Buscar

AVALIAÇÃO DISCURSIVA - METODOLOGIA CIENTIFICA

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia Científica (FIL13)
	
	
	
	
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Durante o processo de realização do trabalho de conclusão do curso, é comum evidenciarmos nossas ideias e teorias acerca de um tema, para que sejam aceitas pela comunidade científica, sem as devidas referências. Esse erro é comum, e normalmente a comissão que faz a avaliação não valoriza esses trabalhos. Afinal, é preciso que suas propostas e resultados estejam alinhados com outros autores. Com relação aos objetivos das citações bibliográficas, de que forma você, autor, pode corroborar as suas ideias com a de outros autores no trabalho que estará desenvolvendo?
	Resposta Esperada:
No processo de construção de um artigo, independente da metodologia adotada, sempre ocorrerá a análise de dados obtidos, gerando resultados específicos. Por sua vez, caso o pesquisador encontre resultados semelhantes aos seus, em trabalhos de outros autores, e citá-los na sua pesquisa, estará corroborando os resultados. Caso a análise demonstre que os dados observados são diferentes dos que os outros autores observaram, apesar da mesma metodologia utilizada, você não corrobora, mas demonstra nova tendência para um determinado fenômeno.
	2.
	A cultura e o conhecimento marcam a capacidade do ser humano de se distinguir de todas as outras espécies vivas na Terra. Este foi responsável pelo desenvolvimento e principais revoluções desde a Pré-história até a Idade Contemporânea. Nesse contexto, descreva duas características sobre a capacidade humana da construção do conhecimento.
	Resposta Esperada:
O conhecimento é umas características que define o ser humano em seu desenvolvimento e evolução. É uma necessidade vital e psicológica. A busca pela verdade é uma aspiração natural do ser humano. O conhecimento é um processo em construção e que nunca está pronto. Ele acontece em todas as fases do desenvolvimento humano. As limitações do ser humano e suas possibilidades de vir a ser constituem a mola propulsora do conhecimento. Esta capacidade atribui ao homem a qualidade de ser pensante. Isto ocorre na relação entre o sujeito que conhece e a realidade que é conhecida. Um dos grandes desafios para o ser humano como ser pensante é superar as limitações como guerras, desigualdades sociais e de oportunidades, bem como situar o ser humano como uma espécie que precisa coexistir com outras no ambiente.
Parte inferior do formulário

Continue navegando