Buscar

Carta de Intenção 2022 - CEI Espaço da Criança II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ao CEI Espaço da criança II
Carta de intenção 2022
Professora: Priscila Cibele Zelenkoff
Turma: Mini-grupo II
Sou formada em Pedagogia pela faculdade Anhanguera Educacional e Pós-graduada em Alfabetização e Letramento pela faculdade F3 Educacional, sou professora pedagógica da turma Mini Grupo II-B, venho apresentar minha carta de intenção de trabalho para este ano.
Trabalho sempre respeitando e tendo como ponto de partida o Currículo da Cidade de São Paulo-SP, os Indicadores de Qualidades, as vivências da criança e respeitando suas limitações para que tenha um bom desenvolvimento e aprendizado.
Iniciamos com o projeto Brincando com os sons/acolhimento, onde acolhi as crianças de maneira agradável, possibilitando fortalecer o vínculo com as crianças garantindo sua segurança de acolhida e vivenciar diferentes sons e ritmos explorando movimentos corporais e também utilizando diversos recursos. 
Temos uma proposta pedagogica sob o projeto: Brincando com Imaginação e Diversão, um projeto que irá proporcionar as crianças criar e construirem brincadeiras e brinquedos através de sua imaginação, as crianças terão acesso aos materias de larga escala e orientações de como brincar com os brinquedos da abordagem Pikler por meio de histórias, vídeos, rodas de músicas, e experiencias, tendo como a professora como mediadora.
“O Brincar é reconhecidamente fonte de lazer e de conhecimento e isto nos leva a pensá-lo como uma atividade educativa, porque, quando a criança brinca, vivencia ao mesmo tempo situações importantes para seu desenvolvimento e para a sua aprendizagem. Neste sentido, o brincar assume papel didático e pode e deve ser explorado no processo educativo”. 
(PICELLI; GOMES;2009, p.62)
No projeto “Alimentação” as crianças serão incentivadas a experimentar diferentes alimentos, a aprender através de modelagens, brincar e interagir com as outras crianças através de contação de histórias, danças, vídeos, imagens, cartazes e até mesmo frutas, verduras, legumes, etc.
As crianças irão conhecer o cardapio diário por meio de ilustração ou prato pronto, faremos uma visita à cozinha e conversaremos com a equipe da cozinha para que as crianças possam ter oportunidades de dialogar e sanar suas curiosidades.
Por meio de rodas de conversa, quero oportunizar para as crianças o reaproveitamento de cascas de alimentos, sementes, talos, agregando para nossas atividades de colagem, pintura, textura, etc. Posteriormente orientando as crianças com a higienização e as brincadeiras de faz de conta de serem cozinheiros, através dos utensilios do respectivo ambiente. 
No projeto “os 4 elementos da natureza” , minha intenção é que as crianças abrem um leque de caminhos para a imaginação, alcançam os sentidos, por meio de suas produções materiais , gestuais e narrativas.
A natureza oferece infinitas possibilidades que vão além daquilo que os olhos veem, assim como relata Barros (2018, p. 86): 
A presença da natureza no espaço escolar e em outros territórios educativos, aliada à liberdade para brincar, contribui com processos de aprendizagem que contemplam a autoria, a criatividade e autonomia da criança.
No projeto as crianças terão oportunidades de estarem em contato com diversas experiências e possibilidades ao explorarem os elementos da natureza por meio de gravetos, folhas, pedras, argila,terra dentre outros e a partir desse ponto produzir, criar, trabalhos de colagem, frotagem, esculturas,desenhos na areia,etc.
As crianças estarão experimentando sensações com gelo, pintura com tintas naturais, brincadeiras na grama, brincadeiras com agua,sentindo temperaturas,etc.
Despertar a curiosidade sobre o fogo, dialogando com as crianças sobre o astro Sol, e sentir a sensação do calor nas partes externas do CEI, e ainda brincar com as sombras de luz natural e artificial através das brincadeiras e observações. 
O elemento ar, iremos começar com os movimentos de respiração, imaginando ter em uma das mãos com uma rosa e na outra uma vela, o primeiro movimento deveria ser cheirar a rosa, fazendo a inspiração, entrada do ar, e depois soprar a vela, fazendo a expiração, saída do ar, sobre esse elemento, teremos muitas curiosidades e brincadeiras, como observar as bolinhas de sabão, folhas de arvore, o balanço dos galhos das arvores nos parques, etc.
 “Nossa atenção está no brinquedo. Não qualquer brinquedo, mas o brinquedo construído pela criança, dos restos de materiais, dos materiais da natureza”
 ( Piorski- Brinquedo de Chão, pag 43)
Na turma, tenho uma criança com TEA, que apresenta diferentes sintomas e necessidades únicas, irei utilizar práticas pedagógicas inclusivas para ajudá-lo a desenvolver habilidades de comunicação, sociais e comportamentais. Contarei com a parceria da gestão e da família para conhecer as características e necessidades da criança, obtendo melhores estratégias para usar nos espaços do CEI.
Irei possibilitar que a criança desenvolva sua autonomia, por meio das brincadeiras, das interações e da vivência de diferentes situações, como por exemplo: reconhecer seus pertences, se vestir e se alimentar sozinho, colocar seus calçados, higienização, dentre outros. 
As crianças passarão por um processo de observação através dos registros, avaliações e diário de bordo, assim poderei refletir e analisar se as crianças estão progredindo, do contrário terei que mudar as dinamicas e elaborar novas estratégias.

Continue navegando