Logo Passei Direto
Buscar

Questões Imunizações

User badge image
João Manuel

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Lactente de 2 meses de vida é levado à Unidade Básica de Saúde porque, há 2 dias, a mãe notou uma lesão eritematosa, indolor, que tem aumentado de tamanho, em braço direito. Ao exame, a criança apresenta um abscesso frio, de 2 cm de diâmetro, com um ponto de flutuação, na região ao redor do local de aplicação da vacina BCG id.
Neste caso a melhor conduta, dentre as seguintes opções, é:
A) isoniazida até a completa resolução da lesão.
B) rifampicina por 6 meses.
C) tranquilizar os pais e observar a resolução espontânea da lesão.
D) antibiótico para bactérias Gram-positivas por 21 dias.

Menino, 4a, é trazido à Unidade Básica de Saúde para atualização do calendário vacinal. Faz uso regular de prednisona e ciclosporina há dois anos para tratamento de síndrome nefrótica. Traz carteira vacinal atualizada até os 15 meses.
QUAIS VACINAS ESTÃO CONTRAINDICADAS NESSE MOMENTO?
A) Varicela e febre amarela.
B) VOP e DPT.
C) Febre amarela e DPT.
D) Tríplice viral e DTPa.

Iago, 2 meses de idade, nasceu com atresia duodenal, está internada desde o nascimento. Neste período de 2 meses, foi submetido a abordagem cirúrgica, recebeu nutrição parenteral e desenvolveu infecção de cateter central tratada com sucesso. Encontra-se agora em condições clínicas de transição para dieta oral. Como ainda não tem previsão de alta hospitalar, a equipe deseja manter a vacinação atualizada durante a internação. A criança já recebeu as vacinas de BCG e hepatite B ao nascimento.
Quais são as vacinas indicadas neste momento considerando o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e os dados clínicos fornecidos?
A) Pneumocócica 10 valente, pentavalente (DPT, hepatite B e hemófilos B) e inativada de poliomielite (VIP).
B) Pneumocócica 10 valente, meningocócica C, rotavírus e palivizumabe.
C) Pneumocócica 10 valente, tetravalente (DPT e hemófilos B), inativada de poliomielite (VIP) e rotavírus.
D) Pneumocócica 10 valente, inativada de poliomielite (VIP) e rotavírus.
E) Pneumocócica 10 valente, pentavalente (DPT, hepatite B e hemófilos B).

Com relação à vacinação do recém-nascido prematuro, assinale a alternativa correta.
A) Recém-nascidos internados na unidade neonatal devem receber vacinas com vírus vivos atenuados (BCG, poliomielite oral e rotavírus).
B) A BCG é indicada após a alta hospitalar, quando a criança atingir 3.000 g de peso.
C) A vacina Salk (injetável, com vírus inativado) está indicada apenas para os pacientes que ainda permaneçam internados por ocasião da idade da vacinação.
D) Não somente a criança deve ser vacinada contra a influenza, mas também seus familiares e comunicantes domiciliares.
E) A vacina contra a hepatite B não está indicada nos pré-termos com menos de 2.000 g de peso.

Uma mãe levou o filho com quatro meses de vida à consulta de rotina. O lactente está em aleitamento materno exclusivo. A mãe viajará para Belém e não possui vacina contra a febre amarela.
Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.
A) A vacina contra a febre amarela é constituída de vírus vivo atenuado. Sendo assim, deve-se suspender o aleitamento materno por 48 horas após a vacinação da mãe.
B) A vacina contra a febre amarela é constituída de vírus vivo atenuado. Sendo assim, deve-se suspender o aleitamento materno por dez dias, após a vacinação da mãe.
C) A vacina contra a febre amarela é constituída de vírus vivo atenuado. Sendo assim, deve-se suspender o aleitamento materno por 28 dias, após a vacinação da mãe.
D) A vacina contra a febre amarela é constituída de vírus inativado. Sendo assim, não é necessário suspender o aleitamento materno.
E) A vacina contra a febre amarela é constituída de vírus inativado. Sendo assim, deve-se suspender o aleitamento materno por catorze dias, após a vacinação da mãe.

Paciente de 3 anos de idade apresenta abscesso quente no braço, 55 horas após receber dose de vacina adsorvida para difteria, tétano e pertússis (DTP). A recomendação, segundo Manual de Vigilância Epidemiológica de Eventos Adversos Pós-Vacinação do Ministério da Saúde, é completar o esquema vacinal com
A) DTPa e fazer notificação.
B) DTP e fazer notificação.
C) DTPa e sem necessidade de notificação.
D) DTP e sem necessidade de notificação.

Um pai acompanhou seu filho, de doze anos de idade, em consulta de rotina na UBS. Ao checar a carteira vacinal, o médico da UBS notou que a última vacina recebida foi a de quatro anos de idade.
Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta a conduta adequada.
A) O paciente deverá receber apenas a 1ª dose da vacina HPV.
B) O paciente deverá receber a 1ª dose da vacina HPV e a dose da meningocócica ACWY imediatamente.
C) O paciente deverá receber a 1ª dose da vacina HPV imediatamente e a meningocócica ACWY em um mês.
D) O paciente deverá receber um reforço da SCR e a meningocócica ACWY imediatamente e a 1ª dose da vacina HPV em um mês.
E) O paciente deverá receber a 1ª dose da vacina HPV e um reforço da SCR imediatamente e a meningocócica ACWY em um mês.

De acordo com o Calendário de Vacinação 2016 da Sociedade Brasileira de Pediatria, qual das vacinas abaixo NÃO deve ser aplicada aos 4 meses de idade na criança?
A) Hepatite B.
B) DTP.
C) Hib.
D) VIP.
E) ACWY.

Recém-nascido com 20 dias de vida é levado à consulta de rotina com pediatra, sem relato de intercorrências no período pós-alta. Ao exame, suga bem ao seio materno, mostra bom ganho ponderal e exame físico sem alterações. No quadro vacinal, consta apenas dose única de hepatite B, dada na maternidade. Ao final da consulta, a mãe do paciente refere ter tuberculose diagnosticada há cerca de 15 dias no posto de saúde e que está em uso de rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol.
Além de recomendar o uso de máscara, ao amamentar o bebê, a conduta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) em relação ao recém-nascido é:
A) indicar vacinação com BCG e iniciar quimioprofilaxia primária com rifampicina.
B) contraindicar vacinação com BCG no momento e iniciar quimioprofilaxia primária com rifampicina.
C) indicar vacinação com BCG e realizar prova tuberculínica para avaliação de início de quimioprofilaxia.
D) contraindicar vacinação com BCG no momento e realizar prova tuberculínica para avaliação de início de quimioprofilaxia.

Recém-nascido a termo é encaminhado ao alojamento conjunto logo após o nascimento. Após 48 horas de internação, a mãe do bebê apresenta lesões compatíveis com varicela. No mesmo quarto, está internado um recém-nascido prematuro de 35 semanas, junto com sua genitora, que apresenta histórico positivo para varicela.
Nesse caso, a imunoglobulina antivaricela zoster é indicada:
A) ao recém-nascido prematuro.
B) ao filho da puérpera com varicela.
C) a todos os contactantes no quarto.
D) ao filho da puérpera com varicela e ao recém-nascido prematuro.

Durante consulta médica de rotina, adolescente masculino, de 13 anos, submetido a transplante de medula óssea há 1 ano, solicitou orientação sobre a vacina contra HPV (papilomavírus humano).
Assinale a assertiva correta conforme recomendação do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde.
A) Indicar esquema de 2 doses com intervalo de 6 meses, porque a idade do paciente é inferior a 14 anos.
B) Indicar esquema de 3 doses devido à condição de transplantado de medula óssea.
C) Indicar a vacina apenas após os 15 anos.
D) Contraindicar a vacina até que se realize a avaliação das imunidades humoral e celular do paciente.

Em relação aos esquemas de imunização em mulheres, assinale a alternativa ERRADA:
A) A imunização para HPV quadrivalente, segundo o Programa Nacional, são duas doses com intervalo de seis meses entre elas, para meninas de 9 a 14 anos.
B) A vacina contra febre amarela contém vírus atenuado, por isso é contraindicada na gravidez.
C) As gestantes com esquema vacinal completo para dTpa (tríplice bacteriana acelular do adulto) não necessitam de dose de reforço a cada gestação.
D) Na imunização de gestantes e puérperas contra a COVID-19 não se deve usar imunizantes que tenham como vetor o Adenovírus.

Um paciente de 45 anos procura o pronto atendimento, vítima de mordida de cão há, aproximadamente, 4 horas, apresentando lesão irregular profunda de, aproximadamente, 2,5 cm em região palmar da mão direita.
Qual a conduta adequada para o caso?
A) Tratamento da ferida com lavagem extensa, debridamento, sutura e curativo, além de imunização ativa somente.
B) Tratamento da ferida com lavagem extensa, debridamento e curativo, além de imunização passiva e ativa.
C) Tratamento da ferida com lavagem extensa, debridamento e curativo, além de imunização passiva somente.
D) Tratamento da ferida com lavagem extensa, debridamento, sutura e curativo, além de imunização passiva somente.

internada em uma enfermaria comum de um hospital público com quadro de febre e inapetência. Após dois dias de internação, surgiram lesões vesiculares pelo corpo tendo como diagnóstico varicela. No quarto em que a criança estava, havia quatro outras crianças internadas com os seguintes quadro: 1. Criança de 4 anos de idade sem história vacinal conhecida para varicela, portador de doença renal crônica e em uso de corticoide 2 mg/kg/dia. Acompanhante imunizado. 2. Lactente sibilante, 8 meses de idade com quadro de broncoespasmo agudo em uso de oxigênio. Acompanhante imunizado. 3. Criança de 1 ano de idade, imunizado. Acompanhante grávida, com história de imunização desconhecida. 4. Criança 7 anos de idade com pneumonia e história vacinal desconhecida. Acompanhante vacinado.
Diante do exposto e se tratando de uma doença infectocontagiosa, qual é a conduta mais correta para com as outras crianças e seus acompanhantes?
A) Uso da vacina em até 120 horas pós-contato nos pacientes de números 4 e imunoglobulina (IGHAVZ) nos pacientes de números 1 e 2 e na acompanhante grávida.
B) Uso da vacina até 72 horas após o contato nos pacientes de números 2 e 4 e uso de imunoglobulina (IGHAVZ) nos pacientes de números 1 e 3 e na acompanhante gestante.
C) Uso da vacina até 72 horas pós-contato nos pacientes de números 2, 3 e 4. Uso de imunoglobulina (IGHAVZ) no paciente de número 1 e na acompanhante gestante.
D) Uso de vacina até 120 horas pós-contato nos pacientes de números 2, 3 e 4 e uso de imunoglobulina (IGHAVZ) no paciente de número 1 e na acompanhante gestante.

Uma criança de 8 meses e 5 dias é levada ao Posto de Saúde para verificação de sua situação vacinal. Ao analisarem o calendário vacinal, constataram que havia 1 dose de BCG e 1 dose de hepatite B ao nascimento; uma dose de Rotavírus humano (G1P1), pentavalente (DTP, HIB e hepatite B) e pneumococo 10 valente (conjugada) aos dois meses; uma dose de meningocócica do tipo C conjugada aos 3 meses de idade e pneumococo 10 valente (conjugada), aos 4 meses.
Nesta ocasião, o menor deverá receber as seguintes vacinas:
A) Uma dose de pentavalente e uma dose da meningocócica tipo C conjugada.
B) Uma dose de Rotavírus humano, uma dose de pentavalente, uma dose de pneumocócica 10 valente conjugada e uma dose da meningocócica tipo C conjugada.
C) Uma dose de Rotavírus humano, uma dose de meningocócica tipo C conjugada e uma dose de pentavalente.
D) Uma dose de pneumocócica 10 valente conjugada e uma dose de pentavalente.

Considerando o Programa Nacional de Imunizações, é correto afirmar que:
A) A vacina BCG deve ser aplicada ao nascimento, primeiro e sexto mês de vida.
B) A vacina Tríplice Viral deve ser aplicada no 1° mês de vida.
C) A vacina oral contra Poliomielite deve ser aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida.
D) A vacina contra a Meningite C deve ser aplicada aos 3 e 5 meses de vida.
E) A vacina contra o HPV deve ser aplicada exclusivamente em meninas.

Assinale a alternativa que contém duas doenças imunopreveníveis, que, de acordo com o PNI, necessitam respectivamente, de Doença 1 (D1) - Duas doses e um reforço vacinal. Doença 2 (D2) - Dose vacinal única e sem reforço. Considere para a resposta que se trata de uma criança eutrófica, sem comorbidades e que fez todas as vacinas nas idades preconizadas, ao longo dos seus seis anos de vida.
A) D1 - Meningite por meningococo C/D2 - Febre Amarela
B) D1 - Doença Pneumocócica invasiva / D2 - Hepatite A
C) D1 - Caxumba / D2 - Doença Pneumocócica invasiva
D) D1 - Sarampo/ D2 - Difteria
E) D1 - Rotavirose/ D2 - Varicela.

Em relação à vacina BCG, analise as assertivas a seguir: I. A resposta protetora leva aproximadamente 12 semanas. II. Recém-nascidos pré-termo devem pesar 2 Kg para recebê-la. III. Deve ser aplicada ao nascer e aos 6 meses. Quais estão corretas?
A) Apenas II.
B) Apenas I e II.
C) Apenas I e III.
D) I, II, e III.

Mãe de um bebê o levou para à primeira consulta de revisão de puericultura com cinco meses e dez dias. Apresentou a carteira de vacinação abaixo. Qual das seguintes vacinas NÃO seria indicada para regularização imediata das vacinas desse paciente?
A) Penta.
B) Rotavírus humano.
C) Pneumocócica 10 (conjugada).
D) Meningocócica C (conjugada).

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Lactente de 2 meses de vida é levado à Unidade Básica de Saúde porque, há 2 dias, a mãe notou uma lesão eritematosa, indolor, que tem aumentado de tamanho, em braço direito. Ao exame, a criança apresenta um abscesso frio, de 2 cm de diâmetro, com um ponto de flutuação, na região ao redor do local de aplicação da vacina BCG id.
Neste caso a melhor conduta, dentre as seguintes opções, é:
A) isoniazida até a completa resolução da lesão.
B) rifampicina por 6 meses.
C) tranquilizar os pais e observar a resolução espontânea da lesão.
D) antibiótico para bactérias Gram-positivas por 21 dias.

Menino, 4a, é trazido à Unidade Básica de Saúde para atualização do calendário vacinal. Faz uso regular de prednisona e ciclosporina há dois anos para tratamento de síndrome nefrótica. Traz carteira vacinal atualizada até os 15 meses.
QUAIS VACINAS ESTÃO CONTRAINDICADAS NESSE MOMENTO?
A) Varicela e febre amarela.
B) VOP e DPT.
C) Febre amarela e DPT.
D) Tríplice viral e DTPa.

Iago, 2 meses de idade, nasceu com atresia duodenal, está internada desde o nascimento. Neste período de 2 meses, foi submetido a abordagem cirúrgica, recebeu nutrição parenteral e desenvolveu infecção de cateter central tratada com sucesso. Encontra-se agora em condições clínicas de transição para dieta oral. Como ainda não tem previsão de alta hospitalar, a equipe deseja manter a vacinação atualizada durante a internação. A criança já recebeu as vacinas de BCG e hepatite B ao nascimento.
Quais são as vacinas indicadas neste momento considerando o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e os dados clínicos fornecidos?
A) Pneumocócica 10 valente, pentavalente (DPT, hepatite B e hemófilos B) e inativada de poliomielite (VIP).
B) Pneumocócica 10 valente, meningocócica C, rotavírus e palivizumabe.
C) Pneumocócica 10 valente, tetravalente (DPT e hemófilos B), inativada de poliomielite (VIP) e rotavírus.
D) Pneumocócica 10 valente, inativada de poliomielite (VIP) e rotavírus.
E) Pneumocócica 10 valente, pentavalente (DPT, hepatite B e hemófilos B).

Com relação à vacinação do recém-nascido prematuro, assinale a alternativa correta.
A) Recém-nascidos internados na unidade neonatal devem receber vacinas com vírus vivos atenuados (BCG, poliomielite oral e rotavírus).
B) A BCG é indicada após a alta hospitalar, quando a criança atingir 3.000 g de peso.
C) A vacina Salk (injetável, com vírus inativado) está indicada apenas para os pacientes que ainda permaneçam internados por ocasião da idade da vacinação.
D) Não somente a criança deve ser vacinada contra a influenza, mas também seus familiares e comunicantes domiciliares.
E) A vacina contra a hepatite B não está indicada nos pré-termos com menos de 2.000 g de peso.

Uma mãe levou o filho com quatro meses de vida à consulta de rotina. O lactente está em aleitamento materno exclusivo. A mãe viajará para Belém e não possui vacina contra a febre amarela.
Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.
A) A vacina contra a febre amarela é constituída de vírus vivo atenuado. Sendo assim, deve-se suspender o aleitamento materno por 48 horas após a vacinação da mãe.
B) A vacina contra a febre amarela é constituída de vírus vivo atenuado. Sendo assim, deve-se suspender o aleitamento materno por dez dias, após a vacinação da mãe.
C) A vacina contra a febre amarela é constituída de vírus vivo atenuado. Sendo assim, deve-se suspender o aleitamento materno por 28 dias, após a vacinação da mãe.
D) A vacina contra a febre amarela é constituída de vírus inativado. Sendo assim, não é necessário suspender o aleitamento materno.
E) A vacina contra a febre amarela é constituída de vírus inativado. Sendo assim, deve-se suspender o aleitamento materno por catorze dias, após a vacinação da mãe.

Paciente de 3 anos de idade apresenta abscesso quente no braço, 55 horas após receber dose de vacina adsorvida para difteria, tétano e pertússis (DTP). A recomendação, segundo Manual de Vigilância Epidemiológica de Eventos Adversos Pós-Vacinação do Ministério da Saúde, é completar o esquema vacinal com
A) DTPa e fazer notificação.
B) DTP e fazer notificação.
C) DTPa e sem necessidade de notificação.
D) DTP e sem necessidade de notificação.

Um pai acompanhou seu filho, de doze anos de idade, em consulta de rotina na UBS. Ao checar a carteira vacinal, o médico da UBS notou que a última vacina recebida foi a de quatro anos de idade.
Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta a conduta adequada.
A) O paciente deverá receber apenas a 1ª dose da vacina HPV.
B) O paciente deverá receber a 1ª dose da vacina HPV e a dose da meningocócica ACWY imediatamente.
C) O paciente deverá receber a 1ª dose da vacina HPV imediatamente e a meningocócica ACWY em um mês.
D) O paciente deverá receber um reforço da SCR e a meningocócica ACWY imediatamente e a 1ª dose da vacina HPV em um mês.
E) O paciente deverá receber a 1ª dose da vacina HPV e um reforço da SCR imediatamente e a meningocócica ACWY em um mês.

De acordo com o Calendário de Vacinação 2016 da Sociedade Brasileira de Pediatria, qual das vacinas abaixo NÃO deve ser aplicada aos 4 meses de idade na criança?
A) Hepatite B.
B) DTP.
C) Hib.
D) VIP.
E) ACWY.

Recém-nascido com 20 dias de vida é levado à consulta de rotina com pediatra, sem relato de intercorrências no período pós-alta. Ao exame, suga bem ao seio materno, mostra bom ganho ponderal e exame físico sem alterações. No quadro vacinal, consta apenas dose única de hepatite B, dada na maternidade. Ao final da consulta, a mãe do paciente refere ter tuberculose diagnosticada há cerca de 15 dias no posto de saúde e que está em uso de rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol.
Além de recomendar o uso de máscara, ao amamentar o bebê, a conduta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) em relação ao recém-nascido é:
A) indicar vacinação com BCG e iniciar quimioprofilaxia primária com rifampicina.
B) contraindicar vacinação com BCG no momento e iniciar quimioprofilaxia primária com rifampicina.
C) indicar vacinação com BCG e realizar prova tuberculínica para avaliação de início de quimioprofilaxia.
D) contraindicar vacinação com BCG no momento e realizar prova tuberculínica para avaliação de início de quimioprofilaxia.

Recém-nascido a termo é encaminhado ao alojamento conjunto logo após o nascimento. Após 48 horas de internação, a mãe do bebê apresenta lesões compatíveis com varicela. No mesmo quarto, está internado um recém-nascido prematuro de 35 semanas, junto com sua genitora, que apresenta histórico positivo para varicela.
Nesse caso, a imunoglobulina antivaricela zoster é indicada:
A) ao recém-nascido prematuro.
B) ao filho da puérpera com varicela.
C) a todos os contactantes no quarto.
D) ao filho da puérpera com varicela e ao recém-nascido prematuro.

Durante consulta médica de rotina, adolescente masculino, de 13 anos, submetido a transplante de medula óssea há 1 ano, solicitou orientação sobre a vacina contra HPV (papilomavírus humano).
Assinale a assertiva correta conforme recomendação do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde.
A) Indicar esquema de 2 doses com intervalo de 6 meses, porque a idade do paciente é inferior a 14 anos.
B) Indicar esquema de 3 doses devido à condição de transplantado de medula óssea.
C) Indicar a vacina apenas após os 15 anos.
D) Contraindicar a vacina até que se realize a avaliação das imunidades humoral e celular do paciente.

Em relação aos esquemas de imunização em mulheres, assinale a alternativa ERRADA:
A) A imunização para HPV quadrivalente, segundo o Programa Nacional, são duas doses com intervalo de seis meses entre elas, para meninas de 9 a 14 anos.
B) A vacina contra febre amarela contém vírus atenuado, por isso é contraindicada na gravidez.
C) As gestantes com esquema vacinal completo para dTpa (tríplice bacteriana acelular do adulto) não necessitam de dose de reforço a cada gestação.
D) Na imunização de gestantes e puérperas contra a COVID-19 não se deve usar imunizantes que tenham como vetor o Adenovírus.

Um paciente de 45 anos procura o pronto atendimento, vítima de mordida de cão há, aproximadamente, 4 horas, apresentando lesão irregular profunda de, aproximadamente, 2,5 cm em região palmar da mão direita.
Qual a conduta adequada para o caso?
A) Tratamento da ferida com lavagem extensa, debridamento, sutura e curativo, além de imunização ativa somente.
B) Tratamento da ferida com lavagem extensa, debridamento e curativo, além de imunização passiva e ativa.
C) Tratamento da ferida com lavagem extensa, debridamento e curativo, além de imunização passiva somente.
D) Tratamento da ferida com lavagem extensa, debridamento, sutura e curativo, além de imunização passiva somente.

internada em uma enfermaria comum de um hospital público com quadro de febre e inapetência. Após dois dias de internação, surgiram lesões vesiculares pelo corpo tendo como diagnóstico varicela. No quarto em que a criança estava, havia quatro outras crianças internadas com os seguintes quadro: 1. Criança de 4 anos de idade sem história vacinal conhecida para varicela, portador de doença renal crônica e em uso de corticoide 2 mg/kg/dia. Acompanhante imunizado. 2. Lactente sibilante, 8 meses de idade com quadro de broncoespasmo agudo em uso de oxigênio. Acompanhante imunizado. 3. Criança de 1 ano de idade, imunizado. Acompanhante grávida, com história de imunização desconhecida. 4. Criança 7 anos de idade com pneumonia e história vacinal desconhecida. Acompanhante vacinado.
Diante do exposto e se tratando de uma doença infectocontagiosa, qual é a conduta mais correta para com as outras crianças e seus acompanhantes?
A) Uso da vacina em até 120 horas pós-contato nos pacientes de números 4 e imunoglobulina (IGHAVZ) nos pacientes de números 1 e 2 e na acompanhante grávida.
B) Uso da vacina até 72 horas após o contato nos pacientes de números 2 e 4 e uso de imunoglobulina (IGHAVZ) nos pacientes de números 1 e 3 e na acompanhante gestante.
C) Uso da vacina até 72 horas pós-contato nos pacientes de números 2, 3 e 4. Uso de imunoglobulina (IGHAVZ) no paciente de número 1 e na acompanhante gestante.
D) Uso de vacina até 120 horas pós-contato nos pacientes de números 2, 3 e 4 e uso de imunoglobulina (IGHAVZ) no paciente de número 1 e na acompanhante gestante.

Uma criança de 8 meses e 5 dias é levada ao Posto de Saúde para verificação de sua situação vacinal. Ao analisarem o calendário vacinal, constataram que havia 1 dose de BCG e 1 dose de hepatite B ao nascimento; uma dose de Rotavírus humano (G1P1), pentavalente (DTP, HIB e hepatite B) e pneumococo 10 valente (conjugada) aos dois meses; uma dose de meningocócica do tipo C conjugada aos 3 meses de idade e pneumococo 10 valente (conjugada), aos 4 meses.
Nesta ocasião, o menor deverá receber as seguintes vacinas:
A) Uma dose de pentavalente e uma dose da meningocócica tipo C conjugada.
B) Uma dose de Rotavírus humano, uma dose de pentavalente, uma dose de pneumocócica 10 valente conjugada e uma dose da meningocócica tipo C conjugada.
C) Uma dose de Rotavírus humano, uma dose de meningocócica tipo C conjugada e uma dose de pentavalente.
D) Uma dose de pneumocócica 10 valente conjugada e uma dose de pentavalente.

Considerando o Programa Nacional de Imunizações, é correto afirmar que:
A) A vacina BCG deve ser aplicada ao nascimento, primeiro e sexto mês de vida.
B) A vacina Tríplice Viral deve ser aplicada no 1° mês de vida.
C) A vacina oral contra Poliomielite deve ser aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida.
D) A vacina contra a Meningite C deve ser aplicada aos 3 e 5 meses de vida.
E) A vacina contra o HPV deve ser aplicada exclusivamente em meninas.

Assinale a alternativa que contém duas doenças imunopreveníveis, que, de acordo com o PNI, necessitam respectivamente, de Doença 1 (D1) - Duas doses e um reforço vacinal. Doença 2 (D2) - Dose vacinal única e sem reforço. Considere para a resposta que se trata de uma criança eutrófica, sem comorbidades e que fez todas as vacinas nas idades preconizadas, ao longo dos seus seis anos de vida.
A) D1 - Meningite por meningococo C/D2 - Febre Amarela
B) D1 - Doença Pneumocócica invasiva / D2 - Hepatite A
C) D1 - Caxumba / D2 - Doença Pneumocócica invasiva
D) D1 - Sarampo/ D2 - Difteria
E) D1 - Rotavirose/ D2 - Varicela.

