Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Online_ MC primeira tentativa

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Uma forma de conceber um problema científico é relacionar vários fatores (variáveis independentes) com o fenômeno em estudo. O problema pode tomar diferentes formas, de acordo com o objetivo do trabalho. Pardinas (1977, p. 121-125) apresenta quatro tipos: 1. Problema de estudos acadêmicos: estudo descritivo, de caráter informativo, explicativo ou preditivo. 2.Problema de informação: coleta de dados a respeito de estruturas e condutas observáveis, dentro de uma área de fenômenos. 3.Problemas de ação: campos de ação onde determinados conhecimentos sejam aplicados com êxito. 4.Investigação pura e aplicada: estuda um problema relativo ao conhecimento científico ou à sua aplicabilidade.
Com base no supracitado, análise o seguinte resumo de pesquisa e identifique o tipo de problema científico abordado pele estudo: O problema do estudo se trata de um:
I. Problema de estudos acadêmicos: estudo descritivo, de caráter informativo, explicativo ou preditivo.
II. Problema de informação: coleta de dados a respeito de estruturas e condutas observáveis, dentro de uma área de fenômenos.
III. Problema de ação: campos de ação onde determinados conhecimentos sejam aplicados com êxito.
IV. Investigação pura e aplicada: estuda um problema relativo ao conhecimento científico ou à sua aplicabilidade.
a. I e II
b. III
c. I
d. II
e. IV

Problema é uma dificuldade, teórica ou prática, no conhecimento de alguma coisa de real importância, para a qual se deve encontrar uma solução. Definir um problema significa especificá-lo em detalhes precisos e exatos. Na formulação de um problema, deve haver clareza, concisão e objetividade. A colocação clara do problema pode facilitar a construção da hipótese central (MARCONI e LAKATOS, 2019).
A partir das informações apresentadas, avalie o resumo de pesquisa a seguir. O problema de pesquisa no estudo supracitado é:
I. Como o conceito de privacidade evoluiu frente à Lei Geral de Proteção de Dados e como irá influenciar o comportamento dos titulares de dados?
II. Como o conceito de privacidade evoluiu frente à Lei Geral de Proteção de Dados e como influenciou o comportamento dos titulares de dados bancários?
III. O conceito de privacidade evoluiu frente à Lei Geral de Proteção de Dados e influenciou o comportamento dos titulares de dados bancários?
IV. Como a internet evoluiu num curto espaço de tempo?
V. Quais são as facilidades que a internet trouxe para o nosso dia-a-dia?
VI. Na década anterior, a privacidade era preservada como algo extremamente íntimo?
a. IV
b. III
c. V
d. I
e. II

O conhecimento filosófico é valorativo, pois seu ponto de partida consiste em hipóteses, que não poderão ser submetidas à observação: “as hipóteses filosóficas baseiam-se na experiência, portanto, este conhecimento emerge da experiência e não da experimentação” (TRUJILLO FERRARI, 1974, p. 12 apud MARCONI; LAKATOS, 2019, p.71).
Considerando as informações apresentadas no texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O objeto de análise da filosofia são ideias, relações conceptuais, exigências lógicas que não são redutíveis a realidades materiais e, por essa razão, não são passíveis de observação sensorial direta ou indireta (por instrumentos), como a que é exigida pela ciência experimental.
II. O conhecimento filosófico não é verificável uma vez que seus enunciados e hipóteses, ao contrário do que ocorre no campo da ciência, não podem ser confirmados nem refutados.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

No que diz respeito teoria, no campo científico, avalie as afirmacoes a seguir.
É correto apenas o que se afirma em:
I. Teoria é uma construção imaginária; utopia, sonho, fantasia.
II. Uma teoria é um meio para interpretar, criticar e unificar leis estabelecidas, modificando-as para se adequarem a dados não previstos quando de sua formulação e para orientar a tarefa de descobrir generalizações novas e mais amplas.
III. A teoria é mais restrita do que a lei.
IV. O objetivo das teorias é compreender e explicar os fenômenos de forma mais ampla, através da reconstrução conceitual das estruturas objetivas deles.
a. I, IV
b. IV apenas
c. II, IV
d. II, III, IV
e. III e IV

Assinale a alternativa que completa, corretamente, a lacuna da sentença abaixo. As leituras realizadas numa pesquisa bibliográfica devem ser registradas, documentadas, através de anotações. As anotações tornam-se mais acessíveis, funcionais, se forem feitas em ______________________.
a. corpo do documento.
b. fichas.
c. cabeçalhos.
d. variáveis.
e. citações.

