Buscar

A3 e A4 POO

Prévia do material em texto

A3
Portanto, podemos compreender, a partir da citação acima, que o uso de polimorfismo requer uma análise de todos os objetos envolvidos na estrutura de código do programa. Neste sentido, o que significa o polimorfismo de inclusão?
Seguindo os fundamentos de orientação a objeto, o polimorfismo de inclusão quer dizer que é possível substituir os métodos devido ao uso de herança, sendo esta uma prática de boa utilização do código.
No universo de orientação a objeto, existem diversos conceitos que são de fundamental importância. Neste sentido, o uso da anotação @Override
não é obrigatório. Porém, se colocarmos o método com @Override, o que é necessário executar?
 Apesar de não ser obrigatório, quando se aplica a notação @Override, esse método necessariamente precisa reescrever um método existente na classe mãe.
Portanto, podemos compreender a importância dos diversos tipos de sistemas de informação e a sua relação no contexto organizacional. Como é possível as classes herdadas acessar as informações da classe mãe se ela é definida como private?
 Pelos fundamentos da linguagem Java, os métodos get e set
permitem acessar as informações da classe mães, mesmo se ela estiver declarada como private.
O polimorfismo na orientação a objetos pode assumir diferentes comportamentos. Como se apresenta o polimorfismo na forma de sobrecarga?
 É correto compreender que, nas notações de orientação a objeto, o polimorfismo de sobrecarga permite que um método com o mesmo nome, possuam comportamentos diferentes. Ou seja, tanto polimorfismo quanto herança são referências de reutilização de código, pois trabalham em conjunto. Existem dois tipos de polimorfismo que são conhecidos como sobrecarga e sobreposição.
Pelo enunciado, podemos compreender uma definição abrangente de herança na orientação a objeto. Neste sentido, qual o conceito fundamental de herança na orientação a objeto?
A herança é uma das principais características da orientação a objeto e consiste em uma classe filha herdar os atributos e métodos da classe mãe.
É fundamental compreender os fundamentos de orientação a objeto e construção das classes e as práticas utilizadas. É chamada de “boa prática” quando se executa uma ordem clara e coerente já adotada e aceita pelo mercado de desenvolvedores. Neste sentido, sendo considerada uma boa prática, a elaboração de uma classe compreende uma ordem das palavras-chave. Esta ordem é:
Definição da Classe > Atributos da Classe > Construtores > Métodos
Seguindo os princípios da boa prática, a ordem correta é a definição da classe, após a declaração dos atributos da classe, após a declaração dos construtores e por fim a declaração dos Métodos.
Nem sempre o uso dos princípios de orientação a objeto gera vantagens. Indique abaixo quais as desvantagens de se usar a herança em orientação a objeto?
I.          Quando utilizamos herança, enfraquecemos o conceito de associação.
II.        Quando utilizamos herança, enfraquecemos o conceito de encapsulamento.
III.       Quando utilizamos herança, geramos um fraco acoplamento.
IV.       Quando utilizamos herança, enfraquecemos o conceito de polimorfismo.
V.        Quando utilizamos herança, geramos um forte acoplamento.
ll e V
Na orientação a objeto, apesar de inúmeras vantagens, existem algumas desvantagens. Neste caso da utilização da herança, as desvantagens percebidas é que quando utilizamos herança, enfraquecemos o conceito de encapsulamento e geramos um forte acoplamento.
Podemos compreender a importância dos princípios fundamentais de orientação a objeto, a sua estrutura e arquitetura de classes. Neste sentido, qual o sentido de sobrecarga em orientação a objeto?
Na orientação a objeto a sobrecarga não é exclusiva de atributos ou nomes diferentes, nem se refere somente a um atributo ou método, sendo que a sobrecarga pode ter na sua estrutura mais de um construtor ou método.
Podemos compreender a importância do conceito e aplicação do conceito de abstração na orientação a objeto, onde são criadas classes abstratas. Neste sentido, qual seria o oposto de uma classe abstrata?
 A classe abstrata seria o contrário da classe concreta. Uma classe abstrata serve como modelo para uma classe concreta, sendo que as classes concretas são utilizadas para gerar um determinado objeto
A orientação a objeto introduziu no universo do desenvolvimento de softwares
diversos novos conceitos, entre eles o de herança. Neste sentido, quais as afirmativas abaixo são falsas ou verdadeiras sobre herança?
I. (  ) A classe mãe herda da classe filha os métodos e atributos.
II. (  ) Na herança são herdados os dados contidos nos atributos.
III. (  ) Na hierarquia das classes, a classe ancestral aparece antes da classe mãe.
IV. (  ) Raiz é denominada o topo da hierarquia das classes sem subclasse.
