Logo Passei Direto
Buscar

On-Line 1 (AOL 1) - Questionário

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “O componente chamado indutor é utilizado quando se necessita da propriedade da indutância em um circuito, é um dispositivo elétrico que pode ser chamado de solenoide ou reator, pois reage contra as variações de corrente, essa reação permite que os indutores armazenem energia”. Fonte: BIRD, J. Circuitos elétricos: teoria e tecnologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. p. 62. Para ser autoinduzido, o indutor necessita ser alimentado por grandezas elétricas, que são responsáveis por fazê-lo funcionar e atuar, também, com um imã artificial. Uma sequência de eventos permite tal funcionamento. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o indutor, analise as afirmativas a seguir:
Está correto apenas o que se afirma em:
I. Aplicando-se uma tensão elétrica em um indutor, por ele circula uma corrente elétrica e ocorre à autoindução. Em seguida, forma-se o fluxo eletromagnético e, por consequência, formam-se, também, os polos magnéticos.
II. Ao se aplicar um valor de tensão elétrica em uma bobina, a corrente elétrica será orientada e produzirá um campo eletromagnético, formando, por fim, os polos norte e sul de um imã.
III. A corrente elétrica circulante em uma bobina induz polos magnéticos e produz uma autoindução constante, gerando a tensão elétrica no indutor.
IV. A autoindução do campo eletromagnético em um indutor produz sobre este a tensão elétrica e a corrente elétrica constante na bobina.
I e IV.
I e II.
III e IV.
II e IV.
II e III.

Leia o trecho a seguir: “Os átomos presentes em qualquer material são formados por elétrons, que giram em órbitas bem determinadas em torno do núcleo que, por sua vez, é constituído por prótons e nêutrons. O próton tem carga elétrica positiva, o elétron tem carga elétrica negativa e o nêutron não possui carga elétrica.” Fonte: MARKUS, O. Circuitos elétricos: corrente contínua e corrente alternada. 8. ed. São Paulo: Editora Érica, 2008. p. 5. O capacitor armazena cargas elétricas em função das suas características físicas, que determinam a sua capacitância (C) e a diferença de potencial aplicada entre seus terminais. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre capacitores, pode-se afirmar que a carga elétrica (Q) armazenada por um capacitor de 470µF, quando entre seus terminais é aplicado uma tensão elétrica de 50V, é de:
23.500 C ou 23,5 kC.
0,235 C ou 235 mC.
23,5 C ou 23.500 mC.

Leia o trecho a seguir: “Uma tensão CA é aquela cujo módulo varia continuamente e cuja polaridade é invertida periodicamente. O eixo zero é uma linha horizontal que passa pelo centro. As variações verticais na onda de tensão mostram as variações de módulo. As tensões acima do eixo horizontal têm polaridade positiva, enquanto as tensões abaixo do eixo têm polaridade negativa.” A equação da tensão alternada, no domínio do tempo, obedece a seguinte equação: ????(????)=????????????????.????????????(????.????±????), para facilitar os cálculos são utilizados números complexos e apresentados no formato polar ou retangular, técnica elaborada por Charles Proteus Steinmetz. Fonte: GUSSOW, M. Eletricidade básica. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009, p. 264. Para analise de tensão alternada aplicada em uma impedância, é necessário transformar o valor do domínio do tempo para o domínio de Steinmetz, utilizando a chamada “Transformada de Steinmetz”. Sendo assim, é apresentada a equação da tensão elétrica a seguir no domínio temporal; ????(????)=155,56.????????????(????.????+60º). Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que o seu valor da tensão elétrica equivalente na forma polar e retangular é:
Polar: ????=127???? ∠60º; retangular: [63,5 + 110????]???? .
Polar: ????=110???? ∠60º; retangular: [77,8 + 77,8????]???? .
Polar: ????=127???? ∠60º; retangular: [63,5 + 110????]???? .
Polar: ????=110???? ∠45º; retangular: [77,8 + 77,8????]???? .
Polar: ????=110???? ∠60º; retangular: [55 + 95,3????]???? .

