Logo Passei Direto
Buscar

Materiais de Construção - AOL2 (UNINASSAU)

User badge image
John

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “Durante os últimos 100 anos, os vidros adquiriram a reputação de estarem entre os materiais de maior duração entre aqueles usados na construção civil e nas indústrias. […] É necessário, portanto, saber como ocorre o ataque químico aos vidros, para determinar o melhor meio de evitá-lo.” Fonte: BAUER, F. L. A. Materiais de construção. Rio de Janeiro: LTC, 2000. v. 2. p. 881.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre corrosão em vidros, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) É importante colocar um papel entre as chapas para evitar que os vidros sofram com abrasão e início de reações químicas. II. ( ) Para evitar infiltração e poeira, o vidro deve ficar na horizontal. Nesse caso, é indicado evitar a ventilação, pois ela pode causar erosões e manchas. III. ( ) O controle da temperatura e o espaço para a limpeza são alternativas que contribuem para evitar danos na superfície do vidro. IV. ( ) Após determinado tempo de instalação, é necessário que o vidro passe por vistoria técnica, pois patologias superficiais não podem ser vistas a olho nu. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. V, V, V, F.
2. V, V, F, F.
3. Incorreta: F, F, V, V.
4. F, V, F, V.
5. V, F, V, F.

Leia o trecho a seguir: “As ações são as causas que provocam o aparecimento de esforços ou deformações nas estruturas. As forças são consideradas como ações diretas e as deformações impostas como ações indiretas. […] Um carregamento […] têm probabilidade não desprezível de atuação simultânea. Em cada tipo de carregamento as ações devem ser combinadas de diferentes maneiras, a fim de serem determinados os efeitos mais desfavoráveis para a estrutura.” Fonte: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7190: projeto de estruturas de madeira. Rio de Janeiro: ABNT, 1997. p. 7.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre ações atuantes nas estruturas de madeira, analise os tipos de ações e associe-as conforme as suas definições e origens: 1) Ações excepcionais. 2) Ações permanentes. 3) Ações variáveis. 4) Carregamentos. ( ) São provenientes do peso próprio da estrutura da edificação (revestimento, parede, piso e telhado). ( ) São situações pouco comuns na construção civil, como incêndios, enchentes e explosões. ( ) São as combinações de esforços solicitantes atuantes na estrutura, podendo ser dinâmicos ou estáticos. ( ) São as ações comuns que se modificam no decorrer do tempo (pessoas, vento, veículos etc.). Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 3, 2, 1, 4.
2. 2, 5, 1, 3.
3. 1, 4, 5, 2.
4. 2, 1, 4, 3.
5. 4, 2, 3, 5.

Leia o trecho a seguir: “A escolha da madeira de uma determinada espécie lenhosa para um determinado emprego somente poderá ser conduzida, com economia e segurança, conhecendo-se os valores médios que definem o seu comportamento físico e sua resistência às solicitações mecânicas. […] Tais ensaios de qualificação devem, necessariamente, levar em consideração todos os fatores de alteração das características do material, tanto os fatores naturais […] como os fatores tecnológicos […].” Fonte: BAUER, F. L. A. Materiais de construção. Rio de Janeiro: LTC, 2000. v. 2. p. 452.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as propriedades e ensaios de resistência da madeira, pode se afirmar que a anisotropia é definida como:
1. a propriedade que o material possui em resistir a diferentes solicitações em qualquer lado de sua estrutura.
2. as ações de carregamento que ocorrem nas diferentes direções da madeira.
3. a característica da madeira em resistir aos diferentes ensaios mecânicos, seja em laboratório ou no local da obra.
4. a característica que o material possui de ter resistência diferente quando se altera o lado de atuação da força.