É correto, apenas o que se afirma em:
I. A pesquisa pode ser delimitada em relação ao assunto, selecionando um tópico, a fim de impedir que se torne ou muito extenso ou muito complexo.
II. A pesquisa pode ser delimitada em relação à extensão, porque nem sempre se pode abranger todo o âmbito no qual o fato se desenrola.
III. A pesquisa pode ser delimitada em relação ao tempo, quando o fato deve ser estudado em determinado momento.
IV. Nem sempre há necessidade de delimitação da pesquisa, pois o próprio assunto e seus objetivos podem estabelecer limites.
a. I, IV
b. I, II
c. I, III
d. IV
e. I, II, III, IV

O conhecimento científico diferencia-se do popular muito mais no que se refere ao seu contexto metodológico do que propriamente ao seu conteúdo. Essa diferença ocorre também em relação aos conhecimentos filosófico e religioso (teológico). Trujillo Ferrari (1974, p. 11) sistematiza as características dos quatro tipos de conhecimento: Observa-se a caracteristica valorativa como algo comum entre os três tipos de conhecimento.
Em relação à característica valorativa dos diferentes tipos de conhecimento, avalie as afirmações a seguir e identifique qual deles não é uma proposta verdadeira.
I. O conhecimento popular é valorativo por excelência, pois se fundamenta numa seleção operada com base em estados de ânimo e emoções: como o conhecimento implica uma dualidade de realidades, isto é, de um lado o sujeito cognoscente e, de outro, o objeto conhecido, e este é possuído, de certa forma, pelo cognoscente, os valores do sujeito impregnam o objeto conhecido.
II. O conhecimento filosófico é valorativo, pois seu ponto de partida consiste em hipóteses, que não poderão ser submetidas à observação: “as hipóteses filosóficas baseiam-se na experiência, portanto, este conhecimento emerge da experiência e não da experimentação” (TRUJILLO FERRARI, 1974, p. 12).
III. O conhecimento religioso, isto é, teológico, apoia-se em doutrinas que contêm proposições sagradas (valorativas. Esse tipo de conhecimento é valorativo pois apoia-se em doutrinas que contêm proposições consideradas sagradas por terem sido reveladas pelo sobrenatural.
IV. O conhecimento científico é valorativo pois abrange fatos concretos, positivos, e fenômenos perceptíveis pelos sentidos, através do emprego de instrumentos, técnicas e recursos de observação. Suas proposições ou hipóteses têm sua veracidade ou falsidade conhecida através da experiência e não apenas por meio da razão.
a. IV
b. III
c. II, IV
d. I, II
e. II

A vantagem de se utilizar o método de fichamento para a documentação dos dados está na possibilidade de obter-se a informação exata, na hora necessária. Além disso, pela facilidade do manuseio, remoção, renovação ou acréscimo de informações, o uso de fichas é indispensável em qual tipo de tarefa?
a. documentação de entrevista.
b. documentação em ficha.
c. documentação lógica.
d. documentação material.
e. documentação bibliográfica.

A hipótese básica é constituída pelo ponto básico do tema, individualizado e especificado na formulação do problema; ela apresenta uma resposta, provável, suposta e provisória a uma dificuldade sentida, compreendida e definida. A principal resposta é denominada hipótese básica, podendo ser complementada por outras, que recebem a denominação de secundárias.
Entre as diferentes formas de hipóteses, temos:
I. As que afirmam, em dada situação, a presença ou ausência de certos fenômenos.
II. As que se referem à natureza ou características de determinados fenômenos, em uma situação específica.
III. As que apontam a existência ou não de determinadas relações entre fenômenos.
IV. As que testam variação concomitante, direta ou inversa, entre certos fenômenos etc.
a. I e II
b. IV
c. II
d. I
e. III e IV

Na interpretação dos resultados são transcritos os resultados da pesquisa apresentados sob a forma de evidências para a confirmação ou a refutação das hipóteses. Estas se dão segundo a relevância dos dados. Quando os dados são irrelevantes, inconclusivos, insuficientes, não se podem nem confirmar nem refutar a hipótese, e tal fato deve ser apontado agora não apenas sob o ângulo da análise estatística, mas também correlacionado com a hipótese enunciada.
Para tanto é necessário assinalar:
I. As discrepâncias entre os fatos obtidos e os previstos nas hipóteses.
II. A comprovação ou a refutação da hipótese, ou a impossibilidade de realizá-la.
III. Maneiras pelas quais se podem maximizar o grau de verdade das generalizações.
IV. Como as provas obtidas mantêm a sustentabilidade da teoria, determinam sua limitação ou, até, a sua rejeição.
a. III, IV
b. I, II, III, IV
c. I, III
d. I, II, III,
e. I, II