Os capacitores, ou condensadores, são componentes que possuem capacidade de armazenar cargas elétricas. Eles podem ser polarizados, não polarizados e variáveis, e o tipo de seus materiais é o que determina a sua aplicação específica. Fonte: MARKUS, O. Circuitos elétricos: corrente contínua e corrente alternada. 8. ed. São Paulo: Editora Érica, 2008. A capacidade de armazenamento de energia pelos capacitores é chamada de capacitância e essa grandeza depende de algumas características relativas à sua forma construtiva. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre capacitores, analise as afirmativas a seguir:
Está correto apenas o que se afirma em:
I. A estrutura do capacitor é constituída por fios enrolados que formam as armaduras isoladas entre si, e são responsáveis por armazenar energia através de um campo magnético que atravessa o isolante.
II. O capacitor é formado por duas armaduras de material semicondutor separado por um dielétrico que é um material de alta condutividade. Esse permite a atração de cargas elétricas.
III. O capacitor consegue armazenar uma diferença de potencial elétrico (ddp) imposto por uma fonte de tensão elétrica externa, criando entre as armaduras um campo elétrico que atravessa o dielétrico.
IV. A estrutura do capacitor é formada por duas placas condutoras chamadas de armaduras, conectadas a dois terminais e separadas por um material isolante chamado de dielétrico.
I, II e III.
III e IV.
II, III e IV.
I e IV.
I e III.

Leia o trecho a seguir: “Os capacitores, assim como os resistores, podem ser conectados entre si, formando uma associação, que também pode ser em paralelo, em série ou mista. As associações em paralelo e em série são as mais encontradas na prática, enquanto a associações mistas raramente são utilizadas.” Fonte: SENAI. Eletricidade. 2. ed. São Paulo: SENAI-SP, 2019, p. 262. Um técnico em elétrica precisa montar um banco de capacitores para obtenção de um valor de capacitância não disponível no mercado. No almoxarifado, ele encontrou os valores de capacitores a seguir e será necessário associá-los em paralelo para obter o valor desejado: C1 = 47 µF, C2 = 400 nF, C3 = 600 kpF e C4 = 6,8 µF. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre capacitores, pode-se afirmar que a capacitância equivalente (Ceq) da associação é igual a:
1.053,8 µF.
54,8 µF.
63,8 µF.
215 µF.
48,68 µF.

Leia o trecho a seguir: “A reatância capacitiva XC é a oposição ao fluxo de corrente alternada devido à capacitância no circuito. A unidade da reatância capacitiva é o ohm (Ω). A reatância capacitiva pode ser calculada através da equação: ????????=1/(2????.????.????). A tensão e corrente em um circuito contendo somente reatância capacitiva podem ser determinadas utilizando-se a Lei de Ohm. Entretanto, no caso de um circuito capacitivo, substitui-se R por XC, ou seja, ????????=????????/????????.” Fonte: GUSSOW, M. Eletricidade básica. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009, p. 322. Um capacitor de 100 nF está conectado a uma fonte de tensão alternada (V) de 100 V e frequência (f) de 500 Hz. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre capacitores, pode-se afirmar que e a reatância capacitiva e a corrente elétrica desse capacitor são, respectivamente, iguais a:
Incorreta: 320 Ω e 312,5 mA.
3200 Ω e 3,2 A.
3,2 Ω e 31,2 A.
32k Ω e 3,1 mA.
3,2 kΩ e 31,25 mA.

A impedância, de forma geral, se refere ao termo impedir. No caso de circuitos elétricos, a impedância é a oposição total oferecida à corrente elétrica por um circuito. Ela é geralmente composta por algumas grandezas que se opõem à corrente elétrica, sendo assim, podemos analisar a associação de componentes passivos de forma geral, considerando cada componente como uma parcela da impedância. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre impedância, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) A parcela resistiva de uma impedância é desprezível, ou seja, igual a zero. Sendo assim, deve ser desconsiderada nos modelos de análise por se tratar de um valor irrelevante.
II. ( ) A associação de componentes, como resistor-indutor (RL), resistor-capacitor (RC) e resistor-indutor-capacitor (RLC), é uma forma de se analisar impedâncias em um modelo físico-matemático muito próximo do real.
III. ( ) Em um circuito com um capacitor, a parcela resistiva é muito elevada, pois se refere à resistência do dielétrico; e o circuito equivalente pode ser representado por uma associação resistor-capacitor série (RC série).
IV. ( ) Em um circuito indutivo, ou seja, formado por uma bobina elétrica, a impedância é representada por um circuito com um resistor e um indutor em série (RL série).
V, V, V, F.
V, V, F, F.
F, F, V, V.
F, V, F, V.
V, F, V, F.