V. (  ) O objetivo da herança é juntar tudo que for igual e isolar aquilo que é diferente.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
F,F,V,V,V
É correto afirmar na orientação a objeto que quem herda é a classe filha, e não a classe mãe. Além disto, os dados não são herdados, sendo que a classe ancestral é a primeira da hierarquia, além disto, a raiz é o topo das classes. O objetivo da herança é aglutinar as funções.
A4
Pelo enunciado, podemos compreender uma definição abrangente da orientação a objeto. No sentido da relação das classes e dos acessos aos métodos, qual afirmativa abaixo é verdadeira?
Seguindo os fundamentos de orientação a objeto, as classes podem ter acesso a um mesmo método de outras classes, sendo que cada classe executa esse método de maneira diferente.
Portanto, podemos compreender a importância de seguir as regras de programação orientada a objeto para que não ocorram erros quando o sistema estiver instalado. Neste sentido, qual o tipo de problema acarreta erro em tempo de execução?
Erro de lógica - imprevistos que acontecem em tempo de execução são conhecidos como exceções que ocorrem quando algum erro de lógica não é resolvido pelo desenvolvedor.
Os ponteiros representam uma definição fundamental na orientação a objeto. Muitas vezes (na linguagem Java), ocorre um erro em tempo de execução quando se aponta para um objeto nulo. Existe uma hierarquia no tratamento de erros e exceção. Qual é a forma correta desta hierarquia?
Na linguagem Java, a ordem correta é Throwable > Exception > RunTimeException > NullPointerException.
O conceito de camadas está inserido em vários aspectos na orientação a objeto. Quando são desenvolvidas as interfaces com o usuário são utilizadas interfaces que são divididas em camadas. Neste sentido, o que é a camada de apresentação?
 A camada de apresentação é aquela que tem como objetivo interagir diretamente com o usuário, e as classes responsáveis por implementar a interface do sistema.
Pela citação foi possível compreender o tratamento que o Java sobre as exceções. Neste sentido, considerando as hierarquias que existem entre as classes de exceção do Java, quais as afirmativas abaixo são falsas ou verdadeiras?
I. (  ) A classe raiz de todas as exceções é java.lang.Throwable.
II. (  ) A classe java.lang.InputMismatchException
é tratada no processamento aritmético.
III. (  ) A classe Throwable tem as subclasses java.lang.Exception
e java.lang.Error.
IV. (  ) A classe java.lang.NullPointerException
é um acesso de um arranjo fora do limite.
V,F,V,V
Segundo os fundamentos da linguagem orientada a objeto Java, a classe raiz de todas as exceções é java.lang.Throwable e a classe Throwable tem as subclasses java.lang.Exception e java.lang.Error.
Java. Quais são os componentes do Swing do Java?
I.         JFrame.
II.        JProcedure.
III.      JPanels.
IV.      JBasic.
É correto o que se afirma em:
 l e lll - É correto afirmar que os componentes do Swing do Java corretos são o JFrame
e JPanels, pois eles fazem parte da biblioteca desta linguagem.
Exceções (Exception) são objetos que informam sobre a ocorrência de algum problema em tempo de execução de um programa. Entre as opções abaixo, quais seriam as exceções que podem ocorrer?
I.Dividir um número por zero.
II.        Acessar um membro de classe de classe sem atributos.
III.      Acessar um membro de classe que possui uma referência nula.
IV.      Subtrair um número negativo de outro número negativo.
 l e lll -Em linguagens orientadas ao objeto, as exceções significam dividir um número por zero ou acessar um membro de uma classe com referência nula, sendo situações incoerentes com o processamento correto dos dados.
A linguagem Java prevê como contornar erros de execução. Neste sentido, qual a classe que trata todas as exceções de erro de um programa?
A classe raiz de todas as exceções é java.lang.Throwable, objetos que sejam dessa classe, ou de suas classes derivadas.
Podemos compreender a questão da qualidade de desenvolvimento de código. Neste sentido, esta característica também é necessária ao se tratar da interface na orientação a objeto. Portanto, quando tratamos de interface, quais as afirmativas abaixo são verdadeiras ou falsas?
I. (  ) Em Java não é possível criar herança múltipla.
II. (   ) Interface é um contrato em que as classes devem obedecer.
III. (   ) Implementar significa assinar um contrato dos atributos.
IV. (   ) Usando interfaces não se segue um padrão de projeto.
Agora, assinale a alternativa que apresenta as a alternativa correta.
V,V,F,F - É correto afirmar que Java criar heranças múltiplas e a interface é um tipo de contrato que as classes devem obedecer, caso isto não ocorra, pode existir um comprometimento de execução do código.

Continue navegando