Logo Passei Direto
Buscar

Saúde Coletiva Programas de saude AOL 3

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A Lei nº 8.080 de 19 de setembro de 1990 define mais de uma dezena de atribuições ao Sistema Único de Saúde, entre elas a execução de ações no campo da Saúde do Trabalhador, a partir de um conjunto de atividades e ações de vigilância sanitária e vigilância epidemiológica.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Lei nº 8.080/1990, assinale a alternativa que cita corretamente os objetivos da Saúde do Trabalhador:
1. Garantir que os trabalhadores tenham prioridade nos atendimentos realizados nos serviços do SUS para que possam recuperar a saúde em menor tempo e retornar assim às atividades laborais.
2. Estimular as empresas, para que essas organizem tratamento diferenciado de saúde para seus colaboradores.
3. Garantir que a população tenha acesso a emprego e renda, eliminando, assim, a pobreza como fator determinante de saúde.
4. Promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, além da recuperação da saúde daqueles submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
5. Melhoria do acesso dos trabalhadores à saúde, a partir de estímulos fiscais às empresas que propiciarem convênio médico como benefício a seus colaboradores.

A Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, garante a participação da comunidade no SUS através dos Conselhos e das Conferências de Saúde (CNS). As Conferências Nacionais de Saúde ocorrem desde 1941, porém, com uma conformação diferente da atual. Na época, consistia em um encontro técnico de gestores e autoridades.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as conferências nacionais de saúde, assinale a alternativa correta:
1. A 7ª CNS foi a primeira a contar com participação da sociedade.
2. A 11ª CNS foi a primeira conferência realizada após a criação do SUS e após a Lei n. 8.080/1990, que regulamentou a participação social.
3. A 16ª CNS foi a última realizada durante o período da ditadura e a última que não contou com a participação popular.
4. A 8ª CNS foi um marco na história da saúde coletiva no Brasil.
5. Na 12ª CNS, a participação social não representava mais uma inovação e estava garantida legalmente.

De caráter permanente e deliberativo, existe um órgão composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, que atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde.
Considerando essas informações e conteúdo estudado sobre participação e controle social, assinale a alternativa que define corretamente o nome desse órgão:
1. Fundo municipal de saúde.
2. Conferência da saúde.
3. Conselho de saúde.
4. Conferência nacional de saúde.
5. Ministério da saúde.

Além do Sistema Único de Saúde (SUS), também contamos com a iniciativa privada exercendo seu papel na saúde em todo o território brasileiro, por meio de clínicas, hospitais particulares e serviços prestados na área da saúde de forma paga/contratual.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Lei nº 8.080/90, assinale a alternativa correta:
1. A iniciativa privada poderá exercer atividades em saúde no Brasil, desde que esteja vinculada à ONU.
2. A assistência à saúde é majoritariamente pertencente à iniciativa privada e complementada pelo SUS.
3. A assistência à saúde é livre para a iniciativa privada.
4. A assistência à saúde é prestada exclusivamente pelo SUS, visto que este é um Sistema Único de Saúde.
5. A iniciativa privada poderá atuar em setores da saúde mediante autorização do governo local.

A lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, regulamenta a participação da comunidade no Sistema Único de Saúde através dos Conselhos de Saúde e das Conferências de Saúde. A mesma lei trata das transferências intergovernamentais de recursos e estabelece uma regra que mobilizou todos os entes da federação a criarem os Conselhos de Saúde.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Conselhos de Saúde, assinale a alternativa correta:
1. Os Conselhos de Saúde foram criados em todos os entes federativos, para garantir que seus encontros fossem realizados a cada quatro anos.
2. Os Conselhos de Saúde foram criados em todos os entes federativos, uma vez que a existência formal deles é critério para recebimento dos recursos repassados de forma regular e automática.
3. Os Conselhos de Saúde foram criados em todos os entes federativos, para garantir que estes façam a gestão do SUS e executem os serviços de saúde.
4. Os Conselhos de Saúde foram criados em todos os entes federativos, uma vez que a participação social já estava consolidada no país e a lei foi apenas um reforço.
5. Os Conselhos de Saúde foram criados em todos os entes federativos, uma vez que são esses conselhos que financiam o SUS.

A lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, dispõe sobre a participação e controle social na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde. É a norma que torna explícita a forma com que a sociedade participará da gestão do SUS.
De acordo com o texto e com o conteúdo estudado, assinale a alternativa que disserta sobre as instâncias definidas na Lei nº 8.142/1990 para o controle social no Sistema Único de Saúde:
1. Conferência de Saúde e Fundo Nacional de Saúde.
2. Ouvidoria do SUS e Conferência de Saúde.
3. Ministério da Saúde e Conselho de Saúde.
4. Conferência de Saúde e Conselho de saúde.
5. Fundo Nacional de Saúde e ouvidoria do SUS.

Os Conselhos de Saúde são criados por leis da esfera de governos a que estão submetidas, e sua norma de funcionamento segue regimento interno. O Conselho de Saúde é um órgão colegiado, permanente e não subordinado ao poder executivo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre participação e controle social, assinale a alternativa correta:
1. O governo possui todo o poder sobre o Conselho.
2. A população é a responsável pela escolha dos conselheiros.
3. O governo pode indicar conselheiros (que podem ou não ser aceitos).
4. O governo não tem poder de veto na escolha dos conselheiros.
5. O governo é o responsável pela escolha de todos os conselheiros.

No que tange ao financiamento do SUS, a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, foi regulamentada pela Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012, que fixou percentuais mínimos da Receita Corrente Líquida (RCL) que os estados e municípios devem aplicar na Saúde, além de estabelecer o cálculo que definirá o investimento mínimo realizado pela União no setor.
Considerando essas informações e conteúdo estudado sobre financiamento do SUS, assinale a alternativa correta:
1. Os municípios e o Distrito Federal devem aplicar, no mínimo, 15% da RCL em saúde; enquanto os estados 12%.
2. Os municípios e o Distrito Federal devem aplicar, no mínimo, 20% da RCL em saúde; enquanto os estados 17,5%.
3. Os municípios e o Distrito Federal devem aplicar, no mínimo, 17,5% da RCL em saúde; enquanto os estados 15%.
4. Os municípios e o Distrito Federal devem aplicar, no mínimo, 25% da RCL em saúde; enquanto os estados 10%.
5. Os municípios e o Distrito Federal devem aplicar, no mínimo, 50% da RCL em saúde; enquanto os estados 50%.

O Sistema Único de Saúde está estruturado para garantir o direito constitucional à saúde, seguindo sempre os princípios doutrinários da universalidade, equidade e integralidade. A Lei Orgânica de Saúde define, entre outros aspectos, as atribuições do SUS.
Considerando essas informações e conteúdo estudado sobre a Lei nº 8.080/90, assinale a alternativa que apresenta corretamente ações que são atribuições do SUS:
1. Vigilância Alimentar e participação social.
2. Gestão e financiamento.
3. Descentralização e Hierarquização.
4. Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica.
5. Conselhos e conferências de saúde.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é o sistema de saúde brasileiro público e universal. Foi criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei nº 8080, de 19 de setembro de 1990, que é considerada a lei orgânica de saúde.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Lei nº 8.080/1990, assinale a alternativa correta sobre essa lei:
1. Dispõe sobre os procedimentos reguladores do processo de descentralização da gestão das ações e serviços da saúde e dá outras providências.
2. Dispõe sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde, regulamenta os conselhos e conferências de saúde e dá outras providências.
3. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, da organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, e dá outras providências.
4. Dispõe sobre a adoção de modelos em atenção à saúde voltados à atenção primária e ações de prevenção e dá outras providências.
5. Dispõe sobre a definição de indicadores e critérios técnico-científicos para acompanhamento do desempenho do sistema no plano de metas do governo federal e dá outras providências.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A Lei nº 8.080 de 19 de setembro de 1990 define mais de uma dezena de atribuições ao Sistema Único de Saúde, entre elas a execução de ações no campo da Saúde do Trabalhador, a partir de um conjunto de atividades e ações de vigilância sanitária e vigilância epidemiológica.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Lei nº 8.080/1990, assinale a alternativa que cita corretamente os objetivos da Saúde do Trabalhador:
1. Garantir que os trabalhadores tenham prioridade nos atendimentos realizados nos serviços do SUS para que possam recuperar a saúde em menor tempo e retornar assim às atividades laborais.
2. Estimular as empresas, para que essas organizem tratamento diferenciado de saúde para seus colaboradores.
3. Garantir que a população tenha acesso a emprego e renda, eliminando, assim, a pobreza como fator determinante de saúde.
4. Promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, além da recuperação da saúde daqueles submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
5. Melhoria do acesso dos trabalhadores à saúde, a partir de estímulos fiscais às empresas que propiciarem convênio médico como benefício a seus colaboradores.

A Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, garante a participação da comunidade no SUS através dos Conselhos e das Conferências de Saúde (CNS). As Conferências Nacionais de Saúde ocorrem desde 1941, porém, com uma conformação diferente da atual. Na época, consistia em um encontro técnico de gestores e autoridades.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as conferências nacionais de saúde, assinale a alternativa correta:
1. A 7ª CNS foi a primeira a contar com participação da sociedade.
2. A 11ª CNS foi a primeira conferência realizada após a criação do SUS e após a Lei n. 8.080/1990, que regulamentou a participação social.
3. A 16ª CNS foi a última realizada durante o período da ditadura e a última que não contou com a participação popular.
4. A 8ª CNS foi um marco na história da saúde coletiva no Brasil.
5. Na 12ª CNS, a participação social não representava mais uma inovação e estava garantida legalmente.

De caráter permanente e deliberativo, existe um órgão composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, que atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde.
Considerando essas informações e conteúdo estudado sobre participação e controle social, assinale a alternativa que define corretamente o nome desse órgão:
1. Fundo municipal de saúde.
2. Conferência da saúde.
3. Conselho de saúde.
4. Conferência nacional de saúde.
5. Ministério da saúde.

Além do Sistema Único de Saúde (SUS), também contamos com a iniciativa privada exercendo seu papel na saúde em todo o território brasileiro, por meio de clínicas, hospitais particulares e serviços prestados na área da saúde de forma paga/contratual.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Lei nº 8.080/90, assinale a alternativa correta:
1. A iniciativa privada poderá exercer atividades em saúde no Brasil, desde que esteja vinculada à ONU.
2. A assistência à saúde é majoritariamente pertencente à iniciativa privada e complementada pelo SUS.
3. A assistência à saúde é livre para a iniciativa privada.
4. A assistência à saúde é prestada exclusivamente pelo SUS, visto que este é um Sistema Único de Saúde.
5. A iniciativa privada poderá atuar em setores da saúde mediante autorização do governo local.

A lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, regulamenta a participação da comunidade no Sistema Único de Saúde através dos Conselhos de Saúde e das Conferências de Saúde. A mesma lei trata das transferências intergovernamentais de recursos e estabelece uma regra que mobilizou todos os entes da federação a criarem os Conselhos de Saúde.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Conselhos de Saúde, assinale a alternativa correta:
1. Os Conselhos de Saúde foram criados em todos os entes federativos, para garantir que seus encontros fossem realizados a cada quatro anos.
2. Os Conselhos de Saúde foram criados em todos os entes federativos, uma vez que a existência formal deles é critério para recebimento dos recursos repassados de forma regular e automática.
3. Os Conselhos de Saúde foram criados em todos os entes federativos, para garantir que estes façam a gestão do SUS e executem os serviços de saúde.
4. Os Conselhos de Saúde foram criados em todos os entes federativos, uma vez que a participação social já estava consolidada no país e a lei foi apenas um reforço.
5. Os Conselhos de Saúde foram criados em todos os entes federativos, uma vez que são esses conselhos que financiam o SUS.

A lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, dispõe sobre a participação e controle social na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde. É a norma que torna explícita a forma com que a sociedade participará da gestão do SUS.
De acordo com o texto e com o conteúdo estudado, assinale a alternativa que disserta sobre as instâncias definidas na Lei nº 8.142/1990 para o controle social no Sistema Único de Saúde:
1. Conferência de Saúde e Fundo Nacional de Saúde.
2. Ouvidoria do SUS e Conferência de Saúde.
3. Ministério da Saúde e Conselho de Saúde.
4. Conferência de Saúde e Conselho de saúde.
5. Fundo Nacional de Saúde e ouvidoria do SUS.