O capacitor é um componente capaz de armazenar cargas elétricas devido às suas características construtivas, tanto em relação aos materiais como em relação à sua geometria. Além disso, ele armazena mais ou menos cagas elétricas, dependendo da energia aplicada. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre capacitores, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) ou (F) para a(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) A capacitância é diretamente proporcional à área do capacitor.
II. ( ) A capacitância é inversamente proporcional à distância entre as armaduras.
III. ( ) Quanto maior for a capacitância de um capacitor, menos carga ele poderá armazenar para uma determinada tensão elétrica.
IV. ( ) Quanto menor for a tensão elétrica aplicada a um capacitor, mais carga ele pode armazenar para uma determinada capacitância.
V. ( ) A constante dielétrica de um capacitor é uma característica que depende do material isolante que é inserido entre as armaduras.
V, V, F, F, V.
V, F, F, V, V.
F, F, V, V, F.
F, V, F, V, F.
V, F, V, F, V.

Leia o trecho a seguir: “Os indutores são componentes formados por fio enrolado em forma de uma bobina e, ao circular uma corrente elétrica pela espira ao redor de cada uma delas, é criado um campo eletromagnético, cuja orientação segue a regra da mão direita.” Fonte: MARKUS, O. Circuitos elétricos: corrente contínua e corrente alternada. 8. ed. São Paulo: Editora Érica, 2008. p. 102. A indutância é responsável pela produção do campo eletromagnético. Joseph Henry foi um dos cientistas responsáveis pela descoberta e definição dimensional das grandezas relacionadas com a indutância. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o tema indutância, pode-se afirmar que, pela análise dimensional, o campo eletromagnético depende da indutância, porque:
a indutância de 1 volt ocorre quando a circulação de 1 ampere por segundo induz 1 henry na bobina.
a indutância de 1 henry ocorre quando a variação de 1 volt por segundo induz 1 farad na bobina.
a indutância de 1 henry ocorre quando a variação de 1 ampere por segundo induz 1 volt de tensão na bobina.
a indutância de 1 farad ocorre quando a aplicação de 1 volt por segundo induz 1 ampere de corrente na bobina.
a indutância de 1 ampere ocorre quando a constante de 1 henry por segundo induz 1 volt de tensão na bobina.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “O componente chamado indutor é utilizado quando se necessita da propriedade da indutância em um circuito, é um dispositivo elétrico que pode ser chamado de solenoide ou reator, pois reage contra as variações de corrente, essa reação permite que os indutores armazenem energia”. Fonte: BIRD, J. Circuitos elétricos: teoria e tecnologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. p. 62. Para ser autoinduzido, o indutor necessita ser alimentado por grandezas elétricas, que são responsáveis por fazê-lo funcionar e atuar, também, com um imã artificial. Uma sequência de eventos permite tal funcionamento. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o indutor, analise as afirmativas a seguir:
Está correto apenas o que se afirma em:
I. Aplicando-se uma tensão elétrica em um indutor, por ele circula uma corrente elétrica e ocorre à autoindução. Em seguida, forma-se o fluxo eletromagnético e, por consequência, formam-se, também, os polos magnéticos.
II. Ao se aplicar um valor de tensão elétrica em uma bobina, a corrente elétrica será orientada e produzirá um campo eletromagnético, formando, por fim, os polos norte e sul de um imã.
III. A corrente elétrica circulante em uma bobina induz polos magnéticos e produz uma autoindução constante, gerando a tensão elétrica no indutor.
IV. A autoindução do campo eletromagnético em um indutor produz sobre este a tensão elétrica e a corrente elétrica constante na bobina.
I e IV.
I e II.
III e IV.
II e IV.
II e III.

Leia o trecho a seguir: “Os átomos presentes em qualquer material são formados por elétrons, que giram em órbitas bem determinadas em torno do núcleo que, por sua vez, é constituído por prótons e nêutrons. O próton tem carga elétrica positiva, o elétron tem carga elétrica negativa e o nêutron não possui carga elétrica.” Fonte: MARKUS, O. Circuitos elétricos: corrente contínua e corrente alternada. 8. ed. São Paulo: Editora Érica, 2008. p. 5. O capacitor armazena cargas elétricas em função das suas características físicas, que determinam a sua capacitância (C) e a diferença de potencial aplicada entre seus terminais. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre capacitores, pode-se afirmar que a carga elétrica (Q) armazenada por um capacitor de 470µF, quando entre seus terminais é aplicado uma tensão elétrica de 50V, é de:
23.500 C ou 23,5 kC.
0,235 C ou 235 mC.
23,5 C ou 23.500 mC.

