Buscar

A primeira lei de Newton também é conhecida como Lei da inércia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A primeira lei de Newton também é conhecida como Lei da inércia, pois a inércia é definida como a resistência que um corpo possui em alterar seu movimento. Segundo essa lei, a força resultante sobre um corpo é nula quando forças que atuam sobre ele se equilibram, ou seja, possuem mesmo módulo e mesma direção, mas sentidos opostos. Pode ter dois tipos de estado de equilíbrio: equilíbrio estático e equilíbrio dinâmico. Exemplo: um ônibus em movimento com passageiros.
A segunda Lei de Newton está associada a força resultante, caracteriza-se pelo princípio da dinâmica e diz que se aplicarmos uma força sobre um objeto, ele produzirá um movimento em que a aceleração é proporcional a massa. A força resultante é uma grandeza vetorial, portanto possui módulo, direção e sentido. Exemplo: Uma pessoa empurrando uma caixa em uma ladeira
A terceira Lei de Newton considera que quando um corpo exerce uma força sobre outro, o segundo exerce uma força sobre o primeiro. Essas duas forças possuem a mesma intensidade e sentidos opostos. Recebe o nome de ação e reação. Exemplo: Duas pessoas se empurrando de patins.

Continue navegando