Buscar

Exercícios Anatomia 2 membros inferiores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

a) Músculos adutores: adutor magno, adutor longo, adutor curto, pectíneo e grácil. Todos estes músculos tem sua inserção de origem no púbis, com exceção do musculo grácil, que apresenta sua inserção terminal na linha áspera do fêmur.
Exercícios
1. A síndrome do piriforme é uma compressão nervosa ocasionada por tensão excessiva no músculo piriforme, localizado na nádega. O nervo que passa através de suas fibras fica constantemente inflamado e pode causar dor intensa, dormência ou sensação de queimação na coxa e na perna. Rodrigo tem 65 anos e caminha todos os dias durante 30 minutos. Em um dia, depois da caminhada, sentiu uma fisgada na perna, seguida de dor intensa contínua por sete dias, até procurar ajuda médica. Ele foi diagnosticado com síndrome do piriforme.
Qual é o nome do nervo comprometido nessa síndrome, que, apesar de rara, pode ser incapacitante?
C. Nervo isquiático.
Os ramos sacrais S1 e S2 do nervo isquiático inervam o músculo pirifome. O nervo obturatório inerva os músculos obturadores, grácil, adutor curto e adutor magno. O músculo piriforme é inervado pelos ramos sacrais S1 e S2 do nervo isquiático. O nervo femoral inerva o músculo ilíaco na pelve e outros músculos da região anterior da coxa e não participa da inervação do músculo piriforme. O nervo glúteo inferior supre o músculo glúteo máximo e não participa do suprimento nervoso do músculo piriforme. O nervo glúteo superior inerva os músculos glúteo médio, mínimo e tensor da fáscia lata e não supre o músculo piriforme.
2. A região do quadril é uma das mais sobrecarregadas em termos de leis gravitacionais que agem continuamente no nosso corpo, não só quando estamos em movimento ou em deslocamento, mas também em parada ortostática. O número de músculos esqueléticos do quadril envolvidos na sustentação do peso do corpo e dos órgãos pélvicos, e que têm relação com a dinâmica do equilíbrio entre coluna e membros inferiores, é muito grande. É muito importante que o profissional da área da saúde tenha conhecimento profundo dos pontos de fixação dos tendões dessa musculatura para que possa atuar
E. Os músculos gêmeos duperior e inferior têm inserção terminal na superfície medial do trocânter maior.
A inserção terminal dos músculos gêmeos é na superfície medial do trocânter maior do fêmur. O quadrado femoral tem inserção de origem na margem lateral, e não medial, da tuberosidade isquiática. Os obturadores internos e externos têm inserção terminal na fossa trocantérica do fêmur. O pectíneo tem inserção no ramo superior, e não no inferior, do púbis. O piriforme se insere no trocânter maior do fêmur, e não no menor.
3. O impacto femoroacetabular é uma das causas de artrose do quadril e ocorre devido a algum tipo de alteração morfológica do acetábulo ou da porção proximal do fêmur. Considere o seguinte caso clínico: após consulta médica com um ortopedista, em virtude de dores no quadril, Maria Eduarda descobriu que tinha síndrome do impacto femoroacetabular, uma disfunção que acarreta dor e limitação de amplitude de movimento no quadril, principalmente nos movimentos de rotação. No caso dessa paciente, a rotação medial é a mais limitada.
Qual dos músculos a seguir é rotador medial?
D. Glúteo mínimo.
O músculo glúteo mínimo age na rotação medial do quadril. Os músculos piriforme, gêmeo inferior, gêmeo superior e quadrado femoral são rotadores do quadril também, mas agem na rotação lateral dessa região.
4. Os nervos espinais se originam na medula espinal, são sensitivos e motores, e suas raízes anteriores e posteriores inervam a musculatura do dorso, da parede anterior do corpo e dos membros. A porção motora leva estímulos para a contração muscular, e é dessa forma que, por exemplo, os músculos do quadril e da coxa são estimulados.
Assinale a alternativa correta em relação à inervação dos músculos da pelve.
D. O nervo femoral é responsável pelo suprimento nervoso do músculo pectíneo.
O músculo pectíneo é inervado pelo nervo femoral. O nervo obturatório supre o músculo adutor curto. O músculo grácil é suprido pelo nervo obturatório. O músculo quadrado femoral é inervado por nervos do plexo sacral. O nervo obturatório inerva o músculo obturador externo através das raízes de L3 e L4.
5. A abdução do quadril é feita por meio de exercícios físicos em academias, como elevação lateral da perna, “ponte” de glúteos com marcha e elevação lateral em quatro apoios. Considere o seguinte caso: há mais ou menos um mês, Júlia vem sentindo dor para realizar o movimento de abdução do quadril em seu treino na academia. Em consulta, o médico lhe disse que o problema é muscular e que a dor é gerada quando os abdutores se contraem. A partir dessa situação, o médico a orientou a evitar os exercícios com os músculos abdutores do quadril.
Quais são os prováveis músculos envolvidos nessa situação, como abdutores?
A. Glúteo máximo (fibras superiores), glúteo médio, glúteo mínimo, tensor da fáscia lata, obturadores, gêmeos e piriforme.
Os músculos glúteo máximo (fibras superiores), glúteo médio, glúteo mínimo, tensor da fáscia lata, obturadores, gêmeos e piriforme são fundamentais no movimento de abdução do quadril. O músculo pectíneo é um adutor do quadril. Os demais músculos da afirmativa são abdutores. Os músculos grácil e pectíneo são adutores do quadril. Os demais músculos são abdutores. Os músculos adutor magno e grácil fazem adução do quadril. Os demais músculos citados fazem abdução. O adutor mínimo realiza o movimento de adução do quadril. Os demais músculos são abdutores do quadril.

Outros materiais