Buscar

AOL5 - Atividade Contextualizada - Calculo de Faltas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada 
Cálculo de Faltas – 2022.2A
 
Nome Completo: FERNANDO NÓBREGA VITOR
Matrícula: 01279951
Curso: ENGENHARIA ELETRICA EAD
Linhas de transmissão constituem uma parte essencial do Sistema interligado Brasileiro de energia elétrica. É através das linhas de Transmissão que a Energia Elétrica é escoada dos centros produtores até os consumidores nas grandes cidades. Seja a transmissão através de alta tensão alternada 750kV (HVCA) como vemos nas hidroelétricas de Sobradinho e Xingó, seja a transmissão feita em tensão contínua (HVDC) feita ao nível de 600 kV entre Porto Velho/RO e Araraquara/SP, com capacidade total de 6.300 MW para escoar energia das usinas Santo Antônio e Jirau. 
Além da diferenciação com relação a tipo de tensão transmitida, ainda categorizamos as linhas de HVCA em: Linhas curtas, com distancia de até 80km; Linhas médias, com distancias entre 80 e 240km e linhas longas com distancias superiores à 240km.
Devido à sua natureza exposta, as linhas de transmissão também apresentam maior vulnerabilidade a ocorrências, respondendo por quase 70% de todas as ocorrências no sistema elétrico de potência, tais como descargas atmosféricas, abalroamentos com estruturas e contato de animais e vegetação com os condutores, além das falhas mecânicas como rompimento em cadeias de isoladores e ferragens, que acarretam queda de condutores. 
Essas faltas, caracterizam-se pelo numero de condutores carregados envolvidos e se há ou não envolvimento com a referência (terra):
Faltas monofásicas à terra: acontecem quando uma das fases é levada ao potencia de terra. Isso pode ser feito através do rompimento de uma cadeia de isoladores (levando o condutor ao chão), toque de um animal num dos condutores (fechando o circuito com a terra através de seu corpo), toque da vegetação em um dos condutores carregados (fechando o circuito com a terra através do tronco) ou ainda a queda de uma descarga atmosférica sobre um condutor carregado (elevando sua tensão acima da capacidade dos isoladores de suportar a ddp). Este tipo de falta é a mais comum, respondendo por mais de 60% dos incidentes em Linhas de Transmissão. Se caracterizam pela rápida elevação da corrente da fase atingida, bem como a diminuição da tensão de fase. Este tipo de falta apresenta as componentes de sequencia Positiva, Negativa e zero.
Faltas bifásicas: Acontece quando duas fases diferentes entram em contato direto. Isso pode acontecer devido ao rompimento de uma cadeia de isoladores (o que pode fazer um condutor carregado cair sobre outro) e toque de animal em dois condutores (aves grandes passando entre os condutores). São a segunda causa mais comum de ocorrências em LTs respondendo por mais de 15% das faltas. Se caracteriza por uma rápida elevação da corrente nas fases envolvidas e pela queda abrupta das tensões nas mesmas fases. Este tipo de falta apresenta componentes de sequência negativa apenas. 
Faltas Bifásicas à terra: Acontece quando duas fases diferentes entram em contato direto entre si e com o solo. Isso pode acontecer devido à queda de uma arvore sobre dois condutores carregados, envolvendo a terra. Toques de animais sobre a estrutura e dois condutores também podem acontecer embora seja mais raro. Se caracteriza por uma rápida elevação da corrente nas fases envolvidas e pela queda abrupta das tensões nas mesmas fases. Este tipo de falta apresenta componentes de sequência negativa e zero por envolver a terra.
Faltas Trifásicas: Acontece quando as três fases do circuito entram em contato direto. Isso pode acontecer devido a erros de manobra no sistema, como a energização de uma linha que está aterrada, ou pelo colapso de uma estrutura de sustentação da LT. Esta é a falta mais danosa ao sistema uma vez que promove o aumento repentino na corrente de todas as fases e a diminuição abrupta de suas tensões. Este tipo de falta apresenta apenas componentes de sequencia positiva, pois não envolve a terra.
Referências:
https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/trabalho_de_conclusao_de_curso_-_analise_de_faltas_em_um_sistema_hvdc_-_milene_final_1.pdf
https://ppgcc.propesp.ufpa.br/Disserta%C3%A7%C3%B5es_2017/Bruno%20Garcia%20da%20Costa_Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf
http://www.pee.ufrj.br/index.php/pt/producao-academica/dissertacoes-de-mestrado/2016-1/2016012102-2016012102/file
Referências

Continue navegando