Logo Passei Direto
Buscar

DISC 01 - MÓD 05 - SAÚDE COLETIVA E PROMOÇÃO DA SAÚDE prova

User badge image
Anna

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A abordagem da saúde pode ser feita através de modelos que tentam esquematizar as inter-relações dinâmicas entre determinantes sociais e características intrínsecas do indivíduo. Esse tipo de abordagem da saúde é o que representa de forma mais completa a realidade da saúde coletiva. Existem vários modelos diferentes, todos com relevante complexidade intrínseca. O modelo de História Natural da Doença (HND) representa um desses modelos e ilustra a evolução dos processos patológicos em dois períodos, o período de pré-patogênese e o de patogênese.
Sobre o modelo da História Natural da Doença (HND), assinale a alternativa correta:
a. Os elementos agente, suscetibilidade e ambiente interagem no período de patogênese.
b. Os períodos de pré-patogênese e de patogênese são relacionados e complementares.
c. Os sintomas clínicos da doença ocorrem nos dois períodos, o de pré-patogênese e de patogênese.
d. O período de pré-patogênese o indivíduo encontra-se sintomático e doente.
e. Os períodos de pré-patogênese e de patogênese são independentes e não complementares.

A Estratégia Saúde da Família já passou por vários sistemas de financiamento desde a sua criação. No início, existia o Piso de Atenção Básica (PAB) que era transferido do Fundo Nacional de Saúde aos municípios mensalmente de acordo com o tipo, número e composição das equipes implantadas. A partir de 2019, o novo modelo de financiamento da APS no âmbito do SUS foi instituído pelo Programa Previne Brasil, no qual o repasse de recursos é determinado através de três critérios: (I) capitação ponderada; (II) pagamento por desempenho; e (III) incentivo para ações estratégicas.
Com relação ao programa de financiamento Previne Brasil, assinale a alternativa correta:
a. O pagamento por desempenho considera cada indicador de saúde por macrorregião de forma coletiva.
b. O pagamento por desempenho considera um sistema de pontuação por estado através de indicadores.
c. O financiamento da unidade básica de saúde não pode ser suspenso quando há ausência de profissionais da equipe.
d. O financiamento da unidade básica segue regras padrões que mudam a cada 10 anos.
e. O pagamento por desempenho considera um sistema de pontuação por município através de indicadores.

O Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) foi desenvolvido como instrumento gerencial dos Sistemas Locais de Saúde e incorporou em sua formulação conceitos como território, problema e responsabilidade sanitária, completamente inserido no contexto de reorganização do SUS no país, o que fez com que assumisse características distintas dos demais sistemas existentes. Por meio do SIAB obtêm-se informações sobre cadastros de famílias, condições de moradia e saneamento, situação de saúde, produção e composição das equipes de saúde.
Com relação ao SIAB, analise quais dos componentes relacionam-se com esse sistema: I. Tabwin. II. Tabnet. III. DATASUS. IV. SINAN. V. Ficha de cadastramento. Assinale a alternativa correta:
a. Apenas I e II estão corretas.
b. Apenas II e III estão corretas.
c. Apenas II, III e IV estão corretas.
d. Apenas I está correta.
e. Todas as alternativas estão corretas.

A palavra “Epidemiologia” vêm da definição: Epi=sobre; demo=população; logos=estudo. Portanto, de um modo resumido poderíamos descrevê-la como estudo de uma população. Uma definição precisa do termo não é fácil, pois sua temática é dinâmica e seu objeto é complexo. De modo geral, a epidemiologia costuma ser apresentada como a consolidação de três áreas de estudos: a clínica, a estatística e a medicina social.
Com relação as três áreas de estudo da epidemiologia, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F): A clínica considera os fatores individuais das pessoas que constituem a população. A estatística estuda os riscos da população através de ferramentas para coleta e análise de dados. A medicina social utiliza ferramentas de análise e coleta de dados para determinar fatores individuais. A clínica valoriza os fatores coletivos da população para determinar as suas necessidades. A estatística oferece assistência aos mais necessitados pela distribuição de fatores coletivos. Assinale a alternativa correta:
a. V-F-V-F-V;
b. V-V-F-F-F;
c. F-V-V-V-F;
d. F-F-F-F-F;
e. V-V-V-V-V.

