Buscar

teste 1 - elementos de máquinas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

10a 
 
	 9a 
 
	 8a 
 
	 7a 
 
 ��=2 
 ��=47���� 
 ��=92���� 
	 6a 
 
 ℎ=20�� 
 40�� 
 ��=16�� 
 �′=45�� 
 ��=8�� 
 �=36�� 
 ��=16�� 
 25�� 
 20�� 
 �=40 
	 5a 
 
	 4a 
 
 �����2 
 −��2 
 ��2 
 �=���2−��22 
 �=��2−�� 
 � 
 �1 
	 3a 
 
	 2a 
 
	 1a 
 
 	 	           Questão 	 Acerto: 1,0  / 1,0 
	 
 	 Considerando os materiais mais utilizados em projetos mecânicos assinale a afirmativa correta. 	 
 
	 
	 	 Os compósitos são os materiais de engenharia com menor resistência mecânica. 
	 	 Os materiais cerâmicos são usados apenas em utensílios de cozinha pois tem baixa resistência mecânica. 
	 	 Quando as propriedades necessárias a um projeto não estão disponíveis em um material isoladamente devemos usar os materiais fundidos. 
	  Certo 	 Os polímeros apresentam razão resistência/peso comparável a dos metais e cerâmicos. 
	 	 Os aços são pouco usados nos projetos mecânicos pois podem oxidar. 
	 Respondido em 22/03/2023 10:19:02 
	 	 Explicação: Gabarito: Os polímeros apresentam razão resistência/peso comparável a dos metais e cerâmicos. Justificativa: Geralmente, os materiais poliméricos possuem resistência mecânica inferior à dos metais e cerâmicos. Porém, como possuem massa específica inferior à desse materiais apresentam relação resistência/peso comparável à resistência deles, o que os torna uma boa opção para aplicações em que o peso é uma restrição do projeto de grande importância. 
 
	 
 	           Questão 	 Acerto: 1,0  / 1,0 
	 
 	 Todos os engenheiros, especialmente aqueles que trabalham com projetos já ouviram falar em fator de projeto. Com relação a esse fator dentre as afirmativas a seguir, estão corretas: I - O fator de projeto é calculado ao final da fase de cálculo e depende das decisões tomadas e dos arredondamentos feitos. II - O fator de projeto é definido pelo projetista para compensar as incertezas associadas às propriedades do material e às hipóteses simplificadoras adotadas. III - Muita das vezes o fator de projeto é recomendado por associações profissionais ou empresariais, bem como em normas técnicas. 	 
 
	 
	 	 Apenas III está correta. 
	 	 Apenas II está correta. 
	 	 I e II estão corretas. 
	  Certo 	 II e III estão corretas. 
	 	 Apenas I está correta. 
	 Respondido em 22/03/2023 10:20:17 
	 	 Explicação: Gabarito: II e III estão corretas. Justificativa: O fator de projeto é definido antes da fase se cálculos com a finalidade de compensar as incertezas associadas às propriedades dos materiais selecionados e às hipóteses simplificadoras. A decisão sobre seu valor depende da experiência do projetista ou sua equipe, mas, em muitos casos, será condicionada por recomendações de associações profissionais, produtores e normas técnicas. 
 
	 
 	           Questão 	 Acerto: 1,0  / 1,0 
	 
 	 Considerando o diagrama de corpo livre da figura abaixo assinale a alternativa que apresenta o diagrama de esforço cortante (DEC) e o diagrama de momento fletor (DMF) corretos. Fonte: (BUDYNAS e NISBETT, 2011, pg 1020 a 1023) 	 
 
	 
	 	 
	 	 
	 	 
	 	 
	  Certo 	 
	 Respondido em 22/03/2023 10:23:53 
	 	 Explicação: Gabarito: Justificativa: A partir do DCL apresentado vemos que há uma reação positiva no apoio do lado esquerdo de valor R1. Conforme caminhamos para a direita a partir desse apoio temos a carga uniformemente distribuída w. O esforço cortante ao longo da viga pode ser calculado pela expressão V=wl2−wx. A expressão do momento fletor é dada por M=wlx2−wx22. Portanto o gráfico do esforço cortante é uma reta com inclinação negativa variando de wl2 a −wl2. Já o gráfico de momento fletor é uma parábola, saindo de 0 no apoio à esquerda e retornando ao valor nulo no apoio à direita devido à simetria do problema, com valor máximo em lover2. 
 
