Buscar

U1-S1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A rigidez da Constituição define uma norma como sendo materialmente constitucional. Assim, todas as normas de uma constituição escrita e rígida são materialmente constitucionais, mas nem todas são formalmente constitucionais.
b. Toda constituição escrita é rígida.
c. O fato de a Constituição ser considerada rígida não coloca as suas normas em patamar superior, tendo em vista o processo mais rígido para alteração das normas constitucionais, em relação às normas infraconstitucionais.
d. Toda constituição rígida é escrita.
e. A constituição rígida é aquela que não permite alterações posteriores por nenhum tipo de processo legislativo, seja ele mais ou menos rígido do que aquele utilizado para a edição das leis.
A Constituição é considerada fundamento de validade para todas as normas infraconstitucionais e também é considerada a norma hipotética fundamental, que justifica o fechamento do sistema jurídico, ou seja, a Constituição não possui fundamento de validade superior, porque o direito nacional dela parte. A definição de Constituição citada melhor representa o conceito:
Escolha uma:
a. Político do Supremo Tribunal Federal.
b. Político de Carl Schmitt.
c. Sociológico de Ferdinand Lassalle.
d. Jurídico de Hans Kelsen.
e. Força normativa de Konrad Hesse.
José Afonso da Silva desenvolveu a teoria dos elementos da Constituição, classificando-os em cinco categorias: orgânicos, limitativos, socioideológicos, de estabilização constitucional e formais de aplicabilidade. O art. 102, I, a, da CF/88, prevê que compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar originalmente a ação direta de inconstitucionalidade. Em que classe de elementos essa previsão se enquadra?
Escolha uma:
a. Limitativos.
b. Orgânicos.
c. Formais de aplicabilidade.
d. Socioideológicos.
e. De estabilização constitucional.
O legislador constituinte inseriu no art. 5º, uma série de direitos e de garantias considerados fundamentais. O direito à vida, por exemplo, é um direito considerado absoluto e que, com base nesse argumento, a pesquisa com células-tronco seria inconstitucional, especialmente pela utilização de células-tronco embrionárias, que é o embrião com cinco dias. No entanto, já foi comprovado que a pesquisa importou na descoberta da cura e de tratamentos mais eficazes para algumas doenças, o que, por outro lado, tem o condão de salvar inúmeras vidas. Pensando nesse caso concreto, avalie as assertivas a seguir:
I. A Constituição, segundo Carl Schmitt, é uma decisão política fundamental, devendo refletir uma decisão de governo, relativa a direitos fundamentais, princípios fundamentais e organização política do Estado. As normas que não se referem a essas decisões de governo serão consideradas apenas leis constitucionais.
II. Com base no conceito jurídico de Constituição, o STF elaborou a classificação das normas constitucionais em formalmente constitucionais (todas as normas insertas na CF/88) e em materialmente constitucionais (apenas aquelas que se referem a direitos fundamentais, princípios fundamentais e organização política do Estado).
III. O direito à vida é direito fundamental, constituindo, assim, norma materialmente constitucional.
IV. No caso das pesquisas com células-tronco embrionárias, pode-se entender que elas são usadas para o desenvolvimento de tratamentos mais adequados e curas para várias doenças, visando, em última análise, o direito à vida. Assim, a relativização do direito à vida do embrião utilizado nas pesquisas harmoniza-se com o direito à vida das pessoas que se beneficiarão com esses novos tratamentos.
V. Um argumento admissível no caso, para aqueles que consideram o direito à vida do embrião inviolável, é que essas pesquisas não poderiam ser feitas, não havendo, no caso, qualquer hipótese de relativizá-lo.
São corretas as assertivas:
Escolha uma:
a. I, II, III, IV e V.
b. I, II e III.
c. II, III e IV.
d. II, IV e V.
e. I, III, IV e V.
As Constituições podem ser classificadas de acordo com diversos critérios, entre eles: origem, forma, modo de elaboração, extensão e alterabilidade. Segundo esses critérios, respectivamente, a CF/88 pode ser classificada como:
Escolha uma:
a. Outorgada, escrita, dogmática, analítica, imutável.
b. Promulgada, escrita, histórica, prolixa, rígida.
c. Promulgada, escrita, dogmática, analítica, rígida.
d. Promulgada, não escrita, histórica, prolixa, semirrígida.
e. Outorgada, escrita, histórica, sintética, semirrígida.