A Estratégia Saúde da Família (ESF) deve funcionar pautada em princípios e diretrizes da atenção básica previstos na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), que formam características próprias dessa estratégia. Os princípios são: universalidade, equidade e integralidade, e as diretrizes são regionalização e hierarquização, territorialização, população adscrita, cuidado centrado na pessoa, resolutividade, longitudinalidade do cuidado, coordenação do cuidado, ordenação da rede e participação da comunidade.
Com relação a definição dos princípios da atenção básica, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F): A coordenação do cuidado preocupa-se com o acompanhamento e organização do fluxo de usuários. A ordenação da rede refere-se ao reconhecimento e organização das necessidades da população. A longitudinalidade do cuidado relaciona-se com a comunicação articulada da rede de atenção à saúde. A longitudinalidade do cuidado depende do relacionamento da equipe profissional com o paciente. A coordenação do cuidado preocupa-se com ações voltadas às necessidades da população. Assinale a alternativa correta:
a. V-V-F-V-V;
b. V-F-F-F-F;
c. F-V-V-V-F;
d. V-V-F-V-F;
e. V-F-V-F-V;

Ao aplicar todas as diretrizes e princípios, o Sistema Único de Saúde (SUS) espera alcançar um sistema de saúde universal, integral, unificado e articulado em redes regionalizadas e descentralizadas. Esse sistema é chamado de redes de atenção em saúde e inicia com a atenção no menor território sanitário, no qual encontra-se a nascente das necessidades de saúde e partir dele os outros setores de saúde de comunicam de forma dependente, buscando integrar todas as ações de saúde para atingir a atenção integral ao indivíduo e no território.
Com relação ao sistema de redes de atenção, assinale a alternativa correta:
a. A comunicação deve iniciar no sentido da maior região de atendimento para a menor.
b. O sistema de redes é classificado atualmente como hierárquico ou vertical.
c. O sistema de redes atua de forma transversal com comunicação nos dois sentidos.
d. Os níveis de hierarquização devem garantir atenção completa e unidirecional.
e. A microárea geralmente atua fortemente com atenção terciária.

O sistema de redes de atenção é um sistema extremamente complexo no qual o serviço de saúde pretende oferecer assistência à saúde para a comunidade. Ao aplicar todas as diretrizes e princípios espera-se alcançar um sistema de saúde universal, integral, unificado e articulado em redes regionalizadas e descentralizadas. Para que o sistema de rede funcione, os estabelecimentos de saúde devem fortalecer os vínculos entre si e evitar a fragmentação da atenção, ou seja, a interrupção da continuidade do atendimento. A fragmentação é evitada quando a interação intra e inter equipe funciona.
Sobre a comunicação no sistema de redes de atenção, assinale a alternativa correta:
a. A interação intraequipe relaciona-se com o trabalho multidisciplinar e a inter equipe com a comunicação entre diferentes setores de atenção.
b. A interação intraequipe relaciona-se com a atuação multidisciplinar e a inter equipe com a valorização do trabalho em conjunto.
c. A interação intraequipe relaciona-se com a comunicação de setores de atenção da microrregião e a inter equipe com setores da macrorregião.
d. A interação intraequipe relaciona-se com o atendimento nos setores de saúde e a inter equipe com outros setores da comunidade.
e. A interação intraequipe relaciona-se com a comunicação entre diferentes setores de atenção e a inter equipe com o trabalho multidisciplinar.

A evolução do sistema de saúde ocorreu dependente de vários acontecimentos históricos antigos. Diversos fatores influenciaram na transformação dos serviços de assistência à saúde e na criação de políticas públicas. O enredo dessa transformação é constituído por diferentes civilizações, de forma que cada uma contribuiu para a evolução. Por fim, os acontecimentos tornam-se semelhantes por volta do século XIX, mas apesar de seguir um padrão em diferentes partes do mundo ainda assim existem particularidades relevantes específicas de cada país.
Nesse contexto assinale verdadeiro ou falso nas alternativas sobre esses acontecimentos:
a. Os gregos valorizavam o olhar sanitarista e preocupavam-se com o estilo de vida, práticas de higiene e nutrição das pessoas.
b. Os romanos contribuíram com construções do sistema de esgotos e de distribuição de água, aprimorando as condições sanitárias.
c. A Idade Média ficou marcada por várias doenças infecciosas devastadoras e forte influência da igreja sobre as decisões médico-sanitárias.
d. As teorias científicas surgiram na idade moderna, mas contribuíram muito pouco para o esclarecimento de causas das doenças.
e. O avanço de técnicas de isolamento e manuseio de organismos microscópicos contribuiu para o conhecimento sobre microrganismos e mecanismos de transmissão de doenças.

