Buscar

Espanhol 03 11

Prévia do material em texto

ETEC 097
ESPANHOL
PROF. LUCIANA
ALUNA: BIANCA GONÇALVES DOS SANTOSREDACIÓN – 27/10
2 de novembro: Dia dos Mortos, um dia triste para alguns e alegre para outros. Tudo isso porque em diversas culturas um mesmo aspecto é visto, entendido e praticado de formas diferentes. No Brasil por exemplo, é uma data introspectiva e voltada à orações feitas nos cemitérios, enquanto no México, a data é comemorada com festa pois eles têm como objetivo celebrar e relembrar as memórias dos mortos. A diversidade cultural está presente no dia a dia do ser humano, e por isso todos devem aprender e aceitar as diferenças, exigindo assim a tolerância e respeito por parte da sociedade.
O Brasil apesar de ser um país miscigenado e com uma das maiores diversidades culturais do mundo, é altamente intolerante e preconceituoso uma vez que a sociedade estabelece padrões e comportamentos considerados como ideais a todos, não respeitando a individualidade de cada um. Aceitar uma cultura diferente logo de início não é simples, até porque as relações humanas são imperfeitas e permeadas por disputas e luta pelo poder, e por conta disso, a sociedade acaba julgando as culturas, colocando-se em um patamar mais elevado e acreditando ser melhor que a de outros, o que acaba por gerar preconceitos e dificulta aceitação e a valorização de culturas distintas. 
Por outro lado, cada dia mais encontra-se pessoas que além de se interessarem em conhecer sobre culturas diversas, também implementam algumas delas em suas vidas, aprendendo diferentes línguas, fazendo intercâmbios, criando decorações sobre certa cultura. Abrir os olhos para uma outra realidade é extremamente importante e faz os indivíduos repensarem sobre os seus próprios conceitos e ver até as suas próprias raízes e tradições de uma maneira diferente.
Nenhuma cultura é perfeita, por isso é extremamente necessário abrir espaço para a diversidade pois quando isso acontece, abre-se caminho para entender o que cada cultura pode oferecer, enriquecendo ainda mais cada cultura. Faz-se necessário portanto que, o estado juntamente como o Ministério da Educação e Ministério da Cultura promovam ações afirmativas em todas as áreas sociais e principalmente nas escolas, para que os estudantes aprendam a lidar com diferentes culturas, e ajudem a combater essa visão negativa sobre o multiculturalismo para que assim amenize o preconceito cultural.

Continue navegando