Leia o trecho a seguir: “A madeira beneficiada é obtida pela usinagem das peças serradas, agregando valor às mesmas. As operações são realizadas por equipamentos com cabeças rotatórias providas de facas, fresas ou serras, que usinam a madeira dando a espessura, largura e comprimento definitivos, forma e acabamento superficial da madeira.” Fonte: ZENID, G. J. Madeira: uso sustentável na construção civil. São Paulo: SVMA, 2009. p. 27.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre produtos de madeira industrializada, analise os tipos de materiais apresentados a seguir e associe-os conforme as suas propriedades, características e aplicações: 1) Chapa de compensado. 2) Madeira serrada. 3) Painéis de partículas orientadas – OSB. 4) Chapa de densidade média – MDF. 5) Madeira roliça. ( ) Passa por quase nenhum grau de processamento. Suas aplicações mais comuns são em escoramento para lajes, estrutura de telhado e andaimes. ( ) Gerada após desdobro, esquadrejamento, destopo e pré-tratamento. É utilizada como pranchas, vigas e ripas. ( ) As lâminas são coladas em diferentes direções e disponibilizadas como sarrafeados, laminados e multissarrafeados. ( ) São utilizadas fibras de madeira e resina em sua composição. Possui aspecto homogêneo, superfície plana e é muito utilizada em acabamentos. ( ) As chapas são compostas por tiras de madeira aglutinadas. São muito utilizadas em pisos e podem ser aplicadas em paredes de residência. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 3, 2, 1, 4, 5.
2. 1, 4, 5, 2, 3.
3. 2, 5, 1, 3, 4.
4. 5, 2, 1, 4, 3.
5. 4, 2, 3, 5, 1.

Leia o trecho a seguir: “A escolha do ensaio mecânico mais interessante ou mais adequado para cada produto metálico depende da finalidade do material, dos tipos de esforços que esse material vai sofrer e das propriedades mecânicas que se deseja medir. Em geral, existem especificações para todo o tipo de produto metálico fabricado e nestas especificações constam os ensaios mecânicos que devem ser realizados para saber se tal produto está em conformidade com a finalidade proposta.” Fonte: SOUZA, S. A. Ensaios mecânicos de materiais metálicos: Fundamentos teóricos e práticos. 5. ed. São Paulo: Blucher, 1982. p. 2.
Com base nessas informações e o conteúdo propriedades e ensaios de resistência do aço, analise as propriedades a seguir e associe-as com suas respectivas definições: 1) Ductilidade. 2) Tenacidade. 3) Elasticidade. 4) Dureza. ( ) É a capacidade que o material possui em resistir a abrasões e riscos. ( ) Está ligada à capacidade que o material tem de absorver energia antes de se romper. ( ) É a capacidade de se deformar antes de se romper. ( ) Após sofrer com tensões mecânicas, essa propriedade permite que o material retorne à sua forma anterior. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 3, 2, 4, 1.
2. 1, 4, 2, 3.
3. 3, 4, 1, 2.
4. 2, 1, 4, 3.
5. 4, 2, 1, 3.

Leia o trecho a seguir: “[A madeira] é um material de construção tecnicamente adequado e economicamente competitivo para todas as obras de engenharia, desde lastro de vias férreas até galerias, torres, pontes e estruturas de coberturas em grandes vãos.” Fonte: BAUER, F. L. A. Materiais de construção. Rio de Janeiro: LTC, 2000. v. 2. p. 439.
Com base nessas informações e no conteúdo estudado sobre madeiras, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) Quando analisada a relação entre a resistência e o peso, a madeira pode ser mais resistente a oscilações do que materiais como aço e concreto. II. ( ) A madeira serve como isolante térmico, acústico e elétrico. III. ( ) Para o corte e a ligação entre as estruturas de madeira, são necessárias ferramentas simples. IV. ( ) Além de ser mais poluente, o processo de produção e fabricação da madeira consome mais energia do que o de materiais como aço e concreto. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. V, F, V, V.
2. V, V, F, V.
3. V, F, F, V.
4. V, V, V, F.

Leia o trecho a seguir: “O aço e o concreto combinam muito bem. Os dois apresentam coeficientes de dilatação térmica muito próximos. Assim, em dias quentes, eles expandem similarmente. Além disso, o concreto, quando bem executado, protege o aço contra o intemperismo, minimizando a ocorrência de oxidação no aço.” Fonte: GRUBBA, D. Materiais de construção: para gostar e aprender. Scotts Valley: Createspace Independent Publishing Platform, 2016. p. 211.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre concreto armado e elemento estrutural misto, analise as afirmativas a seguir: I. As barras CA-25 são nervuradas e muito aplicadas na construção civil em estruturas de concreto e armadura de elementos pré-moldados. II. Os fios de CA-60 são utilizados em conjunto com o CA-50 em armaduras. Podem ser nervurados, possuir entalhes ou mesmo ser lisos. III. As barras de CA-50 podem ser aplicadas em casas simples ou em elementos de concreto para grandes obras. Têm nervuras em sua superfície. IV. As barras de aço CA-25, CA-60 e CA-50 fornecem a mesma tensão de escoamento (tensão máxima) quando utilizadas como armadura em concreto. Está correto apenas o que se afirma em:
1. II e III.
2. II, III e IV.
3. I e IV.
4. II e IV.
5. I e III.

