Buscar

ATIVIDADE 2 - D PREVI

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE GURUPI- UNIRG
CURSO DE DIREITO – 10º PERÍODO NOTURNO
DISCIPLINA DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO
PROFESSORA MÔNICA PAULA OLIVEIRA ALVES ROCHA
ALUNA VALDENI DE SOUSA BRITO
MATRICULA 2010010031
ATIVIDADE 
Para fixação do conteúdo, bem como atribuição de frequência, após a realização da leitura, faça as atividades indicadas abaixo:
1- Discorra sobre participação do Estado como fonte de custeio da Seguridade Social.
Existe a Tríplice Forma de Custeio: pela sua importância para a sociedade, a seguridade social é financiada pelas empresas, pelos trabalhadores e pelo próprio governo. Há aqui a previsão, inclusive, de que o governo cobrirá eventuais déficits apurados para o pagamento dos benefícios.
2- Quais as formas de financiamento e regimes financeiros da seguridade social?
A Seguridade Social será financiada por toda sociedade, de forma direta e indireta.
O financiamento é feito mediante recursos provenientes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e de contribuições sociais.
Os regimes financeiros são métodos de financiamento elaborados para garantir o cumprimento das obrigações assumidas por planos de benefícios de previdência.
3- Caso haja insuficiência de recursos para o custeio da Seguridade Social quem será responsável por mobilizar tais valores?
Caso haja insuficiência de recursos para o custeio da Seguridade Social é a União a responsável por mobilizar tais valores.
4- Defina Princípio da vinculação obrigatória.
Princípio da vinculação obrigatória é aquele que determina que todas as contribuições dos segurados só podem ser vertidas para fins previdenciários, e não para custeio da Seguridade Social como um todo.
5- Diferencia salário de contribuição e salário de benefício.
Salário de Contribuição é o valor usado como base para o cálculo do recolhimento da contribuição ao INSS. Enquanto isso, o Salário de Benefício é o valor usado como base para o cálculo do benefício do INSS.

Continue navegando