Buscar

Titulação20-220vinagre

Prévia do material em texto

Título: controle de qualidade: Titulação Vinagre ( padronização) da solução 
Sex,21 de outubro de 2022
Colégio: etip
Química orgânica instrumental
Professor: Leonardo Zanatta
Integrantes: Erik Nogueira
 Eva Tatiane Aureliano
 Melissa Francini longo de oliveira
Objetivo: Realizar a padronização (verificação da concentração real) da solução ácida.
Roteiro: Os grupos deverão executar duas titulações, à saber:
1- 0,212g de Carbonato de sódio (Na2CO3 ) (sólido) contra a solução de ácido clorídrico (HCl) 0,1 M (Titulante) + indicador Solução de verde de bromocresol (vira do verde para o amarelo em pH 4,2) – 3 a 5 gotas; 2- 20 ml de Solução de ácido clorídrico 0,1 M (fatorada)(liquida) contra solução de hidróxido de sódio (NaOH) 0,1M (titulante) + indicador Solução de fenolftaleína 1% (vira do incolor para o rosa (mary kay!) em pH 9,4) – 3 a 5 gotas.
Deve-se titular ambas as soluções em duplicata, observando o ponto final das
viragens à primeira gota. As massas pesadas e os volumes gastos nas titulações deverão ser registrados. Calcular as concentrações reais das soluções. Resultados e Observações: Espera-se que os alunos possam aprender os
princípios da análise quantitativa volumétrica na aplicação de controle de qualidade de
produtos acabados. Obtendo como resultado a concentração molar (mols/L) real das soluções preparadas.
Materiais:
Béquer ( 50 ml – 600 ml)
Enlemmeier ( 2 de 250 ml)
Bureta ( 50 ml)
Funil
Hidróxido de sódio
Ácido clorídrico
Suporte universal
Pipeta volumétrica ( 10 ml)
Sódio carbonato
Bagueta
Papel
Balança ( semi-analitica)
Luva ( látex)
Bromoquezol
Fenolitaleina
•Introdução: Solução padrão é aquela com uma concentração conhecida.
Uma solução padrão pode ser produzida a partir de uma substância primária.
Preparar uma solução ácida e uma alcalina para ensaios titulométricos. A Titulometria é a análise quantitativa que se realiza para determinar a concentração de uma solução. Mais conhecida como titulação, esta análise permite dosar uma solução e determinar a sua sequantidade por intermédio de outra solução de concentração conhecida. Sendo que a solução padrão é a que se conhece a concentração, e a solução problema é aquela da qual estamos procurando o valor.
À técnica usada nesse processo é chamada titulação. Onde o reagente de concentração é chamado de titulante e a substância a ser determinada é chamada titulada A técnica utilizada neste processo é chama de titulação. O reagente de concentração conhecida é chamado de titulante. Sabendo-se qual a quantidade da solução padrão necessária para reagir totalmente com a amostra e a reação química envolvida, calcula-se a concentração da substância analisada.
O término da titulação é percebido por alguma modificação física provocada pela própria solução ou pela adição de um reagente auxiliar, conhecido como indicador. O ponto exato onde a reação se completa é chamado de ponto de equivalência ou ponto final teórico.
A titulação é, em geral, realizada em laboratório, pode ser feita de muitas maneiras, mas a mais conhecida é a titulação ácido-base, que é empregada em análises industriais.
Métodos: colocamos o suporte universal sobre a bancada onde montamos a garra no suporte para podermos usar a vareta e um dos enlemmeier de 250 ml no qual usaremos os dois para podermos fazer duplicadas com as soluções de sódio. Aonde precisa de duas pessoas aonde, uma irá pesar o sódio em um enlemmeier na balança semi analítica, sempre no manuseio destas soluções irá se usar as luvas ( látex), taramos a balança com um dos enlemmeier onde pesamos a primeira solução deu o valor de 0,313g no enlemmeier n°2 e pagamos o frasco de enlemmeier n°1 e pesamos novamente aonde deu o valor de 0,240g após fazermos a pesagem dos 2 frascos pesados com o sódio então voltamos a bancada. Depois de feito isso iremos carregar a bureta com a solução ácida onde irá ser ambientada. Depois de ambientada a bureta iremos escoar o líquido com a ajuda do funil dentro da bureta, aonde iremos zerar o menisco da bureta, feito isso colocamos 1 dedo de agua com o béquer ( 50ml) nós dois enlemmeier onde agitaremos até o sódio se dissolver depois de dissolvido vamos usar o Bromoquezol onde foi adicionado 5 gotas nos dois enlemmeier após adicionadas as gotas aonde surgiu uma cor azul Royal aonde agitamos novamente aonde não teve mudança nem de cheiro e temperatura. Agora vamos colocar a bureta no suporte universal aonde vamos abraçar a torneira a bureta com a mão esquerda e com indicador, médio e polegar comandando o movimento para a abertura da torneira e com ela aberta começa a gotejar dentro do enlemmeier e conforme for gotejando vamos mexendo o enlemmeier onde vamos ter o ponto de viragem do verde pro amarelo, onde na bureta a quantidade que sobrou foi de 49,6 de solução ácida clorídrico no enlemmeier 2 ,onde tiramos o enlemmeier do suporte aonde vamos zerar novamente o menisco para poder fazer novamente o processo só que no enlemmeier 1 aonde depois de agitado o resultado na bureta que sobrou foi de 37,2 aonde depois de anotado os resultados vamos descartar os líquidos na pia de descarte, aonde vamos lavar e secar os instrumentos para não alterarmos o resultado da outra duplicada e montamos novamente o suporte aonde ambientamos novamente a pipeta com ácido clorídrico no enlemmeier e na bureta vamos colocar o Hidróxido e vamos utilizar em cada enlemmeier vamos colocar 20 ml do hidróxido que está na bureta e agora vamos adicionar 5 gotas de Fenolitaleina depois de adicionados vamos agitar depois de agitados colocaremos no suporte aonde vamos gotejar nós dois enlemmeier. Aonde o resultado tem de ficar um tom rosa ( Mary Kay) , aonde no enlemmeier 1 obtemos uma cor magenta e o volume na bureta deu 21,8 e o segundo enlemmeier obteve uma cor rosa ( Mary Kay) e o volume ficou de 46,2
Resultado e observações: Permitiu-se observar que com a titulação podemos determinar a concentração molar de um determinada substância
(titulado), utilizando um titulante que conhecemos a concentração e um
indicador ácido-base
.
Nota: A limpeza comum de um material é feita com água corrente e detergente. Também, utilizamos escovas para limparmos os tipo de vidraria, que facilitam a remoção de materiais do seu interior.
Vale lembrar que os equipamentos individuais de segurança e proteção devem ser sempre utilizados. luvas, óculos de proteção, jaleco e sapatos fechados são essenciais para proteger do contato com produtos químicos.
https://drive.google.com/file/d/1Xuxe1wwiGYe35M9WUSeLSeS_XDXsG91g/view?usp=drivesd k

Continue navegando