Leia o trecho a seguir: “Corrosão é definida como o conjunto de alterações físico-químicas que uma substância sofre pela ação de determinados agentes da natureza. Na prática, o termo foi apropriado para designar as reações existentes entre os metais e os agentes agressivos externos.” Fonte: DIAS, L. A. M. Estruturas de aço: conceitos, técnicas e linguagem. São Paulo: Zigurate, 1997. p. 139.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre corrosão do metal, sabe-se que alguns procedimentos de prevenção devem ser realizados para evitar a corrosão na estrutura metálica. Entre eles, pode-se citar:
1. limpeza, colocar os diferentes metais em contato e projetar peças sem furos.
2. pintura, projetar peças sem furos e impedir o fluxo de ar na estrutura.
3. adição de furos, permitir que os diferentes metais entrem em contato e impedir o fluxo de ar na estrutura.
4. galvanização, deixar cavidade nas soldas e permitir que os diferentes metais entrem em contato.
5. galvanização, pintura e permitir o fluxo de ar na peça.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre vidros coloridos e refletores, é possível afirmar que, caso o cliente queira optar por um vidro que ofereça economia e conforto, deve ser utilizado o vidro refletivo, porque:
1. o revestimento (cerâmico ou metálico) permite que o vidro absorva a energia solar e reduza o calor no interior do ambiente
2. o esmalte cerâmico superficial permite que o vidro absorva a radiação solar e controle a intensidade da luz no interior do ambiente.
3. o revestimento metálico colocado em sua superfície permite o controle da intensidade da luz e reduz o calor no interior do ambiente.
4. o esmalte cerâmico colocado em sua superfície impede que o vidro seja quebrado e bloqueia a radiação solar no interior do ambiente.
5. o revestimento metálico em sua superfície impede que seja quebrado e bloqueia a radiação solar no interior do ambiente.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “Durante os últimos 100 anos, os vidros adquiriram a reputação de estarem entre os materiais de maior duração entre aqueles usados na construção civil e nas indústrias. […] É necessário, portanto, saber como ocorre o ataque químico aos vidros, para determinar o melhor meio de evitá-lo.” Fonte: BAUER, F. L. A. Materiais de construção. Rio de Janeiro: LTC, 2000. v. 2. p. 881.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre corrosão em vidros, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) É importante colocar um papel entre as chapas para evitar que os vidros sofram com abrasão e início de reações químicas. II. ( ) Para evitar infiltração e poeira, o vidro deve ficar na horizontal. Nesse caso, é indicado evitar a ventilação, pois ela pode causar erosões e manchas. III. ( ) O controle da temperatura e o espaço para a limpeza são alternativas que contribuem para evitar danos na superfície do vidro. IV. ( ) Após determinado tempo de instalação, é necessário que o vidro passe por vistoria técnica, pois patologias superficiais não podem ser vistas a olho nu. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. V, V, V, F.
2. V, V, F, F.
3. Incorreta: F, F, V, V.
4. F, V, F, V.
5. V, F, V, F.

Leia o trecho a seguir: “As ações são as causas que provocam o aparecimento de esforços ou deformações nas estruturas. As forças são consideradas como ações diretas e as deformações impostas como ações indiretas. […] Um carregamento […] têm probabilidade não desprezível de atuação simultânea. Em cada tipo de carregamento as ações devem ser combinadas de diferentes maneiras, a fim de serem determinados os efeitos mais desfavoráveis para a estrutura.” Fonte: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7190: projeto de estruturas de madeira. Rio de Janeiro: ABNT, 1997. p. 7.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre ações atuantes nas estruturas de madeira, analise os tipos de ações e associe-as conforme as suas definições e origens: 1) Ações excepcionais. 2) Ações permanentes. 3) Ações variáveis. 4) Carregamentos. ( ) São provenientes do peso próprio da estrutura da edificação (revestimento, parede, piso e telhado). ( ) São situações pouco comuns na construção civil, como incêndios, enchentes e explosões. ( ) São as combinações de esforços solicitantes atuantes na estrutura, podendo ser dinâmicos ou estáticos. ( ) São as ações comuns que se modificam no decorrer do tempo (pessoas, vento, veículos etc.). Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 3, 2, 1, 4.
2. 2, 5, 1, 3.
3. 1, 4, 5, 2.
4. 2, 1, 4, 3.
5. 4, 2, 3, 5.

