Buscar

Atividade 3 - Hidrologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 03 – Hidrologia
A regularização de vazões assume um papel de importância nas regiões urbanizadas. A intensidade com que isso se dá depende diretamente também da intensidade com que o homem interfere no meio ambiente. Essa interferência ocorre em função da urbanização e é representada pelo asfaltamento de vias urbanas, pelo desmatamento para a instalação de núcleos habitacionais etc. No entanto, essas ações de intervenção predatória junto ao meio ambiente não são de todo inevitáveis.  
Cabe ao ser humano, que realiza essas ações, pensar e agir em função de que isso não ocorra, ou, pelo menos, que aconteça de maneira que afete o mínimo possível. Com base no que foi estudado nesta unidade e, considerando o que acima foi descrito, estabeleça pelo menos dois fatores positivos que a técnica da regularização de vazão de rios pode contribuir frente ao assunto.
Regularização de vazões consiste em um procedimento que visa a melhor utilização dos recursos hídricos superficiais, para que um determinado corpo d’água tenha a mínima variabilidade de vazão ao longo do ano. Uma forma de executar tal regularização é promovendo o represamento das águas por construção de barragens e reservatórios, onde será armazenada a água proveniente da estação chuvosa para abastecimento durante o período de seca. 
Estes procedimentos possuem extrema importância para minimizar os efeitos nocivos das agressões humanas ao meio ambiente. Um exemplo é a criação de um reservatório de acumulação para o armazenamento de água com a finalidade de minimizar os efeitos de enchentes a jusante. Outro exemplo é o armazenamento desta água para fins de abastecimento humano, como consumo e irrigação, sobretudo atualmente onde vivemos períodos de seca longos em muitas regiões do planeta.

Continue navegando