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Uma forma de conceber um problema científico é relacionar vários fatores (variáveis independentes) com o fenômeno em estudo. O problema pode tomar diferentes formas, de acordo com o objetivo do trabalho. Pardinas (1977, p. 121-125) apresenta quatro tipos: 1. Problema de estudos acadêmicos: estudo descritivo, de caráter informativo, explicativo ou preditivo. 2.Problema de informação: coleta de dados a respeito de estruturas e condutas observáveis, dentro de uma área de fenômenos. 3.Problemas de ação: campos de ação onde determinados conhecimentos sejam aplicados com êxito. 4.Investigação pura e aplicada: estuda um problema relativo ao conhecimento científico ou à sua aplicabilidade.
Com base no supracitado, análise o seguinte resumo de pesquisa e identifique o tipo de problema científico abordado pele estudo: O problema do estudo se trata de um:
I. Problema de estudos acadêmicos: estudo descritivo, de caráter informativo, explicativo ou preditivo.
II. Problema de informação: coleta de dados a respeito de estruturas e condutas observáveis, dentro de uma área de fenômenos.
III. Problema de ação: campos de ação onde determinados conhecimentos sejam aplicados com êxito.
IV. Investigação pura e aplicada: estuda um problema relativo ao conhecimento científico ou à sua aplicabilidade.
a. I e II
b. III
c. I
d. II
e. IV

Problema é uma dificuldade, teórica ou prática, no conhecimento de alguma coisa de real importância, para a qual se deve encontrar uma solução. Definir um problema significa especificá-lo em detalhes precisos e exatos. Na formulação de um problema, deve haver clareza, concisão e objetividade. A colocação clara do problema pode facilitar a construção da hipótese central (MARCONI e LAKATOS, 2019).
A partir das informações apresentadas, avalie o resumo de pesquisa a seguir. O problema de pesquisa no estudo supracitado é:
I. Como o conceito de privacidade evoluiu frente à Lei Geral de Proteção de Dados e como irá influenciar o comportamento dos titulares de dados?
II. Como o conceito de privacidade evoluiu frente à Lei Geral de Proteção de Dados e como influenciou o comportamento dos titulares de dados bancários?
III. O conceito de privacidade evoluiu frente à Lei Geral de Proteção de Dados e influenciou o comportamento dos titulares de dados bancários?
IV. Como a internet evoluiu num curto espaço de tempo?
V. Quais são as facilidades que a internet trouxe para o nosso dia-a-dia?
VI. Na década anterior, a privacidade era preservada como algo extremamente íntimo?
a. IV
b. III
c. V
d. I
e. II

O conhecimento filosófico é valorativo, pois seu ponto de partida consiste em hipóteses, que não poderão ser submetidas à observação: “as hipóteses filosóficas baseiam-se na experiência, portanto, este conhecimento emerge da experiência e não da experimentação” (TRUJILLO FERRARI, 1974, p. 12 apud MARCONI; LAKATOS, 2019, p.71).
Considerando as informações apresentadas no texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O objeto de análise da filosofia são ideias, relações conceptuais, exigências lógicas que não são redutíveis a realidades materiais e, por essa razão, não são passíveis de observação sensorial direta ou indireta (por instrumentos), como a que é exigida pela ciência experimental.
II. O conhecimento filosófico não é verificável uma vez que seus enunciados e hipóteses, ao contrário do que ocorre no campo da ciência, não podem ser confirmados nem refutados.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

No que diz respeito teoria, no campo científico, avalie as afirmacoes a seguir.
É correto apenas o que se afirma em:
I. Teoria é uma construção imaginária; utopia, sonho, fantasia.
II. Uma teoria é um meio para interpretar, criticar e unificar leis estabelecidas, modificando-as para se adequarem a dados não previstos quando de sua formulação e para orientar a tarefa de descobrir generalizações novas e mais amplas.
III. A teoria é mais restrita do que a lei.
IV. O objetivo das teorias é compreender e explicar os fenômenos de forma mais ampla, através da reconstrução conceitual das estruturas objetivas deles.
a. I, IV
b. IV apenas
c. II, IV
d. II, III, IV
e. III e IV

Assinale a alternativa que completa, corretamente, a lacuna da sentença abaixo. As leituras realizadas numa pesquisa bibliográfica devem ser registradas, documentadas, através de anotações. As anotações tornam-se mais acessíveis, funcionais, se forem feitas em ______________________.
a. corpo do documento.
b. fichas.
c. cabeçalhos.
d. variáveis.
e. citações.

