Buscar

Musculos-1

Prévia do material em texto

Quais as principais funções dos músculos?
Produção dos movimentos corporais: movimentos globais do corpo, como andar e correr. b) Estabilização das Posições Corporais: a contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar.
Descreva quais são as propriedades musculares
Os músculos possuem duas propriedades: elasticidade e excitabilidade.
Como os músculos são classificados de acordo com o controle realizado pelo sistema nervoso?
De acordo com a característica de contração, os músculos podem ser classificados em voluntários e involuntários, enquanto que de acordo com a sua função, podem ser classificados como agonistas, sinergistas ou antagonistas.
Quais são os tipos de tecido muscular e quais são suas características?
Exitem três tipos de tecidos musculares: - Tecido muscular estriado esqueletico; - Tecido muscular estriado cardiaco; - Tecido muscular liso.
Tecido muscular estriado esquelético - O músculo estriado esquelético é constituído por células (fibras) cilíndricas, longas e multinucleadas com estriações transversais bem evidentes pela microscopia de luz e disposição regular, em toda extensao da célula.
Tecido muscular estriado cardíaco - As células que integram o tecido muscular cardíaco têm aspecto cilíndrico, são ramificadas e apresentam extremidades irregulares. Essas células são conhecidas como fibras musculares cardíacas, células do miocárdio, miócitos, cardiócitos ou cardiomiócitos.
Tecido muscular liso - Suas células são longas, com um núcleo central, e apresentam formato fusiforme, ou seja, suas extremidades são mais estreitas que o seu centro. A contração desse tecido é involuntária e lenta. Ele pode ser encontrado na parede de vários órgãos, tais como bexiga, esôfago e artérias.
Descreva a constituição de um músculo esquelético
São formados por feixes de células muito longas, cilíndricas, multinucleadas, essas células são denominadas fibras musculares. Nas fibras musculares esqueléticas os núcleos se localizam na periferia das fibras, este tecido possui atividade rápida, forte, descontínua e voluntária.
Como é feita a classificação dos músculos quanto a forma, número de cabeças, ventres e caudas
Quanto a forma: O tecido muscular é classificado em três tipos distintos, utilizando como base as diferenças existentes em suas células musculares, são eles: tecido muscular estriado cardíaco, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular não estriado.
Quanto ao número de cabeças: Quando os músculos se originam por mais de um tendão, ou seja, apresentam mais de uma cabeça de origem, são ditos bíceps, tríceps, quadríceps, conforme possuem duas, três ou quatro cabeças de origem. Do mesmo modo os músculos podem se inserir por mais de um tendão.
Quanto o número de ventres: São ditos digástricos quando o músculo apresenta dois ventres e poligástricos, quando o músculo possui mais de dois ventres.
Quanto o número de caudas: Dependendo do local de origem, os músculos da cauda se classificam em dois grupos, os que se originam da coluna vertebral e os que se originam do coxal.
Descreva a classificação dos músculos de acordo com sua função
De acordo com a sua função, podem ser classificados como agonistas, sinergistas ou antagonistas.
Descreva origem e iserção dos músculos
A origem é geralmente a extremidade proximal do músculo que permanece fixa durante a contração muscular, e a inserção é geralmente a extremidade distal do músculo, que é móvel.

Continue navegando