Leia o trecho a seguir: “A escolha da madeira de uma determinada espécie lenhosa para um determinado emprego somente poderá ser conduzida, com economia e segurança, conhecendo-se os valores médios que definem o seu comportamento físico e sua resistência às solicitações mecânicas. […] Tais ensaios de qualificação devem, necessariamente, levar em consideração todos os fatores de alteração das características do material, tanto os fatores naturais […] como os fatores tecnológicos […].” Fonte: BAUER, F. L. A. Materiais de construção. Rio de Janeiro: LTC, 2000. v. 2. p. 452.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as propriedades e ensaios de resistência da madeira, pode se afirmar que a anisotropia é definida como:
1. a propriedade que o material possui em resistir a diferentes solicitações em qualquer lado de sua estrutura.
2. as ações de carregamento que ocorrem nas diferentes direções da madeira.
3. a característica da madeira em resistir aos diferentes ensaios mecânicos, seja em laboratório ou no local da obra.
4. a característica que o material possui de ter resistência diferente quando se altera o lado de atuação da força.

Leia o trecho a seguir: “A madeira beneficiada é obtida pela usinagem das peças serradas, agregando valor às mesmas. As operações são realizadas por equipamentos com cabeças rotatórias providas de facas, fresas ou serras, que usinam a madeira dando a espessura, largura e comprimento definitivos, forma e acabamento superficial da madeira.” Fonte: ZENID, G. J. Madeira: uso sustentável na construção civil. São Paulo: SVMA, 2009. p. 27.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre produtos de madeira industrializada, analise os tipos de materiais apresentados a seguir e associe-os conforme as suas propriedades, características e aplicações: 1) Chapa de compensado. 2) Madeira serrada. 3) Painéis de partículas orientadas – OSB. 4) Chapa de densidade média – MDF. 5) Madeira roliça. ( ) Passa por quase nenhum grau de processamento. Suas aplicações mais comuns são em escoramento para lajes, estrutura de telhado e andaimes. ( ) Gerada após desdobro, esquadrejamento, destopo e pré-tratamento. É utilizada como pranchas, vigas e ripas. ( ) As lâminas são coladas em diferentes direções e disponibilizadas como sarrafeados, laminados e multissarrafeados. ( ) São utilizadas fibras de madeira e resina em sua composição. Possui aspecto homogêneo, superfície plana e é muito utilizada em acabamentos. ( ) As chapas são compostas por tiras de madeira aglutinadas. São muito utilizadas em pisos e podem ser aplicadas em paredes de residência. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 3, 2, 1, 4, 5.
2. 1, 4, 5, 2, 3.
3. 2, 5, 1, 3, 4.
4. 5, 2, 1, 4, 3.
5. 4, 2, 3, 5, 1.

Leia o trecho a seguir: “A escolha do ensaio mecânico mais interessante ou mais adequado para cada produto metálico depende da finalidade do material, dos tipos de esforços que esse material vai sofrer e das propriedades mecânicas que se deseja medir. Em geral, existem especificações para todo o tipo de produto metálico fabricado e nestas especificações constam os ensaios mecânicos que devem ser realizados para saber se tal produto está em conformidade com a finalidade proposta.” Fonte: SOUZA, S. A. Ensaios mecânicos de materiais metálicos: Fundamentos teóricos e práticos. 5. ed. São Paulo: Blucher, 1982. p. 2.
Com base nessas informações e o conteúdo propriedades e ensaios de resistência do aço, analise as propriedades a seguir e associe-as com suas respectivas definições: 1) Ductilidade. 2) Tenacidade. 3) Elasticidade. 4) Dureza. ( ) É a capacidade que o material possui em resistir a abrasões e riscos. ( ) Está ligada à capacidade que o material tem de absorver energia antes de se romper. ( ) É a capacidade de se deformar antes de se romper. ( ) Após sofrer com tensões mecânicas, essa propriedade permite que o material retorne à sua forma anterior. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 3, 2, 4, 1.
2. 1, 4, 2, 3.
3. 3, 4, 1, 2.
4. 2, 1, 4, 3.
5. 4, 2, 1, 3.

