Buscar

Condições físicas e disponibilidade de recursos 2

Prévia do material em texto

Condições físicas e disponibilidade de recursos 2
Chamamos de condições, as características físicas do ambiente como temperatura, umidade, concentração de gases, entre outros que induzem respostas fisiológicas dos organismos.
Essas respostas variam entre organismos, pois dependem da tolerância e necessidade de cada um.
As condições podem variar no espaço e no tempo e também são alteradas pelos próprios organismos. Sendo assim, existe uma curva de respostas a qual os organismos se enquadram de forma satisfatória a determinadas condições.
A curva assume uma forma sinoidal e existe um continuum que representa as condições em que os organismos conseguem sobreviver, ou seja, não são condições extremas para eles.
Em condições extremas três aspectos dos organismos podem ser alterados: crescimento, reprodução e sobrevivência. Por exemplo, protozoários que se encontram em altas temperaturas, o crescimento pode ser reduzido. Mas é importante destacar que o papel ecológico dos organismos também pode ser alterado frente a variações no ambiente.
Quando se fala em condições extremas, não se deve pensar apenas em intensidade, mas também duração. Muitas vezes organismos suportam altas temperaturas por curtos períodos de tempo. Mas a exposição prolongada pode levar a morte.
Deve-se destacar que como mencionado anteriormente, os seres respondem de diversas formas às condições ambientais. O que é considerado extremo para um grupo, pode não ser para outro.

Continue navegando