Buscar

discursiva introdução ao laboratorio clinico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A coloração de Gram é um dos métodos mais utilizados no setor de microbiologia, com ela podemos separar os microrganismos em dois grandes grupos, sendo eles os gram-positivos e os gram-negativos. A diferenciação desses microrganismos nesse método é possível devido à espessura e composição da membrana celular das bactérias. Baseado no exposto, na imagem anexa e em seu conhecimento sobre a estrutura da membrana celular das bactérias e do método de Gram, disserte sobre o passo a passo do método e sobre a relação entre a coloração e a estrutura da membrana celular.
Resposta esperada
A coloração de Gram inicia-se com a adição do corante violeta genciana ou cristal violeta, devido à presença de ácido teicóico na parede celular das bactérias gram-positivas ao adicionar o corante ele se fixa ao ácido e confere a coloração azul/roxo a esse grupo de microrganismos. O segundo passo é a adição de lugol, o qual irá reforçar a fixação da violeta genciana, se estivermos trabalhando com uma bactéria gram-positiva. O terceiro passo é a adição de álcool absoluto, o qual irá eliminar o excesso de violeta genciana que possa ter ficado na lâmina ou remover o corante por completo em caso de bactérias gram-negativas. O último corante é a fucsina, caso o álcool tenha removido a violeta genciana, ao adicionar a fucsina o microrganismo gram-negativo irá então receber coloração e será identificado pela cor vermelha/rosa.
Minha resposta
São quatro os reagentes, o corante violeta genciana, o lugol, o álcool e a fucsina. O primeiro passo é utilizar o corante violeta genciana, que nas bactérias gram-positivas deixará uma coloração azul forte ou roxa, diferente do que ocorre nas gram-negativas. Em segundo utiliza-se o lugol diluído em iodo, para fixar a coloração da violeta genciana. O terceiro passo é o álcool, que limpa a lâmina do corante anterior ( violeta genciana). A cor das bactéria gram-positivas não vai sair, pois o lugol já fixou, vai limpar apenas as gram-positivas, para receber o corante do próximo passo. O quarto passo é fucsina, que vai colorir em tom avermelhada as bactéria gram-positivas, que estão sem coloração, devido ao álcool do passo anterior. No final do processo as bactéria de coloração Azul serão gram-positivas e as avermelhadas serão as gram-negativas. Isso porque a parede celular das bactérias gram-negativas são mais complexas, existindo uma segunda membrana externa, onde o peptidioglicano é mais delgado e com a presença de lipídeos, além de não ter contato com as parte externa devido a essa membrana. Já a parede celular das bactérias gram-positivas tem como principal componente o peptidioglicano só que em uma camada bem mais grosso e em conjunto com o acido teicoico, que deixa a parede mais rígida, responsável pelos antigênicos.
O curso de Biomedicina envolve conhecimentos de várias áreas, desde ciências da saúde, biológicas, biotecnologia, ciências humanas e sociais. Assim, a pesquisa, o diagnóstico de excelência e o ensino são três das principais atividades desenvolvidas pelo profissional da área biomédica. O perfil do biomédico foi se delineando com o passar dos anos e hoje a atuação profissional não se limita apenas à docência ou à pesquisa científica como na época em que o curso foi criado. Nesse contexto, disserte sobre o perfil apresentado pelo profissional biomédico atualmente.
Resposta esperada
O biomédico apresenta atualmente um perfil principalmente generalista e humanista, atuante em prol da atenção à saúde. São observadas as seguintes características no profissional biomédico:
* Atuar de forma interdisciplinar, interagindo com profissionais da mesma e de outras áreas da saúde para aprimorar a assistência à saúde para a população.
* Atuar de forma multiprofissional, de modo que o biomédico atue em sinergia com profissionais das mais distintas áreas, conhecimentos e especialidades.
* Atuar de maneira transdisciplinar, ou seja, o profissional biomédico capacitado deve apresentar expertise para agir além de suas habilidades específicas.
* Agir com o intuito de proporcionar atenção à saúde, agindo por meio de ações que contribuem para manutenção da saúde da população, como programas de promoção à saúde, prevenção e proteção contra doenças.
* Além disso, é desenvolvido no decorrer da graduação, o espírito empreendedor do biomédico, sendo este capaz de assumir cargos de chefia, bem como gerir seu próprio negócio.
Minha resposta
O biomédico apresenta atualmente um perfil principalmente generalista e humanista, atuante em prol da atenção à saúde. São observadas as seguintes características no profissional biomédico: Atuar de forma interdisciplinar, interagindo com profissionais da mesma e de outras áreas da saúde para aprimorar a assistência à saúde para a população. Agir com o intuito de proporcionar atenção à saúde, agindo por meio de ações que contribuem para a manutenção da saúde da população, como programas de promoção à saúde, prevenção e proteção contra doenças. Além disso, é desenvolvido no decorrer da graduação, o espírito empreendedor do biomédico, sendo este capaz de assumir cargos de chefia, bem como gerir seu próprio negócio. Atuar de maneira transdisciplinar, ou seja, o profissional biomédico capacitado deve apresentar expertise para agir além de suas habilidades específicas. atuar de forma multiprofissional, de modo que o biomédico atue em sinergia com profissionais das mais distintas áreas, conhecimento e especialidades.

Continue navegando