Em relação à vacina BCG, analise as assertivas a seguir: I. A resposta protetora leva aproximadamente 12 semanas. II. Recém-nascidos pré-termo devem pesar 2 Kg para recebê-la. III. Deve ser aplicada ao nascer e aos 6 meses. Quais estão corretas?
A) Apenas II.
B) Apenas I e II.
C) Apenas I e III.
D) I, II, e III.

Mãe de um bebê o levou para à primeira consulta de revisão de puericultura com cinco meses e dez dias. Apresentou a carteira de vacinação abaixo. Qual das seguintes vacinas NÃO seria indicada para regularização imediata das vacinas desse paciente?
A) Penta.
B) Rotavírus humano.
C) Pneumocócica 10 (conjugada).
D) Meningocócica C (conjugada).

Prévia do material em texto

6	-	2022	HIAE
Lactente	de	2	meses	de	vida	é	levado	à	Unidade	Básica	de	Saúde	porque,	há	2	dias,	a	mãe	notou	uma	lesão	eritematosa,	indolor,	que	tem	aumentado	de	tamanho,	em
braço	direito.	Ao	exame,	a	criança	apresenta	um	abscesso	frio,	de	2	cm	de	diâmetro,	com	um	ponto	de	flutuação,	na	região	ao	redor	do	local	de	aplicação	da	vacina	BCG
id.	Neste	caso	a	melhor	conduta,	dentre	as	seguintes	opções,	é:
A)	isoniazida	até	a	completa	resolução	da	lesão.
B)	rifampicina	por	6	meses.
C)	tranquilizar	os	pais	e	observar	a	resolução	espontânea	da	lesão.
D)	antibiótico	para	bactérias	Gram-positivas	por	21	dias.
7	-	2022	UNICAMP
Menino,	4a,	é	trazido	à	Unidade	Básica	de	Saúde	para	atualização	do	calendário	vacinal.	Faz	uso	regular	de	prednisona	e	ciclosporina	há	dois	anos	para	tratamento	de
síndrome	nefrótica.	Traz	carteira	vacinal	atualizada	até	os	15	meses.	QUAIS	VACINAS	ESTÃO	CONTRAINDICADAS	NESSE	MOMENTO?
A)	Varicela	e	febre	amarela.
B)	VOP	e	DPT.
C)	Febre	amarela	e	DPT.
D)	Tríplice	viral	e	DTPa.
8	-	2022	USP	-	SP
Lactente,	sexo	masculino,	2	meses	de	idade,	nasceu	com	atresia	duodenal,	está	internada	desde	o	nascimento.	Neste	período	de	2	meses,	foi	submetido	a	abordagem
cirúrgica,	recebeu	nutrição	parenteral	e	desenvolveu	 infecção	de	cateter	central	 tratada	com	sucesso.	Encontra-se	agora	em	condições	clínicas	de	transição	para	dieta
oral.	Como	ainda	não	tem	previsão	de	alta	hospitalar,	a	equipe	deseja	manter	a	vacinação	atualizada	durante	a	 internação.	A	criança	 já	recebeu	as	vacinas	de	BCG	e
hepatite	B	ao	nascimento.	Quais	são	as	vacinas	indicadas	neste	momento	considerando	o	Programa	Nacional	de	Imunizações	(PNI)	e	os	dados	clínicos	fornecidos?
A)	Pneumocócica	10	valente,	tetravalente	(DPT	e	hemófilos	B),	inativada	de	poliomielite	(VIP)	e	rotavírus.
B)	Pneumocócica	10	valente,	pentavalente	(DPT,	hepatite	B	e	hemófilos	B)	e	inativada	de	poliomielite	(VIP).
C)	Pneumocócica	10	valente,	meningocócica	C,	rotavírus	e	palivizumabe.
D)	Pneumocócica	10	valente,	pentavalente	(DPT,	hepatite	B	e	hemófilos	B).
9	-	2022	IAMSPE
Com	relação	à	vacinação	do	recém-nascido	prematuro,	assinale	a	alternativa	correta.
A)	Recém-nascidos	internados	na	unidade	neonatal	devem	receber	vacinas	com	vírus	vivos	atenuados	(BCG,	poliomielite	oral	e	rotavírus).
B)	A	BCG	é	indicada	após	a	alta	hospitalar,	quando	a	criança	atingir	3.000	g	de	peso.
C)	A	vacina	Salk	(injetável,	com	vírus	inativado)	está	indicada	apenas	para	os	pacientes	que	ainda	permaneçam	internados	por	ocasião	da	idade	da	vacinação.
D)	Não	somente	a	criança	deve	ser	vacinada	contra	a	influenza,	mas	também	seus	familiares	e	comunicantes	domiciliares.
E)	A	vacina	contra	a	hepatite	B	não	está	indicada	nos	pré-termos	com	menos	de	2.000	g	de	peso.
10	-	2022	SUS	-	SP
Uma	mãe	levou	o	filho	com	quatro	meses	de	vida	à	consulta	de	rotina.	O	lactente	está	em	aleitamento	materno	exclusivo.	A	mãe	viajará	para	Belém	e	não	possui	vacina
contra	a	febre	amarela.	Com	base	nesse	caso	hipotético,	assinale	a	alternativa	correta.
A)	A	vacina	contra	a	febre	amarela	é	constituída	de	vírus	vivo	atenuado.	Sendo	assim,	deve-se	suspender	o	aleitamento	materno	por	48	horas	após	a	vacinação	da	mãe.
B)	A	vacina	contra	a	febre	amarela	é	constituída	de	vírus	vivo	atenuado.	Sendo	assim,	deve-se	suspender	o	aleitamento	materno	por	dez	dias,	após	a	vacinação	da	mãe.
C)	A	vacina	contra	a	febre	amarela	é	constituída	de	vírus	vivo	atenuado.	Sendo	assim,	deve-se	suspender	o	aleitamento	materno	por	28	dias,	após	a	vacinação	da	mãe.
D)	A	vacina	contra	a	febre	amarela	é	constituída	de	vírus	inativado.	Sendo	assim,	não	é	necessário	suspender	o	aleitamento	materno.
E)	A	vacina	contra	a	febre	amarela	é	constituída	de	vírus	inativado.	Sendo	assim,	deve-se	suspender	o	aleitamento	materno	por	catorze	dias,	após	a	vacinação	da	mãe.
Questões	da	Apostila
Realize	as	questões	de	concursos	selecionadas	para	esta	apostila	e	depois	confira	os	comentários	da	nossa	equipe	acadêmica.
11	-	2022	HIAE
Paciente	de	3	anos	de	idade	apresenta	abscesso	quente	no	braço,	55	horas	após	receber	dose	de	vacina	adsorvida	para	difteria,	tétano	e	pertússis	(DTP).	A	recomendação,
segundo	Manual	de	Vigilância	Epidemiológica	de	Eventos	Adversos	Pós-Vacinação	do	Ministério	da	Saúde,	é	completar	o	esquema	vacinal	com
A)	DTPa	e	fazer	notificação.
B)	DTP	e	fazer	notificação.
C)	DTPa	e	sem	necessidade	de	notificação.
D)	DTP	e	sem	necessidade	de	notificação.
12	-	2022	IAMSPE
Um	pai	acompanhou	seu	filho,	de	doze	anos	de	idade,	em	consulta	de	rotina	na	UBS.	Ao	checar	a	carteira	vacinal,	o	médico	da	UBS	notou	que	a	última	vacina	recebida	foi
a	de	quatro	anos	de	idade.	Com	base	nesse	caso	hipotético,	assinale	a	alternativa	que	apresenta	a	conduta	adequada.
A)	O	paciente	deverá	receber	apenas	a	1ª	dose	da	vacina	HPV.
B)	O	paciente	deverá	receber	a	1ª	dose	da	vacina	HPV	e	a	dose	da	meningocócica	ACWY	imediatamente.
C)	O	paciente	deverá	receber	a	1ª	dose	da	vacina	HPV	imediatamente	e	a	meningocócica	ACWY	em	um	mês.
D)	O	paciente	deverá	receber	um	reforço	da	SCR	e	a	meningocócica	ACWY	imediatamente	e	a	1ª	dose	da	vacina	HPV	em	um	mês.
E)	O	paciente	deverá	receber	a	1ª	dose	da	vacina	HPV	e	um	reforço	da	SCR	imediatamente	e	a	meningocócica	ACWY	em	um	mês.
13	-	2022	HNMD
De	acordo	com	o	Calendário	de	Vacinação	2016	da	Sociedade	Brasileira	de	Pediatria,	qual	das	vacinas	abaixo	NÃO	deve	ser	aplicada	aos	4	meses	de	idade	na	criança?
A)	Hepatite	B.
B)	DTP.
C)	Hib.
D)	VIP.
E)	ACWY.
14	-	2022	SES	-	RJ
Recém-nascido	com	20	dias	de	vida	é	levado	à	consulta	de	rotina	com	pediatra,	sem	relato	de	intercorrências	no	período	pós-alta.	Ao	exame,	suga	bem	ao	seio	materno,
mostra	bom	ganho	ponderal	e	exame	físico	sem	alterações.	No	quadro	vacinal,	consta	apenas	dose	única	de	hepatite	B,	dada	na	maternidade.	Ao	final	da	consulta,	a	mãe
do	paciente	refere	ter	tuberculose	diagnosticada	há	cerca	de	15	dias	no	posto	de	saúde	e	que	está	em	uso	de	rifampicina,	isoniazida,	pirazinamida	e	etambutol.	Além	de
recomendar	o	uso	de	máscara,	ao	amamentar	o	bebê,	a	conduta	preconizada	pelo	Ministério	da	Saúde	(MS)	em	relação	ao	recém-nascido	é:
A)	indicar	vacinação	com	BCG	e	iniciar	quimioprofilaxia	primária	com	rifampicina
B)	contraindicar	vacinação	com	BCG	no	momento	e	iniciar	quimioprofilaxia	primária	com	rifampicina
C)	indicar	vacinação	com	BCG	e	realizar	prova	tuberculínica	para	avaliação	de	início	de	quimioprofilaxia
D)	contraindicar	vacinação	com	BCG	no	momento	e	realizar	prova	tuberculínica	para	avaliação	de	início	de	quimioprofilaxia
15	-	2022	SES	-	RJ
Recém-nascido	a	termo	é	encaminhado	ao	alojamento	conjunto	logo	após	o	nascimento.	Após	48	horas	de	internação,	a	mãe	do	bebê	apresenta	lesões	compatíveis	com
varicela.	No	mesmo	quarto,	está	 internado	um	recém-nascido	prematuro	de	35	semanas,	 junto	com	sua	genitora,	que	apresenta	histórico	positivo	para	varicela.	Nesse
caso,	a	imunoglobulina	antivaricela	zoster	é	indicada:
A)	ao	recém-nascido	prematuro
B)	ao	filho	da	puérpera	com	varicela
C)	a	todos	os	contactantes	no	quarto
D)	ao	filho	da	puérpera	com	varicela	e	ao	recém-nascido	prematuro
16	-	2022	UFRJ
Mulheres	vacinadas	com	vírus	vivos	ou	vivos	atenuados	devem	ser	aconselhadas	a	evitar	a	gravidez	por	pelo	menos:
A)	seis	meses
B)	três	meses
C)	um	mês
D)	doze	meses
17	-	2022	SURCE
Uma	paciente	com	púrpura	trombocitopênica	idiopática	irá	ser	submetida	a	esplenectomia	videoparoscópica.	O	médico	orienta	a	aplicação	de	uma	vacina	20	dias	antes	da
retirada	do	baço.	Qual	doença	deve	ser	prevenida	através	dessa	vacina?
A)	Tétano.
B)	Hepatite.
C)	Pneumonia.
D)	Coronavirus.
18	-	2022	HCPA
Durante	consulta	médica	de	rotina,	adolescente	masculino,	de	13	anos,	submetido	a	transplante	de	medula	óssea	há	1	ano,	solicitou	orientação	sobre	a	vacina	contra	HPV
(papilomavírus	humano).	Assinale	a	assertiva	correta	conforme	recomendação	do	Programa	Nacional	de	Imunizações,	do	Ministério	da	Saúde.
A)	Indicar	esquema	de	2	doses	com	intervalo	de	6	meses,	porque	a	idade	do	paciente	é	inferior	a	14	anos.
B)	Indicar	esquema	de	3	doses	devido	à	condição	de	transplantadode	medula	óssea.
C)	Indicar	a	vacina	apenas	após	os	15	anos.
D)	Contraindicar	a	vacina	até	que	se	realize	a	avaliação	das	imunidades	humoral	e	celular	do	paciente.
19	-	2022	PSU	-	MG
Em	relação	aos	esquemas	de	imunização	em	mulheres,	assinale	a	alternativa	ERRADA:
A)	A	imunização	para	HPV	quadrivalente,	segundo	o	Programa	Nacional,	são	duas	doses	com	intervalo	de	seis	meses	entre	elas,	para	meninas	de	9	a	14	anos
B)	A	vacina	contra	febre	amarela	contém	vírus	atenuado,	por	isso	é	contraindicada	na	gravidez
C)	As	gestantes	com	esquema	vacinal	completo	para	dTpa	(tríplice	bacteriana	acelular	do	adulto)	não	necessitam	de	dose	de	reforço	a	cada	gestação
D)	Na	imunização	de	gestantes	e	puérperas	contra	a	COVID-19	não	se	deve	usar	imunizantes	que	tenham	como	vetor	o	Adenovírus
20	-	2022	UFMT
Um	 paciente	 de	 45	 anos	 procura	 o	 pronto	 atendimento,	 vítima	 de	 mordida	 de	 cão	 há,	 aproximadamente,	 4	 horas,	 apresentando	 lesão	 irregular	 profunda	 de,
aproximadamente,	2,5	cm	em	região	palmar	da	mão	direita.	Refere	que	estava	em	via	pública	quando	decidiu	acariciar	o	animal.	Não	sabe	 informar	sobre	a	situação
vacinal	do	cão	e	não	sabe	informar	se	é	possível	mantê-lo	sob	observação.	Qual	a	conduta	adequada	para	o	caso?
A)	Tratamento	da	ferida	com	lavagem	extensa,	debridamento,	sutura	e	curativo,	além	de	imunização	ativa	somente.
B)	Tratamento	da	ferida	com	lavagem	extensa,	debridamento	e	curativo,	além	de	imunização	passiva	e	ativa.
C)	Tratamento	da	ferida	com	lavagem	extensa,	debridamento	e	curativo,	além	de	imunização	passiva	somente.
D)	Tratamento	da	ferida	com	lavagem	extensa,	debridamento,	sutura	e	curativo,	além	de	imunização	passiva	somente.
21	-	2022	SCMBH
Criança	de	3	anos	de	idade	é	internada	em	uma	enfermaria	comum	de	um	hospital	público	com	quadro	de	febre	e	inapetência.	Após	dois	dias	de	internação,	surgiram
lesões	vesiculares	pelo	corpo	tendo	como	diagnóstico	varicela.	No	quarto	em	que	a	criança	estava,	havia	quatro	outras	crianças	internadas	com	os	seguintes	quadro:	1.
Criança	de	4	anos	de	idade	sem	história	vacinal	conhecida	para	varicela,	portador	de	doença	renal	crônica	e	em	uso	de	corticoide	2	mg/kg/dia.	Acompanhante	imunizado.
2.	Lactente	sibilante,	8	meses	de	idade	com	quadro	de	broncoespasmo	agudo	em	uso	de	oxigênio.	Acompanhante	imunizado.	3.	Criança	de	1	ano	de	idade,	imunizado.
Acompanhante	grávida,	com	história	de	imunização	desconhecida.	4.	Criança	7	anos	de	idade	com	pneumonia	e	história	vacinal	desconhecida.	Acompanhante	vacinado.
Diante	do	exposto	e	se	tratando	de	uma	doença	infectocontagiosa,	qual	é	a	conduta	mais	correta	para	com	as	outras	crianças	e	seus	acompanhantes?
A)	Uso	da	vacina	em	até	120	horas	pós-contato	nos	pacientes	de	números	4	e	imunoglobulina	(IGHAVZ)	nos	pacientes	de	números	1	e	2	e	na	acompanhante	grávida.
B)	Uso	da	vacina	até	72	horas	após	o	contato	nos	pacientes	de	números	2	e	4	e	uso	de	imunoglobulina	(IGHAVZ)	nos	pacientes	de	números	1	e	3	e	na	acompanhante
gestante.
C)	Uso	da	vacina	até	72	horas	pós-contato	nos	pacientes	de	números	2,	3	e	4.	Uso	de	imunoglobulina	(IGHAVZ)	no	paciente	de	número	1	e	na	acompanhante	gestante.
D)	Uso	de	vacina	até	120	horas	pós-contato	nos	pacientes	de	números	2,	3	e	4	e	uso	de	imunoglobulina	(IGHAVZ)	no	paciente	de	número	1	e	na	acompanhante	gestante.
22	-	2022	UFES
Felipe,	8	meses	de	idade,	natural	de	Lauro	de	Freitas	(BA),	mudou-se	para	Vitória	há	1	mês	e	foi	encaminhado	para	consulta	de	puericultura	na	Unidade	Básica	de	Saúde
de	Maruípe	 pela	 agente	 comunitária.	Durante	 a	 consulta,	 ao	 avaliar	 o	 cartão	 de	 vacina,	 observa-se	 que	 estão	 confirmadas	 as	 seguintes	 vacinas:	 BCG	 (dose	 única	 ao
nascimento),	hepatite	B	 (dose	ao	nascimento),	pentavalente	 (1ª	e	2ª	doses),	 rotavírus	 (1ª	e	2ª	doses),	pneumocócica	10	valente	 (1ª	e	2ª	doses),	meningocócica	C	 (1ª
dose),	VIP:	Poliomielite	 injetável	 (1ª	e	2ª	doses).	Quais	vacinas	estão	 indicadas	para	Felipe	no	momento	desta	consulta,	segundo	o	Programa	Nacional	de	 imunizações
atual?
A)	Pneumocócica	10-valente,	VIP,	Meningocócica	C,	Influenza.
B)	Meningocócica	C	e	Influenza.
C)	Pentavalente,	VIP	e	Pneumocócica	10-valente.
D)	Pentavalente,	VIP,	Meningócica	C,	influenza.
23	-	2022	HUOL
Lactente,	acompanhado	por	sua	mãe,	chegou	ao	consultório	pediátrico	a	fim	de	realizar	consulta	de	puericultura.	Entre	as	dúvidas	da	genitora,	ela	gostaria	de	saber	quais
vacinas	deveriam	ser	administradas	com	precauções,	uma	vez	que	seu	filho	teve	antecedente	de	reação	anafilática	sistêmica	comprovada,	após	ingestão	de	ovo.	Sendo
assim,	o	profissional	deve	alertar	para	a	realização	com	prudência	da
A)	influenza.
B)	hepatite	A.
C)	hepatite	B.
D)	pólio	inativada.
24	-	2022	AMRIGS
Qual	das	vacinas	abaixo	deve	ser	evitada	durante	a	gestação,	segundo	os	protocolos	do	Ministério	da	Saúde?
A)	Difteria.
B)	Sarampo.
C)	Coqueluche.
D)	Tétano.
25	-	2022	SURCE
Criança	de	1	ano	e	4	meses	vai	iniciar	atividades	escolares	e	a	creche	solicitou	à	mãe	que	levasse	o	cartão	de	vacina,	para	verificação.	Na	avaliação,	foi	visto	que	tinha	as
seguintes	vacinas	administradas	até	aquela	data:	BCG	e	Hepatite	B,	03	doses	da	poliomelite	VIP,	02	doses	da	rotavírus,	03	doses	da	DTP+Hib+HB	(Penta),	02	doses	da
Pneumocócica	10	valente,	02	doses	da	Meningocócica	C	(conjugada)	e	01	dose	da	Influenza.	De	acordo	com	o	calendário	de	vacinação	do	Sistema	Único	de	Saúde	(SUS),
quais	vacinas	precisam	ser	administradas	para	que	o	cartão	vacinal	fique	atualizado?
A)	Febre	Amarela	1a	dose;	Pneumocócica	conjugada	 reforço;	Meningocócica	C	conjugada	 reforço;	Tríplice	Viral	1a	dose;	DTP	1o	 reforço;	Poliomielite	1o	 reforço	 (VOP);
Hepatite	A	1	dose;	Tetra	viral	(Tríplice	Viral	2a	dose	+	Varicela);	Influenza	2a	dose.
B)	Febre	Amarela	1a	dose;	Pneumocócica	conjugada	3a	dose	e	 reforço;	Meningocócica	C	conjugada	3a	dose	e	 reforço;	Tríplice	Viral	1a	dose;	Pentavalente	1o	 reforço;
Poliomielite	2o	reforço	(VOP);	Hepatite	A	1	dose;	Tetra	viral	(Tríplice	Viral	2a	dose	+	Varicela);	Influenza	2a	dose.
C)	Febre	Amarela	1a	dose	e	2a	dose;	Pneumocócica	conjugada	3a	dose;	Meningocócica	C	conjugada	3a	dose;	Tríplice	Viral	1a	dose;	Pentavalente	1o	reforço;	Poliomielite
1o	reforço	(VOP);	Hepatite	A	1	dose;	Tetra	viral	(Tríplice	Viral	2a	dose	+	Varicela);	Influenza	3a	dose.
D)	Febre	Amarela	1a	dose;	Pneumocócica	conjugada	reforço;	Meningocócica	C	conjugada	reforço;	Tríplice	Viral	1a	dose	e	2a	dose;	DTP	1o	reforço;	Poliomielite	1o	reforço
(VOP);	Hepatite	A	1a	dose	e	2a	dose;	Tetra	viral	(Tríplice	Viral	2a	dose	+	Varicela);	Influenza	3a	dose.
26	-	2022	SURCE
Mãe	trouxe	para	avaliação	no	posto	de	saúde	um	lactente	com	6	meses	de	idade,	que	apresentava,	há	3	dias,	febre,	tosse	seca,	prostração	intensa.	Evoluiu	com	exantema
inicialmente	 na	 face	 que	 se	 estendeu	 pelo	 tronco	 e	 membros,	 coriza	 abundante	 e	 hialina	 e	 os	 olhos	 hiperemiados.	 Na	 orofaringe	 apresentava-se	 hiperemiada	 com
manchas	branco-azuladas	e	pequenas.	Mãe	relata	que	um	tio	havia	chegado	de	viagem	e	estava	com	sintomas	semelhantes	com	suspeita	de	Sarampo.	Como	devemos
proceder	quanto	ao	bloqueio	vacinal?
A)	Caracterizando	situação	de	surto,	os	contactantes	gestantes	e	crianças	abaixo	dos	6	meses	de	idade	também	devem	ser	vacinados.
B)	A	aplicação	da	vacina	deve	ser	realizada	no	prazo	máximo	de	5	dias,	nos	contactantes,	apenas	no	caso	confirmado	de	sarampo.
C)	Contatos	com	idade	a	partir	dos	3	meses	até	11	meses	e	29	dias	devem	receber	uma	dose	da	vacina	tríplice	viral	válida	para	a	rotina	de	vacinação.
D)	A	vacinação	de	bloqueio	deve	ser	realizada	no	prazo	máximo	de	até	72	horas	após	o	contato	com	o	caso	suspeito	ou	confirmado	de	sarampo.
27	-	2022	HUBFS/HUJBB
É	uma	contraindicação	para	imunização	anti-influenza:
A)	Síndrome	de	Guillain	–	Barré.
B)	Síndrome	de	Wiskott	–	Aldrich.
C)	Síndrome	de	Di	George.
D)	Doença	celíaca.
E)	Síndrome	West.
28	-	2022	HUBFS/HUJBB
Paciente	 que	 vive	 com	HIV,	 5	 anos	 de	 idade,	 estável,	 apresentando	 níveis	 laboratoriais	 de	 CD4	<	 200	 e	 calendário	 vacinal	 atrasado.	 NÃO	 seindica	 para	 atualizar	 a
imunização	o(a)
A)	tétano.
B)	caxumba.
C)	hepatite	A.
D)	gripe.
E)	hepatite	B.
29	-	2022	UFMT
Uma	criança	de	8	meses	e	5	dias	é	levada	ao	Posto	de	Saúde	para	verificação	de	sua	situação	vacinal.	Ao	analisarem	o	calendário	vacinal,	constataram	que	havia	1	dose
de	BCG	e	1	dose	de	hepatite	B	ao	nascimento;	uma	dose	de	Rotavírus	humano	(G1P1),	pentavalente	(DTP,	HIB	e	hepatite	B)	e	pneumococo	10	valente	(conjugada)	aos
dois	meses;	uma	dose	de	meningocócica	do	tipo	C	conjugada	aos	3	meses	de	idade	e	pneumococo	10	valente	(conjugada),	aos	4	meses.	Nesta	ocasião,	o	menor	deverá
receber	as	seguintes	vacinas:
A)	Uma	dose	de	pentavalente	e	uma	dose	da	meningocócica	tipo	C	conjugada.
B)	Uma	dose	de	Rotavírus	humano,	uma	dose	de	pentavalente,	uma	dose	de	pneumocóccica	10	valente	conjugada	e	uma	dose	da	meningocócica	tipo	C	conjugada.
C)	Uma	dose	de	Rotavírus	humano,	uma	dose	de	meningocócica	tipo	C	conjugada	e	uma	dose	de	pentavalente.
D)	Uma	dose	de	pneumocócica	10	valente	conjugada	e	uma	dose	de	pentavalente.
30	-	2022	UFSC
Considerando	o	Programa	Nacional	de	Imunizações,	é	correto	afirmar	que:
A)	A	vacina	BCG	deve	ser	aplicada	ao	nascimento,	primeiro	e	sexto	mês	de	vida.
B)	A	vacina	Tríplice	Viral	deve	ser	aplicada	no	1°	mês	de	vida.
C)	A	vacina	oral	contra	Poliomielite	deve	ser	aplicada	aos	2,	4	e	6	meses	de	vida.
D)	A	vacina	contra	a	Meningite	C	deve	ser	aplicada	aos	3	e	5	meses	de	vida.
E)	A	vacina	contra	o	HPV	deve	ser	aplicada	exclusivamente	em	meninas.
31	-	2022	SES	-	PE