A história da saúde no Brasil foi marcada por acontecimentos semelhantes aos abordados na cronologia histórica da saúde coletiva no mundo. A proclamação da República despertou o espírito capitalista no Brasil, no qual as decisões políticas eram fortemente influenciadas por pessoas de classe alta envolvidas na economia. A medicina tinha um olhar sanitarista e a epidemiologia já era utilizada para examinar o ambiente físico e social da população urbana. No contexto de epidemias de varíola, febre amarela, peste bubônica, febre tifoide e cólera, o governo tentava promover medidas de higiene pública intermediadas por médicos sanitaristas.
Sobre a história da saúde pública no Brasil assinale a alternativa correta:
a. O Brasil foi palco dos primeiros movimentos de reforma sanitária, impulsionado pelo início da República em meados de 1800.
b. O Ministério da Educação e da Saúde Pública (MESP) realizou ações de saúde revolucionárias durante o governo de Vargas.
c. O setor privado desenvolveu-se por iniciativa do próprio governo devido alta demanda de assistência médica.
d. Os Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs) foi instituído com o objetivo de realizar as limpezas de cortiços e favelas.
e. Os movimentos iniciais da reforma aconteceram visando a saúde dos trabalhadores através da oferta de serviços via previdência social.

A equipe Saúde da Família (eSF) atua dentro da unidade básica de saúde (UBS), que representa a porta de entrada ao sistema de saúde. Para isso, a equipe é formada por profissionais de diferentes áreas da que atuam em conjunto para atingir todas as necessidades das populações. Esses profissionais possuem responsabilidades gerais e específicas. As atribuições gerais são relativas a todos os profissionais independente do cargo e as atribuições específicas relacionam-se à classe de cada profissional que devem ser seguidas durante o exercício da profissão.
Analise quais das opções refletem atribuições gerais da ESF: I. Territorialização II. Acolhimento III. Notificação de doenças IV. Encaminhamento a outros pontos de atenção V. Gerenciamento de insumos Assinale a alternativa correta:
a. Apenas I e II estão corretas.
b. Apenas I, II e III estão corretas.
c. Apenas II, III e IV estão corretas.
d. Apenas II e III estão corretas.
e. Todas as alternativas estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A abordagem da saúde pode ser feita através de modelos que tentam esquematizar as inter-relações dinâmicas entre determinantes sociais e características intrínsecas do indivíduo. Esse tipo de abordagem da saúde é o que representa de forma mais completa a realidade da saúde coletiva. Existem vários modelos diferentes, todos com relevante complexidade intrínseca. O modelo de História Natural da Doença (HND) representa um desses modelos e ilustra a evolução dos processos patológicos em dois períodos, o período de pré-patogênese e o de patogênese.
Sobre o modelo da História Natural da Doença (HND), assinale a alternativa correta:
a. Os elementos agente, suscetibilidade e ambiente interagem no período de patogênese.
b. Os períodos de pré-patogênese e de patogênese são relacionados e complementares.
c. Os sintomas clínicos da doença ocorrem nos dois períodos, o de pré-patogênese e de patogênese.
d. O período de pré-patogênese o indivíduo encontra-se sintomático e doente.
e. Os períodos de pré-patogênese e de patogênese são independentes e não complementares.

A Estratégia Saúde da Família já passou por vários sistemas de financiamento desde a sua criação. No início, existia o Piso de Atenção Básica (PAB) que era transferido do Fundo Nacional de Saúde aos municípios mensalmente de acordo com o tipo, número e composição das equipes implantadas. A partir de 2019, o novo modelo de financiamento da APS no âmbito do SUS foi instituído pelo Programa Previne Brasil, no qual o repasse de recursos é determinado através de três critérios: (I) capitação ponderada; (II) pagamento por desempenho; e (III) incentivo para ações estratégicas.
Com relação ao programa de financiamento Previne Brasil, assinale a alternativa correta:
a. O pagamento por desempenho considera cada indicador de saúde por macrorregião de forma coletiva.
b. O pagamento por desempenho considera um sistema de pontuação por estado através de indicadores.
c. O financiamento da unidade básica de saúde não pode ser suspenso quando há ausência de profissionais da equipe.
d. O financiamento da unidade básica segue regras padrões que mudam a cada 10 anos.
e. O pagamento por desempenho considera um sistema de pontuação por município através de indicadores.

O Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) foi desenvolvido como instrumento gerencial dos Sistemas Locais de Saúde e incorporou em sua formulação conceitos como território, problema e responsabilidade sanitária, completamente inserido no contexto de reorganização do SUS no país, o que fez com que assumisse características distintas dos demais sistemas existentes. Por meio do SIAB obtêm-se informações sobre cadastros de famílias, condições de moradia e saneamento, situação de saúde, produção e composição das equipes de saúde.
Com relação ao SIAB, analise quais dos componentes relacionam-se com esse sistema: I. Tabwin. II. Tabnet. III. DATASUS. IV. SINAN. V. Ficha de cadastramento. Assinale a alternativa correta:
a. Apenas I e II estão corretas.
b. Apenas II e III estão corretas.
c. Apenas II, III e IV estão corretas.
d. Apenas I está correta.
e. Todas as alternativas estão corretas.

A palavra “Epidemiologia” vêm da definição: Epi=sobre; demo=população; logos=estudo. Portanto, de um modo resumido poderíamos descrevê-la como estudo de uma população. Uma definição precisa do termo não é fácil, pois sua temática é dinâmica e seu objeto é complexo. De modo geral, a epidemiologia costuma ser apresentada como a consolidação de três áreas de estudos: a clínica, a estatística e a medicina social.
Com relação as três áreas de estudo da epidemiologia, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F): A clínica considera os fatores individuais das pessoas que constituem a população. A estatística estuda os riscos da população através de ferramentas para coleta e análise de dados. A medicina social utiliza ferramentas de análise e coleta de dados para determinar fatores individuais. A clínica valoriza os fatores coletivos da população para determinar as suas necessidades. A estatística oferece assistência aos mais necessitados pela distribuição de fatores coletivos. Assinale a alternativa correta:
a. V-F-V-F-V;
b. V-V-F-F-F;
c. F-V-V-V-F;
d. F-F-F-F-F;
e. V-V-V-V-V.

A Estratégia Saúde da Família (ESF) deve funcionar pautada em princípios e diretrizes da atenção básica previstos na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), que formam características próprias dessa estratégia. Os princípios são: universalidade, equidade e integralidade, e as diretrizes são regionalização e hierarquização, territorialização, população adscrita, cuidado centrado na pessoa, resolutividade, longitudinalidade do cuidado, coordenação do cuidado, ordenação da rede e participação da comunidade.
Com relação a definição dos princípios da atenção básica, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F): A coordenação do cuidado preocupa-se com o acompanhamento e organização do fluxo de usuários. A ordenação da rede refere-se ao reconhecimento e organização das necessidades da população. A longitudinalidade do cuidado relaciona-se com a comunicação articulada da rede de atenção à saúde. A longitudinalidade do cuidado depende do relacionamento da equipe profissional com o paciente. A coordenação do cuidado preocupa-se com ações voltadas às necessidades da população. Assinale a alternativa correta:
a. V-V-F-V-V;
b. V-F-F-F-F;
c. F-V-V-V-F;
d. V-V-F-V-F;
e. V-F-V-F-V;

Ao aplicar todas as diretrizes e princípios, o Sistema Único de Saúde (SUS) espera alcançar um sistema de saúde universal, integral, unificado e articulado em redes regionalizadas e descentralizadas. Esse sistema é chamado de redes de atenção em saúde e inicia com a atenção no menor território sanitário, no qual encontra-se a nascente das necessidades de saúde e partir dele os outros setores de saúde de comunicam de forma dependente, buscando integrar todas as ações de saúde para atingir a atenção integral ao indivíduo e no território.
Com relação ao sistema de redes de atenção, assinale a alternativa correta:
a. A comunicação deve iniciar no sentido da maior região de atendimento para a menor.
b. O sistema de redes é classificado atualmente como hierárquico ou vertical.
c. O sistema de redes atua de forma transversal com comunicação nos dois sentidos.
d. Os níveis de hierarquização devem garantir atenção completa e unidirecional.
e. A microárea geralmente atua fortemente com atenção terciária.

O sistema de redes de atenção é um sistema extremamente complexo no qual o serviço de saúde pretende oferecer assistência à saúde para a comunidade. Ao aplicar todas as diretrizes e princípios espera-se alcançar um sistema de saúde universal, integral, unificado e articulado em redes regionalizadas e descentralizadas. Para que o sistema de rede funcione, os estabelecimentos de saúde devem fortalecer os vínculos entre si e evitar a fragmentação da atenção, ou seja, a interrupção da continuidade do atendimento. A fragmentação é evitada quando a interação intra e inter equipe funciona.
Sobre a comunicação no sistema de redes de atenção, assinale a alternativa correta:
a. A interação intraequipe relaciona-se com o trabalho multidisciplinar e a inter equipe com a comunicação entre diferentes setores de atenção.
b. A interação intraequipe relaciona-se com a atuação multidisciplinar e a inter equipe com a valorização do trabalho em conjunto.
c. A interação intraequipe relaciona-se com a comunicação de setores de atenção da microrregião e a inter equipe com setores da macrorregião.
d. A interação intraequipe relaciona-se com o atendimento nos setores de saúde e a inter equipe com outros setores da comunidade.
e. A interação intraequipe relaciona-se com a comunicação entre diferentes setores de atenção e a inter equipe com o trabalho multidisciplinar.

