Buscar

Av2 - Fundamentos de História Para Ciências Humanas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av2 - Fundamentos de História Para Ciências Humanas
GABARITO – 1ª / 2-A / 3-D / 4-D / 5-E
1) De algo que tenho certeza é que esta pequena obra agrada a todos os santos. De resto, aquele que a lê com incredulidade, a falta o encontrará. Quanto a mim, tenho consciência, ter sido motivado a escrever pela autenticidade dos fatos e por amor a Cristo, de ter exposto a evidência e dito a verdade. E a recompensa que Deus lhes preparou será reservada, espero, não a todos que leram, mas a todos que creram.
O trecho acima é retirado da obra de Sulpício Severo, escrita em 395, sobre a célebre vida do monge-bispo Martinho de Tours. Esse tipo de escrita é chamado de: Alternativas:
· a) hagiografia
· b) memória
· c) romance histórico
· d) epístola
· e) diário
O trecho acima é característico da hagiografia, que é um tipo de escrita que narra a vida e as virtudes dos santos da igreja cristã. A hagiografia geralmente é escrita com um propósito religioso e visa inspirar a devoção e a imitação dos santos pelos fiéis.
2) Devemos refletir sobre a significação da moeda no mundo antigo, num mundo onde não existiam meios de informação comparáveis aos nossos, onde o analfabetismo se estendia a numerosas camadas da população. A moeda é um objeto palpável, objeto que abre todas as portas e proporciona bem estar. Nela pode-se contemplar a efígie do soberano, enquanto os reversos mostram suas virtudes e a prosperidade da época: Felicitas Temporum, Restitutio Orbis,Victoria e Pax Augusta...são slogans, propaganda.
Assinale a alternativa que apresente, de acordo com o texto uma das consideradas ciências auxiliares dos historiadores modernos. Alternativas:
· a) numimástica
· b) paleografia
· c) hagiografia
· d) genealogia
· e) taxonomia
A alternativa correta é a letra a) numismática. A numismática é uma das ciências auxiliares da história que estuda as moedas e medalhas, suas formas, inscrições, contextos históricos e culturais em que foram cunhadas e utilizadas. No texto, o autor destaca a importância da moeda no mundo antigo e como ela reflete a propaganda e a imagem do soberano.
3) A precarização do trabalho caracteriza-se pela desregulamentação e perda de direitos trabalhistas e sociais, a legalização dos trabalhos temporários e da informalização do trabalho. Como consequência, podem ser observados o aumento do número de trabalhadores autônomos e subempregados e a fragilização das organizações sindicais e das ações de resistência coletiva e/ou individual dos sujeitos sociais. A terceirização, no contexto da precarização, tem sido acompanhada de práticas de intensificação do trabalho e/ou aumento da jornada de trabalho, com acúmulo de funções, maior exposição a fatores de riscos para a saúde, descumprimento de regulamentos de proteção à saúde e segurança, rebaixamento dos níveis salariais e aumento da instabilidade no emprego. Tal contexto está associado à exclusão social e à deterioração das condições de saúde.
Sobre o texto acima, é correto afirmar: Alternativas:
· a) O enunciado não guarda nenhuma correlação com o assunto Doenças Ocupacionais.
· b) No enunciado não encontramos evidências de que as condições ali apresentadas levem a um aumento nos casos de doenças ocupacionais.
· c) Só podemos falar de doenças ocupacionais quando nos referimos aos trabalhadores formais, com contrato de trabalho ou similar.
· d) O enunciado traz ligações claras entre o que acontece no mundo do trabalho hoje e o aumento de casos de doenças ocupacionais.
· e) A estabilidade do trabalhador favorece a frequência das doenças ocupacionais.
A alternativa correta é a letra d) O enunciado traz ligações claras entre o que acontece no mundo do trabalho hoje e o aumento de casos de doenças ocupacionais. O texto apresenta uma análise da precarização do trabalho e como ela pode levar a condições que prejudicam a saúde dos trabalhadores, como o aumento da exposição a fatores de risco, o descumprimento de regulamentos de proteção à saúde e segurança, o rebaixamento dos níveis salariais e a instabilidade no emprego. Todas essas condições podem contribuir para o aumento de casos de doenças ocupacionais.
4) O Brasil, ao longo de sua história, naturalizou desigualdades educacionais em relação ao acesso à escola, à permanência dos estudantes e ao seu aprendizado. São amplamente conhecidas as enormes desigualdades entre os grupos de estudantes definidos por raça, sexo e condição socioeconômica de suas famílias
Sobre a abordagem da questão da desigualdade, conforme proposta pela BNCC, é possível considerar: Alternativas:
· a) oferece uma dimensão invertida das lutas e reivindicações por direitos, especialmente o direito de acesso à educação
· b) a menção às raças substitui a temática étnico-racial
· c) aparece como tema tão somente na apresentação do documento
· d) as desigualdades não são referidas somente às econômicas, mas também educacionais que resultam das relações de gênero e raça
· e) a desigualdade não impede o pleno exercício da cidadania
A alternativa correta é a letra d) as desigualdades não são referidas somente às econômicas, mas também educacionais que resultam das relações de gênero e raça. A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) aborda a questão das desigualdades educacionais de forma ampla e inclusiva, reconhecendo que elas não se restringem apenas às diferenças socioeconômicas entre os estudantes, mas também são influenciadas pelas relações de gênero e raça. O documento reconhece a importância de se promover uma educação que respeite a diversidade cultural e valorize a história e a cultura dos diferentes grupos sociais, além de garantir o acesso e a permanência de todos os estudantes na escola, independentemente de suas condições socioeconômicas. A BNCC reconhece ainda que a promoção da igualdade na educação é fundamental para o pleno exercício da cidadania.
5) Dentro das relações sociointeracionistas, em que o indivíduo aprende nas relações com o sujeito e o meio, a linguagem aparece como um poderoso instrumento de sociabilização, em que as civilizações tiveram o poder de se comunicar, de comandar e de aprender. O processo da criação da fala auxiliou e fez com que o homem distinguisse as coisas. Tal mudança deu-se em uma nova de expressão humana em que as civilizações desenvolveram as atividades econômicas, sociais e religiosas.
O pensador que propõe o conceito de sociointeracionismo e zona de desenvolvimento proximal para compreender o processo de aprendizagem: Alternativas:
· a) Vladmir Safatle
· b) Burrhus Frederic Skinner
· c) Ivan Pavlov
· d) Paulo Freire
e) Lev Vygotsky
Alternativa correta: e) Lev Vygotsky. O sociointeracionismo e a zona de desenvolvimento proximal são conceitos propostos por Lev Vygotsky, psicólogo e teórico da educação que defendia que o aprendizado humano ocorre através da interação social e que as crianças aprendem melhor quando são auxiliadas por outras pessoas que estão em um nível de desenvolvimento mais avançado do que elas. A zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real de uma criança e o nível de desenvolvimento potencial que ela pode alcançar com a ajuda de um adulto ou um colega mais experiente.

Continue navegando

Outros materiais