Buscar

PATOLOGIA DAS ESTRUTURAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os procedimentos envolvidos no processo de produção das estruturas de concreto estão diretamente ligados com a qualidade do elemento, bem como sua durabilidade. Patologias podem surgir em razão de falhas em procedimentos executivos. Nesse sentido, é importante que eles sejam conhecidos e atentamente seguidos. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os agentes e procedimentos relacionados com as patologias em estruturas de concreto armado, pode-se afirmar que:
1. as eflorescências são a manifestação da expansão por sulfatos, que ocorre durante o processo de concretagem e cura do concreto, relacionados à densidade da água.
2. a corrosão das armaduras ocasiona o processo de exsudação, já que a corrosão causa a migração das águas internas à superfície do elemento recém-concretado.
3. a exsudação excessiva é resultado do bom atendimento aos procedimentos de concretagem e cura, corroborando com a qualidade e durabilidade do elemento.
4. a exsudação excessiva pode gerar um fator água cimento muito reduzido na zona superficial, o que aumenta a resistência de forma localizada nessa região, causando fissuração.
5. a exsudação é o processo de migração da água à superfície do elemento pela diferença de densidade com os demais componentes, podendo ocasionar patologias.

Continue navegando