Buscar

Avaliação Final (Objetiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1Observa-se que a climatologia geográfica exibe, basicamente, duas linhas ou forma de ser trabalhada, uma de cunho mais estática, subdividindo os elementos em "caixinhas" e outra mais dinâmica, integrando os elementos e dando noção de ritmo climático. Sobre as diferentes possibilidades de abordagens da climatologia apresentadas, com base nas suas respectivas características, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Tradicional (separativa). II- Dinâmica (sintética). ( ) Preocupa-se com a análise dos elementos atmosféricos de maneira fragmentada e, geralmente, se apropria de dados médios em suas análises. ( ) É mais afeita aos estudos geográficos e, portanto, fundamenta o conceito de climatologia geográfica. ( ) Está mais ligada aos estudos das massas de ar, dos sistemas frontais e ao encadeamento dos tipos de tempo sob um determinado local, considerando o habitual e o excepcional atmosférico. ( ) Possui no método da análise rítmica uma das possibilidades de ser estudada e de fornecer análises mais refinadas e de sequência climática. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
II - I - I - II.
B
I - II - I - II.
C
I - I - II - I.
D
I - II - II - II.
2Recentemente, estudos evidenciaram a presença de variabilidades climáticas de baixa frequência com escalas decadais e também multidecadais. Sobre a Oscilação Decadal do Pacífico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A fase quente (positiva) da ODP estabelece-se como um intenso sistema de baixa pressão das Aleutas, águas superficiais mais arrefecidas do que o habitual no Pacífico Norte Central e Oeste. ( ) A fase negativa da ODP, apresenta padrões com sinais invertidos em relação a sua fase positiva. ( ) As mudanças de fases da Oscilação Decadal do Pacífico, que perduram por 20-30 anos, são relativamente abruptas e não influenciam na ocorrência do fenômeno ENOS. ( ) Em função da escala temporal de suas oscilações, os impactos da ODP no clima da América do Sul são mais desconhecidos do que os do ENOS. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V - V.
B
V - F - V - F.
C
V - V - F - V.
D
V - V - F - F.
3Segundo um estudo publicado pelo Centro Hadley, do Departamento Meteorológico da Grã-Bretanha, a temperatura global deve subir 4 °C até meados de 2050, caso sejam mantidas as atuais tendências de emissões de gases do efeito estufa. Sobre as previsões futuras e acontecimentos em curso, analise as sentenças a seguir: I- Se parte da Amazônia morresse por conta de uma seca, isso exporia o solo e poderia contribuir com o aquecimento da atmosfera na região. II- O degelo da calota polar proporciona à luz do sol uma maior superfície de água escura, que absorverá mais radiação e provocará efeitos ainda mais descontrolados sobre o clima global. III- A neve do Kilimanjaro (maciço vulcânico localizado na Tanzânia no continente africano) está se reduzindo a cada ano. Uma hipótese para esta ocorrência é aquecimento global, com efeitos similares em outras regiões do planeta. IV- A queima de combustíveis fósseis já não é mais uma preocupação para os teóricos do aquecimento global, pois estes gases podem ser removidos pelos Mecanismos de Tecnologia Limpa, que inibe do aquecimento global. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, II e III estão corretas.
B
As sentenças II, III e IV estão corretas.
C
As sentenças II e IV estão corretas.
D
As sentenças I, III e IV estão corretas.
4A previsão do tempo e a previsão climática apresenta diferentes aplicações. Do ponto de vista de uma previsão climática, muitas informações podem ser geradas para auxiliar no planejamento futuro. Sobre a previsão climática, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) As previsões climáticas não apresentam utilidade para tomadas de decisões que minimizem os efeitos negativos do clima sobre a sociedade. ( ) Previsões climáticas podem indicar semestres ou estações do ano mais secas ou mais chuvosas, mais quentes ou mais frias, habituais ou excepcionais. ( ) As previsões climáticas são de curto período, portanto são úteis apenas para apresentar as condições do tempo atmosférico em uma determinada localidade. ( ) A partir das previsões climáticas, os gestores podem programar ações e/ou pensar em políticas públicas que minimizem os efeitos negativos para a sociedade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - V.
B
F - V - F - V.
C
V - F - V - F.
D
F - V - V - F.
5A dendroclimatologia, uma das componentes da dendrocronologia, baseia-se nos estudos paleoclimáticos por meio dos anéis de crescimento das árvores e fornecem valiosas informações acerca das condições climáticas da Terra. Sobre a dendroclimatologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os anéis de cores escuras representam a madeira que cresceu na primavera e no início do verão, por outro lado, os anéis claros correspondem a madeira, que cresceu no final do verão e no outono. ( ) Em geral, um anel claro mais um anel escuro equivale a um ano de vida da árvore. ( ) Os anéis de crescimento das árvores geralmente são mais largos em anos quentes e úmidos e são mais estreitos quando está frio e seco. ( ) Eventuais incêndios florestais não podem ser percebidos a partir dos anéis das árvores. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - V.