Os Conselhos de Saúde são criados por leis da esfera de governos a que estão submetidas, e sua norma de funcionamento segue regimento interno. O Conselho de Saúde é um órgão colegiado, permanente e não subordinado ao poder executivo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre participação e controle social, assinale a alternativa correta:
1. O governo possui todo o poder sobre o Conselho.
2. A população é a responsável pela escolha dos conselheiros.
3. O governo pode indicar conselheiros (que podem ou não ser aceitos).
4. O governo não tem poder de veto na escolha dos conselheiros.
5. O governo é o responsável pela escolha de todos os conselheiros.

No que tange ao financiamento do SUS, a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, foi regulamentada pela Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012, que fixou percentuais mínimos da Receita Corrente Líquida (RCL) que os estados e municípios devem aplicar na Saúde, além de estabelecer o cálculo que definirá o investimento mínimo realizado pela União no setor.
Considerando essas informações e conteúdo estudado sobre financiamento do SUS, assinale a alternativa correta:
1. Os municípios e o Distrito Federal devem aplicar, no mínimo, 15% da RCL em saúde; enquanto os estados 12%.
2. Os municípios e o Distrito Federal devem aplicar, no mínimo, 20% da RCL em saúde; enquanto os estados 17,5%.
3. Os municípios e o Distrito Federal devem aplicar, no mínimo, 17,5% da RCL em saúde; enquanto os estados 15%.
4. Os municípios e o Distrito Federal devem aplicar, no mínimo, 25% da RCL em saúde; enquanto os estados 10%.
5. Os municípios e o Distrito Federal devem aplicar, no mínimo, 50% da RCL em saúde; enquanto os estados 50%.

O Sistema Único de Saúde está estruturado para garantir o direito constitucional à saúde, seguindo sempre os princípios doutrinários da universalidade, equidade e integralidade. A Lei Orgânica de Saúde define, entre outros aspectos, as atribuições do SUS.
Considerando essas informações e conteúdo estudado sobre a Lei nº 8.080/90, assinale a alternativa que apresenta corretamente ações que são atribuições do SUS:
1. Vigilância Alimentar e participação social.
2. Gestão e financiamento.
3. Descentralização e Hierarquização.
4. Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica.
5. Conselhos e conferências de saúde.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é o sistema de saúde brasileiro público e universal. Foi criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei nº 8080, de 19 de setembro de 1990, que é considerada a lei orgânica de saúde.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Lei nº 8.080/1990, assinale a alternativa correta sobre essa lei:
1. Dispõe sobre os procedimentos reguladores do processo de descentralização da gestão das ações e serviços da saúde e dá outras providências.
2. Dispõe sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde, regulamenta os conselhos e conferências de saúde e dá outras providências.
3. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, da organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, e dá outras providências.
4. Dispõe sobre a adoção de modelos em atenção à saúde voltados à atenção primária e ações de prevenção e dá outras providências.
5. Dispõe sobre a definição de indicadores e critérios técnico-científicos para acompanhamento do desempenho do sistema no plano de metas do governo federal e dá outras providências.