Assinale	a	alternativa	que	contém	duas	doenças	imunopreveníveis,	que,	de	acordo	com	o	PNI,	necessitam	respectivamente,	de	Doença	1	(D1)	-	Duas	doses	e	um	reforço
vacinal.	Doença	2	(D2)	-	Dose	vacinal	única	e	sem	reforço.	Considere	para	a	resposta	que	se	trata	de	uma	criança	eutrófica,	sem	comorbidades	e	que	fez	todas	as	vacinas
nas	idades	preconizadas,	ao	longo	dos	seus	seis	anos	de	vida.
A)	D1	-	Meningite	por	meningococo	C/D2	-	Febre	Amarela
B)	D1	-	Doença	Pneumocócica	invasiva	/	D2	-	Hepatite	A
C)	D1	-	Caxumba	/	D2	-	Doença	Pneumocócica	invasiva
D)	D1	-	Sarampo/	D2	-	Difteria
E)	D1	-	Rotavirose/	D2	-	Varicela.
32	-	2022	AMRIGS
Em	relação	à	vacina	BCG,	analise	as	assertivas	a	seguir:	I.	A	resposta	protetora	leva	aproximadamente	12	semanas.	II.	Recém-nascidos	pré-termo	devem	pesar	2	Kg	para
recebê-la.	III.	Deve	ser	aplicada	ao	nascer	e	aos	6	meses.	Quais	estão	corretas?
A)	Apenas	II.
B)	Apenas	I	e	II.
C)	Apenas	I	e	III.
D)	I,	II,	e	III.
33	-	2022	AMRIGS
Mãe	de	um	bebê	o	levou	para	à	primeira	consulta	de	revisão	de	puericultura	com	cinco	meses	e	dez	dias.	Apresentou	a	carteira	de	vacinação	abaixo.	Qual	das	seguintes
vacinas	NÃO	seria	indicada	para	regularização	imediata	das	vacinas	desse	paciente?
A)	Penta.
B)	Rotavírus	humano.
C)	Pneumocócica	10	(conjugada).
D)	Meningocócica	C	(conjugada).
34	-	2022	SES	-	PE
Sobre	o	calendário	nacional	de	vacinação	do	adulto	e	do	idoso,	assinale	a	alternativa	INCORRETA.
A)	Difteria	e	Tétano	(dT)	-	Reforço	vacinal	a	cada	10	anos.
B)	Peumocócica	23-valente	(Pncc	23)	-	Reforço	vacinal	a	cada	10	anos.
C)	Influenza	-	Conforme	grupos	prioritários	-	Administrada	em	dose	única	anual.
D)	Hepatite	B	-	Esquema	básico	deve	iniciar	ou	completar	3	doses,	de	acordo	com	histórico	vacinal.
E)	Febre	Amarela	-	Esquema	básico	administrado	em	dose	única.
35	-	2022	HCG
O	Programa	Nacional	de	Imunizações	(PNI)	representa	uma	das	intervenções	em	saúde	pública	mais	importantes	no	cenário	de	saúde	brasileiro.	As	ações	de	vacinação	e
vigilância	apresentam	impacto	positivo	na	prevenção	e	controle	de	doenças	 imunopreveníveis,	 refletindo	positiva	e	diretamente	na	qualidade	e	expectativa	de	vida	da
população.	Neste	contexto,	para	imunização	conforme	o	PNI	de	Maria	Clara,	que	nasceu	prematura	com	36	semanas	e	seis	dias,	apresentando	peso	de	1,9	kg	e	atresia
jejunal	corrigida	cirurgicamente,	deverá	ser:
A)	receber	a	vacina	contra	hepatite	B,	dose	zero,	ao	completar	uma	semana	de	vida,	por	se	tratar	de	vacina	de	vírus	atenuado.
B)	receber	BCG	após	2,5	kg.
C)	receber	a	vacina	injetável	contra	rotavírus	ao	completar	quatro	meses	de	idade	cronológica.
D)	receber	vacina	pentavalente	aos	dois,	quatro	e	seis	meses	de	idade,	caso	não	apresente	evento	adverso	grave	como	episódio	hipotônico	hiporresponsivo	e	convulsões.
36	-	2022	HUOL
A	equipe	de	saúde	da	família	é	informada	pela	coordenadora	da	Unidade	de	Saúde	Básica	acerca	do	recebimento	de	comunicado	da	vigilância	epidemiológica	do	município
que	trata	sobre	a	internação	de	uma	criança	da	área	de	abrangência,	Camila,	de	9	meses,	com	suspeita	de	meningite	meningocócica.	A	criança	iniciou	sinais	e	sintomas
da	doença	há	cerca	de	24	horas.	A	enfermeira	da	equipe	conversa	com	a	médica.	Elas	 recordam	que	Camila	 reside	com	seus	pais,	 Josealdo	e	Carolina,	e	com	a	avó,
Conceição.	A	equipe	entra	em	contato	com	a	vigilância	para	combinar	a	realização	das	medidas	preventivas.	Durante	a	reunião	da	equipe,	discutiram-se	o	caso	de	Camila,
a	 importância	da	manutenção	do	calendário	vacinal	atualizado	de	toda	a	família	e	a	vacinação	em	situações	especiais.	A	esse	respeito,	analise	as	afirmativas	abaixo.	 I
Todas	 as	 vacinas	 necessárias	 para	 o	 grupo	 familiar	 de	 Camila,	 assim	 como	 para	 a	 população	 em	 geral,	 devem	 estar	 disponíveis	 na	 Unidade	 Básica	 de	 Saúde.	 II	 É
imprescindível	avaliar	o	histórico	de	vacinação	de	qualquer	pessoa	e,	 se	necessário,	orientar	em	relação	às	doses	que	devem	ser	administradas.	 III	Avaliar	a	 situação
vacinal	dos	contatos	domésticos	é	tão	importante	quanto	orientar	a	vacinação	de	pessoas	em	situações	especiais.	 IV	Os	conviventes	domiciliares	de	Camila	devem	ser
vacinados	com	reforço	da	antimeningocócica	C	nas	próximas	48	horas.	Entre	as	afirmativas,	estão	corretas
A)	II	e	III.
B)	I	e	III.
C)	II	e	IV.
D)	I	e	IV.
37	-	2022	FAMEMA
Uma	jovem	de	13	anos	de	idade	procura	a	unidade	básica	de	saúde	(UBS)	em	busca	da	vacina	papilomavírus	humano	6,	11,	16	e	18	(recombinante).	Assinale	a	alternativa
correta.
A)	As	pessoas	com	menos	de	21	anos	devem	ter	a	permissão	expressa	dos	pais	para	receber	qualquer	vacina.
B)	A	jovem	deve	receber	a	vacina	se	não	tiver	iniciado	a	vida	sexual.
C)	Ela	deve	receber	a	vacina,	pois	a	indicação	é	para	meninas	entre	9	e	14	anos.
D)	A	jovem	deveria	ter	recebido	a	vacina	antes	dos	9	anos,	não	tendo	indicação	aos	13.
38	-	2022	PMG
Adolescente,	 sexo	 feminino,	 12	 anos,	 é	 atendida	 no	 Pronto	 Socorro	 após	 sofrer	 queda	 de	 bicicleta,	 apresentando	 múltiplas	 escoriações	 e	 ferimentos	 corto-contusos
profundos.	A	caderneta	de	saúde	da	criança	revela	que	a	menor	recebeu	as	três	doses	do	esquema	básico	com	DTP,	com	um	reforço	aos	seis	anos.	Identifique	a	conduta
adequada	com	relação	à	profilaxia	antitetânica.
A)	Uma	dose	de	reforço	de	dT	(dupla	tipo	adulto).
B)	Uma	dose	de	reforço	de	DT	(dupla	tipo	infantil)	e	de	soro	antitetânico.
C)	Uma	dose	de	reforço	de	dT	(dupla	tipo	adulto)	e	de	soro	antitetânico.
D)	Apenas	o	soro	antitetânico,	uma	vez	que	a	série	básica	está	completa.
39	-	2022	ISCMSC
Os	efeitos	adversos	mais	comuns	relacionados	à	administração	das	vacinas	pneumocócicas	conjugadas	são:
A)	Diarreia,	vômitos	e	dor	abdominal.
B)	Tosse,	coriza,	febre	e	secreção	nasal.
C)	Inexistentes,	ou	seja,	a	vacina	é	isenta	de	eventos	adversos.
D)	Febre,	dor	local	e	mal-estar.
40	-	2022	SCML
A	 vacinação	 contra	 a	 febre	 amarela	 é	 recomendada	 para	 uma	 grande	 área	 do	 Brasil	 onde	 a	 transmissão	 é	 considerada	 possível,	 principalmente	 para	 indivíduos	 não
vacinados	 e	 que	 se	 expõem	 em	 áreas	 de	mata,	 onde	 o	 vírus	 ocorre	 naturalmente.	 A	 vacina	 está	 recomendada	 nas	 ações	 de	 rotina	 dos	 programas	 de	 imunizações
(Calendário	Nacional	de	Vacinação).	Assinale	a	alternativa	correta	sobre	essa	vacina.
A)	Deve	ser	aplicada	a	cada	3	anos.
B)	É	contraindicada	para	gestantes	em	quaisquer	circunstâncias.
C)	É	habitualmente	contraindicada	para	pacientes	submetidos	a	transplante	de	órgãos	sólidos.
D)	A	primeira	dose	deve	ser	administrada	aos	2	anosde	idade.
E)	Pessoas	com	mais	de	40	anos,	mesmo	não	vacinadas,	não	devem	receber	uma	dose.
41	-	2022	SCMRP
Assinale	a	alternativa	correta	referente	a	vacinas	e	ao	Calendário	Nacional	de	Vacinação.
A)	A	vacina	contra	o	rotavírus	humano	G1P1	é	composto	por	vírus	inativado.
B)	A	vacina	contra	a	hepatite	A	deve	ser	administrada	em	dose	única	no	primeiro	mês	de	vida.
C)	A	vacina	BCG	para	prevenir	formas	graves	de	tuberculose	(meníngea	e	miliar)	deve	ser,	preferencialmente,	administrada	em	dose	única	nas	primeiras	12	horas	após	o
nascimento.
D)	A	vacina	meningocócia	(conjugada)	deve	ser	administrada	em	uma	dose	única	ao	nascer.
E)	A	vacina	contra	a	varicela	deve	ser	administrada	em	duas	doses,	ao	nascer	e	aos	2	anos	de	idade.
42	-	2022	ISCMSC
Sobre	as	Vacinas	Pneumocócicas	Conjugadas	(VPCs	vacina	pneumocócica	conjugada),	é	correto	afirmar	que:
A)	A	VPC	13	está	licenciada	somente	para	crianças	de	2	meses	até	5	anos	de	idade	e	é	a	vacina	contemplada	pelo	PNI	do	Brasil.
B)	No	Brasil,	estão	disponíveis	três	VPCs.
C)	A	VPC	13	utilizou	o	“arcabouço”	de	sua	precursora,	a	VPC	10.
D)	Doses	subsequentes	da	VPP	levam	ao	fenômeno	de	tolerância	imunológica,	ou	seja,	respostas	com	títulos	de	anticorpos	cada	vez	menores	após	doses	adicionais.
43	-	2022	UAM
Identifique	a	alternativa	INCORRETA	quanto	à	vacinação	de	crianças	imunossuprimidas
A)	vacina	de	sarampo,	caxumba,	rubéola	pode	ser	administrada	em	duas	doses,	dois	anos	após	transplante	de	medula
B)	crianças	recebendo	doses	elevadas	de	corticosteróides	(maior	ou	igual	a	2mg/kg	de	prednisona	ou	seu	equivalente)	por	mais	de	duas	semanas	podem	receber	vacinas
de	vírus	vivos	imediatamente	após	a	suspensão	da	terapia
C)	vacinas	de	bactérias	e	vírus	vivos	estão	contraindicadas	para	crianças	com	imunodeficiência	congênita
D)	vacina	de	varicela	pode	ser	aplicada	em	crianças	com	infecção	pelo	HIV	e	classificação	imunológica	1	(sem	imunodeficiência)
44	-	2022	HSL
No	mês	de	maio	de	2021,	a	Secretaria	Municipal	de	Saúde	do	Rio	de	Janeiro,	através	do	Instituto	Municipal	de	Medicina	Veterinária	Jorge	Vaitsman,	notificou	à	Secretaria
de	 Estado	 de	 Saúde	 uma	 Epizootia,	 relacionada	 ao	 diagnóstico	 laboratorial	 positivo	 para	 Raiva	 em	 cão	 proveniente	 da	 cidade	 de	 Duque	 de	 Caxias,	 fato	 de	 grande
repercussão	na	mídia.	No	caso	da	exposição	de	uma	pessoa	a	esse	animal	com	diagnóstico	laboratorial	de	Raiva,	através	de	lambedura	de	pele	integra,	a	recomendação
de	conduta	correta	no	seu	atendimento	seria:
A)	Não	tratar	e	lavar	com	água	e	sabão
B)	Esquema	de	pré-exposição	com	vacina	antirrábica	humana
C)	Esquema	de	pós-exposição	com	soro	antirrábico	e	vacina	antirrábica	humana
D)	Esquema	de	re-exposição	com	vacina	antirrábica	humana
45	-	2022	UAM
Assinale	a	afirmação	INCORRETA:
A)	A	caxumba	acometendo	o	adolescente	leva	com	frequência	à	esterilidade	e	impotência	sexual.
B)	O	tratamento	ideal	para	a	doença	de	Kawasaki	é	feito	com	ácido	acetilsalicílico	e	gamaglobulina	EV	em	doses	elevadas.
C)	O	diagnóstico	de	brucelose	na	criança	não	tem	sido	frequente	em	nosso	meio.
D)	O	abscesso	hepático	amebiano	é	raramente	diagnosticado	em	nosso	meio.
46	-	2022	FAMERP
Recém-nascido	a	termo	com	peso	3,5	kg,	mãe	com	HBsAg+,	nega	uso	de	imunobiológicos	durante	a	gestação,	não	sabia	do	diagnóstico	até	a	data	do	parto	e	não	sabe	seu
histórico	vacinal,	qual	a	conduta	em	relação	ao	recém-nascido?
A)	Realizar	vacinação	e	imunoglobulina	contra	hepatite	B	o	mais	precoce	possível.
B)	Realizar	imunoglobulina	humana	contra	Hepatite	B	nas	primeiras	12	horas	e	aguardar	7	dias	para	vacinação	contra	hepatite	B.
C)	Realizar	vacinação	contra	hepatite	B	e	coletar	exame	do	RN	para	decidir	necessidade	de	realizar	imunoglobulina.
D)	Realizar	vacinação	contra	hepatite	B	nas	primeiras	12	horas,	aguardar	7	dias	para	realizar	imunoglobulina	humana	contra	Hepatite	B.
47	-	2022	HAOC
Lactente,	sexo	masculino,	5	meses	de	idade,	está	em	consulta	de	puericultura.	Trata-se	da	primeira	consulta,	pois	a	família	não	procurou	atendimento	médico	após	a	alta
hospitalar	da	maternidade	por	medo	da	pandemia.	A	criança	está	em	seio	materno	exclusivo,	com	desenvolvimento	neuropsicomotor	compatível	com	a	idade	e	com	bom
ganho	pondero-estatural.	Em	relação	às	vacinas,	na	caderneta	de	saúde	constam	apenas	1	dose	de	BCG	e	1	dose	de	Hepatite	B.	As	vacinas	que	essa	criança	necessita
tomar	neste	momento,	para	atualizar	seu	calendário	de	acordo	com	o	Programa	Nacional	de	Imunizações,	e	levando	em	consideração	a	condição	atual	do	paciente,	são:
A)	Pentavalente	(DPT	+	HiB	+	Hep	B),	poliomielite	inativada	(VIP),	pneumocócica	10	valente	e	meningocócica	C.
B)	Pentavalente	(DPT	+	HiB	+	Hep	B),	poliomielite	oral	atenuada	(VOP),	pneumocócica	10	valente	e	rotavírus	oral.
C)	Tetravalente	(DPT	+	HiB),	poliomielite	oral	atenuada	(VOP),	pneumocócica	10	valente	e	tríplice	viral	(sarampo,	caxumba	e	rubéola).
D)	Tetravalente	(DPT	+	HiB),	poliomielite	inativada	(VIP),	pneumocócica	10	valente	e	rotavírus	oral.
E)	Pentavalente	(DPT	+	HiB	+	Hep	B),	poliomielite	oral	atenuada	(VOP),	Meningocócica	C	e	tríplice	viral	(sarampo,	caxumba	e	rubéola).
48	-	2022	UAM
Acerca	da	vacinação	do	idoso,	assinale	a	alternativa	incorreta:
A)	Influenza	(gripe)	-	Dose	única	anual;
B)	Para	idosos	que	pretendem	viajar	para	países	nos	quais	a	poliomielite	é	endêmica	recomenda-se	a	vacina	dTpa	combinada	à	pólio	inativada	(dTpa-VIP);
C)	Herpes	zóster	-	Dose	única	anual;
D)	Tríplice	viral	(sarampo,	caxumba	e	rubéola)	-	Está	indicada	apenas	em	situações	de	risco	aumentado	já	que	a	maioria	das	pessoas	nessa	faixa	etária	não	é	suscetível	à
essas	doenças.
49	-	2022	SMS	-	PIRACICABA
Menino,	2	anos	e	6	meses	de	 idade,	é	trazido	à	Unidade	de	Saúde	para	consulta	de	rotina	e	atualizar	a	vacinação.	Tem	diagnóstico	de	anemia	falciforme,	está	bem	e
recebeu	todas	as	vacinas	indicadas	pelo	Programa	Nacional	de	Imunizações	até	os	15	meses	de	idade,	sem	intercorrências.	A	orientação	para	a	imunização	indicada	é	a
seguinte:
A)	a	próxima	vacinação	será	aos	4	anos	de	idade,	com	a	segunda	dose	de	varicela,	poliomielite	oral	e	tríplice	bacteriana.
B)	a	próxima	vacinação	será	aos	4	anos	com	a	segunda	dose	de	varicela,	poliomielite	inativada	e	tríplice	bacteriana.
C)	deve	realizar	teste	PPD	neste	momento.
D)	deve	receber	vacina	antipneumocócica-23	neste	momento.
E)	deve	receber	vacina	tetraviral	neste	momento.
50	-	2022	HAOC
Homem	de	 68	 anos	 de	 idade	 procura	UBS	 para	 realização	 da	 vacina	 para	 SARS-CoV-2.	 É	 diabético	 em	uso	 de	metformina	 diária.	 Ao	 se	 verificar	 sua	 carteira	 vacinal
constata-se:	Além	da	vacina	de	SARS-CoV-2,	qual	outra	vacina	deve	ser	administrada?
A)	Difteria/tétano.
B)	Febre	Amarela.
C)	Sarampo,	Caxumba,	Rubéola.
D)	Pneumocóccica	23-valente.
E)	Hepatite	B.
51	-	2022	SMS	-	SP
Acerca	da	vacina	contra	o	papiloma	vírus	humano	(HPV)	é	correto	afirmar	que
A)	apenas	pacientes	virgens	devem	ser	vacinadas.
B)	para	homens	pode	ser	feita,	segundo	a	bula,	até	os	42	anos	de	idade.
C)	recentemente	foi	liberada	pelo	Sistema	Único	de	Saúde	(SUS)	para	imunocomprometidas	até	os	45	anos	de	idade.
D)	para	mulheres,	segundo	a	bula,	pode	ser	feita	até	os	52	anos	de	idade.
E)	a	idade	de	início	para	meninas	no	SUS	é	de	7	anos	de	idade.
52	-	2022	USCS
Heitor,	4	meses	de	idade,	vem	ao	pediatra	acompanhado	de	sua	mãe	Vanessa.	Há	1	dia	apresenta	coriza	hialina,	espirros,	obstrução	nasal	e	tosse	pouco	produtiva.	Além
disso,	desde	ontem	apresentou	dois	picos	 febris	de	menos	de	38º	C	que	cederam	após	antitérmico	via	oral.	Sem	outras	queixas.	Ao	exame	físico	apresenta	obstrução
nasal,	discreta	hiperemia	de	orofaringe	sem	pus,	ausculta	pulmonar	sem	ruídos	adventícios.	Em	aleitamento	materno	exclusivo.	Ele	e	seus	contactantes	apresentam	teste
para	COVID-	19	negativo.	Seu	cartão	vacinal	mostra	que	ele	precisa	receber	as	vacinas	referentes	aos	4	meses	de	vida.	Assinale	a	conduta	mais	indicada	nesse	caso:
A)	Como	o	paciente	apresenta	infecção	respiratória,	ele	pode	receber	apenas	as	vacinas	para	rotavírus.
B)	O	paciente	pode	receber	a	segunda	dose	da	vacinade	rotavírus	até	no	máximo	5	meses	e	29	dias	de	vida.
C)	Como	o	paciente	apresenta	quadro	febril	agudo,	deve	aguardar	a	resolução	do	mesmo	para	vacinar.
D)	Como	o	paciente	apresenta	quadro	febril	agudo,	mas	trata-se	de	resfriado	leve,	pode	se	vacinar.
53	-	2022	HMASP
Sobre	a	Vacina	Oral	de	Rotavírus	Humano	(VORH)	é	correto	afirmar,	EXCETO:
A)	A	vacina	monovalente	é	indicada	em	duas	doses,	idealmente	aos	2	e	aos	4	meses	de	idade.
B)	Se	a	criança	regurgitar,	cuspir	ou	vomitar	durante	a	administração	da	vacina,	a	dose	deve	ser	repetida.
C)	Imunodeficiência	congênita	contraindica	sua	aplicação.
D)	O	intervalo	mínimo	entre	as	doses	é	de	4	semanas.
E)	Crianças	expostas	ao	HIV	no	período	perinatal	devem	receber	a	vacina.
54	-	2022	UNOESTE
Adolescente,	sexo	masculino,	com	12	anos	de	idade,	atendido	na	Unidade	Básica	de	Saúde,	tem	a	sua	situação	vacinal	verificada	(resumo	dos	dados):	Quais	vacinas	e
número	de	doses	devem	ser	administradas	para	esse	adolescente,	de	acordo	com	o	Programa	Nacional	de	Imunizações?
A)	Vacina	contra	o	HPV	(2	doses)	e	uma	dose	da	vacina	contra	meningococo	ACWY.
B)	Vacina	contra	o	HPV	(2	doses)	e	uma	dose	da	vacina	contra	o	meningococo	C.
C)	Vacina	contra	o	HPV	(3	doses),	uma	dose	da	vacina	contra	o	meningococo	ACWY	e	um	reforço	da	febre	amarela.
D)	Vacina	contra	o	HPV	(3	doses),	duas	doses	da	vacina	contra	o	meningococo	C	e	um	reforço	da	tríplice	viral.
E)	Vacina	contra	o	HPV	(3	doses),	uma	dose	da	vacina	contra	o	meningococo	C	e	uma	dose	de	vacina	contra	a	varicela.
55	-	2022	HPEV
Sr.	José,	de	63	anos	de	idade,	com	antecedente	de	hipertensão	arterial	sistêmica,	está	acamado	por	sequela	de	um	acidente	vascular	encefálico	(AVE)	ocorrido	em	abril
deste	ano.	Durante	visita	médica	domiciliar,	foi	avaliado	o	cartão	vacinal	do	Sr.	 José,	que	apresentava	os	seguintes	registros:	Quais	vacinas	devem	ser	 indicadas	nesse
momento?:
A)	Antipneumocócica,	reforço	de	dT	e	febre	amarela.
B)	Influenza,	antipneumocócica	e	reforço	de	dT.
C)	Influenza,	antipneumocócica	e	reforço	de	hepatite	B.
D)	Reforço	de	dT,	febre	amarela	e	hepatite	B.
56	-	2022	SMS	-	SP
As	visitas	domiciliares	são	atividades	que	permitem	o	acompanhamento	da	condição	de	saúde	de	grupos	específicos,	indivíduos	e	famílias	em	condições	de	vulnerabilidade
social.	Considerando	uma	visita	domiciliar	para	uma	família	com	um	recém-nascido	de	sete	dias	e	com	base	nas	condutas	e	suas	fundamentações,	assinale	a	alternativa
correta:
A)	Verificar	se	foi	realizada	a	administração	da	vacina	da	poliomielite	1	e	3	(VOP	atenuada)	cuja	via	de	administração	é	oral,	com	recomendação	ao	nascer	e	aos	24	meses
de	vida	e	36	meses	de	vida.
B)	Ao	diagnosticar	a	ocorrência	de	linfadenopatia	regional	não	supurada,	um	evento	adverso	raro	e	grave	da	vacina	da	BCG,	a	conduta	consiste	no	encaminhamento	para
punção,	na	unidade	de	saúde,	para	evitar	supuração.
C)	Verificar	se	foi	realizada	a	administração	da	vacina	BCG,	cuja	via	de	administração	é	intradérmica,	cuja	idade	recomendada	é	ao	nascer,	com	dose	de	reforço	aos	6
meses	de	vida.
D)	Ao	diagnosticar	a	ocorrência	de	 reação	 lupoide,	um	evento	adverso	 raro	e	grave	da	vacina	da	BCG,	a	conduta	consiste	na	prescrição	de	metronidazol	associado	a
rifampicina	e	etambutol	por	14	dias.
E)	Verificar	se	foi	realizada	a	administração	da	vacina	da	hepatite	B,	cuja	via	de	administração	é	intramuscular,	com	recomendação	ao	nascer.
57	-	2022	IOVALE
Lactente	de	oito	meses	de	idade	é	atendido	na	UBS	da	sua	comunidade	com	quadro	de	resfriado	comum	há	três	dias.	Exame	objetivo:	bom	estado	geral,	temp.	axilar	=
36,7o	C.	No	Cartão	da	Criança,	verifica-se	a	seguinte	cobertura	vacinal:	BCG	na	alta	neonatal	(sem	cicatriz);	vacina	contra	hepatite	B	(HB):	duas	doses	no	1o	e	30o	dias	de
nascimento;	1a(s)	doses	das	DPT+Hib,	VOP	 (vacina	oral	 contra	poliomielite)	e	anti	 rotavírus	monovalente	humana	 (VORH)	aos	dois	meses	de	 idade.	De	acordo	com	o