B
F - V - F - V.
C
F - V - V - F.
D
F - F - V - F.
6Para além das associações entre clima e saúde, a inter-relação Clima x Agricultura é outro aspecto fundamental para os seres humanos desde há muito tempo. De modo geral, desde que o homem deixou de ser nômade, os conhecimentos agrícolas passaram a se desenvolver. Dentro desse desenvolvimento, incluem-se as observações empíricas pelas diferentes populações e também os conhecimentos científicos, compreendendo o papel dos tipos de tempo e dos climas nos mais diversos cultivos existentes no mundo. Sobre as relações entre clima e agricultura, assinale a alternativa CORRETA:
A
Os eventos climáticos extremos e/ou prolongados tendem a ser muito impactantes para a agricultura, seja uma seca, um período muito chuvoso, uma granizada, um tornado, uma geada, uma onda de calor ou de frio, entre outros
B
A geada negra que atingiu o norte do Paraná é avaliada como um evento sem muita expressão no decurso do século XX para o Brasil, uma vez que não produziu impactos relevantes.
C
Segundo Ayoade (1996), existem quatro tipos de secas, sendo elas: permanente, sazonal, contingente e invisível. A seca contingente pode ser a mais prejudicial, uma vez que a mesma ocorre em climas áridos e semiáridos.
D
As condições climáticas não influenciam todas as fases do ciclo vegetativo de uma planta.
7Há células de circulação no planeta que atuam em cada hemisfério, organizando os ventos planetários. As células de Hadley determinam os ventos predominantes de Leste, reconhecidos como:
A
ZCAS.
B
Vórtice ciclônico de altos níveis.
C
ZCIT.
D
Ventos alísios.
8A partir dos estudos de Climatologia Geográfica, pensando no balanço de energia da Terra e nas diferentes atmosféricas existentes, existem alguns movimentos do ar. Com base nesses movimentos, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Convecção. II- Subsidência. III- Advecção. ( ) Neste processo, o ar que fica mais denso por causa do resfriamento, passa a ser mais pesado que o ar adjacente e desenvolve um movimento descendente, ou seja, por ação da gravidade, o ar é trazido dos níveis mais elevados da troposfera para a superfície. Como tal processo não gera resfriamento do ar, a condensação não se realiza, sendo assim, não há formação de nuvens, aumentando a possibilidade de clima seco. ( ) Esse deslocamento horizontal ocorre por conta das leis da dinâmica dos fluídos, isto é, em uma situação com duas áreas contíguas de diferentes pressões, o ar mais denso deslocará em sentido a de menor pressão, buscando o equilíbrio. Este processo dá origem aos ventos. Portanto, de forma direta, o ar se desloca de uma área de alta pressão (A) para uma de baixapressão (B). ( ) O aquecimento da superfície é o que promove o aquecimento do ar mais próximo a ela, através do processo chamado de condução (aquecimento do ar por meio do contato). Este aquecimento propicia uma dinâmica importante, pois o ar mais aquecido fica menos denso e se eleva. À medida que ele sobe, substitui o ar mais frio em comparação com ele. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - II - III.
B
III - I - II.
C
II - I - III.
D
II - III - I.
9Existem regiões do globo conhecidas como zonas anticiclonais e zonas ciclonais. Estes são centros atmosféricos de ação que exercem o controle climático da Terra. Sobre estes centros atmosféricos, analise as afirmativas a seguir: I- Estas zonas, juntamente com outros sistemas atmosféricos, dominam os climas da Terra. II- Estes são sistemas de ventos locais, moderados por fatores pontuais, com localização bem restrita. III- Existem três grandes zonas ciclonais: a Zona equatorial, a Zona dos 50°/60° de latitude Sul e Zona dos 50°/60° de latitude Norte. IV- A zona equatorial - zona de baixa pressão atmosférica - é a área/extensão de formação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A
As afirmativas II e IV estão corretas.
B
As afirmativas I e II estão corretas.
C
As afirmativas I, II e III estão corretas.
D
As afirmativas I, III e IV estão corretas.
10Entre exemplos de circulação terciária estão a brisa/vento marítima e terrestre, e brisa de vale-montanha. Quanto à brisa de vale-montanha, observa-se que, no período noturno, o topo da montanha esfria mais rapidamente que o vale, ocasionando uma corrente de ar frio da montanha para o vale ao longo da encosta. A respeito do fenômeno apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- No topo de uma montanha, a atmosfera em contato com a superfície é mais influenciada pelas mudanças de calor, associadas ao ciclo diurno, do que a atmosfera sobre o vale sob mesmas condições. PORQUE II- Sobre o vale a atmosfera está mais distante da superfície. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
B
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
C
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
D
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

Outros materiais