Leia o trecho a seguir: “[A madeira] é um material de construção tecnicamente adequado e economicamente competitivo para todas as obras de engenharia, desde lastro de vias férreas até galerias, torres, pontes e estruturas de coberturas em grandes vãos.” Fonte: BAUER, F. L. A. Materiais de construção. Rio de Janeiro: LTC, 2000. v. 2. p. 439.
Com base nessas informações e no conteúdo estudado sobre madeiras, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) Quando analisada a relação entre a resistência e o peso, a madeira pode ser mais resistente a oscilações do que materiais como aço e concreto. II. ( ) A madeira serve como isolante térmico, acústico e elétrico. III. ( ) Para o corte e a ligação entre as estruturas de madeira, são necessárias ferramentas simples. IV. ( ) Além de ser mais poluente, o processo de produção e fabricação da madeira consome mais energia do que o de materiais como aço e concreto. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. V, F, V, V.
2. V, V, F, V.
3. V, F, F, V.
4. V, V, V, F.

Leia o trecho a seguir: “O aço e o concreto combinam muito bem. Os dois apresentam coeficientes de dilatação térmica muito próximos. Assim, em dias quentes, eles expandem similarmente. Além disso, o concreto, quando bem executado, protege o aço contra o intemperismo, minimizando a ocorrência de oxidação no aço.” Fonte: GRUBBA, D. Materiais de construção: para gostar e aprender. Scotts Valley: Createspace Independent Publishing Platform, 2016. p. 211.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre concreto armado e elemento estrutural misto, analise as afirmativas a seguir: I. As barras CA-25 são nervuradas e muito aplicadas na construção civil em estruturas de concreto e armadura de elementos pré-moldados. II. Os fios de CA-60 são utilizados em conjunto com o CA-50 em armaduras. Podem ser nervurados, possuir entalhes ou mesmo ser lisos. III. As barras de CA-50 podem ser aplicadas em casas simples ou em elementos de concreto para grandes obras. Têm nervuras em sua superfície. IV. As barras de aço CA-25, CA-60 e CA-50 fornecem a mesma tensão de escoamento (tensão máxima) quando utilizadas como armadura em concreto. Está correto apenas o que se afirma em:
1. II e III.
2. II, III e IV.
3. I e IV.
4. II e IV.
5. I e III.

Leia o trecho a seguir: “Corrosão é definida como o conjunto de alterações físico-químicas que uma substância sofre pela ação de determinados agentes da natureza. Na prática, o termo foi apropriado para designar as reações existentes entre os metais e os agentes agressivos externos.” Fonte: DIAS, L. A. M. Estruturas de aço: conceitos, técnicas e linguagem. São Paulo: Zigurate, 1997. p. 139.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre corrosão do metal, sabe-se que alguns procedimentos de prevenção devem ser realizados para evitar a corrosão na estrutura metálica. Entre eles, pode-se citar:
1. limpeza, colocar os diferentes metais em contato e projetar peças sem furos.
2. pintura, projetar peças sem furos e impedir o fluxo de ar na estrutura.
3. adição de furos, permitir que os diferentes metais entrem em contato e impedir o fluxo de ar na estrutura.
4. galvanização, deixar cavidade nas soldas e permitir que os diferentes metais entrem em contato.
5. galvanização, pintura e permitir o fluxo de ar na peça.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre vidros coloridos e refletores, é possível afirmar que, caso o cliente queira optar por um vidro que ofereça economia e conforto, deve ser utilizado o vidro refletivo, porque:
1. o revestimento (cerâmico ou metálico) permite que o vidro absorva a energia solar e reduza o calor no interior do ambiente
2. o esmalte cerâmico superficial permite que o vidro absorva a radiação solar e controle a intensidade da luz no interior do ambiente.
3. o revestimento metálico colocado em sua superfície permite o controle da intensidade da luz e reduz o calor no interior do ambiente.
4. o esmalte cerâmico colocado em sua superfície impede que o vidro seja quebrado e bloqueia a radiação solar no interior do ambiente.
5. o revestimento metálico em sua superfície impede que seja quebrado e bloqueia a radiação solar no interior do ambiente.