PNI/MS	do	Brasil,	nesse	lactente,	na	oportunidade,	devem-se	aplicar	as	seguintes	vacinas:
A)	DPT+Hib,	BCG,	VOP	e	VORH.
B)	DPT+Hib,	HB	e	VOP.
C)	DPT+Hib,	HB,VOP	e	VORH.
D)	DPT+Hib,	BCG,	HB	e	VOP.
58	-	2022	SCMRP
Paciente	32	anos,	primigesta,	realizou	sorologia	para	rubéola	no	primeiro	trimestre,	com	resultados:	IgG	negativo	e	IgM	negativo.	Indique	a	conduta	adequada	nesse	caso.
A)	Vacinação	imediatamente,	pois	o	risco	de	transmissão	fetal	é	inexistente.
B)	Seguimento	com	sorologia	mensal	até	o	parto.
C)	Vacinação	após	a	20ª	semana	de	gestação.
D)	Vacinação	no	puerpério.
E)	Vacinação	após	a	interrupção	do	aleitamento	materno,	pelo	risco	de	transmissão	de	rubéola	ao	lactente.
59	-	2022	REVALIDA	-	USP	SP
Uma	mulher	de	32	anos	de	 idade	está	em	seguimento	em	pré-natal	sem	intercorrências	até	o	momento.	A	 idade	gestacional	atual	é	de	38	semanas.	Entre	os	exames
laboratoriais	realizados,	nota-se	HbsAg	positivo.	Em	relação	à	imunização	do	recém-nascido,	qual	é	a	conduta	para	a	prevenção	da	transmissão	vertical	da	doença	após	o
parto?
A)	Administrar	a	vacina	anti-hepatite	B	nas	primeiras	12-24	horas	de	vida.
B)	Administrar	a	Imunoglobulina	específica	(HBIG)	logo	após	o	nascimento	e	a	vacina	até	o	sétimo	dia	de	vida.
C)	Administrar	a	Imunoglobulina	específica	(HBIG)	logo	após	o	nascimento	e	a	vacina	após	o	sexto	mês	de	vida.
D)	Administrar	a	vacina	nas	primeiras	12-24	horas	de	vida	e	imunoglobulina	específica	(HBIG)	até	o	sétimo	dia	de	vida.
60	-	2022	ISCMB
Assinale	a	alternativa	que	contempla	as	duas	vacinas	disponíveis	pelo	Ministério	da	Saúde,	que	são	aplicadas	no	bebê	ao	nascer.
A)	BCG	e	Hepatite	B.
B)	HPV	e	Hepatite	A.
C)	BCG	e	HPV.
D)	Hepatite	A	e	Hepatite	B.
E)	N.D.A
61	-	2022	ISCMB
Trata-se	de	vacina	disponível	pelo	Ministério	da	Saúde,	que	faz	parte	do	calendário	vacinal	do	adolescente.
A)	BCG.
B)	Poliomielite	1,2,3.
C)	HPV.
D)	Rotavírus	humano	G1P1.
E)	N.D.A
62	-	2022	SMS	-	PIRACICABA
Sobre	a	vacina	tríplice	viral,	assinale	a	alternativa	correta.
A)	É	recomendado	que	a	primeira	dose	da	vacina	tríplice	viral	seja	ministrada	entre	15	a	24	meses	de	idade.
B)	Dos	três	vírus	combatidos	pela	vacina	tríplice	viral,	o	sarampo	é	considerado	o	mais	perigoso.
C)	É	recomendado	que	a	gestante	espere	o	segundo	trimestre	de	gravidez	para	ser	vacinada.
D)	A	cobertura	vacinal	da	tríplice	viral	vem	diminuindo	sucessivamente	desde	o	ano	de	2013	e	tendo	chegado	a	50%	do	público-alvo	em	2015.
E)	Caso	haja	atraso	na	vacinação	podem	receber	apenas	uma	dose	pessoas	até	35	anos	de	idade.
63	-	2022	HMASP
As	vacinas	de	vírus	vivos	atenuados	não	devem	ser	administradas	nas	condições	relacionadas,	EXCETO:
A)	Neoplasias	malignas.
B)	Imunodeficiências	congênitas.
C)	Imunodeficiências	adquiridas.
D)	Paciente	em	uso	de	prednisona	1	mg/kg/dia.
E)	Paciente	em	tratamento	com	radioterapia.
64	-	2022	FAMERP
Homem	de	70	anos	chega	ao	pronto	atendimento	com	quadro	de	pneumonia	comunitária.	Realizou	o	tratamento	inicialmente	internado	e	completou	antibioticoterapia	em
esquema	residencial.	Volta	ao	ambulatório	da	unidade	básica	de	saúde	assintomático,	2	meses	após	o	episódio	de	internação.	Ele	quer	saber	qual	vacina	deve	tomar	após
o	episódio	de	pneumonia.	Qual	alternativa	contém	a	melhor	orientação?
A)	Influenza	e	herpes	zoster.
B)	Pneumocócica	e	hepatite	A	e	B.
C)	Tríplice	viral	e	tríplice	bacteriana.
D)	Febre	amarela	e	meningocócica	conjugada.
65	-	2022	ABC
Casal	de	missionários	que	vai	trabalhar	no	interior	de	Angola	vem	ao	atendimento	para	vacinação	em	seu	primeiro	filho,	que	tem	4	meses	e	15	dias	de	idade.	A	criança
recebeu	as	vacinas	do	calendário	nas	datas	adequadas,	e	os	pais	também	atualizaram	as	suas	vacinas,	no	período	das	consultas	do	pré-natal,	e	contra	covid-19,	segundo
as	orientações,	mas	não	receberam	vacina	para	febre	amarela.	A	mãe	recebeu	a	segunda	dose	contra	covid-19	há	2	meses.	A	conduta	indicada	para	a	família	é	vacinar
A)	os	pais	e	a	criança	contra	febre	amarela.
B)	os	pais	e	a	criança	contra	febre	amarela	e	vacina	polissacarídea	contra	febre	tifoide.
C)	os	pais	contra	febre	amarela,	e	a	criança,	contra	sarampo.
D)	os	pais	contra	febre	amarela,	e	a	criança,	contrahepatite	A.
E)	o	pai	contra	febre	amarela.
66	-	2022	HBP	-	RP
Durante	a	gravidez,	a	vacina	considerada	inadequada	é:
A)	Tétano.
B)	Sabin.
C)	Hepatite	B.
D)	Influenza.
67	-	2022	SCMRP
Os	subtipos	16	e	18	do	papiloma	vírus	humano	(HPV)	são	responsáveis	por	mais	de	60%	dos	casos	de	câncer	de	colo	uterino.	Desse	modo,	vacinas	contra	o	HPV	foram
desenvolvidas	por	grandes	laboratórios.	A	respeito	delas,	sabe-se	que
A)	há	a	vacina	monovalente	e	a	trivalente.
B)	são	administradas,	geralmente,	em	3	doses,	no	esquema:	0	–	2	–	6	meses.
C)	são	vacinas	terapêuticas	e,	não,	profiláticas.
D)	não	podem	ser	administradas	após	o	início	das	atividades	sexuais.
E)	não	conferem	imunidade	cruzada	contra	outros	subtipos	do	HPV.
68	-	2022	IOVALE
Uma	menina	com	8	anos	de	idade	acidentou-se	com	metal	enferrujado,	ferindo-se	gravemente	em	membro	inferior.	É	levada	ao	hospital	onde	é	realizada	a	sutura.	Seu
esquema	vacinal	estava	completo.	Em	relação	à	prevenção	do	tétano,	neste	caso,
A)	Deve-se	dar	reforço	da	vacina	(tríplice	acelular),	sem	imunização	passiva.
B)	Não	é	necessário	vacinação	de	reforço	nem	imunização	passiva.
C)	Deve-se	dar	reforço	da	vacina	(dupla	adulto),	sem	imunização	passiva.
D)	Deve-se	fazer	apenas	a	imunização	passiva.
69	-	2022	FAMEMA
A	Organização	Mundial	da	Saúde	(OMS)	coordena	uma	discussão	sobre	a	eliminação	do	câncer	do	colo	do	útero	nos	países	de	renda	média	e	baixa,	sobretudo	por	meio	do
aumento	da	cobertura	vacinal	e	da	implementação	do	rastreamento	organizado	e	abrangente.	Os	programas	de	vacinação	anti-HPV	iniciaram-se	em	2007,	em	99	países	e
territórios.	No	Brasil,	a	vacina	anti	HPV	é	oferecida	desde	2014.	Sobre	a	vacina	anti-HPV	no	Brasil,	assinale	a	alternativa	correta.
A)	A	vacina	bivalente	confere	proteção	contra	os	subtipos	6	e	11.
B)	Atualmente,	sua	aplicação	é	preconizada	para	meninas	de	9	a	14	anos	de	idade	e	para	meninos	de	11	a	14	anos	de	idade.
C)	As	vacinas	são	feitas	de	produtos	biológicos	vivos.
D)	A	vacina,	além	de	prevenir	novas	infecções	por	HPVs,	trata	infecções	ou	doenças	existentes.
70	-	2022	SCMSJC
Menino	com	15	meses	de	idade	comparece	a	UBS	para	atualizar	Caderneta	de	Vacinação.	A	família	informa	que	a	criança	não	tomou	nenhuma	vacina	aos	12	meses	de
idade.	Quais	vacinas	abaixo	relacionadas	esta	criança	deve	receber	como	reforço	nesta	idade	e	são	aplicadas	via	intramuscular?
A)	Hepatite	A;	pneumocócica	conjugada	10-valente;	DTP+	Pólio.
B)	Meningocócica	C	conjugada;	pneumocócica	conjugada	10-valente;	DTP.
C)	Meningocócica	C	conjugada;	Sarampo-Caxumba-Rubéola-Varicela.
D)	Pneumocócica	conjugada	10	-valente;	hepatite	A.
71	-	2022	HOS
Lactente,	sexo	masculino,	morador	da	periferia	de	Sorocaba,	acaba	de	completar	12	meses	de	idade	e	procura	Unidade	Básica	de	Saúde	para	consulta	de	rotina	quando	o
pediatra	indica	a	realização	das	vacinas	preconizadas	para	essa	idade.	De	acordo	com	o	Programa	Nacional	de	Imunizações,	que	vacinas	deverá	receber,	considerando-se
que	recebeu	todas	as	vacinas	recomendadas	até	os	sete	meses	de	idade?
A)	Anti-pneumocócica-10	valente,	anti-meningococócica	C	e	vacina	tríplice	viral	(sarampo,	caxumba	e	rubéola);	a	vacina	contra	a	febre	amarela	não	pode	ser	dada	nesse
mesmo	dia.
B)	Anti-pneumocócica-10	valente,	anti-meningococócica	C,	vacina	contra	a	hepatite	A	e	tetravalente	viral	(sarampo,	caxumba,	rubéola	e	varicela),	todas	no	mesmo	dia.
C)	Vacina	para	a	poliomielite	oral,	anti-pneumocócica-13	valente,	anti-meningococócica	C,	tríplice	viral	(sarampo,	caxumba	e	rubéola),	todas	no	mesmo	dia.
D)	Anti-pneumocócica-10	valente,	anti-meningococócica	C,	tríplice	viral	(sarampo,	caxumba	e	rubéola)	e	febre	amarela,	todas	no	mesmo	dia.
E)	Anti-pneumocócica-13	valente,	anti-meningococócica	ACWY	e	vacina	tríplice	viral	(sarampo,	caxumba	e	rubéola);	a	vacina	contra	a	febre	amarela	não	pode	ser	dada
nesse	mesmo	dia.
72	-	2022	UNOESTE
O	tema	de	 imunizações	na	pré-concepção,	na	gestação	e	no	puerpério	deve	ser	abordado	nas	consultas	de	ginecologia,	obstetrícia	e	pediatria,	uma	vez	que	ainda	há
baixas	 taxas	 de	 adesão	 à	 vacinação	 pré-natal,	 especialmente	 entre	 gestantes	 com	 baixo	 nível	 socioeconômico,	 baixa	 escolaridade,	 alguns	 grupos	 raciais	 e	 étnicos	 e
comportamentos	alternativos.	Com	relação	à	vacinação	e	gestação/puerpério,	assinale	a	alternativa	correta.
A)	A	vacina	HPV	pode	ser	indicada	na	gestação.
B)	Vacina	tríplice	viral	(SCR)	é	contraindicada	na	gestação	e	no	puerpério.
C)	Gestantes	susceptíveis	à	hepatite	B	devem	receber	a	vacina	contra	a	Hepatite	B.
D)	A	vacina	dTpa	(tríplice	bacteriana	acelular)	só	deve	ser	aplicada	após	a	30a	semana	de	gestação.
E)	Não	é	necessária	a	vacinação	com	dTpa	em	todos	aqueles	que	convivem	com	o	lactente	jovem.
73	-	2022	UNAERP
Lactente,	sexo	feminino,	doze	meses,	é	trazido	à	unidade	básica	de	saúde	para	realizar	vacinação	de	rotina.	Sua	mãe	refere	que,	aos	seis	meses,	ao	iniciar	alimentação
complementar,	apresentou	“vermelhidão”	no	pescoço	e	ombros,	que	foi	relacionado	à	ingestão	de	ovo,	e	o	pediatra	orientou	a	retirar	ovos	e	derivados	da	alimentação	do
lactente	e	da	mãe.	O	técnico	de	enfermagem	responsável	pergunta	se	pode	aplicar	a	vacina	tríplice	viral.	A	sua	conduta,	nesse	caso,	deverá	ser
A)	não	vacinar,	pois	o	lactente	apresentou	alergia	ao	ovo.
B)	realizar	a	vacinação,	pois	não	há	história	de	anafilaxia.
C)	encaminhar	para	o	centro	de	imunobiológicos	especiais.
D)	solicitar	teste	de	IgE	específica	para	ovo	antes	de	vacinar.
E)	vacinar	apenas	contra	a	varicela.
74	-	2022	UNOESTE
Assinale	a	alternativa	correta	sobre	a	vacina	papilomavírus	humano	6,	11,	16	e	18	(recombinante)	–	vacina	HPV.
A)	Trata-se	de	uma	vacina	contraindicada	para	pessoas	vivendo	com	HIV/Aids,	ttransplantados	de	órgãos	sólidos	e	de	medula	óssea	e	pacientes	oncológicos.
B)	A	vacina	não	substitui	o	rastreamento	do	câncer	e	não	confere	proteção	contra	todos	os	subtipos	oncogênicos	de	HPV.
C)	Deve-se	evitar	a	administração	simultânea	da	vacina	HPV	com	outras	do	Calendário	Nacional	de	Vacinação	do	Plano	Nacional	de	Imunização.
D)	 Nas	 Unidades	 Básicas	 de	 Saúde	 (UBS),	 a	 vacinação	 de	 adolescentes	 do	 sexo	 feminino	 ocorrerá	 somente	 com	 autorização	 ou	 acompanhamento	 dos	 pais	 ou
responsáveis.
E)	A	vacina	é	destinada	à	utilização	preventiva	e	tem	efeito	demonstrado	ainda	nas	infeções	pré-existentes	ou	na	doença	clínica	estabelecida.
75	-	2022	SCMRP
Menino,	2	meses	de	idade,	nascido	de	parto	normal	pre-maturo,	agora	com	peso	de	2230	g,	permanece	internado	em	unidade	neonatal	para	tratamento	de	toxoplasmose
congênita,	com	apresentação	sistêmica	e	acometimento	ocular.	Ao	nascimento,	recebeu	vacina	contra	hepatite	B,	e	a	equipe	de	vacinação	comparece	à	Unidade	para	dar
continuidade	à	imunização.	O	menino	deve	receber	as	seguintes	vacinas:
A)	BCG	id;	DPT;	Hib;	Hep	B;	VIP	e	pneumococo	conjugada	10	V.
B)	BCG	id;	DPT;	Hib;	Hep	B;	VIP;	rotavírus	e	pneumococo	conjugada	10	V.
C)	BCG	id	e	pneumococo	conjugada	10	V.
D)	DPTa;	Hib;	Hep	B;	VIP;	rotavírus	e	pneumococo	conjugada	10	V.
E)	Hib;	Hep	B;	VIP	e	pneumococo	conjugada	10	V.
76	-	2022	UNAERP
Lactente	de	50	dias	de	vida	é	levado	à	UBS,	porque	vem	apresentando,	há	2	dias,	uma	lesão	eritematosa	indolor,	que	tem	aumentado	de	tamanho,	em	membro	superior
direito	 (braço).	 Ao	 exame,	 a	 criança	 apresenta	 um	 abcesso	 frio,	 que	 tem	 aumentado	 de	 tamanho,	 com	 2,5	 cm	 de	 diâmetro,	 com	 um	 ponto	 de	 flutuação,	 na	 região
localizada	nas	bordas	(ao	redor)	do	local	de	aplicação	da	vacina	BCG	(id).	Nesse	caso,	a	conduta	adequada	é
A)	tranquilizar	os	pais	e	observar	a	resolução	espontânea	da	lesão.
B)	rifampicina	por	6	meses.
C)	antibiótico	para	bactérias	gram-positivas	por	21	dias.
D)	isoniazida	até	a	completa	resolução	da	lesão.
E)	compressa	morna	e	antibiótico	tópico.
77	-	2022	SCML
Qual	 a	 conduta	 indicada	 para	 recém-nascido	 saudável,	 em	aleitamento	materno,	 que	 na	 alta	 hospitalar	 ficará	 em	berço	 no	mesmo	quarto	 dos	 pais,	 e	 o	 pai	 está	 em
tratamento	para	tuberculose	bacilífera	há	4	semanas	e	é	HIV	negativo?
A)	Vacinarcom	BCG	id	na	maternidade	e	administrar	rifampicina	profilática	por	4	meses.
B)	Vacinar	com	BCG	id	e	iniciar	o	tratamento	para	tuberculose	na	primeira	semana	de	vida.
C)	Iniciar	quimioprofilaxia	primária	com	isoniazida	por	3	meses	e	então	realizar	prova	turbeculínica,	se	˂	5	mm,	vacinar	com	BCG	id.
D)	Iniciar	tratamento	para	infecção	latente	por	tuberculose	com	isoniazida	por	6	meses.
E)	Realizar	prova	tuberculínica	e,	se	≥	5	mm,	vacinar	com	BCG	id.
78	-	2022	FAMEMA
Criança	de	1	ano	de	idade	esteve	internada	devido	a	sepse	em	vigência	de	pneumonia,	e	recebeu	alta	há	15	dias.	Durante	a	internação,	recebeu	antibiótico	parenteral,
drogas	vasoativas	e	transfusão	de	concentrado	de	hemácias	e	plaquetas.	Hoje	está	bem,	assintomática,	sendo	 levada	para	receber	as	vacinas	preconizadas	para	essa
idade.	Com	relação	à	imunização	dessa	criança,	assinale	a	alternativa	correta.
A)	A	tríplice	viral	deve	ser	adiada,	devendo	receber	as	demais	vacinas.
B)	Deve	ser	adiada	a	vacina	contra	o	pneumococo,	devendo	ser	administradas	as	demais	vacinas.
C)	Todas	as	vacinas	devem	ser	adiadas	por	30	dias.
D)	Não	há	contraindicação	de	receber	nenhuma	vacina	hoje.
79	-	2022	UNAERP
Criança	apresentando	baixo	ganho	pondero-estatural,	antecedentes	de	queda	tardia	de	coto	umbilical	(após	30	dias	de	nascido),	estomatites	de	repetição	e	abscessos	de
repetição,	tem	contraindicadas	as	seguintes	vacinas:
A)	haemophilus,	tríplice	bacteriana,	pólio	Salk.
B)	pnemocócicas	conjugadas,	pólio	Salk,	meningocócicas	conjugadas.
C)	meningocócicas	conjugadas,	haemophilus,	pnemocócicas	conjugadas.
D)	tríplice	viral,	rotavírus,	febre	amarela,	BCG.
E)	influenza,	tríplice	bacteriana,	dengue.
80	-	2022	HMMG
Assinale	a	alternativa	correta	sobre	a	imunização	contra	sarampo	em	pacientes	que	foram	submetidos	a	tratamento	quimioterápico.
A)	Podem	receber	a	vacina	após	um	intervalo	de,	pelo	menos,	três	meses	do	fim	do	tratamento.
B)	Devem	aguardar,	pelo	menos,	seis	meses	após	o	fim	do	tratamento	para	receber	a	vacina.
C)	Devem	receber	a	vacina	durante	o	tratamento.
D)	Devem	esperar	2	a	11	meses	após	o	fim	do	tratamento	para	receber	a	vacina.
81	-	2022	SCO
No	Brasil,	a	cobertura	pela	BCG	é	universal	e	a	vacinação	é	usualmente	realizada	nos	primeiros	dias	de	vida.	Sendo	adequado	o	item:
A)	Em	10	anos	após	a	BCG,	apenas	50%	das	Provas	Tuberculínicas	PTs	positivas	pode	ser	atribuído	à	BCG.
B)	Em	30	anos	após	a	BCG,	apenas	1%	das	Provas	Tuberculínicas	PTs	positivas	pode	ser	atribuído	à	BCG.
C)	Em	10	anos	após	a	BCG,	apenas	1%	das	Provas	Tuberculínicas	PTs	positivas	pode	ser	atribuído	à	BCG.
D)	Em	10	anos	após	a	BCG,	apenas	10%	das	Provas	Tuberculínicas	PTs	positivas	pode	ser	atribuído	à	BCG.
82	-	2022	ABC
O	Calendário	Nacional	de	Vacinação	orienta	para	que	a	vacina	BCG	seja	aplicada	em	crianças,
A)	em	dose	única,	ao	nascer.
B)	em	dose	única,	aos	30	dias	de	vida.
C)	em	dose	dupla,	ao	nascer	e	após	1	mês	da	primeira	dose.
D)	em	dose	dupla,	com	1	mês	e	com	3	meses	de	idade.
E)	somente	em	comunidades	com	casos	de	tuberculose	prevalentes.
83	-	2022	SCMV
Durante	uma	visita	domiciliar	o	Agente	Comunitário	de	Saúde	(ACS)	solicitou	o	cartão	de	vacina	do	idoso	acamado	que	reside	com	os	filhos.	São	vacinas	que	devem	ser
recomendadas	para	o	idoso,	sendo	primeira	dose	ou	reforço,	EXCETO:
A)	Influenza.
B)	Pneumocócica	23.
C)	Rotavírus.
D)	Tétano.
84	-	2022	FESO
A	utilização	de	novas	tecnologias	para	a	assistência	aos	pre-termos	tem	possibilitado	um	aumento	nas	taxas	de	sobrevida	e	redução	das	taxas	de	morbidade	e	sequelas	de
recém-nascidos	de	idade	gestacional	e	peso	extremamente	baixo	ao	nascer.	A	imunização	é	um	dos	meios	mais	eficazes	de	combate	as	doenças	infecciosas.	O	grande
avanço	da	medicina	nas	últimas	décadas	deveu-se	ao	grande	progresso	da	 imunologia,	com	o	desenvolvimento	de	novas	vacinas	e	aperfeiçoamento	das	 já	existentes.
Assim	podemos	AFIRMAR:
A)	Embora	não	seja	contraindicação	absoluta,	o	Programa	Nacional	de	Imunizações	recomenda	a	aplicação	da	vacina	intradérmica	contra	a	tuberculose	(BCG-ID)	somente
em	RN	com	peso	superior	a	2100g.
B)	 A	 vacina	 Hepatite	 B	 recomenda-se	 a	 aplicação	 de	 uma	 quarta	 dose	 em	 todo	 RN	 com	menos	 de	 2000g	 ao	 nascer	 que	 recebeu	 a	 vacina	 imediatamente	 após	 o
nascimento,	ou	seja,	aos	0,	1,	2	e	6	meses	de	vida.
C)	A	vacinação	pneumocócica	conjugada	é	a	realizada	para	todos	os	prematuros	a	partir	de	1	meses	de	idade,	no	esquema	habitual	de	3	doses,	com	intervalo	de	2	meses
entre	elas	e	um	posterior	reforço	aos	12	a	15	meses	de	idade.
D)	A	vacinação	meningocócica	ACWY	é	realizada	para	todos	os	prematuros	aos	2	meses	de	vida.
E)	A	vacina	meningocócica	B	é	realizada	para	todos	os	prematuros	aos	5	meses	de	vida.
85	-	2022	SCM	-	BM
Em	um	recém-nascido	de	mãe	com	HbsAg	positivo,	qual	a	conduta	correta?
A)	rastrear	o	recém-nascido	para	hepatite	B
B)	realizar	isolamento	de	contato
C)	manter	os	cuidados	de	rotina,	pois	o	bebê	está	protegido	pelos	anticorpos	maternos.
D)	administrar	imunoglobulina	venosa	específica	de	hepatite	B	e	vacina	para	hepatite	B.
86	-	2022	INTO
Considerando	um	recém-nascido	de	32	semanas	com	peso	de	1700g,	 filho	de	mãe	HbsAg	negativa,	 segundo	o	Programa	Nacional	de	 Imunização	 (PNI),	a	vacina	para
Hepatite	B	deverá	ser	aplicada	da	seguinte	forma:
A)	Primeira	dose	nas	primeiras	12	horas	e	complementar	com	mais	três	doses	(2,4	e	6	meses);
B)	Administrar	a	primeira	dose	nas	primeiras	12	horas	e	complementar	com	mais	duas	doses	(2	e	4	meses);
C)	Por	ter	idade	gestacional	<33	semanas,	a	vacinação	deve	ser	adiada	até	que	a	idade	gestacional	corrigida	seja	de	36	semanas;
D)	Devido	ao	baixo	peso	ao	nascer	(<2000g),	o	neonato	deverá	receber	uma	dose	de	reforço,	totalizando	cinco	doses;
E)	O	baixo	peso	e	idade	gestacional	são	contraindicações	à	vacina	neste	momento,	estando	indicada	a	imunoglobulina	humana	anti-hepatite	B.
87	-	2022	SMA	-	VR
O	calendário	de	vacinação	da	Sociedade	Brasileira	de	Pediatria	é	elaborado	para	crianças	e	adolescentes	hígidos	(do	nascimento	até	19	anos	de	idade).	Pode-se	afirmar	de
acordo	com	este	calendário:
