizável o momento em que a titulação chega ao fim.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, V, F, F, V.
Resposta correta
2. 
F, F, F, V, V. 
3. 
V, F, F, F, V.
4. 
V, F, V, V, V.
5. 
V, V, F, F, F.
5. Pergunta 5
1/1
Leia o trecho a seguir:
“Os principais indicadores de acidez utilizados para recomendação de calagem no Brasil são: o pH em água, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina (RS/SC); a saturação por bases, em São Paulo e em alguns Estados vizinhos; o teor de alumínio (Al) trocável, nos Estados do Nordeste, Norte e parte do Centro-Oeste; e o teor de Al, cálcio (Ca) e magnésio (Mg) trocáveis, na região de Cerrado. Os métodos para determinação da quantidade de corretivo são, respectivamente, o índice SMP, a saturação por bases da CTC a pH 7,0, a neutralização do Al trocável e o teor de Ca e de Mg trocáveis do solo.”
Fonte: NICOLODI, M. Indicadores da acidez do solo para recomendação de calagem no sistema plantio direto. Revista Brasileira de Ciências do Solo, [s.l.], v. 32, p. 238, 2008.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre volumetria, analise as afirmativas a seguir:
I. O intemperismo excessivo e o desmatamento são fatores que favorecem o aumento da acidez do solo. 
II. O valor de pH representa a concentração de íons H+ na solução do solo, variando de 0 a 7.
III. Nas determinações de pH, serão medidos o potencial eletrônico, por meio de eletrodo combinado em condições sólido:sólido.
IV. As metodologias de análise do pH são determinações em água, cloreto de potássio, cloreto de cálcio e SMP.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e II.
2. 
I e IV.
Resposta correta
3. 
I, III e IV.
4. 
II e IV.
5. 
III e IV.
6. Pergunta 6
1/1
Leia o trecho a seguir:
“A acidificação dos oceanos terá diferentes efeitos em diferentes plantas e animais marinhos. Muitas ervas marinhas e algas que dependem de CO2 para produzir energia podem se beneficiar do alto níveis de CO2 do oceano. No entanto, outros organismos marinhos terão mais dificuldade em sobreviver em um oceano mais ácido, particularmente aqueles com conchas e esqueletos delicados, que podem se dissolver mais facilmente quando a água do mar se torna mais corrosiva.”
Fonte: POLUIÇÃO afeta vida de plantas e animais marinhos. IstoÉ Dinheiro, [s.l.], 2021. Disponível em: <https://www.istoedinheiro.com.br/poluicao-afeta-vida-de-plantas-e-animais-marinhos/>. Acesso em: 01 mar. 2021.
Considerando essas informações e conteúdo estudado sobre análise ambiental, pode-se afirmar que as análises das águas podem ser agrupadas em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
coliformes, bactérias heterotróficas, Escheriquia coli e físico-química.
2. 
titulometria, volumetria, gravimetria e combustão.
3. 
potenciometria, condutometria e eletroquímicas.
4. 
física, químicas, eletroquímicas, cromatográfica (gasosa e líquida). 
Resposta correta
5. 
condutividade elétrica,cromatografia e espectrofotometria ou combustão.
7. Pergunta 7
1/1
Leia o trecho a seguir:
“Existem várias estratégias de controle de emissões de COVs. A mais desejável é melhorar o processo, de modo a minimizar a emissão, atuando na fonte. Essas técnicas são classificadas, basicamente, em dois diferentes grupos: o de controle na fonte e de tecnologia adicional de controle para regular a emissão.”
Fonte: BELEM, C. P. et al. Redução da emissão de VOCs durante carga e descarga de hidrocarbonetos líquidos em indústrias petroquímicas. Revista da Graduação, [s.l.], v. 1, n. 2, p. 3, 2008.
Considerando a importância dos compostos orgânicos voláteis, analise as ferramentas a seguir e as associe a suas respectivas características:
1) Biofiltro.
2) Destruição.
3) Remoção.
4) Adsorção.
5) Absorção.
( ) Refere-se a um método de controle de COVs que retira o poluente da atmosfera.
( ) Refere-se a um método de controle de COVs que incinera o poluente no local de emissão.
( ) Refere-se à técnica de um método de remoção de COVs, em que ele fica retido devido a porosidade e capacidade adsorvente do material.
( ) Refere-se a um método de controle de COVs com bases biológicas, por meio do uso de micro-organismos ativos.