Leia o trecho a seguir: “Uma tensão CA é aquela cujo módulo varia continuamente e cuja polaridade é invertida periodicamente. O eixo zero é uma linha horizontal que passa pelo centro. As variações verticais na onda de tensão mostram as variações de módulo. As tensões acima do eixo horizontal têm polaridade positiva, enquanto as tensões abaixo do eixo têm polaridade negativa.” A equação da tensão alternada, no domínio do tempo, obedece a seguinte equação: ????(????)=????????????????.????????????(????.????±????), para facilitar os cálculos são utilizados números complexos e apresentados no formato polar ou retangular, técnica elaborada por Charles Proteus Steinmetz. Fonte: GUSSOW, M. Eletricidade básica. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009, p. 264. Para analise de tensão alternada aplicada em uma impedância, é necessário transformar o valor do domínio do tempo para o domínio de Steinmetz, utilizando a chamada “Transformada de Steinmetz”. Sendo assim, é apresentada a equação da tensão elétrica a seguir no domínio temporal; ????(????)=155,56.????????????(????.????+60º). Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que o seu valor da tensão elétrica equivalente na forma polar e retangular é:
Polar: ????=127???? ∠60º; retangular: [63,5 + 110????]???? .
Polar: ????=110???? ∠60º; retangular: [77,8 + 77,8????]???? .
Polar: ????=127???? ∠60º; retangular: [63,5 + 110????]???? .
Polar: ????=110???? ∠45º; retangular: [77,8 + 77,8????]???? .
Polar: ????=110???? ∠60º; retangular: [55 + 95,3????]???? .

Os capacitores, ou condensadores, são componentes que possuem capacidade de armazenar cargas elétricas. Eles podem ser polarizados, não polarizados e variáveis, e o tipo de seus materiais é o que determina a sua aplicação específica. Fonte: MARKUS, O. Circuitos elétricos: corrente contínua e corrente alternada. 8. ed. São Paulo: Editora Érica, 2008. A capacidade de armazenamento de energia pelos capacitores é chamada de capacitância e essa grandeza depende de algumas características relativas à sua forma construtiva. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre capacitores, analise as afirmativas a seguir:
Está correto apenas o que se afirma em:
I. A estrutura do capacitor é constituída por fios enrolados que formam as armaduras isoladas entre si, e são responsáveis por armazenar energia através de um campo magnético que atravessa o isolante.
II. O capacitor é formado por duas armaduras de material semicondutor separado por um dielétrico que é um material de alta condutividade. Esse permite a atração de cargas elétricas.
III. O capacitor consegue armazenar uma diferença de potencial elétrico (ddp) imposto por uma fonte de tensão elétrica externa, criando entre as armaduras um campo elétrico que atravessa o dielétrico.
IV. A estrutura do capacitor é formada por duas placas condutoras chamadas de armaduras, conectadas a dois terminais e separadas por um material isolante chamado de dielétrico.
I, II e III.
III e IV.
II, III e IV.
I e IV.
I e III.

Leia o trecho a seguir: “Os capacitores, assim como os resistores, podem ser conectados entre si, formando uma associação, que também pode ser em paralelo, em série ou mista. As associações em paralelo e em série são as mais encontradas na prática, enquanto a associações mistas raramente são utilizadas.” Fonte: SENAI. Eletricidade. 2. ed. São Paulo: SENAI-SP, 2019, p. 262. Um técnico em elétrica precisa montar um banco de capacitores para obtenção de um valor de capacitância não disponível no mercado. No almoxarifado, ele encontrou os valores de capacitores a seguir e será necessário associá-los em paralelo para obter o valor desejado: C1 = 47 µF, C2 = 400 nF, C3 = 600 kpF e C4 = 6,8 µF. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre capacitores, pode-se afirmar que a capacitância equivalente (Ceq) da associação é igual a:
1.053,8 µF.
54,8 µF.
63,8 µF.
215 µF.
48,68 µF.