A)	BCG:	Deve	ser	aplicada	em	dose	única	o	mais	precocemente	possível	e	não	é	recomendada	a	revacinação	de	crianças	que	não	apresentem	cicatriz	no	local	da	aplicação
após	6	meses.
B)	Hepatite	B:	A	primeira	dose	da	vacina	Hepatite	B	deve	ser	aplicada	 idealmente	nas	primeiras	72	horas	após	o	nascimento.	A	segunda	dose	está	 indicada	com	três
meses	de	idade	e	a	terceira	dose	é	realizada	aos	seis	meses.
C)	DTP/DTPa:	A	vacina	DTP	(células	inteiras),	quando	possível,	deve	substituir	a	DTPa	(acelular),	pois	tem	eficácia	similar	e	é	menos	reatogênica.
D)	dT/dTpa:	Adolescentes	 com	esquema	primário	de	DTP	ou	DTPa	completo	devem	 receber	um	 reforço	com	dT	ou	dTpa,	preferencialmente	com	a	 formulação	 tríplice
acelular,	aos	18	anos	de	idade.
E)	VIP/VOP	 -	As	 três	primeiras	doses,	aos	2,	4	e	6	meses,	devem	ser	 feitas	obrigatoriamente	com	a	vacina	pólio	oral	atenuada	 (VOP).	A	 recomendação	para	as	doses
subsequentes	é	que	sejam	feitas	preferencialmente	com	a	vacina	inativada	(VIP)	aos	15	meses	e	4	anos	de	idade.
88	-	2022	UNIMED	-	RJ
Qual	vacina	é	segura	na	gravidez?
A)	Sarampo;
B)	Sabin;
C)	Febre	Amarela;
D)	Antirrábica.
89	-	2022	INTO
Em	relação	à	profilaxia	de	pós-exposição	ao	sarampo,	marque	a	alternativa	correta:
A)	A	vacinação	de	bloqueio	deve	ser	realizada,	preferencialmente,	dentro	de	24	horas,	mas	pode	ser	feita	em	até	72	horas;
B)	O	uso	de	vitamina	A	em	altas	doses	previne	o	aparecimento	da	doença,	se	administrado	em	até	48	horas	após	a	exposição;
C)	Menores	de	seis	meses	e	imunodeprimidos	graves	devem	fazer	uso	da	imunoglobulina	em	até	seis	dias	após	o	primeiro	contato;	o	uso	em	grávidas	está	contraindicado;
D)	Para	otimizar	a	eficácia	da	vacinação	de	bloqueio	pós	exposição,	gestantes	devem	fazer	uso	concomitante	de	ribavirina;
E)	O	sarampo	faz	parte	das	doenças	de	notificação	compulsória,	porém	não	das	de	notificação	imediata.
90	-	2022	IFF
A	prevenção	de	infecção	respiratória	em	bebês	inclui	imunização	ativa	das	grávidas	ou	puérperas,segundo	o	Programa	Nacional	de	Imunizações	contra	quais	patógenos?
A)	Haemophilus	influenza	tipo	B,	Mycobacterium	tuberculosis.
B)	Meningitis	neisseira,	Bordetella	pertussis.
C)	Influenza	Sars	cov-2,	Bordetella	pertussis.
D)	Vírus	sincicial	respiratório,	influenza.
E)	Sars	cov-2,	influenza,	Haemophilus	influenza	tipo	B.
91	-	2022	IFF
Gestante	com	teste	HBsAg	reagente	durante	o	pré-natal	deverá	ser	orientada	e	referenciada	para	unidades	obstétricas	que	assegurem	a	administração	de	vacina	contra	a
hepatite	B	e	de	imunoglobulina	humana	anti-hepatite	B.	Sobre	esta	profilaxia	é	INCORRETO	afirmar	que:
A)	gestantes	que	não	realizaram	pré-natal	devem	realizar	a	pesquisa	de	HBsAg	no	momento	da	admissão	hospitalar;
B)	 o	 esquema	vacinal	 para	a	hepatite	B	 com	 três	doses	está	 recomendado	durante	a	gestação,	 desde	o	primeiro	 trimestre	para	 todas	as	gestantes	 sem	histórico	de
vacinação	ou	esquema	vacinal	incompleto;
C)	a	realização	de	testagem	para	confirmação	de	imunidade	(anti-HBsAg)	é	recomendada	para	todas	as	gestantes	de	rotina;
D)	a	vacinação	contra	a	hepatite	B	deve	ser	realizada	ainda	na	sala	de	parto	ou	no	máximo	até	12	horas	do	nascimento	na	dose	de	0,5	ml	no	vasto	lateral;
E)	a	administração	de	imunoglobulina	humana	anti-hepatite	B	ao	neonato	ainda	na	sala	de	parto	dentro	das	primeiras	12	a	24	horas	de	vida	na	dose	de	0,5	ml	no	vasto
lateral	e	no	membro	oposto	da	vacina	da	hepatite	B.
92	-	2022	UNIMED	-	RJ
Uma	mulher	gravida	e	portadora	do	vírus	B	da	hepatite	(HbsAg	positivo),	com	33	semanas	de	idade	gestacional,	pré-natal	sem	intercorrências	procura	orientação	médica
para	não	contaminar	seu	bebê.	A	conduta	para	a	prevenção	da	transmissão	vertical	da	doença	é	aplicar:
A)	Imunoglobulina	humana	até	o	7º	dia	e	vacina	até	uma	hora	de	vida.
B)	Imunoglobulina	específica	(HBIG)	logo	ao	nascimento	e	vacina	até	o	7º	dia.
C)	Imunoglobulina	específica	(HBIG)	até	o	7º	dia	e	vacina	até	24	horas	de	vida.
D)	Imunoglobulina	humana	logo	ao	nascimento	e	vacina	com	30	dias.
93	-	2022	SMA	-	VR
Qual	evento	adverso	pós-vacinação	contra-indica	doses	subsequentes	da	vacina	adsorvida	difteria,	tétano	e	pertússis	(acelular)	adulto	-	dTpa?
A)	Nódulos	subcutâneos.
B)	Abscesso.
C)	Febre	alta.
D)	Encefalopatia.
E)	Vômito.
94	-	2022	UNIGRANRIO
Das	vacinas	abaixo,	aquela	que	não	deve	ser	administrada	em	pacientes	expostos	ao	HIV	antes	do	primeiro	ano	de	vida	é:
A)	Influenza
B)	Pneumo	23
C)	BCG
D)	Tríplice	Bacteriana	(DPT)
95	-	2022	FMP
Lactente	de	seis	meses	e	meio	foi	trazida	ao	ambulatório	 logo	após	o	término	da	quimioprofilaxia	primária	antituberculose,	devido	a	contato	com	avô	com	tuberculose
ativa.	Está	assintomática	e	no	percentil	50	de	peso	para	a	idade	nos	últimos	três	meses.	Neste	caso,	qual	conduta	deve	ser	adotada?
A)	Encerrar	o	caso.
B)	Solicitar	teste	tuberculínico.
C)	Manter	quimioprofilaxia.
D)	Indicar	vacina	BCG.
96	-	2022	FESO
O	pré-natal	é	o	momento	em	que	a	paciente	 tem	oportunidade	de	 rastrear	doenças	e	prevenir	complicações.	A	vacinação	 faz	parte	das	 recomendações	 fundamentais
desse	acompanhamento.	Podemos	AFIRMAR	que:
A)	DTPa	deve	ser	aplicada	em	todas	as	gestações,	indiferente	do	intervalo	entre	elas;
B)	A	vacina	de	influenza	não	faz	parte	do	calendário	da	gestante
C)	Vacina	de	hepatite	B	pode	ser	feita	somente	a	partir	do	2ºtrimestre
D)	As	novas	Vacinas	de	RNA	não	podem	ser	aplicadas	nas	gestantes
E)	A	vacina	de	difteria	não	deve	ser	aplicada	na	gestante
97	-	2022	FESO
Sabe-se	que	o	HPV	(Papiloma	Vírus	Humano)	está	fortemente	associado	às	neoplasias	epiteliais	cervicais	e	câncer	de	colo	uterino.	Sobre	características	da	infecção	viral	e
o	câncer	uterino,	marque	a	alternativa	INCORRETA.
A)	A	idade	certa	preconizada	pelo	Ministério	da	Saúde	para	tomar	a	vacina	contra	o	HPV	é	7	a	12	anos	para	meninas	e	8	a	12	anos	para	meninos.
B)	Em	algumas	lesões	de	baixo	grau	e,	na	maioria	das	lesões	de	alto	grau	e	do	câncer	cervical,	genomas	do	HPV	são	encontrados	integrados	aos	cromossomos	humanos.
C)	Os	adultos	jovens	sexualmente	ativos,	principalmente	no	início	da	vida	sexual	são	os	mais	expostos	ao	risco	de	aquisição	de	HPV.
D)	O	HPV	tipo	16	é	o	mais	prevalente	nas	infecções	do	trato	genital	e	também	é	o	tipo	mais	comum	detectado	no	carcinoma	cervical	invasor.
E)	A	vacina	garante	proteção	e	melhora	de	lesões	de	alto	grau	em	atividade.
98	-	2022	FMP
M.T.B.,	22	anos,	G1P0,	 Idade	Gestacional:18	semanas,	compareceu	à	primeira	consulta	de	pré-natal	sem	o	cartão	vacinal.	Refere	que	o	mesmo	foi	extraviado	durante
mudança	recente.	Seguindo	as	orientações	do	Ministério	da	Saúde,	quais	vacinas	deverão	ser	realizadas	nesta	primeira	consulta?
A)	Hepatite	B,	dTpa,	Influenza.
B)	Hepatite	B,	dTpa.
C)	Influenza,	dTpa.
D)	Hepatite	B,	Influenza.
99	-	2022	SMA	-	VR
Quais	as	vacinas	indicadas	na	gestação?
A)	Hepatite	B	e	tríplice	viral.
B)	Influenza	e	HPV.
C)	Tríplice	bacteriana	e	hepatite	B.
D)	Varicela	e	covid19.
E)	Hepatite	B	e	pneumocócica	13	valente.
100	-	2022	FMC
Menina	de	18	meses,	previamente	hígida,	é	trazida	para	a	consulta	na	Unidade	Básica	de	Saúde.	A	menor	era	institucionalizada	e	foi	adotada	há	2	meses.	A	mãe	adotiva
relata	que	a	menor	iniciou	há	1	mês	com	quadro	de	tosse,	febre	baixa	e	inapetência	e	que	foi	levada	a	um	pronto-socorro,	no	Após	exame	clínico	que	estava	normal.	Foi
avaliada	sua	caderneta	de	vacinação.	Recebeu	as	seguintes	vacinas:	BCG	e	hepatite	B	ao	nascimento,	3	doses	de	pentavalente	e	VIP	com	2,	4	e	6	meses,	2	doses	de
pneumocócica	10-valente	e	2	doses	de	meningocócica	conjugada	tipo	C	com	3	e	5	meses.	Em	relação	às	vacinas,	assinale	a	alternativa	correta.
A)	Estão	indicadas	2	doses	de	vac	na	contra	rotavírus,	com	2	meses	de	intervalo	entre	elas.
B)	Devido	ao	risco	epidemiológico,	na	consulta	de	hoje	deve	receber	as	vacinas	contra	sarampo-caxumba-rubéola	e	a	vacina	contra	febre	amarela.
C)	Falta	receber	as	doses	de	reforço	da	pneumocócica	10-valente	e	da	meningocócica	conjugada.
D)	Como	já	tem	mais	de	1	ano	de	idade,	a	vacina	contra	sarampo-caxumba-rubéola	e	varicela	pode	ser	dada	em	dose	única,	sem	necessidade	de	reforço.
E)	Antes	de	receber	as	vacinas	atrasadas,	deve	realizar	sorologias	para	que	se	identifique	quais	serão	necessárias.
101	-	2022	SEMAD
Paciente	de	4	anos	comparece	à	consulta	de	rotina	com	a	mãe.	Após	avaliar	o	cartão	vacinal,	o	pediatra	percebeu	que	o	paciente	nunca	havia	tomado	a	vacina	da	gripe,
pois	 teve	suspeita	de	alergia	a	ovo,	mas	que	 já	 foi	descartada	por	avaliação	clínica	de	um	especialista.	Qual	deverá	ser	a	orientação	para	a	mãe	quanto	ao	esquema
vacinal	que	deverá	ser	realizado?
A)	Deverá	ser	administrada	apenas	1	dose	da	vacina	anualmente
B)	Deverão	ser	administradas	2	doses	da	vacina	com	intervalo	de	1	mês	entre	as	doses	na	primeira	vacinação	e	doses	anuais	subsequentes.
C)	Não	deve	ser	administrada	nenhuma	dose	pois	a	criança	tem	mais	de	2	anos.
D)	Não	deve	ser	administrada	até	que	seja	excluída	a	possibilidade	de	alergia	a	ovo	por	exame	laboratorial.
E)	Deverão	ser	administradas	2	doses	da	vacina	com	intervalo	de	6	meses	entre	as	doses	na	primeira	vacinação	e	doses	anuais	subsequentes.
102	-	2022	CEPOA
A	administração	de	imunoglobulina	humana,	após	uma	exposição	a	um	paciente	com	hepatite	B,	é	um	exemplo	de
A)	imunização	passiva.
B)	imunidade	cruzada.
C)	imunização	ativa.
D)	hipersensibilidade.
103	-	2022	PSU	-	AL
Mulher,	 20	 anos	 de	 idade,	 estudante	 de	 veterinária,	 procura	 por	 pronto-atendimento	 após	mordedura	 de	mico	 (sagui	 de	 tufo	 branco,	 com	 nome	 científico	 Callithrix
jacchus),	há	4	horas.	Refere	que	o	animal	está	em	cativeiro,	podendo	ser	observado,	e	aparentemente	está	saudável.	Nega	comorbidades.	Ao	exame,	apresenta	pequeno
ferimento	cortocontuso	superficial	em	braço	direito,	sem	outras	alterações.	Diante	do	caso,	Considerando	a	classificação	do	acidente	em	relação	à	raiva,	é	correto	afirmar:
A)	O	acidente	é	considerado	leve	por	ter	atingido	um	membro.
B)	O	acidente	é	considerado	grave	por	ter	sido	causado	por	mamífero	silvestre.
C)	O	acidente	é	considerado	leve	por	ser	superficiale	o	animal	ser	observável.
D)	O	acidente	é	considerado	grave	por	tratar-se	de	ferimento	em	membro	superior.
104	-	2022	REVALIDA	-	UNIRG
Escolar,	seis	anos,	sexo	masculino,	foi	mordido	por	um	cão	e	levado,	duas	horas	depois,	por	seus	pais,	à	emergência.	O	cão	é	da	sua	avó	e	está	com	as	vacinas	em	dia.	A
criança	tem	esquema	vacinal	atualizado	incluindo	DPTa	e	VIP	com	cinco	anos.	A	mordedura	ocorreu	na	mão	direita.	Exame	da	pele:	lesão	de	4cm	de	diâmetro,	sem	sinais
inflamatórios.	Além	da	limpeza	da	ferida	com	água	e	sabão,	deve-se
A)	observar	o	animal	por	dez	dias	pós-exposição.	Se	o	animal	desaparecer,	alterar	o	seu	comportamento,	ou	morrer,	tratando-se	de	um	acidente	grave,	o	paciente	deve
receber	vacina	e	soro.
B)	administrar	imunoglobulina	antirrábica	e	toxoide	tetânico.
C)	observar	o	animal	por	dez	dias	pós-exposição.	Se	o	animal	desaparecer,	alterar	o	seu	comportamento,	ou	morrer,	tratando-se	de	um	acidente	leve,	o	paciente	deve
receber	apenas	a	vacina	antirrábica.
D)	observar	o	animal	e	administrar	1ª	dose	de	vacina	antirrábica.
105	-	2022	PSU	-	AL
Mulher,	 20	 anos	 de	 idade,	 estudante	 de	 veterinária,	 procura	 por	 pronto-atendimento	 após	mordedura	 de	mico	 (sagui	 de	 tufo	 branco,	 com	 nome	 científico	 Callithrix
jacchus),	há	4	horas.	Refere	que	o	animal	está	em	cativeiro,	podendo	ser	observado,	e	aparentemente	está	saudável.	Nega	comorbidades.	Ao	exame,	apresenta	pequeno
ferimento	cortocontuso	superficial	em	braço	direito,	sem	outras	alterações.	Diante	do	caso,	Em	relação	à	profilaxia	de	raiva,	pode	ser	afirmar:
A)	É	obrigatória	profilaxia	com	vacinas	e	imunoglobulina	antirrábica	ou	soro	antirrábico.
B)	É	necessária	profilaxia	com	esquema	vacinal,	que	pode	ser	suspenso	após	observação	do	animal	por	10	dias.
C)	Como	o	animal	é	passível	de	observação,	e	sem	sinais	sugestivos	de	raiva,	não	há	necessidade	de	profilaxia.
D)	A	profilaxia	deve	ser	mantida,	independentemente	do	resultado	negativo	na	análise	laboratorial	do	animal.
106	-	2022	PSU	-	AL
Mulher,	 20	 anos	 de	 idade,	 estudante	 de	 veterinária,	 procura	 por	 pronto-atendimento	 após	mordedura	 de	mico	 (sagui	 de	 tufo	 branco,	 com	 nome	 científico	 Callithrix
jacchus),	há	4	horas.	Refere	que	o	animal	está	em	cativeiro,	podendo	ser	observado,	e	aparentemente	está	saudável.	Nega	comorbidades.	Ao	exame,	apresenta	pequeno
ferimento	cortocontuso	superficial	em	braço	direito,	sem	outras	alterações.	Diante	do	caso,	Em	relação	à	conduta	mais	adequada,	é	correto	afirmar:
A)	A	mordedura	do	animal	pode	transmitir	alguns	tipos	de	herpes,	sendo	indicada	medicação	antiviral.
B)	Deve-se	utilizar	solução	alcoólica	na	limpeza	da	lesão,	para	evitar	infecção	secundária.
C)	Como	a	paciente	é	estudante	de	veterinária,	deverá	receber	vacina	antirrábica	anualmente.
D)	A	notificação	compulsória	é	desnecessária,	sendo	obrigatória	se	for	animal	sintomático	para	raiva.
107	-	2022	REVALIDA	-	UNIRG
Em	uma	enfermaria	pediátrica,	é	diagnosticado	um	caso	de	varicela	em	um	lactente	de	oito	meses	internado	há	dois	dias.	Nessa	mesma	enfermaria	estão	internadas	mais
duas	 crianças,	 ambas	 sem	 história	 de	 vacinação	 ou	 doença	 prévia	 para	 varicela.	 Paciente	 1:	 um	 lactente	 de	 15	 meses	 com	 diagnóstico	 de	 mastoidite	 recebendo
antibioticoterapia	no	terceiro	dia	de	internação	e	evoluindo	afebril	com	melhora	do	quadro.	Paciente	2:	um	pré-escolar	de	três	anos	com	Leucemia	Linfoide	Aguda	(LLA)
internada	por	neutropenia	febril.	A	conduta	indicada	para	o	caso	descrito	é
A)	aciclovir	venoso	para	os	dois	pacientes,	além	de	vacina	de	varicela	para	o	paciente	2.
B)	observar	evolução	do	paciente	1;	aciclovir	venoso	para	o	paciente	2.
C)	vacina	de	varicela	para	o	paciente	1;	aciclovir	venoso	e	vacina	de	varicela	para	o	paciente	2.
D)	vacina	de	varicela	para	o	paciente	1;	imunoglobulina	específica	varicela-zoster	(VZIG)	para	o	paciente	2.
108	-	2022	HAC	-	PR
A	Imunoglobulina	antirrábica	humana	(IGHAR)	é	uma	solução	concentrada	e	purificada	de	anticorpos,	preparada	a	partir	de	hemoderivados	de	indivíduos	imunizados	com
antígeno	rábico.	Assinale	a	alternativa	correta:
A)	É	correta	a	indicação	de	IGHAR	em	todos	os	casos	de	acidentes	leves	com	cães	não	domiciliados.
B)	A	IGHAR	deve	ser	indicada	em	casos	de	hipersensibilidade	ao	soro	anti-rábico	heterólogo	(SAR).
C)	Para	a	indicação	de	soroterapia	com	IGHAR	ou	SAR,	em	casos	suspeitos	de	contaminação	com	o	vírus	da	raiva,	deve-se	considerar	apenas	os	custos	de	cada	classe	de
fármaco	na	ocasião	da	indicação.
D)	A	IGHAR	pode	ser	indicação	restrita	para	profissionais	que	mantêm	contatos	frequentes	com	animais,	por	exemplo,	nos	casos	de	contato	profissional	(veterinários)	ou
por	lazer.
E)	O	SAR	tem	vantagens	sobre	a	IGHAR	por	ter	maior	teor	de	anticorpos	antirrábicos	da	classe	IgG.
109	-	2022	SMS	-	PR
Em	relação	à	vacina	BCG,	assinale	a	alternativa	CORRETA:
A)	Recomenda-se	a	aplicação	da	vacina	BCG,	por	via	intramuscular,	na	região	deltoide	do	braço	direito	nos	primeiros	trinta	dias	de	vida.
B)	 A	 vacina	 BCG	 não	 é	 contraindicada	 em	 crianças	 com	 suspeita	 de	 Doença	 Granulomatosa	 Crônica	 e	 nos	 expostos	 assintomáticos	 de	 mães	 com	 HIV	 (Vírus	 da
imunodeficiência	humana).
C)	Nos	casos	de	ausência	de	cicatriz	após	a	vacina	BCG,	é	indicado	aguardar	até	seis	meses	após	aplicação	da	primeira	dose.	Se	até	esse	período	não	surgir	a	cicatriz,
aplica-se	novamente	a	vacina	BCG.
D)	Nos	casos	de	ausência	de	cicatriz	após	a	vacina	BCG,	considera-se	a	criança	imunizada.
110	-	2022	REVALIDA	-	UNIRG
Gestante	portadora	do	vírus	B	da	hepatite	(HbsAg	positivo),	34	semanas	de	idade	gestacional,	pré-	natal	sem	intercorrências,	procura	orientação	para	seu	filho.	A	conduta
para	a	prevenção	da	transmissão	vertical	da	doença	é	aplicar
A)	imunoglobulina	humana	até	o	7º	dia	e	vacina	até	uma	hora	de	vida.
B)	imunoglobulina	específica	(HBIG)	logo	ao	nascimento	e	vacina	até	o	7º	dia.
C)	imunoglobulina	específica	(HBIG)	até	o	7º	dia	e	vacina	até	24	horas	de	vida.
D)	imunoglobulina	humana	logo	ao	nascimento	e	vacina	com	30	dias.
111	-	2022	CESUPA
No	grupo	de	adolescentes	de	12	a	17	anos,	existem	determinadas	condições	de	saúde	que	os	colocam	em	risco	aumentado	de	complicações	e	óbitos	pela	Covid-19.	A
avaliação	dos	fatores	de	risco	nesta	população	possui	certas	limitações,	considerando	as	fragilidades	em	relação	às	fontes	de	dados	referentes	a	comorbidades	e	outras
condições	de	risco.	No	entanto,	o	Plano	Nacional	de	Operacionalização	da	Vacinação	Contra	a	Covid-19,	em	sua	mais	recente	atualização,	determina	que:
A)	Apenas	a	população	de	risco	(com	deficiências	permanentes;	privados	de	liberdade;	e	com	comorbidades),	nesta	faixa	etária	de	12	a	17	anos,	estaria	apta	para	receber
a	dose	do	imunizante	de	RNA	mensageiro	(Pfizer/Biontech).
B)	 Toda	 a	 população,	 nesta	 faixa	 etária	 de	 12	 a	 17	 anos,	 estaria	 apta	 para	 receber	 a	 dose	 de	 qualquer	 imunizante	 disponível	 para	 o	 uso	 e	 aprovado	 pela	 agência
reguladora	do	Brasil	(ANVISA).
C)	Apenas	a	população	de	risco	(com	deficiências	permanentes;	privados	de	liberdade;	e	com	comorbidades),	nesta	faixa	etária	de	12	a	17	anos,	estaria	apta	para	receber
a	dose	de	qualquer	imunizante	disponível	para	o	uso	e	aprovado	pela	agência	reguladora	do	Brasil	(ANVISA).
D)	Toda	a	população,	nesta	faixa	etária	de	12	a	17	anos,	estaria	apta	para	receber	a	dose	do	imunizante	de	RNA	mensageiro	(Pfizer/Biontech).
112	-	2022	HNSC
Em	 relação	 a	 vacinas,	 analise	 as	 assertivas	 a	 seguir:	 I.	 Na	maioria	 dos	 receptores,	 uma	 única	 dose	 de	 vacina	 costuma	 induzir	 uma	 resposta	 imune	 no	 longo	 prazo,
semelhante	à	infecção	natural.	II.	As	vacinas	mortas	(inativadas)	requerem	frequentemente	doses	múltiplas	para	produzirem	seu	efeito.	III.	A	vacinação	protege	contra	a
doença	por	meio	da	administração	de	um	imunobiológico	–	uma	vacina,	um	toxoide	–,	preparado	de	globulina	imune	ou	antitoxina.	Quais	estão	corretas?
A)	Apenas	I	e	II.
B)	Apenas	I	e	III.
C)	Apenas	II	e	III.
D)	I,	II	e	III.
113	-	2022	SES	-	PB
Vinte	e	três	milhões	de	crianças	deixaramde	receber	vacinas	infantis	básicas	por	meio	de	serviços	de	saúde	de	rotina	em	2020,	o	maior	número	desde	2009	e	3,7	milhões
a	mais	do	que	em	2019.	De	forma	preocupante,	a	maioria	dessas	crianças	-	até	17	milhões	de	meninas	e	meninos	-	provavelmente	não	recebeu	uma	única	vacina	durante