	 
 	           Questão 	 Acerto: 1,0  / 1,0 
	 
 	 A escolha dos critérios para análise de falha são um passo importante para o sucesso de um projeto mecânico. Acerca dos critérios de falha, assinale a alternativa correta com relação às alternativas abaixo. I - O material utilizado não influencia a escolha do critério a utilizar; II - Materiais dúcteis e frágeis falham de forma semelhante quando submetidos a carregamento estático; III - Materiais frágeis sob carregamento estático falham devido à tensão normal; IV - Na fratura sob carregamento estático, materiais dúcteis apresentam deformação plástica. 	 
 
	 
	 	 II e III. 
	 	 II, III e IV. 
	 	 I e II. 
	 	 I, II e III. 
	  Certo 	 III e IV. 
	 Respondido em 22/03/2023 10:23:07 
	 	 Explicação: Gabarito: III e IV. Justificativa: Os critérios de falhas devem ser selecionados de acordo com o tipo de carregamento (estático ou dinâmico) e, para o carregamento estático, em função do material (frágil ou dúctil), pois a fratura decorrente de carregamento estático é diferente em materiais dúcteis (geralmente devido ao cisalhamento e com grande deformação plástica) e frágeis (que falham devido à tensão normal ou axial, com pouquíssima ou nenhuma deformação plástica. 
 
	 
 	           Questão 	 Acerto: 1,0  / 1,0 
	 
 	 Uma junta consiste de oito parafusos totalmente rosqueados de cabeça hexagonal M12 com L=40 (um parafuso mostrado na figura abaixo) unindo duas chapas do mesmo material, uma com espessura de 20mm e a outra com espessura de 25mm. (Adaptado de BUDYNAS e NISBETT, 2015, pag 418.) 	 
 
	 
	  Certo 	 O comprimento rosqueado participando efetivamente do agarre lt=16mm. 
	 	 O comprimento rosqueado total do parafuso é L=36mm. 
	 	 O comprimento do fixador é insuficiente. 
	 	 O comprimento de haste é ld=8mm. 
	 	 O comprimento efetivo do agarre (comprimento sujeitado) l′=45mm. 
	 Respondido em 22/03/2023 10:27:43 
	 	 Explicação: Gabarito: O comprimento rosqueado participando efetivamente do agarre lt=16mm. Justificativa: O comprimento rosqueado total é Logo, Para parafuso de rosca, o comprimento mínimo do fixador O fixador do problema tem 40mm, portanto L é suficiente. Para o tipo de parafuso do problema, o comprimento do agarre ou sujeitado é Além disso h=20mm, Finalmente, a dimensão da porção rosqueada que não contribui para o agarre E a porção rosqueada efetivamente no agarre (ou sujeitada) 
 
	 
 	           Questão 	 Acerto: 1,0  / 1,0 
	 
 	 A conexão aparafusada mostrada na figura usa parafusos SAE grau 5 (Sy=92kpsi). Os membros são de aço AISI 1015 estirado à frio (Sy=47kpsi). Qual a maior carga pode ser aplicada à conexão para um fator de projeto nd=2 para todos os módulos de falha. Suponha as roscas não se estendem para dentro da junta. Considerando as afirmativas sobre os possíveis modo de falha e assinale a alternativa correta. Fonte: BUDYNAS e NISBETT, 2011, pág 479 	 
 
	 
	 	 F = 35 kip 
	 	 F = 17 kip 
	 	 F = 55 kip 
	  Certo 	 F = 33 kip 
	 	 F = 65 kip 
	 Respondido em 22/03/2023 10:28:52 
	 	 Explicação: Gabarito: F = 33 kip Justificativa: Cisalhamento do parafuso: Esmagamento dos membros Tração nos membros - a menor área resistente a tração dos membros deve excluir, em uma seção, a área dos parafusos. Assim, Então, E o fator de segurança correspondente será Quanto ao esmagamento dos membros, 
 
	 
 	           Questão 	 Acerto: 1,0  / 1,0 
	 
 	 Uma embreagem de disco tem um único par de superfícies de atrito de acoplamento de diâmetro externo D = 250 mm  e diâmetro interno d = 175 mm . O valor médio do coeficiente de atrito é de 0,30, e a força de atuação é de 4 kN. Considerando as afirmativas seguintes assinale a alternativa correta. I - A pressão máxima e a capacidade de torque usando o modelo de desgaste são maiores que os calculados pelo modelo de pressão uniforme. II - A pressão máxima do modelo do desgaste uniforme é maior que a do modelo de pressão uniforme. III - O torque máximo do modelo de desgaste uniforme é menor que o do modelo de pressão uniforme. 	 
 
