Buscar

DESAFIO AULA 14

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DESAFIO AULA 14
As empresas, de maneira geral, buscam sempre resultados mais promissores no que diz respeito às suas operações.
Imagine que a Perfume Ltda. está tendo dificuldades financeiras e você, como gestor financeiro, foi indicado para estruturar o planejamento tributário da empresa. Para evitar maiores prejuízos à Perfume Ltda., você identifica que o princípio da elisão fiscal deverá ser observado para manter a integridade fiscal da organização.
Tendo em vista esse caso, exemplifique e justifique algumas formas de elisão fiscal como forma de planejamento tributário para essa indústria de cosméticos.
Seguem alguns exemplos de elisão fiscal como forma de planejamento tributário:
- Reduzir o montante do tributo: as providências são no sentido de reduzir a alíquota ou a
 base de cálculo do tributo.
- Fazer a adequação do produto de forma que se enquadre em uma alíquota menor do IPI, como no caso dos perfumes brasileiros que se adequaram à legislação, sendo produzidos como deocolônias".
- Analisar todas as situações em que é possível o crédito tributário, principalmente com relação aos chamados impostos não cumulativos – ICMS e IPI.
- Constatar todas as situações em que é possível o diferimento (postergação) dos recolhimentos dos impostos, permitindo melhor gerenciamento do fluxo de caixa.
- Ser oportuno e aproveitar as lacunas deixadas pela legislação, ficando atento às mudanças nas normas e aos impactos nos resultados da empresa.
Justificativa: Elisão fiscal refere-se sempre a mecanismos lícitos utilizados pelo contribuinte, ao passo que as demais figuras se relacionam a aspectos ilícitos dos negócios ou atos praticados. Eis o parágrafo único incluído no art. 116 do CTN:
"Parágrafo único. A autoridade administrativa poderá desconsiderar atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimular a ocorrência do fato gerador do tributo ou da natureza dos elementos constitutivos da obrigação tributária, observados os procedimentos a serem estabelecidos em lei ordinária" (BRASIL, 2001).

Outros materiais