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1
0/0,1
Leia o trecho a seguir:
“Durante os últimos 100 anos, os vidros adquiriram a reputação de estarem entre os materiais de maior duração entre aqueles usados na construção civil e nas indústrias. […] É necessário, portanto, saber como ocorre o ataque químico aos vidros, para determinar o melhor meio de evitá-lo.”
Fonte: BAUER, F. L. A. Materiais de construção. Rio de Janeiro: LTC, 2000. v. 2. p. 881.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre corrosão em vidros, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) É importante colocar um papel entre as chapas para evitar que os vidros sofram com abrasão e início de reações químicas.
II. ( ) Para evitar infiltração e poeira, o vidro deve ficar na horizontal. Nesse caso, é indicado evitar a ventilação, pois ela pode causar erosões e manchas.
III. ( ) O controle da temperatura e o espaço para a limpeza são alternativas que contribuem para evitar danos na superfície do vidro.
IV. ( ) Após determinado tempo de instalação, é necessário que o vidro passe por vistoria técnica, pois patologias superficiais não podem ser vistas a olho nu.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, V, V, F.
2. 
V, V, F, F.
3. Incorreta:
F, F, V, V.
4. 
F, V, F, V.
5. 
V, F, V, F.
Resposta correta
2. Pergunta 2
0,1/0,1
Leia o trecho a seguir:
“As ações são as causas que provocam o aparecimento de esforços ou deformações nas estruturas. As forças são consideradas como ações diretas e as deformações impostas como ações indiretas. […] Um carregamento […] têm probabilidade não desprezível de atuação simultânea. Em cada tipo de carregamento as ações devem ser combinadas de diferentes maneiras, a fim de serem determinados os efeitos mais desfavoráveis para a estrutura.”
Fonte: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7190: projeto de estruturas de madeira. Rio de Janeiro: ABNT, 1997. p. 7.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre ações atuantes nas estruturas de madeira, analise os tipos de ações e associe-as conforme as suas definições e origens:
1) Ações excepcionais.
2) Ações permanentes.
3) Ações variáveis.
4) Carregamentos.
( ) São provenientes do peso próprio da estrutura da edificação (revestimento, parede, piso e telhado).
( ) São situações pouco comuns na construção civil, como incêndios, enchentes e explosões.
( ) São as combinações de esforços solicitantes atuantes na estrutura, podendo ser dinâmicos ou estáticos.
( ) São as ações comuns que se modificam no decorrer do tempo (pessoas, vento, veículos etc.).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
3, 2, 1, 4.
2. 
2, 5, 1, 3.
3. 
1, 4, 5, 2.
4. 
2, 1, 4, 3.
Resposta correta
5. 
4, 2, 3, 5.
3. Pergunta 3
0,1/0,1
Leia o trecho a seguir:
“A escolha da madeira de uma determinada espécie lenhosa para um determinado emprego somente poderá ser conduzida, com economia e segurança, conhecendo-se os valores médios que definem o seu comportamento físico e sua resistência às solicitações mecânicas. […] Tais ensaios de qualificação devem, necessariamente, levar em consideração todos os fatores de alteração das características do material, tanto os fatores naturais […] como os fatores tecnológicos […].”
Fonte: BAUER, F. L. A. Materiais de construção. Rio de Janeiro: LTC, 2000. v. 2. p. 452.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as propriedades e ensaios de resistência da madeira, pode se afirmar que a anisotropia é definida como:
Ocultar opções de resposta 
1. 
a propriedade que o material possui em resistir a diferentes solicitações em qualquer lado de sua estrutura.
2. 
as ações de carregamento que ocorrem nas diferentes direções da madeira.
3. 
a característica da madeira em resistir aos diferentes ensaios mecânicos, seja em laboratório ou no local da obra.
4. 
a característica que o material possui de ter resistência diferente quando se altera o lado de atuação da força.
Resposta correta
5. 
a propriedade que a madeira fornece de resistir a altas temperaturas e variação dimensional.
4. Pergunta 4
0,1/0,1
Leia o trecho a seguir:
“A madeira beneficiada é obtida pela usinagem das peças serradas, agregando valor às mesmas. As operações são realizadas por equipamentos com cabeças rotatórias providas de facas, fresas ou serras, que usinam a madeira dando a espessura, largura e comprimento definitivos, forma e acabamento superficial da madeira.”