Leia o trecho a seguir: “A reatância capacitiva XC é a oposição ao fluxo de corrente alternada devido à capacitância no circuito. A unidade da reatância capacitiva é o ohm (Ω). A reatância capacitiva pode ser calculada através da equação: ????????=1/(2????.????.????). A tensão e corrente em um circuito contendo somente reatância capacitiva podem ser determinadas utilizando-se a Lei de Ohm. Entretanto, no caso de um circuito capacitivo, substitui-se R por XC, ou seja, ????????=????????/????????.” Fonte: GUSSOW, M. Eletricidade básica. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009, p. 322. Um capacitor de 100 nF está conectado a uma fonte de tensão alternada (V) de 100 V e frequência (f) de 500 Hz. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre capacitores, pode-se afirmar que e a reatância capacitiva e a corrente elétrica desse capacitor são, respectivamente, iguais a:
Incorreta: 320 Ω e 312,5 mA.
3200 Ω e 3,2 A.
3,2 Ω e 31,2 A.
32k Ω e 3,1 mA.
3,2 kΩ e 31,25 mA.

A impedância, de forma geral, se refere ao termo impedir. No caso de circuitos elétricos, a impedância é a oposição total oferecida à corrente elétrica por um circuito. Ela é geralmente composta por algumas grandezas que se opõem à corrente elétrica, sendo assim, podemos analisar a associação de componentes passivos de forma geral, considerando cada componente como uma parcela da impedância. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre impedância, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) A parcela resistiva de uma impedância é desprezível, ou seja, igual a zero. Sendo assim, deve ser desconsiderada nos modelos de análise por se tratar de um valor irrelevante.
II. ( ) A associação de componentes, como resistor-indutor (RL), resistor-capacitor (RC) e resistor-indutor-capacitor (RLC), é uma forma de se analisar impedâncias em um modelo físico-matemático muito próximo do real.
III. ( ) Em um circuito com um capacitor, a parcela resistiva é muito elevada, pois se refere à resistência do dielétrico; e o circuito equivalente pode ser representado por uma associação resistor-capacitor série (RC série).
IV. ( ) Em um circuito indutivo, ou seja, formado por uma bobina elétrica, a impedância é representada por um circuito com um resistor e um indutor em série (RL série).
V, V, V, F.
V, V, F, F.
F, F, V, V.
F, V, F, V.
V, F, V, F.

O capacitor é um componente capaz de armazenar cargas elétricas devido às suas características construtivas, tanto em relação aos materiais como em relação à sua geometria. Além disso, ele armazena mais ou menos cagas elétricas, dependendo da energia aplicada. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre capacitores, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) ou (F) para a(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) A capacitância é diretamente proporcional à área do capacitor.
II. ( ) A capacitância é inversamente proporcional à distância entre as armaduras.
III. ( ) Quanto maior for a capacitância de um capacitor, menos carga ele poderá armazenar para uma determinada tensão elétrica.
IV. ( ) Quanto menor for a tensão elétrica aplicada a um capacitor, mais carga ele pode armazenar para uma determinada capacitância.
V. ( ) A constante dielétrica de um capacitor é uma característica que depende do material isolante que é inserido entre as armaduras.
V, V, F, F, V.
V, F, F, V, V.
F, F, V, V, F.
F, V, F, V, F.
V, F, V, F, V.

Leia o trecho a seguir: “Os indutores são componentes formados por fio enrolado em forma de uma bobina e, ao circular uma corrente elétrica pela espira ao redor de cada uma delas, é criado um campo eletromagnético, cuja orientação segue a regra da mão direita.” Fonte: MARKUS, O. Circuitos elétricos: corrente contínua e corrente alternada. 8. ed. São Paulo: Editora Érica, 2008. p. 102. A indutância é responsável pela produção do campo eletromagnético. Joseph Henry foi um dos cientistas responsáveis pela descoberta e definição dimensional das grandezas relacionadas com a indutância. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o tema indutância, pode-se afirmar que, pela análise dimensional, o campo eletromagnético depende da indutância, porque:
a indutância de 1 volt ocorre quando a circulação de 1 ampere por segundo induz 1 henry na bobina.
a indutância de 1 henry ocorre quando a variação de 1 volt por segundo induz 1 farad na bobina.
a indutância de 1 henry ocorre quando a variação de 1 ampere por segundo induz 1 volt de tensão na bobina.
a indutância de 1 farad ocorre quando a aplicação de 1 volt por segundo induz 1 ampere de corrente na bobina.
a indutância de 1 ampere ocorre quando a constante de 1 henry por segundo induz 1 volt de tensão na bobina.