A evolução do sistema de saúde ocorreu dependente de vários acontecimentos históricos antigos. Diversos fatores influenciaram na transformação dos serviços de assistência à saúde e na criação de políticas públicas. O enredo dessa transformação é constituído por diferentes civilizações, de forma que cada uma contribuiu para a evolução. Por fim, os acontecimentos tornam-se semelhantes por volta do século XIX, mas apesar de seguir um padrão em diferentes partes do mundo ainda assim existem particularidades relevantes específicas de cada país.
Nesse contexto assinale verdadeiro ou falso nas alternativas sobre esses acontecimentos:
a. Os gregos valorizavam o olhar sanitarista e preocupavam-se com o estilo de vida, práticas de higiene e nutrição das pessoas.
b. Os romanos contribuíram com construções do sistema de esgotos e de distribuição de água, aprimorando as condições sanitárias.
c. A Idade Média ficou marcada por várias doenças infecciosas devastadoras e forte influência da igreja sobre as decisões médico-sanitárias.
d. As teorias científicas surgiram na idade moderna, mas contribuíram muito pouco para o esclarecimento de causas das doenças.
e. O avanço de técnicas de isolamento e manuseio de organismos microscópicos contribuiu para o conhecimento sobre microrganismos e mecanismos de transmissão de doenças.

A história da saúde no Brasil foi marcada por acontecimentos semelhantes aos abordados na cronologia histórica da saúde coletiva no mundo. A proclamação da República despertou o espírito capitalista no Brasil, no qual as decisões políticas eram fortemente influenciadas por pessoas de classe alta envolvidas na economia. A medicina tinha um olhar sanitarista e a epidemiologia já era utilizada para examinar o ambiente físico e social da população urbana. No contexto de epidemias de varíola, febre amarela, peste bubônica, febre tifoide e cólera, o governo tentava promover medidas de higiene pública intermediadas por médicos sanitaristas.
Sobre a história da saúde pública no Brasil assinale a alternativa correta:
a. O Brasil foi palco dos primeiros movimentos de reforma sanitária, impulsionado pelo início da República em meados de 1800.
b. O Ministério da Educação e da Saúde Pública (MESP) realizou ações de saúde revolucionárias durante o governo de Vargas.
c. O setor privado desenvolveu-se por iniciativa do próprio governo devido alta demanda de assistência médica.
d. Os Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs) foi instituído com o objetivo de realizar as limpezas de cortiços e favelas.
e. Os movimentos iniciais da reforma aconteceram visando a saúde dos trabalhadores através da oferta de serviços via previdência social.

A equipe Saúde da Família (eSF) atua dentro da unidade básica de saúde (UBS), que representa a porta de entrada ao sistema de saúde. Para isso, a equipe é formada por profissionais de diferentes áreas da que atuam em conjunto para atingir todas as necessidades das populações. Esses profissionais possuem responsabilidades gerais e específicas. As atribuições gerais são relativas a todos os profissionais independente do cargo e as atribuições específicas relacionam-se à classe de cada profissional que devem ser seguidas durante o exercício da profissão.
Analise quais das opções refletem atribuições gerais da ESF: I. Territorialização II. Acolhimento III. Notificação de doenças IV. Encaminhamento a outros pontos de atenção V. Gerenciamento de insumos Assinale a alternativa correta:
a. Apenas I e II estão corretas.
b. Apenas I, II e III estão corretas.
c. Apenas II, III e IV estão corretas.
d. Apenas II e III estão corretas.
e. Todas as alternativas estão corretas.