Fonte: ZENID, G. J. Madeira: uso sustentável na construção civil. São Paulo: SVMA, 2009. p. 27.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre produtos de madeira industrializada, analise os tipos de materiais apresentados a seguir e associe-os conforme as suas propriedades, características e aplicações:
1) Chapa de compensado.
2) Madeira serrada.
3) Painéis de partículas orientadas – OSB.
4) Chapa de densidade média – MDF.
5) Madeira roliça.
( ) Passa por quase nenhum grau de processamento. Suas aplicações mais comuns são em escoramento para lajes, estrutura de telhado e andaimes.
( ) Gerada após desdobro, esquadrejamento, destopo e pré-tratamento. É utilizada como pranchas, vigas e ripas.
( ) As lâminas são coladas em diferentes direções e disponibilizadas como sarrafeados, laminados e multissarrafeados.
( ) São utilizadas fibras de madeira e resina em sua composição. Possui aspecto homogêneo, superfície plana e é muito utilizada em acabamentos.
( ) As chapas são compostas por tiras de madeira aglutinadas. São muito utilizadas em pisos e podem ser aplicadas em paredes de residência.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
3, 2, 1, 4, 5.
2. 
1, 4, 5, 2, 3.
3. 
2, 5, 1, 3, 4.
4. 
5, 2, 1, 4, 3.
Resposta correta
5. 
4, 2, 3, 5, 1.
5. Pergunta 5
0,1/0,1
Leia o trecho a seguir:
“A escolha do ensaio mecânico mais interessante ou mais adequado para cada produto metálico depende da finalidade do material, dos tipos de esforços que esse material vai sofrer e das propriedades mecânicas que se deseja medir. Em geral, existem especificações para todo o tipo de produto metálico fabricado e nestas especificações constam os ensaios mecânicos que devem ser realizados para saber se tal produto está em conformidade com a finalidade proposta.”
Fonte: SOUZA, S. A. Ensaios mecânicos de materiais metálicos: Fundamentos teóricos e práticos. 5. ed. São Paulo: Blucher, 1982. p. 2.
Com base nessas informações e o conteúdo propriedades e ensaios de resistência do aço, analise as propriedades a seguir e associe-as com suas respectivas definições:
1) Ductilidade.
2) Tenacidade.
3) Elasticidade.
4) Dureza.
( ) É a capacidade que o material possui em resistir a abrasões e riscos.
( ) Está ligada à capacidade que o material tem de absorver energia antes de se romper.
( ) É a capacidade de se deformar antes de se romper.
( ) Após sofrer com tensões mecânicas, essa propriedade permite que o material retorne à sua forma anterior.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
3, 2, 4, 1.
2. 
1, 4, 2, 3.
3. 
3, 4, 1, 2.
4. 
2, 1, 4, 3.
5. 
4, 2, 1, 3.
Resposta correta
6. Pergunta 6
0,1/0,1
Leia o trecho a seguir:
“Os vidros podem ter diversos graus de resistência mecânica, ser densos ou leves, impermeáveis ou porosos. Em suas muitas finalidades, eles podem filtrar, conter, transmitir ou resistir às radiações pertencentes a quase todas as faixas do espectro eletromagnético.”
Fonte: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CERÂMICA. O vidro em nossas vidas. ABCeram, São Paulo, 29 mar. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2DB06w5. Acesso em: 10 jul. 2020.
Com base nessas informações e no conteúdo abordado sobre ensaios, observe os ensaios realizados em vidros a seguir e associe-os com suas respectivas características:
1) Ensaio de choque térmico.
2) Ensaio de fragmentação.
3) Ensaio de choque mecânico.
4) Ensaio de impacto de segurança.
( ) Nesse ensaio, o corpo de prova é colocado na estufa e depoisé jogada água na superfície do material.
( ) Para a realização desse ensaio, é necessário quebrar o vidro e posteriormente contar a quantidade de pedaços gerados.
( ) O vidro é colocado na vertical para a realização do ensaio. Por meio de um pêndulo, é lançado um pneu em direção ao vidro.
( ) Nesse ensaio, uma esfera é solta em determinada altura para avaliar a resistência do vidro ao impacto.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
2, 3, 4, 1.
2. 
4, 1, 3, 2.
3. 
3, 4, 1, 2.
4. 
1, 4, 2, 3.
5. 
1, 2, 4, 3.
Resposta correta
7. Pergunta 7
0,1/0,1
Leia o trecho a seguir:
“[A madeira] é um material de construção tecnicamente adequado e economicamente competitivo para todas as obras de engenharia, desde lastro de vias férreas até galerias, torres, pontes e estruturas de coberturas em grandes vãos.”
Fonte: BAUER, F. L. A. Materiais de construção. Rio de Janeiro: LTC, 2000. v. 2. p. 439.
Com base nessas informações e no conteúdo estudado sobre madeiras, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Quando analisada a relação entre a resistência e o peso, a madeira pode ser mais resistente a oscilações do que materiais como aço e concreto.