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário
Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
1/1
Leia o trecho a seguir:
“O componente chamado indutor é utilizado quando se necessita da propriedade da indutância em um circuito, é um dispositivo elétrico que pode ser chamado de solenoide ou reator, pois reage contra as variações de corrente, essa reação permite que os indutores armazenem energia”.
Fonte: BIRD, J. Circuitos elétricos: teoria e tecnologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009. p. 62. 
Para ser autoinduzido, o indutor necessita ser alimentado por grandezas elétricas, que são responsáveis por fazê-lo funcionar e atuar, também, com um
imã artificial. Uma sequência de eventos permite tal funcionamento. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o indutor, analise as afirmativas a seguir:
I. Aplicando-se uma tensão elétrica em um indutor, por ele circula uma corrente elétrica e ocorre à autoindução. Em seguida, forma-se o fluxo eletromagnético e, por consequência, formam-se, também, os polos magnéticos.
II. Ao se aplicar um valor de tensão elétrica em uma bobina, a corrente elétrica será orientada e produzirá um campo eletromagnético, formando, por fim, os polos norte e sul de um imã.
III. A corrente elétrica circulante em uma bobina induz polos magnéticos e produz uma autoindução constante, gerando a tensão elétrica no indutor.
IV. A autoindução do campo eletromagnético em um indutor produz sobre este a tensão elétrica e a corrente elétrica constante na bobina.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e IV.
2. 
I e II.
Resposta correta
3. 
III e IV.
4. 
II e IV. 
5. 
II e III.
2. Pergunta 2
1/1
Leia o trecho a seguir:
“Os átomos presentes em qualquer material são formados por elétrons, que giram em órbitas bem determinadas em torno do núcleo que, por sua vez, é constituído por prótons e nêutrons. O próton tem carga elétrica positiva, o elétron tem carga elétrica negativa e o nêutron não possui carga elétrica.”
Fonte: MARKUS, O. Circuitos elétricos: corrente contínua e corrente alternada. 8. ed. São Paulo: Editora Érica, 2008. p. 5.
O capacitor armazena cargas elétricas em função das suas características físicas, que determinam a sua capacitância (C) e a diferença de potencial aplicada entre seus terminais. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre capacitores, pode-se afirmar que a carga elétrica (Q) armazenada por um capacitor de 470µF, quando entre seus terminais é aplicado uma tensão elétrica de 50V, é de:
Ocultar opções de resposta 
1. 

Resposta correta
2. 
23.500 C ou 23,5 kC.
3. 
0,235 C ou 235 mC.
4. 