É correto, apenas o que se afirma em:
I. A pesquisa pode ser delimitada em relação ao assunto, selecionando um tópico, a fim de impedir que se torne ou muito extenso ou muito complexo.
II. A pesquisa pode ser delimitada em relação à extensão, porque nem sempre se pode abranger todo o âmbito no qual o fato se desenrola.
III. A pesquisa pode ser delimitada em relação ao tempo, quando o fato deve ser estudado em determinado momento.
IV. Nem sempre há necessidade de delimitação da pesquisa, pois o próprio assunto e seus objetivos podem estabelecer limites.
a. I, IV
b. I, II
c. I, III
d. IV
e. I, II, III, IV

O conhecimento científico diferencia-se do popular muito mais no que se refere ao seu contexto metodológico do que propriamente ao seu conteúdo. Essa diferença ocorre também em relação aos conhecimentos filosófico e religioso (teológico). Trujillo Ferrari (1974, p. 11) sistematiza as características dos quatro tipos de conhecimento: Observa-se a caracteristica valorativa como algo comum entre os três tipos de conhecimento.
Em relação à característica valorativa dos diferentes tipos de conhecimento, avalie as afirmações a seguir e identifique qual deles não é uma proposta verdadeira.
I. O conhecimento popular é valorativo por excelência, pois se fundamenta numa seleção operada com base em estados de ânimo e emoções: como o conhecimento implica uma dualidade de realidades, isto é, de um lado o sujeito cognoscente e, de outro, o objeto conhecido, e este é possuído, de certa forma, pelo cognoscente, os valores do sujeito impregnam o objeto conhecido.
II. O conhecimento filosófico é valorativo, pois seu ponto de partida consiste em hipóteses, que não poderão ser submetidas à observação: “as hipóteses filosóficas baseiam-se na experiência, portanto, este conhecimento emerge da experiência e não da experimentação” (TRUJILLO FERRARI, 1974, p. 12).
III. O conhecimento religioso, isto é, teológico, apoia-se em doutrinas que contêm proposições sagradas (valorativas. Esse tipo de conhecimento é valorativo pois apoia-se em doutrinas que contêm proposições consideradas sagradas por terem sido reveladas pelo sobrenatural.
IV. O conhecimento científico é valorativo pois abrange fatos concretos, positivos, e fenômenos perceptíveis pelos sentidos, através do emprego de instrumentos, técnicas e recursos de observação. Suas proposições ou hipóteses têm sua veracidade ou falsidade conhecida através da experiência e não apenas por meio da razão.
a. IV
b. III
c. II, IV
d. I, II
e. II

A vantagem de se utilizar o método de fichamento para a documentação dos dados está na possibilidade de obter-se a informação exata, na hora necessária. Além disso, pela facilidade do manuseio, remoção, renovação ou acréscimo de informações, o uso de fichas é indispensável em qual tipo de tarefa?
a. documentação de entrevista.
b. documentação em ficha.
c. documentação lógica.
d. documentação material.
e. documentação bibliográfica.

A hipótese básica é constituída pelo ponto básico do tema, individualizado e especificado na formulação do problema; ela apresenta uma resposta, provável, suposta e provisória a uma dificuldade sentida, compreendida e definida. A principal resposta é denominada hipótese básica, podendo ser complementada por outras, que recebem a denominação de secundárias.
Entre as diferentes formas de hipóteses, temos:
I. As que afirmam, em dada situação, a presença ou ausência de certos fenômenos.
II. As que se referem à natureza ou características de determinados fenômenos, em uma situação específica.
III. As que apontam a existência ou não de determinadas relações entre fenômenos.
IV. As que testam variação concomitante, direta ou inversa, entre certos fenômenos etc.
a. I e II
b. IV
c. II
d. I
e. III e IV

Na interpretação dos resultados são transcritos os resultados da pesquisa apresentados sob a forma de evidências para a confirmação ou a refutação das hipóteses. Estas se dão segundo a relevância dos dados. Quando os dados são irrelevantes, inconclusivos, insuficientes, não se podem nem confirmar nem refutar a hipótese, e tal fato deve ser apontado agora não apenas sob o ângulo da análise estatística, mas também correlacionado com a hipótese enunciada.
Para tanto é necessário assinalar:
I. As discrepâncias entre os fatos obtidos e os previstos nas hipóteses.
II. A comprovação ou a refutação da hipótese, ou a impossibilidade de realizá-la.
III. Maneiras pelas quais se podem maximizar o grau de verdade das generalizações.
IV. Como as provas obtidas mantêm a sustentabilidade da teoria, determinam sua limitação ou, até, a sua rejeição.
a. III, IV
b. I, II, III, IV
c. I, III
d. I, II, III,
e. I, II