o	ano,	ampliando	as	já	imensas	iniquidades	no	acesso	à	vacina.	A	maioria	dessas	crianças	vive	em	comunidades	afetadas	por	conflitos,	em	locais	remotos	mal	servidos	ou
em	ambientes	informais	ou	em	favelas,	onde	enfrentam	várias	privações,	incluindo	acesso	limitado	a	serviços	básicos	de	saúde	e	sociais	(REIS.	UNICEF.	2021)	Dentre	as
vacinas	que	tiveram	a	maior	redução	do	número	de	crianças	imunizadas	estão	DTP	e	Sarampo.	Conforme	o	calendário	do	Ministério	da	saúde	julgue	os	itens:	I	-	DTP	deve
ser	realizada	com	2,	4	e	6	meses.	II	-	A	vacina	contra	o	Sarampo	deve	ser	iniciada	aos	15	meses.	III	-	A	vacina	contra	Febre	Amarela	tornou-se	obrigatória,	sendo	realizada
com	9	meses.	IV	-	A	vacina	da	Varicela	é	composta	de	uma	dose	e	um	reforço.
A)	I	e	III	são	verdadeiros.
B)	II	e	III	são	verdadeiros.
C)	I	e	II	são	verdadeiros.
D)	II	e	IV	são	verdadeiros.
E)	I	e	IV	são	verdadeiros.
114	-	2022	SMS	-	JP
A	 vacinação	 constitui	 uma	 das	 principais	medidas	 preventivas	 dos	 últimos	 cem	 anos	 e	 uma	 conquista	 da	 saúde	 pública.	 Por	 ser	 um	 tema	 complexo,	 que	 envolve	 o
conhecimento	dos	conceitos	de	 imunologia	e	de	epidemiologia	clínica	 (entre	outras	áreas)	para	se	entender	a	 repercussão	dessa	 intervenção,	acabou	se	 tornando	um
campo	fértil	para	fake	news.	Assinale	a	alternativa	que	apresenta	a	afirmação	correta	no	âmbito	da	vacinação:
A)	A	vacina	do	papilomavírus	humano	é	mais	eficaz	quando	aplicada	logo	após	o	início	da	atividade	sexual
B)	A	vacina	de	febre	amarela	não	deve	ser	administrada	simultaneamente	com	a	triplice	ou	a	tetraviral	em	crianças	menores	de	dois	anos
C)	A	vacina	da	influenza	tem	um	efeito	maior	na	prevenção	da	doença	do	que	na	prevenção	da	sua	gravidade
D)	A	vacina	da	hepatite	A	apresenta	baixa	taxa	de	soroconversão	e	por	isso	é	necessário	o	uso	de	duas	doses	de	reforço
115	-	2022	SMS	-	PR
Sobre	a	vacina	do	Papilomavírus	Humano	(HPV),	oferecida	gratuitamente	pelo	SUS,	leia	as	afirmativas:	I.	É	indicada	para	meninas	de	9	a	14	anos.	II.	Não	é	indicada	para
meninos.	III.	A	vacina	protege	contra	os	sorotipos	6,	11,	16	e	18.	IV.	O	esquema	básico	é	feito	com	duas	doses	com	6	meses	de	intervalo.	V.	Também	está	disponível	para
indivíduos	vivendo	com	HIV/Aids,	porém	com	esquema	de	três	doses	(0,	2	e	6	meses)	em	ambos	os	sexos,	nas	faixas	etárias	entre	9	e	26	anos	de	idade.	A	alternativa	que
tem	as	afirmativas	CORRETAS	é:
A)	I,	III	e	IV.
B)	I,	III,	IV	e	V.
C)	I,	II,	IV	e	V.
D)	Todas	as	alternativas.
116	-	2022	REVALIDA	INEP
Uma	menina	com	11	meses	de	idade	comparece	à	consulta	de	puericultura	na	Unidade	Básica	de	Saúde.	A	mãe	questiona	como	deve	seguir	a	vacinação,	especificamente
no	caso	do	sarampo,	uma	vez	que	a	criança	recebeu	uma	dose	dessa	vacina	aos	8	meses	de	idade,	quando	teve	contato	com	um	caso	suspeito	da	doença.	De	acordo	com
o	estabelecido	pelo	Ministério	da	Saúde,	essa	criança	deve	receber	uma	dose	da	vacina
A)	tríplice	viral	aos	12	meses	e	uma	dose	da	vacina	tetraviral	aos	15	meses.
B)	tríplice	viral	aos	12	meses	e	uma	dose	da	vacina	tetraviral	aos	18	meses.
C)	antissarampo	aos	12	meses	e	uma	dose	da	vacina	tríplice	viral	aos	15	meses.
D)	antissarampo	aos	18	meses	e	outra	dose	da	vacina	tetraviral	aos	18	meses.
117	-	2022	PUC	-	PR
O	 calendário	 vacinal	 do	 Programa	 Nacional	 de	 Imunizações	 do	 Brasil	 vem,	 a	 cada	 ano,	 contemplando	 novas	 vacinas	 e	 adequando	 as	 doses	 de	 acordo	 com	 o	 perfil
epidemiológico	 atual.	 Com	 base	 nas	 recomendações	 de	 2021,	 considere	 as	 seguintes	 afirmativas:	 1.	 A	 vacina	 Pentavalente	 celular	 é	 constituída	 pelos	 seguintes
componentes:	DTp	+	HIB	+	VIP.	2.	A	segunda	dose	da	vacina	do	rotavírus	pode	ser	realizada	até	7	meses	e	29	dias.	3.	A	vacina	pneumocócica	10	valente	é	realizada	em
esquema	de	4	doses:	aos	2,	4,	6	e	reforço	de	12	a	15	meses.	4.	O	esquema	da	vacina	para	pólio	atenuada	é	feita	aos	2,	4	e	6	meses	e	pólio	inativada	com	15	meses	e	4	a
6	anos	de	idade	além	das	campanhas.	Assinale	a	alternativa	CORRETA.
A)	Somente	a	afirmativa	2	é	verdadeira.
B)	Somente	as	alternativas	2	e	4	são	corretas.
C)	Somente	as	afirmativas	1	e	4	são	verdadeiras.
D)	Somente	as	afirmativas	1,	3	e	4	são	verdadeiras.
E)	Somente	as	alternativas	1,	2	e	4	são	verdadeiras.
118	-	2022	UFCSPA
A	vacina	para	varicela	compõe	o	ativo	de	inócuos	disponibilizado	pelo	Programa	Nacional	de	Imunização	(PNI)	do	Brasil.	Como	Médico,	é	importante	estar	apto	a	orientar
sobre	aspectos	específicos	relativos	à	sua	utilização.	Sendo	assim,	é	CORRETO	afirmar	que:
A)	O	vírus	atenuado	da	vacina	pode	estabelecer	infecção	latente	e	reativar	como	herpes	zoster.
B)	O	rash	variceliforme	associado	à	vacina	é	benigno	e	precoce	(primeiras	7	horas	pós	ato	vacinal).
C)	A	proteção	conferida	para	formas	graves	de	doença	é	pobre	com	uma	única	dose	da	vacina,	sendo	necessário	reforço.
D)	A	ocorrência	da	doença	em	indivíduos	vacinados	apresenta	risco	de	transmissão	a	contatos	similar	a	doença	de	não	vacinados.
119	-	2022	UEMA
Quais	são	as	vacinas	preconizadas	pelo	Calendário	Nacional	de	Vacinação	que	têm	doses	aplicadas	em	crianças	aos	2,	4	e	6	meses	de	idade?
A)	VIP,	Meningocócica	C	e	BCG
B)	BCG,	Pentavalente	e	VOP
C)	Rotavírus,	Meningocócica	C	e	BCG
D)	Pneumocócica	10,	VIP,	Hepatite	B
E)	Rotavírus,	Pentavalente	e	VIP
120	-	2022	HUSE
Uma	mulher	de	22	anos	de	idade	recorre	a	uma	consulta	de	ginecologia	pela	primeira	vez.	Trata-se	de	uma	mulher	com	vida	sexualmente	ativa	(monogâmica	com	relação
estável)	 que	utiliza	 como	método	 contraceptivo	 o	método	da	 temperatura	 basal.	Menarca	 aos	 14	 anos,	 data	 da	 última	menstruação	 (DUM)	há	34	dias,	 com	períodos
regulares	de	28	dias.	Nega	hábitos	toxicofílicos	e	não	há	história	familiar	relevante.	Refere	ter	cumprido	todo	o	programa	vacinal	recomendado,	à	exceção	da	vacina	contra
o	HPV.	No	início	deste	ano,	teve	uma	infecção	por	Clamídia.	Para	além	da	amenorreia,	apresenta-se	na	consulta	com	alguns	enjoos	e	sintomas	urinários.	Atualmente	não
toma	nenhuma	medicação.	Ao	exame	 físico	e	ecográfico,	o	seu	médico	diagnostica	uma	gravidez	de	 início	 recente	 (1º	 trimestre).	Qual	destas	abordagens	não	estaria
recomendada?
A)	Testar	rubéola
B)	Testar	HIV
C)	Fazer	análises	de	urina
D)	Vacinar	contra	HPV
E)	Nenhuma	das	alternativas	anteriores.
121	-	2022	SES	-	PB
Em	relação	ao	calendário	de	imunização,	a	conduta	mais	adequada	para	um	RN	de	1.800g,	cuja	mãe	é	HbsAg	(+),	além	de	imunoglobulina	específica,	é	fazer:
A)	Vacina	Hepatite	B	e	aplicar	também	BCG.
B)	Adiar	a	vacina	de	Hepatite	B	até	completar	2.000g,	ou	2	meses	de	idade.	Aplicar	BCG.
C)	Adiar	BCG	e	vacina	Hepatite	B	até	atingir	2	meses	de	idade.
D)	Vacina	de	Hepatite	B	e	adiar	BCG	até	atingir	2.000g.
E)	Adiar	BCG	e	Hepatite	B	até	completar	2.000g.
122	-	2022	PUC	-	RS
Lactente,	7	meses,	é	trazido	à	consulta	em	Unidade	Básica	de	Saúde	pela	mãe.	Queixa	de	obstrução	nasal	e	coriza	iniciada	há	14	dias.	Nas	últimas	36	horas,	iniciou	com
febre	de	até	38ºC,	além	de	crises	de	tosse	seguidas	por	vômitos	e	cianose	perioral.	Relato	de	que	irmão	adolescente	apresentara	quadro	respiratório	antes	do	início	dos
sintomas	do	bebê.	De	história	pregressa,	mãe	não	realizou	o	pré-natal.	O	parto	foi	prematuro	com	36	semanas.	Vacinas	atrasadas	(recebeu	somente	a	primeira	dose	da
hepatite	B).	Durante	a	 consulta,	 apresenta	 crise	de	 tosse	paroxística,	 acompanhada	de	pletora,	 vômitos	e	 sudorese.	Ao	exame	 físico,	 regular	 estado	geral,	 hidratado,
hipocorado.	 Peso,	 estatura	 e	 perímetro	 cefálico:	 escore	 Z	 entre	 (-2)	 e	 (0).	 É	 choroso	 e	 tem	 temperatura	 axilar	 de	 37,6ºC.	 Ausculta	 pulmonar	 com	 raros	 crepitantes.
Hemodinamicamente	bem.	Hemograma	com	 leucócitos	 totais	de	35.000/mm³	com	predomínio	de	 linfócitos	 (72%).	Radiografia	de	 tórax	com	discreta	hiperinsuflaçãoe
infiltrado	perihilar	bilateral.	Considerando	a	hipótese	diagnóstica,	qual,	dentre	as	indicadas,	é	a	vacina	responsável	pela	prevenção	de	tal	quadro?
A)	BCG
B)	DTP
C)	Pneumo	10
D)	Hemófilo	tipo	B
123	-	2022	MULTIVIX
O	Ministério	da	Saúde,	por	meio	do	Programa	Nacional	de	Imunizações	(PNI)	a	partir	de	2014,	ampliou	o	Calendário	Nacional	de	Vacinação	com	a	introdução	da	vacina
quadrivalente	contra	o	papilomavírus	humano	(HPV)	no	Sistema	Único	de	Saúde	(SUS).	Atualmente	essa	vacina	é	aplicada	em:
A)	Meninas	e	adolescentes,	entre	9	e	12	anos	de	idade,	meninos	e	adolescentes	entre	10	e	13	anos.
B)	Meninas	e	adolescentes,	entre	8	e	12	anos	de	idade,	meninos	e	adolescentes	entre	9	e	12	anos.
C)	Meninas	e	adolescentes,	entre	10	e	16	anos	de	idade,	meninos	e	adolescentes	entre	12	e	15	anos.
D)	Meninas	e	adolescentes,	entre	9	e	14	anos	de	idade,	meninos	e	adolescentes	entre	11	e	14	anos.
124	-	2022	UEPA	-	BELÉM
A	 mãe	 trouxe	 filho	 de	 oito	 meses,	 para	 atualizar	 o	 calendário	 vacinal,	 que	 ficou	 desatualizado	 por	 conta	 da	 pandemia	 COVID-19,	 relata	 que	 a	 última	 vacina	 foi	 a
meningocócica	aos	três	meses.	Neste	caso,	a	melhor	decisão	a	ser	tomada	é:
A)	a	criança	deverá	realizar	pentavalente,	VIP,	pneumocócica	e	meningocócica	segunda	dose.
B)	a	criança	deverá	realizar	rotavírus,	pentavalente,	VIP,	pneumocócica	e	meningocócica	segunda	dose.
C)	a	criança	deverá	realizar	rotavírus,	pentavalente,	VOP,	pneumocócica	e	meningocócica	segunda	dose.
D)	a	criança	deverá	realizar	rotavírus,	VIP,	pneumocócica	e	meningocócica	segunda	dose.
E)	a	criança	deverá	realizar	pentavalente,	VOP,	pneumocócica	e	meningocócica	segunda	dose.
125	-	2022	PUC	-	RS
Em	 relação	 às	 situações	 especiais	 em	 vacinação,	 afirma-se:	 I.	 Crianças	 com	 o	 diagnóstico	 de	 síndrome	 nefrótica	 em	 tratamento	 com	 corticoide	 em	 dose	 de
imunossupressão	há	20	dias	não	devem	receber	vacinas	com	microrganismos	vivos	atenuados.	II.	Os	recém-nascidos	a	termo,	baixo	peso	ou	prematuros,	filhos	de	mãe
HBsAg	 positivo,	 devem	 receber	 Imunoglobina	 para	 hepatite	 B	 e	 vacina	 da	 hepatite	 B	 nas	 primeiras	 12	 horas	 de	 vida,	 em	 sítios	 anatômicos	 diferentes.	 III.	 Os	 recém-
nascidos	prematuros	devem	receber	as	vacinas	de	acordo	com	sua	idade	gestacional,	nas	doses	usuais	dos	recém-nascidos	a	termo.	Estão	corretas	as	afirmativas
A)	I	e	II,	apenas.
B)	I	e	III,	apenas.
C)	II	e	III,	apenas.
D)	I,	II	e	III.
126	-	2022	HSM	-	DF
No	que	concerne	ao	tema	imunização,	assinale	a	alternativa	correta.	Alternativas:
A)	De	modo	geral,	as	vacinas	inativadas	necessitam	de	apenas	uma	dose	para	a	adequada	proteção.
B)	A	vacina	tetraviral	é	indicada	para	a	vacinação	de	crianças	com	12	meses	de	idade,	sendo	necessário	reforço	após	dois	meses,	com	a	tríplice	viral.
C)	Deve-se	indicar	o	uso	de	paracetamol	de	rotina,	antes	ou	imediatamente	após	a	vacinação,	pois	aumenta	a	imunogenicidade	da	vacina.
D)	No	caso	de	mulheres	que	estejam	amamentando	e	tenham	recebido	a	vacina	da	febre	amarela,	o	aleitamento	materno	deve	ser	suspenso	preferencialmente	por	28
dias	após	a	vacinação.
E)	As	gestantes	devem	receber	vacinas	vivas	para	maior	proteção	do	feto,	facilitando	a	passagem	dos	antígenos.
127	-	2022	HSD	-	MA
São	vacinas	administradas	por	via	intramuscular:
A)	BCG	/	caxumba	/	raiva.
B)	Hepatite	B	/	sarampo	/	febre	amarela.
C)	Caxumba	/	sarampo	/	pneumo10.
D)	Hepatite	B	/	difteria	e	tétano	adulto	/	pneumocócica	10	valente.
E)	HPV	/	hepatite	A	e	BCG.
128	-	2022	UNIRG
A	vacinação	é	uma	das	maiores	conquistas	da	humanidade,	sendo	o	meio	mais	seguro	e	eficaz	de	prevenir	as	doenças	 infectocontagiosas.	Atualmente,	as	vacinas	são
resultado	 de	 pesquisas	 intensivas,	 constituindo	 os	mais	modernos	 e	 sofisticados	 imunobiológicos.	 A	 esse	 respeito,	 assinale	 a	 opção	 que	 indica	 a	 vacina	 que	 previne
pneumonia,	otite	e	meningite.
A)	Pneumocócica	10	Valente.
B)	Tríplice	viral.
C)	Vacina	Poliomielite	1,	2	e	3.
D)	Rotavírus	humano.
129	-	2022	HECI
Mãe	leva	filho	de	5	meses	para	atualização	do	cartão	vacinal.	A	mãe	alega	que	o	filho	recebeu	as	vacinas	necessárias	quando	nasceu,	porém,	desde	então	por	problemas
pessoais	não	pode	levar	o	filho	para	realização	das	demais	vacinas.	Ao	exame	físico	é	observada	cicatriz	de	BCG.	É	CORRETO	afirmar	que	as	vacinas	a	serem	realizadas
nesse	paciente	são:
A)	 Pentavalente	 (1a	 e	 2a	 dose),	 vacina	 injetável	 do	 poliovírus	 inativado	 (1a	 e	 2a	 dose),	 vacina	 oral	 do	 rotavírus	 humano	 (1a	 e	 2a	 dose),	 pneumocócica	 10-valente
conjugada	(1a	e	2a	dose)	e	meningocócita	C	conjugada	(1a	e	2a	dose),	com	no	mínimo	15	dias	de	intervalo	entre	a	primeira	e	a	segunda	dose	de	todas	as	vacinas.
B)	Pentavalente	 (1a,	2a	e	3a	dose),	vacina	 injetável	do	poliovírus	 inativado	 (1a	e	2a	dose),	vacina	oral	do	 rotavírus	humano	 (1a	e	2a	dose),	Pneumocócica	10-valente
conjugada	(1a	e	2a	dose)	e	meningocócita	C	conjugada	(1a	e	2a	dose),	com	no	mínimo	30	dias	de	intervalo	entre	a	primeira	e	a	segunda	dose	de	todas	as	vacinas.
C)	Pentavalente	 (1a,	2a	e	3a	dose),	vacina	 injetável	do	poliovírus	 inativado	 (1a	e	2a	dose),	vacina	oral	do	 rotavírus	humano	(1a	e	2a	dose),	pneumocócica	10-valente
conjugada	(1a	e	2a	dose)	e	meningocócita	C	conjugada	(1a	e	2a	dose),	com	no	mínimo	15	dias	de	intervalo	entre	a	primeira	e	a	segunda	dose	de	todas	as	vacinas.
D)	Pentavalente	(1a	e	2a	dose),	vacina	injetável	do	poliovírus	inativado	(1a	e	2a	dose),	pneumocócica	10-valente	conjugada	(1a	e	2a	dose)	e	meningocócita	C	conjugada
(1a	e	2a	dose),	com	no	mínimo	30	dias	de	intervalo	entre	a	primeira	e	a	segunda	dose	de	todas	as	vacinas.
130	-	2022	HEDA
Iago,	2	meses	de	 idade,	nasceu	com	atresia	duodenal,	 está	 internada	desde	o	nascimento.	Neste	período	de	2	meses,	 foi	 submetido	a	abordagem	cirúrgica,	 recebeu
nutrição	parenteral	e	desenvolveu	infecção	de	cateter	central	tratada	com	sucesso.	Encontra-se	agora	em	condições	clínicas	de	transição	para	dieta	oral.	Como	ainda	não
tem	previsão	de	alta	hospitalar,	a	equipe	deseja	manter	a	vacinação	atualizada	durante	a	internação.	A	criança	já	recebeu	as	vacinas	de	BCG	e	hepatite	B	ao	nascimento.
Quais	são	as	vacinas	indicadas	neste	momento	considerando	o	Programa	Nacional	de	Imunizações	(PNI)	e	os	dados	clínicos	fornecidos?
A)	Pneumocócica	10	valente,	pentavalente	(DPT,	hepatite	B	e	hemófilos	B)	e	inativada	de	poliomielite	(VIP).
B)	Pneumocócica	10	valente,	meningocócica	C,	rotavírus	e	palivizumabe.
C)	Pneumocócica	10	valente,	tetravalente	(DPT	e	hemófilos	B),	inativada	de	poliomielite	(VIP)	e	rotavírus.
D)	Pneumocócica	10	valente,	inativada	de	poliomielite	(VIP)	e	rotavírus.
E)	Pneumocócica	10	valente,	pentavalente	(DPT,	hepatite	B	e	hemófilos	B).
131	-	2022	SMSCG
Sobre	as	orientações	vacinais	do	recém-nascido	no	alojamento	conjunto,	está	correto	afirmar:
A)	A	vacina	BCG	deve	ser	feita	em	dose	única,	a	partir	do	nascimento,	o	mais	precocemente	possível	independentemente	do	peso	ao	nascer.
B)	A	primeira	dose	da	vacina	contra	a	hepatite	B	deve	ser	administrada	na	primeira	semana	de	vida	do	recém-nascido,	na	primeira	consulta	de	puericultura.
C)	Em	casos	de	recém-nascidos	filhos	de	mães	portadoras	do	vírus	da	hepatite	B,	é	necessária	a	utilização	de	imunoglobulina	humana	específica	nas	primeiras	12	horas	de
vida,	além	da	vacina,	para	a	prevenção	da	transmissão	vertical.
D)	As	crianças	com	exposição	perinatal	ao	vírus	da	imunodeficiência	humana	(HIV),	mesmo	assintomáticas,	não	devem	receber	a	vacina	para	BCG	ao	nascimento.
E)	Anticorpo	monoclonal	específico	contra	o	VSR	(palivizumabe).	Está	recomendado	para	prematuros	até	34	semanas	gestacionais,	no	primeiro	ano	de	vida.
132	-	2022	UNIFIMES
Sra.	 ABC,	mulher,	 62	 anos,	 vem	à	 consulta	médica	 em	UBS	 com	 sensação	 de	 cansaço,	 fraqueza	 e	mal	 estar.	 Refere	 dispneia	 aos	 pequenos	 esforços,	 cansando	 para
atividades	de	vida	diário	(tomar	banho	e	vestir	a	roupa).	É	tabagista	de	cigarro	branco	desde	os	12	anos,	em	média	20	cigarros	ao	dia.	Na	infância	já	trabalhou	na	lavoura,
e	tinha	fogão	e	lenha	em	casa.Desconhece	comorbidades,	mas	diz	que	raramente	vai	ao	médico.	Não	lembra	quando	foi	a	última	vacina	que	tomou,	pois	os	 locais	de
vacinação	são	sempre	longe	de	casa	e	a	paciente	não	tem	quem	a	leve	para	a	vacinação.	Baixa	aceitação	alimentar,	comendo	mais	sopas	e	alimentos	batidos,	alega	que
comidas	secas	e	em	pedaços	maiores	 tem	dificuldade	para	deglutição.	Tem	perda	ponderal	de	7kg	nos	últimos	2	meses.	Nunca	 fez	cirurgias,	desconhece	doenças	de
infância.	É	etilista	ativa,	em	média	7	latinhas	de	cerveja	ao	dia.	Nega	queixas	alérgicas,	nega	vômitos,	nega	diarreia.	Refere	que	a	urina	está	mais	escura	e	em	menor
volume	nos	últimos	meses.	Ao	exame	físico:	Peso	42	kg.	A	1,65;	SpO2	90%,	FR	18irpm;	FC	103bpm;	PA	170x120mmHg;	Tax:	37,2ºC;	Descorada	+/4,	desidratada	2+/4,
eupneica	em	arambiente,	 lúcida	e	orientada	no	tempo	e	espaço,	contactuante	com	o	examinador.	Ausculta	respiratória:	murmúrio	vesicular	 redizido	difusamente,	sem
estertores	 crepitantes.	 Expansibilidade	 pulmonar	 preservada.	 Ausculta	 cardíaca:	 ritmo	 regular,	 em	 2	 tempo,	 bulhas	 normofonéticas,	 sem	 sopros.	 Abdome	 escavado,
doloroso	a	palpação	profunda	em	eigastro,	descombressão	brusca	negativa.	Extremidades	sem	edema	de	membros	 inferiores,	pulso	periféricos	palpáveis	e	simétricos,
tempo	de	enchimento	capilar	normal.	Neurológico:	sem	sinais	focais,	verbaliza	sem	dificuldade,	movimenta	os	quatro	membros,	sem	paresias	ou	paralisias.	Sobre	essa
paciente	analise	as	afirmativas	abaixo:	I)	Paciente	tabagista	ativa,	alta	carga	tabágica,	tem	indicação	para	realizar	rastreio	precoce	de	neoplasia	pulmonar,	por	isso	deve
ser	 pedido	 radiografia	 de	 tórax.	 II)	 Paciente	 com	perda	ponderal,	 disfagia	progressiva,	 atualmente	par	 sólidos,	 etilista	 e	 tabagista,	 deve	 fazer	 investigação	para	 lesão
neoplástica	de	trato	gastro-intestinal	com	endoscopia	digestiva	alta	e	colonoscopia.	III)	A	paciente	não	tem	fatores	de	risco	para	osteoporose,	já	que	é	magra,	por	isso	não
há	indicação	para	realização	de	densitometria	óssea.	IV)	A	paciente	tem	indicação	para	atualizar	cartão	vacina,	e	nesse	momento	são	indicadas	as	vacinas	COVID-19	(3
doses);	Influenza	(1	dose);	Anti-pneumocócica	(pneumo	10	valente).	Das	informações	acima,	podemos	dizer	que	são	corretas:
A)	I,	II,	II,	IV
B)	I,	III
C)	II	apenas
D)	I,	II,	IV
133	-	2022	HUSE
Em	relação	ao	esquema	de	vacinação	na	gestante	com	toxoide	tetânico,	é	incorreto	afirmar	que:
A)	Deve	receber	3	doses	de	2	em	2	meses,	com	intervalo	mínimo	de	um	mês
B)	A	terceira	dose	deve	ser	aplicada,	no	máximo,	até	20	dias	antes	da	provável	data	do	parto