5. 
23,5 C ou 23.500 mC
3. Pergunta 3
1/1
Leia o trecho a seguir:
“Uma tensão CA é aquela cujo módulo varia continuamente e cuja polaridade é invertida periodicamente. O eixo zero é uma linha horizontal que passa pelo centro. As variações verticais na onda de tensão mostram as variações de módulo. As tensões acima do eixo horizontal têm polaridade positiva, enquanto as tensões abaixo do eixo têm polaridade negativa.” A equação da tensão alternada, no domínio do tempo, obedece a seguinte equação: 𝑣(𝑡)=𝑉𝑚𝑎𝑥.𝑠𝑒𝑛(𝜔.𝑡±𝜃), para facilitar os cálculos são utilizados números complexos e apresentados no formato polar ou retangular, técnica elaborada por Charles Proteus Steinmetz.
Fonte: GUSSOW, M. Eletricidade básica. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009, p. 264.
Para analise de tensão alternada aplicada em uma impedância, é necessário transformar o valor do domínio do tempo para o domínio de Steinmetz, utilizando a chamada “Transformada de Steinmetz”. Sendo assim, é apresentada a equação da tensão elétrica a seguir no domínio temporal; 𝑣(𝑡)=155,56.𝑠𝑒𝑛(𝜔.𝑡+60º). Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que o seu valor da tensão elétrica equivalente na forma polar e retangular é:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Polar: 𝑉=127𝑉 ∠60º; retangular: [63,5 + 110𝑗]𝑉.
2. 
Polar: 𝑉=110𝑉 ∠60º; retangular: [77,8 + 77,8𝑗]𝑉.
3. 
Polar: 𝑉=127𝑉 ∠60º; retangular: [63,5 + 110𝑗]𝑉.
4. 
Polar: 𝑉=110𝑉 ∠45º; retangular: [77,8 + 77,8𝑗]𝑉.
5. 
Polar: 𝑉=110𝑉 ∠60º; retangular: [55 + 95,3𝑗]𝑉.
Resposta correta
4. Pergunta 4
1/1
Os capacitores, ou condensadores, são componentes que possuem capacidade de armazenar cargas elétricas. Eles podem ser polarizados, não polarizados e variáveis, e o tipo de seus materiais é o que determina a sua aplicação específica.
Fonte: MARKUS, O. Circuitos elétricos: corrente contínua e corrente alternada. 8. ed. São Paulo: Editora Érica, 2008.
A capacidade de armazenamento de energia pelos capacitores é chamada de capacitância e essa grandeza depende de algumas características relativas à sua forma construtiva. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre capacitores, analise as afirmativas a seguir:
I. A estrutura do capacitor é constituída por fios enrolados que formam as armaduras isoladas entre si, e são responsáveis por armazenar energia através de um campo magnético que atravessa o isolante.
II. O capacitor é formado por duas armaduras de material semicondutor separado por um dielétrico que é um material de alta condutividade. Esse permite a atração de cargas elétricas.
III. O capacitor consegue armazenar uma diferença de potencial elétrico (ddp) imposto por uma fonte de tensão elétrica externa, criando entre as armaduras um campo elétrico que atravessa o dielétrico.
IV. A estrutura do capacitor é formada por duas placas condutoras chamadas de armaduras, conectadas a dois terminais e separadas por um material isolante chamado de dielétrico.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I, II e III.
2. 
III e IV.
Resposta correta
3. 
II, III e IV
4. 
I e IV.
5. 
I e III.
5. Pergunta 5
1/1
Leia o trecho a seguir:
“Os capacitores, assim como os resistores, podem ser conectados entre si, formando uma associação, que também pode ser em paralelo, em série ou mista. As associações em paralelo e em série são as mais encontradas na prática, enquanto a associações mistas raramente são utilizadas.”
Fonte: SENAI. Eletricidade. 2. ed. São Paulo: SENAI-SP, 2019, p. 262.
Um técnico em elétrica precisa montar um banco de capacitores para obtenção de um valor de capacitância não disponível no mercado. No almoxarifado, ele encontrou os valores de capacitores a seguir e será necessário associá-los em paralelo para obter o valor desejado: C1 = 47 µF, C2 = 400 nF, C3 = 600 kpF e C4 = 6,8 µF. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre capacitores, pode-se afirmar que a capacitância equivalente (Ceq) da associação é igual a:
Ocultar opções de resposta 
1. 
1.053,8 µF.
2. 
54,8 µF.
Resposta correta
3. 
63,8 µF.
4. 
215 µF
5. 
48,68 µF.
6. Pergunta 6
0/1
Leia o trecho a seguir:
“A reatância capacitiva XC é a oposição ao fluxo de corrente alternada devido à capacitância no circuito. A unidade da reatância capacitiva é o ohm (Ω). A reatância capacitiva pode ser calculada através da equação: 𝑋𝐶=1/(2𝜋.𝑓.𝐶). A tensão e corrente em um circuito contendo somente reatância capacitiva podem ser determinadas utilizando-se a Lei de Ohm. Entretanto, no caso de um circuito capacitivo, substitui-se R por XC, ou seja, 𝐼𝑐=𝑉𝑐/𝑋𝑐.”
Fonte: GUSSOW, M. Eletricidade básica. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009, p. 322.
Um capacitor de 100 nF está conectado a uma fonte de tensão alternada (V) de 100 V e frequência (f) de 500 Hz. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre capacitores, pode-se afirmar que e a reatância capacitiva e a corrente elétrica desse capacitor são, respectivamente, iguais a:
Ocultar opções de resposta 
1. Incorreta:
320 Ω e 312,5 mA.
2. 
3200 Ω e 3,2 A.
3. 
3,2 Ω e 31,2 A.
4. 
32k Ω e 3,1 mA.
5. 
3,2 kΩ e 31,25 mA.
Resposta correta