II. ( ) A madeira serve como isolante térmico, acústico e elétrico.
III. ( ) Para o corte e a ligação entre as estruturas de madeira, são necessárias ferramentas simples.
IV. ( ) Além de ser mais poluente, o processo de produção e fabricação da madeira consome mais energia do que o de materiais como aço e concreto.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, V, V.
2. 
V, V, F, V.
3. 
V, F, F, V.
4. 
V, V, V, F.
Resposta correta
5. 
F, V, V, F.
8. Pergunta 8
0,1/0,1
Leia o trecho a seguir:
“O aço e o concreto combinam muito bem. Os dois apresentam coeficientes de dilatação térmica muito próximos. Assim, em dias quentes, eles expandem similarmente. Além disso, o concreto, quando bem executado, protege o aço contra o intemperismo, minimizando a ocorrência de oxidação no aço.”
Fonte: GRUBBA, D. Materiais de construção: para gostar e aprender. Scotts Valley: Createspace Independent Publishing Platform, 2016. p. 211.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre concreto armado e elemento estrutural misto, analise as afirmativas a seguir:
I. As barras CA-25 são nervuradas e muito aplicadas na construção civil em estruturas de concreto e armadura de elementos pré-moldados.
II. Os fios de CA-60 são utilizados em conjunto com o CA-50 em armaduras. Podem ser nervurados, possuir entalhes ou mesmo ser lisos.
III. As barras de CA-50 podem ser aplicadas em casas simples ou em elementos de concreto para grandes obras. Têm nervuras em sua superfície.
IV. As barras de aço CA-25, CA-60 e CA-50 fornecem a mesma tensão de escoamento (tensão máxima) quando utilizadas como armadura em concreto.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e III.
Resposta correta
2. 
II, III e IV.
3. 
I e IV.
4. 
II e IV.
5. 
I e III.
9. Pergunta 9
0,1/0,1
Leia o trecho a seguir:
“Corrosão é definida como o conjunto de alterações físico-químicas que uma substância sofre pela ação de determinados agentes da natureza. Na prática, o termo foi apropriado para designar as reações existentes entre os metais e os agentes agressivos externos.”
Fonte: DIAS, L. A. M. Estruturas de aço: conceitos, técnicas e linguagem. São Paulo: Zigurate, 1997. p. 139.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre corrosão do metal, sabe-se que alguns procedimentos de prevenção devem ser realizados para evitar a corrosão na estrutura metálica. Entre eles, pode-se citar:
Ocultar opções de resposta 
1. 
limpeza, colocar os diferentes metais em contato e projetar peças sem furos.
2. 
pintura, projetar peças sem furos e impedir o fluxo de ar na estrutura.
3. 
adição de furos, permitir que os diferentes metais entrem em contato e impedir o fluxo de ar na estrutura.
4. 
galvanização, deixar cavidade nas soldas e permitir que os diferentes metais entrem em contato.
5. 
galvanização, pintura e permitir o fluxo de ar na peça.
Resposta correta
10. Pergunta 10
0,1/0,1
Leia o trecho a seguir:
“A tecnologia desenvolvida e aplicada ao vidro permitiu que ele adquirisse novas vantagens em relação a outros materiais. […] Alguns vidros podem ser utilizados em temperaturas extremas, enquanto outros só têm utilidade porque se fundem a baixas temperaturas. Algumas peças conservam suas formas mesmo submetidas a mudanças extremas de temperatura como entre o fogo e o gelo, outras podem conduzir ou bloquear a luz.”
Fonte: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CERÂMICA. O vidro em nossas vidas. ABCeram, São Paulo, 29 mar. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2DB06w5. Acesso em: 10 jul. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre vidros coloridos e refletores, é possível afirmar que, caso o cliente queira optar por um vidro que ofereça economia e conforto, deve ser utilizado o vidro refletivo, porque:
Ocultar opções de resposta 
1. 
o revestimento (cerâmico ou metálico) permite que o vidro absorva a energia solar e reduza o calor no interior do ambiente
2. 
o esmalte cerâmico superficial permite que o vidro absorva a radiação solar e controle a intensidade da luz no interior do ambiente.
3. 
o revestimento metálico colocado em sua superfície permite o controle da intensidade da luz e reduz o calor no interior do ambiente.
Resposta correta
4. 
o esmalte cerâmico colocado em sua superfície impede que o vidro seja quebrado e bloqueia a radiação solar no interior do ambiente.
5. 
o revestimento metálico em sua superfície impede que seja quebrado e bloqueia a radiação solar no interior do ambiente.

Mais conteúdos dessa disciplina