Buscar

Relatório - Port 22 07

Prévia do material em texto

ETEC 097
LPL
PROF. ANA ROSA
ALUNA: BIANCA GONÇALVES DOS SANTOSRELATÓRIO: RELATO DE UM CERTO ORIENTE – MILTON HATOUM
· Características do livro: 
1. Possui 168 páginas
2. Foi publicado no ano de 1989 pela Editora Companhia das Letras
3. Faz parte do gênero Romance
4. O autor é Milton Hatoum
5. O livro ganhou o Prêmio Jabuti no ano de 1990
· Contexto Histórico: O ano de 1989 foi de mudanças. O socialismo perdia forças e por isso esse período ficou conhecido como a “morte do socialismo”. As pessoas estavam sofrendo com a opressão e a miséria que esse sistema econômico havia instaurado, por isso eles começaram a acreditar e a defender o capitalismo, uma vez que queriam uma liberdade democrática e o fim da pobreza e das dificuldades econômicas.
Nesse mesmo período ocorreu a queda do Muro de Berlim e consequentemente, o fim da Guerra Fria. 
· Biografia do autor:
1. Nasceu em Manaus no dia 19 de agosto de 1952, atualmente com 68 anos
2. Escritor, tradutor e professor brasileiro que se consolidou em São Paulo 
3. Obras literárias: Relato de um certo oriente, Dois Irmãos, Cinzas do Norte e Órfãos do Eldorado.
4. Já foi conhecido como “escritor que coleciona prêmios”.
5. Seus livros já foram traduzidos em 8 países como: EUA, França, Itália e já teve mais de 200 mil exemplares vendidos.
6. Recebeu alguns prêmios como: Prêmio Jabuti 1990; Prêmio Portugal Telecom de Literatura 2006; Ordem do Mérito Cultural 2008.
· Resumo da Obra: 
O livro conta a história de uma família libanesa, que vem para o Brasil no ano de 1950 e se instalam em Manaus. Uma moça que não têm nome no livro está voltando para o local onde passou sua infância pois espera reencontrar a mãe adotiva que se chama Emilie. Ela vai viajar pela sua memória, relembrando diversos acontecimentos que fizeram parte da sua vida e da sua família. A Emilie é uma Católica devota, que se casou com um muçulmano – que vai ser chamado como o Pai no livro. O casal teve quatro filhos: Samara Délia, Hakim, e mais dois rapazes, que não merecem nome no livro – são chamados de inomináveis. Os acontecimentos vão ser retratados por meio de diálogos, onde a filha adotiva de Emilie vai ser a narradora do livro. O choque cultural e as diferenças vão marcar esses personagens e vão ser considerados como o real motivo do passado dos personagens terem se perdido. Nesse relato, a narradora também vai mostrar a dificuldade e o quão trabalhoso é para reconstruir laços afetivos na nova cidade.

Continue navegando