Buscar

Farmacotécnica II Avaliação ParciaI I unidade 2

Prévia do material em texto

CURSO
	Farmácia
	SEMESTRE
	2022.1
	TURNO
	
	UNIDADE
	I
	DOCENTE
	MARINA M. R. ANUNCIAÇÃO
	DISCIPLINA
	Farmacotécnica II
	DISCENTE
	
	DATA
	12 / 04 /2022
	AVALIAÇÃO PARCIAL (I UNIDADE) 
	NOTA
	
AVALIAÇÃO INDIVIDUAL
Caso clínico:
Paciente, nome social Adriana, sexo masculino, obesa, pele branca, 49 anos, relata queixas sobre o seu rosto, evidentemente envelhecido. Já ouviu falar sobre o ácido hialurônico, mas buscou ajuda de um farmacêutico para entender se poderia utilizar e qual seria a maneira correta em seu caso. 
A Sra. Adriana confirma já ter sido diagnosticada com acne tipo III por um Dermatologista, fazendo tratamento medicamentoso o qual foi eficaz e não mais apresentou sinais ao longo dos últimos anos. Aproveitou a oportunidade para aplicação de botox, mas diz que “o efeito foi muito rápido” e que gostaria de usar o ácido hialurônico porque ele “dura mais tempo”.
Sobre o caso clínico apresentado acima, cite no mínimo 5 informações importantes a serem replicadas para a paciente. Destaque duas para subsidiar de maneira técnica.
Importante! Após conclusão, entregar essa atividade pelo Teams. 
RESPOSTA:
A apresentação de envelhecimento pode estar caracterizada devido à perda de peso expressiva, podendo ocasionar flacidez e aparecimento de ritides. Também conforme a cliente informou, ter sido diagnosticada com acne do tipo 3, apresentar assim inflamação da região. Além disso por excesso da aplicação do Botox, pois essa prática em excesso pode acelerar o surgimento precoce do envelhecimento, deste modo é possível notar diversos fatores que podem acometer o surgimento de sinais de envelhecimento, como citados alguns acima, além do fato de que, quando o indivíduo envelhece, ocorre essa diminuição surgindo os sucos profundos, inflamações, perda de peso expressivas, excesso de aplicação de botox e outros. A produção de ácido hialuronico pode ser estimulada, através de cosméticos e preenchimento. Existe também formas de combater a perda deste ácido, que possui papel importante nos aparecimentos desses sucos, buscando realizar atividades físicas, alimentando de nutrientes ricos em polifenóis.
Como farmacêutico orientamos que o cliente, procure um dermatologista, que ficará responsável por verificar se realmente tem necessidade da utilização e qual tipo de ácido hialuronico será o ideal para o paciente e assim prescrever. Ainda assim nas atribuições farmacológicas, verificamos qual ácido hialuronico se encaixa melhor na nossa formulação de cosméticos. Já o botox trata-se uma substância que paralisa a musculatura local e contrapondo-se o ácido hialuronico que é um ativo produzido naturalmente pelo corpo, que possui propriedades hidratantes e estimulantes de colágeno, podendo também ser produzidos em laboratório.

Continue navegando