Prévia do material em texto

Saúde Coletiva - Programas de Saúde AOL 3
1. Pergunta 1
1/1
A Lei nº 8.080 de 19 de setembro de 1990 define mais de uma dezena de atribuições ao Sistema Único de Saúde, entre elas a execução de ações no campo da Saúde do Trabalhador, a partir de um conjunto de atividades e ações de vigilância sanitária e vigilância epidemiológica.
Fonte: BRASIL. Lei 8.080 de 19 de setembro de 1990. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Poder Executivo, 20 set. 1990.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Lei nº 8.080/1990, assinale a alternativa que cita corretamente os objetivos da Saúde do Trabalhador:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Melhoria do acesso dos trabalhadores à saúde, a partir de estímulos fiscais às empresas que propiciarem convênio médico como benefício a seus colaboradores.
2. 
Garantir que a população tenha acesso a emprego e renda, eliminando, assim, a pobreza como fator determinante de saúde.
3. 
Promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, além da recuperação da saúde daqueles submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
Resposta correta
4. 
Estimular as empresas, para que essas organizem tratamento diferenciado de saúde para seus colaboradores.
5. 
Garantir que os trabalhadores tenham prioridade nos atendimentos realizados nos serviços do SUS para que possam recuperar a saúde em menor tempo e retornar assim às atividades laborais.
2. Pergunta 2
1/1
A Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, garante a participação da comunidade no SUS através dos Conselhos e das Conferências de Saúde (CNS). As Conferências Nacionais de Saúde ocorrem desde 1941, porém, com uma conformação diferente da atual. Na época, consistia em um encontro técnico de gestores e autoridades.
Fonte: BRASIL. Lei 8142 de 28 de dezembro de 1990. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Poder Executivo, 31 dez.1990.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as conferências nacionais de saúde, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A 11ª CNS foi a primeira conferência realizada após a criação do SUS e após a Lei n. 8.080/1990, que regulamentou a participação social.
2. 
A 8ª CNS foi um marco na história da saúde coletiva no Brasil. 
Resposta correta
3. 
Na 12ª CNS, a participação social não representava mais uma inovação e estava garantida legalmente.
4. 
A 16ª CNS foi a última realizada durante o período da ditadura e a última que não contou com a participação popular.
5. 
A 7ª CNS foi a primeira a contar com participação da sociedade.
3. Pergunta 3
1/1
De caráter permanente e deliberativo, existe um órgão composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, que atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde
Considerando essas informações e conteúdo estudado sobre participação e controle social, assinale a alternativa que define corretamente o nome desse órgão:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Conselho de saúde.
Resposta correta
2. 
Fundo municipal de saúde.
3. 
Conferência da saúde.
4. 
Conferência nacional de saúde.
5. 
Ministério da saúde.
4. Pergunta 4
1/1
Além do Sistema Único de Saúde (SUS), também contamos com a iniciativa privada exercendo seu papel na saúde em todo o território brasileiro, por meio de clínicas, hospitais particulares e serviços prestados na área da saúde de forma paga/contratual.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Lei nº 8.080/90, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A iniciativa privada poderá exercer atividades em saúde no Brasil, desde que esteja vinculada à ONU.
2. 
A assistência à saúde é majoritariamente pertencente à iniciativa privada e complementada pelo SUS.
3. 
A assistência à saúde é livre para a iniciativa privada.
Resposta correta
4. 
A assistência à saúde é prestada exclusivamente pelo SUS, visto que este é um Sistema Único de Saúde.
5. 
A iniciativa privada poderá atuar em setores da saúde mediante autorização do governo local.
5. Pergunta 5
1/1
A lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, regulamenta a participação da comunidade no Sistema Único de Saúde através dos Conselhos de Saúde e das Conferências de Saúde. A mesma lei trata das transferências intergovernamentais de recursos e estabelece uma regra que mobilizou todos os entes da federação a criarem os Conselhos de Saúde.
Fonte: BRASIL. Lei 8.142 de 28 de dezembro de 1990. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Poder Executivo, 31 dez.1990.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Conselhos de Saúde, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Os Conselhos de Saúde foram criados em todos os entes federativos, uma vez que são esses conselhos que financiam o SUS.
2. 
Os Conselhos de Saúde foram criados em todos os entes federativos, para garantir que seus encontros fossem realizados a cada quatro anos.
3. 
Os Conselhos de Saúde foram criados em todos os entes federativos, uma vez que a participação social já estava consolidada no país e a lei foi apenas um reforço.