(ENADE/2012) A noção de Constituições rígidas é decorrência dos movimentos constitucionalistas modernos, surgidos principalmente a partir de meados do século XVII. Conquanto estivesse entre os objetivos desses movimentos idealizar nova forma de ordenação, fundamentação e limitação do poder político por meio de documento escrito, tornou-se necessária a distinção entre poder constituinte e poderes constituídos. Considerando-se o disposto na Constituição Federal de 1988, seria constitucional lei que:
I. permitisse a contratação de promotor de justiça, sem concurso público, mediante livre escolha do procurador-geral de justiça.
II. obrigasse membros de associações a permanecerem associados por vinte anos.
III. proibisse o anonimato em reclamações encaminhadas a qualquer ente da Administração Pública Direta e Indireta.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. III, apenas.
b. I, apenas.
c. I e II, apenas.
d. II e III, apenas.
e. I, II e III.
Após a derrubada do governo democrático de Allende no Chile, Augusto Pinochet assumiu a presidência da Junta de Governo, enquanto comandante mais antigo das Forças Armadas. Essa Junta de Governo assumiu as funções constituinte e legislativa, que era do Congresso, e elaborou a nova Constituição, que, posteriormente, foi submetida a plebiscito. No entanto, os registros eleitorais não foram abertos e, por isso, arguidas diversas irregularidades. A oposição somente se manifestou em uma oportunidade, no Teatro Caupolicán em um ato político liderado por Eduardo Frei Montalva. Em 11 de setembro de 1980, aquela Constituição foi, então, respaldada por 68,95% dos votos. Quanto à origem, em que classe a Constituição de Pinochet se enquadra? 
Escolha uma:
a. Dogmática, tendo sido elaborada em dado momento histórico, por um órgão com poderes específicos para tanto, refletindo à ideologia desse momento.
b. Promulgada, ante a participação popular, por meio de plebiscito.
c. Outorgada pela Junta de Governo, da qual Augusto Pinochet era o presidente.
d. Semirrígida, em que parte dela pode ser alterada por procedimento análogo à criação das leis e parte somente é alterável por processo legislativo mais complexo do que o das leis.
e. Cesarista, tendo sido elaborada pela Junta de Governo e, posteriormente, convocada a manifestação popular a respeito.
Segundo Alexandre de Morais, as Constituições, quanto a sua alterabilidade, poderiam ser classificadas como: flexíveis, semirrígidas, rígidas, superrígidas ou imutáveis. A respeito do tema, assinale a alternativa INCORRETA.
Escolha uma:
a. A CF/88 classifica-se como superrígida, porque possui um núcleo imutável e uma parte que pode ser alterada pelo mesmo processo de elaboração das normas infraconstitucionais.
b. As Constituições imutáveis não admitem qualquer modificação em seu texto.
c. As Constituições semirrígidas são compostas por uma parte rígida e por outra flexível.
d. As Constituições flexíveis admitem processo de alteração de seu texto similar ao processo de elaboração das normas infraconstitucionais.
e. As Constituições rígidas são aquelas que somente admitem a alteração de seu texto por um processo legislativo mais complexo do que aquele utilizado para a elaboração das normas infraconstitucionais.
(ENADE/2006) Nas democracias contemporâneas, a soberania interna da ordem jurídica está intimamente associada:
Escolha uma:
a. Às normas derivadas da ética do homem médio, fundamento de todo valor e de todo direito.
b. Às normas da burocracia de Estado, tendo em vista que o modelo de dominação legal-burocrático do Estado moderno pressupõeatribuição de toda estabilidade do poder à burocracia.
c. Às normas constitucionais, como base de regramento formal e material de todas as normas do sistema jurídico.
d. Às normas do direito internacional, donde derivam as formas pelas quais os regimes democráticos extraem a fundamentação de sua existência.
e. À norma fundamental do pensamento de Kelsen, tendo em vista que toda democracia pressupõe universalidade de direitos.

Continue navegando