Prévia do material em texto

Iniciado em quinta, 14 abr 2022, 10:03
Estado Finalizada
Concluída em quinta, 14 abr 2022, 10:24
Tempo
empregado
21 minutos 10 segundos
Avaliar 6,00 de um máximo de 6,00(100%)
Questão 1
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
A abordagem da saúde pode ser feita através de modelos que tentam esquematizar as inter-relações dinâmicas entre determinantes
sociais e características intrínsecas do indivíduo.  Esse tipo de abordagem da saúde é o que representa de forma mais completa a
realidade da saúde coletiva. Existem vários modelos diferentes, todos com relevante complexidade intrínseca. O modelo de História
Natural da Doença (HND) representa um desses modelos e ilustra a evolução dos processos patológicos em dois períodos, o período
de pré-patogênese e o de patogênese. Autora, 2021. 
Sobre o modelo da História Natural da Doença (HND), assinale a alternativa correta:
a. Os sintomas clínicos da doença ocorrem nos dois períodos, o de pré-patogênese e de patogênese.
b. Os períodos de pré-patogênese e de patogênese são independentes e não complementares.
c. Os elementos agente, suscetibilidade eambiente interagem no período de patogênese.
d. O período de pré-patogênese o indivíduo encontra-se sintomático e doente.
e. Os períodos de pré-patogênese e de patogênese são relacionados e complementares. 
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
Os períodos de pré-patogênese e de patogênese são relacionados e complementares.
Painel / Cursos / GESTÃO HOSPITALAR - DISC. 01 - MÓD. 05 - SAÚDE COLETIVA E PROMOÇÃO DA SAÚDE
/ PROVA CURRICULAR - REALIZAÇÃO DIA 14/04/2022 A 17/04/2022 - VALOR 6,0 PONTOS
/ CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A PROVA CURRICULAR - DIA 14/04/2022 A 17/04/2022 - VALOR 6,0 PONTOS - 1ª OPORTUNIDADE
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=7547
https://www.eadunifatecie.com.br/my/
https://www.eadunifatecie.com.br/course/index.php
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=7547
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=7547#section-14
https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/view.php?id=188491
Questão 2
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
A Estratégia Saúde da Família já passou por vários sistemas de financiamento desde a sua criação. No início, existia o Piso de Atenção
Básica (PAB) que era transferido do Fundo Nacional de Saúde aos municípios mensalmente de acordo com o tipo, número e
composição das equipes implantadas (CASTRO et al., 2018). A partir de 2019, o novo modelo de financiamento da APS no âmbito do
SUS foi instituído pelo Programa Previne Brasil, no qual o repasse de recursos é determinado através de três critérios: (I) capitação
ponderada; (II) pagamento por desempenho; e (III) incentivo para ações estratégicas (BRASIL, 2021b). 
Com relação ao programa de financiamento Previne Brasil, assinale a alternativa correta:
a. O pagamento por desempenho considera cada indicador de saúde por macrorregião de forma coletiva.
b. O pagamento por desempenho considera um sistema de pontuação por estado através de indicadores.
c. O financiamento da unidade básica de saúde não pode ser suspenso quando há ausência de profissionais da equipe.
d. O financiamento da unidade básica segue regras padrões que mudam a cada 10 anos.
e. O pagamento por desempenho considera um sistema de pontuação por município através de indicadores. 
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
O pagamento por desempenho considera um sistema de pontuação por município através de indicadores.
Questão 3
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
O Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) foi desenvolvido como instrumento gerencial dos Sistemas Locais de Saúde e
incorporou em sua formulação conceitos como  território, problema e responsabilidade sanitária, completamente inserido no
contexto de reorganização do SUS no país, o que fez com que assumisse características distintas dos demais sistemas existentes.   Por
meio do SIAB obtêm-se informações sobre cadastros de famílias, condições de moradia e saneamento, situação de saúde, produção
e composição das equipes de saúde.  (BRASIL, 2021, online) 
Com relação ao SIAB, analise quais dos componentes relacionam-se com esse sistema: 
I. Tabwin.
II. Tabnet.
III. DATASUS.
IV. SINAN. 
V. Ficha de cadastramento. 
Assinale a alternativa correta:
a. Apenas I e II estão corretas.
b. Apenas II e III estão corretas.
c. Apenas II, III e IV estão corretas.
d. Apenas I está correta.
e. Todas as alternativas estão corretas. 
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
Todas as alternativas estão corretas.
Questão 4
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
A palavra “Epidemiologia” vêm da definição: Epi=sobre; demo=população; logos=estudo. Portanto, de um modo resumido
poderíamos descrevê-la como estudo de uma população. Uma definição precisa do termo não é fácil, pois sua temática é dinâmica e
seu objeto é complexo. De modo geral, a epidemiologia costuma ser apresentada como a consolidação de três áreas de estudos: a
clínica, a estatística e a medicina social. (ALMEIDA FILHO e BARRETO, 2011). 
Com relação as três áreas de estudo da epidemiologia, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F): 
A clínica considera os fatores individuais das pessoas que constituem a população.
A estatística estuda os riscos da população através de ferramentas para coleta e análise de dados.
A medicina social utiliza ferramentas de análise e coleta de dados para determinar fatores individuais.
A clínica valoriza os fatores coletivos da população para determinar as suas necessidades.
A estatística oferece assistência aos mais necessitados pela distribuição de fatores coletivos. 
Assinale a alternativa correta:
a. V-F-V-F-V;
b. V-V-F-F-F; 
c. F-V-V-V-F;
d. F-F-F-F-F;
e. V-V-V-V-V.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
V-V-F-F-F;
Questão 5
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
A Estratégia Saúde da Família (ESF) deve funcionar pautada em princípios e diretrizes da atenção básica previstos na Política Nacional
de Atenção Básica (PNAB), que formam características próprias dessa estratégia. Os princípios são: universalidade, equidade e
integralidade, e as diretrizes são regionalização e hierarquização, territorialização, população adscrita, cuidado centrado na pessoa,
resolutividade, longitudinalidade do cuidado, coordenação do cuidado, ordenação da rede e participação da comunidade. (BRASIL,
2017a) 
Com relação a definição dos princípios da atenção básica, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
A coordenação do cuidado preocupa-se com o acompanhamento e organização do fluxo de usuários.
A ordenação da rede refere-se ao reconhecimento e organização das necessidades da população.
A longitudinalidade do cuidado relaciona-se com a comunicação articulada da rede de atenção à saúde.
A longitudinalidade do cuidado depende do relacionamento da equipe profissional com o paciente.
A coordenação do cuidado preocupa-se com ações voltadas às necessidades da população. 
Assinale a alternativa correta:
a. V-V-F-V-V;
b. V-F-F-F-F;
c. F-V-V-V-F;
d. V-V-F-V-F; 
e. V-F-V-F-V;
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
V-V-F-V-F;
Questão 6
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
Ao aplicar todas as diretrizes e princípios, o Sistema Único de Saúde (SUS) espera alcançar um sistema de saúde universal, integral,
unificado e articulado em redes regionalizadas e descentralizadas. Esse sistema é chamado de redes de atenção em saúde e inicia
com a atenção no menor território sanitário, no qual encontra-se a nascente das necessidades de saúde e partir dele os outros setores
de saúde de comunicam de forma dependente, buscando integrar todas as ações de saúde para atingir a atenção integral ao
indivíduo e no território (BRASIL, 2009).
Com relação ao sistema de redes de atenção, assinale a alternativa correta:
a. A comunicação deve iniciar no sentido da maior região de atendimento para a menor.
b. Os níveis de hierarquização devem garantir atenção completa e unidirecional.
c. O sistema de redes é classificado atualmente como hierárquico ou vertical.
d. A microárea geralmenteatua fortemente com atenção terciária.
e. O sistema de redes atua de forma transversal com comunicação nos dois sentidos. 
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
O sistema de redes atua de forma transversal com comunicação nos dois sentidos.
Questão 7
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
O sistema de redes de atenção é um sistema extremamente complexo no qual o serviço de saúde pretende oferecer assistência à
saúde para a comunidade. Ao aplicar todas as diretrizes e princípios espera-se alcançar um sistema de saúde universal, integral,
unificado e articulado em redes regionalizadas e descentralizadas. Para que o sistema de rede funcione, os estabelecimentos de
saúde devem fortalecer os vínculos entre si e evitar a fragmentação da atenção, ou seja, a interrupção da continuidade do
atendimento. A fragmentação é evitada quando a interação intra e inter equipe funciona. (BRASIL, 2009) 
Sobre a comunicação no sistema de redes de atenção, assinale a alternativa correta:
a. A interação intraequipe relaciona-se com o trabalho multidisciplinar e a inter equipe com a comunicação entre diferentes
setores de atenção.