Prévia do material em texto

14/09/2020 Avaliação Online: Revisão da tentativa
https://ead.grupoceuma.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=26730&cmid=8875 1/8
Página inicial Minhas Disciplinas MC_2020_CEUMA AVALIAÇÕES Avaliação Online
Iniciado em segunda, 14 set 2020, 17:52
Estado Finalizada
Concluída em segunda, 14 set 2020, 18:32
Tempo
empregado
40 minutos 19 segundos
Avaliar 10,00 de um máximo de 10,00(100%)










https://ead.grupoceuma.com.br/
https://ead.grupoceuma.com.br/course/view.php?id=509
https://ead.grupoceuma.com.br/course/view.php?id=509&section=5
https://ead.grupoceuma.com.br/mod/quiz/view.php?id=8875
javascript:void(0);
https://ead.grupoceuma.com.br/user/index.php?id=509
https://ead.grupoceuma.com.br/grade/report/index.php?id=509
https://ead.grupoceuma.com.br/course/view.php?id=509&stopjsnav=1
https://ead.grupoceuma.com.br/course/view.php?id=509&datapref=1
https://ead.grupoceuma.com.br/
https://ead.grupoceuma.com.br/my/
https://ead.grupoceuma.com.br/calendar/view.php?view=month&course=509
javascript:void(0);
https://ead.grupoceuma.com.br/user/files.php
14/09/2020 Avaliação Online: Revisão da tentativa
https://ead.grupoceuma.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=26730&cmid=8875 2/8
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Uma forma de conceber um problema científico é relacionar
vários fatores (variáveis independentes) com o fenômeno em
estudo. O problema pode tomar diferentes formas, de acordo
com o objetivo do trabalho. Pardinas (1977, p. 121-125)
apresenta quatro tipos: 1. Problema de estudos
acadêmicos: estudo descritivo, de caráter informativo,
explicativo ou preditivo. 2.Problema de informação: coleta de
dados a respeito de estruturas e condutas observáveis, dentro
de uma área de fenômenos. 3.Problemas de ação: campos de
ação onde determinados conhecimentos sejam aplicados
com êxito. 4.Investigação pura e aplicada: estuda um
problema relativo ao conhecimento científico ou à sua
aplicabilidade.
 
Com base no supracitado, análise o seguinte resumo de
pesquisa e identifique o tipo de problema científico abordado
pele estudo:
Fonte: ANTONIO, Manuel. Envelhecimento ativo e a indústria da
perfeição. Saúde soc. [online]. 2020, vol.29, n.1, e190967.  Epub
Apr 17, 2020. ISSN 1984-0470.  https://doi.org/10.1590/s0104-
12902020190967. Acesso em: 22.06.2020.
O problema do estudo se trata de um:
I. Problema de estudos acadêmicos: estudo descritivo, de
caráter informativo, explicativo ou preditivo. 
II. Problema de informação: coleta de dados a respeito de
estruturas e condutas observáveis, dentro de uma área de
fenômenos. 
III. Problema de ação: campos de ação onde determinados
conhecimentos sejam aplicados com êxito. 
IV. Investigação pura e aplicada: estuda um problema relativo
ao conhecimento científico ou à sua aplicabilidade.
A resposta correta é: 
Escolha uma:
a. I e II
b. III
c. I
d. II 
e. IV










https://doi.org/10.1590/s0104-12902020190967
javascript:void(0);
https://ead.grupoceuma.com.br/user/index.php?id=509
https://ead.grupoceuma.com.br/grade/report/index.php?id=509
https://ead.grupoceuma.com.br/course/view.php?id=509&stopjsnav=1
https://ead.grupoceuma.com.br/course/view.php?id=509&datapref=1
https://ead.grupoceuma.com.br/
https://ead.grupoceuma.com.br/my/
https://ead.grupoceuma.com.br/calendar/view.php?view=month&course=509
javascript:void(0);
https://ead.grupoceuma.com.br/user/files.php
14/09/2020 Avaliação Online: Revisão da tentativa
https://ead.grupoceuma.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=26730&cmid=8875 3/8
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Problema é uma dificuldade, teórica ou prática, no
conhecimento de alguma coisa de real importância, para a
qual se deve encontrar uma solução. Definir um problema
significa especificá-lo em detalhes precisos e exatos. Na
formulação de um problema, deve haver clareza, concisão e
objetividade. A colocação clara do problema pode facilitar a
construção da hipótese central (MARCONI e LAKATOS, 2019).
A partir das informações apresentadas, avalie o resumo de
pesquisa a seguir.
RIBEIRO, Cinthya Imano Vicente. Privacidade Digital Das
Instituições Bancárias. 2020. Disponível em:
http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/PUC_SP-
1_665084ae4ff9a7b75f465b4dc0c2eb5b. Último acesso em:
27.05.2020.
 
