Buscar

Estruturas ósseas da face e da articulação temporomandibular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estruturas ósseas da face e da articulação temporomandibular
1. Otávio queixa-se de dor na região da face há 3 dias. Produz muita secreção amarelo-esverdeada que se exterioriza pelas narinas. O médico solicita radiografia da face e detecta obstrução e grande quantidade de secreção no seio maxilar, confirmando o diagnóstico de sinusite. De acordo com o que você estudou sobre o osso maxilar, é correto o que se afirma em:
.
B. as maxilas são ossos duplos que formam a maior parte da abertura piriforme e parte medial da órbita.
​​​​​​As maxilas são ossos duplos do viscerocrânio que formam a maior parte da abertura piriforme e parte medial da órbita. Tem a maxila direita e esquerda. Na sua porção medial forma a maior parte da abertura piriforme e na sua porção lateral contribui para formar a margem medial e o assoalho da órbita.
2. Fabiana tem 22 anos e desde os 15 apresenta episódios recorrentes de subluxação da articulação temporomandibular. Como tratamento, recorre a anti-inflamatórios, fisioterapia para fortalecimento e tratamentos ortodônticos. Com base nessas informações, quais músculos podem ser trabalhados para que a articulação em questão se torne mais estabilizada?
D. Músculos temporal, masseter, pterigoideos medial e lateral.
Os quatro músculos relacionados à mastigação, ao serem fortalecidos durante a fisioterapia, contribuem para a estabilização da articulação temporomandibular. São eles: pterigoideos medial e lateral, masseter e temporal.
3. O bebê de Gabriela e Eduardo nasceu prematuramente e foi observada a presença de fenda palatina. Geralmente, os ossos que compõem o palato duro se unem formando uma sutura mediana em torno da 10ª a 12ª semanas de gestação. Quando esse processo não acontece surge a fenda palatina que pode também ser acompanhada por fenda labial. Algumas consequências são a dificuldade no reflexo de sucção e comunicação da cavidade oral com a cavidade nasal. O tratamento é cirúrgico e tem bom prognóstico. Em se tratando da fenda palatina, quais ossos são afetados e a qual parte do crânio eles pertencem?
E. Palatinos e maxilas. Viscerocrânio.
Os dois ossos palatinos e as duas maxilas pertencentes ao viscerocrânio articulam-se na linha mediana. A não formação dessas suturas e o fechamento incompleto ou ausente dessa região caracterizam a fenda palatina.
4. Artur sofreu um acidente de moto e teve a inervação para os músculos da mastigação afetada. É muito comum Artur permanecer de boca aberta e ter dificuldades para mastigar bem os alimentos. Analisando as informações, qual alternativa melhor explica a situação de Artur?
A. A maioria dos músculos da mastigação estão relacionados à função de elevar a mandíbula, ou seja, fechar a boca. Dessa maneira, a falta de inervação promove relaxamento dessa musculatura, fazendo com que a boca se abra.
Com exceção do músculo pterigoideo lateral, todos os demais músculos da mastigação promovem abaixamento da mandíbula. Portanto, a falta de inervação faz com que a boca tenha uma tendência a se abrir, principalmente, sob ação da gravidade (por exemplo, na posição sentada).
5. Indivíduos portadores de esclerose múltipla, uma doença desmielinizante, podem apresentar problemas na fala e na deglutição. O principal motivo é a lentificação dos sinais do sistema nervoso central para os nervos que inervam a musculatura esquelética responsável por essas funções. Baseando-se no que foi estudado, marque a alternativa que representa um músculo diretamente relacionado à fala e sua ação correspondente.
B. Músculo estiloglosso. Eleva a língua tracionando-a posteriormente.
Os músculos extrínsecos da língua, representados pelos músculos estiloglosso, hioglosso, palatoglosso e genioglosso, estão diretamente relacionados à fala, pois movimentam a língua.

Continue navegando