( ) Refere-se à técnica de um método de remoção de COVs que pode ocorrer sob diferentes condições de umidade. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
3, 2, 4, 1, 5. 
Resposta correta
2. 
3, 1, 5, 2, 4.
3. 
4, 5, 2, 1, 3.
4. 
2, 4, 3, 5, 4. 
5. 
5, 3, 1, 4, 2.
8. Pergunta 8
1/1
Leia o trecho a seguir:
“Além de reduzir a qualidade do sêmen, o metal, o calor e pH baixo afetam o desenvolvimento dos peixes bebês tanto no estágio embrionário (ainda dentro dos ovos) quanto no estágio larval (depois que os ovos eclodem). Os machos que vivem em águas com níveis anormais de alumínio têm dificuldades em fecundar os ovos. Quando a fertilização é bem-sucedida, o número de ovos que efetivamente eclode é menor, e o número de larvas com malformações aumenta.”
Fonte: VAIANO, B. Alumínio na água afeta sêmen e causa malformações em embriões de peixe. Superinteressante, [s.l.], nov. 2020. Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/aluminio-na-agua-afeta-semen-e-causa-malformacoes-em-embrioes-de-peixe/.>. Acesso em: 02 mar. 2021.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre volumetria, analise as afirmativas a seguir:
I. A Portaria nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011, e a Resolução do CONAMA n° 357 de 2005 auxiliam no controle da qualidade da água.
II. Coliformes totais e termotolerantes, contagem de bactérias heterotróficas e Escheriquia coli. são exemplos de análises microbiológicas.
III. Fatores como precisão, sensibilidade, repetibilidade, segurança e custo devem ser considerados na escolha do método de análise da água.
IV. Alcalinidade total, pH, cor, alumínio, turbidez, fluoretos e ensaio de coagulação são exemplos de análises feitas em água salgada.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I, II e III.
Resposta correta
2. 
I, III e IV.
3. 
II, III e IV.
4. 
II e IV.
5. 
I e II.
9. Pergunta 9
1/1
Leia o trecho a seguir:
“Entre os ácidos orgânicos, o ácido benzoico é o mais importante ácido carboxílico aromático. Esse ácido foi obtido pela primeira vez no começo do Século XVII por Scheele, por meio da sublimação da goma de benzoína (Styrax benzoin).”
Fonte: GHELER, T. E. Uso de ácido benzoico na dieta de leitões. Revista Brasileira de Zootecnia, [s.l.], v. 38, n. 11, p. 2163, 2009.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análise ambiental e a volumetria, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Um dos principais usos do ácido benzoico é como conservante de alimentos.
II. ( ) O ácido benzoico é produzido pela oxidação do amido na presença de metais como o cobalto e sais de manganês.
III. ( ) O fenol e o benzoato de sódio são produtos industriais do ácido benzoico.
IV. ( ) O ácido pirúvico, que é proveniente do ácido benzoico, é um bioindicador de contaminação por tolueno. 
V. ( ) O efeito tóxico do ácido benzoico no ser humano está relacionado com a exposição a concentrações elevadas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, F, V, F.
2. 
V, F, V, V, V.
3. 
F, V, V, F, F.
4. 
F, V, F, V, V.
5. 
V, F, V, F, V.
Resposta correta
10. Pergunta 10
1/1
Leia o trecho a seguir:
“A mudança no sistema de cultivo do preparo convencional para o sistema de semeadura direta tem desencadeado uma série de mudanças nas propriedades químicas e físicas do solo, especialmente quanto à disponibilidade de nutrientes e estruturação para cultivo. A tendência observada atualmente é de acumulação de nutrientes, especialmente de Ca, Mg, K e P nas camadas superficiais do solo no sistema de semeadura direta.”
Fonte: PAVINATO, P. S. et al. Disponibilidade de nutrientes no solo - decomposição e liberação de compostos orgânicos de resíduos vegetais. Revista Brasileira de Ciências do Solo, [s.l.], v. 32, p. 912, 2008.
Considerando a notícia acima e o conteúdo estudado sobre análise ambiental, pode-se afirmar que disponibilidade de nutrientes na solução do solo:
Ocultar opções de resposta 
1. 
é igual para todos os nutrientes do solo.
2. 
varia com o aumento ou a diminuição dos valores de pH. 
Resposta correta
3. 
é ideal para macrofauna do solo na faixa de pH 3.
4. 
é influenciada pelo pH no caso dos macronutrientes do solo.
5. 
aumenta para Mo e Cl, quanto menor o pH.

Mais conteúdos dessa disciplina