b. A interação intraequipe relaciona-se com a atuação multidisciplinar e a inter equipe com a valorização do trabalho em
conjunto.
c. A interação intraequipe relaciona-se com a comunicação de setores de atenção da microrregião e a inter equipe com setores
da macrorregião.
d. A interação intraequipe relaciona-se com o atendimento nos setores de saúde e a inter equipe com outros setores da
comunidade.
e. A interação intraequipe relaciona-se com a comunicação entre diferentes setores de atenção e a inter equipe com o trabalho
multidisciplinar.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
A interação intraequipe relaciona-se com o trabalho multidisciplinar e a inter equipe com a comunicação entre diferentes setores de
atenção.
Questão 8
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
A evolução do sistema de saúde ocorreu dependente de vários acontecimentos históricos antigos. Diversos fatores influenciaram na
transformação dos serviços de assistência à saúde e na criação de políticas públicas. O enredo dessa transformação é constituído por
diferentes civilizações, de forma que cada uma contribuiu para a evolução. Por fim, os acontecimentos tornam-se semelhantes por
volta do século XIX, mas apesar de seguir um padrão em diferentes partes do mundo ainda assim existem particularidades relevantes
específicas de cada país. (Autora, 2021) 
Nesse contexto assinale verdadeiro ou falso nas alternativas sobre esses acontecimentos: 
Os gregos valorizavam o olhar sanitarista e preocupavam-se com o estilo de vida, práticas de higiene e nutrição das pessoas.
Os romanos contribuíram com construções do sistema de esgotos e de distribuição de água, aprimorando as condições sanitárias.
A Idade Média ficou marcada por várias doenças infecciosas devastadoras e forte influência da igreja sobre as decisões médico-
sanitárias.
As teorias científicas surgiram na idade moderna, mas contribuíram muito pouco para o esclarecimento de causas das doenças.
O avanço de técnicas de isolamento e manuseio de organismos microscópicos contribuiu para o conhecimento sobre
microrganismos e mecanismos de transmissão de doenças.
a. F-V-F-V-F.
b. F-V-F-F-V.
c. V-F-F-V-F.
d. V-V-F-V-V. 
e. V-V-F-V-F.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
V-V-F-V-V.
Questão 9
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
A história da saúde no Brasil foi marcada por acontecimentos semelhantes aos abordados na cronologia histórica da saúde coletiva
no mundo. A proclamação da República despertou o espírito capitalista no Brasil, no qual as decisões políticas eram fortemente
influenciadas por pessoas de classe alta envolvidas na economia. A medicina tinha um olhar sanitarista e a epidemiologia já era
utilizada para examinar o ambiente físico e social da população urbana. No contexto de epidemias de varíola, febre amarela, peste
bubônica, febre tifoide e cólera, o governo tentava promover medidas de higiene pública intermediadas por médicos sanitaristas.
(Autora, 2021) 
Sobre a história da saúde pública no Brasil assinale a alternativa correta:
a. O Brasil foi palco dos primeiros movimentos de reforma sanitária, impulsionado pelo início da República em meados de 1800.
b. O setor privado desenvolveu-se por iniciativa do próprio governo devido alta demanda de assistência médica.
c. Os Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs) foi instituído com o objetivo de realizar as limpezas de cortiços e favelas.
d. Os movimentos iniciais da reforma aconteceram visando a saúde dos trabalhadores através da oferta de serviços via
previdência social.