O problema de pesquisa no estudo supracitado é:
I. Como o conceito de privacidade evoluiu frente à Lei Geral de
Proteção de Dados e como irá influenciar o comportamento
dos titulares de dados?
II. Como o conceito de privacidade evoluiu frente à Lei Geral de
Proteção de Dados e como influenciou o comportamento dos
titulares de dados bancários?
III. O conceito de privacidade evoluiu frente à Lei Geral de
Proteção de Dados e influenciou o comportamento dos
titulares de dados bancários?
IV. Como a internet evoluiu num curto espaço de tempo?
V. Quais são as facilidades que a internet trouxe para o nosso
dia-a-dia?
VI. Na década anterior, a privacidade era preservada como
algo extremamente íntimo?
A resposta correta é:
Escolha uma:
a. IV
b. III
c. V
d. I 
e. II










http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/PUC_SP-1_665084ae4ff9a7b75f465b4dc0c2eb5b
javascript:void(0);
https://ead.grupoceuma.com.br/user/index.php?id=509
https://ead.grupoceuma.com.br/grade/report/index.php?id=509
https://ead.grupoceuma.com.br/course/view.php?id=509&stopjsnav=1
https://ead.grupoceuma.com.br/course/view.php?id=509&datapref=1
https://ead.grupoceuma.com.br/
https://ead.grupoceuma.com.br/my/
https://ead.grupoceuma.com.br/calendar/view.php?view=month&course=509
javascript:void(0);
https://ead.grupoceuma.com.br/user/files.php
14/09/2020 Avaliação Online: Revisão da tentativa
https://ead.grupoceuma.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=26730&cmid=8875 4/8
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
O conhecimento filosófico é valorativo, pois seu ponto de
partida consiste em hipóteses, que não poderão ser
submetidas à observação: “as hipóteses filosóficas baseiam-
se na experiência, portanto, este conhecimento emerge da
experiência e não da experimentação” (TRUJILLO FERRARI, 1974,
p. 12 apud MARCONI; LAKATOS, 2019, p.71)
Considerando as informações apresentadas no texto acima,
avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O objeto de análise da filosofia são ideias, relações
conceptuais, exigências lógicas que não são redutíveis a
realidades materiais e, por essa razão, não são passíveis de
observação sensorial direta ou indireta (por instrumentos),
como a que é exigida pela ciência experimental. 
PORQUE 
II. O conhecimento filosófico não é verificável uma vez que seus
enunciados e hipóteses, ao contrário do que ocorre no campo
da ciência, não podem ser confirmados nem refutados.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II
não é uma justificativa correta da I.  
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma
proposição falsa. 
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é
uma justificativa correta da I.
d. As asserções I e II são proposições falsas. 
e. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma
proposição verdadeira. 
No que diz respeito teoria, no campo científico, avalie as
afirmações a seguir. 
I. Teoria é uma construção imaginária; utopia, sonho, fantasia. 
II. Uma teoria é um meio para interpretar, criticar e unificar leis
estabelecidas, modificando-as para se adequarem a dados
não previstos quando de sua formulação e para orientar a
tarefa de descobrir generalizações novas e mais amplas. 
III. A teoria é mais restrita do que a lei. 
IV. O objetivo das teorias é compreender e explicar os
fenômenos de forma mais ampla, através da reconstrução
conceitual das estruturas objetivas deles.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, IV
b. IV apenas
c. II, IV 
d. II, III,IV
e. III e IV 