C)	É	liberada	sua	aplicação	durante	a	gestação
D)	Os	reforços	devem	ser	recomendados	de	dez	em	dez	anos,	devendo	ser	antecipado	para	cinco	anos	se	ocorrer	nova	gravidez
E)	A	terceira	dose	deve	ser	aplicada,	preferencialmente,	seis	meses	após	a	segunda	dose
134	-	2022	IOG
A	 tuberculose	 na	 criança	 permanece	 ain	 da	 negligenciada	 e	 com	 alta	 mortalidade	 no	 mundo.	 Considere	 o	 caso	 de	 uma	 puérpera,	 em	 tratamento	 para	 tuberculose
pulmonar	há	1	semana.	A	respeito	do	caso,	considere	as	seguintes	condutas:	1.	Vacinar	o	RN	com	BCG.	2.	Contraindicar	a	amamentação.	3.	Iniciar	quimioprofilaxia	com
isoniazida.	4.	Realizar	prova	 tuberculínica.	É/São	conduta(s)	adequada(s)	a	ser	 realizada(s)	no	período	neo	natal	com	o	 recém-nascido,	que	se	encontra	assintomático,
conforme	as	diretrizes	atuais	do	Ministério	da	Saúde:
A)	A	3	apenas.
B)	1	e	3	apenas.
C)	2	e	4	apenas.
D)	1,	2	e	4	apenas.
E)	1,2,3	e	4.
135	-	2022	HMDI
A	vacinação	contra	o	HPV	é	preconizada	pelo	Ministério	da	Saúde	do	Brasil	em	meninas	de	e	meninos,	respectivamente:
A)	9	a	14	anos	e	11	a	14	anos.
B)	8	a	13	anos	e	8	a	14	anos.
C)	11	a	14	anos	para	ambos
D)	9	a	14	anos	para	ambos.
136	-	2022	SCMGO
No	calendário	vacinal	da	Sociedade	Brasileira	de	Pediatria	(SBP)	de	2021	é	preconizada	a	administração	da	vacina:
A)	BCG	logo	após	o	nascimento	e	com	10	anos	de	idade.
B)	contra	rotavírus	com	2,	4	e	6	meses	de	vida.
C)	Hib	com	2,	4,	6	e	15	meses	de	vida.
D)	contra	varicela	aos	9	e	12	meses	de	idade.
137	-	2022	UNIRG
A	respeito	da	vacinação	de	tétano	na	gestação,	assinale	a	afirmativa	correta.
A)	Caso	a	gestante	já	apresente	previamente	três	doses	de	vacina	contra	tétano,	sendo	a	última	há	menos	de	cinco	anos,	não	será	necessário	vaciná-la	novamente	neste
momento,	desde	que	não	tenha	acidentes	perfurocortantes.
B)	Caso	a	gestante	nunca	tenha	se	vacinado	na	vida,	ou	seu	histórico	seja	desconhecido,	 recomenda-se	aplicar	 três	doses	da	vacina	dTpa	com	intervalo	de	um	e	seis
meses	entre	cada	dose.
C)	Independentemente	de	a	paciente	já	ter	se	vacinado	com	dTpa	em	uma	gestação	anterior,	ela	deverá	ser	novamente	vacinada	com	nova	dose	de	dTpa	a	partir	da	20ª
semana	de	gestação.
D)	Caso	a	paciente	não	tenha	se	vacinado	na	gestação,	ela	deverá	esperar	cerca	de	um	mês	para	poder	ser	vacinada.
138	-	2022	SMS	-	PR
Assinale	a	CORRETA:
A)	A	primeira	campanha	de	vacinação	em	massa	no	Brasil	foi	organizada	com	o	objetivo	de	erradicar	a	catapora.	Porém	o	Programa	Nacional	de	Imunizações	foi	criado
somente	em	1954	quando	aconteceu	a	primeira	campanha	nacional	contra	a	tuberculose.
B)	 Evento	 adverso	 pós-vacinação	 (EAPV)	 é	 qualquer	 ocorrência	 indesejada	 com	 relação	 temporal	 após	 administração	 de	 imunobiológicos.	Qualquer	 unidade	 de	 saúde
pública	ou	privada	que	administra	imunobiológicos	deve	notificar	a	ocorrência	de	um	EAPV	prontamente	com	o	preenchimento	de	formulário	próprio	a	ser	encaminhado	à
Vigilância	Epidemiológica.
C)	 A	 vacina	 para	 hepatite	B	 é	 produzida	 com	micro-organismos	geneticamente	modificados,	 pela	 inserção	 do	 fragmento	 de	DNA	do	 antígeno	 em	determinado	micro-
organismo	para	a	produção	de	proteína	imunogênica.	Sendo	esta	a	definição	de	uma	vacina	conjugada.
D)	A	vacina	da	Febre	Amarela	administrada	concomitantemente	com	a	Tri	ou	Tetraviral	é	um	exemplo	de	administração	simultânea	de	vacinas	que	apontam	taxas	de
soroconversão	e	reações	adversas,	via	de	regra,	semelhantes	às	observadas	quando	as	vacinas	são	administradas	em	separadamente.	Sendo	esses	exemplos	de	vacinas
inativas.
139	-	2022	HECI
A	tuberculose	continua	sendo	mundialmente	um	importante	problema	de	saúde,	exigindo	o	desenvolvimento	de	estratégias	para	o	seu	controle,	considerando	aspectos
humanitários,	econômicos	e	de	saúde	pública.	São	ações	de	vigilância	epidemiológica	para	a	tuberculose,	EXCETO:
A)	Definição,	investigação	do	caso	e	notificação.
B)	Acompanhamento	e	encerramento	dos	casos.
C)	Exame	e	tratamento	profilático	de	todos	os	contatos.
D)	Visita	domiciliar	a	caso	novo	e	convocação	de	faltosos.
140	-	2022	UEL
As	vacinas	contra	o	HPV	são	mais	eficazes	quando	administradas
A)	em	uma	idade	muito	jovem	(<	9	anos	de	idade).
B)	em	crianças/adolescentes	(9	a	14	anos	de	idade)	antes	da	sexarca.
C)	em	mulheres	(9	a	14	anos	de	idade),	mas	são	menos	eficazes	em	homens.
D)	após	a	primeira	relação	sexual.
E)	em	adultos	jovens	a	partir	dos	26	anos	de	idade.
141	-	2022	SES	-	GO
Uma	paciente	que	irá	completar	15	anos	em	três	semanas	comparece	à	Unidade	de	Saúde	e	é	atendida	pelo	médico	da	Estratégia	de	Saúde	da	Família.	Ela	deseja	receber
a	segunda	dose	da	vacina	contra	HPV.	Ao	consultar	o	sistema,	o	médico	confirma	que	ela	recebeu	a	primeira	dose	dessa	vacina	no	dia	em	que	completou	14	anos.	De
acordo	com	o	Ministério	da	Saúde,	ela	deve
A)	receber	uma	segunda	dose	da	vacina.
B)	ser	orientada	a	ir	para	casa	sem	a	segunda	dose	da	vacina,	pois	já	se	passaram	seis	meses	após	a	primeira	dose.
C)	receber	mais	duas	doses	da	vacina,	com	intervalo	de	seis	meses	entre	a	segunda	e	a	terceira	dose.
D)	 terminar	o	esquema	vacinal	com	uma	segunda	dose	somente	se	estiver	vivendo	com	HIV/Aids,	ou	ser	 transplantada	de	órgãos	sólidos	ou	de	medula	óssea,	ou	ser
paciente	oncológica.
142	-	2022	FHSTE
A	vacina	BCG	é	preparada	com	bacilos	vivos,	a	partir	de	cepas	do	Mycobacterium	bovis	atenuadas.	Em	relação	o	à	sua	aplicação,	assinale	a	alternativa	correta:
A)	O	esquema	vacinal	da	BCG	;e	feito	com	umadose	ao	nascer	e	um	reforço	aos	4	anos	de	idade
B)	A	vacina	BCG	é	indicada	para	prevenir	as	formas	pulmonares	da	tuberculose
C)	A	administração	da	BCG	deve	ser	adiada	se	o	bebê	tiver	menos	de	2	quilos	de	peso
D)	A	idade	máxima	para	administração	da	vacina	BCG	é	dez	anos	de	idade
143	-	2022	HRL	-	PR
Mãe	leva	lactente	à	Unidade	Básica	de	Saúde	4	semanas	após	a	aplicação	da	vacina	BCG.	Refere	que	a	criança	está	bem,	em	aleitamento	materno	exclusivo.	Entretanto,
notou	o	crescimento	de	um	“caroço”	na	axila	direita.	Mãe	associa	o	aparecimento	deste	caroço	com	a	vacinação.	Ao	exame	físico,	encontramos	nódulo	de	3cm,	móvel,
fibroelástico	e	indolor	na	axila	direita.	Assinale	a	alternativa	correta:
A)	Não	há	correlação	com	a	vacina	BCG	e	devemos	puncionar	a	lesão.
B)	Há	correlação	com	a	vacina	BCG	e	devemos	iniciar	isoniazida.
C)	Há	correlação	com	a	vacina	BCG	e	devemos	apenas	observar.
D)	Não	há	correlação	com	a	BCG	e	devemos	investigar	com	exames	laboratoriais.
144	-	2022	IHOA
Um	 recém-nascido	 de	 parto	 normal,	 a	 termo,	 com	 48	 horas	 de	 vida,	 está	 sugando	 bem	 o	 seio	materno,	 não	 apresenta	 alterações	 ao	 exame	 físico	 e	 recebe	 alta	 da
maternidade.	Três	dias	depois,	em	casa,	a	mãe	apresenta	 lesões	cutâneas	disseminadas	e	procura	a	Unidade	Básica	de	Saúde,	recebendo	o	diagnóstico	de	varicela.	A
melhor	conduta	imediata,	com	relação	ao	recém-nascido,	é:
A)	aciclovir
B)	observação	clínica
C)	vacina	contra	varicela
D)	imunoglobulina	contra	varicela-zóster
145	-	2022	ENARE
A	respeito	da	vacina	contra	o	rotavírus,	oferecida	pelo	Programa	Nacional	de	Imunizações,	assinale	a	alternativa	INCORRETA.
A)	Se	a	criança	regurgitar,	cuspir	ou	vomitar	após	a	vacinação,	não	está	indicado	repetir	a	dose.
B)	A	idade	máxima	para	a	administração	da	primeira	dose	é	de	3	meses	e	15	dias.
C)	A	idade	mínima	para	a	administração	da	segunda	dose	é	de	3	meses	e	15	dias.
D)	A	idade	máxima	para	a	administração	da	segunda	dose	é	de	7	meses	e	29	dias.
E)	Se	a	criança	regurgitar	após	a	administração,	a	dose	é	invalidada	e	deve	ser	repetida	após	14	dias.
146	-	2022	ENARE
Assinale	a	alternativa	que	apresenta	um	exemplo	de	vacina	inativada	oferecida	pelo	Programa	Nacional	de	Imunizações.
A)	Poliomielite	oral.
B)	Rotavírus	humano.
C)	Hepatite	A.
D)	Tríplice	viral.
E)	Tetra	viral.
147	-	2022	HCMT
São	vacinas	contraindicadas	na	gestação:
A)	Anti-hepatite	B,	anti-meningocócica	e	anti-rábica;
B)	Tríplice	viral	(SCR),	anti-HPV	(quadrivalente)	e	anti-varicela;
C)	Anti-influenza,	anti-rábica	e	dt	adulto	(tétano	e	difteria);
D)	Tríplice	viral	(SCR),	anti-pneumocócica	e	anti-meningocócica.
148	-	2022	UNIRV
Qual	das	vacinas	abaixo	não	deve	ser	administrada	na	paciente	durante	o	pré-natal?
A)	Antitetânica.
B)	Hepatite	B.
C)	Antirrábica.
D)	Sarampo.
149	-	2022	HOB	-	DF
Considerando	o	calendário	vacinal	de	crianças	e	adolescentes,	atualmente	no	Brasil	pelo	PNI	(SUS),	julgue	o	item	a	seguir.	Com	relação	à	vacina	BCG	-	Tuberculose,	ela
deve	ser	aplicada,	em	primeira	dose,	nas	crianças	nascidas	com	até	2	kg,	imediatamente	após	o	nascimento.	Nessas	crianças,	a	segunda	dose	deve	ser	aplicada	até	aos	4
anos,	11	meses	e	29	dias	de	idade.
A)	CERTO
B)	ERRADO
150	-	2022	UESPI
Com	 o	 declínio	 na	 cobertura	 vacinal	 observada	 no	 Brasil,	 é	 necessário	 a	 recomendação	 constante	 da	 administração	 oportuna	 de	 vacinas	 do	 Programa	 Nacional	 de
Imunizações.	Sobre	a	vacinação	contra	a	poliomielite,	assinale	a	alternativa	CORRETA.
A)	A	primeira	dose	é	administrada	ao	nascer,	com	a	vacina	inativada	(VIP),	junto	com	a	vacina	contra	hepatite	B.
B)	A	primeira	e	a	segunda	doses	são	administradas	aos	2	e	4	meses,	com	a	vacina	inativa	(VIP),	junto	com	a	vacina	hepatite	B.
C)	A	primeira	e	a	segunda	doses	são	administradas	aos	2	e	4	meses,	com	a	vacina	oral	(VOP).
D)	Após	as	doses	de	vacina	inativada	(VIP),	são	recomendadas	duas	doses	com	a	vacina	oral	(VOP),	aos	15	meses	e	quatro	anos	de	idade.
E)	Após	as	doses	de	vacina	oral	(VOP)	antes	de	completar	um	ano	de	idade,	são	recomendadas	duas	doses	com	a	vacina	inativada	(VIP),	aos	15	meses	e	quatro	anos	de
idade.
151	-	2022	HOB	-	DF
Considerando	o	calendário	vacinal	de	crianças	e	adolescentes,	atualmente	no	Brasil	pelo	PNI	(SUS),	julgue	o	item	a	seguir.	Quanto	à	vacina	inativada	contra	poliomielite
(VIP)	e	à	vacina	oral	 contra	a	poliomielite	atenuada	 (VOP),	as	 três	primeiras	doses,	aos	2,	4	e	6	meses	de	vida,	devem	ser	aplicadas	obrigatoriamente	com	a	VOP.	A
recomendação	para	as	doses	subsequentes	é	que	sejam	feitas	com	a	VIP.	Ambas	as	vacinas	VIP	e	VOP	são	também	indicadas	para	as	crianças	imunocomprometidas	e
seus	contatos	domiciliares.
A)	CERTO
B)	ERRADO
152	-	2022	HOB	-	DF
Considerando	o	calendário	vacinal	de	crianças	e	adolescentes,	atualmente	no	Brasil	pelo	PNI	(SUS),	julgue	o	item	a	seguir.	Acerca	da	vacina	pneumocócica	conjugada,	ela
está	 indicada	para	todas	as	crianças	de	até	5	anos	de	 idade,	aos	2	e	4	meses,	um	reforço	aos	12	meses,	podendo	ser	aplicada	até	os	4	anos	e	11	meses	de	 idade.	A
Sociedade	Brasileira	de	Pediatria	 recomenda	o	uso	da	vacina	conjugada	13	 -	valente,	pelo	seu	maior	espectro	de	proteção,	com	três	doses	no	primeiro	ano	 (2,	4,	e	6
meses)	e	uma	dose	de	reforço	entre	12	e	15	meses	de	vida.	Crianças	saudáveis	com	esquema	completo	com	a	vacina	10-valente	podem	receber	dose	(s)	adicional(is)	da
vacina	13-valente	até	os	cinco	anos	de	idade,	com	o	intuito	de	ampliar	a	proteção	para	os	sorotipos	adicionais.
A)	CERTO
B)	ERRADO
153	-	2022	UESPI
Considerando	efeito	protetor	tão	debatido	na	atualidade,	assinale	a	alternativa	que	completa	CORRETAMENTE	a	expressão:	A	imunidade	coletiva	se	refere...
A)	à	resistência	genética	a	agentes	ou	a	doenças	específicas.
B)	à	imunidade	natural	adquirida	em	uma	população.
C)	aos	altos	níveis	de	anticorpos	presentes	em	uma	população	após	uma	epidemia.
D)	à	prevenção	da	transmissão	de	uma	doença	para	indivíduos	suscetíveis	por	meio	da	imunidade	adquirida	por	outros	indivíduos.
E)	à	vacinação	de	animais	domésticos	para	prevenir	a	transmissão	de	doenças	a	seres	humanos.
154	-	2022	UEL
As	vacinas	são	uma	das	tecnologias	mais	efetivas	e	de	menor	custo-benefício	em	saúde,	sendo	o	Programa	Nacional	de	Imunizações	(PNI)	do	Brasil	uma	política	pública
eficiente,	 reconhecida	nacional	e	 internacionalmente.	Em	relação	às	vacinas,	atribua	V	(verdadeiro)	ou	F	(falso)	às	afirmativas	a	seguir.	 (	 )	Nas	vacinas	conjugadas,	os
antígenos	bacterianos	são	ligados	a	carreadores	proteicos,	fazendo	com	que	tais	vacinas	possam	ser	aplicadas	em	crianças	de	baixa	idade	e	gerem	imunidade	de	longa
duração.	 (	 )	 Adjuvantes	 são	 substâncias	 presentes	 nas	 vacinas	 com	 o	 objetivo	 de	 potencializar	 a	 resposta	 imunológica	 ao	 antígeno.	 (	 )	 A	 síndrome	 hipotônico-
hiporresponsiva,	após	vacina	DTP	celular,	com	resolução	espontânea	nas	primeiras	48	horas	após	a	aplicação	de	uma	vacina,	é	considerada	um	evento	adverso	não	grave
e	 não	 contraindica	 doses	 subsequentes.	 (	 )	 Pacientes	 esplenectomizados	 devem	 receber	 vacinas	 contra	 bactérias	 capsuladas.	 (	 )	 Caso	 a	 vacina	 provoque	 reação
anafilática,	é	possível	o	uso	de	doses	subsequentes	da	mesma	vacina	desde	que	a	aplicação	seja	feita	sob	supervisão	médica.	Assinale	a	alternativa	que	contém,	de	cima
para	baixo,	a	sequência	correta.
A)	V,	V,	V,	F,	F.
B)	V,	V,	F,	V,	F.
C)	V,	F,	F,	F,	V.
D)	F,	V,	V,	F,	F.
E)	F,	F,	V,	V,	V.
155	-	2022	HOB	-	DF
Considerando	o	calendário	vacinal	de	crianças	e	adolescentes,	atualmente	no	Brasil	pelo	PNI	(SUS),	julgue	o	item	a	seguir.	Com	relação	à	vacina	HPV	tipos	6,	11,	16	e	18
(HPV4),	ela	é	recomendada	em	duas	doses	com	intervalo	de	6	meses	entre	elas	para	indivíduos	entre	9	e	14	anos	de	idade,	e	em	três	doses	(0,	1	a	2	e	6	meses)	para
maiores	de	15	anos	de	idade.	Imunocomprometidos	por	doença	ou	tratamento	devem	receber	o	esquema	de	três	doses.
A)	CERTO
B)	ERRADO
156	-	2022	HOB	-	DF
Considerando	o	calendário	vacinal	de	crianças	e	adolescentes,	atualmente	no	Brasil	pelo	PNI	(SUS),	julgue	o	item	a	seguir.	Quanto	às	principaiscausas	do	ressurgimento
do	 sarampo	 ao	 redor	 do	 mundo,	 é	 correto	 afirmar	 que	 contribuíram	 para	 isso	 fatores	 como	 a	 migração	 de	 indivíduos	 contaminados	 para	 áreas	 com	 alto	 índice	 de
suscetíveis	e	elevada	contagiosidade	do	vírus,	cobertura	vacinal	para	as	duas	doses	inferior	a	95%	da	população,	bem	como	o	aparecimento	de	cepas	resistentes	à	vacina
sarampo,	caxumba	e	rubéola	atenuada	(SCR),	que	é	utilizada	atualmente.
A)	CERTO
B)	ERRADO
157	-	2022	EMCM
Lactente,	com	6	meses	de	idade,	está	sendo	atendido	na	Estratégia	da	Saúde	para	puericultura.	A	médica	identifica	o	registro	no	cartão	apenas	da	vacina	Influenza,	que
foi	 feita	na	rede	particular	de	 imunização.	As	demais	vacinas	a	serem	administradas	até	o	5.o	mês	estavam	todas	registradas	na	caderneta.	Nesse	caso,	quais	são	as
vacinas	recomendadas	para	a	idade	conforme	o	Programa	Nacional	de	Imunização?
A)	Pentavalente	(DTP+Hib+Hep	B).
B)	Pentavalente	(DTP+Hib+Hep	B)	e	pneumocócica	10.
C)	Pentavalente	(DTP+Hib+Hep	B),	VIP	(Vacina	inativada	para	poliomieiete)	e	pneumacócica	10.
D)	Pentavalente	(DTP+Hib+Hep	B)	e	Vip	(vacina	inativada	para	poliomielite).
158	-	2022	CEP	-	SE
Lactente,	6	meses,	levada	ao	posto	de	saúde	para	consulta	de	rotina.	Genitora	informa	que	voltou	a	trabalhar	e	oferta	leite	materno	quando	está	em	casa	à	noite.	Quando
está	no	trabalho	oferece	 leite	 integral	acrescido	de	 farináceos.	Recebe	de	150	a	180	mL	de	 fórmula	4x	ao	dia.	No	momento	está	em	bom	estado	geral,	pesa	6100g	e
nasceu	 com	2890g	de	parto	 vaginal,	 sem	 intercorrências	 e	de	pré-natal	 com	6	 consultas.	Quais	 vacinas	esta	 criança	deveria	 receber	pelo	 PNI	 (programa	nacional	 de
imunização),	considerando	que	não	recebeu	a	de	4	meses.
A)	DPT,	Hib,	Hepatite	B	(PENTA),	VIP,	Pneumo	10	valente.
B)	DPT,	Hib,	Hepatite	B	(PENTA),	VIP,	Pneumo	10	valente	e	VRH	(Vacina	Rotavírus	humano).
C)	DPT,	Hib,	Hepatite	B	(PENTA),	VIP,	Pneumo	10	valente	e	VRH	(Vacina	Rotavírus	humano)	e	meningocócica	C	(conjugada).
D)	DPT,	Hib,	Hepatite	B	(PENTA),	VOP,	Pneumo	10	valente	e	VRH	(Vacina	Rotavírus	humano)	e	Meningocócica	C	(conjugada).
E)	DPT,	Hib,	Hepatite	B	(PENTA),	VIP,	Pneumo	13	valente.
159	-	2022	UEMA
É	indiscutível	o	relevante	papel	de	prevenção	e	promoção	que	as	imunizações	desempenham	na	Atenção	Básica	á	Saúde.	Poucas	ações	são	tão	fortemente	evidenciadas
como	capazes	de	proteger	a	saúde	 infantil	e	de	 impactar	a	 incidência	e	a	prevalência	de	doenças	na	 infância.	O	calendário	nacional	de	 Imunização	 recomenda	que	o
recém-nascido	receba	ao	nascer	as	vacinas:
A)	DTP	(tríplice	bacteriana)	e	VOP	(vacina	oral	contra	a	pólio).
B)	Pneumocócica10	e	Tríplice	Viral.
C)	VORH	(Rotavírus)	e	Febre	Amarela.
D)	E-Meningocócica	C	e	Hepatite	A.
E)	BCG	e	Hepatite	B.
160	-	2022	UNIRV
Laura	Maria,	12	anos,	chega	à	unidade	acompanhada	pela	mãe,	Estela.	A	adolescente	está	chorando	muito	e	com	a	mão	ensanguentada.	A	agente	comunitária	de	saúde,
Aline,	que	está	hoje	no	""POSSO	AJUDAR""	as	conduz	para	a	sala	do	curativo	e	chama	a	enfermeira	para	ajudar.	Logo	em	seguida,	a	médica	de	família	da	equipe	Amparo
chega	na	sala	para	entender	o	que	é	toda	essa	gritaria.	A	mãe	relata	que	Laura	Maria	ama	os	animais	e	estava	brincando	na	praça	do	lado	da	unidade	com	os	cachorros
quando	um	deles	mordeu	a	mão	da	filha	e	elas	vieram	correndo	para	unidade.	A	melhor	conduta	clínica	a	ser	adotada	é:
A)	Tranquilizar	a	mãe	e	a	adolescente,	orientar	vacinação	antirrábica,	lavar	com	soro	fisiológico	e	realizar	sutura.
B)	Tranquilizar	a	mãe	e	a	adolescente,	fazer	antissepsia	e	orientar	sacrificar	o	animal.
C)	Orientar	internação	da	adolescente,	realizar	vacinação	antirrábica	e	observar	sinais	e	sintomas	de	raiva	humana.
D)	Tranquilizar	mãe	e	adolescente,	fazer	antissepsia	e	orientar	vacinação	antirrábica.
161	-	2022	EMCM
Um	recém-nascido	com	20	dias	de	vida	é	levado	à	consulta	de	puericultura	em	Unidade	Básica	de	Saúde.	A	mãe	foi	diagnosticada	com	tuberculose	pulmonar	após	o	parto
e	já	iniciou	tratamento	medicamentoso.	Ela	nega	qualquer	sintoma	na	criança.	Gestação	sem	intercorrências.	Ao	exame,	o	recém-nascido	mostra-se	em	bom	estado	geral,
corado,	hidratado	e	ativo.	Os	aparelhos	cardiovascular	e	respiratório	apresentam-se	normais,	assim	como	o	abdome.	Considerando	a	história	acima	descrita,	assinale	a
alternativa	que	contém	a	conduta	indicada	para	esse	recém-nascido	em	relação	ao	seu	tratamento	e	aleitamento.
A)	Interrupção	do	aleitamento	materno	por	parte	da	mãe	e	uso	profilático	de	isoniazida	até	o	3.o	mês	de	vida,	quando	o	teste	tuberculínico	deverá	ser	realizado.
B)	Manutenção	do	aleitamento	materno	com	uso	de	máscara	por	parte	da	mãe	e	uso	profilático	de	isoniazida	até	o	6.o	mês	de	vida,	quando	o	teste	tuberculínico	deverá
ser	realizado.
C)	Interrupção	do	aleitamento	materno	por	parte	da	mãe	e	uso	profilático	de	isoniazida	até	o	6.o	mês	de	vida,	quando	o	teste	tuberculínico	deverá	ser	realizado.