e. O Ministério da Educação e da Saúde Pública (MESP) realizou ações de saúde revolucionárias durante o governo de Vargas.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
Os movimentos iniciais da reforma aconteceram visando a saúde dos trabalhadores através da oferta de serviços via previdência
social.
Questão 10
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
A equipe Saúde da Família (eSF) atua dentro da unidade básica de saúde (UBS), que representa a porta de entrada ao sistema de
saúde. Para isso, a equipe é formada por profissionais de diferentes áreas da que atuam em conjunto para atingir todas as
necessidades das populações. Esses profissionais possuem responsabilidades gerais e específicas. As atribuições gerais são relativas a
todos os profissionais independente do cargo e as atribuições específicas relacionam-se à classe de cada profissional que devem ser
seguidas durante o exercício da profissão.  (Autora, 2021). 
Analise quais das opções refletem atribuições gerais da ESF: 
I. Territorialização
II. Acolhimento
III. Notificação de doenças
IV. Encaminhamento a outros pontos de atenção
V. Gerenciamento de insumos 
Assinale a alternativa correta:
a. Apenas I e II estão corretas.
b. Apenas I, II e III estão corretas. 
c. Apenas II, III e IV estão corretas.
d. Apenas II e III estão corretas.
e. Todas as alternativas estão corretas.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
Apenas I, II e III estão corretas.
◄ ENQUETE DE SATISFAÇÃO - EAD UNIFATECIE
Seguir para...
CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A PROVA CURRICULAR - DIA 21/04/2022 - VALOR 6,0 PONTOS - 2ª OPORTUNIDADE ►
https://www.eadunifatecie.com.br/mod/feedback/view.php?id=190295&forceview=1
https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/view.php?id=188492&forceview=1

Mais conteúdos dessa disciplina