javascript:void(0);
https://ead.grupoceuma.com.br/user/index.php?id=509
https://ead.grupoceuma.com.br/grade/report/index.php?id=509https://ead.grupoceuma.com.br/course/view.php?id=509&stopjsnav=1
https://ead.grupoceuma.com.br/course/view.php?id=509&datapref=1
https://ead.grupoceuma.com.br/
https://ead.grupoceuma.com.br/my/
https://ead.grupoceuma.com.br/calendar/view.php?view=month&course=509
javascript:void(0);
https://ead.grupoceuma.com.br/user/files.php
14/09/2020 Avaliação Online: Revisão da tentativa
https://ead.grupoceuma.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=26730&cmid=8875 5/8
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Assinale a alternativa que completa, corretamente, a lacuna
da sentença abaixo.
As leituras realizadas numa pesquisa bibliográfica devem ser
registradas, docomentadas, através de anotações. As
anotações tornam-se mais acessíveis, funcionais, se forem
feitas em ______________________.
Escolha uma:
a. corpo do documento.
b. fichas. 
c. variáveis.
d. cabeçalhos.
e. citações.
I. A pesquisa pode ser delimitada em relação ao assunto,
selecionando um tópico, a fim de impedir que se torne ou
muito extenso ou muito complexo.
II. A pesquisa pode ser delimitada em relação à extensão,
porque nem sempre se pode abranger todo o âmbito no qual o
fato se desenrola.
III. A pesquisa pode ser delimitada em relação ao tempo,
quando o fato deve ser estudado em determinado momento. 
IV. Nem sempre há necessidade de delimitação da pesquisa,
pois o próprio assunto e seus objetivos podem estabelecer
limites.
 
É correto, apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II
b. IV
c. I, IV
d. I, III
e. I, II, III, IV  










javascript:void(0);
https://ead.grupoceuma.com.br/user/index.php?id=509
https://ead.grupoceuma.com.br/grade/report/index.php?id=509
https://ead.grupoceuma.com.br/course/view.php?id=509&stopjsnav=1
https://ead.grupoceuma.com.br/course/view.php?id=509&datapref=1
https://ead.grupoceuma.com.br/
https://ead.grupoceuma.com.br/my/
https://ead.grupoceuma.com.br/calendar/view.php?view=month&course=509
javascript:void(0);
https://ead.grupoceuma.com.br/user/files.php
14/09/2020 Avaliação Online: Revisão da tentativa
https://ead.grupoceuma.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=26730&cmid=8875 6/8
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
O conhecimento científico diferencia-se do popular muito mais
no que se refere ao seu contexto metodológico do que
propriamente ao seu conteúdo. Essa diferença ocorre também
em relação aos conhecimentos filosófico e religioso
(teológico).  Trujillo Ferrari (1974, p. 11) sistematiza as
características dos quatro tipos de conhecimento: Observa-se
a caracteristica valorativa como algo comum entre os três
tipos de conhecimento.
Em relação à característica valorativa dos diferentes tipos de
conhecimento, avalie as afirmações a seguir e identifique qual
deles não é uma proposta verdadeira. 
I. O conhecimento popular é valorativo por excelência, pois se
fundamenta numa seleção operada com base em estados de
ânimo e emoções: como o conhecimento implica uma
dualidade de realidades, isto é, de um lado o sujeito
cognoscente e, de outro, o objeto conhecido, e este é possuído,
de certa forma, pelo cognoscente, os valores do sujeito
impregnam o objeto conhecido.
II. O conhecimento filosófico é valorativo, pois seu ponto de
partida consiste em hipóteses, que não poderão ser
submetidas à observação: “as hipóteses filosóficas baseiam-
se na experiência, portanto, este conhecimento emerge da
experiência e não da experimentação” (TRUJILLO FERRARI, 1974,
p. 12). 
III. O conhecimento religioso, isto é, teológico, apoia-se em
doutrinas que contêm proposições sagradas (valorativas. Esse
tipo de conhecimento é valorativo pois apoia-se em doutrinas
que contêm proposições consideradas sagradas por terem
sido reveladas pelo sobrenatural. 
IV. O conhecimento científico é valorativo pois abrange fatos
concretos, positivos, e fenômenos perceptíveis pelos sentidos,
através do emprego de instrumentos, técnicas e recursos de
observação. Suas proposições ou hipóteses têm sua
veracidade ou falsidade conhecida através da experiência e
não apenas por meio da razão. 
É falso o que se afirma em:
Escolha uma:
a. IV 
b. III
c. II, IV
d. I, II
e. II