	 
	  Certo 	 II e III estão corretas. 
	 	 I e III estão corretas. 
	 	 Apenas I está correta. 
	 	 Ie II estão corretas. 
	 	 Apenas II está correta. 
	 Respondido em 22/03/2023 10:46:10 
	 	 Explicação: 
 
	 
 	           Questão 	 Acerto: 1,0  / 1,0 
	 
 	 O eixo a na figura tem uma potência de entrada de 75 kW a uma velocidade de 1000 rev/min no sentido anti-horário. As engrenagens têm um módulo de 5 mm e um ângulo de pressão de 20°. A engrenagem 3 é um intermediário. (Na figura 17D = 17 dentes na engrenagem 2 e assim para as outras engrenagens). Assinale a afirmativa correta quanto à força F3b  que a engrenagem 3 exerce contra o eixo b e quanto ao  torque T4c  que a engrenagem 4 exerce no eixo c. Fonte: BUDYNAS E NISBETT, 2015, pag 718 	 
 
	 
	 	 F3b=16,85 kN  e T4c=1,08  no sentido horário 
	  Certo 	 F3b=- 33,70 kN  e T4c=2,1 5 no sentido anti-horário 
	 	 F3b=- 16,85 kN  e T4c=2,1 5 no sentido horário 
	 	 F3b=16,85 kN  e T4c=2,1 5 no sentido horário 
	 	 F3b=33,70 kN  e T4c=2,1 5 no sentido anti-horário 
	 Respondido em 22/03/2023 10:31:27 
	 	 Explicação: 
 
	 
 	           Questão 	 Acerto: 1,0  / 1,0 
	 
 	 Para a utilização do método de dimensionamento e tolerância geométrica a correta indicação das referências, tipos de tolerância e valores envolvidos é fundamental e é realizado por meio dos quadros de tolerância. Assinale a alternativa com a interpretação correta do quadro a seguir considerando o método de dimensionamento e tolerância geométrica. 	 
 
	 
	 	 Tolerância de perpendicularidade em relação à referência A, com o elemento controlado podendo variar a sua orientação entre 90,01º e 89,99º. 
	 	 Tolerância de inclinação em relação à referência A, com o elemento controlado podendo variar a sua orientação entre 90,01º e 89,99º em relação a A. 
	 	 Tolerância de paralelismo em relação à referência A, com o elemento controlado podendo variar a sua 0,01 polegada em relação ao plano de referência. 
	 	 Tolerância de perpendicularidade em relação à referência A, com o elemento controlado podendo variar a sua orientação 0,01º e -0,01º em relação ao plano A. 
	  Certo 	 Tolerância de paralelismo em relação à referência A, com o elemento controlado devendo estar entre dois planos paralelos à referência A, distantes 0,01 polegada entre si. 
	 Respondido em 22/03/2023 10:35:18 
	 	 Explicação: No quadro de tolerância o símbolo  indica tolerância de paralelismo. O valor numérico no segundo campo, corresponde à distância entre os dois planos paralelos à referência A. O terceiro campo indica a referência. O elemento controlado deve estar entre os dois planos paralelos a A para estar dentro da tolerância 
 
	 
 	           Questão 	 Acerto: 1,0  / 1,0 
	 
 	 As tolerâncias geométricas podem ser de forma, orientação, batimento ou posição e podem se relacionar a diferentes características que se deseja controlar. Dentre as opções abaixo, assinale a característica aplicada somente a elementos isolados. 	 
 
	 
	 	 Paralelismo. 
	 	 Posição. 
	 	 Inclinação. 
	  Certo 	 Retilineidade. 
	 	 Concentricidade. 
	 Respondido em 22/03/2023 10:37:37 
	 	 Explicação: As características geométricas que se aplicam a elementos isolados, isto  são as de forma: retilineidade, planeza, circularidade, cilindricidade.

Outros materiais