D)	Manutenção	do	aleitamento	materno	com	uso	de	máscara	por	parte	da	mãe	e	uso	profilático	de	isoniazida	até	o	3.o	mês	de	vida,	quando	o	teste	tuberculínico	deverá
ser	realizado.
162	-	2022	REVALIDA	INEP
Uma	paciente	secundigesta,	com	25	anos	de	idade,	28	semanas	de	amenorreia,	vem	à	Unidade	Básica	de	Saúde	para	receber	as	vacinas	que	viu	em	uma	campanha	na
televisão.	Em	seu	cartão	de	vacinas	consta	vacinação	contra	influenza	e	administração	da	dTpa	há	2	anos,	durante	sua	primeira	gestação.	Com	relação	à	vacinação	dessa
paciente	contra	influenza	e	coqueluche,	deve-se
A)	realizar	a	vacinação	contra	influenza	em	dose	única	imediata	e	administrar	nova	dose	de	dTpa.
B)	administrar	nova	dose	de	dTpa,	não	havendo	necessidade	de	nova	vacinação	contra	influenza.
C)	realizar	vacinação	contra	influenza	em	2	doses	(imediata	e	após	30	dias)	e	administrar	nova	dose	de	dTpa.
D)	realizar	vacinação	contra	influenza	em	dose	única	imediata,	não	havendo	indicação	de	nova	dose	da	dTpa.
163	-	2022	HNSC
Considerando	a	aplicação	de	imunobiológicos,	qual	é	a	alternativa	correta?
A)	De	acordo	com	o	Ministério	da	Saúde,	a	vacina	HPV	deve	ser	aplicada	em	meninos	e	meninas	entre	os	9	e	14	anos.
B)	A	vacina	tríplice	viral	contém	traços	de	proteína	de	ovo	em	sua	composição	e	está	contraindicada	para	crianças	com	alergia	ao	ovo.
C)	As	vacinas	tríplice	viral	e	febre	amarela	não	devem	ser	administradas	concomitantemente.
D)	A	vacina	da	gripe	é	feita	com	vírus	inativados	e	não	deve	ser	aplicada	com	vacinas	de	vírus	vivos	atenuados.
164	-	2022	REVALIDA	INEP
Uma	criança	de	18	meses	de	 idade	vem	à	consulta	médica	em	uma	unidade	de	saúde	para	puericultura.	O	médico	observa	que	as	vacinas	que	a	criança	deveria	 ter
recebido	aos	15	meses	estão	em	atraso,	mas	 recebeu	 todas	as	vacinas	anteriores	 recomendadas	pelo	 calendário	de	 imunização	atual	do	Ministério	da	Saúde.	A	mãe
justifica	o	atraso	vacinal	porque	ficou	com	medo	de	sair	de	casa	devido	à	pandemia	da	COVID-19.	Entre	as	vacinas	a	serem	recomendadas	a	essa	criança,	está(ão)
A)	a	tríplice	viral	juntamente	com	a	tetraviral.
B)	o	reforço	da	pneumocócica	conjugada.
C)	o	reforço	da	meningocócica	C	conjugada.
D)	a	segunda	dose	da	tríplice	viral	+	varicela.
165	-	2022	IHOA
Uma	adolescente	de	16	anos,	com	idade	gestacional	de	20	semanas,	inicia	pré-natal.	Refere	ter	perdido	a	carteira	de	vacinação	e	não	sabe	referir	imunizações	prévias.	A
orientação	de	vacinas	na	gestação	é:
A)	realização	de	vacina	para	influenza	e	da	tríplice	bacteriana	acelular,	independentemente	de	vacinação	prévia	para	tétano
B)	pela	idade	materna,	não	há	necessidade	de	realizar	qualquer	imunização	além	da	vacina	de	influenza
C)	nessa	idade	gestacional,	não	deve	ser	realizada	qualquer	imunização,	pelo	risco	de	embriopatia
D)	administração	de	dupla	tetânica	e	da	vacina	de	hepatite	B,	independentemente	do	status	sorológico
166	-	2022	EMCM
O	 sarampo	 tem	 apresentado	 infelizmente	 aumento	 de	 sua	 incidência.	 Problema,	 em	 parte,	 provocado	 pela	 diminuição	 das	 coberturas	 vacinais.	 Qual	 a	 conduta	mais
adequada	ao	diagnosticar	uma	mãe	com	sarampo	com	lactente	de	4	meses?
A)Indicar	imonoglobulina	para	o	lactente.
B)	Indicar	precocemente	a	vacina	tríplice	viral.
C)	Indicar	precocemente	a	tetra	viral.
D)	Ter	conduta	expectante.
167	-	2022	SESAP
Considere	a	vacina	BCG	para	analisar	as	assertivas	a	seguir:	I.	A	resposta	protetora	leva	aproximadamente	12	semanas.	II.	Recém-nascidos	pré-termo	devem	pesar	2	Kg
para	recebê-la.	III.	Deve	ser	aplicada	ao	nascer	e	aos	6	meses.	Estão	corretas:
A)	I,	II	e	III.
B)	Apenas	II.
C)	Apenas	I	e	II.
D)	Apenas	I	e	III.
168	-	2022	CERMAM
Lactente	de	oito	meses	de	idade	é	atendido	na	UBS	da	sua	comunidade	com	quadro	de	resfriado	comum	há	três	dias.	Exame	físico:	bom	estado	geral,	temp.	axilar	=	36,7o
C.	No	Cartão	da	Criança,	verifica-se	a	seguinte	cobertura	vacinal:	BCG	na	alta	neonatal	 (sem	cicatriz);	vacina	contra	hepatite	B	 (HB):	duas	doses	no	1o	e	30o	dias	de
nascimento;	1a	dose	das	DPT+Hib,	VOP	(vacina	oral	contra	poliomielite)	e	antirrotavírus	monovalente	humana	(VORH)	aos	dois	meses	de	idade.	De	acordo	com	o	PNI/MS
do	Brasil,	nesse	lactente,	na	oportunidade,	devem-se	aplicar	as	seguintes	vacinas:
A)	DPT+Hib,	BCG,	VIP	e	VORH.
B)	DPT+Hib,	HB	e	VIP.
C)	DPT+Hib,	HB,VIP	e	VORH.
D)	DPT+Hib,	BCG,	HB	e	VOP
169	-	2022	EMCM
O	Brasil	é	um	dos	países	que	tem	melhor	cobertura	vacinal	pública	em	todo	mundo,	sendo	fundamental	que	se	garanta	este	avanço	para	todas	as	crianças.	Ao	realizar	a
primeira	consulta	de	puericultura	durante	o	primeiro	mês	do	RN,	qual	das	vacinas	o	MFC	espera	que	já	tenha	sido	realizada?
A)	BCG	e	1	dose	de	hepatite.
B)	Pentavelente	e	BCG.
C)	Sarampo	e	1	dose	de	hepatite.
D)	Rotavírus	e	BCG.
170	-	2022	AMS	-	APUCARANA
Uma	gestante	afirma,	em	sua	primeira	consulta	de	pré-natal,	que	perdeu	seu	cartão	de	vacinação	e	não	sabe	quais	vacinas	já	tomou.	Estarão	indicadas	durante	a	gestação
as	vacinas	a	seguir,	EXCETO:
A)	Influenza
B)	Tríplice	Viral
C)	Hepatite	B
D)	dTPa
171	-	2022	UERN
Em	relação	à	imunização	para	COVID	19	de	grávidas	e	puérperas	de	acordo	com	as	recomendações	FEBRASGO,	NÃO	PODEMOS	AFIRMAR:
A)	A	FEBRASGO	e	o	Programa	Nacional	de	Imunizações	[PNI]	recomendam	que	as	gestantes	e	puérperas	recentes	recebam	as	duas	doses	da	vacina	da	Pfizer	[mRNA]	e
alternativamente	 a	 de	 vírus	 inativado	 [Coronavac]	 nos	 locais	 onde	 não	 estiver	 disponível	 a	 da	 Pfizer.	 A	 FEBRASGO	 e	 o	 PNI	 contra	 indicam	 as	 vacinas	 de	 vetor	 viral
[AstraZeneca	e	Janssen]	para	essas	mulheres.
B)	Durante	as	consultas	os	médicos	devem	oferecer	informações	sobre	o	risco	da	doença	e	a	segurança	das	vacinas	aprovadas	no	país,	sobretudo	com	a	necessidade	de
ter	o	esquema	completo	das	duas	doses.
C)	A	dose	de	reforço	não	deve	ser	administrada	no	terceiro	trimestre	da	gravidez.
D)	Lembrar	sempre	da	importância	da	segunda	dose	e	também,	para	as	mulheres	que	completaram	seu	esquema	vacinal	há	mais	de	6	meses	e	que	agora	se	encontram
gestantes,	recomendar	a	dose	de	reforço	ou	terceira	dose	com	esquema	homólogo,	se	a	vacinação	anterior	utilizou	as	vacinas	recomendadas	na	gestação,	ou	heterólogo
com	a	vacina	da	Pfizer.
172	-	2022	AMS	-	APUCARANA
Com	relação	a	um	paciente	acometido	de	tétano,	assinale	a	alternativa	CORRETA:
A)	Não	é	necessária	a	realização	de	vacinação	posterior,	já	que	a	doença	já	confere	imunidade.
B)	Deverá	realizar	o	esquema	vacinal	completo,	pois	a	doença	não	confere	imunidade.
C)	Deve	apenas	completar	com	duas	doses	da	vacina	antitetânica,	pois	a	doença	só	confere	sensibilização.
D)	Necessita	completar	com	uma	dose	da	vacina	antitetânica,	pois	a	doença	confere	imunidade	parcial.
173	-	2022	HUSE
Em	uma	enfermaria	pediátrica	é	diagnosticado	um	caso	de	varicela	em	um	lactente	de	nove	meses	internado	há	dois	dias.	Nesta	mesma	enfermaria	estão	internadas	mais
duas	 crianças,	 ambas	 sem	 história	 de	 vacinação	 ou	 doença	 prévia	 para	 varicela.	 Paciente	 1:	 um	 lactente	 de	 15	 meses	 com	 diagnóstico	 de	 mastoidite	 recebendo
antibioticoterapia	no	terceiro	dia	de	internação	e	evoluindo	afebril	com	melhora	do	quadro.	Paciente	2:	um	pré-escolar	de	quatro	anos	com	leucemia	linfoide	aguda	(LLA)
internado	por	neutropenia	febril.	A	conduta	indicada	é:
A)	Aciclovir	venoso	para	os	dois	pacientes,	além	de	vacina	de	varicela	para	o	paciente	2.
B)	Observar	evolução	do	paciente	1;	aciclovir	venoso	para	o	paciente	2.
C)	Vacina	de	varicela	para	o	paciente	1;	aciclovir	venoso	e	vacina	de	varicela	para	o	paciente	2.
D)	Vacina	de	varicela	para	o	paciente	1;	imunoglobulina	específica	varicela--zoster	(VZIG)	para	o	paciente	2.
E)	Realizar	sorologia	para	varicela	nos	pacientes	e	guiar	as	condutas	conforme	os	resultados,	solicitando	urgência	nos	resultados.
174	-	2022	UEVA
Sobre	o	calendário	atual	de	vacinação,	a	um	lactente	de	11	meses	deverão	ter	sido	administradas:
A)	BCG,	pentavalente,	poliomielite,	pneumocócica,	meningocócica,	rotavírus,	febre	amarela,	tríplice	viral.
B)	BCG,	hepatite	B,	pentavalente,	poliomielite,	pneumocócica,	rotavírus,	meningocócica,	influenza,	febre	amarela.
C)	BCG,	pentavalente,	poliomielite,	pneumocócica,	rotavírus,	influenza,	meningocócica,	febre	amarela.
D)	BCG,	hepatite	B,	pentavalente,	poliomielite,	pneumocócica,	rotavírus,	meningocócica,	influenza,	febre	amarela,	tríplice	viral.
175	-	2022	IHOA
Uma	criança	de	5	anos	foi	vítima	de	mordedura	profunda	na	superfície	palmar	do	dedo	indicador	direito.	O	acidente	foi	causado	por	um	cão	de	propriedade	de	um	vizinho,
que	não	refere	qualquer	alteração	no	comportamento	do	animal	nos	últimos	dias.	A	criança	nunca	havia	recebido	esquema	profilático	para	raiva.	A	conduta	profilática
inicial	para	raiva	a	ser	adotada	neste	caso,	recomendada	pelo	Ministério	da	Saúde,	deve	incluir	lavagem	cuidadosa	da	lesão	e	observação	do	animal,	acompanhada	de:
A)	Aplicação	de	5	doses	de	vacina	(dias	0,	3,	7,	14	e	28),	sem	soro.
B)	Aplicação	de	2	doses	de	vacina	(dias	0	e	3),	sem	soro.
C)	Aplicação	de	5	doses	de	vacina	(dias	0,	3,	7,	14	e	28)	e	soro.
D)	Aplicação	de	3	doses	da	vacina	antirrábica	(dias	0,	3	e	7),	sem	soro.
176	-	2022	UNIRV
Criança	de	2	anos	de	 idade	está	apresentando	um	quadro	compatível	com	varicela.	A	família	tem	dúvidas	quanto	ao	tempo	de	precaução,	às	medidas	de	precaução	a
serem	adotadas	e	quando	a	criança	poderá	retornar	à	escola.	Assinale	a	alternativa	correta:
A)	Precaução	de	contato	e	aerossóis	e	retornar	às	atividades	quando	se	apresentar	assintomático	do	ponto	de	vista	clínico,	independente	do	estado	das	lesões	cutâneas.
B)	Precaução	de	contato	e	gotículas	e	retornar	à	escola	somente	após	15	dias	do	início	da	sintomatologia.
C)	Precaução	de	contato	e	retornar	às	atividades	após	10	dias	do	início	do	quadro	quando	as	lesões	cutâneas	se	tornarem	vesiculosas.
D)	Precaução	de	contato	e	aerossóis	e	retorno	às	atividades	quando	todas	as	lesões	cutâneas	tiverem	se	transformado	em	lesões	crostosas.
177	-	2022	UFJ
Em	1973,	foi	formulado	o	Programa	Nacional	de	Imunizações	(PNI),	por	determinação	do	Ministério	da	Saúde,	com	o	objetivo	de	coordenar	as	ações	de	imunizações	que	se
caracterizavam,	até	então,	pela	descontinuidade,	pelo	caráter	episódico	e	pela	reduzida	área	de	cobertura.	Em	relação	às	vacinas	contempladas	no	PNI,	sabe-se	que:
A)	 Existem	5	 vacinas	 no	 PNI	 que	 previnem	meningite	 bacteriana,	 sendo	 elas:	 vacina	 contra	Haemophillus	 Influenzae	 b	 (Hib);	 vacina	 pneumocócica	 conjugada;	 vacina
meningocócica	C	conjugada;	vacina	meningocócica	ACWY	conjugada	e	vacina	BCG.
B)	A	vacina	BCG	é	composta	pelo	bacilo	Calmette-Guérin	e	produzida	com	bacilos	vivos,	atenuados	de	cepa	de	Mycobacterium	bovis.	Previne	principalmente	a	tuberculose
em	sua	forma	pulmonar,	porém	também	confere	certa	proteção	contra	as	formas	meningea	e	miliar.
C)	A	vacina	tríplice	bacteriana	acelular	(DTPa)	está	indicada	se,	após	o	uso	da	vacina	tríplice	bacteriana	de	células	inteiras	(DTPw),	ocorrer	convulsão,	episódio	hipotônico
hiporresponsivo	ou	encefalopatia.
D)	A	vacina	rotavírus	previne	doença	diarreica	causada	por	este	vírus.	É	uma	vacina	oral	inativada.	É	contraindicada	para	bebês	com	doença	do	aparelho	gastrointestinal
ou	história	prévia	de	invaginaçãointestinal.
178	-	2022	UEPA	-	BELÉM
As	vacinas	compreendem	um	dos	grandes	avanços	da	medicina,	sendo	responsável	pela	erradicação	e	prevenção	da	doenças	 infectocontagiosas	em	todo	o	mundo.	O
Programa	Nacional	de	 Imunizações	 (PNI)	do	Brasil	contempla	não	só	crianças	e	adolescentes,	como	também	adultos	e	 idosos,	sendo	considerado	um	dos	melhores	do
mundo.	Em	relação	as	vacinas,	é	correto	afirmar	que:
A)	uma	criança	de	2	meses	de	idade	deve	ter	recebido	a	BCG,	uma	dose	da	vacina	Hepatite	B	e	uma	dose	da	vacina	meningocócica	C.
B)	a	vacina	Influenza	deve	ser	administrada	em	crianças	entre	6	meses	e	5	anos	e	11	meses	de	idade,	exceto	as	portadoras	de	imunodeficiência.
C)	aos	6	meses	de	idade	a	criança	deve	receber	a	primeira	dose	da	vacina	febre	amarela	e	aos	4	anos,	a	dose	de	reforço.
D)	a	tetra	viral	é	administrada	aos	15	meses	de	idade,	estando	contraindicada	para	pacientes	imunossuprimidos.
E)	a	vacina	BCG	deve	ser	aplicada	em	recém	nascidos	o	mais	precocemente	possível,	desde	que	tenham	peso	acima	de	1.500	g.
179	-	2022	HNSC
Qual	dos	conjuntos	de	vacinas	abaixo	pode	ser	realizado	durante	a	gestação?
A)	Hepatite	B,	Hepatite	A	e	Varicela.
B)	Hepatite	B,	dTpa	e	Meningocócica	B.
C)	Hepatite	A,	Tríplice	Viral	e	Varicela.
D)	dTpa,	Meningocócica	B	e	HPV.
180	-	2022	REVALIDA	INEP
Uma	adolescente	com	13	anos	de	idade	é	atendida	no	setor	de	emergência	de	um	hospital	com	dor	abdominal	intensa,	além	de	vômitos	repetitivos	que	se	iniciaram	há	2
horas.	Ela	relata	que,	no	dia	anterior,	surgiu	inchaço	bilateral	no	pescoço,	com	dor	que	se	intensificava	quando	comia	alimentos	ácidos.	Refere	ainda	que,	há	3	dias,	 já
vinha	apresentando	febre	baixa	(38	°C).	cefaleia	e	otalgia,	e	que	colegas	do	colégio	tiveram	os	mesmos	sintomas.	Ao	exame	físico,	apresenta	dor	abdominal	que	dificulta	a
palpação,	verificando-se	também	impossibilidade	de	ver	ou	palpar	os	ângulos	mandibulares,	que	estão	encobertos	por	tumorações	amolecidas,	móveis	e	dolorosas	e	que
deslocam	os	lobos	das	orelhas	para	cima	e	para	fora.	Em	face	desse	quadro,	qual	é	o	principal	exame	para	se	estabelecer	o	diagnóstico	dessa	complicação	da	doença	de
base?
A)	Tomografia	computadorizada.
B)	Endoscopia	digestiva	alta
C)	Ressonância	magnética.
D)	Ultrassonografia.
181	-	2022	SESAP
Considerando	os	protocolos	do	ministério	da	saúde,	qual	das	vacinas	não	deve	ser	administrada	durante	a	gestação?
A)	Tétano.
B)	Difteria.
C)	Sarampo.
D)	Coqueluche.
182	-	2022	HPP
J.R.M,	sexo	feminino,	4	anos,	faz	tratamento	para	Síndrome	nefrótica	desde	os	2	anos	de	idade.	Atualmente	ela	está	em	uso	de	Ciclosporina	diariamente	.Internou	2	vezes
por	descompensação	no	ano	passado,	1	vez	com	pneumonia	e	outra	vez	com	peritonite	bacteriana	espontânea.	O	calendário	vacinal	dela	está	bem	desatualizado	e	não
tinha	tomado	algumas	vacinas	mesmo	antes	de	iniciar	o	tratamento	da	Síndrome	nefrótica.	Você,	então,	faz	o	encaminhamento	para	que	ela	receba	as	seguintes	vacinas:
A)	Haemophilus,	tríplice	viral	e	Hepatite	B.
B)	Pneumo-23,	varicela	e	pólio	oral.
C)	Pneumo-13	,	pólio	oral	e	influenza.
D)	Pneumo	13,	influenza	e	Hepatite	B.
183	-	2022	UDI
Lactente	de	um	mês	é	levado	à	segunda	consulta	de	puericultura.	Ele	nasceu	com	Apgar	9-10,	de	parto	vaginal,	a	termo,	pesando	3.000g	e	medindo	48cm.	Segundo	sua
mãe,	a	criança	está	sendo	amamentada	exclusivamente	com	leite	materno,	recebeu	a	primeira	dose	da	vacina	contra	hepatite	B	e	a	vacina	BCG	no	hospital,	ao	nascer.	O
exame	físico	mostra	peso	=	3.400g,	comprimento	=	50cm,	sem	outras	alterações	clínicas.	Ao	examinar	a	criança,	o	pediatra	nota	ausência	da	cicatriz	vacinal	da	BCG.	De
acordo	com	a	recomendação	proposta	pelo	Ministério	da	Saúde:
A)	deve-se	solicitar	um	PPD
B)	não	há	necessidade	de	repetir	a	vacina
C)	a	ausência	de	cicatriz	vacinal	é	certeza	que	a	criança	não	está	imunizada
D)	até	o	sexto	mês	de	vida,	a	criança	poderá	ser	revacinada,	sem	necessidade	de	PPD	anterior
E)	investigar	erro	inato	de	imunidade
184	-	2022	HPP
Sobre	o	esquema	básico	de	imunização	recomendado	pelo	Ministério	da	Saúde	em	2020,	é	CORRETO	afirmar:
A)	Aos	dois,	quatro	e	seis	meses	de	idade	são	administradas	as	vacinas	Pentavalente,	VIP	e	Pneumocócica	10	Valente.
B)	Aos	três	e	cinco	meses	de	idade	são	administradas	as	vacinas	Meningocócica	C	e	rotavirus.
C)	Aos	quinze	meses	de	idade	são	administradas	as	vacinas	Hepatite	A,	Tetra	viral,	DPT	e	VOP.
D)	Aos	doze	meses	são	administradas	o	reforço	das	vacinas	Pneumo	10,	Meningo	C	e	a	primeira	dose	da	vacina	da	varicela.
185	-	2022	SES	-	GO
Atualmente	já	existe	uma	vacina	contra	a	dengue,	autorizada	no	mundo	e	já	inclusa	em	nosso	calendário	vacinal.	Porém,	ela	só	pode	ser	administrada	em	pessoas	que
sejam	soropositivas	para	dengue	e	a	partir	de
A)	seis	anos.
B)	nove	anos.
C)	doze	anos.
D)	dezoito	anos.
186	-	2022	UDI
As	vacinas	podem	produzir	efeitos	adversos	e	dentre	as	afirmações	abaixo,	a	única	que	se	apresenta	correta	é:
A)	crianças	expostas	ou	com	infecção	confirmada	pelo	HIV	podem	receber	a	vacina	de	pólio	oral	(VPO)	independente	do	seu	estado	imunológico.
B)	na	vacinação	com	BCG,	está	indicado	o	uso	da	isoniazida	na	presença	de	linfonodo	axilar.
C)	a	vacina	contra	febre	amarela	pode	ser	aplicada	em	gestantes,	pois	é	composta	por	vírus	inativados.
D)	a	vacina	de	pólio	oral	(VPO)	está	sendo	substituída	pela	vacina	injetável	(VPI),	pelo	risco	de	convulsão.
E)	a	vacina	DPT	(difteria,	pertussis	e	tétano)	pode	provocar	a	síndrome	hipotônica-hiporresponsiva.
187	-	2022	UNIRV
Criança	de	2	anos,	hígida,	sem	comorbidades,	em	consulta	de	rotina	com	o	pediatra,	os	pais	solicitam	revacinação	de	BCG,	uma	vez	que	a	criança	não	tem	a	cicatriz	desta
vacina.	Calendário	vacinal	atualizado.	A	alternativa	correta	neste	caso	é:
A)	O	pediatra	deve	orientar	a	mãe	que	não	é	necessário	revacinar;	esta	é	a	recomendação	da	OMS	e	SBP,	pois	a	ausência	da	cicatriz	de	BCG	após	a	vacinação	não	é
indicativo	de	ausência	de	proteção.
B)	O	pediatra	deve	indicar	a	revacinação	imediatamente,	pois	há	grande	risco	de	adquirir	tuberculose	ao	entrar	na	escola.
C)	O	pediatra	deve	contraindicar	revacinação	e	investigar,	pois	a	ausência	de	cicatriz	é	indicativo	de	imunodeficiência	primária.
D)	O	pediatra	deve	indicar	a	revacinação,	pois	a	BCG	é	importante	para	proteção	contra	todas	as	formas	de	tuberculose.
188	-	2022	HPP
A	vacina	de	HPV	é	preconizada	nos	calendários	do	Programa	Nacional	de	Imunização	(PNI)	e	da	Sociedade	Brasileira	de	Pediatria.	Sobre	seu	uso	é	CORRETO	afirmar:
A)	De	acordo	com	o	PNI,	adolescentes	do	sexo	feminino	deverão	receber	a	vacina	até	a	idade	limite	de	13	anos	e	11	meses,	em	um	esquema	de	duas	doses	da	vacina.
B)	De	acordo	com	o	calendário	da	SBP,	todos	os	meninos	e	meninas	devem	receber	a	vacina	HPV	em	três	doses.
C)	A	vacina	utilizada	no	calendário	do	PNI	protege	os	meninos	de	verruga	genital	causada	pelos	tipos	6	e	11	e	de	câncer	como	anal	e	de	orofaringe	causados	pelos	tipos	16
e	18.
D)	A	vacina	HPV	não	deve	ser	administrada	simultaneamente	com	outras	vacinas	virais	do	calendário	vacinal,	devido	à	maior	reatogenicidade	da	vacina	HPV.

Mais conteúdos dessa disciplina