Buscar

QUESTIONÁRIO DE SOCIOLOGIA JURÍDICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA JURÍDICA - CCJ0269 
Estudo de caso – 1
Como podemos notar, a função social do direito é um tema de grande importância na Sociologia Jurídica. Assim, com base nos ensinamentos de sala de aula, podemos afirmar que a única função do direito na sociedade é a composição de conflitos de interesses que poderiam perturbar o equilíbrio e a ordem social? Justifique sua resposta.
Não, a função social do direito inclui também a prevenção dos conflitos gerados na sociedade. A função social do direito guarda relação com a promoção de igualdade e justiça também.
Estudo de caso – 2
Quais são as principais características da arbitragem? 
Na arbitragem faz-se necessário a intervenção de um terceiro análogo ao poder judiciário para a resolução do conflito e o principal objetivo é o consenso entre as partes, pois a arbitragem somente será aplicável quando houver a exposição das vontades/anseios dos envolvidos e a disponibilidade ou não de seus direitos. Além disso, tem o árbitro o poder de solucionar o conflito, aplicando o direito ao caso concreto e sua decisão tem a mesma força de uma sentença judicial, conforme descreve o art. 31.
b) Trata-se de meio autocompositivo ou heterocompositivo de resolução de conflitos? Justifique.
Heterocompositivo. Tem como característica essencial a eleição pelas partes de um terceiro, que vai solucionar o conflito (o árbitro) e que este tenha poder de decisão.
c) Na sua cidade possui câmara arbitral? Em caso positivo, cite dois exemplos. Em caso negativo, pesquise a câmara arbitral mais próxima de sua cidade.
Sim. A Câmara arbitral 1610 Águas Claras Sul e 1620 Águas Claras Norte.
Estudo de caso – 3
a) Quais as principais diferenças entre o Monismo e o Pluralismo jurídico?
No Monismo há uma única fonte para a lei. O poder se concentra no Estado através da decisão monocrática de um juiz. Enquanto que no pluralismo, há uma pluralidade dentro do ordenamento jurídico que versa por vários entendimentos, pois o mesmo defende que a lei tem fontes diversas
b) A notícia apresentada estaria mais próxima da ideia de Pluralismo Jurídico desenvolvida por Boaventura de Souza Santos ou Antônio Carlos Wolkmer? Justifique.
A notícia está mais próxima a ideia de Boaventura, que obteve como resultado do seu estudo a relação entre o que chama de “lei da favela” e “ lei do asfalto”, enfatizando a ideia de que grupos isolados podem criar normas de funcionamento, que, no caso da notícia vem através da demonstração de um poder paralelo e o poder do Estado.
Estudo de caso – 4
Com base nesta teoria, apresente estes fatores, conceituando-os de forma sucinta, além de citar alguma norma que tenha se tornado eficaz por influência destes fatores.
Uma norma é considerada socialmente eficaz quando é observada por seus destinatários, apresentando o resultado almejado pelo legislador, como exemplo a declaração de imposto de renda.
Estudo de caso – 5
Nos primeiros anos de sua vigência a Lei Maria da Penha não era aplicada por alguns Juízes no Brasil, tornando-a, assim, ineficaz. Identifique no texto o efeito negativo provocado pela lei, apresentando, de forma objetiva, os outros efeitos negativos que uma norma pode provocar.
O efeito negativo da Lei Maria da Penha, neste caso foi a omissão da autoridade em aplicá-la, a lei pode até ser eficaz, mas não produzirá efeito positivo. A lei produz seus efeitos negativos em três casos:
1 - Quando for ineficaz; 
2 – Quando houver omissão da autoridade para aplicá-la e 
3 – Quando inexistir estrutura adequada à aplicação da lei. O Juiz em questão se recusou a aceitar a Lei Maria da Penha, e não aceitando os pedidos contra homens que agredia m as suas companheiras ele contribuiu para a ineficácia da lei.
Estudo de caso – 6
Tendo em conta as distorções específicas do processo eleitoral brasileiros mencionados no texto, em relação a condição dos eleitores e dos candidatos, responda:
1- Qual o processo de seleção dos legisladores no Brasil? Quais as principais distorções que este processo apresenta? 
É o processo eleitoral através do voto popular direto e secreto. A compra de voto, a formação de ”currais ” eleitorais, assistencionalismo, a infidelidade partidária.
2- De que maneira a Justiça Eleitoral Brasileira tem contribuído para o aprimoramento do sistema político vigente?
O voto eletrônico, a justiça severa na punição da infração da legislação eleitoral, a celeridade na apuração dos votos.
Estudo de caso – 6
A notícia acima trata da posse do mais novo ministro do STF. Tendo em conta que também fazem parte do Poder Judiciário juízes e desembargadores, responda:
a) quais são as formas de escolha de magistrados no Brasil? Identifique na Constituição Federal vigente o fundamento legal desse critério.
O Brasil a presenta o Sistema Misto sendo o concurso público de provas e títulos para os magistrados de 1ª instância, (Art.93-I). E para os tribunais superiores é por nome ação pelo Presidente da República após aprovação pelo Senado Federal (Art. 94).
b) quais têm sido as principais críticas a este modelo, tomando como base a leitura do Livro Didático?
As principais críticas a indicação de magistrado são as trocas de favores políticos.
c) O que seria necessário para melhorar esse sistema?
A transparência na fiscalização já seria de grande valia.

Outros materiais

Outros materiais