4. 
Os Conselhos de Saúde foram criados em todos os entes federativos, para garantir que estes façam a gestão do SUS e executem os serviços de saúde.
5. 
Os Conselhos de Saúde foram criados em todos os entes federativos, uma vez que a existência formal deles é critério para recebimento dos recursos repassados de forma regular e automática.
Resposta correta
6. Pergunta 6
1/1
A lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, dispõe sobre a participação e controle social na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde. É a norma que torna explícita a forma com que a sociedade participará da gestão do SUS. 
Fonte: BRASIL. Lei 8.142 de 28 de dezembro de 1990. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Poder Executivo, 31 dez.1990.
De acordo com o texto e com o conteúdo estudado, assinale a alternativa que disserta sobre as instâncias definidas na Lei nº 8.142/1990 para o controle social no Sistema Único de Saúde:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Conferência de Saúde e Fundo Nacional de Saúde.
2. 
Ouvidoria do SUS e Conferência de Saúde.
3. 
Ministério da Saúde e Conselho de Saúde.
4. 
Conferência de Saúde e Conselho de saúde.
Resposta correta
5. 
Fundo Nacional de Saúde e ouvidoria do SUS.
7. Pergunta 7
1/1
Os Conselhos de Saúde são criados por leis da esfera de governos a que estão submetidas, e sua norma de funcionamento segue regimento interno. O Conselho de Saúde é um órgão colegiado, permanente e não subordinado ao poder executivo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre participação e controle social, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
O governo possui todo o poder sobre o Conselho.
2. 
A população é a responsável pela escolha dos conselheiros.
3. 
O governo pode indicar conselheiros (que podem ou não ser aceitos).
4. 
O governo não tem poder de veto na escolha dos conselheiros.
Resposta correta
5. 
O governo é o responsável pela escolha de todos os conselheiros.
8. Pergunta 8
1/1
No que tange ao financiamento do SUS, a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, foi regulamentada pela Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012, que fixou percentuais mínimos da Receita Corrente Líquida (RCL) que os estados e municípios devem aplicar na Saúde, além de estabelecer o cálculo que definirá o investimento mínimo realizado pela União no setor.
Considerando essas informações e conteúdo estudado sobre financiamento do SUS, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Os municípios e o Distrito Federal devem aplicar, no mínimo, 20% da RCL em saúde; enquanto os estados 17,5%.
2. 
Os municípios e o Distrito Federal devem aplicar, no mínimo, 50% da RCL em saúde; enquanto os estados 50%.
3. 
Os municípios e o Distrito Federal devem aplicar, no mínimo, 15% da RCL em saúde; enquanto os estados 12%.
Resposta correta
4. 
Os municípios e o Distrito Federal devem aplicar, no mínimo, 17,5% da RCL em saúde;enquanto os estados 15%.
5. 
Os municípios e o Distrito Federal devem aplicar, no mínimo, 25% da RCL em saúde; enquanto os estados 10%.
9. Pergunta 9
1/1
O Sistema Único de Saúde está estruturado para garantir o direito constitucional à saúde, seguindo sempre os princípios doutrinários da universalidade, equidade e integralidade. A Lei Orgânica de Saúde define, entre outros aspectos, as atribuições do SUS.
Considerando essas informações e conteúdo estudado sobre a Lei nº 8.080/90, assinale a alternativa que apresenta corretamente ações que são atribuições do SUS:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Vigilância Alimentar e participação social.
2. 
Gestão e financiamento.
3. 
Descentralização e Hierarquização.
4. 
Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica.
Resposta correta
5. 
Conselhos e conferências de saúde.
10. Pergunta 10
1/1
O Sistema Único de Saúde (SUS) é o sistema de saúde brasileiro público e universal. Foi criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei nº 8080, de 19 de setembro de 1990, que é considerada a lei orgânica de saúde.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Lei nº 8.080/1990, assinale a alternativa correta sobre essa lei:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Dispõe sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde, regulamenta os conselhos e conferências de saúde e dá outras providências.
2. 
Dispõe sobre a definição de indicadores e critérios técnico-científicos para acompanhamento do desempenho do sistema no plano de metas do governo federal e dá outras providências.
3. 
Dispõe sobre a adoção de modelos em atenção à saúde voltados à atenção primária e ações de prevenção e dá outras providências.
4. 
Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, da organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, e dá outras providências.
Resposta correta
5. 
Dispõe sobre os procedimentos reguladores do processo de descentralização da gestão das ações e serviços da saúde e dá outras providências.

Mais conteúdos dessa disciplina