Buscar

A1 EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

​Figura 1 - A imagem representa graficamente os conceitos de Integração, Segregação, Inclusão e Exclusão.
Avaliação dissertativa 
De acordo com o que foi visto na unidade, discorra sobre as características de cada conceito: Integração, Segregação, Inclusão e Exclusão. Analise a imagem acima e identifique qual seria a mais adequada para representar cada um deles. De acordo com a sua percepção sobre a Inclusão social e com o auxílio da imagem, por que a discussão a respeito da inclusão no ambiente escolar ainda se faz tão necessária nos dias atuais?​ 
Em um contexto educacional:
INTEGRAÇÃO: A integração se baseia no princípio da normalização, tendo como argumento a ideia de que todas as pessoas possuem o direito de participar do mesmo ensino, das mesmas atividades sociais, tendo as mesmas oportunidades de aprendizagem. Neste contexto o aluno com deficiência deve se enquadrar no padrão de ensino já existente. Olhando para esse lado, a exclusão dos alunos que não conseguem se adaptar ao ensino oferecido se torna visível, pois não conseguem acompanhar o que a instituição escolar oferece, não se preocupando em adaptar e favorecer uma aprendizagem para todos os estudantes. Sendo assim uma integração falsa.
A imagem que mais se adequa a esse conceito é a imagem: D
SEGREGAÇÃO: É a seleção e separação das pessoas com deficiência, ou seja, as pessoas com algum tipo de alteração ou deficiência são colocadas em instituições especiais, ficando segregadas da sociedade e de ambientes educacionais.
Para se ter uma ideia até aproximadamente os anos de 1960, as pessoas com deficiência eram impedidas de frequentarem as escolas regulares, não tendo nenhum tipo de convivência ou interação com os alunos. A escolarização e o atendimento dessas pessoas eram exclusivos e restritos a instituições especializadas, instituições essas que o tempo dedicado para o ensino ficava em segundo plano, sendo irrelevante, pois não havia preocupação com os aspectos educativos desses alunos. 
A imagem que mais se adequa a esse conceito é a imagem: C
INCLUSÃO: É quando o aluno não precisa se adaptar ao ensino escolar, mas quando a escola trabalha para se adaptar e receber esse aluno com deficiência. Sendo assim, esses alunos passam a ter acesso a oportunidades reais de aprendizagem no ambiente escolar.
A imagem que mais se adequa a esse conceito é a imagem: A
EXCLUSÃO: São dificuldades ou problemas sociais que levam ao isolamento e até à discriminação de um determinado grupo. A exclusão escolar afeta, em especial, as camadas mais pobres da população. Por inadequação dos espaços físicos das instituições de ensino, falta de preparo de professores, essa tem sido uma realidade frequente nos tempos atuais.
A imagem que mais se adequa a esse conceito é a imagem: B
Diante dos conceitos explanados, podemos perceber que a integração não resolveu o problema da inclusão. A necessidade de inclusão escolar já reconhecida e defendida por lei, também gera uma necessidade de organização da escola, para receber e direcionar a aprendizagem de todos os tipos de alunos. Essa organização depende das ações políticas, pedagógicas, culturais e sociais, que facilitem e proporcionem a interação entre crianças com e sem necessidades especiais.

Continue navegando