javascript:void(0);
https://ead.grupoceuma.com.br/user/index.php?id=509
https://ead.grupoceuma.com.br/grade/report/index.php?id=509
https://ead.grupoceuma.com.br/course/view.php?id=509&stopjsnav=1
https://ead.grupoceuma.com.br/course/view.php?id=509&datapref=1
https://ead.grupoceuma.com.br/
https://ead.grupoceuma.com.br/my/
https://ead.grupoceuma.com.br/calendar/view.php?view=month&course=509
javascript:void(0);
https://ead.grupoceuma.com.br/user/files.php
14/09/2020 Avaliação Online: Revisão da tentativa
https://ead.grupoceuma.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=26730&cmid=8875 7/8
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
A vantagem de se utilizar o método de fichamento para a
documentação dos dados está na possibilidade de obter-se a
informação exata, na hora necessária. Além disso, pela
facilidade do manuseio, remoção, renovação ou acréscimo de
informações, o uso de fichas é indispensável em qual tipo de
tarefa?
Escolha uma:
a. documentação bibliográfica. 
b. documentação de entrevista.
c. documentação lógica.
d. documentação em ficha.
e. documentação material.
A hipótese básica é constituída pelo ponto básico do tema,
individualizado e especificado na formulação do problema; ela
apresenta uma resposta, provável, suposta e provisória a uma
dificuldade sentida, compreendida e definida. A principal
resposta é denominada hipótese básica, podendo ser
complementada por outras, que recebem a denominação de
secundárias.
 
Entre as diferentes formas de hipóteses, temos:
I. As que afirmam, em dada situação, a presença ou ausência
de certos fenômenos.
II. As que se referem à natureza ou características de
determinados fenômenos, em uma situação específica.
III. As que apontam a existência ou não de determinadas
relações entre fenômenos.
IV. As que testam variação concomitante, direta ou inversa,
entre certos fenômenos etc.
 
E falso, o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e II
b. IV 
c. II
d. I
e. III e IV










javascript:void(0);
https://ead.grupoceuma.com.br/user/index.php?id=509
https://ead.grupoceuma.com.br/grade/report/index.php?id=509
https://ead.grupoceuma.com.br/course/view.php?id=509&stopjsnav=1
https://ead.grupoceuma.com.br/course/view.php?id=509&datapref=1
https://ead.grupoceuma.com.br/
https://ead.grupoceuma.com.br/my/
https://ead.grupoceuma.com.br/calendar/view.php?view=month&course=509
javascript:void(0);
https://ead.grupoceuma.com.br/user/files.php
14/09/2020 Avaliação Online: Revisão da tentativa
https://ead.grupoceuma.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=26730&cmid=8875 8/8
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Na interpretação dos resultados são transcritos os resultados
da pesquisa apresentados sob a forma de evidências para a
confirmação ou a refutação das hipóteses. Estas se dão
segundo a relevância dos dados. Quando os dados são
irrelevantes, inconclusivos, insuficientes, não se podem nem
confirmar nem refutar a hipótese, e tal fato deve ser apontado
agora não apenas sob o ângulo da análise estatística, mas
também correlacionado com a hipótese enunciada. Para tanto
é necessário assinalar:
I. As discrepâncias entre os fatos obtidos e os previstos nas
hipóteses.
II. A comprovação ou a refutação da hipótese, ou a
impossibilidade de realizá-la.
III. Maneiras pelas quais se podem maximizar o grau de
verdade das generalizações.
IV. Como as provas obtidas mantêm a sustentabilidade da
teoria, determinam sua limitação ou, até, a sua rejeição.
É correto, apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. III, IV
b. I, II, III, IV 
c. I, III
d. I, II, III, 
e. I, II
Manter contato
© Universidade Ceuma
 http://ceumaonline.com.br/nead/
 4020 7525
 suporte.cead@ceuma.br
   
Resumo de retenção de dados
 Obter o aplicativo para dispositivosmóveis










http://ceumaonline.com.br/nead/
tel:4020 7525
mailto:suporte.cead@ceuma.br
https://www.facebook.com/UniversidadeCeuma/
https://twitter.com/ceumapravoce
https://www.youtube.com/user/universidadeceumaead
https://www.instagram.com/ceuma/
https://ead.grupoceuma.com.br/admin/tool/dataprivacy/summary.php
https://download.moodle.org/mobile?version=2019111801.04&lang=pt_br&iosappid=633359593&androidappid=com.moodle.moodlemobile
javascript:void(0);
https://ead.grupoceuma.com.br/user/index.php?id=509
https://ead.grupoceuma.com.br/grade/report/index.php?id=509
https://ead.grupoceuma.com.br/course/view.php?id=509&stopjsnav=1
https://ead.grupoceuma.com.br/course/view.php?id=509&datapref=1
https://ead.grupoceuma.com.br/
https://ead.grupoceuma.com.br/my/
https://ead.grupoceuma.com.br/calendar/view.php?view=month&course=509
javascript:void(0);
https://ead.grupoceuma.com.br/user/files.php

Mais conteúdos dessa disciplina