7. Pergunta 7
1/1
A impedância, de forma geral, se refere ao termo impedir. No caso de circuitos elétricos, a impedância é a oposição total oferecida à corrente elétrica por um circuito. Ela é geralmente composta por algumas grandezas que se opõem à corrente elétrica, sendo assim, podemosanalisar a associação de componentes passivos de forma geral, considerando cada componente como uma parcela da impedância.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre impedância, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s).
I. ( ) A parcela resistiva de uma impedância é desprezível, ou seja, igual a zero. Sendo assim, deve ser desconsiderada nos modelos de análise por se tratar de um valor irrelevante.
II. ( ) A associação de componentes, como resistor-indutor (RL), resistor-capacitor (RC) e resistor-indutor-capacitor (RLC), é uma forma de se analisar impedâncias em um modelo físico-matemático muito próximo do real.
III. ( ) Em um circuito com um capacitor, a parcela resistiva é muito elevada, pois se refere à resistência do dielétrico; e o circuito equivalente pode ser representado por uma associação resistor-capacitor série (RC série).
IV. ( ) Em um circuito indutivo, ou seja, formado por uma bobina elétrica, a impedância é representada por um circuito com um resistor e um indutor em série (RL série).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, V, V, F.
2. 
V, V, F, F.
3. 
F, F, V, V.
4. 
F, V, F, V.
Resposta correta
5. 
V, F, V, F.
8. Pergunta 8
1/1
O capacitor é um componente capaz de armazenar cargas elétricas devido às suas características construtivas, tanto em relação aos materiais como em relação à sua geometria. Além disso, ele armazena mais ou menos cagas elétricas, dependendo da energia aplicada.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre capacitores, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) ou (F) para a(s) falsa(s).
I. ( ) A capacitância é diretamente proporcional à área do capacitor.
II. ( ) A capacitância é inversamente proporcional à distância entre as armaduras.
III. ( ) Quanto maior for a capacitância de um capacitor, menos carga ele poderá armazenar para uma determinada tensão elétrica.
IV. ( ) Quanto menor for a tensão elétrica aplicada a um capacitor, mais carga ele pode armazenar para uma determinada capacitância.
V. ( ) A constante dielétrica de um capacitor é uma característica que depende do material isolante que é inserido entre as armaduras.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, V, F, F, V.
Resposta correta
2. 
V, F, F, V, V.
3. 
F, F, V, V, F.
4. 
F, V, F, V, F.
5. 
V, F, V, F, V.
9. Pergunta 9
1/1
Leia o trecho a seguir:
“Os indutores são componentes formados por fio enrolado em forma de uma bobina e, ao circular uma corrente elétrica pela espira ao redor de cada uma delas, é criado um campo eletromagnético, cuja orientação segue a regra da mão direita.”
Fonte: MARKUS, O. Circuitos elétricos: corrente contínua e corrente alternada. 8. ed. São Paulo: Editora Érica, 2008. p. 102.
A indutância é responsável pela produção do campo eletromagnético. Joseph Henry foi um dos cientistas responsáveis pela descoberta e definição dimensional das grandezas relacionadas com a indutância. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o tema indutância, pode-se afirmar que, pela análise dimensional, o campo eletromagnético depende da indutância, porque:
Ocultar opções de resposta 
1. 
a indutância de 1 volt ocorre quando a circulação de 1 ampere por segundo induz 1 henry na bobina.
2. 
a indutância de 1 henry ocorre quando a variação de 1 volt por segundo induz 1 farad na bobina.
3. 
a indutância de 1 henry ocorre quando a variação de 1 ampere por segundo induz 1 volt de tensão na bobina.
Resposta correta
4. 
a indutância de 1 farad ocorre quando a aplicação de 1 volt por segundo induz 1 ampere de corrente na bobina.
5. 
a indutância de 1 ampere ocorre quando a constante de 1 henry por segundo induz 1 volt de tensão na bobina
10. Pergunta 10
1/1
Leia o trecho a seguir:
“Exatamente como nos circuitos indutivos, a associação de resistência com reatância capacitiva é denominada impedância. Em um circuito série contendo R e XC, a corrente que passa por R e por XC é a mesma Ic”. Essa associação de R e XC forma a impedância capacitiva. Para obter-se o valor dessa impedância, aplica-se o “Teorema de Pitágoras”.
Fonte: GUSSOW, M. Eletricidade básica. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. p. 324
Um banco de capacitores é representado por um circuito RC série. A parcela resistiva do circuito é de 5,9Ω e a parcela capacitiva de 2500µF. Os capacitores estão conectados a uma fonte de tensão alternada de 220Vac com uma frequência de 50Hz. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre impedância, aplicando a “Lei de Ohm”, pode-se afirmar que a impedância capacitiva (ZC) do banco de capacitores e a corrente elétrica (IC) no circuito são iguais a:
Ocultar opções de resposta 
1. 
35 Ω; 6,3 A.
2. 
36,4 Ω; 6 A.
3. 
5 Ω; 44 A.
4. 
5,76 Ω; 38,2 A.
Resposta correta
5. 
7,2 Ω; 30,5 A.

Mais conteúdos dessa disciplina